ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 22/08/2017

-GOVERNO FEDERAL PROPÕE PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS
-AMIN E DREVECK FAZEM ACORDO PARA PRESIDIR PP E APOIAR PSD EM 2018
-SENHAS DO PROGRAMA PROFESSOR ONLINE SÃO REPASSADAS AOS PAIS DE ALUNOS
-CORAIS ENSAIAM PARA PARTICIPAÇÃO EM FESTIVAL REGIONAL
-QUARTEL DOS BOMBEIROS SERÁ INAUGURADO NESTA SEMANA
-EMPRESAS INICIAM DISTRIBUIÇÃO DE CARTELAS DO NATAL DA SORTE
-MULHER SOFRE FRATURA EXPOSTA EM ACIDENTE NO CENTRO DE SMOESTE
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO AO COLIDIR CONTRA CAMINHÃO NA BR-163

Tempo bom com sol no Extremo-Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores abriu o dia semana em queda. O dólar começou a terça-feira também em queda, a três reais e 15 centavos, o peso a 18 centavos e o euro a três reais e 71.

Os bombeiros retiraram nesta terça-feira duas crianças dos escombros provocados pelo terremoto que atingiu a ilha turística de Ísquia, na Itália. O primeiro a ser retirado foi um bebê de sete meses. Os socorristas continuavam trabalhando para resgatar o terceiro irmão. O terremoto de magnitude 4.0 atingiu a ilha meridional italiana na segunda-feira. Duas pessoas morreram e ao menos 39 ficaram feridas.

A polícia da Catalunha anunciou que o homem identificado como o condutor da van e autor material do ataque em Barcelona, foi morto nesta segunda-feira. O suspeito morreu durante uma operação policial em Subirats, cidade que fica a 45 quilômetros da capital catalã. No total, oito supostos terroristas ligados ao atentado que matou 13 pessoas foram mortos. Outros 4 estão presos.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou que não irá mais revelar detalhes de planos militares do país. Durante um pronunciamento feito na noite desta segunda na Virginia, ele afirmou que não dirá quando o país vai atacar, mas garantiu que haverá ataques. Mais cedo, emissoras de TV e agências de notícia afirmaram que o presidente anunciaria o envio de mais quatro mil soldados ao Afeganistão, mas ele não mencionou números.

O ex-governador de Mato Grosso SILVAL BARBOSA afirmou que a construtora Mendes Júnior pagou três por cento de propina para o esquema de corrupção que vigorou durante a gestão dele. O acordo, segundo o ex-governador, foi firmado sob intermédio do ex-presidente da extinta Secretaria Extraordinária da Copa, ÉDER MORAES. A revelação foi feita em delação premiada já homologada pelo Supremo Tribunal Federal. EDER MORAES disse ser inocente da acusação.

A câmara dos deputados retoma hoje a votação da reforma política disposta a aprovar o financiamento público de campanha, porém sem estipular valor para os gastos nas eleições de 2018. A ideia é retirar do texto o artigo que vincula o dinheiro disponível às candidaturas à receita corrente líquida da União. O relatório aprovado na comissão da reforma política previa que o Fundo de Financiamento da Democracia recebesse meio ponto percentual dessa arrecadação, o que poderia significar mais de três bilhões e meio de reais. Agora, os deputados querem que o valor total seja discutido mais tarde.

O Ministério de Minas e Energia comunicou nesta segunda-feira que vai propor ao Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos a redução de participação da União no capital da Eletrobrás. Com isso, o governo venderia ações da empresa na bolsa de valores, a exemplo do que já foi feito com Embraer e Vale. Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou que a proposta surgiu por conta de resultados financeiros negativos da companhia.

O governo do estado publicou nesta segunda-feira o decreto de regulamentação da lei contra violência obstétrica. A lei, de autoria da deputada ANGELA ALBINO, obriga a implantação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente. Dentre elas está a elaboração de uma cartilha pela Secretaria de Saúde sobre os direitos da mãe e do bebê e também a exposição de cartazes sobre o tema em hospitais, unidades de saúde e demais locais de atendimento à gestante. O objetivo é conscientizar as gestantes para que conheçam seus direitos.

Em pouco mais de duas horas de conversa na sede do diretório estadual do partido, as principais lideranças do PP catarinense chegaram a uma solução de consenso para impedir a disputa pela presidência do partido. Ficou acertado que o atual presidente, ESPIRIDIÃO AMIN ficará no cargo até fevereiro de 2018 quando renunciará em nome do deputado estadual SILVIO DREVECK. Também houve acordo em relação a aliançado PSD para a eleição do ano que vem. A convenção do PP vai aprovar uma moção favorável à composição com o PSD.

Uma professora da rede pública de Indaial, no Vale do Itajaí, foi agredida por um aluno dentro da escola nesta segunda-feira de manhã. A violência foi relatada pela vítima nas redes sociais e confirmada pela delegacia de Polícia Civil da cidade, que registrou o boletim de ocorrência. Segundo o relato da professora de Língua Portuguesa MARCIA FRIGGI de 51 anos, uma discussão teria iniciado após ela ter pedido que o aluno tirasse um livro do meio das pernas e colocasse em cima da mesa. O jovem de 15 anos teria se negado e xingado a professora, que o encaminhou até a diretoria. Foi nesse momento que o jovem agrediu a professora.

Colégio São José e Núcleo Santo Isidoro de SJCedro desenvolvem atividades na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A diretora, ROSIMAR ANGELI destaca que nesta semana acontece um trabalho diferenciado que será desenvolvido com todos os alunos visando falar abertamente sobre deficiências, limitações e a inclusão. A diretora revela que há um percentual expressivo de crianças com deficiência que estudam nas duas instituições e que precisam de respeito. ROSIMAR informa que serão feitas várias parcerias com a APAE Viviane e com voluntários para tratar com os alunos o tema. A programação prevê palestras, filmes e participação do futebol inclusivo que será amanhã à tarde, no ginásio de esportes. O cadeirante, NEDIO MASSAMANN, de Guarujá do Sul estará na escola conversando com a comunidade escolar sobre as dificuldades, mas principalmente sobre as superações.

Pais começam a receber senha do Programa Professor Online em SJCedro. O programa permite relação família e escola, pois os pais terão acesso às notas, aulas e outros dados sobre o rendimento. A secretária da educação, CELIA TOIGO esclarece que primeiramente foi feito um trabalho experimental com os professores devido a mudança na empresa que fazia o acompanhamento do sistema digital. Agora as famílias estão recebendo as senhas e instruções para acessar e acompanhar informações da escola. O programa está sendo desenvolvido de forma gradativa para evitar problemas nos dados. No portal contam informações sobre eventos, provas, chamada, notas, recados e o boletim. A secretária justificou que a troca de empresa reduziu custos e melhorou também o suporte dado aos profissionais que abastecem o portal. CELIA ressalta que a ferramenta deve agilizar a integração entre a escola e família, sem a necessidade de que os pais busquem as informações direto na escola, ou por bilhetes.

Grupos de Corais de SJCedro participam de ensaios para apresentações. Conforme o coordenador, LORENO ECKERT, estão sendo realizados os ensaios com o Coral Vozes do Cemeg, Os Rouxinóis e com o Coral da terceira idade, Luz e Vida. Ele afirma que a participação está surpreendendo, pois no coral do Girassol onde há patrocínio do Banco do Brasil chega a 60 o número de participantes. Os pequenos ensaiam nas sextas-feiras na escola, e no final de semana o grupo de 25 crianças, que ensaia há mais tempo participou de um evento do banco em Cianorte com cinco apresentações. Outro grupo também do Cemeg possui cerca de 35 crianças que iniciaram este ano os ensaios. No caso do coral já tradicional, Os rouxinóis, são 25 participantes de outras escolas. Ele destaca que é importante a preparação porque em novembro SJCedro sediará um encontro regional de corais. Além disso, o professor está programando apresentação das crianças na celebração de 12 de outubro.

Saúde de Guaraciaba é beneficiada com mais 150 mil reais de emenda parlamentar. O vice-prefeito, VANDECIR DORIGON destaca que o senador DALÍLIO BEBER havia se comprometido em beneficiar o município neste mês. O senador cumpriu a promessa e oficializou o repasse de recursos para o setor. O vice-prefeito destaca que todas as prefeituras necessitam de investimentos para saude e educação, e o valor deverá ser aplicado no custeio, na compra de remédios, e cirurgias. Segundo ele, existe uma fila de pacientes aguardando intervenções que poderão ser atendidas.

Epagri de Princesa trabalha com a fruticultura. Segundo o extensionista, LEANDRO HÜBNER, o programa funciona há cerca de dez anos no município. Em edições passadas a Epagri intermediava a compra diretamente dos viveiros e agora existe parceria com três agropecuárias do município para fazer o trabalho. As encomendas dos pedidos feitos desde maio serão entregues a partir de hoje. Ele destaca que as atividades estão voltadas a produção de frutas sem o uso de agrotóxicos com objetivo de oferecer alimentos de qualidade às famílias. O agrônomo salienta que nessa época, em especial, as atividades se concentram na poda e adubação e preparação da área. A Epagri também tem auxiliado os agricultores que fazem parte do projeto Pomar Orgânico. A intenção é fornecer frutas o ano inteiro e as sobras poderem ser vendidas. O pedido é que as famílias busquem as encomendas o quanto antes para evitar perdas devido ao tempo de armazenamento.

Novo quartel dos Bombeiros de São José do Cedro será inaugurado nesta semana. O comandante da corporação, sargento IVAIR GANZER, afirma que depois de muito aguardada, foi confirmada a data da inauguração da nova sede dos Bombeiros que atendem São José do Cedro, Princesa e Guarujá do Sul. O ato está programado para quinta-feira, a partir das 18 horas no quartel novo, próximo ao trevo de acesso. Na oportunidade, além da inauguração do novo espaço, será feita a cerimonia de formatura do Curso Avançado de Atendimento a Emergências. Segundo GANZER, o secretário de Estado de Segurança Pública CESAR GRUBBA deve representar o Governador do Estado no ato. A obra custou cerca de um milhão de reais e possui um espaço amplo, o que auxiliará no trabalho dos socorristas. O quartel de Anchieta, apesar de estar em funcionamento há mais tempo será inaugurado no mesmo dia, às 16 horas.

Secretarias de Obras e da Indústria de Guaraciaba beneficiam empresa através de Lei de Incentivo. A informação é do Secretário, JORGE BIANCHI. Conforme ele, a empresa que está se instalando na Barra do Guaraciaba, trabalhará na produção de maravalha. Ele explica inda que foram realizados o acesso para a empresa, a terraplanem para a construção do galpão, o projeto arquitetônico e também a ajuda de custo para a construção do galpão, conforme as Leis de Incentivo. Segundo o Secretário a empresa terá que devolver 50 por cento do valor do galpão em até 10 anos, com um ano de carência.

Administração de Guarujá do Sul inicia trabalho de cobrança de dívida ativa dos contribuintes. O responsável pelo setor de tributos, FRANCISCO MATTOS JUNIOR destaca que o prefeito sancionou na semana passada uma Lei ampliando o prazo de parcelamento dos débitos. Com a nova lei, o contribuinte poderá parcelar seus débitos em até 48 vezes, desde que sua parcela mínima seja de 60 reais. A partir de agora, o departamento começara a emitir carta de orientação aos contribuintes informando da possibilidade de estar parcelando seus débitos. Paralelo a isso, emitirá também notificação dos débitos, que caso o contribuinte não regularize sua situação perante o fisco municipal, iniciará procedimentos que autorizam o município a Protestar as Certidões de Dívida Ativa e autoriza o registro dos devedores em entidades que prestam serviços de proteção ao crédito.

CDL inicia entrega de cartelas da campanha Natal da Sorte 2017. As cartelas já estão sendo distribuídas pelos lojistas associados e que aderiram a promoção este ano. A campanha Natal da Sorte é realizada há vários anos pela Câmara de Dirigentes Lojistas com vistas a premiar os clientes que prestigiam o comércio local por ocasião das suas compras. Segundo o presidente das AciscCDL, ELIZANDRO DE MORAES, as empresas associadas à CDL e que participam do Natal da Sorte este ano, já estão retirando as cartelas junto à secretaria da entidade e promovendo a entrega aos seus clientes, de acordo com as compras. Ele explica que neste ano o sorteio será único no dia 23 de dezembro, junto com a promoção da Secretaria de Educação e Cultura, em comemoração ao Natal. Um grande número de prêmios serão sorteados entre os consumidores. MORAES estima que o valor distribuído seja cerca de 25 mil reais. Ele lembra que em anos passados havia sorteio de motos ou veículos, mas, devido ao custo alto, houve a mudança.

Mudança na promoção do Natal da Sorte foi aprovada em assembleia pelos empresários associados de SJCedro. O presidente da AciscCDL, ELIZANDRO DE MORAES lembra que as definições ocorrem em um encontro no começo do ano e nem todos sócios aderem a campanha que distribui cartelas aos consumidores. Ele considera que a promoção é um atrativo. O presidente explica que a alteração nos prêmios foi devido ao valor reduzido de cada cota, e também a pedido dos clientes. MORAES afirma que muitas pessoas pediram mais vale-compras e um valor mais alto. Cerca de 40 empresas aderiram neste ano. Segundo ele, é uma forma de que o valor também fique no comercio, já que essa “compra” ´é revertida ao estabelecimento. Ele também orientou que as pessoas que tem cartelas, que façam a marcação com X na resposta correta para que haja validade no sorteio. Além disso, o consumidor não poderá ter pendências no comércio local para receber o prêmio.

Juiz anuncia sua saída da Comarca de Dionísio Cerqueira. O Júri Popular realizado na tarde de sexta-feira foi o último realizado na Comarca de Dionísio Cerqueira e Palma Sola pelo Juiz, LUCIANO FERNANDES DA SILVA. Ao final do julgamento, o magistrado anunciou sua saída para assumir a Comarca de Ponte Serrada. Atuando por dois anos na região, FERNANDES realizou 22 juris, 92 audiências, 183 sentenças e 415 despachos. O pedido foi avaliado pela Corregedoria, que realizou pesquisa de mérito na atuação do magistrado. Foram feitas ainda três sessões do júri em Anchieta neste ano durante a atuação como substituto. comparação da produtividade foi feita entre as comarcas que tenham características semelhantes à Dionísio Cerqueira. FERNANDES, os resultados refletem o trabalho de todos os servidores da comarca. Ele espera que o próximo titular dê prosseguimento principalmente às ações descentralizadas que são organizadas em Palma Sola, na Casa da Cidadania e que agilizam as audiências para testemunhas. Citou ainda o repasse de recursos do judiciário para entidades.

Câmara de Vereadores de São José do Cedro realiza sessão ordinária com o plenário lotado. O encontro de ontem teve a plateia formada por alunos, professores e pais da escola especial Viviane. A comunidade escolar acompanhou a entrada do projeto de lei que institui o Agosto Laranja, de prevenção às deficiências. O projeto foi de iniciativa da vereadora MÁRCIA DEMOSSI e ficou para análise das comissões. A sessão levou mais de duas horas e contou com depoimentos emocionantes da diretora e da presidente da Apae, além da mãe de um aluno. IDA DE VICARI, de 80 anos, contou sobre o preconceito, aceitação e principalmente sobre a inclusão. Ela destacou sobre o trabalho da escola que ajuda a desenvolver habilidades nas pessoas com deficiência. Os vereadores, que também possuem familiares com deficiência, entre eles, MÁRCIA DEMOSSI e JOÃO DE ANDRADE, também se emocionaram ao contar um pouco das suas histórias. Os projetos que entraram ontem ficaram para votação na semana que vem.

Colisão é registrada no centro de Dionísio Cerqueira. O acidente ocorreu por volta das 18 horas, no cruzamento das ruas Adolfo Konder com a Dom Pedro segundo, próximo à escola Pingo de Gente. Se envolveram um Cruze emplacado em Dionísio Cerqueira, dirigido por uma mulher de 62 anos, e uma Saveiro de Bom Jesus do Sul, conduzido por um homem de 41 anos. Segundo informações dos envolvidos, a camionete seguia pela rua Adolfo Konder, quando teve a preferencial cortada pela motorista do Cruze. O homem não conseguiu frear há tempo havendo a colisão. Como consequência do acidente foram constatados danos de média a grande monta em ambos os veículos. A equipe do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionada, no entanto, o atendimento foi dispensado, tendo em vista que não houve feridos.

A maioria dos acidentes registrados na Willy Barth em SMOeste são resultado da imprudência dos motoristas. A afirmação é do chefe do setor de comunicação social da Polícia Militar, JAILSON FRANZEN. Neste ano, a PM registrou uma série de batidas na via, especialmente as colisões em postes. O último foi na terça-feira, quando o motorista do carro bateu contra um poste e fugiu. Na opinião de FRANZEN, o problema não é da avenida, mas sim do comportamento dos motoristas. Ele considera que a retirada dos equipamentos de fiscalização pode ter contribuído para o aumento dos acidentes, mas a principal causa é o fator humano. Já a Waldemar Rangrab é a via urbana que mais registra acidentes em São Miguel do Oeste. Um quarto das colisões atendidas pela PM são nessa rua. Outra via com muitos acidentes é a Quinze de Novembro. FRANZEN trouxe ainda outro dado preocupante: a maioria dos motoristas envolvidos em acidentes são jovens e que não podem alegar desconhecimento das leis de trânsito.

Motocicleta furtada na Argentina e recuperada no Brasil é entregue ao proprietário. Mais um veículo que havia sido furtado foi entregue ao proprietário, por intermédio da Operação Fronteira Blindada. Desta vez, a motocicleta Brava furtada na Argentina e recuperada pela Polícia Militar, em Barracão, foi devolvida ao dono, LUCAS GOMES. A entrega do veículo, furtado em fevereiro deste ano, ocorreu na manhã de ontem. O que chamou atenção das autoridades foi o caminho inverso, pois, geralmente os veículos furtados no Brasil é que ingressam clandestinamente no País vizinho. Vale destacar que a moto foi apreendida durante fiscalização de trânsito. No mês de maio, o proprietário tomou conhecimento da apreensão e que havia mais de cinco mil reais em multas. Por intermédio da Operação Fronteira Blindada se procedeu a liberação e entrega da moto, isentando o dono de pagamentos.

Ladrões invadem apartamento e furtam notebooks e vários objetos. Um apartamento foi alvo de ladrões no final da tarde de ontem, por volta das 17 e 30, na Rua República Argentina, no centro de Dionísio Cerqueira. Os criminosos escalaram um muro e a sacada do apartamento vizinho para ter acesso à residência das vítimas. Além de furtarem dois notebooks da marca Acer, os ladrões usaram uma mochila da marca Olimpikus de cor verde, de propriedade das vítimas, para levar os outros pertences. Eles ainda comeram mantimentos da geladeira e derrubaram comida pelo apartamento e em seguida, fugiram pelos fundos do prédio. A polícia esteve no local realizando rondas nas proximidades, mas ninguém foi localizado até o momento.

Mulher fica gravemente ferida em colisão entre moto e carro. Uma colisão entre um carro e uma motocicleta, por volta das 17 horas de ontem, na rua Marcílio Dias, em São Miguel do Oeste, deixou uma motociclista gravemente ferida. O acidente aconteceu quando a motorista de um Ágile, com placa de Romelândia, de 42 anos, cortou a frente da motocicleta Honda Biz, placa de São Miguel do Oeste, pilotada por uma mulher de 52 anos. Segundo a motorista do carro, ela seguia pela rua Almirante Barroso e, ao tentar cruzar a Marcílio Dias, não avistou a moto e acabou colidindo. A motociclista, que seguia sentido centro a prefeitura, bateu na parte frontal do veículo e caiu. Com o choque, ela sofreu fratura exposta na perna esquerda e ferimentos no corpo. Os Bombeiros e o Samu foram acionados. Os médicos do Samu e socorristas do Corpo de Bombeiros trabalharam por cerca de 20 minutos nos primeiros socorros, a imobilizaram e encaminharam a vítima ao Hospital Regional para cirurgia.

Motociclista fica ferido ao colidir contra caminhão na BR-163. A colisão aconteceu por volta das 10 horas da manhã de hoje, na curva do Guareschi, em Barracão, envolvendo uma motocicleta, placa de Capitão Leônidas Marques, e um caminhão, placas de Rodeio Bonito. Segundo o motorista da carreta, de 49 anos, o piloto da moto, BRUNO PEREIRA BUENO, de 19 anos, ao chegar à curva, teria perdido o controle da direção, caiu e acabou colidindo no tanque e em um dos pneus do veículo de carga. Com a força do impacto o pneu acabou estourando. Segundo os socorristas a vítima apresentava suspeita de Traumatismo craniano, além de fratura exposta de fêmur, tíbia e fíbula. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Dionísio Cerqueira. Devido a complexidade dos ferimentos, BRUNO, será transferido ao Hospital Regional de SMOeste para atendimento especializado. O trânsito no local esta em meia pista e a polícia pede cautela dos motoristas que trafegam no local no começo desta tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.