ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - Segunda-Feira - 22-04-19

-PF VAI PEDIR PRORROGAÇÃO DE INQUÉRITO QUE APURA ATENTADO CONTRA BOLSONARO

-AVIANCA CANCELA MAIS 152 VOOS COM CHEGADA OU SAÍDA DE SC

-REDE MUNICIPAL DE ENSINO RECEBE PROJETO ESPECIAL DO SESC

-ACCS ESPERA QUE AUMENTO DE EXPORTAÇÕES MELHORE PREÇO DO SUÍNO

-POLÍCIA MILITAR AMPLIA OPERAÇÕES DO TIPO BARREIRA NA REGIÃO

-MULHER FICA FERIDA EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

-HOMEM AO COLIDIR CARRO CONTRA CARRETA NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O número de mortos nos atentados de domingo de Páscoa no Sri Lanka subiu para 290, informou a polícia local nesta segunda-feira. Cerca de 500 pessoas ficaram feridas nos ataques que atingiram três igrejas e quatro hotéis no domingo de Páscoa. Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques, porém, o governo do país acredita que os ataques tenham sido realizados com a ajuda estrangeira. Por isso, o governo vai pedir ajuda externa para rastrear as ligações internacionais. Até o momento, 24 pessoas foram detidas.

Mais de 750 ativistas contra mudanças climáticas que bloquearam as vias em torno de alguns dos principais pontos turísticos de Londres foram presos nos últimos seis dias. Os protestos, organizados pelo grupo de combate às mudanças climáticas Extinction Rebellion, vêm há dias interrompendo o tráfego na região central de Londres. O grupo convocou uma onda de desobediência civil não violenta para forçar o governo britânico a reduzir para zero, até 2025, a taxa de emissão de gases do efeito estufa, para enfrentar o que chama de crise climática global.

Ao menos 19 pessoas morreram e 14 ficaram feridas após deslizamentos de terra na província colombiana de Cauca, no sudoeste da Colômbia. De acordo com a agência de combate a desastres do país ao menos oito casas foram danificadas e parte da rodovia Pan-Americana está bloqueada devido aos deslizamentos. As autoridades temem que os 14 desaparecidos tenham morrido. O presidente IVAN DUQUE viajou para o local e anunciou ajuda aos desabrigados.

A Polícia Federal vai pedir a prorrogação, por 90 dias, do inquérito relacionado ao atentado contra o presidente JAIR BOLSONARO durante as eleições de 2018. O pedido deve ocorrer nesta terça-feira. Em setembro do ano passado, o presidente BOLSONARO levou uma facada, durante ato de campanha em Juiz de Fora. O agressor, ADÉLIO BISPO DE OLIVEIRA, foi preso em flagrante após o incidente. A investigação está sob o comando do delegado RODRIGO MORAIS, da Superintendência da PF em Minas Gerais. A prorrogação não será para novas diligências, mas para concluir o inquérito.

Em uma mensagem de áudio enviada a um caminhoneiro, o ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, comentou medidas articuladas pelo Palácio do Planalto para atender demandas da categoria que paralisou o país em maio do ano passado e afirmou ao interlocutor que o governo havia dado uma "trava" na Petrobras para evitar reajustes de combustíveis com frequência inferior a 15 dias. A assessoria da Casa Civil afirmou que o ministro não vai se manifestar sobre o áudio. A assessoria da Petrobras também foi procurada, mas até o final da manhã de hoje não havia emitido nenhum comentário sobre o conteúdo da gravação.

O secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, ROGÉRIO MARINHO, disse nesta segunda-feira que o governo já trabalha com pequenos ajustes no texto da proposta de reforma da Previdência para viabilizar a votação do parecer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Após ser adiada na semana passada por falta de acordo, a votação do parecer do deputado DELEGADO MARCELO FREITAS deve ser colocado em votação no plenário da CCJ nesta terça-feira. O governo acredita que conseguirá apoio do Centrão para aprovar o relatório com as mudanças que serão sugeridas por MARINHO. Ele disse que os trechos em negociação não terão impacto fiscal.

Amanhã começa a Semana Infantil das Farmácias São Miguel! De 23 a 30 de abril, uma semana inteirinha dedicada a economia das mamães e papais. Completa linha de produtos infantis, como pacotões econômicos de fraldas, lenços e toalhas umedecidas, pomadas para assadura, leites, xampus, condicionadores e muito mais!

Os robôs produzidos por alunos catarinenses ficaram entre os melhores do mundo no Campeonato Mundial de Robótica. O evento foi realizado na última semana em Houston nos Estados Unidos e reuniu mais de 15 mil estudantes de 74 países. Ao todo, 106 estudantes brasileiros participaram da programação e conquistaram troféus ou foram finalistas em ao menos três modalidades. Três equipes de Santa Catarina figuraram entre os finalistas. O time do Sesi Blumenau ficou entre as 15 melhores na categoria Desafio do Robô. Já os estudantes de Seara e Concórdia também foram finalistas no desempenho Desafio do Robô.

A companhia aérea Avianca deve cancelar 152 voos que chegam e partem dos aeroportos de Santa Catarina até o dia 28 de abril. A companhia já havia anunciado a suspensão de 12 voos vinculados ao Aeroporto de Navegantes e mais quatro do Aeroporto de Florianópolis. Entre as rotas atingidas com o cancelamento dos voos estão Florianópolis-Chapecó e Chapecó-Florianópolis. A lista completa de voos, que deve ser atualizada diariamente, pode ser conferida no site da companhia. Também é possível consultar voos específicos e solicitar a devolução das passagens que já foram pagas.

O Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta quarta-feira a ação direta de inconstitucionalidade contra a lei que obriga o Estado a aplicar pelo menos 15 por cento da receita líquida em saúde. A ação catarinense chegou ao STF em 15 de fevereiro de 2018, um dia antes da saída de RAIMUNDO COLOMBO do governo para a posse de EDUARDO PINHO MOREIRA. Ao assumir, em 2019, CARLOS MOISÉS DA SILVA apoiou a tese e tentou uma liminar, que foi negada pelo relator, o ministro LUIZ FUX. O julgamento está marcado para as nove e meia da manhã de quarta, durante sessão extraordinária do Supremo.

As escolas da rede municipal de ensino participaram na última semana das atividades do projeto Ciranda Sesc. Cerca de mil e 600 alunos foram contemplados com "Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Indígena Brasileira". De acordo com o técnico do Sesc, JAISON KARAL, o projeto de recreação resgata as brincadeiras populares e o prazer de brincar de forma simples e espontânea. Ele explicou que o Ciranda Sesc envolve contação de histórias, confecção de um brinquedo indígena e ciranda com brincadeiras cantadas. Para o secretário de Educação, PAULO DRUM, foi uma semana diferente e, culturalmente, muito rica para os alunos da rede municipal.

Começa hoje mais uma edição do Curso Empretec do Sebrae de São Miguel do Oeste. As aulas começaram as oito horas da manhã e vão até as seis da tarde. O curso prossegue até sábado com 60 horas de capacitação. O analista técnico do Sebrae, MIGUEL GARRIDO, explicou que o Empretec é ideal para quem deseja empreender, para quem possui negócios em andamento, bem como para gestores e líderes de empresas que pretendem desenvolver novas competências. O curso está focado na melhoria no desempenho empresarial, segurança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades e aumento das chances de sucesso nos negócios.

Uma parceria entre o departamento de Urbanismo e a secretaria de Saúde de Guarujá do Sul resultou na coleta de três toneladas de vidro. A campanha foi realizada nos meses de janeiro, fevereiro e março. De acordo com o secretário de Obras, JAIR MALLMANN, havia um ponto de coleta no setor de urbanismo em que a comunidade pôde deixar os materiais. De acordo com ele, a campanha teve como objetivos, além da destinação correta dos materiais, contribuir com a preservação ambiental na comunidade, a limpeza de lotes e propriedades rurais e o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças da dengue, zika e chikungunya.

O prefeitura de Paraíso realizou na última semana uma audiência pública para revisão do plano diretor. De acordo com o prefeito VALDECIR CASAGRANDE, a legislação precisa ser atualizada e adequada a fim de evitar transtornos para a população. O prefeito comentou que a participação dos moradores foi expressiva. Os temas que foram discutidos na audiência da semana passada serão incluídos em um projeto de lei que será encaminhado para apreciação dos vereadores. CASAGRANDE disse que as revisões são necessárias diante das mudanças que ocorrem na sociedade.

O prazo para o recolhimento da contribuição sindical rural da pessoa física e jurídica vence no dia 22 de maio. O alerta está sendo feito pelos sindicatos dos produtores ligados a Faesc. De acordo com a Faesc, o imposto deve ser pago pelos produtores enquadrados como "empresários" ou "empregadores rurais". A federação e os sindicatos orientam os produtores para o pagamento das Guias de Recolhimento em qualquer banco. As entidades explicam que o principal objetivo do sistema sindical rural é a defesa dos direitos, reivindicações e interesses, de todos os produtores rurais enquadrados como empresários ou empregadores rurais, independentemente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade.

O município de Bandeirante vai promover na próxima semana a quinta edição do seminário de solo e água. O evento está confirmado para o dia 30 de abril, terça-feira da semana que vem na câmara de vereadores. A iniciativa é uma promoção da Epagri e da prefeitura. De acordo com a extencionista da empresa do governo, FRANCISCA FREIBERGER, o seminário é destinado para os agricultores e terá duas palestras. A primeira será sobre o uso de adubos e fertilizantes para o solo e a segunda vai abordar os desafios da gestão da água para o extremo-oeste. O evento começa a uma e meia da tarde e é preciso confirmar presença no escritório local da Epagri.

O volume de peixe vendido na feira do peixe deste ano ficou abaixo da expectativa. A informação é do vice-presidente da Feira, MARCIO SATIN. Ele disse que foram comercializados entre sete mil e 500 e oito mil quilos de peixe. Desse total, foram vendidos cerca de cinco mil quilos de filé de tilápia. SANTIN comentou que os produtores não conseguiram atender a procura por peixes maiores, como carpa, por exemplo. Ele disse que os feirantes conseguiram vender praticamente todo o estoque e que faltou peixe, especialmente as carpas.

A Associação Catarinense dos Criadores de Suínos espera que o valor do suíno pago aos produtores melhore com o aumento da exportação para a China. A expectativa é do vice-presidente da entidade, VILSON SPESSATTO. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que o ano deve ser positivo para o setor. No primeiro trimestre, o estado embarcou 83 mil toneladas de carne suína, gerando renda de 157 milhões de dólares para o setor. Com a abertura do mercado chinês, a projeção é de que a exportação de carne suína alcance a marca de um milhão de toneladas até o final do ano. SPESSATTO disse que a associação está cobrando das indústrias que os avanços obtidos com a conquista de novos mercados resulte no crescimento do preço pago ao produtor.

O preço do suíno está acima do custo de produção, mas ainda preciso avançar mais. A afirmação é do vice-presidente da ACCS, VILSON SPESSATTO. De acordo com ele, o valor está em três reais e 70 centavos para produtores integrados. Já os independentes estão recebendo quatro reais por quilo. SPESSATTO disse que o custo de produção está em três reais e 30 centavos. Ele comentou que a margem é bastante apertada e os suinocultores precisam ser cada vez mais profissionais para que a atividade seja rentável. O vice-presidente comentou que o ano de 2018 foi bastante difícil para o setor, com preços em baixa e custos maiores. A tendência para este ano é que o quadro seja mais favorável para os produtores.

A maioria dos produtores de suínos sabe a responsabilidade que tem e por isso está adequada as exigências ambientais. O comentário é do vice-presidente da ACCS, VILSON SPESSATTO. De acordo com ele, a questão ambiental, que sempre foi motivo de preocupação, hoje não é mais um “bicho de sete-cabeças”. SPESSATTO comentou que os produtores estão procurando se adequar as normas ambientais e são conscientes da importância de produzir sem agredir o meio ambiente. O problema, segundo o vice-presidente da ACCS é a demora em obter as licenças ambientais. Ele comentou que a burocracia cria dificuldades e gera prejuízos para os suinocultores.

O comando geral da Polícia Militar de Santa Catarina vem intensificando as ações para aumentar a ostensividade e visibilidade da presença policial no estado. A informação é do comandante do décimo primeiro batalhão da PM, coronel MARCELO DE WALLAU. Ele disse que as principais ações realizadas na região são as operações Barreira e Fronteira. WALLAU explicou que esse tipo de trabalho está ocorrendo com frequência para aumentar a sensação de segurança da população e combater crimes comuns na região de fronteira, como por exemplo, o contrabando de armas e o tráfico de drogas.

Com a intensificação das operações do tipo barreira pela região, a PM ampliou o volume de drogas e armas apreendidas. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, coronel MARCELO DE WALLAU, a quantidade de armas apreendidas no primeiro trimestre deste ano já supera o total de apreensões de todo o ano passado. Em 2017, foram 16 armas apreendidas. Entre janeiro e março deste ano, já são 18 apreensões. Além disso, mais de 570 quilos de drogas foram apreendidos nos últimos 12 meses. Para WALLAU, esse é um dado que confirma que a Polícia Militar está no caminho certo ao intensificar as operações e barreiras nas cidades e nas rodovias da região.

Todas as ações desenvolvidas pela Polícia Militar são resultado de uma análise sobre os detalhes que envolvem os crimes praticados na região. A explicação é do comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, coronel MARCELO DE WALLAU. Ele disse que a PM tem um mapa da violência, com dados sobre o tipo de crime, os horários, locais e outras informações que são relevantes para direcionar o trabalho policial. Além disso, a população está participando cada vez mais. WALLAU comentou que a PM recebe muitas informações dos moradores, via wattsapp por exemplo, e isso ajuda bastante. WALLAU comentou que o objetivo da PM é estreitar ainda mais essa relação com a população para fechar o cerco contra a violência.

Um casa foi destruída em um incêndio na madrugada de hoje em Dionísio Cerqueira. O fogo começou por volta das três horas da madrugada no bairro Floresta. A residência, de cerca de 50 metros quadrados, foi consumida pelas chamas. Segundo o proprietário, a casa, que fica localizada aos fundos da residência principal, estava alugada, porém há dias ele não via os inquilinos. Os bombeiros foram chamados e usaram cerca de cinco mil litros de água no combate ao fogo. O local foi totalmente destruído e as causas do incêndio não foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros.

A Polícia Rodoviária Estadual prendeu um motorista por embriaguez ao volante neste final de semana na SC 163. Um homem de 25 anos foi abordado por volta das duas horas da madrugada de ontem no quilometro 59 da rodovia. Ele estava embriagado e foi detido em flagrante. O homem foi levado para a delegacia de polícia de São Miguel do Oeste. Também neste domingo, a PRE atendeu um acidente por volta da uma e meia da madrugada de ontem também em São Miguel do Oeste. Foi uma colisão traseira envolvendo veículo Jeep Renegade, emplacado em Guaraciaba, conduzido por uma mulher de 27 anos, e veículo Civic de Maravilha, conduzido por um homem de 25 anos. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Militar Ambiental fez um flagrante de pesca irregular às margens do Rio Uruguai, no centro da cidade de Itapiranga, na manhã do último sábado. Após receber informações de que pescadores estariam realizando pesca ilegal nas proximidades do Porto do Albano, na avenida Rio Uruguai, a Polícia Ambiental foi o até o local indicado. Durante a ação, foram flagrados pescadores com 10 redes de pesca, de diversos tamanhos de malhas. 72 peixes foram apreendidos. Alguns ainda estavam presos nas redes. Os pescadores não possuíam licenças para pesca e por isso tiveram todos os materiais apreendidos.

Uma mulher ficou ferida em um capotamento de veículo na noite de ontem na BR 282. O acidente aconteceu por volta das nove horas em Iraceminha e envolveu um Mobi, com placas de São Miguel do Oeste. A carro era conduzido por uma mulher de 20 anos. Ela perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. Segundo os bombeiros de Maravilha, a motorista sofreu fratura na clavícula e no cotovelo direito, além de ferimentos na cabeça e no abdômen. Ela foi socorrida pelos bombeiros e conduzida ao Hospital São José de Maravilha para atendimento médico.

Um homem de 33 anos morreu em um acidente na noite de sábado na BR 282. A colisão envolveu um Fox de São Miguel do Oeste e uma carreta de Joaçaba e aconteceu por volta das sete horas da noite nas proximidades do trevo de acesso a Flor do Sertão. O condutor do Fox, FÁBIO DE RAMOS, sofreu ferimentos graves. Ele foi socorrido pelos Bombeiros e levado em estado grave ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu em seguida. O motorista da carreta não se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.