ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 22 01 20

-BOLSONARO ANUNCIA CRIAÇÃO DO CONSELHO DA AMÂZONIA

-MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DENUNCIA 11 PESSOAS PELA OPERAÇÃO ALCATRAZ

-DEFINIDA EMPRESA PARA CONSTRUÇÃO DA CASA DE PASSAGEM DOS INDÍGENAS

-DI BERTI RENUNCIA AO CARGO DE PRESIDENTE DA CÂMARA DE SMOESTE

-VEREADOR DIZ QUE DEMUTRAN RASGOU DINHEIRO COM PESQUISA NA WILLY BARTH

-ACUSADO DE ASSASSINAR MULHER EM BARRA BONITA SERÁ JULGADO EM SMOESTE

-COMEÇA JULGAMENTO DE DUPLA ACUSADA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O tempo na região Extremo Oeste é instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de chuva com possibilidades de aberturas de sol ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima deve ficar próxima dos 25 graus na região. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O Congresso da Bolívia, em meio a uma sessão pública confusa promovida por adversários políticos, aprovou nesta terça-feira a renúncia de EVO MORALES à presidência do país. A votação ocorreu mais de dois meses após o ex-dirigente apresentar uma carta com esse pedido e partir para o exílio. A Assembleia Legislativa, ainda controlada pelo partido de MORALES, aceitou as renúncias dele e do vice-presidente. O ex-presidente boliviano declarou várias vezes que, enquanto o parlamento não aprovasse sua renúncia, ele continuava a exercer a presidência.

Ao menos 36 civis morreram durante ataques de homens armados contra duas aldeias no norte de Burkina Faso. O anúncio foi feito pelo governo que convocou voluntários locais a reforçar a luta contra grupos jihadistas. O ataque deixou ainda três feridos. Centenas de pessoas fugiram da zona onde ocorrem os ataques e foram para a cidade de Kaya, na província de Sanmatenga, segundo testemunhas locais. O presidente ROCH MARC CHRISTIAN KABORÉ decretou ainda, dois dias de luto.

O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, afirmou nesta terça-feira que houve "algumas conversas" com o presidente do regime chavista da Venezuela, NICOLÁS MADURO. Porém, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos afirmou que o venezuelano não está disposto a permitir novas eleições livres. A declaração de POMPEO vem em reação a uma entrevista concedida por MADURO ao jornal "The Washington Post", publicada no sábado. Foi a primeira vez que o chavista falou a um grande veículo de imprensa dos Estados Unidos.

A Agência Nacional de Telecomunicações estuda reduzir, de 75 dias para até 15 dias, o prazo para bloqueio de celulares piratas após a notificação do usuário. A informação é do coordenador do projeto Celular Legal, que reúne Anatel, operadoras e fabricantes de celulares, JOÃO ALEXANDRE ZANON. O bloqueio começou em março de 2018, por Goiás e Distrito Federal e desde março do ano passado é feito em todos os estados do país. Até o final de 2019 mais de um milhão e 300 mil celulares haviam sido bloqueados. Esse número equivale a zero vírgula seis por cento dos 228 milhões de aparelhos ativos no país.

O Ministério da Saúde ressaltou durante coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira que não existe alerta específico para a população após a morte de um morador de Sorocaba, interior de São Paulo, em decorrência de complicações causadas pela febre hemorrágica. A vítima é um homem de 52 anos que foi contaminado pelo arenavírus. Segundo o ministério, esta é a primeira vez em 20 anos que a doença é registrada no país. Segundo o órgão, não há alerta aos moradores porque dos últimos quatro relatos da doença, dois foram transmissão laboratorial e dois no ambiente rural. Todos foram contabilizados na década de 90, sendo o último em 1999.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional para atuar na proteção do meio ambiente da região. O vice-presidente HAMILTON MOURÃO vai coordenar o conselho. O colegiado vai concentrar as ações de todos os ministérios voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Força Nacional Ambiental vai atuar nos moldes da Força Nacional de Segurança Pública para proteger a região, segundo o governo.

A Secretaria de Estado de Saúde por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica emitiu nesta semana uma nota de alerta sobre a situação da febre amarela em Santa Catarina. Nos primeiros 20 dias deste ano, foram registradas 64 mortes de primatas com suspeita da doença. Em janeiro de 2019, foram 20 mortes do tipo durante o mês. Os casos investigados estão concentrados nos municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Pomerode, Blumenau e Timbó. A morte dos animais serve como alerta de que a doença pode voltar a afetar os moradores da região.

Entre 12 de dezembro de 2019 e o último domingo, Santa Catarina teve 20 mortes por afogamento em água doce e 11 no mar. Os números foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira. Também houve três mortes por afogamento em locais privados. Os 20 casos em água doce ocorreram em áreas em que não há guarda-vidas. No caso das mortes no mar, duas ocorreram em regiões com guarda-vidas e nove em áreas descobertas por esses profissionais. No mesmo período da temporada passada, houve 19 mortes por afogamento em água doce, 12 no mar e nenhuma em área privativa. Ao todo, no período informado, os bombeiros fizeram mil 561 salvamentos, além de realizar 42 mil 392 atendimentos de pessoas feridas por águas-vivas e encontrar mil 903 crianças perdidas.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina apresentou nesta semana uma nova denúncia relativa à Operação Alcatraz, da Polícia Federal. No total, 11 pessoas foram denunciadas por corrupção, peculato e fraude em licitações. O órgão pediu ainda a devolução de dois milhões de reais em valores atualizados, dinheiro que teria sido obtido por meio de dois certames fraudados. Entre os acusados estão dois servidores públicos e pessoas ligadas à iniciativa privada. Esta é a sexta denúncia relativa à operação, deflagrada contra fraudes a licitações e desvio de dinheiro público. A Justiça Federal ainda não analisou a nova acusação.

Faleceu na tarde de ontem vítima de problemas pulmonares o ex-patrão do Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta de São Miguel do Oeste e sócio-fundador do Grupo de Cavalarianos do CTG, OSMAR PICCININI. Ele tinha 67 anos e acabou falecendo no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. PICCININI era uma liderança ativa no tradicionalismo do município. Seu corpo está sendo velado na cripta da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo e seu sepultamento está marcado para ocorrer às três horas da tarde de hoje no cemitério municipal São Miguel e Almas.

As detonações de rochas nas BRs 158 e 282 estão causando transtorno para os motoristas que circulam pelos trechos. Nesta semana a reportagem da Peperi recebeu inúmeras ligações questionando as datas e horários das detonações. Em contato com o supervisor regional do DNIT, DIEGO DA SILVA, fomos informados que as detonações são necessárias visto as obras para implantação da terceira faixa ao longo da rodovia. De acordo com ele, ao todo, são 33 quilômetros de faixa, restando ainda 15 quilômetros para ser executados. Questionado sobre um cronograma de detonações para o restante da semana, DIEGO disse que é um trabalho complexo e qualquer informação será divulgada no site no DNIT no ícone “Alerta Obras”.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou em dois turnos nesta terça-feira o projeto de lei de autoria do executivo sobre o reajuste salarial dos servidores públicos municipais. O projeto votado visa promover a reposição salarial de quatro vírgula 48 por cento. Nas votações, os membros das comissões de Justiça e Redação, de Finanças e Orçamento e de Educação e Cultura emitiram pareceres verbais favoráveis a matéria. O projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes. Uma vereadora não participou da primeira sessão e quatro vereadores estiveram ausente na segunda votação realizada na tarde de ontem.

O Sicoob São Miguel realizou nesta semana um evento para marcar a renovação da parceria existente entre a cooperativa de crédito e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais e também da Associação de Pais e Amigos dos Surdos. A informação é do diretor comercial da cooperativa, MARCELO TREVISAN. De acordo com ele, o evento foi na sede do Sicoob em São Miguel do Oeste. Conforme ele, na oportunidade ocorreu o repasse de recursos para essas entidades, além do lançamento do novo convênio que estará vigente para esse ano.

O programa do Sicoob tem por objetivo principal oportunizar recursos financeiros para uso na manutenção das atividades educativas das instituições referidas e suas ações e atendimento aos seus alunos. A afirmação é do diretor comercial da cooperativa, MARCELO TREVISAN. Segundo ele, no ano passado foram beneficiadas 12 entidades, abrangendo cerca de 700 alunos nos 18 municípios de atuação das regiões Extremo Oeste de Santa Catarina e também do Sudoeste do Paraná. Ao todo, foram repassados em 2019 quase 80 mil reais.

Em 2019 o Sicoob São Miguel investiu mais de dois milhões de reais em projetos sociais, ambientais e educativos. O objetivo é o desenvolvimento econômico e social de onde a comunidade está inserida. O diretor comercial da cooperativa, MARCELO TREVISAN disse que para esse ano o projeto deve se expandir para o Rio Grande do Sul e para outras regiões do estado catarinense. Para 2020 já estão matriculados 884 alunos nas 12 entidades beneficiadas. A previsão de repasse para esse ano é superior a 100 mil reais. O regulamento do programa estabelece o repasse de 10 reais por mês para cada aluno matriculado para ajudar na manutenção das unidades, bem como nas despesas com alimentação, aquisição de materiais pedagógicos e estrutura física.

A prefeitura de São Miguel do Oeste definiu na última semana a empresa vencedora da licitação que vai executar as obras de construção da casa de passagem dos indígenas no município. A informação é do secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA. De acordo com ele, a empresa é de Chapecó e será a mesma que executou o serviço de construção do portal de acesso ao Parque de Exposições Rineu Gransotto em São Miguel do Oeste. Conforme ele, o contrato já foi finalizado e a empresa deverá começar os trabalhos em breve.

A construção da casa de passagem para os indígenas em São Miguel do Oeste terá um custo aproximado de 200 mil reais. O comentário é do secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA. Ele explicou que ao todo, serão construídas quatro unidades no município. Ele disse que o espaço contará com quartos, área comum, banheiros e lavandeira. CHARLES destacou que a expectativa é que os trabalhos sejam iniciados ainda neste mês. O prazo para conclusão da obra é de quatro meses.

A reportagem da Peperi conseguiu em primeira mão na noite de ontem a informação de que o vereador EVERALDO DI BERTI do PSD, atual presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste renunciou ao cargo. A decisão ocorreu ontem a tarde antes da segunda sessão extraordinária que votou o reajuste salarial para os servidores públicos municipais. De acordo com DI BERTI, ontem a tarde ainda ele convocou uma reunião com a mesa diretora onde anunciou a desistência ao cargo de presidente.

A renúncia ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste foi baseada em uma série de fatores. A declaração é do vereador do PSD, EVERALDO DI BERTI. Ele lembrou que havia um acordo firmado entre PSD e PMDB onde em um primeiro momento CLÁUDIO BARP foi presidente e em um segundo momento seria a vez do PSD assumir a presidência. Segundo ele, o acordo foi mantido e ocorreu até então. Conforme DI BERTI, a renúncia ocorreu pelo fato dele possuir um acordo com o vereador VAGNER PASSOS que inclui a desistência ao cargo de presidente, deixando lugar para o colega de bancada assumir neste último ano de mandato.

Várias reuniões foram convocadas envolvendo os partidos de apoio para definir a eleição de VAGNER PASSOS para a presidência da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. A informação é do vereador do PSD, EVERALDO DI BERTI. Ele disse que a maioria dos encontros foi desmarcado ou ocorreu com a presença mínima do então grupo denominado “G7”. DI BERTI destacou que como não houve consenso decidiu renunciar ao cargo nesta terça-feira. Ele revelou que a renuncia oficial será no dia quatro de fevereiro na volta do recesso parlamentar quando o vereador vai renunciar oficialmente e convocar nova eleição, visto que o Regimento Interno da Câmara prevê que em caso de renuncia do presidente, seja realizada nova eleição.

EVERALDO DI BERTI declarou que a partir de agora vai trabalhar na busca de votos para a eleição do vereador VAGNER PASSOS à presidência da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Ele afirmou que sai da presidência de cabeça erguida, porém frustado por não conseguir reunir o grupo de apoio para garantir a vitória do colega de partido ao cargo de presidente.

Na última semana o Demutran realizou uma pesquisa com moradores e comerciantes da Avenida Willy Barth no trecho próximo dos redutores de velocidade para saber a opinião sobre os aparelhos. De acordo com o diretor do setor, JEFERSON DIAS, a pesquisa ocorreu após um vereador e um clube de serviço solicitarem no ano passado a retirada dos redutores da via. O vereador VAGNER PASSOS do PSD foi quem apresentou a indicação em 2019.Ele concedeu entrevista para a Peperi nesta semana e falou sobre a pesquisa feita pela Demutran. VAGNER disse que ficou surpreso com a pesquisa realizada na última semana. Ele disse que a prefeitura jogou dinheiro fora com esse trabalho no município.

A pesquisa realizada na Avenida Willy Barth feita pelo Demutran foi totalmente distorcida e direcionada para obter respostas favoráveis ao setor. A declaração é do vereador do PSD, VAGNER PASSOS. Ele disse que no ano passado não se posicionou contra os controladores de velocidade, mas sim contra a péssima sinalização existente na rodovia. Para o vereador, a sinalização adequada deveria ser colocada a cerca de um quilômetro de distância do redutor de velocidade. VAGNER afirmou que a pergunta correta que o Demutran deveria fazer é se a população gosta dos aparelhos escondidos atrás de postes, árvores e com pouca sinalização.

O Departamento Municipal de Trânsito está rasgando dinheiro público com essa pesquisa. A afirmação é do vereador do PSD, VAGNER PASSOS. Ele também disse que respeita o trabalho do diretor. Ele reforçou que não é contra os redutores, mas sim, contra a má sinalização existe na Avenida Willy Barth.

Um atropelamento deixou uma mulher ferida na noite de ontem em São Miguel do Oeste. O fato foi na Avenida Willy Barth nas proximidades do semáforo da Cidade Alta. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência. De acordo com eles, ao chegar no local encontraram uma mulher de nacionalidade haitiana sentada ao lado da via. Ele reclamava de dores, além de apresentar edema no crânio. Diante dos ferimentos, ela precisou ser conduzida ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O motorista que atropelou a mulher acabou fugindo sem prestar socorro.

Um incêndio acabou destruído um imóvel na madrugada de hoje em São Miguel do Oeste. O fato foi registrado na Rua Odil de Ramos, no bairro São Luiz. No local, o Corpo de Bombeiros encontrou um barraco fechado com lona e coberto com telha de zinco caído em virtude das chamas. Ele possuía dois metros quadrados e estava nos fundos de uma residência. O barraco não possui energia elétrica. A ação dos bombeiros foi no sentido de rescaldo e proteção das residências vizinhas.

O acusado de ter assassinado ANGÉLICA SEIBERT será julgado em São Miguel do Oeste. O delegado da comarca de Dionísio Cerqueira WESLEY COSTA afirmou que CLEVINTON DE LIMA DE CARVALHO acusado de ter assassinado ANGÉLICA em abril do ano passado será trazido para região nos próximos dias para ser julgado. De acordo com o delegado, embora a vítima fosse de Dionísio e a delegacia tenha participado ativamente nas investigações, o crime ocorreu em Barra Bonita. Ele lembra que o crime gerou ampla repercussão devido a dificuldade na localização do corpo da vítima. Foram ainda várias investigações e operações de busca até a prisão de CARVALHO que ocorreu no Pará após ele percorrer vários estados e esconderijos. Ele encontra-se preso em um município do Pará, mas, deve ser transferido para o Extremo Oeste dias antes do júri popular.

A comarca de São Miguel do Oeste retomou na manhã de hoje sua pauta de julgamentos do tribunal do júri. A sessão começou por volta das oito horas da manhã e deverá seguir até às quatro horas da tarde. Dois homens estão sendo julgados por uma tentativa de homicídio qualificada ocorrida na noite de 19 de maio do ano passado. A denúncia acusa a dupla de ter atirado várias vezes contra a residência da vítima que estava na varanda. Eles respondem ainda pelos crimes de receptação e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A tentativa é na forma qualificada por uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, motivo torpe e ação que resultou em perigo comum, já que a esposa e a filha do homem também estavam na casa. A vítima teve três ferimentos na região do abdômen, porém sem gravidade. Os réus estão presos preventivamente desde a data do crime. A vítima e as testemunhas de defesa já foram ouvidas. O julgamento deverá ser retomado na parte da tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.