ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 22 06 2020

-SENADO PODE VOTAR MARCO LEGAL PARA O SANEAMENTO BÁSICO NA QUARTA

-EMENDAS IMPOSITIVA INJETAM 43 MILHÕES NA SAÚDE DOS MUNICIPIOS

-PSB AMPLIA FRENTE DEMOCRÁTICA CRIADA EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-SINDICATO DOS PRODUTORES VAI ELEGER NOVA DIRETORIA NESTA SEMANA

-FETAESC DIZ QUE PLANO SAFRA FICOU ABAIXO DO ESPERADO PELA AGRICULTURA FAMILIAR

-POLÍCIA MILITAR PRENDE DUAS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NO MUNICÍPIO

-COLISÃO FRONTAL ENTRE VEÍCULOS DEIXA UM MORTO E CINCO FERIDOS NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos e meio.

O governo francês anunciou que os cinemas e cassinos do país vão voltar a funcionar a partir de hoje. Além disso, os estádios de futebol voltarão a receber público, limitado a cinco mil espectadores, a partir do dia 11 de julho. Em comunicado oficial, o governo informou que "a melhoria da situação sanitária" relacionada à pandemia do coronavírus permite "suspender certas proibições sob a condição de que todos mantenham uma postura vigilante". A reabertura de boates, feiras e salões de festa, internacionais serão decididas "a partir de setembro".

A Espanha deixou neste domingo o estado de emergência vigente desde março. Segundo o primeiro-ministro PEDRO SANCHEZ, o país entra agora no chamado "novo normal" com a reabertura das fronteiras. Ele afirmou que o país tem condições de avançar, mas o governo faz isso com uma advertência clara: o vírus pode voltar. A Espanha foi um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus no mundo. Ao todo, são 245 mil 938 casos com 28 mil e 300 mortes. O número de novos casos vem diminuindo no país.

O presidente norte-americano, DONALD TRUMP, retomou a campanha eleitoral em Tulsa, Oklahoma, neste final de semana. Durante discurso em um comício, ele afirmou ter ordenado reduzir os testes para detecção de Covid para reduzir o número de casos. Mais tarde, a Casa Branca afirmou que TRUMP estava brincando. No evento, ele defendeu o plano de fechar as fronteiras e as medidas para conter a pandemia. A eleição presidencial nos Estados Unidos está marcada para o dia três de novembro.

O senador FLÁVIO BOLSONARO divulgou uma nota neste final de semana em que se diz vítima de uma "campanha de difamação" patrocinada por um "grupo político". Segundo o parlamentar, o objetivo desse grupo seria “recuperar o poder que perderam na última eleição". O senador é apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como chefe de uma organização criminosa que atuou em seu gabinete no período em que foi deputado estadual do Rio de Janeiro. Um dos crimes, segundo o MP, foi a chamada “rachadinha”, em que servidores do gabinete devolviam parte do salário ao deputado. Na semana, o ex-servidor de FLAVIO, FABRÍCIO QUEIROZ, foi preso em São Paulo.

O nome do secretário de Educação do Paraná, RENATO FEDER, está sendo avaliado pelo governo federal para assumir o Ministério da Educação. A decisão, no entanto, ainda pode demorar para acontecer já que há outros nomes em análise. A exoneração de ABRAHAM WEINTRAUB foi publicada no Diário Oficial deste sábado. O presidente BOLSONARO estuda ainda manter o secretário-executivo ANTONIO PAULO VOGEL como interino por um tempo maior, a exemplo do que está fazendo no Ministério da Saúde, com o general PAZUELLO. FEDER foi nomeado para a pasta do Paraná pelo governador RATINHO JÚNIOR, do PSD, partido que está na base de apoio de BOLSONARO no Congresso com a recente aproximação com o Centrão.

O novo marco legal para o setor de saneamento básico, que tem potencial de impulsionar novos investimentos e auxiliar na retomada econômica do país, avançou no Senado. O relator do projeto de lei na Casa, TASSO JEREISSATI, apresentou o parecer, na última sexta, sem propor alterações em relação ao texto aprovado pela Câmara no ano passado. A estratégia é evitar que o texto volte para a análise dos deputados, o que atrasaria ainda mais a sanção do novo marco legal. Por isso, o relatório não sugere mudanças. A expectativa é que o projeto possa ser votado na próxima quarta-feira pelo plenário. Se não houver alterações no texto, o marco poderá seguir direto para a Presidência da República.

A criação do Observatório Social de Violência Contra a Mulher, lei aprovada em 2015 e que ainda não foi implementada, é a nova bandeira da Bancada Feminina da Assembleia Santa Catarina. A decisão ocorreu na manhã desta sexta-feira, em reunião virtual das parlamentares, proposta pela deputada LUCIANE CARMINATT. O grupo defende a criação de mais essa ferramenta no combate à violência contra a mulher catarinense. Pela proposta, um grupo será montado para a implantação do observatório unindo mulheres de várias entidades, como a assembleia, governo estadual, Ministério Público, universidades e entidades voltadas para proteção da mulher. O observatório vai reunir dados e articulações para defender mulheres vítimas de violência doméstica.

O Comitê para Retomada das Aulas Presenciais em Santa Catarina, comandado pela Secretaria Estadual de Educação, teve a primeira reunião na última sexta-feira. O grupo intersetorial terá encontros estratégicos para a definição em conjunto dos protocolos necessários para o retorno de alunos, professores e servidores às salas de aula. Foi definido que serão criados grupos de trabalho específicos para montar os protocolos sobre cuidados sanitários, ações pedagógicas, transporte escolar, alimentação e gestão de pessoas. Cada grupo deve montar um cronograma de trabalho para apresentar uma minuta das ações propostas no dia 30 de junho, data prevista para a próxima reunião. A previsão é de volta das aulas presenciais no dia dois de agosto.

O Governo do Estado repassou até a primeira semana de junho, cerca de 43 milhões e 800 mil reais para pagamento das emendas impositivas de 2019 voltadas à Saúde. A verba irá atender diretamente 140 municípios de todas as regiões de Santa Catarina. Ao todo, são 228 emendas. Os recursos, que atendem a 39 deputados e ex-deputados estaduais, são destinados para aquisição de materiais e equipamentos médicos, pagamento de exames, compra de veículos para transportar pacientes, ambulâncias, reformas de unidades de saúde, entre outros. Além das prefeituras municipais, o dinheiro também será aplicado em associações hospitalares, fundações e hospitais de pequeno, médio e grande porte no Estado.

A BR 282 será bloqueada hoje em dois pontos para a execução dos serviços de revitalização da rodovia. Os bloqueios servem para garantir a segurança dos usuários durante a detonação de rochas no trecho entre São Migue do oeste e Maravilha. O trabalho será entre uma e duas da tarde nas proximidades do Posto de Pesagem de Veículos em Maravilha e nas proximidades da ponte sobre o Rio Iraceminha. A rodovia deve ser liberada para o transito de veículos a partir das duas da tarde.

Um grupo de voluntário promoveu neste sábado um pedágio solidário em prol da menina SOFIA HELENA. A criança sofre de AME, Atrofia Muscular Espinhal. A ação ocorreu no calçadão da Almirante Tamandaré. O total de doações feitas por motoristas e pessoas abordadas pelos voluntários foi de mais de nove mil e cem reais. O valor será repassado integralmente para a família de SOFIA HELENA que é de Saudades. Uma das voluntárias, INDIANARA HERBERT, disse que a meta do pedágio era arrecadar entre três e quatro mil reais. Ela citou que ficou surpresa com a colaboração das pessoas que resultou em nove mil reais para ajudar no tratamento da menina.

A Frente Democrática de São Miguel Do Oeste composta pelo PDT, PT e PSOL recebeu, na manhã desta segunda-feira, o ingresso de mais um partido. O PSB também compõe o grupo criado recentemente no município. O ato de ingresso da sigla na frente contou com a participação do presidente estadual da agremiação, CLAUDIO VIGNATTI, além dos presidentes locais de PSB, PT, PDT e PSOL. Eles firmaram o compromisso de defender a Democracia e elaborar um programa emergencial para São Miguel do Oeste com a participação popular que atenda os interesses da comunidade. Os partidos também reforçaram o compromisso de colocar os objetivos da Frente Democrática acima de qualquer interesse partidário ou pessoal.

O vereador CASSIO SILVA do PSD pediu o fornecimento de tablets para os agentes comunitários de saúde. O objetivo do investimento é facilitar e otimizar o trabalho do Programa Saúde da Família no município. A reivindicação foi motivado pelo vereador mirim DANIEL DA CONCEIÇÃO que levou esse tema para uma da sessões da câmara mirim. CASSIO transformou a ideia em uma indicação aprovada pelo plenário da câmara. Ele disse que algumas unidades de saúde possuem apenas um computador para uso coletivo e que os tabletes podem ajudar na coleta e organização dos dados sobre a saúde dos moradores visitados pelos agentes. O pedido será enviado ao prefeito WILSON TREVISAN.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado recebeu o presidente, e candidato a reeleição, do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele falou sobre os preparativos da entidade com a eleição da nova diretoria marcada para a próxima quarta-feira. Apenas uma chapa foi inscrita. TEIXEIRA disse que a composição de uma chapa de consenso mostra que o sindicato está no caminho certo. Ele comentou que havia se preparado para deixar o cargo neste ano, mas acabou aceitando o desafio de ficar mais uma mandato na presidência. TEIXEIRA comentou que o conselho fiscal foi alterado com o ingresso de pessoas mais jovens e que o consenso é bom para a unidade sindical.

Aproximadamente 300 produtores estão aptos a votar na eleição do sindicato dos produtores rurais nesta quarta-feira. Para a votação ter validade, pelo menos, 50 por cento mais um dos votantes devem comparecer. De acordo com o presidente da entidade, ADAIR TEIXEIRA, a preocupação com a pandemia do coronavírus pode afetar a participação dos produtores. Ele comentou que o sindicato está agendando o horário para a votação com o objetivo de evitar aglomerações. TEIXEIRA disse que o sindicato está tomando todo o cuidado para garantir a segurança dos agricultores que forem votar nesta quarta-feira, como o uso do álcool em gel e a distância mínima entre as pessoas.

A qualificação dos agricultores vai ser uma das metas da nova diretoria do sindicato dos produtores rural. A informação é do candidato à reeleição, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que o sindicato vem se preocupando, há algum tempo, com a formação dos produtores em diferentes áreas. O foco, a partir de agora, será no acesso as novas tecnologias para ampliar a formação dos agricultores, além de ações na saúde, segurança e assistência técnica do produtor.

O governo federal anunciou, na semana passada, o plano safra da agricultura 2020-2021 com 236 bilhões de reais para pequenos, médio e grandes produtores. O valor é 13 bilhões a mais do que a safra anterior. O plano não agradou a Fetaesc, federação dos trabalhadores da agricultura de Santa Catarina. De acordo com o presidente da entidade, VALTER DRESCH, o governo ficou devendo para os agricultores familiares. Ele disse que a Fetaesc também esperava ações mais efetivas em outras políticas públicas para o campo, como por exemplo, habitação rural e recursos para a compra de propriedades. DRESCH citou que o governo quer uma agricultura única voltada para os grandes produtores.

O governo federal não deu a devida importância para a agricultura familiar no plano safra 2020-2021 anunciado na semana passada. A avaliação é do presidente da Fetaesc – Federação dos Trabalhadores Rurais, VALTER DRESCH. O plano prevê 33 bilhões de reais para os pequenos agricultores, sete bilhões a menos do valor reivindicado pela federação. Ele disse que o ponto de maior preocupação e frustração é com o juro. O plano prevê juros entre dois virgula 75 e quatro por cento o pagamento de recursos captados via Pronaf. A Fetaesc esperava juros de um por cento ano. DRESCH comentou que o governo federal tratou todos de maneira igual, mas a agricultura familiar, que é a que mais precisa de ajuda, merece um tratamento diferenciado.

Os prefeitos da região da Ameosc participaram na última sexta-feira de mais uma assembleia virtual. Um dos assuntos da pauta foi a criação de um Comitê Técnico para discutir a regulamentação dos serviços durante a pandemia do cornavírus. De acordo com o secretário executivo da entidade, AIRTON FONTANA, o objetivo é definir protocolos padronizados para os municípios em relação a setores que ainda tem restrições, como o transporte coletivo municipal. Ele disse que os prefeitos entenderam que a Ameosc irá buscar mais dados para, em outro momento, definir os encaminhamentos. As deliberações devem ser tomadas em conjunto com o Colegiado Regional de Saúde, que envolve não só a região da Ameosc, mas também a Amerios.

Além da criação de um comitê técnico para a definição de protocolos padrões para os municípios em relação ao coronavírus, a Ameosc também está preocupada com a provável mudança do calendário eleitoral. De acordo com o secretário executivo da entidade, AIRTON FONTANA, a preocupação dos prefeitos com o impacto dessa mudança no repasse de recursos da União aos municípios. Os valores repassados pelo governo federal são limitados em razão do ano eleitoral e a mudança na data da eleição pode ter impactos também nesse tema. Para os prefeitos, se data do pleito for alterada, a união deve flexibilizar as datas limites para os repasses de recursos para as prefeituras.

O anuncio da pré-candidatura do ex-prefeito ERNI GIACOMINI e de uma aliança do MDB com outros partidos para o pleito deste ano gerou uma insegurança muito grande entre os filiados. A afirmação é do vice-prefeito de Paraíso, VALDIRES PRESTES. Atualmente, o MDB é vice do prefeito VALDECIR CASAGRANDE do PT. PRESTES esteve na Peperi hoje e disse que não foi consultado sobre essa aliança. Ele também afirmou que visitou os filiados e que tem um documento com a assinatura dos emedebistas onde eles querem a manutenção da atual aliança que governa a prefeitura. O vice-prefeito que a decisão sobre os rumos do MDB para a próxima eleição vai ser decidida pelos filiados.

A pre candidatura de ERNI GIACOMINI com o apoio de outros partidos é um ato isolado e não foi discutida com os filiados. A informação é do vice-prefeito VALDIRES PRESTES. Ele disse que estranhou a formação de uma aliança entre partidos que até ontem eram adversários. O vice-prefeito revelou que ficou chateado com essa questão e que essa não é a posição oficial do partido. PRESTES disse que o atual prefeito VALDECIR CASAGRANDE deve disputar a reeleição e que a pre-candidatura de GIACOMINI é uma ingratidão, já que o PT apoiou e ajudar a eleger o MDB em eleições passadas.

A Polícia Militar atendeu pelo menos cinco ocorrências de descumprimentos das medidas de prevenção ao coravirus na região neste final de semana. Em São Miguel do Oeste, a PM flagrou 50 pessoas que não respeitavam a distância de segurança em um estabelecimento comercial. Em Mondaí, um Bar estava com música ao vivo e aglomeração de pessoas. Em Belmonte cerca de 10 pessoa estavam em um estabelecimento sem o uso de máscara. Em Guaraciaba, um Bar que estava trabalhando fora das normas também foi notificado. Em Descanso, a PM encontrou 10 veículos e 25 pessoas em um refúgio, consumindo bebida alcoólica e descumprindo o distanciamento social. Os locais foram notificados e interditados e os proprietários responderão judicialmente pelo ocorrido.

Uma mulher sofreu ferimentos graves ao cair de uma escada neste final de semana no centro da cidade. O acidente doméstico ocorreu por volta das dez horas da manhã de sábado na rua Caçanjure. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher caiu de uma escada de cerca de três metros de altura. Ela sofreu suspeita de fratura na região cervical, traumatismo craniano e ferimentos na cabeça. A mulher estava em parada cardiorrespiratória quando foi socorrida pelos bombeiros. Ela foi levada para o Hospital Regional onde recebeu atendimento médico.

Um homem foi preso por tráfico de drogas pela Polícia Militar neste domingo. Uma guarnição estava em rondas pelo bairro Progresso quando abordou um veículo onde estavam um casal e uma criança. Com o apoio do Canil Setorial, a PM encontrou aproximadamente 30 gramas de cocaína embaixo do banco do motorista. A droga estava enrolada em uma fralda infantil. O Homem foi preso por tráfico de drogas e levado para a delegacia de polícia. A droga e objetos usados para o tráfico encontrados dentro do carro foram apreendidos.

A PM também fez outra prisão por tráfico de drogas neste final de semana em São Miguel do Oeste. Em rondas em uma área de mata na Rua Itaberaba, a Polícia Militar abordou um adolescente de 15 anos. Durante revista pessoal, foram encontradas 12 buchas de maconha. A droga estava fracionada e pronta para a para a venda. O menor também estava com 220 reais em dinheiro. A Droga foi apreendida e o adolescente apreendido foi levado para a delegacia de polícia.

Um veículo com placas de São Miguel do Oeste se envolveu em um acidente com morte neste domingo na BR 282. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da noite em Pinhalzinho. O acidente envolveu um Polo de São Miguel e um Spin de Modelo. O condutor do Spin, GENTIL LAZAROTTO, de 51 anos, morreu na hora. Ele era agricultor, tinha dois filhos e morava no interior de Nova Erechim. Cinco pessoas que estavam no Polo ficaram feridas. Elas tem 50, 15, 10, 51 e 41 anos. Três delas tiveram ferimentos graves, como traumatismo craniano e fraturas. Todas foram encaminhadas para atendimento hospitalar.

Um homem de 31 anos morreu em um acidente neste sábado na SC 283 em Riqueza. GILMAR PADILHA conduzia uma moto que saiu da pista por volta das nove horas da noite. Ele foi socorrido pela ambulância da prefeitura de Riqueza e levado ao hospital de Mondaí, mas não resistiu aos ferimentos. PADILHA era morador de Mondaí. As causas do acidente não foram divulgadas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.