-CÂMARA APROVA URGÊNCIA PARA PROJETO QUE AMPLIA FAIXA DE ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
-EMPRESÁRIO GILBERTO SELEME TOMA POSSE HOJE COMO NOVO PRESIDENTE DA FIESC
-FÓRUM DO AGOSTO LILÁS REÚNE ENTIDAES E MULHERES NO CLUBE COMERCIAL
-UNOESC INAUGURA LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CAMPUS DE SMO
-CÂMARA COMEÇA A ANALISAR SUPLEMENTAÇÃO DE 17 MILHÕES NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO
-POLÍCIA MILITAR RECUPERA VEÍCULO ROUBADO NO INTERIOR DE MARAVILHA
-HOMEM É PRESO PELA PM APÓS AMEAÇAR A PRÓPRIA MÃE COM FACÃO
A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus. A máxima deve chegar a 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0042 centavos.
A principal autoridade mundial em crises alimentares anunciou nesta sexta-feira que há fome generalizada na Faixa de Gaza, o primeiro caso do tipo no Oriente Médio, e que esse cenário foi construído por Israel. O governo israelense disse que não há fome generalizada em Gaza e repudiou o relatório, que chamou de "falso e distorcido". Esse nível de fome foi identificado na Cidade de Gaza, a maior do território palestino e alvo de uma nova operação terrestre do Exército israelense, e pode se expandir para o restante do território nos próximos meses se a situação atual não mudar. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores israelense afirmou que o relatório do IPC foi "fabricado sob medida" para servir de campanha para o grupo terrorista Hamas, e afirmou que o órgão especializado em segurança alimentar mente para difamar Israel.
Para assinar um acordo de paz com o governo ucraniano, o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, vai exigir ficar com todo o Donbass, região no leste da Ucrânia atualmente ocupado por tropas russas, além de garantias de que o país vizinho não ingressará na Organização do Tratado do Atlântico Norte nem terá tropas ocidentais em seu território. As informações são da agência de notícias Reuters com base em fontes próximas ao alto escalão do governo russo. Uma das exigências é o envio de tropas ocidentais ao território ucraniano após o fim da guerra; outra, a de que a Ucrânia ficará "com muito território" — o Donbass corresponde a cerca de metade das áreas atualmente ocupadas por tropas russas.
Um ataque a um helicóptero da Polícia Nacional Colombiana e um suposto atentado com carro-bomba perto de uma base aérea militar deixaram pelo menos 18 mortos nesta quinta-feira, seis civis e 12 policiais. A prefeitura de Cali informou que pelo menos 65 pessoas ficaram feridas no ataque a bomba. As autoridades colombianas descreveram as mortes como atos terroristas. O presidente GUSTAVO PETRO vinculou este ataque e o de Antioquia a dissidências das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Ele se referiu ao ataque com explosivos que abalou a cidade de Cali e ao abate de um helicóptero da polícia em Amalfi, no Departamento de Antioquia como um “dia de morte”.
A arrecadação do governo federal com impostos, contribuições e demais receitas somou 254 bilhões de reais em julho deste ano. De acordo com a Receita Federal, o resultado representa um aumento real de quatro vírgula seis por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a arrecadação somou 243 bilhões de reais. Esse também foi a maior arrecadação já registrada para meses de julho desde o início da série histórica da Receita Federal, em 1995, ou seja, em 31 anos. De acordo com a Receita Federal, o recorde na arrecadação foi obtido com ajuda do aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras, anunciado pelo governo em meados de maio. Após ajustes feitos pela equipe econômica, a medida vigorou até 27 de junho, quando foi derrubada pelo Congresso Nacional, sendo retomada, novamente em 16 de julho após decisão do Supremo Tribunal Federal.
O prazo para que a defesa de JAIR BOLSONARO explique o descumprimento de medidas restritivas impostas ao ex-presidente termina nesta sexta-feira. O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou que os advogados se manifestem em até 48 horas sobre o caso. A investigação apura a atuação de BOLSONARO e do deputado EDUARDO BOLSONARO em ações de coação contra autoridades brasileiras envolvidas no processo que trata da tentativa de golpe de Estado em 2022. O STF cita reiterados descumprimentos das medidas cautelares impostas; repetição de condutas ilícitas e risco de fuga.
A defesa de BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que vai entregar a manifestação dentro do prazo estabelecido. Os advogados negaram violações.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira um requerimento de urgência para o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais por mês. O texto já foi aprovado em uma comissão especial e, agora, poderá ser votado diretamente pelo plenário. Segundo o líder do governo na Câmara, JOSÉ GUIMARÃES do PT, ainda não há previsão de análise do conteúdo da proposta pelo conjunto dos deputados. Logo após a votação da urgência, que ocorreu de forma simbólica e com orientação favorável de todos os partidos, o presidente da Casa, HUGO MOTTA do Republicanos afirmou que discutirá a data para a votação final do projeto com lideranças partidárias.
Nesta sexta-feira, dia 22 de agosto, será empossada a nova diretoria da Federação das Indústrias de SC em cerimônia na sede da entidade. O evento, exclusivo para convidados, terá início às sete horas da noite. A FIESC será liderada pelo industrial GILBERTO SELEME, de Caçador, com ANDRÉ ODEBRECHT, de Rio do Sul, como primeiro vice-presidente. Antes da solenidade de posse, marcada para esta sexta-feira, o novo presidente da Federação reuniu as lideranças de SESI, SENAI, IEL e CIESC, de todo o estado, no encontro “Navegar”, simbolizando a importância de união e direção comum para enfrentar os desafios da indústria catarinense. No encontro, realizado em Florianópolis, SELEME enfatizou a força do associativismo.
A Receita Federal abriu, nesta sexta-feira, a consulta ao quarto e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física. Cem mil catarinenses estão entre os quase dois milhões contemplados em todo o país. A consulta é feita pelo site ou aplicativo da Receita Federal. O valor a ser restituído em Santa Catarina é de 124 milhões de reais e o pagamento acontece na próxima sexta-feira, dia 29, na conta indicada no ato da declaração. Além das declarações do exercício 2025, o lote contempla também restituições residuais de anos anteriores de contribuintes que caíram na malha fina, mas se regularizaram posteriormente. Na região oeste, o valor que será restituído soma 20 milhões 577 mil reais.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou 106 pessoas pelos crimes de tentativa de feminicídio e feminicídio entre janeiro e julho de 2025. O número de sentenciados é quase 35 por cento maior quando comparado com o mesmo período do ano passado, com 78 condenados. A informação foi divulgada pelo portal NSC Total. Segundo o painel do Observatório de Violência contra a Mulher, a maioria das mulheres vítimas de feminicídio nos primeiros sete meses de 2025 tinha entre 45 anos e 49 anos. Do total, seis eram companheiras do autor do crime, cinco eram esposas e cinco namoradas. Entre a arma utilizada, 14 suspeitos usaram a arma branca. Em 2024, o número de mulheres assassinadas em razão de gênero foi de 51, com a maioria delas tendo entre 25 e 44 anos.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o gestor regional da Cidasc, DIOGO GADOTTI. Ele vai falar sobre os principais trabalhos realizados pela companhia no extremo oeste do Estado e as preocupações com as questões de sanidade animal. O Peperi Rádio Repórter de amanhã, ao vivo, vai começar as 11 horas com a tradicional análise das notícias da semana. A entrevista com com DIOGO GADOTTI da Cidasc está programada para as 11 e meia.
O Retrato Falado deste sábado será com MARIA DALMAGRO PREDEBON. Nesta semana, ela recebeu o título de Cidadã Honorária do Município de São Miguel do Oeste na câmara de vereadores. MARIA DALMAGRO PREDEBON tem 95 anos, 70 deles vividos no município. Durante 40 anos ela atuou como professora. O Retrato Falado deste sábado vai reapresentar uma entrevista com dona MARIA onde ela lembra a mudança para São Miguel do Oeste, as dificuldades enfrentadas no novo município e as histórias que viveu ao longo de sete décadas na região.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba vai realizar, na próxima semana, uma nova rodada de recolhimento de materiais recicláveis nas comunidades do interior do município. A coleta será feita entre os dias 25 e 29 de agosto, com roteiro já definido. Segundo o secretário CARLOS MARTINOTTO, esta é a segunda ação do tipo em 2025 e tem como objetivo auxiliar na limpeza das propriedades, além de incentivar a destinação correta dos resíduos. Ele comentou que a iniciativa é uma maneira de colaborar com o meio ambiente e dar o destino certo a materiais que muitas vezes acabam esquecidos no campo. A campanha segue o mesmo modelo adotado em São Miguel do Oeste.
A campanha recolhimento de materiais recicláveis nas comunidades do interior do município vai arrecadar sacarias plásticas de ração, sal mineral e calcário, embalagens de papel e papelão, garrafas PET, sucatas metálicas, latas, plásticos diversos, sacolas e até vidros, desde que bem embalados em caixas de papelão. A informação é do secretário de Agricultura, CARLOS MARTINOTTO. Já materiais perigosos como frascos de agrotóxicos, pilhas, lâmpadas e óleo de motor não serão recolhidos, pois possuem descarte próprio em pontos específicos. MARTINOTTO explicou que os resíduos devem ser deixados nos locais habituais de cada comunidade — como igrejas, clubes ou acessos principais.
A Associação de Criadores de Bovinos do Extremo Oeste de Santa Catarina vai realizar, neste sábado, mais um Leilão de Gado Geral. O evento, que será promovido de forma virtual e presencial, está previsto para a uma e meia da tarde no Parque de Exposições Rineu Gransotto. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Pampa no YouTube, por meio do site Pampa Remates. Estarão à venda, neste sábado, em torno de 500 animais entre bezerros e novilhas, destinados à produção de carne.
O décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em São Miguel do Oeste, abriu, nesta quinta-feira, o ciclo de instruções da Operação Shamar, ação nacional que combate a violência contra a mulher. A capacitação, que segue até 4 de setembro, tem como objetivo padronizar os atendimentos prestados pelas equipes em casos de violência doméstica. As instruções envolvem desde o acolhimento da vítima até a preservação de provas, sigilo das informações e trabalho conjunto com saúde, segurança e assistência social. Segundo o comando do Bombeiros, toda a tropa incluindo bombeiros militares, comunitários e pessoal administrativo participa das atividades. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina.
Na tarde desta quinta-feira, São Miguel do Oeste sediou o segundo Fórum do Agosto Lilás, evento que reforçou a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa foi promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O encontro reuniu autoridades, profissionais da rede de atendimento e comunidade em geral, no Clube Comercial, para debater a violência doméstica e o papel das instituições na proteção e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. A programação contou com apresentação cultural, formação da mesa de honra com autoridades locais e uma roda de conversa com representantes da Polícia Militar, OAB e profissionais que atuam diretamente na defesa dos direitos das mulheres.
A mulher precisa se revestir de autoridade e não permitir o abuso. É fundamental que ela saiba que não está sozinha, que existe uma rede de apoio preparada para acolher, orientar e proteger. A afirmação é do secretário de Assistência Social, PAULO HENRIQUE COUTO. De acordo com a organização, o Fórum se consolidou como um importante espaço de diálogo e conscientização. O secretário destacou também que quando uma mulher é violentada, toda a família sofre. Ele comentou que é preciso agir juntos para romper com o ciclo da violência. O evento integra a programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.
A Unoesc inaugurou, na manhã desta quinta-feira, o Laboratório de Simulação Realística, no Bloco O do campus de São Miguel do Oeste. O espaço foi selecionado pelo Programa Multilab SC – Laboratórios Multiusuários, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e recebeu investimento de um milhão e 800 mil reais com recursos do Governo do Estado e contrapartida de igual valor da Unoesc. O novo laboratório tem como objetivo capacitar e qualificar profissionais da saúde em ambiente seguro e de alta tecnologia, equipado com simuladores de alta fidelidade que permitem a reprodução de situações clínicas reais. A estrutura possibilitará treinamento avançado e tomada de decisões mais assertivas, além de apoiar as redes de atenção e políticas públicas da região.
O Laboratório de Simulação Realística da Unoesc nasceu com a proposta de qualificar profissionais e reduzir a morbimortalidade por meio da educação continuada. A afirmação é do diretor de Ensino e coordenador do laboratório, professor EDUARDO OTTOBELLI CHIELLE. Ele explicou que o laboratório já tem enriquecido a formação acadêmica e a capacitação de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde e em áreas estratégicas, como bombeiros e serviços de emergência.O presidente da Fapesc, FÁBIO PINTO, ressaltou que o investimento integra um movimento inédito de fortalecimento da ciência e da inovação em todas as regiões de Santa Catarina.
Começou, ontem à noite, a segunda edição do Hackathon Inova Mais Saúde, evento que reúne profissionais de diferentes áreas com o objetivo de desenvolver soluções criativas e viáveis para os principais problemas enfrentados pela saúde pública do município. A maratona de inovação vai até sábado com apoio do ecossistema de inovação local e do CITEOSC. De acordo com um dos organizadores, DANIEL PINHEIRO, o evento é parte de um movimento maior que busca fortalecer a inovação em quatro vertentes principais, sendo a saúde uma delas. Ele disse que a intenção é criar um ambiente em que as soluções tecnológicas sejam desenvolvidas na cidade.
Durante os três dias, as equipes formadas por profissionais de gestão, negócios, programação, design e saúde vão trabalhar juntas para entender e resolver seis problemas reais enfrentados pela rede de saúde municipal. Os desafios são mantidos em sigilo até o início do evento, quando são apresentados aos participantes. No primeiro dia do Hackathon, na quinta-feira, os desafios serão divulgados e as equipes serão formadas. Na sexta, os grupos se aprofundam no desenvolvimento das ideias, buscando validação com especialistas da área. No sábado, ocorre a finalização e a apresentação dos projetos a uma banca julgadora, que define os vencedores. A premiação contempla os três primeiros colocados.
O Hackaton Inova Mais Saúde atende um dos setores elencados como prioridade do Planejamento do Ecossistema Local de Inovação de São Miguel do Oeste. Esse plano coloca a saúde como um do segmentos com potencial de inovação no município. De acordo com um dos organizadores do Hackaton, DANIEL PINHEIRO, o objetivo do evento não é pensar soluções inovadoras para a saúde, mas transformar essas ideias em modelos de negócios e startups, ou seja, tirar as ideias do papel.
A administração de São Miguel do Oeste encaminhou dois projetos de suplementação orçamentaria para a câmara de vereadores no valor aproximado de 17 milhões de reais. Um dos projetos abre crédito adicional suplementar no valor de seis milhões e 700 mil no orçamento vigente para reforçar dotações orçamentárias atualmente em execução. De acordo com a administração, o objetivo é da continuidade dos serviços públicos desenvolvidos pelo Município nas áreas da saúde, assistência social, urbanismo e desenvolvimento social. O outro projeto suplementa o orçamento em mais de 10 milhões. As duas matérias começam a tramitar nesta quinta-feira no Legislativo.
A Polícia Civil cumpriu três mandados de busca e apreensão na tarde desta quinta-feira, durante uma operação realizada em Maravilha. A ação faz parte de uma investigação que apura casos de violência contra a mulher. Segundo a Polícia Civil, os crimes investigados envolvem ameaça, perseguição e divulgação não autorizada de imagens íntimas. Os mandados foram executados por equipes da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso. De acordo com a corporação, o objetivo da operação é garantir a proteção das vítimas e responsabilizar os suspeitos. A Polícia Civil destacou ainda que atua com rigor na repressão e prevenção desses crimes.
Um carro roubado foi localizado pela Polícia Militar na noite de quinta-feira por volta das sete e 20, na Linha Queimado, em Maravilha. Segundo a Polícia Militar, o veículo Fiat Strada havia sido levado de uma propriedade rural por dois assaltantes, um deles armado. Eles chegaram em uma motocicleta, renderam o morador, um homem de 59 anos, e fugiram com o carro. O veículo foi encontrado abandonado durante as rondas, a poucos quilômetros do local do crime. De acordo com a Polícia Militar, buscas continuam na região para localizar os suspeitos. A Polícia Civil também foi acionada e investiga o caso.
Um homem de 30 anos foi preso na manhã desta quinta-feira ao ameaçar a própria mãe com um facão. Por volta das 11 e meia da manhã, os policiais militares avistaram o suspeito caminhando pela rua em estado de agitação e com um facão de lâmina longa nas mãos. Durante a abordagem, ele confessou que havia discutido com a mãe e feito ameaças com a arma. De acordo com a PM, além do facão, os policiais encontraram uma faca de cozinha escondida na cintura do homem. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde vai responder por ameaça no âmbito familiar.
KAINAN DE SOUZA BRESSLER, de 20 anos, foi sepultado agora a pouco em Descanso. A cerimônia de encomendação, com missa de corpo presente ocorreu na capela mortuária e foi seguida do sepultamento no Cemitério Municipal. KAIAN morreu na manhã de quinta-feira, por volta das nove e meia, ao cair do telhado de um chiqueirão na comunidade de Linha Jorge Lacerda, onde fazia manutenção em placas solares. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele caiu de uma altura de aproximadamente cinco metros e sofreu traumatismo craniano. Quando os socorristas chegaram, o jovem já estava sem sinais vitais. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Científica, que realizou a perícia no local.