ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 22 07 2020

-CÂMARA APROVA NOVO FUNDEB E AMPLIA RECURSOS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

-MINISTRO DA SAÚDE VISITA SC PARA PLANEJAR AÇÕES CONTRA O CORONAVÍRUS

-FESTA DO COLONO E MOTORISTA SERÁ NESTE DOMINGO NO MUNICÍPIO

-DNIT CONCLUI 30 POR CENTO DAS OBRAS PREVISTAS PARA AS BRs 282 E 158

-FETRAF COMEMORA APROVAÇÃO DE AJUDA EMERGENCIAL PARA AGRICULTURA FAMILIAR

-CAMINHÃO DA REGIÃO É APREENDIDO COM 330 QUILOS DE COCAÍNA NO RS

-HOMEM MORRE EM INCENDIO QUE ATINGIU FÁBRICA DE MÓVEIS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo cinco reais e 94 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Forças federais dos Estados Unidos entraram em confronto com manifestantes em Portland, no estado do Oregon, na madrugada desta quarta-feira. Os manifestantes estão nas ruas do centro da cidade desde a noite de terça-feira. Eles protestam contra o racismo e a violência policial. Nesta madrugada, os manifestantes chegaram a cercar dois prédios federais e também a cadeia local. Tropas federais foram enviadas a Portland na semana passada, pelo presidente DONALD TRUMP, e prenderam centenas de pessoas, mesmo sob duras críticas do prefeito e da governadora, que são do partido Democrata.

Os Estados Unidos determinaram nesta quarta-feira o fechamento do consulado da China em Houston, no Texas. O Departamento de Estado americano informou que a medida tem o objetivo de proteger a "propriedade intelectual e as informações privadas dos americanos". O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China,condenou a ação, que ocorre no momento em que as tensões aumentam entre as duas maiores economias do mundo. Ele alertou que seu país pode tomar medidas firmes de retaliação se os Estados Unidos não reverterem sua decisão.

LUIS ARCE, afilhado político do ex-presidente EVO MORALES, e o ex-presidente de centro, CARLOS MESA, estão empatados com 26 por cento das intenções de voto com vistas às eleições presidenciais de seis de setembro na Bolívia. De acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira, a presidente interina, JEANINE ÁÑEZ, está em terceiro lugar com 14 por cento. Esta é a primeira pesquisa publicada desde março, mas não contempla cidades intermediárias, nem a área rural, redutos eleitorais do Movimento ao Socialismo, liderado por EVO MORALES, que governou o país de 2006 a 2019.

As distribuidoras poderão voltar a cortar a energia de consumidores que deixarem de pagar suas contas a partir de primeiro de agosto. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica nesta terça-feira. Apenas usuários enquadrados no programa Tarifa Social, destinado a famílias de baixa renda, terão o fornecimento mantido até o fim do ano mesmo que não consigam arcar com as faturas. Relatora do processo, a diretora ELISA BASTOS SILVA, reconheceu que as dificuldades econômicas e financeiras da população em razão da pandemia continuam, mas ponderou que a principal ferramenta das concessionárias de distribuição para evitar a inadimplência é o corte do fornecimento. A Aneel manteve também o direito das distribuidoras de cobrar taxa de religação após a regularização da situação de inadimplência.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, entregou nesta terça-feira ao Congresso Nacional sua primeira fase da proposta de reforma tributária, que prevê a unificação de PIS e Cofins. A proposta já é debatida na Câmara e Senado, que discutem reformas tributárias com mais impostos. No primeiro caso, o texto unifica cinco impostos e, no segundo, nove. De acordo com o projeto apresentado ontem,o governo propõe apenas a unificação do PIS e Cofins em um único imposto, chamado de CBS, Contribuição sobre Bens e Serviços, com alíquota de 12 por cento. Críticos argumentam que a unificação de impostos federais é onerosa para o setor de serviços, responsável por cerca de 70 por cento do PIB, Produto Interno Bruto brasileiro.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição que renova o Fundeb – fundo que financia a educação básica – e amplia gradualmente a participação da União. Hoje, a União complementa o Fundeb com 10 por cento adicionais sobre o valor total arrecadado por estados e municípios. Em 2021, esse índice sobe para 12 por cento e avança gradativamente até chegar em 23 por cento em 2026. Arelatora do novo Fundeb, DORINHA SEABRA do DEM de Tocantins, destacou a importância do tema e disse que a aprovação representava um passo em direção à igualdade de direitos e acesso à educação de qualidade no país. Com a conclusão da votação, a PEC seguirá para o Senado.

Santa Catarina voltou a ter mais de quatro mil testes de coronavírus represados no Lacen, Laboratório Central de Saúde Pública. Até segunda-feira, quando foi divulgado o boletim mais atualizado da Secretaria de Estado da Saúde, havia quatro mil 230 testes à espera de diagnóstico. Desta forma, o Estado volta ao mesmo patamar de duas semanas atrás, quando havia cerca de quatro mil e 800 testes represados. O aumento foi verificado na última semana e vem crescendo desde a última quinta-feira. A Secretaria negou que haja desabastecimento de insumos no laboratório. A administração afirma que chegaram novos kits na semana passada. Na última terça-feira, a unidade recebeu 100 kits de extração viral e 200 kits de detecção do Ministério da Saúde.

A sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Respiradores desta terça-feira não teve nenhum depoimento tomado pelos deputados. O empresário FÁBIO GUASTI, apontado como representante da empresa que vendeu os aparelhos, negou-se a falar. Com isso, a sessão foi curta e os parlamentares fizeram outros encaminhamentos relacionados à investigação. A CPI apura a compra feita pelo governo de Santa Catarina de 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação e pagamento antecipado. Ontem, a CPI aprovou requerimento para que o vereador de Florianópolis ED PEREIR preste depoimento na próxima terça por causa de um áudio em que fala que dois amigos dele investiram dinheiro no ex-secretário estadual da Casa CIVIL DOUGLAS BORBA durante a campanha eleitoral do governador CARLOS MOISÉS.

O ministro interino da Saúde, general EDUARDO PAZUELLO, está em Santa Catarina nesta quarta-feira para uma agenda com foco nas ações de combate ao coronavírus. A visita faz parte de um roteiro do ministro pela região Sul do Brasil, que vive um momento de aumento dos casos de covid-19. Conforme o Ministério da Saúde, a agenda de PAZUELLO em Florianópolis envolve duas reuniões e uma coletiva de imprensa. O primeiro compromisso ocorreu agora à pouco: uma reunião técnica com o governador CARLOS MOISÉS, o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, e técnicos do ministério e do governo catarinense. À tarde, PAZUELLO vai se reunir somente com o prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO, e o secretário estadual ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. As reuniões devem ocorrer na Casa d'Agronômica e na sede da Defesa Civil, onde está montado o Centro de Operações de Emergência em Saúde.

A administração de Descanso finalizou as obras de reforma do Parque de Máquinas da Prefeitura. O local recebeu uma série de melhorias. O investimento foi de cerca de 95 mil reais com recursos. Além da troca e ampliação do telhado, o espaço onde fica o almoxarifado, a Secretaria de Transportes e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, ganhou nova pintura e reforma do banheiro. A rede elétrica e hidráulica foi refeita. Segundo o prefeito Sadi Bonamigo, a obra é uma ação de melhoria contínua no parque. Ele lembrou que em 2019 foi construído um galpão grande para comportar a demanda na questão de segurança das máquinas, equipamentos e veículos. Agora, a reforma teve o objetivo de dar mais conforto aos servidores.

Cerca de 800 profissionais das redes municipais de ensino participaram, no primeiro semestre, da formação continuada oferecida pela Unoesc São Miguel do Oeste. Segundo a professora JANES CEREZER KÖHNLEIN, a formação teve o objetivo de instrumentalizar os educadores com estratégias pedagógicas para dar continuidade ao ensino de forma remota nas redes municipais de São Miguel do Oeste, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste e Iraceminha. Ela explicou que os educadores foram capacitados para trabalhar com os alunos por meio de recursos e materiais audiovisuais, webconferências e videoaulas. Durante a capacitação foram propostas atividades por meio de mídias ou no formato impresso para os estudantes que não dispõem de acesso às tecnologias. JANES disse que a capacitação foi importante na medida em que os professores estão tendo que ensinar em um novo contexto imposto pela pandemia do coronavírus.

A formação continuada dos professores das redes municiais contemplou educadores de diferentes níveis de ensino, além de merendeiras e equipes que trabalham nos serviços gerais das escolas. Os educadores da Educação Infantil receberam orientações sobre as possibilidades de manter o vínculo com as crianças e com a família, por meio de contação de histórias, atividades lúdicas e confecção de materiais. Os professores do Ensino Fundamental conheceram oficinas com situações e possibilidades que podem ser utilizadas no dia a dia da escola neste momento em que o ensino ocorre de forma remota. Já os manipuladores de alimentos e os profissionais de serviços gerais participaram de uma formação, que abordou questões de biossegurança e indicações do MEC para o retorno das aulas. Segundo a secretária de Educação de São Miguel do Oeste, JAQUELINE GABOARDI, as formações servem como alicerces para construir escolas com profissionais e cidadãos mais competentes, éticos e humanos.

O Poder Judiciário de Santa Catarina conta com novos juízes substitutos para reforçar a prestação de serviços à comunidade. Após aprovação em concurso e aprendizado na Academia Judicial, os juízes substitutos foram designados para as comarcas de Santa Catarina. Eles permanecem nessa condição por dois anos. Trata-se de uma etapa anterior à promoção para juízes titulares. O Oeste recebeu seis juízes substitutos. A comarca de São Miguel do Oeste recebeu o juiz substituto CARLOS HENRIQUE GUTZ LEITE DE CASTRO que já despachando no fórum do município.

O tradicional Desfile do Colono e Motorista pelas ruas da cidade está confirmado para o próximo domingo, mas com algumas novidades em razão da pandemia do coronavírus. A ação é organizada pela Comunidade do bairro São Gotardo, juntamente com a IECLB, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Segundo o Pastor da Igreja, ILDO SOARES DOS SANTOS, a intenção é de manter a tradição de comemorar a data, mesmo com a pandemia da COVID-19. A festa com almoço na comunidade foi cancelada, mas o desfile está mantido, bem como a benção dos veículos e culto. A novidade é que o churrasco será vendido para consumo em casa pelas famílias. As pessoas podem comprar as fichas com os membros da comunidade e retirar a carne a partir das 11 e meia de domingo.

A programação do Dia do Colono e Motorista começa as nove horas da manhã do dia 26 de julho com o desfile dos carros e caminhões. A saída será do antigo Posto do Lírio na Waldemar Rangrab. A benção dos veículos vai ocorrer na frente da Igreja Evangélica, próximo ao Hospital São Miguel. As dez horas aconteceu o culto com todos os cuidados sanitários e limitação de público. O churrasco será entregue a partir das 11 e 15 com retirada no local. Os espetos com dois quilos e meio de carne assada serão vendidos a 60 reais. As fichas estão sendo vendidas na secretaria da paróquia e com os membros da diretoria da comunidade.

O Dnit segue realizando diversos trabalhos ao longo das BRs 158 e 282. A informação é do supervisor regional do órgão, DIEGO DA SILVA. Conforme ele entre as ações que estão sendo executadas a principal é a detonação de rochas ao longo das rodovias. Segundo ele, o trabalho é realizado constantemente entre São Miguel do Oeste e Chapecó. De acordo com DIEGO, o Dnit possui um cronograma de detonações que acabam gerando o bloqueio da pista por pelo menos uma hora em cada ação executada pelos profissionais do órgão.

A próxima detonação do Dnit na BR-282 será realizada amanhã na região. A afirmação é do supervisor regional do órgão, DIEGO DA SILVA. Ele destacou que as ações vão ocorrer em Maravilha nos quilômetros 609 e 500 e nas proximidades da ponte sobre o Rio Iraceminha nos quilômetros 610 e 500. Ele ressaltou que os trabalhos devem ocorrer em dois horários, sendo entre nove e dez da manhã e entre uma e duas da tarde. DIEGO lembrou que o tempo máximo de fechamento da pista nesses pontos deve ser de aproximadamente uma hora.

O Dnit já concluiu 30 por cento das obras previstas nas BRs 158 e 282. O comentário é do supervisor regional do órgão, DIEGO DA SILVA. Ele disse que até então os trabalhos estavam concentrados na execução da terceira faixa ao longo da rodovia e a partir de agora as ações devem ser voltadas aos reparos na pista principal entre Iraceminha e São Miguel do Oeste. DIEGO DA SILVA revelou que esse trabalho deve ser iniciado ainda nesta semana na região.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou três altas hospitalares de pacientes de São João do Oeste, São José e Itapiranga nesta terça-feira. De acordo coma a unidade, quatro pacientes, três deles confirmados para Covid e um suspeito, permanecem internados na UTI. Na Enfermaria, são cinco casos positivos. A taxa de ocupação da UTI é de 21 por cento. Já nos leitos simples de enfermaria, a taxa é de 31 por cento. Desde o começo de março, o Hospital Regional já teve 80 pacientes de Covid internados na enfermaria e 31 na UTI. A unidade já registrou três óbitos provocados pela nova doença.

Seis pessoas, três mulheres e três homens, entraram para a lista de recuperados da covid-19 nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Os dados são do Boletim Diário divulgado pela Secretaria de Saúde. Outras cinco pessoas, sendo quatro mulheres e um homem, testaram positivo para a doença no dia de ontem. Do total de 184 casos confirmados, 161 já se recuperaram. 23 pessoas estão com o vírus ativo no momento e estão em isolamento domiciliar.

A Fetraf Sul comemorou a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que estende o auxílio emergencial de cinco parcelas de 600 reais a agricultores familiares que ainda não tenham recebido o benefício. De acordo com o coordenador da federação no estado, JANDIR SELZLER, o projeto é muito importante para os pequenos agricultores. Ele explicou que além dos 600 reais, os produtores familiares também poderão acessar um recurso de dois mil e 500 reais, em parcela única, por unidade familiar. Outro ponto positivo citado por JANDIR é uma linha de crédito de 10 mil reais, para pagar em 10 anos com cinco de carência e juro de um por cento ao ano.

A aprovação do projeto 735 que trata do socorro para os agricultores familiares reúne cerca de 25 projetos de lei que tramitavam no congresso nacional. A informação é do coordenador da federação no estado, JANDIR SELZLER. Ele disse que a matéria aprovada pela câmara dos deputados contempla temas como a garantia da safra, comercialização, endividamento, credito de emergência e recursos de fomento para garantir a renda das famílias com maior dificuldade. SELZLER disse que o projeto é fruto de uma ampla mobilização dos movimentos sociais e sindicais. Ele citou que o governo deixou de atender muitos pedidos via plano safra e esses pontos foram incluídos no projeto 735. Para o sindicalista, a proposta terá um impacto positivo para a agricultura regional.

O projeto de socorro para a agricultura familiar vai atender a maioria dos agricultores do extremo-oeste. A projeção é do coordenador da Fetraf no estado, JANDIR SELZLER. Ele reforçou que as medidas previstas na propostas são necessárias e estão sendo aguardadas com muita expectativa. SEZLER comentou que as ações já deveriam ter sido implantadas e que a mobilização continua para garantir a aprovação do projeto no Senado.

Um homem que deveria estar em isolamento foi flagrado pela Polícia Militar trabalhando na Linha Cristo Rei, interior de São João do Oeste. A guarnição da PM foi acionada em função de que um homem, que deveria estar cumprindo o isolamento, estaria trabalhando. Ele foi abordado pelos policiais e disse que estava em isolamento, mas que não sabia exatamente como deveria cumprir a determinação. Foi confeccionado o boletim de ocorrência e o homem assinou termo se comprometendo a comparecer em audiência. A Polícia Militar explica que quando as pessoas são afastadas do trabalho por suspeita ou confirmação da Covid-19, assinam um termo de compromisso e recebem as orientações, e o descumprimento das normas pode configurar crime.

Um caminhão com placas de Itapiranga foi apreendido com 331 quilos de cocaína nesta terça-feira em Porto Alegre. O veículo foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal na freeway. A droga estava sendo transportada em um caminhão Volkswagen carregado com tomate, couve-flor, repolho e brócolis. O entorpecente, que estava embaixo das caixas dos produtos, foi detectado por um cão farejador da própria PRF. A apreensão ocorreu após o efetivo da polícia rodoviária receber informações do serviço de inteligência da instituição. Em um primeiro momento, o motorista do veículo, de 42 anos, alegou que vinha do Paraná somente com os hortigranjeiros. Na revista minuciosa, porém, os policiais rodoviários federais encontraram o produto. O caminhoneiro admitiu que foi pago para trazer a droga do Paraná e entregá-la na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele confessou também que receberia em torno de 10 mil reais pelo "serviço".

Policiais rodoviários federais apreenderam 345 garrafas de vinho de origem Argentina importadas irregularmente nesta terça-feira na BR 282. A apreensão ocorreu por volta das oito horas da manhã em Iraceminha. Durante fiscalização de rotina, os policiais abordaram um Fiat Fiorino placas de Balneário Camboriú. O motorista afirmou aos policiais que no compartimento de carga do furgão havia apenas salgadinhos industrializados. No entanto, debaixo das caixas do alimento, os policiais descobriram 60 caixas de vinho importado sem qualquer comprovação fiscal aduaneira. O motorista, de 30 anos, vai responder pelo crime de descaminho. O veículo e a mercadoria foram levados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu um homem com mandado de prisão em aberto nesta terça-feira. A ordem judicial foi cumprida por volta das sete e meia da noite na rua Itaberaba, centro da cidade. A Polícia Militar foi averiguar uma ocorrência de disparo de arma de fogo no local. A guarnição abordou dois homens e nada de ilícito foi encontrado com eles. Ao analisar a situação deles no sistema de informações da segurança pública, foi constatado que um deles possuía mandado de prisão em aberto. Ele é acusado pelo crime de ameaça. O homem foi preso e conduzido até a Unidade Prisional em São Miguel do Oeste.

Um trabalhador morreu em um incêndio de grandes proporções em uma empresa que trabalha com móveis sob medida e estofados em São Lourenço do Oeste. O fogo atingiu a indústria na tarde de ontem. Um colaborador da empresa, JOSÉ PAGANI, morreu no incêndio que atingiu o barracão de espuma da indústria. Em nota, a empresa citou que PAGANI era um profissional exemplar e dedicado com quase 40 anos de atuação na fábrica.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.