-PEC DA BLINDAGEM DEVE SER VOTADA NESTA QUARTA PELA CCJ DO SENADO
-FLORIANÓPOLIS LIDERA RANKING COM PREÇO MÉDIO DA GASOLINA MAIS CARO DE SC
-DEPUTADOS ANALISAM DERRUBADA DE DECRETO QUE REGULAMENTA CANABIDIOL PELO SUS
-SERVIDORES DA CELESC NO EXTREMO-OESTE ADEREM A GREVE DA CATEGORIA
-BARRA BONITA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA APÓS TORNADO DANIFICAR 50 IMÓVEIS
-PM PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL
-HOMEM É PRESO POR TRAFICO DE DROGAS EM OPERAÇÃO POLICIAL NA SC 305
A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 10 graus. A máxima pode chegar a 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo seis reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.
Reino Unido, Canadá e Austrália anunciaram neste domingo o reconhecimento formal do Estado da Palestina, reforçando a pressão internacional por uma solução de dois Estados no conflito israelo-palestino. Com isso, Reino Unido e Canadá se tornam os primeiros países do G7 a reconhecerem formalmente o Estado palestino. A Austrália seguiu a mesma linha, com o primeiro-ministro ANTHONY ALBANESE destacando que o reconhecimento reflete “o compromisso de longa data da Austrália com uma solução de dois Estados, único caminho para paz e segurança duradouras para israelenses e palestinos”.
O funeral do ativista conservador CHARLIE KIRK reuniu uma multidão em um estádio de futebol americano em Glendale, Arizona, neste domingo. A cerimônia começou por volta das três da tarde, horário de Brasília, e contou com cerca de 100 mil pessoas, segundo os organizadores. O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou que o país perdeu “um dos mais brilhantes de nosso tempo” e que CHARLIE KIRK foi “brutalmente assassinado por um monstro radicalizado e frio”. Para TRUMP, KIRK se tornou um “mártir” pela liberdade.
Também subiram ao palco integrantes do governo, a viúva de KIRK e outras figuras de destaque da direita norte-americana.
O reconhecimento do Estado da Palestina, um cessar-fogo em Gaza e o fim da guerra da Ucrânia serão alguns dos principais temas dos discursos dos líderes mundiais na Assembleia Geral anual das Nações Unidas, que inicia sessão nesta terça-feira. Cada início de uma sessão da assembleia tem um tema. O de 2025 é "Melhores juntos: 80 anos e mais pela paz, desenvolvimento e direitos humanos". Os líderes mundiais podem se referir brevemente ao tema antes de passar para o tópico que desejarem. O presidente LULA será o primeiro a discursar, a partir das 10 horas da manhã desta terça. Ele será seguido por DONALD TRUMP, dos Estados Unidos, anfitrião do evento.
O mercado passou a ver que a taxa básica de juros Selic terminará 2026 em 12 vírgula 25 por cento, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central, consolidando a redução indicada no levantamento da semana passada. A pesquisa semanal anterior já havia mostrado redução da expectativa para a Selic a 12 virgula 38 na mediana das projeções, após 32 semanas de manutenção em 12 e meio por cento. O levantamento com uma centena de economistas mostrou ainda que a expectativa para a alta do IPCA em 2025 segue em quatro virgula 83. Para o Produto Interno Bruto, as estimativas de crescimento foram mantidas em dois vírgula 16 por cento este ano e em um vírgula 80 no próximo.
O núcleo 4 do processo que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 deve ser o próximo julgado pela Primeira Turma do STF. O grupo, composto por sete réus, é o que está com o processo mais avançado na tramitação. Os réus são classificados pela Procuradoria-Geral da República como os responsáveis por disseminar informações falsas com o objetivo de desacreditar o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas. A PGR apresentou sua alegação final no início deste mês e pediu a condenação de todos os réus. De acordo com o órgão, os acusados agiram em coordenação com o “núcleo central” da organização criminosa. Quase todas as defesas dos réus apresentaram seus argumentos pela absolvição na última quinta-feira.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, OTTO ALENCAR do PSD, anunciou neste domingo que a chamada PEC da Blindagem deve ser pautada na próxima reunião do colegiado, prevista para quarta-feira. De acordo com OTTO ALENCAR, se o senador ALESSANDRO VIEIRA do MDB apresentar o relatório sobre a proposta, a PEC será o primeiro item da pauta de votações. VIEIRA já antecipou que o parecer será pela rejeição da PEC, que busca proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal. Neste domingo, manifestantes foram às ruas em diversas cidades do país para protestar contra a PEC da Blindagem e o Projeto de Lei da Anistia.
As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde sábado causaram estragos em ao menos 16 cidades. A informação do atualizada na manhã de hoje pela Defesa Civil. No total, os temporais atingiram 166 casas e deixaram três pessoas desabrigadas. Nenhuma morte foi registrada. As ocorrências, segundo a Defesa Civil, estão relacionadas as chuvas intensas, com forte vendaval e queda de granizo. Erval Velho, no Meio-Oeste, registrou o maior acúmulo de chuva, com 94 vírgula seis milímetros nas últimas 24 horas. Em relação aos ventos, a maior rajada das últimas 24 horas foi registrada em Urupema, na Serra catarinense, com 106 vírgula sete quilômetros por hora.
O governo do Estado enviou na última semana novos projetos de lei com mudanças nas regras do programa Universidade Gratuita e do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense, iniciativas que oferecem bolsas de estudo em universidades comunitárias e faculdades particulares de Santa Catarina. As propostas buscam aprimorar o programa para os próximos semestres e foram entregues à Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os projetos surgem três meses após a divulgação de um relatório do Tribunal de Contas do Estado que apontou inconsistências em cadastros de estudantes. O governo do Estado atribuiu a maior parte dos casos a erros no envio de informações dos estudantes. Ainda assim, na última semana, 43 estudantes foram indiciados pela Polícia Civil por denúncias de fraudes.
Florianópolis é o município catarinense com o preço médio da gasolina mais alto, chegando a seis reais e 62 centavos, com o preço por litro sendo 28 centavos mais caro que a média registrada em Santa Catarina, conforme o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O preço mais alto encontrado na Capital foi de seis reais e 79 por litro em relação à gasolina comum. A pesquisa mostra que o preço da gasolina varia consideravelmente de uma cidade para outra. Na cidade mais populosa do Estado, Joinville, por exemplo, foi registrado um dos menores preços médios: seis reais e 12 centavos, com valor máximo encontrado pela pesquisa da ANP em seis reais e 19 centavos.
O elevado em construção no entroncamento das BRs 282 e 158, em Maravilha, já tem 70 por cento das obras executadas e deve ser concluído em novembro deste ano. A estrutura é considerada uma das maiores intervenções viárias da região e vai atender a uma demanda antiga da população e do setor de transportes. O ponto é conhecido como gargalo histórico para a mobilidade e já foi cenário de acidentes graves, incluindo ocorrências fatais. O investimento soma 35 milhões do Governo do Estado e três milhões de contrapartida do município de Maravilha, que também é responsável pela execução dos trabalhos. Com a conclusão, a expectativa é de maior segurança para motoristas e pedestres, além de fluidez no tráfego de veículos de passeio e de carga que circulam diariamente pelas rodovias federais.
O município de São Lourenço do Oeste foi um dos mais afetados pelo temporal que atingiu a região neste final de semana. O choque entre uma massa de ar frio e o clima quente e úmido provocou chuva, ventos e granizo em algumas localidades, provocando estragos e destelhamentos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 35 famílias foram atendidas com a distribuição de aproximadamente dois mil metros quadrados de lona. As equipes também registraram duas desobstruções de rodovias, o corte de uma árvore que caiu sobre uma residência e várias averiguações de risco. O bairro Progresso foi o mais atingido.
O município de Palma Sola registrou ocorrências de quedas de árvores na manhã deste domingo. Conforme o secretário de Obras, Infraestrutura e Transportes, GIOVANI RADAY, uma arvore obstruiu uma rua de acesso a uma escola e a via foi liberada cerca de 40 minutos depois. Outra ocorrência foi registrada no interior, na estrada que liga a cidade à Linha Perrine. A Defesa Civil acionou a secretaria por volta do meio e foi necessário o emprego de uma retroescavadeira para o corte e remoção das árvores. Romelândia também registrou transtornos em comunidades do interior em razão dos ventos e da chuva de granizo.
O município de São Miguel do Oeste também foi atingido por um forte temporal na noite deste sábado. De acordo com a Defesa Civil do município, a chuva intensa veio acompanhada de granizo fino e rajadas de vento, provocando destelhamentos, queda de árvores e interrupção na rede elétrica. Diversas residências ficaram sem energia, situação que também afetou outros municípios da região. Não houve registro de desabrigados ou desalojados. Quatro casas afetadas diretamente. Uma delas e um galpão no interior foram totalmente destelhados. Vários outros imóveis tiveram danos parciais. Na comunidade de Sete de Setembro, duas vias de acesso ficaram totalmente interditadas, e outras apresentaram bloqueios parciais. As equipes do município trabalharam neste domingo para liberar os trechos e restabelecer a normalidade.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou oficialmente neste domingo, a ocorrência de um tornado em Barra Bonita. O fenômeno foi registrado na noite de sábado e deixou um rastro de destruição em diversas comunidades do município. De acordo com o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, MÁRIO HILDEBRANDT, a confirmação foi feita após análise técnica realizada pelas equipes da corporação. Entre os principais pontos afetados estão as comunidades de Alto Caçador, Caçador Baixo, Cruz e Souza e Treze de Maio. Casas sofreram danos significativos, com destelhamentos e estruturas comprometidas. Em um dos casos mais impressionantes, parte de uma residência caiu sobre uma caminhonete Strada que estava estacionada.
O município de Barra Bonita decretou situação de emergência ainda na manhã deste domingo depois que um tornado atingiu a região na noite de sábado. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, EDUARDO FREDERICHS, cerca de 50 imóveis foram danificados, entre casas, galpões, escola, posto de saúde e estabelecimentos produtivos no interior. Foram distribuídas lonas emergenciais, retirados troncos das estradas e restabelecido o tráfego em comunidades afetadas, como a Linha 13 de Maio, onde o tornado teve maior impacto. FREDERICHS disse que apesar dos estragos, não houve registro de feridos nem de famílias desabrigadas. Neste domingo, a prefeitura publicou o decreto de emergência e iniciou o levantamento de perdas, incluindo danos na área agropecuária.
O município de São José do Cedro vai receber, nesta semana, Seminário em São José do Cedro vai debater a cadeia produtiva do leite.
As oportunidades e os desafios da cadeia produtiva do leite em Santa Catarina serão debatidos em um seminário regional na quinta-feira (25), em São José do Cedro. O evento, promovido pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc por solicitação do deputado Altair Silva (PP), será realizado no CTG Mate Amargo, a partir das 13h, e reunirá especialistas, entidades e agricultores.
Presidente do colegiado, o parlamentar explicou que “o objetivo é compreender os pontos críticos e os potenciais do setor, além de debater caminhos para o desenvolvimento sustentável e inovador. A bovinocultura de leite é de suma importância para nosso estado e precisamos estar ao lado do produtor para ouvir suas demandas e também para auxiliar na manutenção da atividade”.
Dados da Cidasc apontam que Santa Catarina conta com mais de 20 mil propriedades dedicadas à pecuária leiteira, responsáveis por mais de três bilhões de litros anuais. Esse volume coloca o estado na quarta posição da produção nacional.
“O segmento enfrenta muitas dificuldades. Tivemos no último ano a importação de leite com benefícios fiscais, que prejudicou a competitividade do produto brasileiro, e agora estamos vendo uma diminuição no valor pago aos agricultores. Nossa intenção é apresentar alternativas que possam minimizar os impactos às famílias envolvidas com a cadeia”, pontuou Altair Silva.
A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de São José do Cedro, da Cidasc, da Epagri, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) e da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc).
As inscrições podem ser feitas previamente no site da Escola do Legislativo: escola.alesc.sc.gov.br.
Cerca de 25 mil pessoas já passaram pela Faciband 2025, em Bandeirante. A feira iniciou na noite da última sexta-feira, seguiu durante todo o sábado e encerrou neste domingo. Mesmo com a chuva que atingiu a região, as atividades continuaram acontecendo nos pavilhões internos e no CTG. Os shows de ontem, no entanto, foram cancelados. Neste ano, 150 empresas participaram da Faciband. As fotos da exposição estão no portal da Peperi na internet.
O programa Fala São Miguel, criado para aproximar a população da gestão municipal, começa nesta semana. De acordo com o governo, a ideia é ouvir de perto as demandas de cada comunidade e transformar o diálogo em ações práticas. Nesta primeira fase, estão previstas mais de 30 reuniões em bairros e localidades do interior. O roteiro começa na quarta-feira, as sete horas da noite, na Linha Bela Vista envolvendo ainda os moradores da Linha Três Curvas. As oito horas, o encontro será na Linha Pinheirinho. Segundo o prefeito EDENILSON ZANARDI, o programa é um “pacto de diálogo e responsabilidade”. Ele destacou que, além de registrar as prioridades, a administração vai voltar a cada comunidade em 2028 para apresentar um balanço do que foi atendido.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste vai realizar, na semana que vem, a Audiência Pública de Prestação de Contas do segundo quadrimestre de 2025. O evento atende a uma disposição legal prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal. A audiência está marcada para terça-feira da semana que vem, as nove horas da manhã, no Salão Nobre do Centro Administrativo. Durante o evento serão apresentados os dados financeiros e orçamentários referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano. A audiência será aberta a participação da comunidade e terá transmissão ao vivo pelo Instagram da Prefeitura.
O deputado PADRE PEDRO BALDISSERA, em parceria com a Arquidiocese de Chapecó, promoveu na tarde deste sábado, um evento sobre o uso medicinal da cannabis. O encontro reuniu profissionais da saúde e membros da comunidade para discutir a importância de incluir o canabidiol no Sistema Único de Saúde como opção terapêutica para diversas doenças, sempre sob prescrição médica. Durante o evento, especialistas esclareceram dúvidas da população e reforçaram os benefícios do canabidiol. Segundo o deputado, a iniciativa faz parte de uma série de debates que já ocorreram em Florianópolis e estão percorrendo outras regiões de Santa Catarina, como Vale do Rio do Peixe, Criciúma e Araranguá, com previsão de realização em Joinville.
Santa Catarina tem uma lei, aprovada pela Alesc, que garante o fornecimento do Canabidiol via rede pública de saúde, mas um decreto do governador do estado acabou limitando o acesso das pessoas ao medicamento. A afirmação é do deputado PADRE PEDRO BALDISSERA. De acordo com ele, a lei foi aprovado ano passado, mas, neste ano, o decreto que regulamenta a lei criou uma comissão médica para analisar a prescrição do medicamento. Ou seja, esse grupo precisar analisar e aprovar o pedido do médico que prescreveu o canabidiol. PADRE PEDRO explicou que um projeto de lei tramita na Alesc para derrubar esse decreto.
Os trabalhadores da Celesc entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira. O movimento começou por volta das seis horas da manhã com concentração nos portões das unidades da empresa. Em São Miguel do Oeste, cerca de 80 por cento dos servidores aderiram a greve. Segundo a Intercel, Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina, a greve foi motivada pela “ausência de avanços significativos nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho e proposta rebaixada apresentada pela empresa”. A associação alega que, desde o início das negociações, no dia 28 de agosto, a diretoria da Celesc adota uma postura rígida, não garantindo, sequer, a reposição da inflação sobre os direitos do acordo. Segundo o sindicato, a inflexibilidade da companhia estaria gerando perdas aos trabalhadores.
A Celesc emitiu uma nota oficial lamentando a decisão do sindicato de deflagrar greve a partir desta segunda-feira. Segundo a empresa, especialmente porque, desde 28 de agosto, vem negociando com a Intercel, Intersindical e sindicatos diferenciados o Acordo Coletivo de Trabalho 20252026 e apresentou, na última sexta-feira, uma nova proposta com avanços significativos em relação à anterior. A Celesc cita que o pacote contempla melhorias concretas nos benefícios e nas condições de trabalho, como ampliação dos valores do vale-alimentação, concessão de um vale extra no início de 2026, reajuste salarial pelo índice de inflação e atualização dos demais auxílios pelo mesmo índice, garantindo assim a reposição integral da inflação em todos os direitos do ACT. Segundo a Celesc, a greve afeta alguns serviços, sobretudo o atendimento ao público, mas os serviços de urgência e emergência estão mantidos.
Na noite deste sábado, um veículo foi localizado acidentado na SC-496, no trecho que liga os municípios de Descanso e Belmonte. Por volta das sete e meia, o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste e a Polícia Militar Rodoviária foram acionados para atender a ocorrência. No local, as equipes encontraram um Gol sobre a pista, apresentando diversos danos tanto na parte frontal quanto na traseira. Apesar da gravidade dos estragos, nenhum ocupante foi encontrado nas proximidades do automóvel. Após os procedimentos iniciais, o carro foi deixado sob responsabilidade da Polícia Militar Rodoviária.
A Polícia Militar registrou uma ocorrência de lesão corporal leve dolosa na noite de domingo, por volta das sete e meia, no bairro Palmares, em Palma Sola. Um homem, armado com um facão, ameaçou vizinhos. Em seguida, ocorreu uma briga generalizada, incluindo a depredação de uma residência. No local, a guarnição encontrou um homem de 46 anos de posse de um facão e arremessando pedras contra a casa de outro envolvido, de 57 anos. O autor também apresentava um ferimento profundo na região do tórax, do lado direito. O envolvidos estavam visivelmente embriagados. A Polícia Militar apreendeu dois facões usados na confusão e o homem ferido foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital.
Um homem de 27 anos foi preso por tráfico de drogas na noite de sexta-feira durante a Operação Protetores da Fronteira e Divisas, em Anchieta. A guarnição da Polícia Militar realizava patrulhamento pela SC-305 quando tentou abordar um Fiesta Sedan. O condutor não obedeceu à ordem de parada e fugiu da guarnição, sendo acompanhado por cerca de cinco quilômetros até ser abordado. Nas proximidades do local da abordagem, os policiais localizaram no acostamento um invólucro plástico contendo 62 reais em espécie e uma porção de cocaína, que após pesagem totalizou 40 gramas. Também foram apreendidos um celular e o veículo utilizado no crime. O homem foi preso por tráfico de drogas e por corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos, já que uma adolescente de 17 anos também estava no veículo.
A Polícia Militar prendeu, neste domingo, um homem com mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. Por volta das quatro horas da tarde, uma guarnição realizava policiamento de rotina pelo Bairro Sagrado Coração em São Miguel do Oeste, quando abordou um homem que desembarcava de um veículo. Após consulta ao sistema foi constatado que o homem de 32 anos de idade possuía uma mandado de prisão ativo, expedido pela Comarca de Foz do Iguaçu no Paraná pelo crimen de estupro de vulnerável. Ele foi preso e encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.