ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 22/01/2020

GLOBO EM FOCO – 22/01/20

-BOLSONARO ANUNCIA CRIAÇÃO DO CONSELHO DA AMÂZONIA

-MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DENUNCIA 11 PESSOAS PELA OPERAÇÃO ALCATRAZ

-VEREADOR RENUNCIA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

-MINISTÉRIO PÚBLICO COBRA AJUSTES EM SERVIÇOS EXTRAS NA PREFEITURA

-NOVAS ATRAÇÕES GERAM ROTEIRO TURISTICO INTERMUNICIPAL

-ITAPIRANGA ENCAMINHA LICENÇAS AMBIENTAIS VIA CONDER

-DEPUTADO ATICULA VISITA DO GOVERNADOR AO EXTREMO OESTE

-MULHER É ATROPELADA E MOTORISTA FOGE SEM PRESTAR SOCORRO

-CARRO ROUBADO NO RS É RECUPERADO EM PALMITOS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e com chuva. A previsão para as próximas horas é de chuva com possibilidades de aberturas de sol ao longo do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O Congresso da Bolívia, em meio a uma sessão pública confusa promovida por adversários políticos, aprovou nesta terça-feira a renúncia de EVO MORALES à presidência do país. A votação ocorreu mais de dois meses após o ex-dirigente apresentar uma carta com esse pedido e partir para o exílio. A Assembleia Legislativa, ainda controlada pelo partido de MORALES, aceitou as renúncias dele e do vice-presidente. O ex-presidente boliviano declarou várias vezes que, enquanto o parlamento não aprovasse sua renúncia, ele continuava a exercer a presidência.

Ao menos 36 civis morreram durante ataques de homens armados contra duas aldeias no norte de Burkina Faso. O anúncio foi feito pelo governo que convocou voluntários locais a reforçar a luta contra grupos jihadistas. O ataque deixou ainda três feridos. Centenas de pessoas fugiram da zona onde ocorrem os ataques e foram para a cidade de Kaya, na província de Sanmatenga, segundo testemunhas locais. O presidente ROCH MARC CHRISTIAN KABORÉ decretou ainda, dois dias de luto.

O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, afirmou nesta terça-feira que houve "algumas conversas" com o presidente do regime chavista da Venezuela, NICOLÁS MADURO. Porém, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos afirmou que o venezuelano não está disposto a permitir novas eleições livres. A declaração de POMPEO vem em reação a uma entrevista concedida por MADURO ao jornal "The Washington Post", publicada no sábado. Foi a primeira vez que o chavista falou a um grande veículo de imprensa dos Estados Unidos.

A Agência Nacional de Telecomunicações estuda reduzir, de 75 dias para até 15 dias, o prazo para bloqueio de celulares piratas após a notificação do usuário. A informação é do coordenador do projeto Celular Legal, que reúne Anatel, operadoras e fabricantes de celulares, JOÃO ALEXANDRE ZANON. O bloqueio começou em março de 2018, por Goiás e Distrito Federal e desde março do ano passado é feito em todos os estados do país. Até o final de 2019 mais de um milhão e 300 mil celulares haviam sido bloqueados. Esse número equivale a zero vírgula seis por cento dos 228 milhões de aparelhos ativos no país.

O Ministério da Saúde ressaltou durante coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira que não existe alerta específico para a população após a morte de um morador de Sorocaba, interior de São Paulo, em decorrência de complicações causadas pela febre hemorrágica. A vítima é um homem de 52 anos que foi contaminado pelo arenavírus. Segundo o ministério, esta é a primeira vez em 20 anos que a doença é registrada no país. Segundo o órgão, não há alerta aos moradores porque dos últimos quatro relatos da doença, dois foram transmissão laboratorial e dois no ambiente rural. Todos foram contabilizados na década de 90, sendo o último em 1999.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional para atuar na proteção do meio ambiente da região. O vice-presidente HAMILTON MOURÃO vai coordenar o conselho. O colegiado vai concentrar as ações de todos os ministérios voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Força Nacional Ambiental vai atuar nos moldes da Força Nacional de Segurança Pública para proteger a região, segundo o governo.

A Secretaria de Estado de Saúde por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica emitiu nesta semana uma nota de alerta sobre a situação da febre amarela em Santa Catarina. Nos primeiros 20 dias deste ano, foram registradas 64 mortes de primatas com suspeita da doença. Em janeiro de 2019, foram 20 mortes do tipo durante o mês. Os casos investigados estão concentrados nos municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Pomerode, Blumenau e Timbó. A morte dos animais serve como alerta de que a doença pode voltar a afetar os moradores da região.

Entre 12 de dezembro de 2019 e o último domingo, Santa Catarina teve 20 mortes por afogamento em água doce e 11 no mar. Os números foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira. Também houve três mortes por afogamento em locais privados. Os 20 casos em água doce ocorreram em áreas em que não há guarda-vidas. No caso das mortes no mar, duas ocorreram em regiões com guarda-vidas e nove em áreas descobertas por esses profissionais. No mesmo período da temporada passada, houve 19 mortes por afogamento em água doce, 12 no mar e nenhuma em área privativa. Ao todo, no período informado, os bombeiros fizeram mil 561 salvamentos, além de realizar 42 mil 392 atendimentos de pessoas feridas por águas-vivas e encontrar mil 903 crianças perdidas.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina apresentou nesta semana uma nova denúncia relativa à Operação Alcatraz, da Polícia Federal. No total, 11 pessoas foram denunciadas por corrupção, peculato e fraude em licitações. O órgão pediu ainda a devolução de dois milhões de reais em valores atualizados, dinheiro que teria sido obtido por meio de dois certames fraudados. Entre os acusados estão dois servidores públicos e pessoas ligadas à iniciativa privada. Esta é a sexta denúncia relativa à operação, deflagrada contra fraudes a licitações e desvio de dinheiro público. A Justiça Federal ainda não analisou a nova acusação.

Novas atrações geram roteiros turísticos alternativos em Itapiranga. Locais públicos e particulares integram a lista de visitação. A tesoureira da Associação de Turismo, ANA PAULI, proprietária da empresa Faju Soluções Turísticas, está otimista com o novo cenário. Ela atua no ramo de turismo desde 2015 e aponta avanços no setor com investimentos públicos e particulares. As novas atrações que surgem já permitem roteiros intermunicipais ampliando possibilidades para grupos de turistas. ANA PAULI cita como possibilidades em Itapiranga a área de lazer da Barra do Macaco em linha Laranjeira, o relógio biológico do horto medicinal, mirante do Rio Uruguai em Laranjeira, Marco Três Fronteiras em linha Aparecida. A comunidade de Presidente Becker também está no roteiro como o memorial da Oktoberfest.

O roteiro turístico contempla também Tunápolis com destaques nos atrativos naturais e adrenalina na tirolesa. ANA PAULIdestaca que os roteiros incluem almoço e lanches. Ela foca no trabalho em grupo com uso de transporte coletivo. Como fator que ainda precisa evoluir está a necessidade de maior mobilização das pessoas que possuem atrativos e valorização do trabalho coletivo. ANA PAULI reforça que o turismo rural necessita de parcerias, pois atrativos pequenos somente se tornam interessantes ao fazerem parte de roteiros. Capacitações e a valorização de belezas naturais facilitam o crescimento do turismo na microrregião. Os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga também merecem destaque para o desenvolvimento do setor.

Vereador renuncia à presidência da câmara. EVERALDO DI BERTI, do PSD, renunciou nesta terça-feira, à presidência da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. De acordo com DI BERTI, ele e o vereador VAGNER PASSOS haviam selado um acordo de cavalheiros, em que ele renunciaria à presidência no início de 2020 e votaria em VAGNER como seu sucessor. EVERALDO comenta que todos os vereadores participantes do “G8”, Grupo formado pelos vereadores que o elegeram, estavam cientes do acordo e que o compromisso com VAGNER será cumprido. O atual presidente comenta que se sente frustrado com os demais colegas do grupo pois chamou diversas reuniões para definir os rumos a serem seguidos, mas não houve respaldo pelos mesmos. Ele explica também que questões familiares pesaram para que renunciasse ao cargo de presidente do Legislativo Municipal.

Movimento das Mulheres Camponesas realiza intercambio de conhecimentos. IRACI COLOMBO, coordenadora regional e integrante do movimento estadual das mulheres camponeses esclarece que as atividades reiniciaram na semana passada com a participação das mulheres em intercambio em Chapecó sobre quintais produtivos na casa de CARMEM MONARINE. Participaram 40 mulheres da regional local. O objetivo do evento era de conhecer e compreender o funcionamento de uma unidade familiar em forma de agroflorestal. IRACI destaca a importância das mulheres conhecer uma propriedade agroflorestal. Durante o ano, ocorrerão oficinas dos quintais produtivos nos municípios e a pratica é desenvolvida pelas camponesas nas suas unidades familiares. A coordenadora regional explica que a regional local é composta pelos municípios de Descanso, Iporã do Oeste, São João do Oeste, Itapiranga e Mondaí.

Movimento das mulheres camponesas possui vários eventos anuais. De acordo com IRACI COLOMBO, as camponesas possuem vários encontros durante o ano em seus municípios, em Descanso, por exemplo, os encontros serão na primeira quarta-feira do mês das 13 horas 30 minutos às 15 horas 30 minutos. Está prevista uma reunião regional em Iporã do Oeste para o dia 18 de fevereiro. Conforme IRACI para comemorar o dia da mulher, dia oito de março, haverá atividade especial dia seis de março em SMOeste. Nesse dia, reúnem-se as camponesas da grande região abrangendo Maravilha até Dionísio Cerqueira.

Monitoras do movimento das mulheres camponesas realizam capacitação. Conforme IRACI, as monitoras que, a nível de estado, são cerca de duas monitoras por regional, num total de 15 regionais, terão formação e planejamento dias 30 e 31 de janeiro em Chapecó./A partir desse planejamento, são organizadas as oficinas nas regionais e os repasses aos municípios. IRACI cita que o movimento possui mais de 30 anos e as maiores demandas, atualmente, são a violência contra a mulher e a questão da aposentadoria e benefícios. A coordenadora salienta que as mulheres consideram o movimento das camponesas um espaço muito rico para debates e de troca de informações. IRACI COLOMBO estende o convite para todas as mulheres participar por serem momentos especiais melhorando o bem estar da mulher e, consequentemente, toda a família e sociedade.

Foi protocolado na última semana na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um pedido de Impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS e a vice-governadora DANIELA REINEHR. A representação que também mira o secretário de Estado JORGE EDUARDO, foi apresentada pelo ex-defensor público do Estado, RALF GUIMARÃES ZIMMER JÚNIOR. O deputado estadual do PL, MAURICIO ESKUDLARK disse que o pedido foi uma surpresa para todos os parlamentares. Ele faz parte da comissão que fica de plantão no período de recesso da Alesc e explicou que o pedido protocolado na última semana já foi encaminhado à procuradoria para a análise jurídica do caso.

O pedido de Impeachment contra o governador e a vice visa contestar a decisão administrativa que aumentou o salário dos procuradores do Estado desde outubro de 2019. A informação é do deputado estadual do PL, MAURICIO ESKUDLARK. De acordo com ele, a medida teve como objetivo equiparar os valores ganhos pela categoria com o salário dos procuradores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que é, em média, de 35 mil reais mensais. Segundo ele, existe uma ação judicial dos procuradores pedindo essa equiparação. ESKUDLARK lembrou que os deputados incluíram um artigo na reforma administrativa sobre o aumento, porém o governador acabou vetando o item. O pedido de Impeachment está neste momento na parte jurídica e só após deve chegar a conhecimento dos deputados catarinenses. Conforme ele, o prazo inicial é de 15 dias, porém, pode ser prorrogado por mais 30 dias. O parlamentar explicou quais serão os próximos passos que deverão ser seguidos na Alesc após esse pedido de Impeachment.

O autor do pedido de Impeachment esteve no gabinete do deputado MAURICIO ESKUDLARK e solicitou uma audiência com os demais deputados para apresentar as razões que o fizeram apresentar esse documento e esse pedido será atendido. ESKUDLARK lembrou que o governo emitiu uma nota na semana passada onde justificou que esse pagamento estava sendo com base em uma decisão judicial e por isso estaria em conformidade com a lei. Ele disse também que 2019 foi um ano difícil para o governo do Estado e a tendência é que 2020 seja complicado em alguns aspectos. O parlamentar destacou que CARLOS MOISÉS e DANIELA REINEHR vão precisar de articulação, conversa e agilidade para despachar os trabalhos pretendidos ao longo do ano. Ele comentou que chegou a hora de o governo dar uma resposta aos catarinenses nas questões de extrema importância para o estado.

Aconteceu nesta quarta-feira, no gabinete do prefeito WILSON TREVISAN, a entrega da primeira Licença Ambiental decorrente da implantação do programa Conder Gestão Ambiental, da AMEOSC. Trata-se de um loteamento no bairro São Jorge que encaminhou o pedido de licenciamento ambiental ao Conder Ambiental. Segundo a proprietária foi uma surpresa a agilidade para a liberação do documento. Ela destacou que a expectativa que tinham era de um ano ou mais e em 19 dias tiveram a liberação. Ela afirmou que agora poderão dar sequência nos trabalhos no loteamento e fazer os investimentos necessários. De acordo com o prefeito TREVISAN, esta quarta-feira é um dia histórico para o município e para a região. Ele lembrou a implantação desse licenciamento municipal e destacou o empenho de toda a equipe para conseguir tornar essa atividade uma realidade nos municípios que compreendem a AMEOSC.

Novo sistema de emissão de licenças ambientais já apresenta resultado positivo. Itapiranga recebeu nesta semana visita dos técnicos da Conder para liberação de licenças ambientais. Objetivo foi de realizar vistorias para posterior emissão de licenças em empreendimentos na cidade e interior. Segundo o diretor de Engenharia, Projetos e Convênios da prefeitura, DOUGLAS THIEL, os encaminhamentos via Conder, Consórcio de Desenvolvimento Regional, já registram bom resultado. Anteriormente ocorria um processo demorado no IMA com avaliação burocrática em Florianópolis. O diretor informa que já estão sendo atendidos empreendimentos rurais e construções na cidade. As vistorias desta semana incluem construções de dois prédios na cidade e projeto de pavimentação asfáltica na localidade de Conceição.

De acordo com DOUGLAS THIEL, a prefeitura de Itapiranga antecipou a legalização e o suporte necessário para agilizar liberação de licenças em empreendimentos particulares e públicos. Ele faz projeção otimista com o novo sistema via Conder. O diretor de Engenharia, Projetos e Convênios de Itapiranga lembra que o Instituto do Meio Ambiente possui uma demora na resposta e isso gera um acumulo de 870 milhões de reais em projetos que aguardam por licença ambiental. DOUGLAS THIEL considera que os prazos oficiais de três a quatro meses serão respeitados pelo Consórcio. Destaca ainda a contribuição de todos os municípios da Ameosc com empenho dos prefeitos para agilizar a liberação de licenças ambientais.

Deputado estadual MAURO DE DANAL articula visita do governado a região. A pré-agenda do governador CARLOS MOISES no Extremo Oeste está marcada para os dias cinco, seis e sete de fevereiro. Ele tem interesse em visitar Itapiranga, São Miguel do Oeste, Palmitos e São Lourenço do Oeste. O deputado MAURO DE NADAL quer incluir também Dionísio Cerqueira na agenda do governador. Meta é obter apoio para um projeto do parlamentar para que as empresas importadoras usem o porto seco de Dionísio Cerqueira para ingressar em Santa Catarina. Segundo o deputado, desta forma o município teria maior arrecadação. Conforme DE NADAL, atualmente as empresas recebem benefícios fiscais de Santa Catarina e entram com produtos importados pelo Rio Grande do Sul e Paraná. O parlamentar diz que o governador precisa conhecer a realidade da região, pois no primeiro ano de mandato não visitou o Extremo Oeste.

MAURO DE NADAL considera como prioridade aumentar especialidades na área da saúde na região. Salienta que é preciso diminuir o deslocamento de pacientes para centros de tratamento. Como bom exemplo ele cita o tratamento do câncer no Hospital Regional de São Miguel do Oeste que proporciona maior qualidade de vida a população da região. Lembra que o Plano de Governo lançado no ano passado garante incremento financeiro para pequenos hospitais. Desafio é tornar estas unidades de saúde em referência regional de cirurgias eletivas. São 34 pequenos hospitais que não foram contemplados e devem ser incluídos em novo projeto para o repasse de recursos. O deputado diz que a visita da governadora em exercício, DANIELA REINEHR, foi importante, porém é preciso ações práticas com investimentos na região e o governador CARLOS MOISES pode contribuir neste sentido.

Deputado elogia mutirão de cirurgias que são realizados na região. MAURO DE NADAL cita Iporã do Oeste como referência em cataratas e pterígio. Itapiranga com hospital particular e referência em cirurgias ortopédicas. O parlamentar também chama atenção para investimentos em centro cirúrgicos em Tunápolis e São João do Oeste. DE NADAL diz que é inadmissível pacientes terem a necessidade do deslocamentos a Florianópolis para uma cirurgia de joelho. Chapecó que é o hospital de referência na região tem fila de espera de até cinco anos. MAURO DE NADAL observa que mutirões atuais ocorrem por iniciativas das secretarias municipais da saúde (......). O deputado defende que o governo precisa ter maior participação. Destaca ainda que a agenda de CARLOS MOISES tem objetivo de debater pautas regionais, sem abordar questões particulares de cada município. A precariedade das rodovias da região também estarão em pauta.

Por recomendação do Ministério Público, plantão e sobreaviso no serviço público são regularizados em Itapiranga. Atividades do servidor público fora do expediente só podem ocorrer em situações emergenciais e serviços essenciais. Por recomendação do Ministério Público de Santa Catarina, o município de Itapiranga regularizou o sistema de plantão e sobreaviso do serviço público municipal. A partir de agora, somente poderá haver serviço fora do expediente normal em casos emergenciais e serviços essenciais. Segundo apurou a Promotora de Justiça ANA CAROLINA CERIOTTI, titular na comarca de Itapiranga, o plantão e o sobreaviso eram utilizados em atividades como abertura e fechamento do ginásio de esportes para a realização de eventos, auxílio no tráfego de veículos particulares e em casos de acúmulo de trabalho ordinário, entre outras situações.

O Ministério Público alertou na recomendação, a Lei Municipal só permite o trabalho fora de horário para atender serviços emergenciais. São casos em que a espera pelo expediente ordinário pode causar sérios prejuízos à vida, à saúde ou ao bem-estar da coletividade. Como exemplo, a Promotora de Justiça cita os serviços essenciais como tratamento e abastecimento de água, a assistência médica e hospitalar, a distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos, serviços funerários, transporte coletivo, captação e tratamento de esgoto e coleta de lixo. Com o atendimento da recomendação, o inquérito civil da Promotoria de Justiça de Itapiranga que apurava a irregularidade foi arquivado.

Carro roubado final de semana no RS é recuperado na BR 158 em Palmitos. Policiais rodoviários federais recuperaram na madrugada desta quarta-feira, na BR 158 em Palmitos, um Ford Ka com registro de roubo no domingo em Porto Alegre. Durante a fiscalização de rotina, os agentes perceberam que a placa do veículo não batia com os números dos vidros, etiquetas e chassis. A placa era falsa, trocada pela original para tentar dificultar a fiscalização policial. O motorista, um gaúcho de 21 anos, foi encaminhado à Delegacia de Palmitos onde vai responder por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

Mulher é atropelada na Willy Barth e condutor foge sem prestar socorro. O Corpo de Bombeiros atendeu por volta das 22 horas desta terça-feira, um acidente de Trânsito tipo atropelamento na Avenida Willy Barth. Segundo os socorristas, ao chegarem ao local foi encontrada uma mulher de nacionalidade Haitiana, sentada ao lado da via, referindo dores. Ela foi imobilizada e encaminhada para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor do veículo se evadiu do local sem prestar socorro.

São Miguel do Oeste realiza primeiro júri do ano. Um homem foi atingido por disparo de arma de fogo em 19 de maio de 2019, em São Miguel do Oeste. Ele disse que chegou a sua casa alcoolizado e foi na varanda da residência, quando depois de alguns minutos escutou tiros e percebeu que havia sido atingido. Ele comentou que não viu nada. A vítima foi atingida três vezes na região do abdômen, porém sem gravidade. Nesta quarta-feira, está em andamento o primeiro Júri Popular dos dois réus acusados de tentativa de homicídio qualificado e a vítima já prestou depoimento. Os réus, que estão sendo julgados, estão presos preventivamente desde a data do crime. Eles respondem ainda por receptação e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A tentativa é na forma qualificada por uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, motivo torpe e ação que resultou em perigo comum, já que a esposa e a filha do homem também estavam na casa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.