ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 22/01/2020

O tempo na região Extremo Oeste é instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de chuva com possibilidades de aberturas de sol ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima deve ficar próxima dos 25 graus na região. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O Congresso da Bolívia, em meio a uma sessão pública confusa promovida por adversários políticos, aprovou nesta terça-feira a renúncia de EVO MORALES à presidência do país. A votação ocorreu mais de dois meses após o ex-dirigente apresentar uma carta com esse pedido e partir para o exílio. A Assembleia Legislativa, ainda controlada pelo partido de MORALES, aceitou as renúncias dele e do vice-presidente. O ex-presidente boliviano declarou várias vezes que, enquanto o parlamento não aprovasse sua renúncia, ele continuava a exercer a presidência.

Ao menos 36 civis morreram durante ataques de homens armados contra duas aldeias no norte de Burkina Faso. O anúncio foi feito pelo governo que convocou voluntários locais a reforçar a luta contra grupos jihadistas. O ataque deixou ainda três feridos. Centenas de pessoas fugiram da zona onde ocorrem os ataques e foram para a cidade de Kaya, na província de Sanmatenga, segundo testemunhas locais. O presidente ROCH MARC CHRISTIAN KABORÉ decretou ainda, dois dias de luto.

O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, afirmou nesta terça-feira que houve "algumas conversas" com o presidente do regime chavista da Venezuela, NICOLÁS MADURO. Porém, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos afirmou que o venezuelano não está disposto a permitir novas eleições livres. A declaração de POMPEO vem em reação a uma entrevista concedida por MADURO ao jornal "The Washington Post", publicada no sábado. Foi a primeira vez que o chavista falou a um grande veículo de imprensa dos Estados Unidos.

A Agência Nacional de Telecomunicações estuda reduzir, de 75 dias para até 15 dias, o prazo para bloqueio de celulares piratas após a notificação do usuário. A informação é do coordenador do projeto Celular Legal, que reúne Anatel, operadoras e fabricantes de celulares, JOÃO ALEXANDRE ZANON. O bloqueio começou em março de 2018, por Goiás e Distrito Federal e desde março do ano passado é feito em todos os estados do país. Até o final de 2019 mais de um milhão e 300 mil celulares haviam sido bloqueados. Esse número equivale a zero vírgula seis por cento dos 228 milhões de aparelhos ativos no país.

O Ministério da Saúde ressaltou durante coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira que não existe alerta específico para a população após a morte de um morador de Sorocaba, interior de São Paulo, em decorrência de complicações causadas pela febre hemorrágica. A vítima é um homem de 52 anos que foi contaminado pelo arenavírus. Segundo o ministério, esta é a primeira vez em 20 anos que a doença é registrada no país. Segundo o órgão, não há alerta aos moradores porque dos últimos quatro relatos da doença, dois foram transmissão laboratorial e dois no ambiente rural. Todos foram contabilizados na década de 90, sendo o último em 1999.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional para atuar na proteção do meio ambiente da região. O vice-presidente HAMILTON MOURÃO vai coordenar o conselho. O colegiado vai concentrar as ações de todos os ministérios voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Força Nacional Ambiental vai atuar nos moldes da Força Nacional de Segurança Pública para proteger a região, segundo o governo.

A Secretaria de Estado de Saúde por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica emitiu nesta semana uma nota de alerta sobre a situação da febre amarela em Santa Catarina. Nos primeiros 20 dias deste ano, foram registradas 64 mortes de primatas com suspeita da doença. Em janeiro de 2019, foram 20 mortes do tipo durante o mês. Os casos investigados estão concentrados nos municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Pomerode, Blumenau e Timbó. A morte dos animais serve como alerta de que a doença pode voltar a afetar os moradores da região.

Entre 12 de dezembro de 2019 e o último domingo, Santa Catarina teve 20 mortes por afogamento em água doce e 11 no mar. Os números foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira. Também houve três mortes por afogamento em locais privados. Os 20 casos em água doce ocorreram em áreas em que não há guarda-vidas. No caso das mortes no mar, duas ocorreram em regiões com guarda-vidas e nove em áreas descobertas por esses profissionais. No mesmo período da temporada passada, houve 19 mortes por afogamento em água doce, 12 no mar e nenhuma em área privativa. Ao todo, no período informado, os bombeiros fizeram mil 561 salvamentos, além de realizar 42 mil 392 atendimentos de pessoas feridas por águas-vivas e encontrar mil 903 crianças perdidas.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina apresentou nesta semana uma nova denúncia relativa à Operação Alcatraz, da Polícia Federal. No total, 11 pessoas foram denunciadas por corrupção, peculato e fraude em licitações. O órgão pediu ainda a devolução de dois milhões de reais em valores atualizados, dinheiro que teria sido obtido por meio de dois certames fraudados. Entre os acusados estão dois servidores públicos e pessoas ligadas à iniciativa privada. Esta é a sexta denúncia relativa à operação, deflagrada contra fraudes a licitações e desvio de dinheiro público. A Justiça Federal ainda não analisou a nova acusação.

Setores da Secretaria Social está com atendimentos normais. Quem informa é o responsável pela pasta em Campo Erê ADEMAR ALBERTON. De acordo com ele, apesar da equipe estar reduzida, devido as férias dos funcionários, as atividades continuam acontecendo. ADE, comenta que ainda não abriu o orçamento de 2020, para compra de alimentos, combustível, enfim todos os materiais necessários para manter a Secretaria e fazer o atendimento ás famílias. Contudo, as ações que são necessárias estão sendo feitas.

Janeiro, fevereiro e março, são os meses mais movimentados para os produtores rurais. DORLEI DA VEIGA – responsável pelo setor de bloco de produtor rural de Campo Erê, diz que a prestação de contas é feita a cada sessenta dias pelos agricultores. Até pouco tempo atrás, eles estavam acostumados a fazer a prestação de contas uma vez ao ano, agora é a cada dois meses. Nesse período, a procura é maior, em busca de novas notas e também da renovação das que sobraram no ano passado.

Até 31 de janeiro, agricultores tem prazo para prestar contas das notas de 2019. O responsável pelo setor em Campo Erê, destaca que após esse prazo, ainda é possível fazer a prestação de conta, mas junto deve ser encaminhado um processo para o estado, e é ele quem decide se vai haver ou não aplicação de multa. Campo Erê, tem cerca de quinhentos produtores no município. E desses, a maioria está em dia com o setor, pois o estado não permite a emissão de novas notas ao agricultor que não fizer a prestação de contas.

Nota eletrônica é uma das novidades para os produtores rurais. DORLEI DA VEIGA – responsável pelo setor de blocos em Campo Erê, frisa que o produtor precisa estar se adequando a isso também. Notas de venda fora do estado, precisa ser nota eletrônica. É um processo novo, mas precisa ser seguido. Entende que a nota impressa é uma maneira fácil e que o produtor já está acostumado a trabalhar, mas o estado quer cada vez menos que ela seja utilizada.

Método de trabalho com silagem adotado por Saltinho vem funcionando muito bem. O secretário de agricultura no município, ALERCIO PELENTIR, informa que o sistema de trabalho implantado no município vem dando certo, e já foi utilizado em outros anos. As patrulhas agrícolas atendem os produtores de suas regiões, e nas áreas não abrangidas por nenhum grupo, ou que eles não dão conta de atender no tempo certo, a prefeitura dá incentivo de 320 reais por hectare para que os agricultores possam pegar máquinas particulares, isso com o objetivo de fazer a silagem no momento certo e com qualidade.

Objetivo do setor de suínos é trazer aos visitantes o que existe de mais novo na atividade. DANIEL SIMON – responsável pelo setor na Itaipu Rural Show, conta que para essa vigésima segunda edição, que acontece de 29 de janeiro a primeiro de fevereiro, o espaço de suínos foi ampliado, possibilitando a vinda de mais empresas que desejem fazer parte da exposição. Ele informa que o setor estará completo, contando agora com maior variedade de equipamentos, tecnologias, indústria e vacinas, para que o agricultor conheça o que há de novo na atividade.

Exposição de suínos na Itaipu recebe melhorias. SIMON destaca que, entre as reformas ocorridas, foi instalada climatização em todo o ambiente, além de separar os suínos, que agora também estarão dentro do barracão, podendo ficar junto com equipamentos dos expositores. DANIEL acrescenta que todos os anos vem aumentando o tamanho e o destaque do setor de suínos na feira, onde são feitas todas as demonstrações de equipamentos e manejo.

Itaipu Rural Show vai contar com seminário sobre suinocultura. O responsável pelo setor, conta que o seminário que acontece todos os anos, será no dia 29, abertura da feira. Neste ano, o assunto que foi escolhido foi a biossegurança, tema que tem ganhado destaque nos últimos tempos conta Daniel. Ele comenta que o escolhido para ministrar a palestra, é um profissional que além de trabalhar em uma empresa multinacional, é considerado referência na área de biossegurança. O coordenador ainda informa que o seminário será aberto e gratuito a todas as pessoas que estiverem na feira.

Projeto da SC-305 está em fase de readequação e reavaliação na Secretaria de Estado da Infraestrutura. A informação é de CLEODIR BERTOCHI – presidente do Conselho de Segurança de São Lourenço do Oeste. Ele conta que apesar de não ter trazido nenhuma medida imediata a governadora em exercício DANIELA REINERH, veio para o oeste e acompanhou de perto a situação das rodovias, em especial da SC 305 – trecho Campo ErêSão Lourenço, que comprovado por ela, é a pior do estado. Ela não trouxe nenhum projeto para recuperação da estrada, mas se propôs a dar o máximo de si na busca por dinheiro para conseguir a tão sonhada recuperação total. Por isso nos últimos dias esteve cuidando pessoalmente dessa questão e agora teve movimentação no projeto.

Precariedade da 305 mostra o abandono que o oeste sofre. BERTOCHE, ressalta que não há nenhuma previsão para início da obra, até porque é necessário uma nova vistoria da engenharia de asfalto, antes de dar sequência aos tramites. A recuperação, nessa rodovia, precisa ser completa, pois apesar do tapa buraco ser uma medida emergencial muitas vezes dura 15 dias a dois meses no máximo, dependendo do clima.

Estimativa é que ainda esse ano aconteça a recuperação da SC-305. A expectativa é de CLEODIR BERTOCHE – presidente do Conseg. Na visão dele, ou o estado toma medidas e faz a recuperação logo desse trecho, ou tranca essa rodovia para evitar que mais acidentes, inclusive com morte, além dos prejuízos que os motoristas tem quando trafegam por esse local. O presidente se manifesta favorável aos protestos que são organizados por pessoas da comunidade de Presidente Juscelino, São Lourenço e Campo Erê. Frisa que estão coletando assinaturas para um abaixo assinado que será entregue no mês que vem ao governador CARLOS MOISÉS. Para amanhã e sábado os manifestantes se reúnem novamente na saída para Chapecó. A ideia é chegar a pelo menos cinco mil assinaturas.

Servidores públicos municipais tem aumento salarial. A informação é do prefeito de Santa Terezinha do progresso DERLI FURTADO. Ele destaca que ainda no ano passado, teve implementação de um vale alimentação para os professores do município. Tem ainda, um projeto na Câmara de Vereadores, para dar mais um aumento pelo grau de instrução dos professores. O piso nacional teve um aumento de 11 ponto 53 por cento. Para os demais funcionários, o aumento será de quatro ponto 48, que é um reajuste a nível nacional e todas as administrações tem que fazer.

Insalubridade e vale alimentação é conquista para os servidores públicos municipais. O chefe do executivo de Santa Terezinha do progresso, lembra que ainda em 2019, foi adicionado a folha de pagamento a insalubridade, mais um vale alimentação no valor de 150 reais, para cada funcionário. Agora, com mais esse aumento nacional, tem funcionário que vai chegar a quase 40 por cento de aumento. A partir de janeiro esse aumento já estará disponível para todos os setores.

Queimaduras e fraturas, está entre os acidentes mais comuns no verão. O Cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê FELIPE ALBERTON, relata que na região atendida pelo quartel do município, o que ocorre com mais frequência são fraturas em crianças e adolescentes. Queimaduras tem um baixo índice, e isso se dá, diz o cabo, devido ao trabalho de prevenção feito pela corporação. Várias ações são feitas na comunidade, principalmente nas escolas, atingindo um número cada vez maior de crianças. Percebe que após, esse trabalho, o número de acidentes diminuiu bastante.

São quatro tipos de queimaduras. O bombeiro FELIPE ALBERTON, explica que existe a de primeiro, segundo e terceiro grau. A de primeiro grau seria aquela que deixa vermelhidão local. A de segundo grau é que forma bolhas, a de terceiro grau, a pessoa não vai mais sentir dor porque queimou as terminações nervosas e o quarto grau é carbonização total. A orientação é não colocar creme dental, borá de café, nem banha de porco. O único procedimento a se fazer é lavar com água corrente por cerca de 15 minutos, não furar as bolhas e colocar gases ou um pano umedecido em cima da queimadura e procurar atendimento médico.

Fraturas se classificam em expostas e fechadas. FELIPE explica que a exposta é aquela que rompe a pele e expõe o osso para fora, e a fechada é a que o osso quebra dentro da pele. Para identificar uma fratura é fácil, diz o cabo. Geralmente vai ter deformidade no membro, muita dor local, inchaço e um barulho crepitante de ossos quebrados. A recomendação é não mexer e imediatamente acionar o serviço de emergência, no caso da região o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Aparecimento de animais peçonhentos em Campo Erê e região é alto nos últimos dias. A constatação é do bombeiro militar FELIPE ALBERTON. De acordo com ele, a corporação tem o material adequado para fazer a captura desses animais, por isso a recomendação é não mexer neles, e ligar para o telefone de emergência 193. Em caso de acidente com esses bichos encaminhar a vítima o mais rápido possível para atendimento médico. FELIPE, conta que os animais peçonhentos quando capturados pelos bombeiros são soltos em habitat natural ou encaminhados para a Polícia Militar Ambiental.

Por violência doméstica, polícia, cumpre mandado de busca. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCami), apreendeu arma e munições no distrito de Presidente Juscelino, interior de São Lourenço do Oeste, na tarde de ontem. Segundo a Polícia Civil, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliar para apurar crime de violência doméstica. Foram apreendidas uma espingarda, marca Rossi calibre 32, e munições para recarga e outras de diversos calibres. O alvo, um homem de 51 anos, não se encontrava no local.

Acusado por tentativa de feminicídio vai a júri popular. Ele será julgado em São Lourenço do Oeste, amanhã às 9 horas, na Câmara de Vereadores. Segundo o Ministério Público de São Lourenço do Oeste, é um caso de tentativa de feminicídio ocorrida no dia 16 de março de 2019 na comunidade de Três Voltas, na ponte que dá acesso ao município de São Bernardino. Na época, o réu companheiro da vítima, de 22 anos, acabou jogando o carro pra cima da moto que ela estava de carona. O acusado dirigia um veículo FordFiesta. A moto era pilotada por um homem de 33 anos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.