ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 22.02.2019

-MPF VAI APURAR SE FLÁVIO BOLSONARO LAVOU DINHEIRO EM NEGOCIAÇÃO DE IMÓVEIS
-PROJETO QUER AUTORIZAR QUE CRIANÇAS ESTUDEM EM CASA EM SC
-ASSOCIAÇÃO DE RECICLAGEM FORMA PARCERIA PARA LIMPEZA EM EVENTOS PÚBLICOS
-APAES ORGANIZAM EQUIPE PARA RETOMAR AULAS NA SEMANA QUE VEM
-HOSPITAL INAUGURA MEMORIAL EM HOMENAGEM AS ANTIGAS DIRETORIAS
-PALMA SOLA PROMOVE CAMPANHA DE PREVENÇÃO ÀS DSTS
-1º LEILÃO DE GADO MOVIMENTOU 500 MIL REAIS NO FINAL DE SEMANA
-LICITAÇÃO DOS 22 LOTES DO PARQUE INDUSTRIAL TRÊS OCORRE ENTRE MARÇO E ABRIL
-IDOSO FICA FERIDO EM COLISÃO ENTRE CARRO E CARRETINHA AGRÍCOLA
-HOMENS SÃO PRESOS COM ARMAS, DROGAS E MAIS DE 16 MIL EM DINHEIRO

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

O governo da Coreia do Norte pediu ajuda às Nações Unidas e outras organizações humanitárias diante da falta de comida no país. A ONU está em contato com as autoridades norte-coreanas para analisar o impacto que essa falta de comida pode ter na população mais vulnerável e atuar de forma rápida para suprir as necessidades humanitárias. Em 2019 o país deve ter uma carência de um milhão e 400 mil toneladas de alimentos básicos como trigo, arroz, batata e soja.

O Papa FRANCISCO pediu nesta quinta-feira aos líderes da Igreja de todo o mundo que adotem "medidas concretas" para combater a pedofilia, na abertura de uma reunião histórica no Vaticano sobre o tema que abala a Igreja. Esta é a primeira vez na história que os líderes da Igreja católica se reúnem a pedido do papa para debater a pedofilia. 190 líderes religiosos estão reunidos por quatro dias no Vaticano para tentar encontrar formas de proteger crianças e jovens coibir a cultura de abusos que corrói a Igreja.

A fronteira da Venezuela com o Brasil foi fechada na noite desta quinta-feira, após NICOLÁS MADURO determinar o bloqueio por tempo indeterminado. O presidente venezuelano determinou o fechamento para tentar barrar a ajuda humanitária oferecida pelos Estados Unidos e por países vizinhos, incluindo o Brasil, após pedido do autoproclamado presidente interino JUAN GUAIDÓ. MADURO vê a oferta dessa ajuda como uma interferência externa na política da Venezuela.

Com quatro votos a favor de enquadrar a homofobia e a transfobia como crime de racismo, o Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quinta-feira o quarto dia de julgamento sobre a criminalização de condutas discriminatórias contra a comunidade LGBTI. As ações pedem a criminalização de todas as formas de ofensas, individuais e coletivas, homicídios, agressões e discriminações motivadas pela orientação sexual eou identidade de gênero, real ou suposta, da vítima. As ações pedem que a Corte fixe um prazo para o Congresso votar projetos de lei sobre o tema.

O ministro MARCO AURÉLIO MELLO, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quinta-feira, encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, a investigação que apura suspeitas de caixa 2 feitas por delatores da J&F ao ministro-chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI. A decisão do ministro atende a pedido da procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE. Pesam sobre ONYX o relato e planilhas dando conta de pagamentos de cem mil reais, em 2012, e 200 mil, em 2014, quando o atual ministro concorria ao cargo de deputado federal. ONYX admitiu em entrevista a uma emissora de rádio ter recebido cem mil e pediu desculpas.

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro foi incumbido pela procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, de apurar se o senador FLÁVIO BOLSONARO do PSL, filho do presidente JAIR BOLSONARO, praticou crime de lavagem de dinheiro na negociação de imóveis. O caso já vinha sendo investigado pela Polícia Federal, mas no Ministério Público Federal houve a dúvida sobre em qual instância deveria tramitar, depois de FLÁVIO se eleger para o Senado. O que o MPF no Rio vai analisar é se as "negociações relâmpagos" de imóveis resultaram em um aumento patrimonial incompatível de FLÁVIO, segundo as investigações da Polícia Federal.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a necessidade de vacinação das pessoas que não se imunizaram contra o sarampo pelo risco de reintrodução do vírus. A vacinação é gratuita em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde e é preciso tomar duas doses da vacina a partir de um ano de idade. Na quarta-feira, o Ministério da Saúde confirmou 13 casos de sarampo em tripulantes de diversas nacionalidades dentro de um navio que fez duas paradas em Santa Catarina. Em Balneário Camboriú, mil e 100 tripulantes foram vacinados na segunda-feira.

A secretaria de Saúde confirmou dois casos de dengue em moradores do oeste do estado. Um deles é de um morador de Palmitos. O homem, de 34 anos, esteve em Minas Gerais e, quando voltou, apresentou os sintomas da doença. Segundo a prefeitura, o paciente está isolado, os familiares são monitorados e será feita uma ação de fumacê em pontos estratégicos da cidade. O outro registro foi em Saudades. A pessoa infectada também é de Minas Gerais e a suspeita é que tenha contraído a doença em Uberlândia. A tendência é que o caso não seja computado como catarinense. Até quinta-feira da semana passada, 11 casos de dengue tinham sido registrados no estado.

Um projeto protocolado nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina deve causar a mesma polêmica gerada pelo assunto no restante do país. O deputado BRUNO SOUZA do PSB quer legalizar no Estado o homeschooling ou educação domiciliar. A proposta permite que as crianças possam ser educadas em casa pelos próprios pais ou responsáveis, sem a necessidade de matrícula em uma escola. A lei atualmente obrigar a frequência em instituições regulares de ensino. Segundo o deputado, mais de 750 famílias catarinenses atualmente optam por ensinar seus filhos em casa.

Catadores de materiais para reciclagem devem auxiliar na limpeza de eventos públicos. O secretário de Ação Social em SJCedro, ALEXANDRE VOGT destaca que a associação dos catadores está organizada e contará com apoio da prefeitura para ter um local adequação para o trabalho. Do mesmo modo, o poder público sugeriu uma contrapartida para que eles auxiliem na recolha destes materiais como latas e plásticos durante eventos como a Expo Cedro e Arraial. O secretário afirma que na última semana houve um encontro entre eles e equipe de governo para acertar a parceria visando ainda uma renda extra. O secretário lembra que os eventos estão todos com data reservada num calendário oficial, facilitando a organização do grupo nesse trabalho. ALEXANDRE destaca que os coletores aceitaram participar do serviço e devem receber para isso, além do lucro com a venda dos materiais. A associação vai buscar parceria com mais empresas do segmento oferecendo a mão de obra. O secretário antecipou que o barracão para reciclagem ainda está em fase de licitação e a construção deve estar pronta em 3 meses.

Início das aulas nas Apaes tem dias diferenciados devido as adequações. Segundo o conselheiro das escolas especial do extremo oeste, LAURO MASMANN aquelas que tem servidores ACTS, começam segunda-feira. Já nas que tem somente profissionais efetivos no quadro as atividades já iniciaram as atividades com os alunos no dia 11. De acordo com LAURO, a diferenciação com relação aos profissionais, é porque os ACTS são contratados a cada início de ano, por isso, para organizar as aulas em escolas especiais que tem projetos e necessidades especificas demanda de um maior tempo. Ele comentou que as instituições passam por dificuldades financeiras. De acordo comMASMANN essa é a realidade de todas as escolas especiais. Afirma que o Governo do Estado estará repassando recursos através do fundo social. Cada unidade recebe por número de alunos. Segundo o conselheiro, os presidentes das APAES estiveram nesta semana assinando os convênios com o governo em Chapecó, entre eles o de pecúnia que trará mudanças para as entidades.

A Associação Beneficente Hospital São Lucas de Guaraciaba inaugurou, nesta semana, o memorial que reúne fotos das 32 diretorias que atuaram nos mais de 60 anos de história da instituição. Segundo a administradora PAULA CORRE, durante o evento, também foi feita a entrega da restauração do Hospital. Ela destaca que com doações e trabalho voluntário de empresas, pessoas e entidades foi possível a pintura externa do prédio. A solenidade reuniu autoridades e familiares do advogado JOACIR MONTAGNA, que dá nome ao memorial. De acordo com o presidente licenciado, CLAUDEMIR PARMIGIANI, o hospital ficou cerca de 25 anos sem receber uma revitalização externa. Ele agradeceu a parceria e ajuda dos colaboradores de Guaraciaba, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Paraíso e Barra Bonita. O presidente em exercício, LUIZ TRIQUEZ explicou que a escolha do nome do memorial foi definida em conjunto. MONTAGNA foi vítima de homicídio no ano passado e além de colaborador ativo financeiramente, oferecia trabalho voluntário para o hospital e outras entidades.

Saúde de Palma Sola intensifica campanha de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis. Conforme a enfermeira, ANDRESSA GRITTI a preocupação ocorre o ano todo devido ao crescimento dos casos confirmados de vários tipos de infecções em pacientes. Ela explica que Palma Sola é um município pequeno, mas, o índice gera preocupação e alerta e por isso são feitas campanhas em períodos estratégicos com orientações nas escolas, nos grupos acompanhados pelo Cras e na própria unidade. Mas, ela percebe que neste período de carnaval o tema ganha uma abrangência maior. A profissional percebe que os vários dias de festas com ingestão de álcool pode gerar comportamentos de risco, com relações sexuais sem uso de preservativo. Nesse período os casos crescem em 25%. A enfermeira destaca que as equipes estão realizando consultas e exames e incentivando os testes rápidos que ajudam a diagnosticar e tratar essas DSTs. Andressa informa que na unidade saúde há um espaço onde as pessoas podem retirar preservativos sem nenhum tipo de cadastro ou constrangimento. Ela ressalta que o principal foco da Secretaria de Saúde é a prevenção ao HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite e sobretudo a sífilis.

Casos de DTS registram crescimento em grupos específicos. A enfermeira de Palma Sola ANDRESSA GRITTI revela que além dos adolescentes que estão como público alvo das ações, desde o ano passado existe uma preocupação com idosos. Ela contou que foram feitas palestras falando sobre a sexualidade na terceira idade e também sobre a necessidade da prevenção às doenças que podem se agravar nessa faixa etária. Dos 30 testes rápidos feitos por idosos sete deles tiveram confirmação de doenças para sífilis e hepatite B. A enfermeira percebe que apesar do comportamento diferente entre os grupos de jovens e os da terceira idade há casos crescentes em ambos. ANDRESSA acredita que os adolescentes agem muitas vezes com irresponsabilidade por pensar que ‘isso não acontecerá com eles”. Já adultos e pessoas com relacionamento fixo confiam no parceiro que pode estar infectado.

Cerca de 500 animais foram vendidos no primeiro leilão de gado geral de 2019. O balanço do remate que abriu o calendário de eventos da associação de criadores de bovinos foi divulgado ontem à tarde. De acordo com o presidente da entidade, MOACIR PIROCA, o leilão realizado no sábado passado movimentou cerca de 500 mil reais. Ele explicou que todos os animais levados ao parque de exposições Rineu Gransotto. O próximo leilão está agendado para o dia 27 de abril. O resultado do primeiro leilão do ano é um indicativo de que 2019 será positivo para o setor agropecuário. PIROCA disse que existe uma boa expectativa para o mercado do boi gordo, com aumento dos preços para os produtores. PIROCA citou que a exportação de animais vivos também deve aumentar neste ano e isso pode ter um impacto positivo para os criadores do Extremo Oeste. O presidente da associação disse que o rebanho regional tem boa qualidade e pode alcançar preços melhores ao longo deste ano.

Produção de silagem é necessária para que bovinos de leite e de corte produzam e reproduzam bem. A opinião é do engenheiro agrônomo, gerente Regional da Epagri, JONAS RAMON. De acordo com ele, embora a silagem tenha custo oito vezes mais alto que a produção de pastagem, é um importante alimento para complementar a dieta de quem produz a base de pasto. Mais importante ainda, segundo o agrônomo, é para quem trabalha com sistemas compost barn ou free stall, onde os animais ficam confinados. Ele explica que para a produção de boa silagem é indicado apostar na cobertura de inverno das lavouras, depois escolher as sementes adequadas e fazer o acompanhamento até o ponto de colheita. RAMON detalha que o ponto de corte ideal é quando a chamada linha do leite do grão de milho está em apenas um terço do grão, ou seja, com 30 a 35% de umidade.

Outra indicação é cuidar para que o tamanho da partícula tenha entre meio e um centímetro, que o silo seja bem compactado e fechado no mesmo dia. Conforme JONAS RAMON, a dimensão do silo deve ser proporcional à quantidade tratada para os animais a cada dia, pois se deve tirar de 20 a 30 centímetros de silagem por dia, para não correr o risco de tratar um alimento estragado os bovinos. Ele salienta que são normais perdas de 10 a 15%, mas para evitar o mofo o segredo é a compactação. "Silagem boa não tem cheiro ruim, não tem mofo, nem chorume e deve ter PH ácido tal qual o do vinagre e cor clara verde-oliva", descreve. Entre as vantagens, RAMON cita a menor dependência das condições climáticas para a produção, a liberação das áreas de terra mais cedo para outras culturas, a mecanização, a otimização da ocupação do espaço já que é possível colher 600 quilos de silagem por metro cúbico e a mecanização.

Prefeitura de Palma Sola e PM orientam moradores a evitarem grandes plantações no perímetro urbano. Conforme o diretor de meio ambiente, DOUGLAS RIBEIRO, o pedido é que os proprietários de áreas no centro e bairros próximos evitem plantar milho nos lotes, principalmente as plantas maiores. Ele explica que isso estava facilitando que bandidos usassem o local para se esconderem da polícia e também para armazenarem mercadorias furtadas. O diretor percebe que nos últimos cinco anos surgiram vários novos loteamentos e situações como esta foram registradas todos os anos. RIBEIRO comenta que não existe Lei municipal que proíbe o cultivo, mas sim, uma recomendação. Ele afirma que as áreas podem e devem ser aproveitadas. Uma das sugestões é para cultivo de legumes e verduras em hortas. O diretor destaca que o poder público tem interesse de que os terrenos sejam mantidos limpos para evitar acumulo de lixo e de mato.

Semae investe cem mil reais para controle de ervas daninhas em ruas de calçamento em SJCedro. Segundo o diretor, JUNIOR KUNZ já foi providenciado o encaminhamento de um processo licitatório para a locação da máquina. Ele detalha que, por lei, os municípios não podem fazer a capina química utilizando agrotóxicos. A alternativa encontrada é a utilização de um equipamento que emite descargas elétricas e mata as ervas daninhas. Ele destaca que o objetivo é comprar uma máquina para evitar os gastos com o aluguel, porém, não existe disponível para venda. Para utilização dessa tecnologia em todas as ruas de calçamento do perímetro urbano serão investidos 100 mil reais. De acordo com o diretor do Semae, o único inconveniente é que ela não inibe a germinação das sementes e será necessário repassar em algumas vias depois de seis meses.

Administração de SJCedro realiza audiência pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais. De acordo com a contabilista, DÉBORA PAGNO a lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo deve demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre. Sendo assim, a prefeitura está organizando para a próxima segunda-feira, as 08h30 na Câmara de Vereadores a audiência relativa ao período para apresentar os dados para população. Na oportunidade, será demonstrado e avaliado o cumprimento das metas e detalhe dos investimentos em setores como a saúde, educação, agricultura, obras, setor social, e demais áreas públicas. Ela lembra que um dos pilares de sustentação da Lei de Responsabilidade Fiscal é a transparência.

Trabalho e determinação é que define carreira no legislativo estadual. A afirmação é do deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK. Ele foi reeleito no ano passado para mais um mandato e afirmou que os parlamentares precisam trabalhar sempre para a população. Acredita que sua reeleição se deva a isso, ao trabalho que fez na região. Para esse novo mandato, assegura que vai continuar trabalhando para que os municípios tenham cada vez mais meios de se desenvolver seja com recurso e obra, mas também com pessoal adequado e qualificado. Ele garante que a recuperação das rodovias é prioridade nesse primeiro momento. ESKUDLARK destaca que uma de suas metas é trabalhar forte para que todas as SC’s da região sejam recuperadas, para que ofereçam mais segurança aos usuários. Direciona ainda sua atenção para saúde, agricultura em especial preço e importação do leite. Ele foi eleito nessa semana presidente da comissão que trata assuntos referentes a segurança.

Prefeitura de SJCedro recebe liberação de licença do parque industrial. Após vários anos com obras e entraves devido as exigências da legislação a licença foi entregue nesta semana. Segundo o prefeito em exercício, JOSÉ DE CONTO na quarta-feira a administração municipal recebeu do Instituto do Meio Ambiente a liberação ambiental do Parque Industrial 3 denominado Doutor Agenor Brancher com área de quatro hectares. Ele salienta que o próximo passo é abrir o processo licitatório para as empresas interessadas em se instalar. Ele acredita que o edital seja lançado entre março e abril. O prefeito em exercício comemorou a informação, já que há uma lista de empresas de vários segmentos com interesse em ocupar espaços. A preferencia será para empreendimentos do próprio município. DE CONTO lembrou que serão colocados critérios para que sejam concedidos incentivos às empresas que mais gerarem empregos, rende, impostos e menor impacto ambiental. Devido a localização há alguns setores que não poderão ser instalados devido ao grau elevado de poluição gerado.

SJCedro investiu mais de 500 mil reais em obras no terceiro parque industrial. O prefeito em exercício, JOSÉ DE CONTO salienta que as obras foram relativas a infraestrutura e mais as adequações solicitadas.Ele comenta que foi feito levantamento topográfico, locação das ruas, calçamento, área de APP, rede de água e energia elétrica, além da abertura das matrículas do loteamento. São ao todo 24 lotes, sendo 2 de preservação ambiental. Os outros 22 terrenos tem tamanhos que variam de 800 a 1.730 metros quadrados estarão à disposição das empresas interessadas de acordo com o porte e segmento. DE CONTO esclarece que a Licença Ambiental de Operação era esperada há nove meses. A partir de agora um conselho estará analisando quais serão os incentivos concedidos na questão de lotes, barracões e impostos. O grupo também vai definir os requisitos para os participantes e prazos de concessões dos lotes.

Polícia Militar prende autor de furto e apreende drogas durante operação em São Miguel do Oeste. O Batalhão de Fronteira realizou a Operação Ostensividade com objetivo coibir o porte ilegal de armas, tráfico e porte de drogas, o cumprimento de mandados de prisão e atuar preventivamente nos crimes contra o patrimônio. Durante a operação, os policiais militares abordaram e vistoriaram 161 veículos, dos quais cinco foram notificados por infrações de trânsito diversas. Foram ainda abordadas e identificadas 288 pessoas, sendo que em uma abordagem foi identificado o autor de um furto em um estabelecimento comercial, sendo o mesmo preso e os valores furtados recuperados. Também foram vistoriados três ônibus, onde um deles foi encontrada uma pequena quantidade de maconha com um dos passageiros. Foram empregados 34 policiais militares na operação.

Operação culmina também na recuperação de valores furtados. Por volta das 15h desta durante a ação “Ostensividade” a Polícia Militar recuperou dinheiro furtado pela manhã de um salão de beleza em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar avistou um homem com as características do autor de um furto que aconteceu às 11 horas quando a proprietária se ausentou por alguns minutos e deixou o estabelecimento aberto. Na volta à vítima flagrou o homem saindo com o dinheiro do caixa e correndo. Em abordagem foram encontrados 262 reais e um cachimbo usado para o consumo de crack. O homem admitiu ser o autor do furto, sendo preso e os objetos apreendidos.

Cambista é flagrado com mais de 22 mil reais durante Operação da PM. Durante uma barreira na aduana de turismo de Dionísio Cerqueira a PM abordou um motociclista, que se identificou como cambista, com 22 mil 362 reais em espécie. Ele conduzia uma motocicleta quando foi sobre a origem e o destino do dinheiro. O homem relatou que trabalha como cambista na Argentina e que veio até o Brasil para trazer uma peça da sua Saveiro que estaria em uma chapeação. Segundo ele estava com o dinheiro por que não tinha onde guardar. Com a PM estava um Analista Tributário da Receita Federal da Alfândega de Dionísio Cerqueira, que acompanhou a revista e presenciou o fato. Por fim o suspeito foi conduzido até a Receita Federal de Dionísio Cerqueira, onde foi lavrado o termo de Lacração de Volumes, apreendendo a quantia de 12 mil e 360 reais que equivale ao valor que ingressou de forma irregular no país.

Idoso fica ferido em colisão de carro e carretinha agrícola na SC 496. O acidente ocorreu por volta das 15h30 desta quinta-feira em Belmonte. A colisão envolveu uma Triton Sporte placas de Lorena SP, conduzida por um homem de 42 anos, e uma carretinha agrícola conduzida por um idoso de 79 anos. A vítima foi atendida pelos bombeiros de Iporã do Oeste apresentando ferimento corto contuso na região do crânio e face, e escoriação nos braços e pernas. Após atendimento dos bombeiros ele foi conduzido ao hospital.

Condenado por estupro é preso em Maravilha. Nesta quinta-feira, Policiais Civis do setor de investigação criminal da Delegacia de Maravilha deram cumprimento a um mandado de prisão por sentença definitiva, em desfavor de um homem com 25 anos de idade, natural de Palma Sola. Houve troca de informações sobre o paradeiro do foragido e várias diligências para localização. Após alguns dias de monitoramento ele acabou preso numa ação ontem no centro da cidade. O rapaz foi sentenciado a pena de oito anos no regime fechado. O mandado de prisão é da comarca de Marmeleiro. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada.

Homens são presos com drogas, armas e mais de R$ 15 mil em espécie. A ocorrência foi registrada nesta quinta-feira, em um bar do distrito de Idamar, em Dionísio Cerqueira. A guarnição da Polícia Militar recebeu denúncia de que havia pessoas armadas e alteradas no estabelecimento. A equipe então se deslocou ao endereço, onde foram identificados todos os frequentadores. Durante a abordagem foi realizada a revista pessoal nos suspeitos sendo encontrado um revólver calibre.38 com 4 munições e uma pistola, com 7 munições. Com outro homem foi localizada uma porção de cocaína e dois carregadores de pistola 380 municiados. Próximo a eles foi encontrada também uma pistola 380 municiada com 11 munições. Ao ser questionado o homem disse que a arma era sua e que a dispensou ao ver a guarnição chegando.Foi ainda realizada busca veicular em uma Hilux, utilizada pelos suspeitos, sendo encontrado um envelope com 16 mil reais que eles não souberam explicar a procedência e entraram em contradições. Diante dos fatos o veículo, as armas, a droga e o dinheiro foram apreendidos, e juntamente com os suspeitos foram conduzidos até a Central de flagrantes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.