-MORAES DÁ PRAZO DE 24 HORAS PARA DEFESA EXPLICAR IDA À CÂMARA DOS DEPUTADOS
-SISTEMA PRISIONAL DE SANTA CATARINA SERÁ AUDITADO PELO TRIBUNAL DE CONTAS
-EPAGRI FARÁ BUSCA POR PROPRIEDADES RURAIS SEM CAR NA REGIÃO
-CAFÉ COLONIAL É DESTAQUE NO QUARTO DIA DA SEMANA ALEMÃ
-CORPO DE BOMBEIROS INVESTE EM NOVOS EQUIPAMENTOS E VIATURAS
-AGRÔNOMO FAZ PROJEÇÃO OTIMISTA PARA PRODUÇÃO DE MILHO NA REGIÃO
-GAECO REAÇÃO OPERAÇÃO DE COMBATE A FRAUDES A IDOSOS
-INCÊNDIO ATINGE SECADOR DE GRÃOS EM ITAPIRANGA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 11 graus. A máxima deve chegar a 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a terça-feira cotado em cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.
O Irã seguirá adiante com o desenvolvimento de seu programa nuclear, especialmente o enriquecimento de urânio, apesar dos "graves danos" sofridos por algumas de suas instalações devido a bombardeios dos Estados Unidos. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo ministro das Relações Exteriores iraniano, ABBAS ARAQCHI. O diplomata abordou o tema em uma entrevista ao canal americano "Fox News" dias antes de reunião com representantes da Alemanha, França e Reino Unido em Istambul, marcada para a próxima sexta-feira. O ministro garantiu que Teerã também está "aberta" a manter conversas indiretas com os Estados Unidos. A reunião de sexta-feira será a primeira desde a guerra de 12 dias entre Irã e Israel em junho e o bombardeio americano às instalações nucleares iranianas.
Pelo menos mil pessoas foram mortas e seis mil e 500 ficaram feridas enquanto tentavam receber ajuda em Gaza desde o final de maio, informou o Ministério da Saúde palestino nesta segunda-feira. O Ministério não especificou o local das mortes, mas, de acordo com as Nações Unidas, a maioria das vítimas morreu enquanto se dirigiam aos locais de distribuição operados pela Fundação Humanitária de Gaza. Autoridades palestinas e testemunhas disseram que o exército israelense é responsável pela maioria dessas mortes. As Forças de Defesa de Israel reconheceram ter disparado tiros de advertência contra multidões em alguns casos e negaram responsabilidade por outros incidentes.
O clima na Coreia do Sul amenizou nesta segunda-feira após dias de chuvas devastadoras que provocaram enchentes, deslizamentos de terra e deixaram pelo menos 18 pessoas mortas. De acordo com o Ministério do Interior e Segurança sul-coreano, nove pessoas continuavam desaparecidas até a noite de domingo. Em toda a Coreia do Sul, foram registrados danos causados pela chuva em quase duas mil estruturas públicas e duas mil 238 instalações privadas, incluindo fazendas. Embora a chuva tenha diminuído, a agência meteorológica nacional emitiu um alerta de onda de calor em todo o país.
Mais de 714 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social visando reembolsos pelos descontos ilegais de mensalidades associativas feitos entre março de 2020 e março de 2025. A atualização dos números representa 36 por cento do total de beneficiários aptos a assinar o termo de adesão, segundo o governo federal. O prazo para a adesão ao acordo vai até o dia 14 de novembro. A devolução dos descontos indevidos começará a ser feita na quinta-feira em parcela única corrigida pela inflação na conta em que o benefício é pago, por ordem de adesão. Uma medida provisória publicada na semana passada abriu crédito extraordinário de três bilhões 331 milhões de reais para agilizar a devolução.
O presidente da Câmara dos Deputados, HUGO MOTTA do Republicanos, proibiu que parlamentares realizem reuniões de comissões da Casa. O despacho foi assinado nesta terça-feira e publicado no Diário Oficial da Câmara. O ato determina que as atividades legislativas sejam retomadas apenas em agosto. Mesmo estando em recesso, duas comissões da Câmara dos Deputados anunciaram atividades nesta terça-feira para fazer a defesa do ex-presidente JAIR BOLSONARO que acompanharia as sessões. Os colegiados de Segurança Pública e de Relações Exteriores - ambos presididos por parlamentares do PL - marcaram sessão para hoje. Deputados bolsonaristas vieram a Brasília nesta semana mesmo após o início do recesso parlamentar para discutir com o ex-presidente reações ao ministro ALEXANDRE DE MORAES.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF, determinou nesta segunda-feira que os advogados de JAIR BOLSONARO se manifestem no prazo de 24 horas sobre descumprimento de medida cautelar que proíbe o ex-presidente de usar redes sociais, direta ou indiretamente. Desde a sexta-feira, MORAES aplicou medidas cautelares contra Bolsonaro — como o uso de tornozeleira eletrônica ou a proibição de postar nas redes — em razão de indícios de que o ex-presidente tenta atrapalhar o processo em que é réu por tentativa de golpe de Estado. O ministro alertou que, caso a defesa não justifique adequadamente a conduta, poderá decretar a prisão imediata do ex-presidente. Na decisão, Moraes cita vídeos publicados nas redes sociais em que BOLSONARO aparece exibindo a tornozeleira eletrônica e fazendo discurso em um ato com aliados na Câmara. Segundo o ministro, isso configura violação das medidas impostas por ele.
Menos de 30 por cento dos aposentados e pensionistas de Santa Catarina que alegaram descontos indevidos no benefício por associações e entidades já aderiram ao acordo de reembolso proposto pelo INSS. O balanço, atualizado na última sexta-feira, aponta que 13 mil 285 dos 48 mil 358 beneficiários, o equivalente a 27 e meio por cento fizeram a adesão, realizada totalmente pelo aplicativo oficial do INSS. O prazo de adesão vai até 14 de novembro, mas que quem aderiu ao acordo até ontem receberá os valores ainda nesta semana de forma escalonada, ou seja, quem aderiu primeiro, vai receber primeiro. Podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades após 15 dias úteis.
A execução orçamentária da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social para solucionar a superlotação em presídios de Santa Catarina será monitorada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. O acompanhamento ocorrerá durante os exercícios de 2025 e de 2026. A decisão foi motivada depois que o órgão constatou fragilidades na gestão dos recursos do Fundo Penitenciário de Santa Catarina e do elevado número de detentos nas casas prisionais, acima das capacidades. Segundo o relatório elaborado pela Diretoria de Contas de Gestão, Santa Catarina encerrou o mês de junho de 2025 com 30 mil e 36 detentos e um déficit de seis mil 906 vagas. A diretoria também apontou diversas impropriedades durante acompanhamento da execução orçamentária em 2023.
Um esquema de estelionato que lesou ao menos 215 idosos e pessoas vulneráveis foi alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas na manhã desta terça-feira. Foram cumpridos 13 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão em 12 municípios nos estados de Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul. O Ministério Público de Santa Catarina estima que mais de mil pessoas tenham sido prejudicadas pelo grupo. De acordo com o MP, o esquema operava por meio de empresas de fachada que adquiriam créditos judiciais de idosos por valores irrisórios. As vítimas, que têm idade média de 69 anos, eram abordadas em casa ou por meio do site do Instituto de Defesa do Aposentado e Pensionista e induzidas a assinar contratos de cessão de crédito.
Epagri fará busca ativa por propriedades rurais sem CAR na região. O prazo para inscrição das propriedades no Cadastro Ambiental Rural vai até o final do ano e cerca de 40 mil imóveis ainda não foram regularizados em Santa Catarina. O número representa menos de 10 do total de imóveis do estado, mas o índice é preocupante. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, o governo do estado montou uma espécie de força tarefa para o localizar as áreas sem o CAR e auxiliar os agricultores a regularizar a situação. De acordo com SIMON, o governo fez um levantamento das áreas que ainda não foram inscritas no Cadastro Ambiental Rural e, a partir de agora, a Epagri vai começar um trabalho de busca ativa para localizar essas propriedades.
Epagri vai promover encontros com os municípios, apontar os locais sem CAR e localizar os agricultores para explicar a importância do cadastramento ambiental da propriedade. Segundo o gerente regional, SIDNEI SIMON, a Epagri vai realizar encontros com os municípios para iniciar esse movimento de busca do produtores que ainda não fizeram o CAR. A falta do cadastramento dos imóveis rurais no CAR pode gerar uma série de dificuldades para os produtores, como por exemplo, a restrição de acesso ao crédito rural. Conforme o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, sem o CAR, o agricultor ficará impossibilitado, inclusive, de acessar recursos do plano safra. Além disso, o produtor não terá acesso aos benefícios previstos no Código Florestal como a possibilidade de demarcação de reserva legal em percentual inferior a 20 por cento.
O Baile da Terceira Idade movimentou o terceiro dia da décima quinta Deutsche Woche. A programação nesta segunda-feira iniciou já às 13 horas, com o tradicional Baile da Terceira Idade. Um grande público prestigiou o evento no pavilhão comunitário, com animação da banda Os Reis da Alegria. Diversas autoridades também estiveram no evento. Ainda na tarde desta segunda-feira, ocorreu o primeiro desfile do Bierwagen nas ruas da cidade, abertura do Biergarten e show com bandinhas, atrações que também reuniram muitas pessoas na rua Santa Cruz.
O quarto dia da Deutsche Woche será marcado pelo Café Colonial. A programação inicia às 14 horas com Biergarten e prossegue às 17 horas com desfile do Bierwagen. A partir das 17 horas e 30 minutos, ocorre o Café Colonial, na Sociedade Aliança. Serão três horários disponíveis, além do final da tarde, às 19 horas e as 20 horas e 30 minutos, o café também será servido. Todas as fichas foram comercializadas já na semana passada.
Coordenador de cereais da Cooper A1 é otimista com produção de milho na região. Pequenas propriedades investem em produção de milho para silagem, porém a colheita em grãos predomina na região. Investimentos em tecnologias e profissionalização dos agricultores favorece para o aumento da produtividade. Segundo o agrônomo e coordenador técnico de cereais da Cooper A1 em Santa Catarina, CELIOMAR CRESTANI, o cuidado está em várias fases da safra. Ele menciona que no momento ocorre o manejo das plantas de cobertura de inverno, faltando pouco menos de um mês para início do plantio da próxima safra. O trabalho inclui o uso de rolo faca e dessecação para possibilitar uma condição adequada do plantio pois a lavoura de milho necessita de alto investimento.
CELIOMAR CRESTANI projeta no futura atingir até 400 sacas de milho por hectares. Segundo ele, esta é uma situação em regiões de alto desenvolvimento tecnológico em lavouras. Atualmente alguns produtores já atingem próximo de 300 sacas de milho em variedades híbridas de alta qualidade. Segundo o agrônomo, o bom resultado na última safra motiva maior cultivo de milho na região. Com isso o trigo perdeu espaço e tem menor volume de lavouras neste ano. Quem optar pelo trigo atrasa o plantio do milho e não terá condições de realizar duas safras. Conforme CELIOMAR CRESTANI, o cadastro dos associados da cooperativa aponta o plantio de milho destinado a produção de grãos ocupando 60 por cento das áreas de plantio.
Em municípios com características de pequenas propriedades, como é o caso de Itapiranga, mais de 70 por cento do plantio é destinado para silagem visando alimentação do gado de leite. Conforme CELIOMAR CRESTANI, as três milhões de sacas de milho que a cooperativa recebe dos produtores da região representa apenas 30 por cento da demanda. 70 por cento do produto utilizado pela Cooper A1, tem origem do Mato Grosso, além do Mato Grosso do Sul e Paraná. CRESTANI faz uma projeção otimista devido a previsão de condições climáticas favoráveis. CELIOMAR CRESTANI destaca que são nove mil associados com unidades em 11 municípios de Santa Catarina e e 12 município no Rio Grande do Sul. A Cooper A1 ainda possui ação em outros municípios onde ainda não tem unidades comerciais.
Bombeiros de Itapiranga investe em veículos e equipamentos. O Corpo de Bombeiros Militares de Itapiranga conta com 26 anos de atividades e uma grande transformação na frota e efetivo ao longo de sua existência. Atualmente o quartel atende os municípios de Itapiranga e São João do oeste. Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, Subtenente ANDRÉ RAUBER, a constante renovação da frota da corporação é necessário para aprimorar o serviço prestado com novos equipamentos e veículos. O Comandante destaca a aquisição de EPI multimissão, uma roupa de proteção que pode ser utilizada em diferentes ocorrências como o combate a incêndio, resgate veicular, atividade de salvamento em altura e outras ações. RAUBER explica que o tradicional material usado em combate a incêndio era mais pesado e dificultava a mobilidade da equipe.
Com os investimento os profissionais possuem melhor condição de trabalho. O Subtenente ANDRÉ RAUBER cita ainda aquisição de uma nova ambulância e a busca para substituir outra viatura que já possui mais de 10 anos de serviço, apresenta desgaste e alto custo de manutenção devido aos problemas mecânicos. Segundo ANDRÉ RAUBER, atualmente o corpo de bombeiros de Itapiranga possui boa condição de trabalho com efetivo de 14 militares, seis servidores municipais, que são os agentes da defesa civil, além do apoio dos bombeiros comunitários. o Este efetivo trabalha em escala de revezamento e com guarnição adequada para todos os períodos. RAUBER cita ainda a integração com os quarteis, em especial Iporã do Oeste, que auxilia em diferentes ocorrências.
Homem é condenado a mais de 22 anos por matar ex-companheira. O réu RENATO BARUFFI, de 36 anos, foi condenado nesta segunda-feira, a 22 anos, 4 meses de prisão, por matar a tiros sua ex-companheira RENATA FERREIRA, de 44 anos, em outubro de 2023, no centro da cidade de Palma Sola. O julgamento ocorreu na Câmara de Vereadores de Anchieta. Após cometer o crime, BARUFFI fugiu de motocicleta até Flor da Serra do Sul, no Paraná onde permaneceu escondido por cerca de dois meses, até ser preso. Desde então, ficou detido preventivamente, e teve negado o pedido de liberdade para aguardar o julgamento. Durante o julgamento, foi reafirmada a prisão preventiva do réu, que não poderá recorrer em liberdade.
Uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Descanso, de Iporã do Oeste e a Polícia Militar Rodoviária, impediu um golpe envolvendo a venda de uma caminhonete Hilux. O fato ocorreu no início da tarde desta segunda-feira. O proprietário do veículo, morador de Chapecó, havia anunciado a venda da caminhonete Hilux pela internet e foi contatado por um suposto comprador, que solicitou que o carro fosse levado até Iporã do Oeste. Ao chegar à cidade, o vendedor entregou o veículo para que o interessado pudesse levá-lo a uma oficina e realizar uma avaliação técnica. Com a demora no retorno do veículo, o proprietário suspeitou de golpe e acionou a Polícia Militar. Com as informações e características da caminhonete, os policiais iniciaram uma busca. O veículo foi localizado transitando pela rodovia SC-163, entre Iporã do Oeste e Mondaí, e foi abordado após uma breve perseguição.
Ao ser questionado, o suposto comprador alegou que a negociação estava em andamento e que ainda teria alguns dias para realizar o pagamento. O vendedor, no entanto, negou qualquer acordo nesse sentido. Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Iporã do Oeste. No final da tarde a caminhonete foi devolvida ao proprietário. Foi lavrado um Termo Circunstanciado e o suposto comprador, que possui mais de 110 passagens policiais, foi ouvido e liberado em seguida. A Polícia alerta para os cuidados ao realizar negociações pela internet, principalmente envolvendo veículos e grandes valores.
Incêndio atinge secador de grãos em Itapiranga. O fogo iniciou por volta das oito horas e 45 minutos na parte superior do secador dos silos da Cooper A1, em linha Laranjeira. O fogo ficou concentrado na parte interna e os técnicos da cooperativa decidiram fechar o silo para abafar o fogo e evitar a propagação das chamas. O secador possui capacidade de mil sacas e no momento do incêndio não estava cheio. Foram acionadas as guarnições dos bombeiros de Itapiranga e Iporã do Oeste, porém a altura em que o fogo estava concentrado dificultou a ação dos bombeiros. Foi solicitado um guindaste para facilitar o acesso ao ponto de localização das chamas.
Bombeiros e técnicos da cooperativa optaram em não utilizar água para evitar o desabamento da estrutura. A medida adotada foi de abafar o máximo possível o local onde o fogo estava concentrado e desta forma evitar a propagação das chamas. Também foi providenciada a retirada do milho do secador para evitar maior prejuízo. A Celesc também foi acionada para desligar a energia elétrica. Em mais de duas horas ocorreu o combate as chamas e resfriamento do secador. Ninguém ficou ferido na ocorrência e ainda não foram divulgadas as causas do incêndio.
GAECO realiza Operação de combate em esquema de estelionato que lesou idosos. Itapiranga e outras cidades da região fazem parte do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público e polícia. Na manhã desta terça-feira, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, o GAECO, com apoio da Promotoria de Justiça, deflagrou a Operação “Entre Lobos” para cumprir 13 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão em 12 municípios de cinco estados: Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas. Além dos mandados, a ação incluiu a apreensão de 25 veículos e o bloqueio de contas bancárias de 13 investigados e três empresas. A operação contou com mais de 130 agentes, promotores de Justiça e apoio das polícias militares e GAECOs estaduais.
A investigação iniciada há quase um ano, apura a atuação de uma organização criminosa especializada em fraudes contra idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. O grupo aplicava golpes por meio da oferta de ações revisionais de contratos bancários e, posteriormente, induzia as vítimas a cederem seus créditos judiciais por valores irrisórios a empresas de fachada ligadas ao esquema. Um dos principais instrumentos de captação das vítimas era o site do Instituto de Defesa do Aposentado e Pensionista, usado para dar aparência de legitimidade ao golpe. Estima-se que mais de mil pessoas tenham sido lesadas, com prejuízos milionários. Uma vítima com crédito judicial de 146 mil reais recebeu apenas dois mil e 500 reais. Em média, os idosos obtinham menos de 10 por cento do valor a que tinham direito.
As fraudes eram formalizadas por meio das empresas Ativa Precatórios, em Pinhalzinho, Santa Catarina e BrasilMais Precatórios, em Fortaleza, no Ceará. Juntas, elas receberam mais de seis milhões da Justiça, mas repassaram às vítimas apenas 595 mil reais. O restante foi apropriado pela organização criminosa, que usava procurações, planilhas financeiras e empresas de fachada para dificultar a responsabilização penal. As ordens judiciais foram acompanhadas por representantes da OAB e incluíram alvos em Itapiranga e Iporã do Oeste. As investigações seguem em andamento.