ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 22/04/2022

-BOLSONARO ASSINA DECRETO QUE CONCEDE INDULTO A DEPUTADO CONDENADO PELO STF

-PRODUTORES DE CARNE SUÍNA SUGEREM LEI DE INCENTIVO AO CONSUMO

-CONDER REALIZA ESTUDO AMBIENTAL DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

-EPAGRI ALERTA SOBRE ADUBAÇÃO E COBERTURA DE SOLO EM PERÍODOS DE CHUVAS

-CETRESMO SEDIARÁ CURSO PARA PRODUÇÃO DE DERIVADOS DA CANA-DE-AÇUCAR

-ALTA TRANSMISSÃO DA DENGUE DEVE CONTINUAR POR MAIS QUATRO SEMANAS

-EDUCAÇÃO DISCUTE SISTEMA NACIONAL DE ENSINO EM REUNIÃO COM COLEGIADO

-TERCEIRA ETAPA DA OFICINA DE TEATRO ACONTECE AMANHÃ

-BOMBEIROS SOCORREM VÍTIMA DE ACIDENTE COM MOTO NA BR-163

-MULHER PERDE CERCA DE R$ 1,4 MIL EM GOLPE DE ESTELIONATO

O tempo é instável. A previsão para as próximas horas é de instabilidade com pancadas de chuva a qualquer momento. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 70 centavos. O euro está valendo cinco reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Uma explosão em uma mesquita xiita no Afeganistão nesta quinta-feira matou pelo menos 11 pessoas, deixando 32 feridas. O caso foi um de uma série de explosões em todo o território do país. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado, segundo um comunicado no canal de Telegram do grupo. Eles afirmaram ter colocado uma bolsa com explosivos dentro da mesquita e acionado o dispositivo quando o local estava cheio de fiéis. Imagens publicadas nas redes sociais, das quais não foi possível comprovar a autenticidade, mostram feridos sendo retirados da mesquita e levados para hospitais.

A ONU documentou os "assassinatos, alguns deles execuções sumárias", de 50 civis na cidade ucraniana de Bucha, nas proximidades de Kiev. A informação é do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que tem sede em Genebra. Conforme a porta-voz RAVINA SHAMDASANI, a constatação dos assassinatos ocorreu durante uma missão de investigadores de direitos humanos da entidade, realizada em 9 de abril. A ONU acusou ainda o exército russo de ações que "poderiam constituir crimes de guerra" na Ucrânia após a invasão de 24 de fevereiro, incluindo bombardeios indiscriminados que provocaram as mortes de civis e a destruição de escolas e hospitais.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta quinta-feira um novo pacote de ajuda econômica e militar à Ucrânia no valor de um bilhão e 300 milhões de dólares. O objetivo é ajudar o país nos combates aos invasores russos, concentrados no leste ucraniano. BIDEN prometeu tentar junto ao Congresso americano a criação de um fluxo contínuo de armas, munições e dinheiro para Kiev. O americano disse que a nova remessa de ajuda militar será enviada "diretamente às linhas de frente pela liberdade". O novo pacote de ajuda inclui o envio de 800 milhões de dólares em artilharia pesada, 144 mil cargas de munição, além de drones para reforçar os ucranianos nos combates na região de Donbass.

Após identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral das últimas três décadas, o Tribunal Superior Eleitoral começa a registrar um aumento no número de jovens interessados em votar no pleito deste ano. Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em relação às duas últimas eleições gerais no país. De janeiro e março, o Brasil ganhou um milhão 144 mil 481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877 mil e 854 mil 838 novos títulos, respectivamente. As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou na tarde desta quinta-feira, em transmissão ao vivo por uma rede social, perdão da pena ao deputado aliado DANIEL SILVEIRA, condenado na véspera a oito anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. O perdão da pena pode ser concedido pelo presidente da República por meio de decreto. BOLSONARO afirmou que o ato seria publicado no "Diário Oficial da União", o que se efetivou logo após o anúncio, em edição extra da publicação. O documento cita que “a sociedade encontra-se em legítima comoção, em face da condenação” do deputado e que o “parlamentar tão somente fez uso de sua liberdade de expressão, resguardada ainda pela inviolabilidade de opinião deferida pela Carta Magna”.

Deputados se articulam para invalidar o decreto do presidente JAIR BOLSONARO que concedeu graça e perdoou a pena aplicada ao deputado DANIEL SILVEIRA pelo STF. Enquanto um grupo de parlamentares recorre à Corte contra a medida, outra corrente apoia um projeto de decreto legislativo. A decisão do presidente, tomada ontem, tem validade imediata e já foi publicada no Diário Oficial da União. Enquanto a oposição se movimenta para recorrer do decreto de BOLSONARO, governistas se mobilizam para aprovar um projeto de lei que possa conceder anistia ao deputado. A proposta em elaboração tem autoria da deputada federal CARLA ZAMBELLI e prevê a anistia ao parlamentar nos termos do artigo 48 da Constituição Federal, em que a medida cabe ao Congresso Nacional, com sanção do presidente da República.

Uma candidata impedida de tomar posse após prestar concurso público e ser aprovada para o cargo, em uma universidade de Florianópolis, deverá receber indenização de cinco mil reais por danos morais e materiais, segundo divulgou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A mulher chegou a pedir demissão na empresa onde trabalhava quando soube da suposta aprovação. A sentença judicial ainda previu pagamento pela Universidade do Estado de Santa Catarina, instituição responsável pelo concurso, de valor correspondente a quatro de meses da remuneração que a candidata receberia no antigo emprego. Como a decisão ocorreu em primeiro grau no TJSC, cabe recurso.

O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em Santa Catarina vai injetar cerca de um bilhão e 700 milhões de reais à economia do Estado. Os valores estão disponíveis para retirada desde o último dia 20 de abril e mais de um milhão e 600 mil catarinenses estão com vínculos trabalhistas ativos e, portanto, aptos ao benefício. O pagamento segue um calendário de acordo com a data de aniversário do beneficiado. O valor resgatado dependerá do saldo que cada pessoa possui, considerando todas as contas ativas no FGTS. Por isso, os valores a seguir tratam-se de uma estimativa baseada no saque de mil por pessoa. Joinville deve ter cerca de 160 milhões de reais injetados na economia. Florianópolis é o segundo com previsão de 140 milhões e Blumenau o terceiro com 102 milhões de reais.

O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, JOSÉ MILTON SCHEFFER, apresentou um projeto de incentivo ao consumo de carne suína em Santa Catarina. O projeto foi elaborado a partir de sugestão da Associação Catarinense de Criadores de Suínos. Conforme a entidade, a situação é mais difícil para mil produtores. O prejuízo por animal vendido supera 300 reais, problema registrado há meses. Entre as ações propostas no projeto, além de menor carga tributária, o plano prevê uma redução de 30 por cento da produção independente de suínos no Estado para ter equilíbrio entre oferta e procura. Entre as medidas solicitadas pelos produtores estão linhas de crédito, redução de impostos e inclusão da carne suína na merenda escolar.

A detonação de rochas, marcada para ocorrer hoje à tarde, às margens da BR-163 em Guaraciaba foi mantida pelo Dnit. A informação foi repassada à Rádio Cedro pelo Departamento nesta manhã. Apesar da instabilidade do tempo, os serviços de detonação segue programada para ocorrer entre às 15 e 17 horas no quilômetro 88 vírgula cinco nas proximidades do trevo de acesso ao município de Anchieta, na Linha Daltro Filho, em Guaraciaba. O trânsito será bloqueado nos dois sentidos da rodovia por aproximadamente duas horas. O serviço de detonação faz parte do cronograma de obras da empreiteira de revitalização da rodovia federal. Ontem, apesar de ser feriado nacional, parte da equipe da empresa esteve realizando alguns serviços, inclusive, no local onde acontecerá a detonação de rochas nesta tarde. Qualquer mudança nesta programação, a Rádio Cedro trará a informação ao longo da programação e também nas plataformas digitais da Peperi.

O atual período é importante para início da plantação das hortaliças na região extremo-oeste. Segundo a extensionista da Epagri de Princesa GRAZIELE SCHNORR, é possível notar a brotação das culturas de inverno que começam a ganhar corpo. Ela lembrou que nos dois últimos anos de seca extrema para a região o que prejudicou seriamente estas culturas. A situação atravessada foi tão intensa que variedades de verduras e legumes eram difíceis de serem encontradas nos supermercados ou em fruteiras. Já aquelas que suportavam a falta de água, apresentavam diversos defeitos e diferenças nos sabores. Com o retorno das chuvas, ela comentou que é possível notar o replantio de mudas nas hortas residenciais. Este ano está sendo bastante diferente dos anteriores. Por isso, a extensionista alertou para alguns cuidados visando uma boa colheita nos próximos meses. Entre os cuidados, ela citou a adubação tendo em vista que o solo das hortas de quintal são extremamente adubados.

Com o retorno das chuvas volumosas, a Epagri também orienta sobre a cobertura de solo. A extensionista de Princesa GRAZIELE SCHNORR, comentou sobre a cobertura verde, aveias em propriedades com maior espaço, como também a cobertura morta. Este tipo de proteção do solo auxilia em período de chuvas torrenciais e podem prejudicar a terra. Ela ainda disse que as pessoas podem utilizar folhas secas para promover esta cobertura morta. GRAZIELE também alertou sobre o uso da silagem para fazer a cobertura do solo. Ela explicou que o cuidado se deve ao excesso de fungos que existe na silagem e pode ser prejudicial para a horta.

A Epagri regional de São Miguel do Oeste oferecerá o primeiro curso de processamento de cana-de-açúcar no sul do Brasil. A informação é do gerente regional SIDNEI SIMON. Ele disse que este curso tem mobilizado a equipe da regional tendo em vista a importância do processamento da cana e com a capacitação marcada para ocorrer entre os dias 24 e 25 de maio. Nesta primeira fase do curso, ele comentou que será tratado sobre a produção de doces provenientes da cana. Já em junho, a equipe regional desempenhará uma capacitação voltada à produção de bebidas. Segundo ele, a procura está sendo intensa por parte de quem cultiva, sendo que a cana possui um território de plantação bastante extenso. O gerente afirmou que a Epagri tem recebido o pedido de inscrições dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, que também são tradicionais neste tipo de cultivo. SIMON destacou que o curso vai tratar todos os aspectos da cana, como cultivo, colheita e produção de derivados.

A Cetresmo disponibilizou 30 vagas para o curso para produção de derivados da cana-de-açúcar. O gerente da Epagri regional SIDNEI SIMON, disse que número de vagas se deve a complexidade do curso com a teoria e prática. Não está descartada a abertura de uma segunda turma. Ele afirmou que, apesar de haver a participação de outros Estados brasileiros, a prioridade das inscrições é para quem produz em Santa Catarina. Diferentemente de outros cursos ofertados pela Epagri, esta capacitação não oferecerá alimentação e hospedagem de forma gratuita. O gerente afirmou que este evento não está recebendo recursos do Estado para custear os gastos. Apesar disso, SIDNEI destacou que o número de vagas disponibilizadas é sempre preenchido. Tendo em vista a abertura de novos grupos em anos anteriores. Ele ainda disse que no ano passado foi desenvolvido outros cursos não custeados pela Epagri, mas que houve uma grande procura, inclusive, de agricultores do Estado do Paraná.

Deputado da Assembleia Legislativa propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público de Santa Catarina. O deputado FABIANO DA LUZ, comentou que o objetivo é retomar a pauta de debates sobre o assunto e oferecer respaldo do parlamento aos funcionários públicos. Para ele, são trabalhadores que precisam do apoio do Estado na luta pela garantia, manutenção e ampliação dos seus direitos e pela melhora das condições de trabalho, assegurando a prestação de serviços de qualidade à comunidade. O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público deve ocorrer nas próximas semanas em ato presencial na Alesc. A proposta atende ao pedido de cerca de 30 entidades sindicais. O deputado disse que vem acompanhando as reformas que vêm sendo realizadas no Brasil e que até o momento prejudicam e destroem os direitos dos trabalhadores. Em Santa Catarina e no Parlamento Catarinense é necessário oferecer apoio e ouvir todos os servidores que, através de seus sindicatos, solicitam por melhorias nas condições de trabalho para que possam prestar um serviço público de excelência e qualidade.

A Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público visa programar “políticas públicas que possam fortalecer o serviço público, gerar mais renda, emprego, combatendo as desigualdades sociais e regionais que ainda são um retrato real de diversas regiões catarinenses”. A declaração é do deputado FABIANO DA LUZ. No requerimento, o deputado lembrou que o governo catarinense, ao longo de sua história, constituiu empresas públicas que se tornaram indispensáveis como, por exemplo, a Celesc, Cepa, Cidasc e Epagri. FABIANO destacou que as empresas e os servidores públicos prestam relevantes serviços para os catarinenses e cumprem importante papel no desenvolvimento econômico e social catarinense. Mas para garantir um serviço público de qualidade é preciso ter empresas públicas fortes com servidores reconhecidos e valorizados.

A secretaria de Assistência Social de Guaraciaba prorrogou o prazo do edital para Família Acolhedora. De acordo com a secretária ANA PAULA REICHERT, por intermédio da secretaria Assistência Social, Habitação e Políticas Públicas para Mulheres, estão abertas inscrições para o Programa Família Acolhedoras para crianças e adolescentes. Ela destacou que o objetivo deste Edital consiste na seleção de famílias residentes no município de Guaraciaba visando à formação de cadastro reserva para acolhimento de crianças e ou adolescentes de ambos os sexos, afastadas do convívio familiar de origem por determinação judicial, diante de situação de risco pessoal e social, sob medida protetiva, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. ANA lembrou que as inscrições das famílias interessadas ocorreram no período de inscrições de dois de maio a 30 de junho. A secretária explicou que a família terá que prestar todas as assistências à criança e ao município de Guaraciaba.

Por meio da secretaria de Assistência Social de Guaraciaba vai repassar à família acolhedora o subsídio financeiro, destinado ao suprimento das necessidades básicas do acolhido. Os valores do subsídio somente serão repassados após o efetivo acolhimento da criança ou adolescente na família indicada pela equipe técnica, respeitando o início da data do acolhimento e proporcional ao tempo que permanecer no Serviço de Acolhimento. As inscrições acontecem na secretaria de Assistência Social, localizado na Rua Rui Barbosa, número 765, Centro de Guaraciaba. O edital completo está no site da prefeitura guaraciaba.atende.net na aba, Serviços ao Cidadão.

A secretaria da Saúde de Princesa lançou programação alusiva ao mês das Mães. A ação acontecerá no dia 14 de Maio. A enfermeira ADRIANE BERWANGER, coordenadora de Atenção Básica do município, disse que a programação tratará da autoestima e bem-estar da mulher e será aberta à todas com pré-agendamento. Ele disse que a ação foi elaborada em conjunto com a Epagri e demais segmentos do setor público, em complemento às atividades projetadas para o ano 2022, que envolvem o público feminino. ADRIANE comentou que, pensando no bem-estar das mães para confraternizar e estreitar laços, foi elaborada esta programação ampla e diversificada. A ação está marcada para o dia 14 de Maio das oito às 16 horas no Posto de Saúde, sem fechar ao meio dia. As mulheres interessadas deverão se inscrever na secretaria de Saúde, em horário de expediente.

Neste final de semana ocorrerá oficina de teatro na Associação Balneário Cedrense, em São José do Cedro. Segundo o professor MATEUS DAL PONTE, esta oficina faz parte de uma programação de atividades desenvolvidas pelo extremo-oeste. A primeira ocorreu em Palma Sola e a segunda em São Carlos, já a terceira etapa acontece neste sábado em São José do Cedro. A oficina terá a abertura oficial por volta das 16 horas e terá quatro horas de atividades. Ele explicou que este projeto se deve a Lei Aldir Blanc que prestou auxílio ao setor cultural durante a pandemia, mas como contrapartida é preciso desenvolver ações regionais. Para ele, esta oficina vai além de ensinar o interessado sobre teatro, mas proporcionará um autoconhecimento. Ao todo foram disponibilizadas 20 vagas para oficina em São José do Cedro. DAL PONTE destacou que não há idade para interessados em participar da oficina. A quarta e última etapa deste roteiro pela região se encerrará em São Miguel do Oeste no próximo dia 30, sábado da semana que vem.

A secretaria de Educação de São José do Cedro esteve participando de uma reunião promovida pela regional de Educação da Ameosc durante esta semana. O encontro foi para discutir pautas incluídas no cronograma de trabalho. A secretária SANDRA KUNZLER, comentou sobre o Sistema Nacional de Ensino, que teve a aprovação no início deste ano, no que se refere às perspectivas do sistema e seus reflexos nos colégios da rede municipal de ensino. Também foi debatido sobre a possibilidade da realização de um evento regionalizado de formação continuada. Além das diretrizes nacionais e o plano de educação da rede municipal de ensino. Outro assunto em pauta no encontro foi a Conai fase regional, que ocorre entre os dias 26 e 28 da semana que vem à distância. SANDRA explicou que esta etapa vai discutir o planejamento elaborado em novembro passado com delegados escolhidos para representar cada município na fase regional. São José do Cedro será representado pela professora VIVIANE BOESING.

Nesta semana estiveram reunidos os profissionais de Saúde do município de São José do Cedro, juntamente com representantes da regional de Saúde de São Miguel do Oeste e do estado de Santa Catarina. A reunião teve como objetivo avaliar e buscar novas estratégias para o combate a Dengue em São José do Cedro. Em entrevista, o superintendente EDUARDO MACÁRIO, lembrou que a região extremo-oeste está vivendo uma epidemia de Dengue. O Estado catarinense, segundo ele, tem o maior número de mortes em decorrência da Dengue no Brasil. Por isso, ele afirmou que é necessário agir de forma emergencial. Para o superintendente, qualquer pessoa com sintomas de contaminação de Dengue deve ter o atendimento médico priorizado na saúde. Ele ainda enfatizou sobre a carga dos profissionais de saúde, que enfrentaram recentemente uma pandemia e atualmente uma epidemia. No próximo mês será realizado o chamamento dos classificados no concurso para as vagas na área da Saúde. A secretaria de Saúde já ampliou os atendimentos na área.

O Estado está disponibilizando o “fumacê”, mas que deve ser usado como última instância. O superintendente da Vigilância em Saúde EDUARDO MACÁRIO, comentou que as primeiras ações devem partir da população eliminando os recipientes que possam criar ambiente para criação do mosquito. O Estado também está disponibilizando drones da Defesa Civil para mapeamento dos terrenos. Isso vai facilitar a verificação de possíveis focos da Dengue em locais de difícil acesso. O superintendente prevê pelo menos mais quatro semanas de intensa transmissibilidade da doença. MACÁRIO salientou que há estudos que demonstram a possibilidade dos mosquitos contaminados, ao depositar o ovo, o mesmo já esteja com o vírus. Ele ainda disse que a chegada do inverno rigoroso não mata os ovos, sendo que o mesmo espera a época propícia para eclodir. Com isso, caso nada for feito, os municípios podem sofrer a segunda onda de epidemia. EDUARDO destacou que o Estado disponibiliza de produtos de tratamento em pó para serem colocados em caixas de água, por exemplo.

Para o MP, a Lei 14.285 de 12 de dezembro de 2021, que altera e coloca a responsabilidade dos municípios sobre a distância de uma construção próximo a percursos de água, pode fragilizar a proteção das APPs. A declaração é da secretária de Planejamento de São José do Cedro KELLY FIGUEIRÓ. Esta mudança gerou expectativas e também especulações após a divulgação do governo Federal. Com esta regra, ela comentou que as prefeituras possuem a liberdade de elaborar leis que definem a distância mínima entre uma edificação e um rio. A secretária destacou que algumas esferas, e até mesmo partidos políticos, se manifestaram contra esta lei alegando ser inconstitucional por ser de responsabilidade da União. Além de haver muitas diferenças de metragens entre cidades próximas. KELLY citou São José do Cedro e Guarujá do Sul, que possuem o mesmo recurso hídrico, mas que podem na atual lei definir a distância mínima de um percurso. Isso também pode intensificar a competitividade entre municípios na instalação de empresas.

Os 22 municípios que são consorciados aos Conder se comprometeram, em conjunto, a avaliar uma solução que proporcione desenvolvimento regional. A secretária de Planejamento de São José do Cedro KELLY FIGUEIRÓ, disse que no ano passado foi feita uma licitação coletiva para promover um estudo ambiental nos 22 municípios consorciados. Ela explicou que este levantamento vai informar sobre a possibilidade de redução da metragem de 30 metros conforme a particularidade de cada cidade. A secretária afirmou que, para ser aprovado, será necessária a aprovação do Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Conselho Municipal do Meio Ambiente, além de uma lei que regulamente esta questão. O Conder está aguardando manifestação do MPF e da Fecam. KELLY afirmou que dois municípios catarinenses já promoveram a alteração, sendo as administrações notificadas pelo Ministério Público. A partir de meados de maio a prefeitura terá uma posição sobre a decisão.

A Polícia Militar Rodoviária registrou uma ocorrência de crime de trânsito por dirigir sob influência de álcool, na SC-163, no município de Iporã do Oeste. O flagrante foi por volta das 16 horas de ontem durante a "Operação Tiradentes 2022". Conforme as informações, a PMRv estava em patrulhamento preventivo quando avistou o condutor de um veículo Strada dirigindo em zigue-zague pela rodovia. Foi realizada a abordagem do condutor, de 54 anos, que após realizar o teste do bafômetro, apresentou zero vírgula 65 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Ele foi preso. No veículo também foram encontradas garrafas de bebidas alcoólicas.

Os bombeiros foram acionados para atender uma vítima de acidente com motocicleta em Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada ontem na BR-163, no município de Barracão, na serra da BNH. Os socorristas foram chamados por populares. O acidente envolveu um carro e uma motocicleta. O motociclista foi encontrado caminhando pelo local, e depois do atendimento prévio, ele foi encaminhado ao hospital de Dionísio Cerqueira. Já a condutora do veículo envolvido, um Gol, saiu ilesa do acidente e não precisou de atendimento. Segundo informações dos bombeiros, o Gol ficou preso no portão da residência da própria condutora, após a colisão.

Ontem, por volta das dez horas e 30 minutos a Polícia Militar foi acionada para deslocar até a Rua Darci Tiepo, Bairro São Sebastião, para atender uma ocorrência de estelionato em São Miguel do Oeste. Segundo a PM, a vítima relatou que na manhã do dia anterior, por volta das oito e 30, um homem entrou em contato dizendo ser seu filho. Durante o papo, suposto filho disse para a mulher que seu celular estragou, por isso estava ligando por outro número. O homem então pediu a vítima o valor mil 479 reais para comprar um novo celular, sendo assim, por volta das 13 horas e 30 minutos a mulher fez o depósito de mil 470 reais. Segundo a PM, logo em seguida o suposto filho pediu mais dois mil reais, sendo relatado pela mulher que não possuía mais dinheiro. Com isso, a vítima percebeu ser golpe. Mais tarde, quando conversou com seu filho, ele afirmou a mãe que não era ele e que não trocara de número. Diante do fato a guarnição confeccionou o boletim de ocorrência, orientou e liberou a solicitante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.