ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 22.01.20

-BOLSONARO ANUNCIA CRIAÇÃO DO CONSELHO DA AMÂZONIA
-MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DENUNCIA 11 PESSOAS PELA OPERAÇÃO ALCATRAZ
-PALMA SOLA AMPLIA OFERTA DE APOSTILAS GRATUITAS AOS ESTUDANTES
-MUNICÍPIO REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO A HANSENÍASE
-MESMO COM RECORDE EM EXPORTAÇÃO, SUINOCULTURA ENFRENTA DIFICULDADES
-VICE-PREFEITA ASSUME EXECUTIVO DE GUARUJÁ DO SUL POR 15 DIAS
-DEPUTADO ARTICULA VISITA DO GOVERNADOR AO EXTREMO OESTE
-GUARACIABA INICIA ANO COM DOIS MILHÕES LIVRES EM CAIXA
-CARONEIRA FICA FERIDA AO CAIR DE CARRO EM MOVIMENTO
-MOTORISTA FOGE APÓS ATROPELAR MULHER EM SMOESTE

O tempo na região Extremo Oeste é instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de chuva com possibilidades de aberturas de sol ao longo do dia. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima deve ficar próxima dos 25 graus na região. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O Congresso da Bolívia, em meio a uma sessão pública confusa promovida por adversários políticos, aprovou nesta terça-feira a renúncia de EVO MORALES à presidência do país. A votação ocorreu mais de dois meses após o ex-dirigente apresentar uma carta com esse pedido e partir para o exílio. A Assembleia Legislativa, ainda controlada pelo partido de MORALES, aceitou as renúncias dele e do vice-presidente. O ex-presidente boliviano declarou várias vezes que, enquanto o parlamento não aprovasse sua renúncia, ele continuava a exercer a presidência.

Ao menos 36 civis morreram durante ataques de homens armados contra duas aldeias no norte de Burkina Faso. O anúncio foi feito pelo governo que convocou voluntários locais a reforçar a luta contra grupos jihadistas. O ataque deixou ainda três feridos. Centenas de pessoas fugiram da zona onde ocorrem os ataques e foram para a cidade de Kaya, na província de Sanmatenga, segundo testemunhas locais. O presidente ROCH MARC CHRISTIAN KABORÉ decretou ainda, dois dias de luto.

O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, afirmou nesta terça-feira que houve "algumas conversas" com o presidente do regime chavista da Venezuela, NICOLÁS MADURO. Porém, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos afirmou que o venezuelano não está disposto a permitir novas eleições livres. A declaração de POMPEO vem em reação a uma entrevista concedida por MADURO ao jornal "The Washington Post", publicada no sábado. Foi a primeira vez que o chavista falou a um grande veículo de imprensa dos Estados Unidos.

A Agência Nacional de Telecomunicações estuda reduzir, de 75 dias para até 15 dias, o prazo para bloqueio de celulares piratas após a notificação do usuário. A informação é do coordenador do projeto Celular Legal, que reúne Anatel, operadoras e fabricantes de celulares, JOÃO ALEXANDRE ZANON. O bloqueio começou em março de 2018, por Goiás e Distrito Federal e desde março do ano passado é feito em todos os estados do país. Até o final de 2019 mais de um milhão e 300 mil celulares haviam sido bloqueados. Esse número equivale à zero vírgula seis por cento dos 228 milhões de aparelhos ativos no país.

O Ministério da Saúde ressaltou durante coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira que não existe alerta específico para a população após a morte de um morador de Sorocaba, interior de São Paulo, em decorrência de complicações causadas pela febre hemorrágica. A vítima é um homem de 52 anos que foi contaminado pelo arenavírus. Segundo o ministério, esta é a primeira vez em 20 anos que a doença é registrada no país. Segundo o órgão, não há alerta aos moradores porque dos últimos quatro relatos da doença, dois foram transmissão laboratorial e dois no ambiente rural. Todos foram contabilizados na década de 90, sendo o último em 1999.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional para atuar na proteção do meio ambiente da região. O vice-presidente HAMILTON MOURÃO vai coordenar o conselho. O colegiado vai concentrar as ações de todos os ministérios voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Força Nacional Ambiental vai atuar nos moldes da Força Nacional de Segurança Pública para proteger a região, segundo o governo.

A Secretaria de Estado de Saúde por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica emitiu nesta semana uma nota de alerta sobre a situação da febre amarela em Santa Catarina. Nos primeiros 20 dias deste ano, foram registradas 64 mortes de primatas com suspeita da doença. Em janeiro de 2019, foram 20 mortes do tipo durante o mês. Os casos investigados estão concentrados nos municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Pomerode, Blumenau e Timbó. A morte dos animais serve como alerta de que a doença pode voltar a afetar os moradores da região.

Entre 12 de dezembro de 2019 e o último domingo, Santa Catarina teve 20 mortes por afogamento em água doce e 11 no mar. Os números foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira. Também houve três mortes por afogamento em locais privados. Os 20 casos em água doce ocorreram em áreas em que não há guarda-vidas. No caso das mortes no mar, duas ocorreram em regiões com guarda-vidas e nove em áreas descobertas por esses profissionais. No mesmo período da temporada passada, houve 19 mortes por afogamento em água doce, 12 no mar e nenhuma em área privativa. Ao todo, no período informado, os bombeiros fizeram mil 561 salvamentos, além de realizar 42 mil 392 atendimentos de pessoas feridas por águas-vivas e encontrar mil 903 crianças perdidas.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina apresentou nesta semana uma nova denúncia relativa à Operação Alcatraz, da Polícia Federal. No total, 11 pessoas foram denunciadas por corrupção, peculato e fraude em licitações. O órgão pediu ainda a devolução de dois milhões de reais em valores atualizados, dinheiro que teria sido obtido por meio de dois certames fraudados. Entre os acusados estão dois servidores públicos e pessoas ligadas à iniciativa privada. Esta é a sexta denúncia relativa à operação, deflagrada contra fraudes a licitações e desvio de dinheiro público. A Justiça Federal ainda não analisou a nova acusação.

Colégio Cedrense recebe limpeza e reparos para recepção dos alunos e professores. Na semana do dia três a sete de fevereiro ocorre a formação continuada aos educadores. No dia dez os alunos reiniciam as aulas e o ano letivo. A diretora da escola em SJCedro, MARTA FRARE afirma que a área da recepção, o ginásio e a sala de informática já estão totalmente organizadas. Nesta semana ocorrem outros ajustes e limpeza. Houve investimento em pintura em algumas salas. A diretora afirma que o grande projeto para este ano está na reforma completa da escola que está sendo pleiteada. Há informação de que a obra está em licitação. A garante que vai reforçar a cobrança do investimento para melhorar as condições do educandário. Outro desafio, conforme MARTA, está no novo ensino médio, cujo projeto piloto começa neste ano. São cerca de 600 matrículas em 2020. Além disso, o Colégio Cedrense sedia as aulas do Ceja para jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino médio e fundamental.

Rede municipal de Palma Sola amplia oferta de apostila aos estudantes. A secretária, ROSA LARA lembra que o município assim como outros da região trabalha com a apostila do sistema Positivo Aprende Brasil. Neste ano, além dos anos finais do ensino fundamental serão atendidos os alunos da educação infantil, do pré-escolar, além das turmas do primeiro ao quinto ano. As famílias não têm gastos com o material. Ela afirma que o custo é elevado para o poder público, porém, o investimento se justifica pelos avanços que o sistema de ensino da rede municipal registra. ROSA destaca que o objetivo é elevar os índices, principalmente do IBEB. Ela afirma que o contrato com a editora prevê um treinamento dos professores e auxílios constantes. Além disso, será implantado o sistema online para acompanhamento da vida escolar. O sistema será usado pelos professores que vão cadastrar os trabalhos, notas e avisos que poderão ser acompanhados pelos pais e alunos através de uma senha individual. O investimento no projeto para esse ano é de 250 mil reais.

Secretaria da educação reúne motoristas do transporte escolar. A secretária da pasta em Palma Sola, ROSA LARA, o encontro foi feito visando orientações aos condutores do ônibus que transportam alunos do interior para escolas da cidade. Ela explica que o trabalho requer organização das linhas, pois ocorrem mudanças. Entre elas estão novos estudantes, transferências e alguns que se formaram e não haverá mais a necessidade de repassar por certos trechos. Outras orientações visam cuidados com os veículos referentes à manutenção. Ainda visando asegurança dos menores e professores para que transitem sentados nos bancos e usando cinto. Nos próximos dias acontece a licitação das linhas. Neste mês os coletivos estão passando por limpeza, ajustes nas oficinas e troca de pneus.

Anchieta promove campanha para prevenir a Hanseníase. Conforme a enfermeira, PATRÍCIA CAMPANA, a doença atinge muitas pessoas, mas como é considerada silenciosa, nem sempre ocorre o diagnóstico precoce. Ela lembrou que antigamente era chamada de Lepra, mas havia uma série de mitos. A enfermeira explicou que os pacientes com Hanseníase apresentam manchas claras na pele que perde a sensibilidade ao calor e outras reações. Também são oferecidos exames para as pessoas com suspeita da doença. De acordo com ela, a população não tem muito conhecimento sobre a hanseníase e por isso é necessária essa orientação. PATRICIA revela que em Anchieta há registros constantes. Em 2019 foram sete novos diagnósticos e neste começo de anos são oito pacientes em tratamento. Neste mês os agentes de saúde estão fazendo a entrega de materiais informativos. PATRÍCIA afirma que o contágio ocorre após contato prolongado com o portador e por isso a importância dos exames em familiares de pacientes. Ela garante que logo após o começo do tratamento não existe mais risco de transmissão.

Grupo Onco Mais Vida inicia 2020 com altas do tratamento de quimioterapia. O primeiro encontro do ano do Grupo da do Hospital Regional foi realizado nesta terça-feira. Palestra, alongamento, troca de experiências e altas de quimioterapia fizeram parte da reunião. A dentista, SHERON BREGALDA, falou sobre saúde bucal para os participantes. Além de pacientes, são convidados a participar os acompanhantes, pois são pessoas que auxiliam no tratamento. NEIDE FRIGERI, 64 anos, de SMOeste comemorou a alta da quimioterapia com sua família. Acompanhada dos netos, o sino foi tocado representando o fim do tratamento. ROQUE HICKMANN, 56 anos, de Itapiranga, registrou o momento ao lado de sua esposa. A terceira a comemorar o final desta etapa foi uma das primeiras pacientes do serviço na região, LUCENA LOTTERMANN, 53 anos, de Iporã do Oeste, que festejou a alta com seu marido e sua filha. O objetivo do Onco Mais Vida é integrar os pacientes e repassar informações por meio da equipe multidisciplinar. Os encontros são realizados nas terças-feiras, uma vez ao mês.

Aventuras nas trilhas e cachoeiras integram roteiro ‘Biocachu’, em Guaraciaba. Com a participação de 12 pessoas, o ecoturismo foi realizado na tarde de sábado. Conforme o diretor do departamento de turismo, CLAITON NEUMANN, a saída acontece da frente da Praça Giusepe Palú, com deslocamento até a comunidade de Guatapará Alto. Depois de acompanhar e conhecer as belezas naturais do trajeto, a caravana retornou até a cidade e foi conhecer a BioConstrução. CLAITON informa que os novos roteiros estão sendo organizados para o próximo domingo, dia 26 de janeiro e para o dia 16 de fevereiro. Ele explica que este passeio leva aos participantes uma experiência de aventura nas trilhas e cachoeiras da comunidade Guatapará Alto. Além disso, as pessoas conhecem a BioConstrução que tem várias curiosidades sobre a edificação, onde é servido o café da tarde.

Mesmo com recorde em exportação de carne suína, a suinocultura ainda enfrenta dificuldades. A opinião é do presidente da associação catarinense dos criadores de suínos, LOSIVANIO DI LORENZI. Conforme ele, a suinocultura encerrou o ano de 2019 com resultados positivos devido a um maior volume de exportação e com a recuperação gradativa do mercado interno. Em 2019 a exportação de carne suína passou de 700 mil toneladas o que sempre foi o grande desafio de SC. Para 2020 a expectativa é bater novamente o recorde do Brasil e ultrapassar o volume de exportação de 800 mil toneladas. De acordo com LOSIVANIO as exportações favorecem as indústrias e consequentemente os produtores. Ele destaca ainda a valorização do diferencial sanitário de SC. Em 2019, quase 60% das exportações brasileiras foram de SC. A China é o maior comprador da carne suína catarinense com 40% sobre o total exportado, seguido pelo HONG KONG, Chile e Argentina.

A suinocultura em SC enfrenta problemas ambientais e sanitários.LOSIVANIO DI LORENZI, presidente da ACCS cita que a suinocultura possui a questão na demora da liberação das licenças ambientais para os agricultores. Conforme ele a mudança do nome de FATMA para IMA, não resolveu o problema. Ele avalia que precisa haver mudança na forma de gestão, contratar mais pessoas para trabalhar para haver mais agilidade tanto no meio urbano como no rural.DI LORENZIdestaca também que oBrasil precisa ter um controle mais rígido nas entradas de produtos no país pela vigilância sanitária nos aeroportos e nos portos. Outra questão, ainda é o aumento dos tributospor parte do governo que recai na conta do produtor.

Conder entrega licença ambiental em prazo recorde após municipalização do sistema. O ato que marcou a entrega do documento ocorreu em SMOeste, no gabinete do prefeito WILSON TREVISAN. Na oportunidade ocorreu a entrega da 1ª Licença Ambiental decorrente da implantação do programa Conder Gestão Ambiental. Trata-se de um loteamento no bairro São Jorge que encaminhou o pedido de licenciamento ambiental ainda neste mês. Segundo CLECI FALAVIGNA, proprietária do espaço, os sócios do empreendimento ficaram surpreendidos com a agilidade. Ela destacou que a expectativa que tinham era de um ano ou mais, mas, em apenas 19 dias tiveram a liberação. CLECI afirmou que agora poderão dar sequência nos trabalhos nesta área e fazer os investimentos necessários. De acordo com TREVISAN, esta quarta-feira é um dia histórico para região. Ele lembrou a implantação do projeto foi questionada e havia expectativa sobre os prazos e agilidade que agora é uma realidade.

Inscrições para o Concurso Público da Câmara vereadores seguem abertas até fevereiro. O concurso é destinado aos profissionais de nível médio e superior. Conforme o secretário da Ameosc, AIRTON FONTANA, o certame oferta vagas para contratação e formação de cadastro reserva aos seguintes cargos: Contador; Controlador Interno; Tesoureiro e Auxiliar Legislativo. Os salários variam de 965 a 2 mil 608 reais, referente a jornada de trabalho que varia de 10 a 40 horas semanais. A taxa de inscrição varia de 80 a cem reais e os interessados deverão se candidatar até seis de fevereiro pelo endereço eletrônico ameosc.selecao.net.br. Será considerado aprovado no concurso público, o candidato que obtiver êxito na prova objetiva prevista para 22 de fevereiro. O concurso será nas dependências do Núcleo Municipal Arco Íris. O prazo de validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Vice-prefeita assume a administração municipal por 15 dias. ADELISE DE OLIVEIRA assumiu na segunda-feira o executivo de Guarujá do Sul durante as férias do prefeito CLAUDIO JÚNIOR WESCHENFELDER. Ela dará continuidade aos trabalhos em andamento. Durante a passagem do cargo, CLAUDINHO afirmou que, enquanto cidades se retardam por brigas políticas entre prefeito e vice, Guarujá vem se destacando pela fidelidade, além do trabalho e sintonia entre ambos. Ele afirmou que neste período há um trabalho concentrado na agricultura, mas, também existe uma série de licitações e organização dos setores que intensificam atividades em fevereiro como educação e o setor social que também é coordenador por ADELISE. Ela agradeceu a confiança e lembrou que como está presente em todas as ações e decisões, as duas semanas serão de trabalho intenso junto as secretarias e recebendo pedidos da população.

Deputado estadual MAURO DE DANAL articula visita do governador a região. A pré-agenda do governador CARLOS MOISES no Extremo Oeste está marcada para os dias cinco, seis e sete de fevereiro. Ele tem interesse em visitar Itapiranga, São Miguel do Oeste, Palmitos e São Lourenço do Oeste. O deputado MAURO DE NADAL quer incluir também Dionísio Cerqueira na agenda do governador. Meta é obter apoio para um projeto do parlamentar para que as empresas importadoras usem o porto seco de Dionísio Cerqueira para ingressar em Santa Catarina. Segundo o deputado, desta forma o município teria maior arrecadação. Conforme DE NADAL, atualmente as empresas recebem benefícios fiscais de Santa Catarina e entram com produtos importados pelo Rio Grande do Sul e Paraná. O parlamentar diz que o governador precisa conhecer a realidade da região, pois no primeiro ano de mandato não visitou o Extremo Oeste. Citou além das rodovias, obras do estado que precisão ser vistoriadas.

Vereadores de Guaraciaba são convocados para sessão extraordinária. Conforme o prefeito em exercício, VANDECIR DORIGON, a sessão convocada para hoje ocorre a pedido do executivo para apreciação de um projeto de lei. Ele esclarece que a matéria pede autorização da câmara para liberação do superávit financeiro do exercício de 2019 de recursos livres e de recursos vinculados. São cerca de dois milhões de reais livres e mais dois milhões de valores vinculados a convênios e obras ainda em andamento ou já previstos para iniciarem. O prefeito em exercício afirma que houve economia e muito planejamento para que o ano iniciasse com estes quatro milhões de reais em caixa. Parte do valor será usada em infraestrutura urbana. O projeto prevê a pavimentação asfáltica em 20 ruas da cidade. Há também previsão de investimento na saúde. Citou ainda uma emenda de aproximadamente um milhão de reais que prevê um trecho de asfaltamento no acesso à Linha Índio. DORIGON explica que todos os projetos e tramites burocráticos para ações estão em andamento.

Barraco é destruído em incêndio em São Miguel do Oeste. Por volta da meia noite e 30 desta quarta-feira, as guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas para extinguir um incêndio em edificação de madeira, na Rua Odil de Ramos, Bairro São Luiz. No local foi constatado que tratava se de um barraco fechado, com lona e coberto com telha de zinco, o qual já estava caído. De acordo com os Bombeiros, o local não possuía energia elétrica e ficava aos fundos de uma residência. Foi realizado o combate direto nos focos de incêndio e proteção das residências vizinhas. Após foi realizado rescaldo e posterior orientação aos moradores da casa sobre o risco da fumaça para a saúde.

Homem é detido com motocicleta furtada escondida atrás de residência. Um homem foi preso e uma motocicleta com registro de furto foi recuperada pela Polícia Militar nesta terça-feira no Bairro São Silvestre em Dionísio Cerqueira. O veículo estava atrás da casa e no momento em que os policiais consultavam a placa o autor tentou fugir, tendo ouvido ordens de parada da guarnição, que conseguiu imobilizar e algemar o autor. A motocicleta, uma Honda CG 125 Fan, havia sido furtada em Campo Erê Diante dos fatos o homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Dionísio Cerqueira para as devidas providências cabíveis. A ação contou com o apoio das demais guarnições de serviço.

Motociclista sofre fratura em colisão em SMOeste. O acidente foi no início da manhã desta terça-feira, na linha Santa Catarina. Um acidente de trânsito deixou um motociclista ferido no início da manhã desta terça-feira no interior do município envolvendo uma Honda Bros e uma camionete GM D-10, ambos emplacados em SMOeste.O Corpo de Bombeiros se deslocou ao local e socorreu o motociclista com suspeita de fratura na perna esquerda. O condutor da camionete não se feriu e, segundo populares, teria saído para buscar os documentos.A Polícia Militar também atendeu a ocorrência e realizou levantamento técnico e registro fotográfico.

Mulher fica ferida após perder controle de veículo e sair da estrada. Uma mulher ficou ferida após perder o controle da direção de um Fox e se chocar em uma cerca no interior de Guaraciaba. O acidente foi por volta das 11h30 desta terça-feira proximidades da comunidade de linha São Roque. O Corpo de Bombeiros deslocou uma equipe de socorristas ao local e atendeu a condutora que apresentava escoriações em um dos pés e se queixava de dores no peito. Ela foi imobilizada pela equipe de resgate e encaminhada ao Hospital São Lucas. A condutora era a única ocupante.

Motorista fica ferido em colisão frontal em Barracão. Um homem de 62 anos ficou ferido ao se envolver em um acidente registrado por volta das 14h20, desta terça-feira na Rua Amazonas, no Bairro Alvorada. No local foi constatado um acidente do tipo colisão frontal envolvendo um Fusca e um Corsa, ambos emplacados em Barracão. O Corsa era conduzido por uma jovem de 21 anos que não se feriu. O fusca era conduzido por um homem de 62 anos que teve ferimentos leves. O ferido foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e Samu e encaminhado ao Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira para atendimento médico. Segundo os socorristas ele apresentava escoriações na face.

Caroneira fica ferida ao cair de veículo em movimento na BR 163. Uma mulher ficou ferida ao cair de um carro em movimento na Linha Bela Vista das Flores, no trecho entre SMOeste e Guaraciaba. A ocorrência foi por volta das 16h30 de ontem.Conforme a Polícia Militar, o veículo seguia em baixa velocidade sentido a São Miguel do Oeste, quando a porta do passageiro teria se aberto e a mulher caído do automóvel. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu a vítima com ferimentos em um dos braços e perna. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional para atendimento médico.

Mulher é atropelada na Willy Barth e condutor foge sem prestar socorro. O Corpo de Bombeiros atendeu por volta das 22h desta terça-feira, um acidente de Trânsito tipo atropelamento na Avenida Willy Barth, proximidades do Restaurante Degustare. Segundo os socorristas ao chegar no local foi encontrado uma mulher de nacionalidade Haitiana, sentada ao lado da via. A vítima apresentava edema no crânio, região frontal, relatava dor na clavícula e no pé. Ela foi imobilizada e encaminhada para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. De acordo com o Corpo de Bombeiros o condutor do veículo se evadiu do local sem prestar socorro. Foram realizadas diligências e o veículo, bem como o condutor, foram identificados. A PRF foi ao endereço, mas o motorista teria se escondido e somente o carro foi recolhido para perícia. A polícia informou para Rádio Cedro nesta manhã que o caso será encaminhado para a Polícia Civil e o homem deverá responder por omissão de socorro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.