ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 22 05 2020

-PARCELA DE AJUDA FINANCEIRA A ESTADOS E MUNICÍPIOS PODE SER PAGA AINDA EM MAIO

-CPI DOS RESPIRADORES INCLUI MOISÉS NA LISTA DE INVESTIGADOS

-COMITÊ DO CORONAVÍRUS LIBERA BUFFETS EM RESTAURANTES A PARTIR DE HOJE

-ESTADO RECONHECE SITUAÇÃO DE EPIDEMIA DE DENGUE NO MUNICÍPIO

-SÃO MIGUEL CHEGA A 136 CASOS DA DOENÇA TRANSMITIDA PELO AEDES AEGYPT

-PM FLAGRA JOGATINA E AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO DA CIDADE

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE COM RETROESCAVADEIRA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Um avião da Pakistan International Airlines caiu nesta sexta-feira em uma área residencial de Karachi, no Paquistão. A aeronave seguia para o aeroporto Internacional de Jinnah, um dos aeroportos mais movimentados do país. O voo, que tinha partido da cidade de Lahore, transportava 99 passageiros e oito tripulantes, segundo informações iniciais divulgadas pela autoridade paquistanesa de aviação. Pelo menos uma pessoa sobreviveu, de acordo com a Reuters. Testemunhas disseram que o Airbus A320 tentou pousar mais de uma vez antes de cair perto do aeroporto. Equipes de resgate relataram que casas ficaram danificadas no bairro pobre e muito populoso

A Universidade de Oxford e a AstraZeneca planejam recrutar cerca de 10 mil adultos e crianças do Reino Unido para testes de uma vacina experimental contra coronavírus. A pesquisa recebeu um aporte de mais de um bilhão e 200 milhões de dólares dos Estados Unidos na quinta-feira. Um teste inicial que começou em 23 de abril já aplicou a injeção em mais de mil voluntários de idades variando entre 18 e 55 anos, e Oxford disse que as fases 2 e 3 acrescentarão pessoas de 56 anos e mais velhas, além de crianças de 5 a 12 anos. A AstraZeneca já assinou com Reino Unido e Estados Unidos como parceiros para produzir a vacina em escala industrial.

O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou nesta quinta-feira a volta às aulas presenciais nas escolas a partir de primeiro de junho. A decisão foi tomada após a estabilização no número de casos do novo coronavírus no país. Em entrevista coletiva, LACALLE POU disse que a retomada das aulas nas escolas será progressiva, de acordo com o perfil dos alunos ou da localização das cidades. A capital, Montevidéu, só começa a reabrir em 15 de junho. Entre as medidas para a reabertura das escolas, estão jornadas escolares que não podem ultrapassar quatro horas diárias e entradas e saídas escalonadas para não causar aglomerações.

O Hospital Albert Einstein desenvolveu um exame genético para detecção em larga escala do novo coronavírus. A técnica possui alta precisão e pode ser considerada uma opção viável de testagem em massa. O método já teve sua patente registrada por meio do Sistema Internacional de Patentes nos Estados Unidos e estará disponível a partir de junho. De acordo com o hospital, o teste apresenta 100 por cento de especifidade, ou seja, não apresenta casos de falso-positivo e é o primeiro exame genético do mundo a detectar em larga escala o coronavírus por meio da técnica de sequenciamento NGS. Ontem, o Brasil bateu o recorde diário e registrou mil 188 mortes por coronavírus em 24 horas. No total, são mais de 300 mil infectados e mais de 20 mil óbitos.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, afirmou nesta quinta-feira que o Congresso Nacional estuda adiar o primeiro turno das eleições municipais deste ano para 15 de novembro ou seis de dezembro – as duas datas caem em um domingo. A ideia é permitir que as eleições ocorram com segurança, sem riscos relacionados à pandemia do novo coronavírus, mas evitar também que os atuais mandatos de prefeitos e vereadores sejam prorrogados. MAIA ponderou, no entanto, que antes de pensar na data é preciso resolver se a decisão será mesmo a favor do adiamento. A partir daí, ressaltou que a escolha da data será resolvida após consulta ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO.

O secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, afirmou nesta quinta-feira que a primeira parcela da ajuda financeira aos estados e municípios pode ser paga ainda em maio. A tentativa, segundo ele, vai exigir 'grande esforço''. Segundo o secretário, além da operação de pagamento, outras exigências precisam ser cumpridas antes da liberação do dinheiro. Um desses pré-requisitos é que estados desistam de ações judiciais contra a União relacionadas à pandemia. Também será preciso editar uma medida provisória abrindo crédito extraordinário. A ideia, segundo WALDERY, é manter o cronograma aprovado pelo Congresso Nacional, que prevê o repasse de R$ 60,15 bilhões a estados e municípios, dividido em quatro parcelas mensais.

A falta de chuva em Santa Catarina tem causado impacto no abastecimento. Um boletim divulgado pelo Governo do Estado aponta que pelo menos 222 cidades apresentam problemas devido à situação de estiagem prolongada. O estudo fez um levantamento em 270 municípios catarinenses. O Boletim Hidrometeorológico Integrado também revela as condições do abastecimento urbano em cada cidade. Conforme os dados da última quinzena, Santa Catarina tem 50 por cento das cidades em estado de atenção, 21 por cento em alerta e 11 por cento crítico. Trinta município estão com a situação preocupante, muitos deles já realizando a captação de água em manancial auxiliar. A gerente de Fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina, LUIZA BURGARDT, lembra que o estado está há quase um ano com precipitações abaixo da média.

Exames, consultas e cirurgias eletivos podem voltar a ser feitos em Santa Catarina a partir da próxima segunda-feira, conforme as portarias 341 e 342 de 2020, publicadas no Diário Oficial do Estado de quarta. Os procedimentos que demandem reserva de leito de Unidade de Terapia Intensiva, porém, seguem suspensos, a não ser que sejam avaliados como necessários por uma equipe médica. Segundo as regras publicadas nesta semana, consultas, examese cirurgias eletivos devem ser feitos respeitando 50 por cento da capacidade prevista para o hospital e oacesso aos serviços deve ser em espaço isolado da área onde são atendidos pacientes de Covid-19. Cada paciente eletivo só pode ter um acompanhante e a prioridade é para crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. Nesses casos, as visitas hospitalares estão suspensas.

O deputado estadual IVAN NAATZ, relator da CPI dos Respiradores, disse que incluiu preliminarmente nesta quinta-feira o governador CARLOS MOISÉS na lista dos investigados. O motivo foi a divulgação de uma proposta de preço oferecida ao Estado, mais baixa do que a da Veigamed - e que teve a assinatura do governador. A compra foi iniciada em 25 de março e autorizada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e pelo então secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO, em primeiro de abril. Nessa compra, cada respirador custou 68 mil, praticamente a metade do que foi pago à Veigamed, no dia dois de abril. Segundo NAATZ, por ter sido informado sobre os valores dessa compra no fim de março, o governador CARLOS MOISÉS poderia saber que o preço de 165 mil oferecido pela Veigamed e pago antecipadamente pelo Estado à empresa estaria acima do valor do mercado. O governo foi incluído na lista de investigados da comissão que analisa o caso na Assembleia Legislativa.

O Peperi Debates vai discutir os impactos financeiros da queda de receita nas prefeituras da região. A crise econômica da pandemia do coronavírus também afeta o poder público municipal na medida em que a arrecadação é menor e as despesa, especialmente com saúde, crescem. Para completar, ainda tem os efeitos da estiagem. O Peperi Debates de amanhã vai analisar como as prefeituras da região estão enfrentando esse quadro e buscando alternativas para fechar as contas sem cortar o atendimento das demandas da população. O programa vai contar com a presença do vice-prefeito de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER e dos prefeitos de Bandeirante, CELSO BIEGERLMEIER e de Paraiso VANDECIR CASAGRANDE. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o comandante interino do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, MARCO ANTONIO EIDT. Ele vai falar sobre o crescimento expressivo dos incêndios na região neste ano. Neste ano, número total de ocorrências desse tipo é 81 por cento maior do que os primeiros meses do ano passado. Nos últimos 30 dias, o aumento foi de mais de 300 por cento. Será que o problema é só em razão da estiagem? O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o comandante interino do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, MARCO ANTONIO EIDT, inicia as 11 e meia.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina divulgou nesta semana que pessoas estão usando o nome da empresa para aplicar golpes em todo o estado. A informação é do gestor técnico de defesa agropecuária da Cidasc em São Miguel do Oeste, ODY GOLÇALVES. De acordo com ele, diante disso, a empresa decidiu emitir uma nota de esclarecimento aos veículos de comunicação com a finalidade de alertar os agricultores sobre essa situação. Conforme ele, até o momento, na regional de São Miguel do Oeste, nenhum golpe foi aplicado. Segundo ele, é fundamental que os agricultores fiquem atentos e desconfiem de situações suspeitas.

Os criminosos chegam nas propriedades e solicitam dinheiro das famílias usando o nome da Cidasc. A afirmação é do gestor técnico de defesa agropecuária da empresa em São Miguel do Oeste, ODY GOLÇALVES. Ele destacou que essas pessoas se deslocam até as residenciais e acabam se identificando como funcionários da companhia. Ele revelou que além disso, os criminosos repassam aos agricultores que os mesmo possuem irregularidades e por isso precisam quitar os débitos imediatamente. ODY declarou que não é dessa forma que a Cidasc trabalha e por isso nenhum valor em dinheiro deve ser pago a qualquer pessoa.

A Cidasc não presta nenhum serviço que precise ser pago com dinheiro em espécie para os funcionários. O comentário é do gestor técnico de defesa agropecuária da empresa em São Miguel do Oeste, ODY GOLÇALVES. Ele disse que mesmo em casos onde existem multas, o produtor tem direito a defesa e se caso a penalidade seja mantida, o pagamento é efetuado em qualquer agência bancária e não para funcionários da companhia. ODY alertou que os agricultores também devem ficar atentos aos veículos utilizados pelos criminosos. Ele salientou que tanto a Cidasc quanto o Icasa prestam atendimento apenas em veículos oficiais. O gestor técnico finalizou dizendo que em casos de dúvidas, os produtores devem entrar em contato com os escritórios municipais ou até mesmo com a Polícia Militar através do 190.

A câmara de vereadores aprovou nesta quinta-feira uma moção de apelo para que o município desenvolva uma campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O pedido é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. Ela sugeriu a divulgação de folders, vídeos e banners em formato de "pop up" nas páginas oficiais e nos sites dos órgãos públicos. A vereadora lembrou que existe uma lei municipal que trata da necessidade de iniciativas desse tipo para conscientizar, sensibilizar e criar mecanismos para levar informações à sociedade sobre formas para combater a violência contra a mulher, criança e adolescente. Ela ressaltou que neste período de pandemia e de distanciamento social, muitas crianças e adolescentes se tornam especialmente vulneráveis, e que é responsabilidade de todos protegê-los de abuso, violência, exploração e negligência.

Além da sessão ordinária para votação de projetos, indicações e moções, os vereadores realizaram uma sessão extraordinária na noite de ontem a segunda votação do projeto que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2021. Como o projeto é de matéria orçamentária, a sessão foi exclusiva para sua apreciação. O projeto compreende as prioridades e metas da administração pública municipal, a estrutura e organização dos orçamentos, as diretrizes para a elaboração e execução dos orçamentos e suas alterações, além de disposições relativas à dívida pública municipal e despesas com pessoal. A matéria foi aprovada em segundo turno por unanimidade e segue agora para a sanção do prefeito WILSON TREVISAN.

O Ministério da Cidadania suspendeu as alterações cadastrais de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família enquanto for concedido o auxílio emergencial de 600 reais. Com a medida, as famílias atendidas pelo programa federal não precisam procurar o setor do Cadastro Único para atualizar qualquer informação. A informação é da secretaria de Assistência Social. Com isso, pelo menos enquanto durar o período do auxílio emergencial, as famílias estão dispensada da atualização cadastral. Para os demais programas, o setor do Cadastro Único segue atendendo normalmente no Caic.

Em caso de dúvida, a orientação da Secretaria de Assistência Social é para que seja feito contato pelo telefone 3631-2016 ou por WhatsApp no 99122-9362.

A portaria com restrições para o funcionamento de estabelecimentos comerciais passou por nova alteração nesta quinta-feira. Um dos pontos principais é o que permite que os restaurantes voltem a oferecer o serviço de buffet. O Comitê de Crise e a Secretaria Municipal de Saúde decidiram que os restaurantes, a partir de agora, passam a seguir somente as orientações da Secretaria de Estado da Saúde, podendo voltar a funcionar o serviço de buffet, desde que seguidas as normas sanitárias. Entre elas, está o distanciamento entre os clientes, o fornecimento de álcool em gel e luvas, e a liberação da máscara somente durante a refeição. No começa da semana, uma portaria da secretaria de saúde proibiu o buffet, o que gerou uma reclamação dos empresários do setor. Essa posição foi revista ontem e o sistema está liberado a partir de hoje.

A decisão de liberar os buffets nos restaurantes do município foi tomada após a verificação de um relativo controle sobre a proliferação da covid-19 em São Miguel do Oeste. O comitê também apreciou um novo relatório da Vigilância Sanitária que vistoriou mais de 30 estabelecimentos. De acordo com o órgão, os restaurantes estão cumprindo todas as disposições determinadas na Portaria da secretaria estadual de saúde. Por isso, o comitê entendeu que os restaurantes podem voltar a trabalhar com os buffets, desde que respeitem todas as recomendações sanitárias previstas em portarias e decretos da secretaria estadual de saúde. Também ontem, o comitê confirmou que o uso de termômetros infravermelhos para verificação da temperatura corporal em empresas e órgãos públicos deixa de ser uma “obrigação” e passa a ser uma “recomendação”. A medida foi tomada diante de dados epidemiológicos locais, que apontam um número considerável de pacientes com covid-19 que não apresentaram sintoma febril.

O boletim epidemiológico divulgado pelo município nesta quinta-feira confirmou mais um caso de coronavírus em São Miguel do Oeste. O paciente é um rapaz de 19 anos, o segundo com essa idade a contrair a doença. Ele apresentou sintomas respiratórios e está em isolamento domiciliar. Agora, são 26 as pessoas diagnosticadas com covid-19 no município. 21 permanecem em isolamento domiliciar. Um paciente ainda está internado em um hospital da cidade. Até agora, quatro pessoas que tiveram a doença se recuperaram.

São Miguel do Oeste é um dos oito municípios de Santa Catarina em situação de epidemia de dengue. O reconhecimento dessa condições foi feito nesta quinta-feira pela vigilância epidemiológica do estado. Com 136 casos confirmados, o município vive uma epidemia da doença. O enfermeiro da vigilância epidemiológica municipal MARCOS BORTOLANZA explicou que a caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. No caso de São Miguel do Oeste, esta taxa é de 316 vírgula dois casos por grupo de cem mil habitantes.

A confirmação de que São Miguel do Oeste atravessa uma fase de epidemia da dengue reforça a gravidade do quadro no município. O comentário é do enfermeiro da vigilância epidemiológica municipal MARCOS BORTOLANZA. Ele disse que a cidade tem cerca de 260 focos do mosquito e mais de 130 casos confirmados o que levou o prefeito a decretar situação de emergência. A confirmação de epidemia ressalta o risco epidemiológico que atinge o município neste momento.

Na última semana, foram confirmados mais cinco casos de dengue no município. A atualização dos dados foi divulgada pela vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde nesta quinta-feira. Desse modo, São Miguel do Oeste conta com 136 moradores com a doença no total. São 130 autóctones, ou seja, contraídos na cidade e quatro importados. Dois casos tem local provável de infecção indeterminado. O coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA, salientou que a população precisa auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Ele disse que as equipes da dengue estão trabalhando nas residências e comércio do município, a fim de identificar possíveis locais de proliferação do mosquito, mas é necessário o envolvimento das pessoas no cuidado, limpeza e organização dos quintais de suas casas.

O município segue realizando ações contínuas de combate ao mosquito Aedes aegypti, inclusive com expedição de notificações e multas aos proprietários de terrenos sem manutenção. A afirmação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. Ela explicou que além das ações do poder público para enfrentar esse problema, as entidades também se envolveram em campanhas de conscientização mais recentes. Outra ação, que está em andamento é roteiro de coleta de lixo e entulhos nos bairros com mutirão de limpeza. O município também já aplicou fumacê em diversas ruas para eliminar o mosquito adulto. Ela reforçou a importância de cada um fazer a sua parte. Dos 136 casos confirmados até agora, 79 são no bairro Estrela e 16 no São Jorge, os dois locais com maior número de moradores infectados.

Uma residência ficou totalmente destruída por um incêndio no interior do município de Paraíso. O fato foi registrado na manhã de quarta-feira na comunidade de Linha Entre Rios, no assentamento Três Passos. A residência estava localizada em uma área de difícil acesso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a construção era de alvenaria e ninguém morava no local. Quando os bombeiros chegaram, a casa já estava totalmente consumida pelas chamas. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Um motociclista ficou ferido em um acidente ocorrido no final da tarde desta quinta-feira na BR 163. A colisão aconteceu por volta das seis horasno trevo do Centro de Eventos, em Dionísio Cerqueira e envolveu uma motocicleta Dafra Speed 150, placas de Barracão, e um Fox, de Dionísio Cerqueira. O condutor da moto sofreu ferimentos e foi encaminhado ao Hospital Municipal para atendimento médico. Uma equipe da Polícia Militar compareceu ao local para orientar o trânsito até a chegada da PRF.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de descumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus em São Miguel do Oeste. Por volta da quatro horas da tarde de ontem, uma guarnição da PM foi até a rua Almirante Tamandaré, no centro da cidade, para verificar uma denúncia de jogatina e aglomeração de pessoas. No local, estavam 10 homens sentados bem próximos, jogando baralho. Alguns não usavam máscara. Foi confeccionado o Termo de Irregularidade Administrativa e o Termo de Interdição Cautelar de Ordem Pública por desrespeito as restrições impostas pelo Decreto que dispõe sobre novas medidas para enfrentamento do Coronavírus. Os policiais também confeccionaram o Termo Circunstanciado por Desobediência.

Um acidente com uma retroescavadeira deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem no interior de São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das duas horas da tarde na Linha Sete de Setembro. O Corpo de Bombeiros foi chamado e atendeu a vítima de 39 anos. Populares relataram que o homem foi atingido pela máquina. Ele sofreu suspeita de fratura de tórax e outros ferimentos. O homem recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado ao Hospital Regional para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.