ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 22/10/2019

-JUIZ É AFASTADO DE PROCESSO DEPOIS DE DAR TELEFONE PARA PRESO FOTOGRAFAR CELA
-SENADO DEVE FINALIZAR HOJE VOTAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
-ESTUDANTES DA REGIÃO PARTICIPAM DE OFICINAS DE LITERATURA EM SP
-ESCOLA DE PRINCESA ORGANIZA PARA AMANHÃ ELEIÇÃO PARA DIRETOR
-CASOS DE TUBERCULOSE HUMANA PREOCUPAM SAÚDE E AGRICULTURA
-PREFEITURA DE SJCEDRO LEILOA LOTES PARA INVESTIR NO CTG
-COMUNIDADE REIVINDICA CONSTRUÇÃO DE CLUBE NA LINHA MOQUÉM
-CÂMARA RECEBE QUATRO PROJETOS E TRÊS PEDIDOS DA OPOSIÇÃO
-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO POR FURTO É PRESO PELA PM
-POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE GOLPES EM SITES DE VENDA ON-LINE

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Milhares de pessoas foram para as ruas de diversas cidades da Bolívia na noite desta segunda-feira para protestar enquanto uma apuração preliminar apontava que EVO MORALES tinha vantagem suficiente para garantir a sua reeleição ainda no primeiro turno. Apoiadores de CARLOS MESA denunciam uma suposta fraude nas apurações. Houve relatos de violência em Sucre, Oruro, Cochabamba, entre outras cidades. O candidato opositor CARLOS MESA já declarou que não reconhecerá os resultados de uma apuração fraudada.

MARÍA TERESA BELANDRIA, representante no Brasil do autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, afirmou nesta segunda-feira que os vazamentos de petróleo na costa brasileira são culpa do "descaso da ditadura de NICOLÁS MADURO" com a produção petroleira no país. BELANDRIA disse concordar com a versão de que o petróleo vazou provavelmente de um navio que tentou burlar as sanções impostas à Venezuela. Entretanto, ela disse que não há como apresentar provas.

O presidente chileno, SEBASTIÁN PIÑERA, propôs na noite desta segunda-feira, um "acordo social" para fazer frente às demandas expressas durante as intensas manifestações que duram dias e já deixaram 11 mortos em todo o Chile. O presidente, porém, criticou alguns participantes dos protestos, que ele considera "um pequeno grupo de delinquentes" responsáveis por destruição, e afirmou que o estado de emergência foi estendido às regiões do Atacama e Los Lagos. PIÑERA vai se reunir nesta terça com presidentes de partidos para buscar um acordo com “melhores soluções aos problemas que afligem os chilenos”.

Todos os trabalhadores com contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço poderão sacar até 500 de cada conta antes do fim do ano. A Caixa Econômica Federal antecipou o calendário de retiradas para não correntistas do banco. Os saques de até 500 por conta do FGTS começaram na sexta-feira apenas para os não correntistas do banco nascidos em janeiro. Ao todo 62 milhões e 500 mil trabalhadores sem conta na Caixa poderão retirar até 25 bilhões. Para os correntistas do banco, o dinheiro foi depositado automaticamente ao longo do último mês nas contas-correntes ou de poupança abertas até 24 de julho deste ano. O novo calendário de saques pode ser conferido no portal da Peperi na internet.

Horas após se tornar líder da bancada do PSL na Câmara, o deputado federal EDUARDO BOLSONARO destituiu nesta segunda-feira todos os 12 vice-líderes da legenda. A decisão foi tomada em meio a uma disputa acirrada pelo comando da sigla na Câmara, em um reflexo da crise vivida pelo partido. A disputa pelo posto de líder do PSL na Câmara começou há duas semanas e é um reflexo da crise interna no partido. Duas alas da sigla vivem um confronto: uma ligada ao presidente JAIR BOLSONARO e a outra, ao presidente do PSL, deputado LUCIANO BIVAR.

O Senado votará nesta terça-feira em segundo turno a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência. Entre outros pontos, o texto estabelece idade mínima de aposentadoria para homensaos 65 anos e mulheres aos 62 anos. Para ser aprovada, a PEC precisa dos votos favoráveis de pelo menos 49 senadores. No primeiro turno, a proposta foi aprovada por 56 votos a 19. Antes da votação no plenário, contudo, a Comissão de Constituição e Justiça analisará relatório do senador TASSO JEREISSATI sobre as 11 emendas apresentadas durante as discussões em segundo turno para tentar mudar a proposta. Esta é a última etapa de tramitação da PEC. Se aprovada nesta terça em segundo turno, a proposta seguirá para promulgação pelo plenário do Congresso Nacional.

Mais de 100 servidores públicos, acadêmicos, profissionais liberais, lideranças políticas e comunitárias participam nesta terça e quarta-feira do segundo Congresso de Administração Tributária. O encontro tem como foco das palestras a transparência nas contas públicas, desenvolvimento e sustentabilidade. O evento também debaterá as principais bandeiras defendidas pelo governo e empresários em relação à Reforma Tributária, que já está tramitando no Congresso Nacional. A deputada MARLENE FENGLER, presidente da Escola do Legislativo, explicou que são pelo menos 23 palestrantes e painelistas que vão discutir os principais temas para promover o aprimoramento da administração tributária, construindo conhecimentos com os agentes públicos e políticos.

Um juiz de Joinville, no Norte do estado, foi impedido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina de atuar no processo de um preso após ter emprestado o celular para ele fazer uma foto da cela durante uma vistoria na Penitenciária Industrial da cidade. O tribunal argumentou que a atitude do juiz quebra a imparcialidade necessária para a condução da ação judicial relacionada ao preso. Segundo a decisão do TJ, o juiz afirmou que a inspeção na penitenciária ocorreu por causa de denúncias relacionadas a problemas estruturais e que tirou fotos externas do local. Porém, como não pôde entrar nas celas, bloqueou o celular para ligações e determinou que um preso fizesse as imagens.

A pesquisa da Relação Anual de Informações Sociais de 2018, divulgada pelo Ministério da Economia, mostra que Santa Catarina está contratando mais trabalhadores com curso superior. No ano passado, das 49 mil 180 novas vagas formais de trabalho abertas no Estado, 57 por cento foram ocupadas por pessoas com curso superior completo e chegou a 73 por cento do total, considerando curso superior completo e incompleto. Conforme o levantamento, Santa Catarina tinha um estoque de dois milhões 206 mil de empregos formais em 2017, que subiu para dois mil 255 mil em 2018. As vagas com curso superior no Estado subiram de 437 mil 407 em 2017, para 465 mil 993 em 2018.

Escola especial Viviane contabiliza lucros em evento. Conforme a diretora da Apae de SJCedro, ROSELI PICCINNIN, várias entidades e voluntários tem ajudado a entidade e também há recursos financeiros que provém de parcerias. Ela lembra que na semana passada foram dois dias de trabalho intenso da equipe durante o Feirão do Sicoob. A Apae atuou com a venda dos lanches e bebidas. Foram vendidos mil e 68 pasteis e o lucro foi de três mil 376 reais, cujo valor será usado na compra de equipamentos e para pagar despesas fixas.

Estudantes de Guarujá do Sul e de SJCedro representam estado na Olimpíada de Língua Portuguesa em São Paulo. Nesta terça-feira a estudante do Cemeg, CIANE SCHNEIDER e a professora de Língua Portuguesa, CARLA ANZOLIN viajam para a capital paulista. O motivo da viagem é que o texto produzido pela aluna com orientação da professora é um dos semifinalistas classificados na categoria crônica. Do mesmo modo, uma comitiva de Guarujá do Sul também participa das oficinas em São Paulo. De acordo com a professora da Escola Elza Mancelos de Moura, LUIZANE SCHNEIDER, dois trabalhos produzidos por alunos do educandário foram classificados. Na categoria artigo de opinião foi classificado o texto de VICTÓRIA CHAGAS e na categoria documentário o trabalho das alunas ISYS NEUMANN MACHADO, MICHELI TIZOTTI e VANESSA BASSANI. Elas viajam com as despesas pagas pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e vão participar de três dias de oficinas.

Escola estadual de Princesa organiza para amanhã eleição para o cargo de diretor. O presidente da comissão DANIEL SILVA destaca que poderão votar os funcionários da escola, pais, mães e os alunos. A Antenor Nascentes é uma das poucas na região onde haverá disputa. Concorrem ao cargo IDETE CAROSSI e GISSELE CHRISTANI. Ele destaca que a votação ocorre das 8 até as 20 horas sem fechar o meio para oportunizar que os trabalhadores possam participar. O presidente da comissão explica que as duas proponentes estão apresentando seu plano de gestão com propostas. Ambas estão em campanha junto aos alunos e também nas casas dos estudantes. DANIEL estima a participação de pelo menos 800 pessoas no pleito.

Administração e entidades de Guaraciaba promovem palestra sobre Brucelose e Tuberculose. Será na quinta-feira às 14 horas no Centro de Múltiplouso. O secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIRMER explica que a palestra será conduzida pela Cidasc e terá como público alvo os produtores rurais, agentes comunitários de saúde, representantes de agropecuárias e veterinárias, técnicos de agroindústrias, uma vez que as doenças preocupam toda a região. Uma das atividades ocorre em parceria com a secretaria de Saúde, uma vez que a doença preocupa, pois, pode passar dos animais para o homem. O setor está oferendo exames da brucelose e tuberculose humana. O secretário afirma que o setor agrícola tem várias ações de incentivo para melhorar o lucro e a produtividade, mas o foco agora é a sanidade e saúde. As duas doenças podem ser contraídas via ar e pela contaminação da água, pastagens e utensílios. Os medicamentos da terapia antibacteriana poderão ser receitados após confirmação do diagnóstico por exames laboratoriais.

Agricultores participam de visita técnica em Meliponicultura. Um grupo de 18 agricultores de Palma Sola esteve em Guaraciaba nesta quinta-feira em uma visita técnica em Meliponicultura. Eles conheceram diferentes espécies de abelhas nativas sem ferrão e realizando atividades práticas de manejo. A atividade é uma parceria da Secretaria de Agricultura com a Epagri. O técnico em agropecuária MARCOS VIVIAN, que esteve acompanhando os produtores, conta que eles puderam conhecer mais de 15 espécies de abelhas sem ferrão e puderam tirar suas dúvidas sobre manejo, divisão de enxame, caixas, multiplicação e cuidados pós manejo. Segundo MARCOS, há produtores do município que pretendem criar essa espécie para comercialização tanto de enxame quanto de mel.

Projeto de recolhimento de animais mortos recebe regulamentação do Mapa. A Ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, assinou a Instrução Normativa 48, que estabelece as regras sobre o recolhimento, transporte, processamento e destinação de animais mortos. O projeto é de autoria do vice-presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL. Ele explica que esta normativa estabelece as regras que dão condições ao projeto piloto em Santa Catarina, o Projeto Recolhe, voltar a funcionar. Segundo o deputado, antes do projeto a destinação das carcaças era feita de forma irregular ou com um custo alto para proprietários e prefeituras. DE NADAL afirma que nos próximos dias, será realizada uma reunião com as empresas credenciadas no projeto piloto, para analisar o interesse delas em continuar prestando o serviço, e com os municípios, para estudar a viabilidade de continuarem disponibilizando o recolhimento. Estas reuniões devem ocorrer por regiões de municípios.

Após nova licitação das empresas, o objetivo é que em dezembro ou janeiro a recolha das carcaças volte a ser feita. O deputado MAURO DE NADAL lembra que com a regulamentação os produtos gerados no processo de transformação podem ser comercializados e exportados. Serão insumos que poderão ser utilizados na indústria química, energética, de adubo, biodiesel, higiene e limpeza. Ele ressalta que o produto não pode ser destinado, no Brasil, para a alimentação humana e nem mesmo animal, podendo ser destinado à exportação desde que atendidas às exigências estabelecidas pelo país de destino. Uma empresa pleiteava liberação para industrialização de rações e outra para suplementos de consumo humano, mas, não houve essa liberação. As duas empresas que faziam a recolha e a destinação das carcaças na região são regulamentadas pela Cidasc e trabalhavam em parceria com as prefeituras. A retomada foi uma reivindicação e uma luta de toda a bancada de deputados do Oeste.

Diretor do Semae representa região em encontro nacional sobre meio ambiente e água. JUNIOR KUNZ participa em Foz do Iguaçu do Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica representando o Extremo Oeste e o Comitê do Rio das Antas. Ele explica que durante a semana serão tratados vários temas como o licenciamento ambiental, pagamento de taxas e também gestão das águas, com o papel e responsabilidade dos usuários e gestores. Conforme o diretor do Semae, a preservação dos mananciais, uso racional, consumo residencial, empresarial e na agricultura, e também o saneamento estarão na pauta. O encontro segue até sexta-feira..

Presidente da câmara é reeleito para presidência do MDB de Guarujá do Sul. ILÁRIO BAUNGARTD foi reconduzido ao cargo com aprovação de cem por centos dos 200 filiados que participaram do pleito. O vice-presidente é CLAUDINEI AMANN e o segundo vice-presidente é RENATO LUNKES. JOELDES TAUBE foi escolhida a delegada do MDB e o suplente LEONARDO LERMEN RODRIGO LUNKES foi eleito tesoureiro e MARCOS DOS SANTOS o secretário da sigla. A líder de bancada é a vereadora MÔNICA TAUBE e a suplente IRIA TAUBE. BAUMGARDT ressalta que o partido e os dirigentes tem a missão importante em mobilizar tanto simpatizantes como pessoas de outra sigla para o pleito. Ele afirma que o MDB terá candidato em Guarujá do Sul e busca apoio para uma coligação forte.

Prefeitura de SJCedro leiloa lotes para investir na construção do CTG. Conforme o secretário da administração, ELANDIR ZANARDI, em maio houve o leilão de seis lotes, porém, apenas um foi vendido. O objetivo é leiloar os demais nos próximos dias para usar o recurso na construção da sede nova do Mate Amargo. A obra será em duas etapas e a primeira já começou neste mês. Serão 1.600 metros quadrados de edificação. O secretário anunciou que devido a baixa adesão houve uma reavaliação e o preço baixou para ser mais atrativo. Um terreno de esquina loteamento Santa Rita que era cotado em 90 mil reais agora será colocado a 70 mil. Outro em São Domingos de 65 mil o valor agora é 50 mil reais. ELANDIR menciona ainda uma área empresarial próxima a elétrica do Paulo que mede 1.135 metros quadrados que havia sido colocada a 450 mil e agora o valor sugerido é 300 mil reais. No loteamento Kipper também há um lote por 55 mil reais e outro no Hartmann por 60 mil.

Terrenos que estão sendo vendidos pela prefeitura de SJCedro não teriam aproveitamento público. O secretário da Administração ELANDIR ZANARDI percebe que está é uma dúvida dos moradores, tendo em vista que os lotes institucionais são usados em obras. Ele percebe que no caso do loteamento Santa Rita onde há um terreno sendo vendido já existe uma demanda por serviços públicos pelo crescimento do local com várias construções. O secretário reconhece que ao longo dos anos será necessário investir em creche, praça, unidade de saúde, ginásio de esportes e outras obras neste local situado do outro lado da BR-163. Ele justifica que a administração mantém terrenos centralizados em uma quadra com infraestrutura onde há um grande espaço para construções que se façam necessárias. A abertura do leilão será dos cinco terrenos será sexta-feira que vem, dia primeiro de novembro. Os interessados podem procurar a prefeitura para visitar o local de seu interesse. A expectativa é arrecadar 500 mil reais.

Vereador reivindica recursos para obra na linha Moquém. VILSON DALLO de Princesa esteve na semana passada cumprindo agenda em Florianópolis junto ao prefeito EDILSON VOLKWEIS. Ele lembra que houve participação em uma audiência na Alesc e também visita nos gabinetes, um deles para deputada MARLENE FENGLER do seu partido, o PSD, que teve uma boa votação na região e que se comprometeu em ajudar. A reivindicação é de 150 mil reais para serem usados na construção do novo clube comunitário da Linha Moquém. Ele destaca que a sede das localidades tem servido para eventos como reuniões, casamentos, festas e jogos e serve para reunir os moradores e também para busca de lucros. DALLO explica que a escritura já está sendo repassada para o município em forma de doação. A ideia é fazer também um local voltado para prática esportiva que é uma demanda dos moradores. Ele citou como exemplo o clube da Linha São Roque, em SJCedro que é bastante moderno e pode servir de base. O vereador afirma que a expectativa é grande, já que a comunidade nunca teve grandes investimentos.

Vereador questiona incentivos concedidos para agricultores de SJCedro. O assunto foi levantado na câmara ainda na semana passada após o vereador CLAUDIO WARTHA parabenizar o município que recebeu um reconhecimento em São Paulo pelo programa Cedro Mais Agricultura e seu foco na sucessão familiar. FLÁVIO DOS SANTOS afirmou durante a sessão que a realidade que tem presenciado, já que trabalha na área, não é bem esta. Ele esteve ainda no Enfoque Legislativo e comparou incentivos e programas oferecidos em outros municípios vizinhos como Princesa, aos de Cedro. O vereador citou o movimento econômico da agricultura local que era um dos maiores da Ameosc, mas decaiu e perde para Guaraciaba. Conforme ele, muitos dos programas são os mesmos de governo passados. FLAVIO afirmou que há agricultores que residem próximo a divisa que estão transferindo o título eleitoral para Princesa na busca de incentivos. Durante o encontro na câmara WARTHA disse que é comum que algumas pessoas busquem favorecimento, mas, em contrapartida citou empresas que investindo em SJCedro.

Empresários de SJCedro tem reclamando da burocracia e da dificuldade em manter as portas abertas. Conforme o vereador FLÁVIO DOS SANTOS, há muito tempo tem feito esse alerta para que o município deixe de perder espaço e principalmente empresas. Ele afirma que o pronunciamento do empresário ALVORI PAGNUSSATI há alguns dias na tribuna, foi o que ele já vem comentando em outras oportunidades, pelo contato e reclamações que recebem pessoalmente. Ele disse que a participação de PAGNUSSATI foi uma surpresa e concordou com várias manifestações de que o município vem perdendo espaço, como por exemplo, o caso do cartório eleitoral que se transferiu para Dionísio Cerqueira. O vereador destacou que a lei precisa ser cumprida e a culpa das multas ou cobranças não é dos funcionários públicos. No entanto, comparou a diferença das exigências de um, para outro município. SANTOS afirma que, se há brechas, elas podem ser usadas em benefício dos cidadãos para tornar SJCedro competitivo.

Câmara de vereadores de SJCedro recebe quatro projetos e três requerimentos. O encontro de ontem presidido por ISOLDI WILL teve entrada de quatro projetos, um deles institui a procuradoria geral do município onde já atuam um advogado do município e assessora jurídica. A lei também regulamenta que eles recebam honorários em causas onde a parte contrária terá que arcar com o custo. Outra matéria remaneja recursos para pagamento de horas máquinas, conserto de equipamentos e demais despesas da agricultura. Entrou ainda o projeto que visa autorizar a locação do parque de exposições Balduíno Schneider. O objetivo é tornar o local útil e reinvestir o valor do aluguel. O texto que entrou em regime de urgência abre credito de 76 mil reais para adequar unidades de saúde no padrão de acessibilidade. O encontro contou com a participação do empresário ALVORI PAGNUSSATTI que fez críticas ao setor de obras e fiscalização. As declarações dele serão repercutidas no globo em foco nesta semana.

Legislativo também recebeu pedidos de informações feitos pela oposição. Na sessão desta segunda-feira em SJCedro houve pedido de informações da bancada formada por JOÃO DE ANDRADE, FLÁVIO DOS SANTOS e IRONI FEDRIZI solicitou que seja enviado para câmara um documento especificando os juros e parcelas que serão pagas referentes ao financiamento contraído cujas obras estão sendo feitas de passeio e pavimentação. Eles pedem a copia do contrato junto a Caixa Econômica Federal para avaliar a variação ao longo dos anos. RABICÓ fez um pedido de informação sobre o cargo de agente de saúde do EFS 4 na área três que compreende o interior e estaria sem titular. Ele pede a copia da aposentadoria da antiga agente, do edital das convocações feitas após a saída dela, e também do extrato da conta referente a esta área. A intenção é saber se o município recebeu valores mesmo sem ter ninguém atuando no local. LEÃO, por sua vez, pediu melhorias na saída para São Vendelino na avenida Salgado Filho onde o asfalto está deteriorado.

Caminhão colide em poste em Itapiranga e causa falta de energia. Por volta do meio-dia desta segunda-feira um caminhão seguia pela SC 163 quando teve problemas mecânicos. Para não trancar a rodovia, pois o local é uma curva, o motorista voltou de ré e procurou um lugar para estacionar. Ele colidiu em um poste de energia, quebrando o mesmo. A empresa de energia trabalhou no local para a troca do poste que deixou vários bairros. O trabalho demorou em torno de uma hora e meia. O acidente aconteceu em frente à oficina mecânica na entrada da cidade.

Homem com mandado de prisão por furto é preso pela PM. Nesta segunda-feira, por volta das 11 horas, a Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão por furto em Descanso. A Polícia Militar tomou conhecimento que o mandado de prisão em desfavor de um homem de 24 anos estava em aberto, sendo efetuadas rondas e visualizado o mesmo próximo a sua residência. O mesmo foi informado do mandado em aberto e preso em flagrante, sendo conduzido a Unidade Prisional Avançada em São Miguel do Oeste.

Polícia Civil alerta sobre golpes de estelionatários na região em sites de compra e venda on-line. A Polícia Civil de Maravilha e de SMOeste, atuam na repressão da prática de crimes de estelionato. Segundo investigações, criminosos têm utilizado aparelhos telefônicos de dentro de unidades prisionais para enganar pessoas que anunciavam produtos à venda em sites como OLX, Mercado Livre, Facebook e Marketplace. Conforme a Polícia, a vítima anuncia um produto para venda em sites e em seguida recebe contato através de mensagem, o qual demonstra interesse na aquisição do produto.De dentro do presídio, o criminoso realiza a negociação, através do WhatsApp, e depois a vítima é induzida a levar o produto até um integrante da quadrilha. Os estelionatários falsificam comprovantes de depósitos quando as vítimas entregam seus produtos.Os setores de Investigação das duas delegacias identificaram os ramais telefônicos que estão sendo utilizados da cadeia. Já está sendo realizada investigação para desarticular o grupo criminoso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.