ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 22-10-2018 Segunda-Feira

-ROSA WEBER NEGA FALHA DA JUSTIÇA ELEITORAL NO COMBATE DE FAKE NEWS

-MERÍSIO E MOISÉS DEFINEM ESTRATÉGIAS PARA SEMANA DECISIVA

-ESTANTE MÁGINA TRANSFORMA ALUNOS EM AUTORES DE LIVRO EM BELMONTE

-ENTIDADES DE SÃO JOÃO DO OESTE SE UNEM PARA REALIZAR AÇÃO BENEFICENTE

-IPORÃ DO OESTE DEFINE PROGRAMAÇÃO NATALINA

-PROJETO ORIENTA JOVENS DE DESCANSO SOBRE ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA COBRA MAIOR COMPROMETIMENTO DA SOCIEDADE NO CUIDADO COM ANIMAIS

-HOMEM É MORTO COM TIROS DE ESPINGARDA NO INTERIOR

-CASA DE SHOWS DA REGIÃO TEM AGRESSÃO, TIRO E CONFUSÃO

-MOTOCICLISTA FERIDO EM ACIDENTE NA SC 163


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, acusou a Arábia Saudita de mentir sobre a morte do jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI. Ele disse que "obviamente, houve decepção e mentiras" no caso do jornalista. Dessa forma, TRUMP mudou sua posição de que a última explicação da Arábia Saudita sobre a morte do jornalista dentro de seu consulado em Istambul "era crível", mas disse que ainda confiava na liderança do príncipe herdeiro.


Depois de passar a segunda noite em território mexicano, milhares de hondurenhos sem documentos se preparam nesta segunda-feira para continuar sua viagem rumo aos Estados Unidos, apesar do temor de detenção e deportação a qualquer momento ou de sequestro por narcotraficantes. Quase três mil migrantes sem documentos estão em caminhada para os Estados Unidos. O presidente DONALD TRUMP advertiu no domingo que "todos os esforços" estão sendo feitos para "deter o ataque" de migrantes na fronteira sul do país.


Brasil e Chile concluíram nesta sexta-feira as discussões para um acordo de livre comércio, informou o Ministério das Relações Exteriores, encerrando as negociações iniciadas em abril do ano passado após quatro rodadas. O governo federal informou que o novo acordo contribuirá para impulsionar os fluxos de comércio e investimentos entre os dois países. O Chile é o segundo principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul com oito bilhões e 500 milhões de dólares em negócios no ano passado.



O presidenciável JAIR BOLSONARO do PSL afirmou em entrevista divulgada neste domingo nas redes sociais do candidato que, se eleito, só apresentará propostas ao Congresso depois de discuti-las previamente com os parlamentares. Segundo ele, assim que nomear os ministros do governo, vai apresentar um pacote de medidas ao Congresso e muitas dessas medidas já terão sido discutidas com deputados e senadores.Ao ser questionado sobre quais seriam as primeiras medidas, Bolsonaro citou propostas para dar "segurança jurídica" a produtores rurais com relação à demarcação de terras e à reintegração de posse de terra invadida.


O candidato do PT à presidência da República, FERNANDO HADDAD, prometeu neste domingo, caso seja eleito, um reajuste de 20 por cento nos benefícios do Bolsa Família e um teto de 49 reais para o preço do botijão de gás de cozinha. Segundo HADDAD, as duas medidas entrariam em vigor em janeiro. Ele argumentou que o aumento de 20 por cento para os benefícios do Bolsa Família é necessário porque, segundo disse, a inflação é mais elevada para os mais pobres. HADDAD dedicou o fim de semana à campanha no Nordeste.


Diante da profusão de notícias falsas na internet envolvendo as eleições, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ROSA WEBER, convocou uma coletiva de imprensa para este domingo, na qual falou sobre as ações da Corte em torno do tema. A ministra negou que tenha havido falha no combate às fake news, ressaltou que a velocidade no compartilhamento de informações dificulta o seu controle e que "ainda não descobriu o milagre" para evitar o problema. ROSA WEBER não quis estipular prazo sobre a análise da ação aberta na Corte para analisar a denúncia do PT contra o candidato JAIR BOLSONARO envolvendo a suposta compra de pacotes de mensagens contra a candidatura de FERNANDO HADDAD.


O setor da construção naval, que viu sua produção e número de funcionários cair em 60 por cento nos últimos três anos, começa a apresentar retomada nos negócios em Santa Catarina. Estaleiros de Itajaí e Navegantes, que em 2014 chegaram a ter cerca de 10 mil trabalhadores diretos e indiretos, estão mudando o foco da produção e agora começam a contratar novamente. Além de investir nos reparos dos navios, o mercado se voltou para embarcações que dão apoio as manobras de navios, os chamados rebocadores. Neste mês, um dos estaleiros do estado entregou o sétimo rebocador para uma multinacional em um contrato de 220 milhões de reais.


O Tribunal Regional Eleitoral ampliará a partir desta segunda-feira o horário de atendimento do disque-eleitor, canal para tirar dúvidas sobre às eleições. O segundo turno ocorre no domingo que vem. Para quem precisar tirar dúvidas, o serviço vai funcionar das oito e meia da manhã as sete da noite pelo telefone 0800 647 3888. No domingo de eleições, o atendimento começa às sete horas. O disque-eleitor esclarecer dúvidas como obrigatoriedade do voto, justificativa de ausência e documentos necessários.


A uma semana do segundo turno das Eleições 2018, os candidatos ao governo de Santa Catarina preparam as últimas estratégias da disputa. Nas duas campanhas, o foco é dividido no corpo a corpo nas ruas, em entrevistas à imprensa, na participação do último debate televisivo e no horário gratuito em rádio e TV. GELSON MERISIO do PSD conta com os partidos da coligação para que a campanha chegue a todas as regiões do Estado e usa os programas eleitorais para reforçar o que seria a maior qualificação do candidato contra o oponente. Já o COMANDANTE MOISÉS do PSL aposta no corpo a corpo e na consolidação em entrevistas e na propaganda em rádio e TV da imagem de renovação do quadro político tradicional.


-ESTANTE MÁGINA TRANSFORMA ALUNOS EM AUTORES DE LIVRO EM BELMONTE

-ENTIDADES DE SÃO JOÃO DO OESTE SE UNEM PARA REALIZAR AÇÃO BENEFICENTE

-IPORÃ DO OESTE DEFINE PROGRAMAÇÃO NATALINA

-PROJETO ORIENTA JOVENS DE DESCANSO SOBRE ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA COBRA MAIOR COMPROMETIMENTO DA SOCIEDADE NO CUIDADO COM ANIMAIS


Escola de educação básica Everaldo Backheuser de Descanso trabalha com parcerias para melhorar índices da educação. A orientadora educacional da escola, DIANE FERRO, explica que o educandário atua desde 1956, e atende 350 alunos do ensino fundamental até o ensino médio, nas modalidades de ensino médio inovador implantado em 2012 e o ensino médio integrado a educação profissional com o curso técnico em vendas implantado em 2009. DIANE comenta que a relação da família e escola é o eixo norteador da escola, levando em conta a contribuição que o envolvimento familiar gera no desenvolvimento dos alunos. A orientadora cita também parcerias com conselho tutelar, prefeitura, polícia e ministério público, por meio da discussão de temas que contribuem para formação cidadã dos estudantes. Entre os projetos da escola, DIANE destaca a reativação da horta, a captação de água da chuva, ajardinamento, separação do lixo e melhorias no espaço físico.


Centro municipal de ensino fundamental João Revers de Belmonte desenvolve projeto da estante mágica. Segundo a diretora, JANE PIASESKI, o projeto atende alunos do primeiro ao quinto ano. Ela explica que a estante mágica é uma plataforma online na qual a escola se cadastrou, e recebe suporte pedagógico para transformar os alunos em autores. A diretora comenta que os professores trabalharam com os alunos a produção de textos, reestruturação e digitação do livro. JANE PIASESKI lembra que o projeto foi desenvolvido com o suporte de disciplinas da grade curricular, a exemplo da informática para a digitação dos textos e da matéria de artes para produção das ilustrações do livro nas suas sete páginas. A definição do tema do livro foi livre para cada criança. O livro poderá ser acessado na plataforma online, ou mediante a solicitação da impressão para compra.


Um dos critérios para a escola participar do projeto da estante mágica, segundo a diretora centro municipal João Revers, foi disponibilizar do acesso a informática, já que todo livro foi digitalizado e agora que está sendo concluído, o material pode ser baixado da plataforma. JANE PIASESKI comenta que o envolvimento das famílias no projeto foi fundamental para o suporte dos alunos tanto na escolha do tema como na produção do livro. Aos pais das crianças também coube a responsabilidade de escrever uma biografia sobre o seu filho. A diretora enfatiza que durante a produção do material os professores perceberam o quanto os estudantes estão se dedicando a leitura e a escrita, e, além disso, o projeto aperfeiçôo o conhecimento dos alunos na informática e a imaginação através da arte.


Projeto orienta crianças e adolescentes de Descanso sobre alimentação e prática de exercícios físicos. O projeto, denominado de “Crescimento e desenvolvimento saudável”, desenvolvido pelo governo municipal nas escolas municipais desde o ano de 2017, é voltado para crianças e adolescentes de cinco a 15 anos, diagnosticados com sobrepeso ou obesidade. Asa atividades são realizadas de forma lúdica com acompanhamento físico e nutricional. A educadora física, TEREZINHA CAZANELLI, desenvolve atividades com o grupo na Academia da Saúde e adapta os exercícios às necessidades e limitações dos participantes. A profissional explica que as atividades abrangem diversos níveis e tipos de exercícios, e são adaptadas conforme o desenvolvimento dos alunos.


A educadora física chama a atenção para a evolução da tecnologia, que fez com que muitas crianças e adolescentes adquirissem hábitos sedentários. TEREZINHA CAZANELLI explica que as ações do projeto crescimento e desenvolvimento saudável, são realizadas por meio de brincadeiras, instigando a criança a se movimentar. A educadora explica que além da queima calórica e aceleração do metabolismo, a atividade resulta em uma qualidade de vida melhor. Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado dia 16 de outubro, os alunos do grupo participaram de atividades físicas na Academia da Saúde. O objetivo foi orientar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos para a melhoria na saúde e prevenção de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão. As crianças também foram presenteadas com mudas e sementes de hortaliças para serem cultivadas em casa.


A nutricionista, ELIZETE DALTOÉ, orientou as crianças sobre alimentação saudável no dia a dia. A profissional explicou que a alimentação saudável, variando todos os tipos de alimentos, em quantidades adequadas para cada refeição, aliados com a prática regular de exercícios físicos, pode prevenir diversas doenças, como a hipertensão, o diabetes e a obesidade. A nutricionista lembra que é importante que os pais acompanhem as refeições, optando sempre pelo alimento natural e incentivem as brincadeiras ao ar livre. Conforme a Organização Mundial da Saúde, o índice de crianças e adolescentes com doenças crônicas em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas. De acordo com a última Pesquisa de Orçamentos Familiares, uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria. A nutricionista reforma que a reeducação é um aprendizado, requer paciência e dedicação.


Três entidades de São João do Oeste estão unidas para realizar uma ação beneficente em prol do hospital. Será um costelão servido no dia 15 de novembro. Mobilização ocorre por parte da Associação dos Gremistas, Associação dos Colorados e grupo de danças folclóricas do município. Lucro será destinado para o hospital comunitário Santa Casa Rural. Conforme o presidente da Associação dos Colorados, ADEMAR SCHNEIDERS, a entidade necessita de apoio para manutenção de suas atividades e investimentos visando manter e aperfeiçoar o atendimento da população. Voluntários decidiram promover o evento com foco em lucro que será revertido para a instituição que presta um serviço relevante e enfrenta dificuldades comuns aos pequenos hospitais.


ADEMAR SCHNEIDERS considera que o público terá uma boa oportunidade para contribuir de maneira direta e significativa com o hospital. A programação incluiu jogo Gre-Nal, às 10 horas no campo do Ipiranga, ao meio dia almoço com costelão no clube do cavalo Otto Veit. As entidades estão organizadas para venda de fichas antecipadas ao valor de 30 reais. ADEMAR SCHNEIDERS destaca que devido a complexidade no preparo do costelão, a venda antecipada será até o dia 10 de novembro. Desta forma facilita para o bom atendimento ao público no almoço beneficente no dia 15 de novembro. Meta é contar com até 400 pessoas para proporcionar um bom valor ao Hospital Santa Casa Rural.


Vigilância sanitária de Descanso cobra maior comprometimento da sociedade no cuidado com animais. A fiscal da vigilância sanitária, ELAINE MELZ, afirma que o fato registrado na última semana, em que a polícia civil, com apoio da vigilância sanitária e da ONG Amigo Bicho resgatou um cão por maus-tratos, é lamentável e vem se repetindo com freqüência não apenas em Descanso, mas em toda região. Ela comenta que por ser um animal doméstico e permitido no perímetro urbano, a expectativa é que o responsável mantenha as condições mínimas de cuidados diários em relação a alimentação, abrigo e higiene. ELAINE MELZ enfatiza que as pessoas que desejam ter animais domésticos, como cães, gatos ou pássaros, devem ter ciência de que são responsáveis por eles e devem garantir um ambiente saudável para sua vivencia. Ela lembra que manter o animal acorrentado e sem o espaço adequado se configura como crime de maus-tratos.


Um erro comum que a fiscal da vigilância sanitária aponta quando as pessoas compram ou adotam animais, é não pensar antes se terão tempo para alimentá-lo, garantir o abrigo ideal para proteção contra frio, chuva e calor, e manter o abrigo do animal limpo, evitando doenças tanto para ele como para o ser humano. ELAINE MELZ comenta que além de denúncias sobre abandono e maus-tratos, a vigilância também é comunicada de desentendimentos entre vizinhos, ocasionados pela falta de responsabilidade dos donos em relação ao cuidado com seus animais. Nesse caso, a fiscal lembra que a solução depende do diálogo entre os envolvidos. ELAINE comenta que a vigilância pode orientar, mas não notificar, e em caso de irregularidades o fato é comunicado a polícia. Em Descanso, a vigilância sugeriu ao executivo a criação de uma lei sobre bem estar animal, e trabalha na implantação de uma ONG para o resgate de animais em situação de abandono ou maus-tratos.


Iporã do Oeste define programação natalina. De acordo com a coordenadora de cultura, LUCIANE FLACH TREIN, os locais e as datas para os eventos natalinos já estão definidos, restando apenas à confirmação de algumas entidades. A diretora destaca que a programação inicia no dia 25 de novembro, no pavilhão católico, quando será realizado o encontro regional de bale especial de Natal, com a companhia de dança de JUSSARA RIBEIRO. No dia 28, ocorre o acendimento das luzes na avenida Gustavo Fetter e no terreno da avenida ao lado da farmácia Santa Inês, espaço que é ornamentado pela Associação Comercial e Industrial. LUCIANE cita que entre as novidades deste ano está a caminhada das luzes, também no dia 28 de novembro, saindo da praça central, em direção ao terreno na avenida com a rua Sete de Setembro. Nesta noite será realizado o concerto musical com as oficinas do INDACI e a chegada do Papai Noel.


A programação alusiva ao Natal terá continuidade no dia cinco de dezembro, na praça Reinoldo Ruschel, com o programa do CTG Herança Pampiana transmitido ao vivo pela Rádio Oeste. A coordenadora de cultura comenta que neste dia também serão realizadas apresentações culturais, e já estão confirmadas a APAE, CTG, usuários do CAPS de Mondaí e os grupos italianos.LUCIANE destaca que no dia nove de dezembro, no ginásio poliesportivo, ocorre o tradicional show de patinação. Dia 16 está previsto um espetáculo musical, que é uma cantata natalina. Será feita a encenação do nascimento de Jesus, e durante o teatro, serão realizadas as apresentações de canto, encerrando com a chegada do papai noel. Durante todos os dias da programação a associação de artesanato estará presente com a venda e exposição de artesanatos, e a biblioteca terá atividades natalinas como contação de histórias, cinema e oficinas para as escolas e o público em geral.


-HOMEM É MORTO COM TIROS DE ESPINGARDA NO INTERIOR

-CASA DE SHOWS DA REGIÃO TEM AGRESSÃO, TIRO E CONFUSÃO

-MOTOCICLISTA FERIDO EM ACIDENTE NA SC 163


Vaca salva pelos bombeiros no Rio Uruguai é sacrificada. Foi na tarde de sábado, próximo a área de lazer Barra do Macaco, em Itapiranga. Os bombeiros realizavam treinamento no Rio Uruguai quando avistaram o animal nadando no rio que está acima do nível normal. Com uso de embarcações a vaca foi conduzido até a margem. Foi acionado um médico veterinário da prefeitura. Devido a ter permanecido por muito tempo na água, o animal teve complicações e precisou ser sacrificado. A vaca possuía brinco e identificação de uma propriedade de Itapiranga.


Motorista é preso por embriaguez ao volante na SC 163. Durante operação de trânsito, em frente ao Posto da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, foi abordado um Classic e identificado que o motorista estava conduzindo o veículo em visível estado de embriaguez. O teste do bafômetro feito pelo motorista comprovou a ingestão de álcool. O homem de 30 anos foi preso e encaminhado ao plantão da Delegacia de São Miguel do Oeste.


Motorista de caminhão fica ferido em acidente no interior de Itapiranga. Foi por volta das sete horas e 30 minutos desta segunda-feira. O corpo de bombeiros foi acionado devido a uma saída de pista de caminhão na ITG 070, na localidade de Santo Antônio. O motorista do caminhão Mercedes Benz Atego, de uma empresa de Caibi, usado para o transporte de suínos, teve um mal súbito, perdendo o controle da direção, colidindo contra árvores, às margens da estrada. O homem de 35 anos, naturalde Descanso, estava aos cuidados de populares. Ele relatou tontura, dor na região do tórax e na cabeça e foi conduzido ao hospital de Itapiranga. O caminhão estava vazio no momento do acidente.


Vendedora é vítima de assédio em loja do centro. A Polícia Militar de Barracão foi acionada por volta das nove horas do sábado para atender uma ocorrência de assédio e tentativa de estupro, em uma loja do centro. A vítima relatou que momentos antes um homem de estatura baixa, moreno, com jaqueta preta, camiseta vermelha, calção jeans e chinelo entrou em sua loja e olhou um sapato. Segundo ela, o homem foi atendido por uma de suas funcionárias. Ainda de acordo com o relato, ao se despedir o suspeito foi até a funcionária, lhe abraçou e começou a beijá-la no rosto insistentemente. A vítima conseguiu se desvencilhar do agressor, que saiu correndo para Argentina, onde populares tentaram segurá-lo. Ao se ver cercado o autor retornou para o Brasil, tomando rumo ignorado. A guarnição fez buscas, no entanto, o homem não foi localizado. A PM de Dionísio Cerqueira, assim como a polícia Civil, foram alertadas sobre a ocorrência.


Mulher fica ferida ao tentar ultrapassar carreta na BR 282. O acidente, uma colisão lateral, ocorreu na noite deste domingo, na BR-282 em Descanso. A condutora do CrossFox de São Miguel do Oeste tentou ultrapassar um Scania de Goiás, mas não conseguiu e colidiu na lateral da carreta. O Corpo de Bombeiros e o Samu fizeram o atendimento e desencarceram a vítima. A mulher foi conduzida ao Hospital Regional pelo Samu.


Motociclista fica feriado em acidente com dois carros e moto. O acidente ocorreu por volta das 16 horas e 30 minutos de ontem, na rodovia Leolino João Baldissera, na linha Alto Guamerim, em São Miguel do Oeste. A colisão envolveu uma Honda/Hornet, um Fiat/Pálio e um Ford/Ecoesport, todos com placas de SMOeste. Segundo a condutora do Pálio, o condutor do Ecoesport cortou a frente do motociclista, que não conseguiu parar e colidiu na lateral do carro. Com a colisão, o motociclista de 19 anos, foi arremessado e sofreu ferimentos. Ele foi atendido pelo SAMU consciente e orientado, com ferimentos nas pernas e escoriações pelo corpo. Após atendimento o jovem foi encaminhado ao Hospital Regional.


Adolescente é apreendido com mais de dois quilos de cocaína na BR 163. No início da madrugada de hoje, policiais rodoviários federais apreenderam um adolescente de 17 anos que transportava dois quilos 135 gramas de cocaína e 110 gramas de maconha, na BR 163 em Guaraciaba. Ele era passageiro de um ônibus que vinha do Mato Grosso com destino ao Rio Grande do Sul. Os policiais abordaram o coletivo em fiscalização de rotina e desconfiaram do nervosismo do jovem. Sob o assento dele, dentro da bagagem de mão, foram encontrados dois tabletes de cocaína e uma quantidade menor de maconha. O passageiro foi apreendido e conduzido, junto com o entorpecente, para a Delegacia de São Miguel do Oeste, onde responderá por tráfico de drogas.


Homem é morto com tiros de espingarda no interior. O fato ocorreu na noite de sábado, na Linha Barra Bonita, interior de Marmeleiro, divisa com o município de Campo Erê. O Corpo de Bombeiros atendeu um homem de 54 anos, identificado como DIOLINDO ROCHA, já sem vida. Ele estava caído a cerca de 250 metros de sua residência. O homem apresentava ferimentos de arma de fogo nos braços, tronco e na cabeça, possivelmente disparados por uma arma calibre 12, pois foi encontrado junto ao corpo quatro cartuchos que correspondem à arma. Segundo a esposa da vítima, por volta das 17 horas e 40 minutos, o marido trabalhava no conserto de uma cerca, quando ouviu os disparos, ela foi verificar o que havia acontecido e encontrou o marido morto. A Polícia Civil e o IML foram acionados para atender o caso.


Motociclista fica ferido em acidente na SC 163 em Itapiranga. Foi às oito horas e 30 minutos de ontem, na SC 163, em Santa Fé Alta. No local ocorreu uma colisão traseira de motocicleta em carro. O piloto da motocicleta Honda XLR, de Itapiranga, foi encontrado sentado às margens da rodovia, consciente, orientado, aos cuidados de populares. O homem de 21 anos apresentava escoriações nos joelhos, braços e ombros. A vítima foi conduzida ao hospital de Itapiranga. Os ocupantes do veículo Gol, também de Itapiranga, nada sofreram e permaneceram no local aguardando a chegada da Polícia Militar Rodoviária.


Casa de shows tem agressão, tiro e confusão em Pinhalzinho. Na madrugada desta segunda-feira, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de agressão e disparo de arma de fogo em uma casa de shows de Pinhalzinho. No local os policiais prenderam em flagrante por porte ilegal de arma de fogo um homem de 30 anos, o qual foi surpreendido portando uma pistola calibre 380, sem possuir autorização. Com base no relato das testemunhas foi apurado que momentos antes de ser preso, o homem agrediu com socos e coronhadas um casal que saia do local e disparou um tiro na direção dos seguranças. O homem foi detido e conduzido para a Delegacia, juntamente com a arma apreendida, onde lavrado o auto de prisão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.