ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 22 10 2018

-ROSA WEBER NEGA FALHA DA JUSTIÇA ELEITORAL NO COMBATE DE FAKE NEWS

-MERÍSIO E MOISÉS DEFINEM ESTRATÉGIAS PARA SEMANA DECISIVA

-BARP DIZ QUE NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA SAIRÁ DE GRUPO DO MDB, PSD e PDT

-JUSTIÇA ELEITORAL FAZ VOTAÇÃO SIMULADA PARA TESTAR URNAS ELETRÔNICAS

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE FAKE NEWS E INTOLERÂNCIA NAS ELEIÇÕES

-MOTORISTA EMBRIAGADO ATROPELA MULHER EM ESTRADA DO INTERIOR

-HOMEM CONDENADO POR MATAR PM FOGE DE UNIDADE PRISIONAL DA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMp, acusou a Arábia Saudita de mentir sobre a morte do jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI. Ele disse que "obviamente, houve decepção e mentiras" no caso do jornalista. Dessa forma, TRUMP mudou sua posição de que a última explicação da Arábia Saudita sobre a morte do jornalista dentro de seu consulado em Istambul "era crível", mas disse que ainda confiava na liderança do príncipe herdeiro.

Depois de passar a segunda noite em território mexicano, milhares de hondurenhos sem documentos se preparam nesta segunda-feira para continuar sua viagem rumo aos Estados Unidos, apesar do temor de detenção e deportação a qualquer momento ou de sequestro por narcotraficantes. Quase três mil migrantes sem documentos estão em caminhada para os Estados Unidos. O presidente DONALD TRUMP advertiu no domingo que "todos os esforços" estão sendo feitos para "deter o ataque" de migrantes na fronteira sul do país.

Brasil e Chile concluíram nesta sexta-feira as discussões para um acordo de livre comércio, informou o Ministério das Relações Exteriores, encerrando as negociações iniciadas em abril do ano passado após quatro rodadas. O governo federal informou que o novo acordo contribuirá para impulsionar os fluxos de comércio e investimentos entre os dois países. O Chile é o segundo principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul com oito bilhões e 500 milhões de dólares em negócios no ano passado.

O presidenciável JAIR BOLSONARO do PSL afirmou em entrevista divulgada neste domingo nas redes sociais do candidato que, se eleito, só apresentará propostas ao Congresso depois de discuti-las previamente com os parlamentares. Segundo ele, assim que nomear os ministros do governo, vai apresentar um pacote de medidas ao Congresso e muitas dessas medidas já terão sido discutidas com deputados e senadores.Ao ser questionado sobre quais seriam as primeiras medidas, Bolsonaro citou propostas para dar "segurança jurídica" a produtores rurais com relação à demarcação de terras e à reintegração de posse de terra invadida.

O candidato do PT à presidência da República, FERNANDO HADDAD, prometeu neste domingo, caso seja eleito, um reajuste de 20 por cento nos benefícios do Bolsa Família e um teto de 49 reais para o preço do botijão de gás de cozinha. Segundo HADDAD, as duas medidas entrariam em vigor em janeiro. Ele argumentou que o aumento de 20 por cento para os benefícios do Bolsa Família é necessário porque, segundo disse, a inflação é mais elevada para os mais pobres. HADDAD dedicou o fim de semana à campanha no Nordeste.

Diante da profusão de notícias falsas na internet envolvendo as eleições, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ROSA WEBER, convocou uma coletiva de imprensa para este domingo, na qual falou sobre as ações da Corte em torno do tema. A ministra negou que tenha havido falha no combate às fake news, ressaltou que a velocidade no compartilhamento de informações dificulta o seu controle e que "ainda não descobriu o milagre" para evitar o problema. ROSA WEBER não quis estipular prazo sobre a análise da ação aberta na Corte para analisar a denúncia do PT contra o candidato JAIR BOLSONARO envolvendo a suposta compra de pacotes de mensagens contra a candidatura de FERNANDO HADDAD.

O setor da construção naval, que viu sua produção e número de funcionários cair em 60 por cento nos últimos três anos, começa a apresentar retomada nos negócios em Santa Catarina. Estaleiros de Itajaí e Navegantes, que em 2014 chegaram a ter cerca de 10 mil trabalhadores diretos e indiretos, estão mudando o foco da produção e agora começam a contratar novamente. Além de investir nos reparos dos navios, o mercado se voltou para embarcações que dão apoio as manobras de navios, os chamados rebocadores. Neste mês, um dos estaleiros do estado entregou o sétimo rebocador para uma multinacional em um contrato de 220 milhões de reais.

O Tribunal Regional Eleitoral ampliará a partir desta segunda-feira o horário de atendimento do disque-eleitor, canal para tirar dúvidas sobre às eleições. O segundo turno ocorre no domingo que vem. Para quem precisar tirar dúvidas, o serviço vai funcionar das oito e meia da manhã as sete da noite pelo telefone 0800 647 3888. No domingo de eleições, o atendimento começa às sete horas. O disque-eleitor esclarecer dúvidas como obrigatoriedade do voto, justificativa de ausência e documentos necessários.

A uma semana do segundo turno das Eleições 2018, os candidatos ao governo de Santa Catarina preparam as últimas estratégias da disputa. Nas duas campanhas, o foco é dividido no corpo a corpo nas ruas, em entrevistas à imprensa, na participação do último debate televisivo e no horário gratuito em rádio e TV. GELSON MERISIO do PSD conta com os partidos da coligação para que a campanha chegue a todas as regiões do Estado e usa os programas eleitorais para reforçar o que seria a maior qualificação do candidato contra o oponente. Já o COMANDANTE MOISÉS do PSL aposta no corpo a corpo e na consolidação em entrevistas e na propaganda em rádio e TV da imagem de renovação do quadro político tradicional.

A prefeitura de Paraíso vai realizar na próxima quarta-feira mais uma edição da coleta de materiais recicláveis. A informação é do o assessor de planejamento GEMERSON SHANE. De acordo com ele, a atividade engloba as ações de combate e prevenção ao mosquito da dengue. SCHANE pediu a colaboração e o envolvimento dos moradores para evitar o acúmulo de objetos e lixo que podem resultar na formação do novos focos do mosquito. Ele orientou as pessoas a separar o lixo reciclável e colocar na rua a partir das oito horas da manhã. Os caminhões da prefeitura farão a recolha. Eletrônicos e móveis não serão coletados.

A secretaria de saúde de Paraíso promoveu uma série de ações na semana passada para combater os focos do mosquito da dengue. A semana de atividades terminou na sexta com o Dia D da campanha. A prefeitura foi fechada e os servidores participaram de um mutirão de conscientização. Durante todo o dia, eles visitaram os moradores e entregaram material informativo sobre a dengue. De acordo com o assessor de planejamento GEMERSON SHANE, a cidade está entre os municípios com maior índice de infestação do mosquito aedes aegypti.

A prefeitura de São Miguel do Oeste realizou na tarde deste domingo a entrega oficial da revitalização da praça Hugo Pedrassani no bairro São Jorge. De acordo com a secretária de Planejamento e Urbanismo, MARLI DA ROSA, o local estava em condições precárias. Nos últimos meses, a praça recebeu obras de revitalização com ajardinamento, colocação de bancos, mesas, parque infantil cercado, quadra esportiva eacademia ao ar livre. O evento de reinauguração da praça com música e diversas atrações para os moradores.

O Departamento Municipal de Trânsito de São Miguel do Oeste começou a implantação de faixas elevadas nas ruas de mão única. Trata-se de uma espécie de lomb ada físicas nos principais cruzamentos das ruas Marcilio Dias e XV de Novembro. De acordo com o diretor do Demutran, JEFERSON DIAS, o objetivo da colocação das faixas elevadas é diminuir a velocidade nos cruzamentos e reduzir o risco de acidentes. Ele explicou que as ações também servem para melhorar o fluxo de veículos e trazer segurança aos condutores e pedestres. O próximo passo será a retirada das rotatórias e pintura das faixas.

A câmara de vereadores tem 29 servidores e todos estão submetidos ao controle de horário via ponto eletrônico, inclusive os assessores dos vereadores. A informação é do presidente do legislativo, CLAUDIO BARP. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e explicou que os assessores dos vereadores cumprem jornada de quatro horas diárias. Pela manhã, o expediente vai das oito ao meio-dia e a tarde entre uma e meia e cinco e meia. BARP citou que os assessores devem realizar atividades exclusivamente legislativas e as atividades prestadas fora do horário oficial não são controladas pela câmara.

Os vereadores devem apresentar emendas impositivas por bancada para o orçamento municipal de 2019. De acordo com o presidente da casa, os vereadores podem emendar até o limite de um por cento da receita corrente líquida. O valor estimado para as emendas é de um milhão e 300 mil reais, sendo que 50 por cento deve ser na área da saúde. O valor que cada vereador terá para as emendas impositivas é de cerca de 50 mil reais. BARP disse que a intenção é fazer emendas por bancada partidária, o que vai permitir emendas de maior valor para o orçamento. Ele disse que os vereadores devem fazer as emendas a partir das reivindicações prioritárias apontadas pelo programa “O Povo Fala”.

A câmara de vereadores deve fazer uma nova devolução de valores para o poder executivo de São Miguel do Oeste. O anúncio é do presidente da casa, CLAUDIO BARP. De acordo com ele, o legislativo tem cerca de 700 mil reais em caixa e o valor deve ser repassado em dezembro para a prefeitura. Até lá, o montante deve chegar a 900 mil reais. BARP disse que já conversou com o prefeito WILSON TREVISAN e a devolução dos vereadores deve ser usada para o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores município. Ele afirmou que a câmara consegue trabalhar com o duodécimo atual e ainda faz sobrar valores para devolver aos executivo.

Os vereadores devem retomar a discussão para a escolha da mesa diretora da câmara de São Miguel para os últimos dois anos de mandato depois da eleição em segundo turno. A informação é do presidente da casa, CLAUDIO BARP. Ele comentou que o próximo presidente deve sair do grupo que o elegeu no começo de 2017. Naquela oportunidade, BARP foi eleito com votos dos vereadores do MDB, PSD e ODEMAR MARQUES do PDT. Oito vereadores fazem parte desse grupo.

A audiência pública de geração de mídia nas urnas eletrônicas que serão usadas na eleição do próximo domingo foi realizada no último sábado em São Miguel do Oeste. A inserção dos dados dos candidatos a presidente e governador ocorreu no Colégio São Miguel em evento aberto a participação do público. Além da audiência pública de geração de mídia, o cartório eleitoral da quadragésima quinta zona eleitoral também está promovendo os atos de verificação, configuração visual e auditorias nas urnas eletrônicas. A justiça confirmou que a logística para a votação do próximo domingo será a mesma do primeiro turno.

A Justiça Eleitoral de São Miguel do Oeste também realizou uma votação simulada no último sábado para demonstrar a segurança das urnas eletrônicas. A iniciativa ocorreu no colégio São Miguel, logo depois da coletiva de imprensa com juízes eleitorais, promotores e chefes de cartórios eleitorais da região. As pessoas que estavam no local votaram para presidente e governador. De acordo com o juiz eleitoral, MARCIO CRISTÓFOLI, a votação mostrou que os números digitados pelos eleitores correspondem aos candidatos que disputam o segundo turno e que não há problemas com as urnas eletrônicas. O vídeo com a votação simulada de sábado está disponível no portal e nas redes sociais da Peperi.

O Peperi Debates deste sábado teve uma edição especial sobre as eleições de 2018. O programa olhou para a importância desse momento e alguns elementos que estão permeando o processo eleitoral, como as fake news, os extremismos e a intolerância entre os eleitores. O debate deste sábado reuniu o advogado LUIS PICHETTI, o promotor eleitoral CYRO GUERREIRO JÚNIOR e o juiz eleitoral MARCIO CRISTÓFOLLI. O Peperi Debates foi retransmitido pelas emissoras da Peperi no extremo-oeste: rádios Peperi, Itapiranga, Oeste, Cedro e Atalaia. As fotos e o áudio do programa estão no portal da Peperi na internet.

As redes sociais tiveram um papel importantíssimo na eleição deste ano. O comentário é do advogado LUIS PICHETTI. Ele disse que o poder econômico dos candidatos a partidos foi suprimido pela movimentação via rede social. PICHETTI disse que as pessoas conseguem se manifestar com mais força pelas mídias sociais e o problema são as posições mais extremadas e violentas. Ele comentou que apesar de episódios mais extremos com atos de excesso, a democracia avançou nas eleições deste ano. PICHETTI disse que houve uma retaliação a partidos e políticos envolvidos com corrupção em um contexto de renovação por parte dos eleitores.

O clima de disputa e confrontos extremos durante a campanha deste ano não representa um risco para a democracia. A análise é do promotor eleitoral, CYRO GUERREIRO JUNIOR, a politização do eleitor é outro aspecto importante da eleição deste ano, mas é preciso atentar para os problemas das notícias falsas. Ele orientou o eleitor a ter muito cuidado com as informações que circulam pela internet. O promotor disse que o acesso a informação melhora o processo de escolha dos candidatos, mas é preciso ter muita atenção ao material que está sendo distribuído.

A eleição deste ano tem aspectos positivos e outros negativos. De acordo com o juiz eleitoral, MARCIO CRISTOFOLI, o fim do financiamento privado e a redução do poder econômico dos candidatos no pleito são avanços importantes. Ele também citou que as redes sociais, quando bem usadas e com a disseminação de informações corretas, é outro ponto positivo das eleições. Os principais problemas são as fake News e os extremismos. CRISTOFOLLI disse que, no geral, a democracia sai fortalecida desse processo.

Um adolescente foi apreendido com mais de dois quilos de cocaína na BR 163 em Guaraciaba.A Policia Rodoviário Federal apreendeu um adolescente de 17 anos que transportava dois quilos 135 gramas de cocaína e 110 gramas de maconha. Ele era passageiro de um ônibus que vinha do Mato Grosso com destino ao Rio Grande do Sul. Os policiais abordaram o ônibus em um fiscalização de rotina e desconfiaram do nervosismo do menor. A droga estava dentro da bagagem de mão que ele tinha embaixo do banco. Ele foi levado para a Delegacia de São Miguel do Oeste onde responderá por tráfico de drogas.

Uma colisão envolvendo uma motocicleta e dois carros deixou um rapaz ferido na rodovia Leolino João Baldissera, na linha Alto Guamerim, interior de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia da tarde e envolveu uma moto Hornet,um Pálio e uma Ecoesport, todos emplacados no município. Segundo a condutora do Pálio, a Ecoesport cortou a frente do motociclista. A moto bateu na lateral da caminhonete e colidiu de frente contra o Pálio. O motociclista de 19 anos sofreu ferimentos nas pernas e escoriações pelo corpo. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional.

Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito neste domingo na BR 282. O acidente aonteceu entre São Miguel do Oeste e Maravilha e envolveu um CrossFox de São Miguel do Oeste e uma Scania de Goiás. A condutora do Crossfox não conseguiu concluir uma ultrapassagem e colidiu na lateral da carreta. O Corpo de Bombeiros e o Samu fizeram o atendimento da condutora do carro que ficou presa as ferragens. A mulher foi conduzia ao Hospital Regional pelo Samu.

Um motorista embriagado atropelou uma mulher neste domingo no interior de São José do Cedro. O acidente aconteceu por volta das dez horas da manhã na Linha Derrubada Baixa. JANETE DI DOMENICO CORSO foi atropelada por um Fusca, placas do município. Segundo as testemunhas, a vítima estava acompanhada de outras pessoas que se deslocavam para uma festa na comunidade. O Fusca foi ultrapassar outro veículo em uma curva, atingindo a mulher que caminhava na margem da rodovia. Segundo a Polícia Militar, o motorista do Fusca apresentava sinais de embriagues, o que foi confirmado pelo teste do bafômetro. Ele foi preso em flagrante e o carro apreendido. A vítima apresentava ferimentos na cabeça e suspeita de fratura em sete vértebras. Ela foi levada ao hospital do município e transferida para o hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Um motorista de caminhão morreu em um acidente de trânsito neste domingo em São Miguel da Boa Vista. Uma carreta, placas de Sombrio, conduzida por NELSON GONÇALVES, de 64 anos, tombou em uma curva da SC 492. Ele ficou preso nas ferragens e não resistiu aos ferimentos. Havia ainda outros três ocupantes no veículo. Um idoso de 67 anos e uma criança com 11 anos conseguiram sair da carreta. Eles apresentavam ferimentos leves. Outra criança, de seis anos, precisou ser desencarcerada. As três vítima foram socorridas pelas equipes dos bombeiros e do Samu e encaminhadas ao Hospital São José de Maravilha.

O homem condenado pela morte de um policial militar de São Miguel do Oeste há 16 anos fugiu da unidade prisional de São José do Cedro. MAICON MALLMANN de 35 anos, está foragido do sistema penitenciário desde esta sexta-feira. Segundo a direção da Unidade Prisional, a fuga aconteceu entre as 13 e 14 horas, do alojamento do regime semiaberto. O local de alojamento não é dentro das celas, onde existe maior segurança. MALMANN foi condenado a 17 anos e seis meses de prisão em regime fechado pela morte do cabo LEVI BUSNELLO, no dia 23 de outubro de 2002. A PM tentou abordar um Tempra dirigido por MALLMANN. Quando o policial fez sinal de parada, ele acelerou o veículo e atropelou o cabo BUSNELLO. O preso está cumprindo pena em São José do Cedro. Após a confirmação da fuga, a PM e justiça foram informados e MALMANN está sendo procurado pela polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.