ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 22/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMp, acusou a Arábia Saudita de mentir sobre a morte do jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI. Ele disse que "obviamente, houve decepção e mentiras" no caso do jornalista. Dessa forma, TRUMP mudou sua posição de que a última explicação da Arábia Saudita sobre a morte do jornalista dentro de seu consulado em Istambul "era crível", mas disse que ainda confiava na liderança do príncipe herdeiro.

Depois de passar a segunda noite em território mexicano, milhares de hondurenhos sem documentos se preparam nesta segunda-feira para continuar sua viagem rumo aos Estados Unidos, apesar do temor de detenção e deportação a qualquer momento ou de sequestro por narcotraficantes. Quase três mil migrantes sem documentos estão em caminhada para os Estados Unidos. O presidente DONALD TRUMP advertiu no domingo que "todos os esforços" estão sendo feitos para "deter o ataque" de migrantes na fronteira sul do país.

Brasil e Chile concluíram nesta sexta-feira as discussões para um acordo de livre comércio, informou o Ministério das Relações Exteriores, encerrando as negociações iniciadas em abril do ano passado após quatro rodadas. O governo federal informou que o novo acordo contribuirá para impulsionar os fluxos de comércio e investimentos entre os dois países. O Chile é o segundo principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul com oito bilhões e 500 milhões de dólares em negócios no ano passado.

O presidenciável JAIR BOLSONARO do PSL afirmou em entrevista divulgada neste domingo nas redes sociais do candidato que, se eleito, só apresentará propostas ao Congresso depois de discuti-las previamente com os parlamentares. Segundo ele, assim que nomear os ministros do governo, vai apresentar um pacote de medidas ao Congresso e muitas dessas medidas já terão sido discutidas com deputados e senadores.Ao ser questionado sobre quais seriam as primeiras medidas, Bolsonaro citou propostas para dar "segurança jurídica" a produtores rurais com relação à demarcação de terras e à reintegração de posse de terra invadida.

O candidato do PT à presidência da República, FERNANDO HADDAD, prometeu neste domingo, caso seja eleito, um reajuste de 20 por cento nos benefícios do Bolsa Família e um teto de 49 reais para o preço do botijão de gás de cozinha. Segundo HADDAD, as duas medidas entrariam em vigor em janeiro. Ele argumentou que o aumento de 20 por cento para os benefícios do Bolsa Família é necessário porque, segundo disse, a inflação é mais elevada para os mais pobres. HADDAD dedicou o fim de semana à campanha no Nordeste.

Diante da profusão de notícias falsas na internet envolvendo as eleições, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ROSA WEBER, convocou uma coletiva de imprensa para este domingo, na qual falou sobre as ações da Corte em torno do tema. A ministra negou que tenha havido falha no combate às fake news, ressaltou que a velocidade no compartilhamento de informações dificulta o seu controle e que "ainda não descobriu o milagre" para evitar o problema. ROSA WEBER não quis estipular prazo sobre a análise da ação aberta na Corte para analisar a denúncia do PT contra o candidato JAIR BOLSONARO envolvendo a suposta compra de pacotes de mensagens contra a candidatura de FERNANDO HADDAD.

O setor da construção naval, que viu sua produção e número de funcionários cair em 60 por cento nos últimos três anos, começa a apresentar retomada nos negócios em Santa Catarina. Estaleiros de Itajaí e Navegantes, que em 2014 chegaram a ter cerca de 10 mil trabalhadores diretos e indiretos, estão mudando o foco da produção e agora começam a contratar novamente

Além de investir nos reparos dos navios, o mercado se voltou para embarcações que dão apoio as manobras de navios, os chamados rebocadores. Neste mês, um dos estaleiros do estado entregou o sétimo rebocador para uma multinacional em um contrato de 220 milhões de reais.

O Tribunal Regional Eleitoral ampliará a partir desta segunda-feira o horário de atendimento do disque-eleitor, canal para tirar dúvidas sobre às eleições. O segundo turno ocorre no domingo que vem. Para quem precisar tirar dúvidas, o serviço vai funcionar das oito e meia da manhã as sete da noite pelo telefone 0800 647 3888. No domingo de eleições, o atendimento começa às sete horas. O disque-eleitor esclarecer dúvidas como obrigatoriedade do voto, justificativa de ausência e documentos necessários.

A uma semana do segundo turno das Eleições 2018, os candidatos ao governo de Santa Catarina preparam as últimas estratégias da disputa. Nas duas campanhas, o foco é dividido no corpo a corpo nas ruas, em entrevistas à imprensa, na participação do último debate televisivo e no horário gratuito em rádio e TV. GELSON MERISIO do PSD conta com os partidos da coligação para que a campanha chegue a todas as regiões do Estado e usa os programas eleitorais para reforçar o que seria a maior qualificação do candidato contra o oponente.

Corpo a corpo é uma das melhores estratégias da disputa. Para o COMANDANTE MOISÉS do PSL aposta no corpo a corpo e na consolidação em entrevistas e na propaganda em rádio e TV da imagem de renovação do quadro político tradicional.

Café Comunicação marca início das atividades do Núcleo Integrado de

Comunicação da Acislo. A informação é de MARCELO COAN – assessor de comunicação da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste. Segundo ele, o evento aconteceu no auditório da Acislo. O recém-criado Núcleo Integrado de Comunicação, Nicom realizou o Café ComunicAção com o tema “A Importância da Comunicação em Tempos de Crise”.

Café Comunicação reúne mais de 90 empresários de diferentes setores. COAN, destaca que o encontro teve como palestrante o publicitário, consultor de empresas e professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação, ANDREI COPETTI – diretor de marketing da Fadep e ex-diretor de marketing da Chapeconse e do Luverdense Esporte Clube. Em sua fala ele diz que para se construir grandes marcas ou players de mercado é preciso ficar atento há algumas coisas. Entre elas, cita, por exemplo, a construção de uma política permanente de comunicação e entregar esse trabalho para quem realmente sabe fazer.

Objetivo era reunir pessoas que atuam com comunicação para que houvesse um entendimento sobre a importância dela para a saúde financeira das empresas. COAN, lembra que o Café ComunicAção foi o primeiro evento do núcleo aberto ao público. A ideia é aproximar ainda mais a classe empresarial e permitir um entendimento linear sobre as ferramentas de comunicação hoje disponíveis no mercado. Cita que o foco do núcleo, além de melhorar os negócios de cada nucleado e encontrar saídas para problemas em comum, é permitir o aprimoramento profissional das equipes.

Escolas públicas estaduais prorrogam prazo para rematrícula. Quem lembra é o gerente regional de educação da Gered de São Lourenço do Oeste JOÃO PATINHO. Conforme ele, o prazo inicial era até sexta-feira, mas devido à baixa procura elas foram prorrogadas até hoje. O gerente explica que elas podem ser feitas pela internet, no endereço: rematricula.sed.sc.gov.br. No site, basta preencher o número da matrícula e a data de nascimento do aluno, e a tela apresentará um formulário para confirmar as informações do estudante ou atualizá-las.

Rematrículas também podem ser feitas diretamente na escola. PATINHO, destaca que se houver dificuldade para o uso da internet, os responsáveis pelo aluno podem fazer o procedimento na própria escola, onde serão orientados pelos profissionais. Todos os estudantes da Educação Básica e também dos Centros de Educação Profissional, que são os Cedups, precisam fazer esta renovação da matrícula para frequentar as escolas públicas estaduais no ano letivo de 2019.

Pais ou responsáveis devem ficara tentos para não perder o prazo para rematrícula. A orientação é do gerente regional de educação da Gered de São Lourenço do Oeste JOÃO PATINHO. De acordo com ele, para os alunos dos Centros de Educação dos Jovens e Adultos, os Cejas, é necessário comparecer nas unidades que frequentam para renovar a matrícula.

Educação Financeira é abordada em palestra com alunos. O bate papo ocorreu na manhã de hoje no Centro de Eventos de Campo Erê em uma parceria entre Sicoob Original e as escolas estaduais: Médici e Raul Pompéia. ARTÊMIO FLAH - Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Original ressalta que essa atividade já é feita há algum tempo pela cooperativa, mas nesse ano foi priorizado o município campoerense. A palestra ocorrerá também à noite com alunos das duas escolas. De acordo com o presidente, essa é uma ação prevista dentro do cooperativismo

Educação financeira é um tema importante para alunos. A interpretação é da diretora da Escola de Educação Básica Emílio Garrastazu Médici NEIVA LOPES. Segundo ela, a palestra acontece em dois momentos, um pela manhã, com alunos da escola e outro a noite. Os alunos da tarde foram convidados a participar ou de manhã ou à noite às 19 horas. Ela classifica como muito importante, esse tema, pois a maioria dos estudantes dessa idade estão iniciando no primeiro emprego, e é fundamental eu saibam mais sobre.

Alunos precisam saber e entender sobre educação financeira. O comentário é da diretora da Escola de Educação Básica Raul Pompeia de Campo Erê MARCIA BUFFON. De acordo com ela, foi muito interessante o tema abordado nesta manhã com os alunos. Entende, que sempre que possível é de grande valia trazer palestras como essas. Os alunos estão tornando-se adultos, e é fundamental que tenham conhecimento sobre o tema.

Saúde promove Dia “D” de Prevenção a Saúde da Mulher. Aconteceu no sábado, na Unidade de Saúde do Bairro São Francisco, um dia especial voltado à conscientização da saúde das mulheres. Foram feitos coleta de preventivo, autoexame das mamas e solicitação de mamografia. Além disso, as profissionais fizeram testes rápidos, avaliação odontológica e oficina da beleza.

Toque das mamas é recomendado a ser feito por todas as mulheres habitualmente. A enfermeira da Unidade SAMARA RONCHI, destaca que o recomendado pelo Ministério da Saúde é que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia. Para quem tem histórico familiar de câncer de mama, ela pode ser feita antes, já aos 25 anos. Quanto ao preventivo, a orientação do Ministério é que seja feito por mulheres acima de 25 anos. Porém, como a vida sexual das mulheres começa antes disso, é fundamental que façam o exame mais cedo, a partir da primeira relação e uma vez por ano.

Primeira Tarde Rosa em Campo Erê reúne mais de 200 mulheres. O evento organizado pelo Núcleo da Mulher Empresária, juntamente com o Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer de Campo Erê, aconteceu no sábado, no Centro de Eventos. Ação, que tinha como entrada um quilo de alimento não perecível ou uma contribuição espontânea, reuniu cerca de 250 mulheres.

Alimento arrecadado e o dinheiro serão doados ao Hospital do Câncer de Pato Branco, que atende pacientes de Campo Erê. Segundo EDILENE BOLKART – presidente do núcleo de apoio a pessoa com câncer de Campo Erê, diversas atividades marcaram a Primeira Tarde Rosa, entre elas atrações, surpresas, prêmios, brincadeiras, mateada e muita diversão.

Organizadores pensaram numa tarde descontraída para mulheres.

Segundo EDILENE, a ideia não foi fazer palestra, mas sim um momento diferenciado para que as mulheres se sentissem bem.

Dentro da programação houve momentos de reflexão e conscientização quanto aos cuidados com a saúde.

Vendedora é vítima de assédio em loja no centro. A Polícia Militar de Barracão foi acionada por volta das 9 horas da manhã de sábado, para atendimento de uma ocorrência de assédiotentativa de estupro, em uma loja do centro. A vítima relatou que em momentos antes um homem de estatura baixa, moreno, com jaqueta preta, camiseta vermelha, calção jeans, e chinelo, adentrou em sua loja e olhou um sapato. Segundo ela, o homem foi atendido por uma de suas funcionárias.

Ainda de acordo com o relato, ao se despedir o suspeito foi até a funcionária, lhe abraçou com força e começou a beijá-la no rosto insistentemente. A vítima conseguiu se desvencilhar do agressor com ajuda de duas colegas. Ele saiu correndo para Argentina, onde populares tentaram segurá-lo. Ao se ver cercado o autor retornou para o Brasil, tomando rumo ignorado. De posse dessas informações guarnição fez buscas, no entanto, o autor não foi localizado. A PM de Dionísio Cerqueira, assim como a polícia Civil foram alertadas sobre a ocorrência.

Homem é morto com vários tiros de espingarda no interior. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamado na noite de sábado, na Linha Barra Bonita, interior de Marmeleiro, divisa com o município de Campo Erê, para atender a uma ocorrência de ferimento por arma de fogo. Ao chegar ao local a guarnição encontrou um homem de 54 anos, identificado por populares, pois estava sem documento, como DIOLINDO ROCHA, já sem vida.

Vítima estava caída a cerca de 250 metros de sua residência. Segundo a Polícia, os ferimentos foram causados por uma espingarda calibre 12. Foram encontrados quatro cartuchos deflagrados próximo ao corpo. A Polícia Civil foi chamada, bem como a criminalística e IML de Francisco Beltrão.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.