ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 22/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

Milhares de pessoas fizeram, neste sábado, uma manifestação de apoio ao governo pró-Pequim e à polícia em Hong Kong. Hong Kong foi abalada, por mais de um mês, por manifestações gigantescas, em sua maioria pacíficas, após um polêmico projeto de lei do governo que permitiria a extradição de seus cidadãos para a China. A medida foi vista com preocupação por diversos grupos que viam nela uma potencial ameaça para as liberdades dos moradores da ilha. No sábado, os apoiadores do governo foram às ruas com bandeiras chinesas e segurando cartazes em apoio à polícia.

Mais de 20 mil pessoas manifestaram-se no centro de Moscou neste sábado para exigir eleições locais livres e justas. A oposição convocou este protesto depois que as autoridades invalidaram o registro de cerca de 30 candidatos para as eleições parlamentares na cidade de Moscou. O líder da oposição ao Kremlin, ALEXEI NAVALNI, está entre os candidatos que tiveram o registro invalidado. A votação está marcada para setembro.

Mais de mil e 300 bombeiros e 400 veículos atuam para combater um incêndio em uma região montanhosa do centro de Portugal. A Polícia Judiciária do país recolheu artefatos piroténicos, o que pode indicar que o fogo possa ter iniciado de forma criminosa. O incêndio já deixou 30 feridos na região de Castelo Branco, incluindo oito bombeiros. Um civil gravemente queimado foi levado de helicóptero para Lisboa. Um dos focos do incêndio se espalhou por cerca de 25 quilômetros.

O ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO FREITAS, afirmou que a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres com as regras para o cálculo do piso do frete rodoviário será suspensa. Segundo o ministro, vai ser aberta uma nova rodada de negociação com os caminhoneiros. Há uma reunião prevista para quarta-feira. As novas regras para o cálculo do frete mínimo geraram críticas de caminhoneiros. A resolução foi publicada pela ANTT na última quinta-feira, após passar por consulta pública e entrou em vigor no sábado. A nova resolução prevê que 11 categorias de cargas serão usadas no cálculo do frete mínimo e amplia os itens considerados no cálculo.

Os economistas das instituições financeiras interromperam uma sequência de 20 semanas de queda da projeção crescimento do Produto Interno Bruto deste ano e também passaram a estimar uma inflação menor. As previsões constam no boletim de mercado também conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. A estimativa de alta do PIB deste ano passou de zero vírgula 81 por cento para zero vírgula 82 por cento na semana passada. Essa previsão está próxima à projeção oficial do Banco Central e também do Ministério da Economia para 2019. Para 2020 a previsão de crescimento do PIB permaneceu estável em dois vírgula um por cento.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo que o governo "pode pensar", no futuro, em reduzir a multa de 40 por cento do saldo do FGTS paga a trabalhadores sem justa causa. Ele deu a declaração, antes de almoçar em um restaurante em Brasília, ao ser questionado por jornalistas se o governo estuda reduzir essa multa. BOLSONARO afirmou que “a gente pode pensar lá na frente em alterar o valor. O presidente disse também que a liberação de saques do FGTS pode ser anunciada na quarta-feira. De acordo com o governo, a liberação de saques de contas do FGTS e do PISPasep é uma medida para aquecer a economia. A liberação dos saques deve colocar o total de 63 bilhões na economia do país.

O Governo do Estado pagou na sexta-feira a primeira parcela do décimo terceiro salário aos servidores estaduais. A medida irá injetar 216 milhões de reais na economia catarinense e atende a 149 mile 88 servidores civis e militares da administração direta, autarquias e fundações do poder Executivo, além de pensões previdenciárias. O valor corresponde a 25 por cento da gratificação e foi definido após criteriosa análise da viabilidade financeira das contas estaduais. A segunda parcela, com mais 25 por cento da gratificação natalina, será paga no dia 19 de agosto. A terceira e última parte será quitada até dia 17 de dezembro, conforme o cronograma divulgado no início de 2019.

Os números finais da safra 201819 confirmam a recuperação em sete vírgula 24 por cento na área cultivada de milho. Os dados são relativos a primeira e segunda safras na comparação com 201718. Ao todo, os catarinenses plantaram 346 mil hectares com o grão. A produtividade foi a segunda maior entre as três últimas safras, alcançando oito mil 286 quilos por hectare. No total das duas safras, a produção estadual de milho ficou em dois milhões 890 mil toneladas. Os preços reagiram em junho, recuperando parte das perdas dos últimos meses. Os dados estão no Boletim Agropecuário divulgado pela Epagri.

Um fiscal ambiental foi preso na sexta-feira suspeito de cobrar propina para não aplicar multas em Blumenau, no Vale do Itajaí. A audiência de custódia do servidor, gerente de fiscalização da Fundação Municipal do Meio Ambiente foi realizada na tarde deste sábado e a Justiça decidiu manter a prisão. Ele também foi exonerado do cargo. O pedido de propina de três mil reais foi gravado por empresários de uma empreiteira, após orientação da Polícia Civil. Uma câmera escondida numa viatura descaracterizada também flagrou a ação, na noite de sexta.

Transmissões da sexta edição do Festerê, passam de 90 mil acessos. O evento foi transmitido pela rádio Atalaia, emissora afiliada da Rede Peperi, que além do rádio, oportunizou aos internautas acompanhar o festival nas três noites pelo facebook, na página Portal Peperi. Em todas as noites do Festerê, pessoas de diversas partes do mundo, puderam interagir na live, e fazer seus comentários quanto as apresentações do festival.

Festerê 2019 é sucesso em público e qualidade. Grandes emoções marcam a final do Festerê em Campo Erê. O evento que aconteceu no sábado, levou para o palco 20 finalistas nas categorias Popular, Gospel, Sertaneja e Nativista. Acompanhados pela Banda América, os calouros soltaram a voz no palco, emocionando o público, deixando a decisão acirrada e difícil para os jurados. O corpo de jurados, composto por cinco profissionais da área musical, teve dificuldade já na classificatória do Nacional, e na final, sábado, o trabalho foi ainda maior.

Premiação foi bem disputada e os jurados tiveram um trabalho difícil para avaliar os critérios de cada calouro. O comentário é de RAQUEL CRISTINA – coordenadora do Festerê neste ano. Ela ressalta todos os candidatos eram muito bons. Afirma que o Festerê, tanto na Fase Municipal, quanto na Nacional superou as expectativas de todos.

Alto nível dos calouros do Festerê 2019 é surpreendente. Para o prefeito de Campo Erê ODILSON LIMA, isso ocorreu não só na Fase Nacional, mas também na Municipal, que revelou novos talentos nesta edição. Observa que a cada ano que passa, os calouros tem se aperfeiçoado mais e escolhido as músicas com mais experiência deixando o festival com um nível de muita qualidade. NEGO LMA, lembra que as festividades de Campo Erê, ainda não encerraram, no próximo final de semana no dia do aniversário, no sábado, ocorre o corte de bolo com programação do dia do evangélico e ainda a Feira do MEI.

Conheça os vencedores do Festerê 2019 Categoria Popular e Gospel. Primeiro lugar: ANDRÉ DI BARROS; segundo KARINI MURAKAMI; terceiro lugar: EDENILSON ALVES; quarto: MALLU CAVALCANTI e quinto lugar: TRIO PAIS E FILHA. Já na categoria sertaneja e nativista os cinco primeiros colocados são: primeiro lugar: GRUPO ÁGUAS NATIVAS; segundo: EZEQUIEL e MONALIZA; terceiro: DIEISON e DINIS; quarto lugar: KEILA LIMA e GILSON RAFAEL e quinto lugar as campoerenses, vencedoras da Final do Municipal: SIDIANE e ELIZIANE.

Fundação Hospitalar se prepara para mais um Fandango da Solidariedade. VALENTIM DE MACEDO do Hospital de São Lourenço do Oeste, ressalta que os ingressos e mesas para o Fandango da Solidariedade estão à venda. Lembra que objetivo é arrecadar fundos para a manutenção das atividades, por isso, a Fundação Hospitalar São Lourenço realiza nesta quinta-feira, mais uma edição do Fandango da Solidariedade no CTG Amizade Sem Fronteiras.

Fandango da Solidariedade é promovido pela entidade hospitalar. Segundo DE MACEDO, ação conta com o apoio do CTG Amizade Sem Fronteiras. Animação fica por conta do grupo Os Monarcas. Quem quiser fazer reservas de mesa, precisa procurar a entidade hospitalar. Lembra que o ingresso antecipado custa 25 reais e na hora 30. As mesas estão sendo comercializadas por 50. Frisa que todo o lucro é empregado na manutenção das atividades do hospital.

Casamento coletivo marca programação de aniversário de São Lourenço do Oeste. Quem conta é secretária de Assistência Social, MARLICE PERAZOLI. Relata que o evento foi realizado na última sexta-feira. Ao todo foram 29 casais que celebraram a união de forma religiosa e civil, num evento que reuniu cerca de 500 pessoas. Para a secretária de Assistência Social, foi muito bonito ver tantos casais realizando um sonho e, mais ainda, poder ter feito parte desta história.

Celebração religiosa ocorre nas igrejas onde cada casal participa. Quem explica é MARLICE PERAZOLI, comenta ainda que o momento no civil foi realizado na Arena de Eventos Albano Luiz Menegatti, no Centro de Eventos. Conforme MARLICE, o casamento coletivo é a forma que muitos casais encontram de oficializar a união.

Campo Erê sedia plenária da Facisc região noroeste. A reunião ocorreu na última semana da ACICECDL e teve como principal objetivo a troca de informações, treinamento para Presidentes. A FACISC – A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, segue com roteiro de encontros em todas as regiões do estado.

Frio e geada deixa corpo de bombeiros em alerta. VANTUIR SCHOENNIGER, comandante do quartel de Campo Erê, revela que como a geada deixa as vegetações mais secas, a população aproveita para fazer queimadas para limpeza de lotes e propriedades. No entanto de acordo com ele, além de ser proibido por lei é altamente perigoso. Conta que neste ano os bombeiros já foram chamados para fazer o controle de incêndio na região.

Com qualquer mudança do vento o fogo pode tomar outra direção e causar um grande incêndio. A constatação é de VANTUIR SCHOENNIGER, o comandante afirma que o fogo pode facilmente sair do controle das pessoas, não sendo mais possível controla-lo. Alerta que deve ser evitado as queimadas, principalmente em beira de rodovias, a fumaça pode atrapalhar muito a visão de motoristas que trafegam pela região.

Após colisão de veículos no centro um deles tomba na pista. Por volta das 16 horas de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atender a um acidente de trânsito, na Rua Coronel Bertaso esquina com a Rua Rio de Janeiro, centro de Campo Erê. Ao chegar no local a guarnição confirmou o sinistro, trata-se de uma colisão lateral seguido de tombamento, envolvendo um Siena, placas de Anchieta e um Pálio emplacado em RenascençaPR. Com o impacto da batida um dos veículos tombou na pista. Não houve vítimas, apenas dados materiais, a guarnição auxiliou a Polícia Militar para destombar o veículo com segurança.

Polícia apreende 48 mil reais em mercadorias. Apreensão ocorreu ontem em São Lourenço do Oeste. Desta vez, foram apreendidas 48 mil em mercadorias contrabandeadas. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar Rodoviária por volta de 6 horas, depois que um ônibus de Bento Gonçalves, conduzido por um homem de 39 anos, foi abordado. Segundo a PMRv, foi verificado que seis passageiros tinham a quantia de 12 volumes de mercadorias oriundas do Paraguai sem os devidos desembaraços aduaneiros, somando aproximadamente 48 mil. Diante das irregularidades, as mercadorias foram apreendidas e serão encaminhadas para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Homem é preso com arma de fogo pela Polícia Militar em Campo Erê. A PM foi acionada para atender a uma ocorrência de briga no Tênis Clube onde ocorria o Baile do Festerê, por volta das 03 horas e 30 minutos de ontem. Ele teria sido colocado para fora pelos seguranças tendo se mostrado bastante agitado e tentou retornar ao local para continuar a briga momento em que foi impedido pelos Policiais Militares. Os familiares e amigos do homem também se encontravam no local se comportando de forma igual sendo necessário, em alguns momentos, utilizar meios para conter os envolvidos.

O homem tentou intimidar os policiais. A guarnição interviu novamente, mediando a situação e aos poucos todas as pessoas que ali estavam começaram a dispersar. Durante a ocorrência, a guarnição foi comunicada que haviam dois homens próximos à Fábrica Nacional e um deles estava de posse de uma espingarda, e que ambos seguiam em direção ao Tênis Clube. A guarnição foi até o encontro deles e pelas vestes e características, logo reconheceu os dois, como sendo uns dos envolvidos .

Ao avistarem a viatura, um deles continuou indo sentido ao Tênis Clube e o outro retornou para o Bairro Cohab se desfazendo de uma espingarda de pressão modificada para cal. 22 a qual foi apreendida. A guarnição conseguiu abordar o homem de 34 anos, e deu voz de prisão por posse de arma de fogo de uso permitido. Toda a ocorrência contou com o apoio dos policiais militares de Palma Sola e São Bernardino.

Polícia Militar apreende facões nos arredores do Tênis Clube. Os policiais acreditam que essa ação preventiva possivelmente evitou uma grande confusão, como aconteceu numa formatura de escola, no mesmo local, quando houve graves ferimentos. Por volta da meia noite e 10 minutos de ontem, a PM foi informada de que havia um grupo de pessoas, alguns vestidos com jaqueta de couro, que estavam de posse de facões e facas. Essas pessoas se dirigiam ao Tênis Clube.

Tão logo a polícia recebeu denúncias, passou a fazer buscas nos arredores do Clube na tentativa de localizar os suspeitos e apreender as armas. Nesse trabalho as suspeitas se confirmaram. Foi encontrado, no porta malas de um Gol, emplacado em Campo Erê, dois facões e três adagas em baixo dos bancos do veículo. Próximo ao carro estavam várias pessoas com as características repassadas. Todos foram abordados e revistados. Um deles é proprietário do Gol. Ele alegou que um facão era usado para trabalhar.

Policiais relatam que o dono do veículo tentava disfarçar a real tentativa do grupo. Desconfiam que essas pessoas se dirigiam ao baile no Tênis Clube para brigar. Ficou claro, inclusive, que os suspeitos deixaram o veículo aberto para facilitar a ação deles, como apanhar as armas no momento oportuno. Policiais de Palma Sola e São Bernardino reforçaram o trabalho da PM de Campo Erê, na segurança no Tênis Clube.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.