-PISO DO MAGISTÉRIO TEM REAJUSTE DE 5,4% E VAI A CINCO MIL E CEM REAIS EM 2026
-ATIVIDADE ECONÔMICA DE SC CRESCE 4,9% ENTRE JANEIRO E NOVEMBRO DE 2025
-SECRETÁRIA DESTACA ALTA DEMANDA NO ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL
-TUNÁPOLIS VAI DOBRAR CAPACIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO INTERIOR
-CELESC TRABALHA PARA ATENDER CONSUMO DAS ESCOLAS NA REGIÃO
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA SC-283
-HOMEM É PRESO POR LESÃO CORPORAL E FURTO QUALIFICADO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom A previsão para as próximas horas é de tempo bom. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 34 graus.
O governo do Irã admitiu nesta quarta-feira que três mil 117 pessoas morreram durante as manifestações das últimas semanas. As informações foram exibidas na TV estatal, com base em dados do Ministério do Interior. Os números ainda estão abaixo dos divulgados pela organização de direitos humanos que afirma que quatro mil 519 pessoas morreram durante os protestos, incluindo 197 agentes de segurança. Segundo a ONG, entre as vítimas também estão 35 menores de idade. A onda de manifestações começou em 28 de dezembro, motivada pela situação econômica do país. Os protestos perderam força na semana passada diante da violência e da forte repressão do governo iraniano.
Com críticas à Organização das Nações Unidas e um plano para reconstruir a Faixa de Gaza com uma fila de arranha-céus, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, lançou oficialmente nesta quinta-feira seu "Conselho da Paz". Em cerimônia dentro do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, TRUMP disse que seu conselho terá aval "para fazer tudo o que quisermos" não só em Gaza, e seu governo também apresentou um plano de reconstrução que chamou de "Nova Gaza". Cerca de 30 dos 60 líderes mundiais que aceitaram participar do conselho participaram da cerimônia, como o presidente argentino, JAVIER MILEI. O presidente LULA foi convidado para integrar o Conselho da Paz, mas ainda não respondeu ao convite.
Lideranças europeias farão uma reunião de emergência nesta quinta-feira, na Bélgica, para discutir as ameaças do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, à Groenlândia. O encontro foi mantido mesmo após o norte-americano ter garantido que não usará a força para tomar a ilha e recuado na aplicação de tarifas a países europeus. Segundo o presidente do Conselho Europeu, ANTÓNIO COSTA, os líderes do bloco vão tratar de questões de soberania, do apoio à Dinamarca e à Groenlândia e das preocupações com o acordo comercial entre Estados Unidos e União Europeia. Na quarta-feira, o Parlamento Europeu suspendeu a análise de um acordo comercial entre União Europeia e Estados Unidos.
A arrecadação do governo federal com impostos, contribuições e demais receitas somou dois trilhões 880 bilhões de reais em todo ano de 2025. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Receita Federal. Essa também foi a maior arrecadação já registrada um ano fechado desde o início da série histórica da Receita Federal em 1995 — ou seja, em 31 anos. O resultado ocorre após o governo e o congresso terem adotado uma série de medidas para elevar a arrecadação. Além das medidas de aumento de impostos, o Fisco argumenta que o crescimento da economia também contribuiu para a arrecadação recorde de 2025, como mostram números da produção industrial, da venda de bens e serviços, da massa salarial e das importações.
O governo federal espera a votação no Congresso Nacional do fim da escala de trabalho seis por um ainda no primeiro semestre deste ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, GUILHERME BOULOS. Ele disse que o debate sobre o fim da escala na qual os cidadãos trabalham seis dias da semana e folgam um está avançando no Congresso. BOULOS ressaltou que a substituição do modelo por uma escala cinco por dois aumentará a produtividade da economia e a formalização do trabalho. Para o ministro, com um dia a mais de folga na semana, o trabalhador estará mais descansado e terá tempo para aumentar sua qualificação, elevando a produtividade da economia.
O presidente LULA assinou, nesta quarta-feira, uma Medida Provisória para mudar as regras de cálculo do piso salarial dos professores. A assinatura acontece após a repercussão negativa de que, com as regras atuais, o reajuste ao magistério seria de apenas zero virgula 37 por cento. Agora, o piso será atualizado a partir da soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor do ano anterior e de 50 por cento da média da variação percentual da receita real, com base no INPC e do Fundeb dos últimos cinco anos. Desse modo, ficou definido que o reajuste em 2026 deve ser de cinco virgula quatro por cento. Assim, o piso dos professores que trabalham 40 horas semanais na rede pública passa de quatro mil 867 reais para cinco mil 130, um aumento de 262 reais.
Santa Catarina tem dois dos cinco destinos do Brasil mais buscados por turistas estrangeiros para o Carnaval. A lista dos cinco principais destinos para o Carnaval tem a capital Florianópolis em segundo e Bombinhas em quarto lugar em uma das plataformas de viagens mais populares do mundo. Os dados foram divulgados pelo Booking.com e refletem o interesse de turistas de outros países sobre reservas de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo. As duas cidades são conhecidas internacionalmente na temporada de verão pelas praias e pela vida noturna agitada. A plataforma detalhou que os dados são referentes a buscas realizadas na Booking entre primeiro de novembro de 2025 e oito de janeiro de 2026 para hospedagem entre 14 e 17 de fevereiro de 2026.
O governador JORGINHO MELLO sancionou nesta quarta-feira, a lei que proíbe a reconstituição e comercialização de leite em pó importado como leite fluido em Santa Catarina. O projeto de Lei é de autoria do deputado estadual OSCAR GUTZ, com proposta apensada do deputado ALTAIR SILVA. A nova legislação impede que o leite em pó estrangeiro seja reconstituído para venda como leite líquido em Santa Catarina. A lei visa manter mais equilíbrio ao mercado, fortalecer a economia regional, produção local e contribuir para a manutenção no meio rural. Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país, são mais de 24 mil e 500 produtores. A lei sancionada atende a um pedido do setor que enfrenta dificuldades por conta da importação de leite em pó.
A atividade econômica de Santa Catarina cresceu quatro virgula nove por cento entre janeiro e novembro de 2025, conforme dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira. O desempenho positivo reflete o aquecimento da economia catarinense, que avançou mais do que o dobro da média nacional no período. O percentual, calculado pelo Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. O crescimento de quatro virgula nove por cento coloca Santa Catarina como o estado que mais cresce no país. A média nacional ficou em dois virgula quatro por cento. No período, a indústria cresceu três virgula quatro, o comércio aumentou cinco virgula sete e o setor de serviços teve alta de três virgula sete por cento.
Palestra alusiva ao janeiro branco reúne grande público em São João do Oeste. Evento ocorreu na tarde desta quarta-feira, alusiva a campanha “Janeiro Branco”, promovida pelo hospital, Instituto Santé e a secretaria de saúde de São João do Oeste. O evento aconteceu no auditório da câmara de vereadores e o palestrante foi o psicólogo, ABEL PETTER, que abordou diversos fatores de risco e proteção à saúde mental. Com base em pesquisa renomada a nível de mundo, o palestrante enfatizou os sete piores hábitos para a saúde mental. O primeiro da lista foi a má qualidade de sono. Na sequência vieram fatores como o estresse crônico, o isolamento, pensamentos negativos, o excesso de telas, a pornografia e o uso de substâncias.
De acordo com o psicólogo, ABEL PETTER, perceber pensamentos e hábitos estranhos e anormais nos outros muitas vezes seria o mais difícil. Ele explica que não há um método adequado para essa percepção. Segundo o palestrante, as pessoas vão se acostumando com o modo e o jeito de ser do outro, mesmo que seja negativo e anormal. PETTER destaca que é importante começar a aprimorar nossa visão e apuração sobre o comportamento das pessoas próximas com as quais convivemos e dialogar com as mesmas, colocando-nos a disposição delas para auxiliar e ouvir, fazendo o papel de ombro amigo.
A secretaria municipal de saúde de Tunápolis ampliou os atendimentos em saúde mental. O município passa a contar com mais um cargo de psicóloga na rede pública. A medida já está em vigor desde o dia 19 de janeiro e com isso, a Secretaria de Saúde agora tem duas psicólogas atuando 40 horas semanais na Unidade Básica de Saúde. Segundo a secretária municipal de Saúde, CLAIR POHLMANN, a ampliação vai reduzir o tempo de espera. Conforme ela, antes, pacientes aguardavam dois ou até três meses por atendimento. Agora, a expectativa é de agilidade nos encaminhamentos e no início do acompanhamento psicológico.
CLAIR POHLMANN esclarece que o acesso ao serviço segue organizado pela UBS. O paciente passa pela consulta com o clínico geral. Havendo indicação, é feito o encaminhamento para a psicologia. CLAIR POHLMANN, secretária municipal de Saúde de Tunápolis, relata que a criação do novo cargo foi aprovada pela Câmara de Vereadores e contou com apoio do prefeito Marino e do vice-prefeito Loivo. A secretária destaca que a demanda por saúde mental é alta no município. Além da ampliação na psicologia, a auriculoterapia também começou a ser oferecido na UBS. O tratamento utiliza pontos específicos da orelha. Cada ponto corresponde a órgãos e funções do corpo. São usadas sementes ou esferas magnéticas aplicadas de forma manual. A técnica auxilia no alívio de dores, como enxaqueca, dor nas costas e no nervo ciático. Também ajuda em casos de estresse, ansiedade, depressão, agitação mental e problemas digestivos.
A Secretária da Saúde informa que no atendimento para auriculoterapia não é necessário passar antes pelo clínico geral. O paciente pode procurar diretamente as profissionais habilitadas. O atendimento é feito pela nutricionista Thais e pela psicóloga Graciela, ambas capacitadas para o procedimento. Os agendamentos também podem ser feitos com as agentes comunitárias de saúde. A Secretaria reforça que toda a equipe segue disponível para atender a população com atendimento humano, transparente e responsável.
Celesc realiza melhorias elétrica nas escolas para atender demanda de programa do governo estadual. Os investimentos ocorrem para atender uma meta da Secretaria Estadual da Educação. O governo estabeleceu instalação de ar condicionado em todas as escolas da rede estadual de ensino. Existem unidades educacionais que não possuem capacidade de energia elétrica para comportar o aumento de consumo. O Gerente Regional da Celesc, SANDRO VALMÓRBIDA, garante que o Extremo Oeste está atendendo está demanda. Ele comenta que o governo estadual liberou recursos para a Celesc fazer os investimentos necessários. Segundo o gerente regional, não haverá problemas elétricos nas escolas para finalizar a instalação de ar condicionado neste ano.
Plano de investimentos da Celesc prevê melhorias na subestação em Itapiranga e construção de uma nova subestação em Tunápolis. Conforme o Gerente Regional da Celesc, SANDRO VALMÓRBIDA, isso exige um investimento significativo e amplo planejamento. Ele cita que a Celesc passa por um momento histórico de investimentos e modernização proporcionando maior qualidade na entrega de energia elétrica. VALMÓRBIDA destaca a importância de ampliações de subestações e redes trifásicas, pois é uma condição que proporciona maior segurança na distribuição de energia elétrica.
Redes trifásica atendem demandas do agronegócio. O Plano de investimentos da Celesc tem garantido expansão da rede trifásica na região. O Gerente Regional da Celesc, SANDRO VALMÓRBIDA também destaca a implantação de corredor elétrico e modernização no atendimento ao consumidor. Cita que o cliente pode resolver praticamente todas as situações sem sair de casa, pelo WhatsApp ou aplicativo da Celesc. VALMÓRBIDA relata investimento de 80 milhões de reais em mais de 640 quilômetros de redes trifásicas entregues no ano passado em Santa Catarina. Em Itapiranga o projeto contempla linha Cotovelo. Em Tunápolis, as instalações ocorrem em Pitangueira e Sete Tombos.
Tunápolis superou dificuldades no abastecimento de água e atualmente realiza investimentos pensando no futuro. Sistemas de captações de água em rios foi a solução encontrada para sanar a falta de água em períodos de estiagem. O aumento no consumo despertou a necessidade de ampliar o volume disponível na cidade e interior. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, NESTOR BECKENKAMP, está em processo de licitação para instalação da nova estação de tratamento de água na comunidade de Fátima. Ele destaca o foco em solucionar problemas pontuais e já prevenir o aumento de consumo nas comunidades de Fátima, São Jorge e São Pedro. A meta é dobrar a capacidade na atual ETA, atingindo 300 mil litros de água por dia.
Segundo NESTOR BECKENKAMP os recursos estão garantidos e o procedimento será agilizado para iniciar as obras. O Secretário menciona que na cidade já ocorreu o aumento de captação de água no Rio Peperi e melhorias na estação de tratamento. Ainda existe folga no atual espaço físico da ETA e mais um terreno disponível para ampliação da estrutura (. NESTOR BECKENKAMP informa que o sistema público municipal está presente em todas as comunidades, porém ainda não contempla 100 por cento dos moradores. Um projeto está sendo desenvolvido para que todas as residências tenham disponibilidade de água potável do sistema público.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tunápolis comenta que o município segue atento a possíveis novas demandas. Segundo NESTOR BECKENKAMP, também é possível adotar um novo sistema de estações compactas para abastecimento de água nas comunidades de Fátima, Pitangueira e São Pedro. Este procedimento será adotado caso ocorra necessidade em situações pontuais. O Secretário reconhece a necessidade de manter investimentos constantes, pois parte da rede é bastante antiga, sendo normal ocorrer rompimento da tubulação. BECKENKAMP assegura que existe um controle de qualidade rigoroso da qualidade da água fornecida a população, dentro dos parâmetros exigidos.
Um motociclista ficou ferido ao sair da pista e cair por volta do meio-dia de ontem na SC-283. O acidente ocorreu em Riqueza, próximo ao acesso a cidade. O motociclista, um jovem de 21 anos, ficou levemente ferido e foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Riqueza. A moto seguia sentido Mondaí até a cidade no momento da queda. A Polícia Militar Rodoviária esteve no local.
Um homem foi preso por lesão corporal, furto qualificado, resistência e desobediência, praticados em Mondaí. A Polícia Militar cumpriu o mandado de prisão por volta das 17 horas de ontem, ao abordar o homem, de 25 anos, na cidade de Riqueza. O mandado foi expedido pela Comarca de Mondaí. O homem foi preso e encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Um princípio de incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira, por volta das duas horas e 30 minutos, em São José do Cedro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os socorristas identificaram que o fogo se concentrava na cozinha da residência, principalmente na geladeira. Os moradores tentavam conter o fogo com uma mangueira de jardim antes da chegada da equipe. A rápida atuação evitou maiores danos, embora parte do forro, das tesouras e móveis próximos tenham sido atingidos. A ventilação do local foi feita com a abertura de janelas e uso de exaustores para liberar a fumaça que havia no local. Ninguém se feriu.