ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 22-11-2018 Quinta-feira

-BRASIL GERA 57 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM OUTUBRO

-SETOR TURÍSTICO ESPERA MOVIMENTAR 10 BILHÕES NO VERÃO EM SC

-DESCANSO REESTRUTURA VIVEIRO MUNICIPAL

-APAE CAMINHO DE LUZ PROMOVE SEMANA DA MADRINHA NA ESCOLA

-CONSÓRCIOS CONTRIBUEM PARA REDUZIR GASTOS E AGILIZAR TRABALHOS EM TUNÁPOLIS

-DESCANSO IRÁ INTENSIFICAR FISCALIZAÇÃO DO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

-MOTORISTA FOGE DURANTE ABORDAGEM POLICIAL NA SC 163

-ASSASSINO DE JOVEM É CONDENADO A QUASE 30 ANOS DE PRISÃO

-JÚRI CONDENA HOMEM QUE MATOU AGRICULTOR A QUASE 25 ANOS DE PRISÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12centavos para venda.


A pobreza rural aumentou pela primeira vez em uma década na América Latina e no Caribe, revertendo avanços anteriores. O alerta foi emitido nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Segundo o novo relatório da FAO, dois milhões de pessoas se somaram ao contingente de pobres rurais da região entre 2014 e 2016 e elevaram o total para quase metade da população rural, muitas delas dedicadas à agricultura de subsistência e operários sem terras próprias.


As autoridades de Saúde do México liberaram nesta quarta-feira o comércio de 38 produtos com derivados da maconha, como suplementos alimentares, bebidas e cosméticos, que poderão ser vendidos em farmácias. A governamental Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários anunciou que sete laboratórios, quatro deles mexicanos, dois americanos e um espanhol, cumpriram os regulamentos para comercializar os produtos. A venda começou no dia de hoje.


JOHN BOLTON, assessor de Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que se encontrará com o presidente eleito JAIR BOLSONARO neste mês, no Rio de Janeiro. BOLTON escreveu no Twitter que está ansioso para o encontro no dia 29 de novembro. Ele citou que compartilha muitos interesses bilaterais e vai trabalhar de perto com BOLSONARO para expandir a liberdade e a prosperidade no Hemisfério Ocidental.



O Brasil gerou 57 mil 733 empregos com carteira assinada em outubro deste ano. As informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram divulgadas pelo presidente MICHEL TEMER no Twitter e depois detalhadas pelo Ministério do Trabalho. Ao todo, em outubro, foram contratados um milhão 279 mil 502 trabalhadores e demitidos, um milhão 221 mil 769. O número de vagas, porém, é inferior ao registrado em outubro do ano passado, quando foram criados 76 mil 599 empregos com carteira assinada. Neste ano, foram criados 790 mil 579 empregos em todo o país.


A juíza federal GABRIELA HARDT, substituta na Vara da Justiça Federal de Curitiba, definiu na noite desta quarta-feira os prazos para as alegações finais no processo do sítio de Atibaia. O ex-presidente LULA e outros 12 são réus na ação da Operação Lava Jato. Conforme a decisão, o Ministério Público Federal terá nove dias, contados a partir de 30 de novembro, para se manifestar. A Petrobras terá dois dias de prazo, entre 11 e 12 de dezembro. A sentença sobre o caso deve sair no ano que vem.


A discussão do pacto federativo será uma questão central para o próximo governo. A afirmação é do futuro ministro da Economia, PAULO GUEDES. Ao sair de reunião no Congresso Nacional nesta quarta-feira, GUEDES declarou que a partilha de recursos da cessão onerosa – valor que a Petrobras terá de pagar à União para continuar a explorar a camada pré-sal – será maior quanto mais rápida for a aprovação de reformas estruturais, como a da Previdência Social. Na semana passada, o presidente do Senado, EUNICIO OLIVEIRA informou ter chegado a um acordo com o novo governo para dividir os recursos da cessão onerosa com as federações e, em troca, os governadores se comprometeriam a mobilizar as bancadas estaduais para a aprovação da reforma da Previdência.


Desde terça-feira, a maioria dos médicos cubanos não atende mais em postos de saúde catarinenses. A informação foi repassada pela coordenação estadual do programa Mais Médicos, que disse que a orientação teria vindo de Cuba para todos profissionais do país. Em Joinville, por exemplo, os 11 profissionais cubanos não estão mais atendendo na cidade. Os profissionais de Havana tinham quatro mil e 300 mil consultas eletivas marcadas até o final do ano.O coordenador do Mais Médicos no Estado, PAULO ORSINI, acredita que nenhum cubano esteja atendendo hoje no estado.


A temporada de verão deve aquecer, de novo, a economia catarinense, especialmente no litoral. O ministro do Turismo, VINICIUS LUMMERTZ, estima que o setor vai movimentar no período de dezembro a fevereiro no Estado mais de 10 bilhões de reais, valor semelhante ao estimado para a temporada passada por um estudo da FGV encomendado pelo ministério. LUMMERTZ disse que o PIB do turismo é de resultado econômico e social amplo, que fica mais tempo na economia, por vários meses.


As estratégias nas áreas de segurança e infraestrutura a serem adotadas durante o verão em Santa Catarina foram apresentadas na manhã desta quarta-feira pelo governo do Estado, durante o pré-lançamento da Operação Veraneio. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança, a ação aposta na integração de órgãos do governo para otimizar o trabalho. Serão 81 dias de atuação em 31 municípios, com 561 quilômetros de litoral serão fiscalizados e 163 balneários protegidos. O Estado contará com 405 postos de guarda-vidas e ainda com a atuação de ao menos nove mil profissionais de segurança pública, incluindo mil guarda-vidas civis contratados para temporada.


-DESCANSO REESTRUTURA VIVEIRO MUNICIPAL

-APAE CAMINHO DE LUZ PROMOVE SEMANA DA MADRINHA NA ESCOLA

-CONSÓRCIOS CONTRIBUEM PARA REDUZIR GASTOS E AGILIZAR TRABALHOS EM TUNÁPOLIS

-DESCANSO IRÁ INTENSIFICAR FISCALIZAÇÃO DO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE


O ministro dos transportes VALTER CASIMIRO esteve em Chapecó na manhã de ontem e assinou a ordem de serviço para início das obras de recuperação da BR-282 entre Chapecó e São Miguel do Oeste. O documento também prevê ações na BR-158 entre Cunha Porã e Palmitos. Este contrato é de 158 milhões de reais para 157 quilômetros e a vencedora da licitação é a empresa Traçado. A empreiteira já iniciou a limpeza em alguns locais para começar a obra com máquinas na pista até a próxima semana. A obra prevê terceiras faixas em Chapecó e Maravilha, além do início das vias laterais em Pinhalzinho.


As obras de recuperação das BRs 282 e 158 têm recursos garantidos. A afirmação é do ministro dos transportes. VALTER CASIMIRO disse que as questões burocráticas e judiciais que estavam travando o processo foram resolvidas. Ele comentou que o orçamento previsto para as duas rodovias em 2019 é suficiente para garantir a continuidade das obras. O governo federal tem 18 milhões empenhados para as obras da BR 282 entre Chapecó e SMOeste. Sobre a BR-163, que o contrato com a Sulcatarinense foi rescindido, o ministro não deu prazo para retomar as obras. Ele disse que não está autorizado o sistema de contrato onde a empresa faz o projeto e a obra de forma integrada. CASIMIRO disse que estava tudo pronto para fazer a licitação por RDCI e o Tribunal de Contas proibiu o DNIT de fazer o contrato. O ministro informou que o governo está avaliando a possibilidade de licitar o projeto básico separadamente para dar continuidade à obra.


Gerente projeta atualização nos pagamentos para hospitais e municípios da região. Conforme o gerente regional da saúde, MIGUEL SCHNEIDER, o fim nas estruturas das ADRs não deve afetar o trabalho realizado no Extremo Oeste. Salienta que a Regional da Saúde deve ser mantida, mas com ajustes necessários com o fim da Agencia de Desenvolvimento Regional. O gerente considera que o mais importante é que não tenha prejuízo aos municípios e população. SCHNEIDER lembra que o atendimento ocorre em 30 municípios, sendo 19 da região da Ameosc e 11 na Amerios. Considera ainda que as metas estão sendo alcançadas, seguindo planejamento elaborado no ano passado.


Demanda de serviços é grande na Regional da Saúde. A avaliação é do gerente, MIGUEL SCHNEIDER. Segundo ele a regional tem responsabilidade pelo laboratório central, medicamentos judiciais, tratamento de média e alta complexidade, setor de imunização, farmácia, atenção básica e vigilância sanitária. Para o gerente, um apoio importante neste ano veio dos mutirões organizados pelos municípios e por hospitais contribuindo bastante na redução na fila de espera devido a pouca oferta do SUS. MIGUEL SCHNEIDER também admite atrasos nos repasses aos municípios e hospitais, questão que tem como prioridade solucionar até o fim do ano evitando prejuízo no atendimento aos pacientes da região.


Secretaria de transportes e obras executa diversos no interior de São João do Oeste. Nos últimos dias foi concluído o pontilhão na divisa de Ervalzinho em São João do Oeste e Santa Cruz em Itapiranga. Os dois municípios firmaram um termo de cooperação para construção do pontilhão. O município de Itapiranga demoliu a estrutura antiga e instalou galerias. São João do Oeste fez a concretagem do pontilhão. Nesta semana a administração de São João do Oeste substituiu toda a estrutura de uma ponte na linha Jaboticaba. As cabeceiras da nova ponte são de concreto e o restante da estrutura foi feita com madeira tratada. O setor de obras segue nas atividades de complementação das cabeceiras, por isso, o local está interditado para a passagem de veículos. Nos últimos dias a Rua Itú, na cidade, recebeu cascalhamento e pedra brita. A equipe atuou também no preparo do local que será utilizado como estacionamento na quarta Expo São João.


CRAS de Descanso promove encontro de combate à violência contra a mulher. A ação na terça-feira ocorreu alusivo ao dia internacional de combate a violência contra a mulher, lembrado em 25 de novembro. Conforme a assistente social, NUBIA LEITE, a atividade envolveu mulheres de quatro comunidades na linha Santa Lúcia. Ela explica que o trabalho de acompanhamento das mulheres já vem sendo realizado pela assistência social, e a equipe de média e alta complexidade. NÚBIA destaca que o tema de não violência contra a mulher foi trabalhado de forma diferente, por meio do incentivo a auto-estima, empoderamento e valorização da mulher. A ação ocorreu em parceria com colaboradores que fizeram a maquiagem e cabelo, e em seguida ocorreu uma sessão de fotos. O encontro teve a participação de cerca de 40 mulheres.A assistente social comenta que este foi o primeiro evento, e o objetivo é promover a mesma ação em outras comunidades.


Mondaí define programação da Magia do Natal. A abertura será no dia primeiro de dezembro, às 20 horas, na praça central, com encenação do nascimento de Jesus, acendimento das luzes de Natal e show musical. No mesmo dia será realizada a Tannembaumfest, que é a ornamentação dos pinheiros nas três avenidas da cidade.No dia dois, se apresenta o Grupo CircenseTholl, no ginásio da escola Gessy Spier Averbeck, a partir das 20 horas. A programação natalina ocorre também nos bairros. No dia seis, haverá o Natal no bairro Capivara, dia 12, no Bairro Antas, dia 18 no bairro Bela Vista, e dia 21 ocorre a praça cultural, na praça central. Os eventos iniciam sempre as 20 horas. No dia 31 terá o Show da Virada, com diversas atrações na área de Lazer, a partir das 21 horas. A decoração natalina em vários pontos da cidade ocorre em parceria com as empresas, por meio de recursos da lei Rouanet.


Prefeitura de Descanso reestrutura viveiro municipal para ampliar produção de mudas. O objetivo é construir novas estufas, para ampliar a capacidade de produção e também produzir novas variedades. As obras devem ser concluídas até o primeiro semestre de 2019. A secretaria de agricultura MARLISE LOVATEL explica que a necessidade de melhorias surgiu pelo tempo de uso e pela demanda de utilização do viveiro. Ela comenta que o viveiro disponibiliza de um hectar de área que pode ser melhor aproveitado. A secretária destaca que no local já foi plantada uma barreira vegetal para proteger o viveiro, que está localizado em um local alto. Está sendo feita também uma nova estufa e um abrigo para a germinação das mudas produzidas. As mudas de hortaliças já produzidas são oferecidas as famílias e as escolas. Também são feitas visitas para acompanhar se as mudas foram cultivadas e cuidadas.


A secretária de agricultura ressalta que o viveiro produz e distribui mudas de pastagem forrageira para propriedades com acompanhamento técnico, além de arvores e frutas nativas para recuperação de mata ciliar, hortaliças e plantas ornamentais e flores. MARLISE LOVATEL cita que a novidade está na produção a partir da reestruturação do viveiro, de plantas alimentícias convencionais e não convencionais e medicinais, como batata e orapronóbis. O trabalho é realizado em parceria com a Epagri que atende grupos de mulheres. As plantas também serão utilizadas para o trabalho da fitoterapia nas propriedades. MARLISE enfatiza que o objetivo é diversificar a produção e incentivar o auto consumo familiar. A produção das plantas ornamentais ocorre em parceria com assistência social, que desenvolve um trabalho com adolescentes que cumprem medidas socieducativas. Os munícipes podem trocar garrafas pet ou caixas de leite por flores do viveiro.


APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste promove semana da madrinha na escola. A atividade será realizada do dia 26 ao dia 30 de novembro. Segundo a diretora da escola especial, ELIANE BRUGNEROTTO a programação está sendo organizada por solicitação das próprias madrinhas, em função destes encontros ocorrerem nos anos anteriores durante a noite natalina. A diretora explica que as madrinhas virão para a escola e irão desenvolver atividades de pintura com os alunos afilhados, além do registro de fotos e lanches especiais. ELIANE lembra que as madrinhas são pessoas da comunidade sem parentesco com os apaianos, que se disponibilizam a auxiliar os alunos afilhados em atividades da escola, também em apoio as suas famílias e entrega de presentes.


A escola especial de Iporã do Oeste também promove ações alusivas ao Natal. A diretora cita que os alunos, com o auxílio de voluntários, estão confeccionando artesanatos, como guirlandas, toalhas, capas térmicas e panos de prato. O artesanato é comercializado a população, e o recurso é revertido em ações desenvolvidas pela APAE. ELIANE BRUGNEROTTO lembra que os alunos, acompanhados dos familiares e equipe da escola também participam das programações alusivas ao Natal e que serão coordenadas pela prefeitura, a exemplo do acendimento das luzes natalinas dia 28, e do momento cultural na praça central, dia cinco de dezembro. Ainda para o mês de dezembro será promovido um almoço na escola, no dia seis, com a apresentação de um teatro pelos professores, a chegada do papai Noel e entrega dos presentes.


Governador EDUARDO PINHO MOREIRA cumpre agenda na região nesta sexta-feira. Às nove horas e 30 minutos o governador participa da inauguração do presídio feminino de Chapecó, localizado no Bairro Efapi. Às 11 horas EDUARDO PINHO MOREIRA vai participar de um ato simbólico de nomeação da SC 386, em Mondaí. A rodovia vai passar a se chamar rodovia LAINE MARIA DE NADAL, uma homenagem à esposa do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, HERNEU DE NADAL. Ela morreu de câncer e realizou uma série de trabalhos na área social. A agenda encerra à tarde, às 14 horas, com a inauguração da escola de educação básica São Miguel e às 16 horas a inauguração da escola de educação básica Theodureto Carlos de Faria Souto em Dionísio Cerqueira.


Vice-prefeito de Tunápolis afirma que consórcios geram economia e agilidade na manutenção das máquinas. A prefeitura aderiu ao consórcio Velho Coronel, de Coronel Freitas, e ao consórcio de compras coletivas por meio do Conder da AMEOSC no começo deste ano. De acordo com o vice-prefeito, AQUILES BAMBERG, os consórcios permitiram maior agilidade no conserto de máquinas. Pelo Conder, o vice-prefeito cita que durante o ano a maior compra através do consórcio foi de pneus. BAMBERG comenta que a compra coletiva e em grande quantidade de pneus entre os municípios da região permitiu a redução significativa no preço se comparado ao valor praticado nas licitações. Pelo consórcio do Conder também ocorreu à compra coletiva de medicamentos. O vice-prefeito cita ainda a perfuração de dois poços artesianos, licitados pelo Conder, o que permitiu uma economia significativa ao município.


Pelo consórcio Velho Coronel, o vice-prefeito de Tunápolis cita a recuperação de um trator de esteira, no valor superior a 100 mil reais. Essa máquina já teve um investimento de 40 mil na gestão anterior, e mais nove mil reais na administração atual, mas o problema não foi resolvido. AQUILES BAMBERG comenta que o conserto pelo consórcio foi possível pela disponibilidade de equipe técnica e empresas credenciadas das concessionárias que fornecem as máquinas e caminhões. O município contribui com um valor mensal nos consórcios. O vice-prefeito enfatiza que além da economia, a vantagem é a agilidade nas compras sem ter que enfrentar a burocracia da licitação e sem deixar as máquinas paradas por muito tempo. Ele comenta que a vantagem é principalmente na licitação de peças para máquinas maiores, já que para peças menores a licitação ocorre com empresas locais, além do conserto que é feito pelos próprios servidores.


Em relação aos demais serviços da secretaria de transportes e obras, AQUILES BAMBERG enfatiza que os trabalhos se concentram nas melhorias de acessos as propriedades, ainda em função dos transtornos causados pelas chuvas de outubro. O vice-prefeito comenta que os servidores estão fazendo hora extra para atender a demanda, sem previsão de turno único. O setor inicia nos próximos dias a abertura das valas para silagem, e por isso, agricultores que necessitam do serviço devem fazer o pedido na secretaria. AQUILES BAMBERG chama atenção para a interrupção da rodovia da fronteira hoje, das 13 às 18 horas, em função da pavimentação na linha Pitangueira. Ele orienta as pessoas a utilizarem rotas alternativas nesse período de interdição. A Polícia Militar estará no local orientando o trânsito.


Descanso irá intensificar fiscalização do combate ao mosquito transmissor da dengue. O município registrou este ano 35 focos da dengue. Destes, nove focos foram encontrados do dia cinco ao dia nove de novembro quando ocorreu o levantamento de índice por amostragem realizado nos municípios considerados infestados pelo mosquito. De acordo com a fiscal da vigilância sanitária, ELAINE MELZ, de 11 coletas de larvas, nove tiveram resultado positivo, configurando médio risco de infestação no município. A fiscal enfatiza que quando os agentes de endemias visitam as residências ou empresas, preenchem um formulário relatando os problemas encontrados. Esse formulário é acessado pelo estado que acompanha e exige a prestação de contas das ações relacionadas ao combate a dengue nos municípios.


A partir de agora, se identificadas irregularidades, os responsáveis terão prazo para resolver a situação. A fiscal sanitária de Descanso lembra que o prazo será curto, porque em sete dias a larva se transforma em mosquito. Após esse prazo para a regularização haverá nova vistoria dos agentes de endemias. Não cumprindo o prazo, ELAINE MELZ cita que a primeira penalidade será a advertência. Persistindo a situação irregular será aplicada multa de 500 reais, e caso o problema volte a se repetir a multa aumenta para mil reais, como determina a lei. A fiscal enfatiza que é necessária maior colaboração da população com a limpeza dos terrenos, pois com a incidência de calor e umidade, as condições são ideais para a proliferação do mosquito. ELAINE ressalta que na última semana os servidores realizaram ações que seriam de responsabilidade dos moradores, como a instalação das telas de proteção nas caixas de água e retirar os recipientes que acumulam água.


-MOTORISTA FOGE DURANTE ABORDAGEM POLICIAL NA SC 163

-ASSASSINO DE JOVEM É CONDENADO A QUASE 30 ANOS DE PRISÃO

-JÚRI CONDENA HOMEM QUE MATOU AGRICULTOR A QUASE 25 ANOS DE PRISÃO


Colisão entre dois veículos deixa condutor ferido em SMOeste. A PM e o Corpo de Bombeiros atenderam um acidente de trânsito na Avenida Salgado Filho por volta das 19 horas e 30 minutos desta quarta-feira, em São Miguel do Oeste. A colisão frontal envolveu um Corsa e um Stilo. O condutor do Corsa apresentava ferimento em uma das pernas. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional.


Veículo sai da pista e cai em ribanceira na BR 163. O Corpo de Bombeiros atendeu uma saída de pista seguida de queda em ribanceira por volta das 20 horas e 30 minutos de ontem, no trevo de acesso a SMOeste. De acordo com a motorista do Vectra, ela seguia de Guaraciaba para São Miguel do Oeste quando perdeu o controle do veículo, saiu da pista e caiu na ribanceira. Ela não sofreu ferimentos. Outra saída de pista, desta vez, seguida de capotamento, aconteceupor volta da meia noite e meia desta madrugada quando os bombeiros, PM e PRF atenderam um acidente próximo ao trevo de entroncamento das BRs 163 e 282, na saída de SMOeste. No local, a condutora de um Golf relatou ter perdido o controle do carro, passou por um canteiro, saiu de pista e capotou o veículo. Apesar da gravidade do acidente a mulher não se feriu.


Motorista foge durante abordagem policial na SC 163. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, em apoio ao exército durante a quarta-feira, deu ordem de parada a um Vectra emplacado em São Miguel do Oeste, na SC 163 em Descanso, em frente à Faísmo. O motorista desobedeceu à ordem e fugiu no sentido a linha Emboaba interior de São Miguel do Oeste. A polícia realizou o acompanhamento tático e abordou o veículo, mas o condutor se evadiu e abandonar o carro no milharal. O Vectra foi guinchado ao pátio do guincho conveniado.


Júri condena homem que matou agricultor a quase 25 anos de prisão. O júri popular ocorreu ontem no fórum da comarca de Mondaí. O julgamento iniciou às oito horas e 30 minutos e encerrou por volta das 18 horas. O réu, ELCIR DE SOUZA BILUCA, acusado de matar a tiros o agricultor, IVANIR LUIS SUZIN, foi condenado à pena de 24 anos, 10 meses e 20 dias de prisão em regime fechado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado. O crime ocorreu dia 24 de fevereiro de 2013, logo após o encerramento da rodada do campeonato municipal em Jacutinga, Iporã do Oeste. O agricultor de União da Serra, na época do crime com 43 anos, morreu ao ser atingido pelos disparos. Também no dia do crime e no mesmo local, mais uma pessoa ficou ferida com os disparos. Na época do crime, BILUCA era foragido da Penitenciária de Curitibanos. Ele está preso desde abril de 2013 no presídio de Criciúma, onde irá continuar cumprindo a pena.


Assassino de jovem é condenado a quase 30 anos de prisão. A Comarca de Itapiranga realizou Júri Popular ontem. O réu MÁRCIO EBERT, 28 anos, foi condenado a 29 anos e nove meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, uso de meio cruel, feminicídio, aborto e posse de arma de fogo. EBERT foi sentenciado pela morte de sua companheira MARCIELE DOS SANTOS FRIEDRICH de 16 anos. Ela morreu no hospital após ser violentamente agredida em novembro do ano passado. A vítima estava grávida com gestação de quatro meses. O júri ocorreu na Câmara de Vereadores. MÁRCIO EBERT está preso desde o dia 22 de novembro de 2017.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.