ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 22/04/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O número de mortos nos atentados de domingo de Páscoa no Sri Lanka subiu para 290, informou a polícia local nesta segunda-feira. Cerca de 500 pessoas ficaram feridas nos ataques que atingiram três igrejas e quatro hotéis no domingo de Páscoa. Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques, porém, o governo do país acredita que os ataques tenham sido realizados com a ajuda estrangeira. Por isso, o governo vai pedir ajuda externa para rastrear as ligações internacionais. Até o momento, 24 pessoas foram detidas.

Mais de 750 ativistas contra mudanças climáticas que bloquearam as vias em torno de alguns dos principais pontos turísticos de Londres foram presos nos últimos seis dias. Os protestos, organizados pelo grupo de combate às mudanças climáticas Extinction Rebellion, vêm há dias interrompendo o tráfego na região central de Londres. O grupo convocou uma onda de desobediência civil não violenta para forçar o governo britânico a reduzir para zero, até 2025, a taxa de emissão de gases do efeito estufa, para enfrentar o que chama de crise climática global.

Ao menos 19 pessoas morreram e 14 ficaram feridas após deslizamentos de terra na província colombiana de Cauca, no sudoeste da Colômbia. De acordo com a agência de combate a desastres do país ao menos oito casas foram danificadas e parte da rodovia Pan-Americana está bloqueada devido aos deslizamentos. As autoridades temem que os 14 desaparecidos tenham morrido. O presidente IVAN DUQUE viajou para o local e anunciou ajuda aos desabrigados.

A Polícia Federal vai pedir a prorrogação, por 90 dias, do inquérito relacionado ao atentado contra o presidente JAIR BOLSONARO durante as eleições de 2018. O pedido deve ocorrer nesta terça-feira. Em setembro do ano passado, o presidente BOLSONARO levou uma facada, durante ato de campanha em Juiz de Fora. O agressor, ADÉLIO BISPO DE OLIVEIRA, foi preso em flagrante após o incidente. A investigação está sob o comando do delegado RODRIGO MORAIS, da Superintendência da PF em Minas Gerais. A prorrogação não será para novas diligências, mas para concluir o inquérito.

Em uma mensagem de áudio enviada a um caminhoneiro, o ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, comentou medidas articuladas pelo Palácio do Planalto para atender demandas da categoria que paralisou o país em maio do ano passado e afirmou ao interlocutor que o governo havia dado uma "trava" na Petrobras para evitar reajustes de combustíveis com frequência inferior a 15 dias. A assessoria da Casa Civil afirmou que o ministro não vai se manifestar sobre o áudio. A assessoria da Petrobras também foi procurada, mas até o final da manhã de hoje não havia emitido nenhum comentário sobre o conteúdo da gravação.

O secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, ROGÉRIO MARINHO, disse nesta segunda-feira que o governo já trabalha com pequenos ajustes no texto da proposta de reforma da Previdência para viabilizar a votação do parecer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Após ser adiada na semana passada por falta de acordo, a votação do parecer do deputado DELEGADO MARCELO FREITAS deve ser colocado em votação no plenário da CCJ nesta terça-feira. O governo acredita que conseguirá apoio do Centrão para aprovar o relatório com as mudanças que serão sugeridas por MARINHO. Ele disse que os trechos em negociação não terão impacto fiscal.

Os robôs produzidos por alunos catarinenses ficaram entre os melhores do mundo no Campeonato Mundial de Robótica. O evento foi realizado na última semana em Houston nos Estados Unidos e reuniu mais de 15 mil estudantes de 74 países. Ao todo, 106 estudantes brasileiros participaram da programação e conquistaram troféus ou foram finalistas em ao menos três modalidades. Três equipes de Santa Catarina figuraram entre os finalistas. O time do Sesi Blumenau ficou entre as 15 melhores na categoria Desafio do Robô. Já os estudantes de Seara e Concórdia também foram finalistas no desempenho Desafio do Robô.

A companhia aérea Avianca deve cancelar 152 voos que chegam e partem dos aeroportos de Santa Catarina até o dia 28 de abril. A companhia já havia anunciado a suspensão de 12 voos vinculados ao Aeroporto de Navegantes e mais quatro do Aeroporto de Florianópolis. Entre as rotas atingidas com o cancelamento dos voos estão Florianópolis-Chapecó e Chapecó-Florianópolis. A lista completa de voos, que deve ser atualizada diariamente, pode ser conferida no site da companhia. Também é possível consultar voos específicos e solicitar a devolução das passagens que já foram pagas.

O Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta quarta-feira a ação direta de inconstitucionalidade contra a lei que obriga o Estado a aplicar pelo menos 15 por cento da receita líquida em saúde. A ação catarinense chegou ao STF em 15 de fevereiro de 2018, um dia antes da saída de RAIMUNDO COLOMBO do governo para a posse de EDUARDO PINHO MOREIRA. Ao assumir, em 2019, CARLOS MOISÉS DA SILVA apoiou a tese e tentou uma liminar, que foi negada pelo relator, o ministro LUIZ FUX. O julgamento está marcado para as nove e meia da manhã de quarta, durante sessão extraordinária do Supremo.

-Saltinho Está Entre Cidades Que Dispõe Da Melhor Tecnologia Para Gestão Pública Do País.

-Merenda Escolar De Campo Erê É Oferecida Através De Cálculo De Cardápio.

Começam os preparativos para eleição dos conselheiros tutelares. Quem conta é ANTÔNIO DE FARIA, presidente do conselho tutelar de Campo Erê. De acordo com ele os atos preliminares á eleição estão bem avançados, inclusive com edital lançado no site da prefeitura. Lembra que o conselheiro pode exercer até dois mandatos, no entanto recentemente foi aprovado um projeto lei no Senado Federal, que permite a recondução livre ou seja: o profissional que já está no cargo á seis anos, poderá concorrer a nova eleição. A PL aguarda a sanção do presidente.

Existem apenas dois profissionais com dois mandatos em Campo Erê. ANTÔNIO DE FARIA, revela que além dele TEREZINHA DE ALMEIDA, está encerrando agora seu segundo mandato a frente do conselho tutelar. Complementa que em caso da sanção presidencial, deverá ser montada uma comissão para alterar o edital, permitindo assim os conselheiros á participação do processo eleitoral. Para concorrer ao cargo são vários requisitos, ressalta para a novidade deste edital, que é ter uma experiência mínima de um ano com crianças.

Presidente do conselho tutelar chama atenção ao papel do conselheiro. Ele afirma que o candidato deve ter ciência que o trabalho é em defesa dos direitos humanos. Enfatiza: Ação é especifica aos direitos da Criança e Adolescente. DE FARIA lembra que a o conselho possui cinco direitos fundamentais: Direito á vida e a saúde. Direito á liberdade, respeito e dignidade. Direito á convivência familiar e comunitária. O direito á educação, cultura esporte e lazer. E direito da profissionalização e a proteção no trabalho.

Conselho tutelar atua quando direitos da criança e adolescente são violados. O conselheiro conta que a sociedade contribui muito em denúncias aos casos de violação. O presidenteANTONIO DE FARIA, conclui que o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente é o que norteia a conduta do conselheiro tutelar de todo o país. Ele orienta que os interessados devem se preparar para o cargo, estudando e entendendo qual é o verdadeiro papel do conselheiro.

Saltinho está entre cidades que dispõe da melhor tecnologia para gestão pública do país. Segundo MATEUS KHUN – secretário de assistência social, o município de Saltinho, por meio do Social, desde o ano passado é parceira do programa que leva às unidades socioassistenciais do município o que há de mais moderno em gestão pública. O software GESUAS, desenvolvido para atender as necessidades do Sistema Único de Assistência Social é utilizado por mais de 70 municípios de todas as regiões do país.

GESUAS é considerado a melhor solução do país para a gestão pública pelo BrazilLAB. No estado, cita MATEUS, apenas São Miguel do Oeste e Saltinho dispõe da tecnologia. A ferramenta, explica o secretário, possibilita maior eficiência nos atendimentos e acompanhamentos, dispensando o uso de fichas de papel e automatizando parte do preenchimento dos formulários. Ele ainda integra toda a rede socioassistencial, resgatando informações registradas em diferentes equipamentos.

O sistema GESUAS reforça a segurança das famílias usuárias do SUAS, que têm seus dados restringidos aos técnicos vinculados ao seu caso. Para o Secretário MATEUS KHUN, o GESUAS permite uma gestão baseada em informações e dados confiáveis às famílias. Ainda, segundo MATEUS, o sistema tem auxiliado muito os servidores da secretaria, pois permite a integração entre os equipamentos. Atualmente, a Secretaria de Assistência Social conta com uma equipe técnica formada por apenas quatro servidoras, sendo duas assistentes sociais, uma psicóloga e uma orientadora social. No GESUAS tem mil quatrocentos e quatro pessoas cadastradas, 518 famílias do município.

Maior destaque do GESUAS fica para articulação entre a vigilância socioassistencial e a gestão. O secretário explica que os registros feitos através do software se transformam em relatórios e mapas interativos que indicam as principais vulnerabilidades da cidade. Isso permite que a gestão identifique com clareza as principais ocorrências dos territórios, pense em soluções focadas na solução do problema e subsidie a tomada de decisões. Além de tudo isso, a prestação de contas a outras esferas do governo é simplificada e, com isso, condicionalidades para captação de recursos são cumpridas com maior facilidade, podendo maximizar os repasses federais e estaduais para o município.

Merenda escolar de Campo Erê é oferecida através de cálculo de cardápio. MARINA BERNARDI, nutricionista da secretaria municipal de educação do município, conta que de todas as crianças do município tem alimentação na escola. Refeições são divididas entre café da manhã, lanche principal e para cada faixa etária existe a variabilidade. A profissional explica que para cada idade o lanche é oferecido diferente.

Alimentos ultra processados não entram na merenda escolar. A nutricionista da secretaria de educação diz que os cardápios são sempre com alimentos nutritivos e leva-se em conta também, os hábitos alimentares regional das crianças. Para este ano está sendo incluídos na merenda, alimentos orgânicos, que até então não eram fáceis de encontrar na região e na visão dela, deve melhorar muito a qualidade de vida das crianças.

Alimentos com agrotóxicos quando consumido durante muitos anos pode causar câncer. A declaração é de MARINA BERNARDI, nutricionista da secretaria municipal de educação de Campo Erê. Por isso ela comemora a inclusão de alimentos orgânicos na merenda escolar do município. MARINA revela quais são os produtos orgânicos que entram neste momento na alimentação da rede municipal de educação: Cebola, tomate, couve-flor, brócolis, pepino, beterraba, cenoura e abobrinha.

Vegetais são os menos consumidos pelas crianças. A revelação é da nutricionista MARINA BERNARDI. Ela conta que geralmente essa rejeição das crianças aos vegetais é a pela pouca oferta desde cedo. Ela explica que aos poucos quer mudar esse cenário, através de educação alimentar e incentivos. Conta que por vezes a criança que não gosta de saladas, acaba comendo por ver o colega consumindo o alimento.

Demanda por alimentos orgânicos nem sempre é atendida. A nutricionista conta que a Cooper Anchieta é a responsável a fornecer os alimentos a rede municipal de educação. Conta que a cooperativa as vezes não possui determinados produtos. Ela entende que essa falta ocorre pela produção dos alimentos, pois possui o seu tempo de colheita. Outro fator pode ser a pouca produção de alimentos sem agrotóxico.

SINTRAF – Encerra roteiro de reuniões em Campo Erê. Quem conta é LIZETE BERNARDI – Coordenadora da entidade para a região. De acordo com ela, as reuniões foram setoriais, comunitárias e regionais, visando atender até mesmo as comunidades mais distantes. LIZETE ressalta que objetivo desses encontros, consistiu em preparar os sócios o congresso marcado para o dia 24 de julho. No congresso será debatido os rumos do sindicato e compor a mesa diretora para a eleição de novembro.

Reforma da previdência preocupa muito agricultores. A coordenadora conta que nos encontros, é esclarecido o que vai mudar na vida do agricultor com a nova previdência. A sindicalista revela que deve ser realizadas mobilizações, contra as mudanças no sistema previdenciário do agricultor. O próximo município a ter os encontros do sindicado é Saltinho. LIZETE afirma que o sentimento dos agricultores é de incertezas.

Assembleia com os sócios ocorre hoje no SINTRAF. LIZETE BERNARDI informa que hoje ás 13 e 30 no sindicato, será realizado uma assembleia de prestação de contas e algumas alterações estatuárias. Além disso hoje à tarde estará presente o ex-deputado Dirceu Dresch que falará sobre a reforma da previdência. Ainda na tarde hoje o contador da federação estará esclarecendo dúvidas sobre o CAEPF - Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física Rural.

Polícia fecha estabelecimento por falta de alvará e apreende facão. Por volta de 01h10 de ontem, a Polícia Militar de Marmeleiro recebeu denúncia de que na comunidade de Rio Negreiro, estava ocorrendo um baile num estabelecimento comercial com som excessivamente alto, causando perturbação do sossego. No local onde estavam cerca de 30 pessoas, foi constatado os fatos e identificado o proprietário. De acordo com a PM, o proprietário não possui Alvará de Licença Para Funcionamento em seu nome, somente do antigo dono e nem Alvará de Licença Sanitária, bem como não possui regular licença predial fornecida pelos bombeiros. Ele foi encaminhado para o pelotão da Polícia Militar para os procedimentos e posteriormente liberado.

Durante os procedimentos no local ocorreu um tumulto e dois homens tentaram investir contra os seguranças. Um deles foi até um veículo RenaultClio e pegou um facão, sendo contidos pela equipe da PM. Os dois também foram encaminhados para o pelotão para confecção do Termo Circunstanciado e o facão foi apreendido.

Colisão deixa motociclista ferido no centro. Por volta das 14 horas de sábado, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu a um acidente de trânsito. Foi na Rua Coronel Bertaso, Centro. A colisão envolveu uma moto HondaCB 300 e um Fiesta, placas de Campo Erê. Quando os bombeiros chegaram ao local atenderam o piloto da motocicleta. Ele estava deambulando na rua, consciente e orientado, com sinais vitais estáveis. A vítima apresentava edema e escoriações na região dorsal do pé. Após os procedimentos, ele foi encaminhado ao hospital Santo Antônio. A Polícia Militar esteve presente na ocorrência.

Casa fica parcialmente destruída em Incêndio no interior. Uma residência ficou parcialmente destruída na tarde de sábado, na Linha Agroísa, ás margens da SC 305, em Campo Erê. A casa de alvenaria com aproximadamente 250 metros foi tomada pelas chamas. O combate e rescaldo durou pouco mais de uma hora. Foram gastos cerca de sete mil litros de água. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê se deslocou com dois caminhões para o atendimento. Uma guarnição de Palma Sola também prestou apoio. Segundo o proprietário da casa, sua esposa estava em casa no momento do sinistro. Ela disse escutar um estouro no transformador de energia que fica próximo à residência. As causas do incêndios devem ser apuradas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.