ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 22 10 2021

-COMISSÃO APROVA PEC COM MUDANÇA NO TETO DE GASTOS NO GOVERNO FEDERAL

-NOVA POLÍTICA HOSPITALAR VAI INJETAR 600 MILHÕES EM HOSPITAIS DE SC EM 2022

-POSTO LOCAL DO SINE TEM MAIS DE MIL E 200 VAGAS DE EMPREGO ABERTAS NA REGIÃO

-CÂMARA APROVA VENDA DE IMÓVEIS QUE ESTAVAM CEDIDOS PARA A OESTE BIO

-VEREADOR PEDE REDUÇÃO DO VALOR DA TAXA DE COLETA DE LIXO NOS BAIRROS

-POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS NO EXTREMO-OESTE

-HOMEM DÁ NOME FALSO EM ABORDAGEM DA POLÍCIA MILITAR MAS ACABA PRESO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 70 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O governo da Síria executou 24 pessoas acusadas de terem provocado incêndios florestais em 2020. O anuncio foi feito pelo Ministério da Justiça nesta quinta-feira. Segundo o órgão, eles eram acusados de "terem cometido atos terroristas" ao atear fogo a materiais inflamáveis que "causaram mortes e destruíram a infraestrutura estatal e propriedade pública”. Outras 20 pessoas, incluindo cinco menores de idade, foram condenados a penas que variam de dez anos de reclusão à prisão perpétua. De acordo com a Anistia Internacional, o governo sírio continua a usar o enforcamento como método de execução.

A ONU lançou na quarta-feira um programa de financiamento com o objetivo de injetar liquidez no Afeganistão para evitar o colapso de sua economia, sobretudo por meio de apoio a microempresas. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento criou esse fundo, graças ao qual os governos agora podem canalizar fundos para o Afeganistão por meio de programas específicos de apoio à economia afegã estabelecidos pelas Nações Unidas. Numa coletiva de imprensa em Genebra, o chefe do PNUD, sublinhou que o país não só enfrenta uma convulsão política, mas "também uma implosão econômica".

Um estudo de fase 3 indicou que a terceira dose da vacina desenvolvida por Pfizer e BioNTech é 95 vírgula seis por cento eficaz na proteção contra o coronavírus. A informação foi divulgada pelas duas empresas nesta quinta-feira com base em resultados preliminares. Os testes contaram com 30 mil participantes que já haviam completado o ciclo vacinal do imunizante. Parte deles recebeu 30mg de uma dose de reforço e o restante, um placebo, em um intervalo de aproximadamente 11 meses após a injeção anterior. Não houve eventos adversos severos, de acordo com o ensaio. Os dados ainda serão revisados por especialistas antes de serem publicados em revista médica.

O presidente JAIR BOLSONARO estuda, junto com a equipe econômica do governo, a concessão de uma bolsa-auxílio para que caminhoneiros arquem com custos de combustível. O chefe do Executivo falou sobre o assunto na inauguração do Canal do Agreste, em Pernambuco, nesta quinta-feira. A intenção é que o auxílio já seja pago a partir do mês de novembro. Segundo o site R7, o valor deve ficar entre 400 e 500 reais. BOLSONARO não deu detalhes do programa, mas alegou que o aumento do combustível, inclusive da gasolina, que afeta consumidores de todo o país, se deve a impostos aplicados por governadores. Em um movimento grevista, caminhoneiros ameaçam parar em primeiro de novembro. A categoria reclama do aumento do diesel e de defasagem na tabela do frente com o aumento dos custos de transporte dos insumos pelo território nacional.

A comissão especial criada na Câmara para analisar a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios aprovou a proposição nesta quinta-feira por 23 votos a 11. Vencida a etapa da comissão, o texto seguirá para o plenário, onde precisa obter pelo menos 308 votos em dois turnos para ser aprovado. A PEC fixa um limite, a cada exercício financeiro, para as despesas com precatórios que são dívidas da União já reconhecidas pela Justiça. O texto é uma das apostas do governo federal para viabilizar o Auxílio Brasil, programa social que deve substituir o Bolsa Família. O governo tenta reduzir o montante de precatórios a ser quitado em 2022 para, com o restante do dinheiro, conseguir pagar o novo programa social. A intenção é que cada família beneficiária do novo programa receba, pelo menos, R$ 400 por mês no próximo ano.

A disputa travada no governo sobre o teto de gastos já tem quatro baixas na equipe do ministro da Economia, PAULO GUEDES. O secretário especial do Tesouro e Orçamento, BRUNO FUNCHAL, e o secretário do Tesouro Nacional, JEFERSON BITTENCOURT, pediram exoneração de seus cargos nesta quinta-feira. Além deles, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, GILDENORA DANTAS, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, RAFAEL ARAUJO, também deixaram seus cargos. Segundo o Ministério da Economia, a decisão dos quatro é de ordem pessoal. Desde o início desta semana, quando o presidente JAIR BOLSONARO anunciou o Auxílio Brasil, que vai substituir o Bolsa Família, com valor de 400, sem investimento previsto, houve embate entre as equipes política e econômica do governo. FUNCHAL, por exemplo, defendia que as despesas do governo ficassem dentro do teto de gastos.

A revisão da Política Hospitalar Catarinense, proposta pela Secretaria de Estado da Saúde, foi aprovada nesta quinta-feira durante reunião do Conselho Intergestores Bipartite. A nova política permitirá o investimento de aproximadamente 618 milhões em hospitais de Santa Catarina. A principal alteração para 2022 é a inclusão das cirurgias eletivas, que sofreram forte impacto durante a pandemia do coronavírus. Também foram alterados indicadores e incluído mais um porte hospitalar. Em 2020, foram pagos 275 milhões para os hospitais. A revisão, no ano corrente, resultou na inclusão de 173 unidades do Estado na Política Hospitalar Catarinense, sendo 152 hospitais filantrópicos ou municipais, e 21 unidades próprias. Os recursos poderão ser utilizados para custeio, manutenção e investimento, desde que previamente aprovado.

Desde quarta-feira, representantes da Secretaria de Infraestrutura e do Ministério Público conversam com empresários que operam o transporte público intermunicipal no Estado. A ideia é repassar detalhes do acordo firmado dia oito de outubro para a regularização do serviço e tirar as dúvidas que venham a aparecer. O transporte intermunicipal em Santa Catarina funciona há décadas sem nunca ter passado por um processo de licitação. As irregularidades no sistema, motivaram uma ação do Ministério Público em 2018. Agora, na atual gestão, e com um acordo assinado, começa uma fase de transição até que o serviço seja, enfim, licitado.

O preço mais caro do litro da gasolina comum atingiu seis reais e 39 centavos nas bombas catarinenses entre os dias 10 a 16 de outubro, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O valor do combustível no Estado, que já havia batido recorde em setembro, atingiu o maior valor em 2021 até o momento. Dos 19 municípios catarinenses avaliados, 13 vendem a gasolina acima de seis reais. No relatório, foi avaliado o valor do litro vendido em 227 postos localizados em todas as regiões de Santa Catarina.. Das cidades pesquisadas, Biguaçu, na Grande Florianópolis, tem o litro médio mais caro.

Ocorreu nesta quinta-feira no município de Bandeirante mais um lançamento da tradicional campanha, “Use Chapéu e tenha mais Saúde”. A informação é do extensionista da Epagri local e coordenador do projeto, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. De acordo com ele, a ação já está na décima quinta edição, sendo que a mesma foi iniciada em 2005 e desde então é realizada praticamente anualmente, com exceção do ano passado. Conforme ele, a campanha foi adiada em 2020 visto a pandemia da Covid-19, porém neste ano o projeto foi retomado com força total.

A campanha “Use Chapéu e tenha mais Saúde” tem como objetivo principal conscientizar os moradores de Bandeirante quanto aos cuidados com o câncer de pele. A afirmação é do extensionista da Epagri local e coordenador do projeto, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Segundo ele, a ideia é que as pessoas troquem o boné pelo chapéu, visto o mesmo proporcionar maior proteção. Como de praxe, a ação conta com o apoio da prefeitura, sindicatos, empresas privadas e Sicoob. Ele lembrou que o lançamento oficial da campanha ocorreu na tarde de ontem na Câmara de Vereadores de Bandeirante com a presença de autoridades e comunidade em geral.

Os moradores de Bandeirante têm feito o uso cada vez mais do chapéu como forma de proteção contra o sol forte. A observação é do extensionista da Epagri local e coordenador do projeto, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Ele destacou que o uso de protetores solares e a procura por consultas médicas como forma de prevenção ao câncer de pele também aumentaram no município. Ele pontuou que quanto antes o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento. MOREIRA comentou ainda que com a chegada do verão e o sol forte a ocorrência da doença é mais frequente e por isso os cuidados devem ser maiores.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste realizou na noite desta quinta-feira o tradicional Encontro de Damas. O encontro marca o retorno dos eventos presenciais promovidos pela CDL desde o início da pandemia. De acordo com a presidente da entidade, GLEICE KOOP, mais de 330 mulheres participaram da décima sexta edição do encontro. Ela salientou que todas as regras sanitárias foram seguidas. A presidente comentou também que está muito feliz por retomar os eventos desta natureza e que a intenção é ampliar ainda mais, mas com os cuidados necessários. O evento contou com um coquetel diversificado de pratos salgados e sobremesas e o sorteio de brindes entre as participantes do bingo. As fotos do encontro estão no portal da Peperi na internet.

O Conselho de Núcleos da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste realizou um encontro, nesta quinta-feira, sobre o tema: “Sucessão dentro dos núcleos”. O evento foi uma ação interna, em que participaram coordenadores e vice-coordenadores dos núcleos setoriais e multisetoriais, bem como foi aberto para demais nucleados da entidade. O formato do encontro foi um bate papo com o Presidente do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores, BRUNO SALDIVIA e mediação da Diretora de Núcleos da Acismo, PAMELLA SCHONS. Ela explicou que os núcleos são uma importante ferramenta de desenvolvimento de líderes. Ela citou que os núcleos facilitar o desenvolvimento e capacitação dos empresários.

A Agência do Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina de São Miguel do Oeste está com mil 243 vagas de trabalho. As remunerações são a partir de um salário mínimo. De acordo com a atendente da agência, VANESSA PUHLE, a agência tem o maior número de oportunidades de trabalho de Santa Catarina. Ela explicou que um erro no sistema do Sine aponta que o posto de atendimento local tem cerca de 600 vagas, mas o número real é de mais de mil e 200. Concórdia tem mil 214 e Chapecó conta com 659 oportunidades. A maioria das vagas abertas no Sine de São Miguel estão relacionadas com a linha de produção em agroindústrias, seguidas pelo setor da construção civil, indústria de móveis, serviços e comércio. Para se candidatar, o interessado pode consultar as vagas disponíveis pelo aplicativo Sine Fácil ou pelo site.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste, divulgou nesta quinta-feira, os Editais para inscrições, rematrículas e matrículas da pré-escola e ensino fundamental, do primeiro ao nono ano. A pré-escola contempla crianças a partir de quatro anos completos ou a completar até 31 de março de 2022. Para a inscrição, que acontece de três a nove de novembro, os pais ou responsáveis devem preencher a ficha de inscrição que consta no edital e agendar horário para atendimento com a direção da escola. A lista dos classificados será exposta nas unidades, no dia 12 de novembro. Para a rematrícula, os pais ou responsáveis legais deverão atualizar e confirmar os dados existentes na ficha de matrícula do aluno, em contato com a escola, também no período de três a nove de novembro, por meio de agendamento com a direção escolar. A matrícula nova poderá ser realizada entre os dias 16 de novembro e três de dezembro, com agendamento de horário.

A SC 163, trecho de São Miguel do Oeste a Itapiranga, deve ser federalizada ainda este ano. O prefeito WILSON TREVISAN, que participou de uma reunião, em Brasília, no final da tarde desta quarta-feira, com o ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, disse que a confirmação partiu do próprio ministro. TREVISAN esteve representando a região da Ameosc no encontro com o ministro.Também participaram do encontro, o vice-prefeito de Itapiranga e prefeitos de municípios gaúchos da região Amuceleiro, que integram o Movimento Pró-Ponte. De acordo com o prefeito de São Miguel, a federalização deste trecho é um avanço importante e representa um passo a frente para a construção da ponte sobre o rio Uruguai, entre os municípios de Itapiranga e Barra do Guarita no Rio Grande do Sul.

Os projetos de revitalização da rodovia SC 163 e ponte sobre o Rio Uruguai devem ser elaborados no ano que vem. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele explicou que o ministro solicitou aos prefeitos da região que mobilizem seus parlamentares para a destinação de emendas que garantam o custeio destes projetos, estimados em 10 a 15 milhões de reais. TREVISAN comentou que o ministro compreendeu a relevância desta obra, tanto para a questão turística quanto econômica da região. Durante a viagem à Brasília, o prefeito também esteve no gabinete de diversos parlamentares, solicitando a liberação de recursos de emendas para o próximo ano.

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quinta-feira, por sete votos a quatro e uma abstenção, projeto de lei que prevê a venda dos imóveis cedidos pelo município para a Oeste Bio. A estrutura, que fica na Linha Bela Vista das Flores, é patrimônio do município e havia sido cedidos em 2014 para a Cooperativa Mista de Produção, Industrialização, Comercialização de Biocombustível e Produtos Agropecuários do Sul do Brasil, a Oestebio. A cessão, com prazo de 36 meses, foi prorrogada por mais 36 meses. A prefeitura notificou a cooperativa para encerrar o contrato e deixar local em razão do desvio de finalidade, já que a estrutura vinha sendo utilizada para beneficiamento de grãos apenas para pessoas jurídicas. Como a Oestebio não aceitou, o município ingressou com uma ação de Reintegração de Posse que foi deferida pela justiça em sentença final. Ontem, a câmara aprovou um projeto autorizando o município a vender os imóveis.

Os bens imóveis que estavam cedidos para a Oestebio e que serão alienados pela prefeitura estão avaliados em cerca de quatro milhões de reais. A área total é de 44 mil e 800 metros quadrados avaliada em 415 mil reais, dois galpões de alvenaria de dois mil e cem metros quadrados que valem dois milhões e 600 mil reais além de um prédio de alvenaria para escritório avaliado 842 mil reais e há diversos equipamentos móveis. O texto prevê que a alienação dos bens se dará sob a modalidade de concorrência ou leilão, e o valor mínimo será o da avaliação, podendo o pagamento ser à vista ou em parcelas. No caso de parcelamento, o comprador deve pagar uma entrada de 50 por cento e saldar o restante em até oito parcelas anuais, com saldo devedor corrigido mensalmente pelo INPC.

Os recursos que o município vai arrecadar com a venda dos imóveis na linha Bela Vista das Flores e que estavam com a Oestebio serão revertidos ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico. O valor será destinado no fomento e incentivo de novos parques, condomínios e distritos industriais. Parte do valor também irá para o Fundo Municipal de Habitação, para a construção de conjuntos habitacionais para pessoas de baixa renda. O projeto foi aprovado com os votos favoráveis de MOACIR FIORINI, VAGNER PASSOS, RAVIER CENTENARO, NÉLVIO PALUDO, PAULO DRUMM, VILMAR BONORA e ELÓI BORTOLOTTI. Votaram contra o projeto os vereadores CARLOS AGOSTINI, LUCILENE BINSFELD, VALNIR SCHARNOSKI e CRIS ZANATTA. O vereador GILMAR BALDISSERA se absteve de votar.

A câmara de vereadores aprovou, nesta semana, duas proposições que tratam sobre os valores cobrados pela coleta de lixo no município. Uma delas é uma moção de apelo de MOACIR FIORINI e VALNIR SCHARNOSKI do PL que solicita à Administração Municipal que estude a criação de uma nova tabela para a cobrança pelo serviço. Os vereadores explicam que a lei tem quatro faixas de metragens para salas comerciais e que é necessário criar faixas intermediárias para tornas as cobranças mais justas. Já o vereador MOACIR FIORINI do MDB apresentou indicação em que solicita a revisão e redução dos valores da coleta de lixo dos bairros. indicação e a moção de apelo aprovadas em plenário serão enviadas ao prefeito e à secretária adjunta de Finanças.

O vereador MOACIR FIORINI esteve no Peperi Entrevista de ontem e explicou que a moção que pede a inclusão de novas faixas de metragem para a cobrança da taxa de coleta de lixo tem o objetivo de corrigir algumas distorções que existem na prática. Ele citou que a tabela atual faz com que pequenos estabelecimentos que praticamente não produzem lixo paguem o mesmo valor que empresas maiores. FIORINI disse que já está em contato com a equipe técnica da prefeitura para discutir a inclusão de novas faixas para a reenquadramento das salas comerciais. O vereador disse que para alterar o sistema atual de cobrança é preciso que o poder executiva faça um projeto de lei e encaminhe ao legislativo. A assessoria de comunicação da prefeitura disse hoje que a administração está analisando o pedido.

O vereador MOACIR FIORINI disse no Peperi Entrevista de ontem que os moradores dos bairros pagam mais pela coleta de lixo do que quem mora no centro da cidade. Ele afirmou que o centro tem seis coletas por semana e os bairros apenas três. Por isso, o valor fica mais caro para quem mora nos bairros. FIORINI defendeu uma redução dos valores da taxa ou uma alteração nos dias de coleta para ajustar essa questão.

A Polícia Militar de Maravilha prendeu, nesta semana, um homem suspeito de cometer um furto na empresa em que ele trabalha. O crime aconteceu na noite de quarta-feira em empresa de lavação de veículos. Segundo a guarnição da PM que atendeu a ocorrência, o proprietário relatou o sumiço de 200 reais do caixa da empresa. As câmeras de videomonitoramento flagrou o momento em que funcionário foi até o caixa e pegou o dinheiro. O homem foi identificado e preso em flagrante.

A Polícia Civil de Caibi realizou nesta quinta-feira, a terceira fase da operação Paraguai, que teve como objetivo a prisão preventiva de mais três integrantes de uma associação voltada para o tráfico de entorpecentes. Além disso, foram cumpridos mais cinco mandados de busca e apreensão. Os suspeitos presos ontem tem 18 e 25 anos. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, interrogados e encaminhados ao sistema prisional da cidade de Chapecó. Ontem, também foi apreendida uma quantidade não divulgada de drogas. A Polícia Civil, nas quatro fases da operação, prendeu, preventivamente, dez investigados, incluindo o chefe da organização criminosa. O inquérito policial será concluído nos próximos dias com o indiciamento dos suspeitos pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu mais uma ocorrência de furto no município. O crime aconteceu na madrugada de ontem na rua Jacobe Lohman bairro Jardim Peperi. Segundo a PM, os ladrões entraram em uma construção e furtaram materiais e equipamentos, como furadeira e extensões. No mesmo lugar, no final de semana passado, um restaurante foi alvo de tentativa de arrombamento. A PM reforça a orientação para que a comunidade fique atenta a oferta de venda dos materiais furtados no bairro Jardim Peperi. Qualquer informação nesse sentido deve ser encaminhada para o telefone 190 da PM.

Um homem com mandado de prisão por envolvimento em uma tentativa de homicídio em Brusque foi preso nesta quinta-feira na avenida Willy Barth. Por volta das quatro horas da tarde, a guarnição do Canil abordou um veículo durante rondas de rotina. O motorista, que estava na companhia de outras duas pessoas, não possuía documento e se identificou com um nome falso. A guarnição consultou o sistema integrado de Santa Catarina e Paraná e descobriu o nome verdadeiro do homem. Ele disse que mentiu sobre o nome pois foi informado pela sua advogada que estava com Mandado de Prisão ativo. Ele foi detido e levado para a unidade prisional avançada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.