ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 21-12-2023 Quinta-feira

-COMISSÃO DA CÂMARA AUTORIZA ESTADOS A LEGISLAREM SOBRE ARMAS

-GOVERNO ANUNCIA 650 MILHÕES PARA VALORIZAÇÃO DE HOSPITAIS E CIRURGIAS ELETIVAS

-EPAGRI DE IPORÃ DO OESTE NÃO TERÁ ATENDIMENTO NA ÚLTIMA SEMANA DO ANO

-CÂMARA DE SÃO JOÃO DO OESTE VAI DEVOLVER MAIS DE 100 MIL REAIS AO EXECUTIVO

-SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS PROJETA NOVAS CAPACITAÇÕES PARA 2024

-ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO POSSUI GRANDE DEMANDA EM TUNÁPOLIS

-POLÍCIA PRENDE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-CIGANO QUE APLICOU GOLPES NO INTERIOR É PRESO NO PARANÁ


O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com pancadas isoladas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima hoje pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 29 graus. Umidade relativa do ar 70 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 87 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


Subiu para 135 o número de mortos em decorrência do tremor que atingiu a província de Qinghai, no noroeste da China. O dado foi atualizado pelo governo nesta quinta-feira. Três dias após o terremoto, as equipes de emergência mantiveram operações de buscas por vítimas na província. Quase mil pessoas ficaram feridas na região e na vizinha Gansu após o terremoto potente, de pouca profundidade, que abalou a região na segunda-feira à noite. No hospital de Gansu, perto do epicentro do terremoto, médicos atendiam os feridos em edifícios visivelmente danificados pelo tremor.

O líder norte-coreano, KIM JONG-UN, advertiu que seu país não hesitará em lançar um ataque nuclear se for "provocado com armas nucleares", informou a imprensa estatal nesta quinta-feira. Os comentários de KIM ocorreram após uma reunião na semana passada entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos em Washington, em que os dois países discutiram a dissuasão nuclear em caso de um conflito com a Coreia do Norte. A agenda da reunião incluiu "planejamento nuclear e estratégico", e os aliados reafirmaram que qualquer ataque nuclear de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, contra Estados Unidos ou Coreia do Sul resultaria no fim do regime norte-coreano. Em reação, KIM JONG-UN teria ordenado ao escritório de mísseis de suas forças armadas para "não hesitar em lançar um ataque nuclear quando o inimigo provocar com armas nucleares".

O novo presidente da Argentina, JAVIER MILEI, anunciou nesta quarta-feira o Decreto de Necessidade e Urgência que viabiliza a desregulação econômica do país. O texto modifica ou revoga mais de 350 normas e entra em vigor na quinta-feira, assim que for publicado no Diário Oficial. Entre outros pontos, o decreto desregulamenta o serviço de internet via satélite e a medicina privada, flexibiliza o mercado de trabalho e revoga uma série de leis nacionais. As medidas incluem também a conversão de diversas empresas estatais em sociedades anônimas, facilitando o processo de privatização dessas instituições.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei complementar que passa aos estados e ao Distrito Federal a competência para legislarem sobre posse e porte de armas de fogo usadas em defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras. Atualmente, a Polícia Federal é a responsável por conceder posse e porte de armas de fogo no país. Pelo texto, o porte e a posse valerão somente no território do estado e poderão ser concedidos apenas a quem comprovar residência no local. O estado terá de instituir sistema de controle de armas, ligado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, que controla e monitora os armamentos em poder da população.

O Banco Central elevou de dois vírgula nove para três por cento sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto neste ano. A informação consta do relatório de inflação do terceiro trimestre, divulgado nesta quinta-feira. O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira. O aumento na projeção ocorre após o anúncio de que o Produto Interno Bruto cresceu zero vírgula um por cento no terceiro trimestre deste ano. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado financeiro.

A reforma tributária foi promulgada no Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira em sessão solene. O presidente da República, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal estavam presentes no evento. Na última sexta, a Câmara aprovou o texto que vem sendo discutido desde o início do ano e era uma das prioridades da agenda econômica do governo. No primeiro turno, a proposta recebeu 371 votos a favor e 121 contrários. No segundo turno, o placar foi de 365 a 118 pela aprovação da matéria. Eram necessários 308 votos para a aprovação do texto. Em linhas gerais, o texto da reforma tributária prevê que todos os produtos e serviços vendidos no país terão um imposto federal unificado por meio de um “IVA dual”. Atualmente, o Brasil tem cinco tributos federais: IPI, PIS e Cofins; o estadual ICMS e o municipal ISS.

Santa Catarina registrou um crescimento de cinco vírgula um por cento nas exportações em novembro, em comparação ao mês anterior, na série livre de efeitos sazonais. O estado exportou 923 milhões e 500 mil dólares em produtos, sendo o primeiro aumento no montante, após quatro quedas consecutivas na análise mensal, de acordo com avaliação do Observatório FIESC. Entre os fatores que contribuíram para o saldo positivo, estão as colheitas de grãos em 2023, como a soja, responsável por 80 milhões de dólares no valor exportado, um aumento nas vendas de mais de quatro vezes em relação a novembro de 2022. Além disso, o estado atingiu recorde em área colhida, alcançando 775 mil 849 hectares em novembro, tendo a China como o principal comprador.

Além das alterações na previdência, previstas no Projeto de Lei Complementar, e de matérias de origem parlamentar, os deputados também aprovaram em plenário outros projetos de origem do Executivo no último dia de votações na Alesc em 2023. Entre as matérias, estão o Plano Plurianual para o quadriênio 2024-2027 e proposta da Lei Orçamentária Anual para 2024. A LOA estima receita de 48 bilhões de reais. Na análise na Assembleia, o projeto recebeu as emendas parlamentares impositivas, que alcançaram o montante 424 milhões 367 mil, e as não impositivas, que somam cerca de 304 milhões. Já a proposta do PPA foi aprovada com o voto contrário do deputado MARQUITO do Psol.

O Governo do Estado lançou, na manhã desta quarta-feira, o programa de valorização dos hospitais do Sistema Único de Saúde e divulgou a tabela catarinense de procedimentos cirúrgicos eletivos. Ao todo, foram anunciados 650 milhões de reais para incentivar financeiramente as unidades de saúde e ampliar a capacidade de atendimento às cirurgias eletivas em Santa Catarina em 2024. O programa aumentou de 115 para 152 as instituições com parceira com o Governo de Santa Catarina para o ano que vem. Os critérios de participação das unidades de saúde foram portas de urgência e emergência, leitos de Unidade de Terapia Intensiva e quantidade de partos realizados, entre outros. Agora, serão pagos até 12 vezes o valor destinado, com atribuição principal aos procedimentos de alta complexidade de ortopedia, grupo com maior fila de espera na tabela.

O programa Gestão Ambiental do Conder vai completar no mês que vem, quatro anos de atuação na região Extremo Oeste catarinense. A informação é do diretor, JOSÉ MORA. De acordo com ele, a marca também representa o fechamento de um ciclo, visto que as licenças ambientais emitidas também têm duração de quatro anos. Conforme ele, em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o número de licenças vai ultrapassar a marca de dois mil e 500 documentos emitidos, ficando próximo de 100 a mais que em 2022. Segundo MORA, ao todo, 29 municípios são atendidos pelo Programa Gestão Ambiental do Conder e desde o primeiro ano, o perfil de licenças ambientais têm se mantido, sendo que a suinocultura e a avicultura correspondem a 52 por cento de todo o trabalho realizado neste ano. Ele destacou que as questões ligadas ao interior são as que mais demandaram esforços e maior licenciamento ambiental ao longo dos últimos quatro anos.

Dos 29 municípios atendidos, apenas dois possuem perfis diferentes, que são os casos de São Miguel do Oeste e Maravilha, onde ambos possuem questões mais voltadas às indústrias e questões urbanas. O diretor do Programa Gestão Ambiental do CONDER, JOSÉ MORA, ressaltou que os municípios com mais solicitações de licenças ambientais neste ano também foram São Miguel do Oeste e Maravilha, devido a ambos serem os maiores da região de abrangência. MORA pontuou que o tempo de resposta na demanda também tem diminuído consideravelmente na comparação com o primeiro ano e atribuiu essa questão ao modo de trabalho da equipe, que vem focando apenas nas análises de questões ambientais e não de outros pontos. Ele lembrou que em 2020, o prazo para licenças era de até 60 dias e neste ano, o período deve ficar próximo de 20 dias.

A diminuição no tempo de resposta se deve a separação e análise dos prazos em processos complexos e não tão complexos, onde nesses casos, o tempo de resposta acaba baixando para uma semana nos casos simples e até 40 dias em casos mais extremos. JOSÉ MORA afirmou que o prazo é ideal e relacionou a agilidade com vários fatores, como por exemplo, as modernizações nos processos de licenciamento ambiental, a licença por adesão e compromisso, conhecida por LAC e que tornou o processo mais simples em algumas atividades, além da logística de análises voltadas para o que é de fato necessário e para a agilidade esperada pelos empreendedores. Questionado sobre o quadro de funcionários e a possibilidade de ingresso de novos municípios, MORA disse que a demanda está próxima do limite e por isso, não deve haver novos locais atendidos.

A Secretaria de Obras de Descanso está trabalhando na melhoria do aspecto visual da cidade para as festas de fim de ano. O destaque é do Secretário de Obras do município, JUCIMIR FRIGO. De acordo com ele, nos últimos dias as equipes trabalharam na limpeza das ruas e no corte de grama nos espaços públicos, especialmente na área central da cidade. Ele observou que por causa das chuvas constantes, algumas ações ainda estavam pendentes, a exemplo da pintura dos meios fios e faixas de pedestres. FRIGO observou que a equipe de servidores está reduzida devido ao período de férias, mas mesmo assim, será garantida uma boa impressão aos visitantes e munícipes no fim de ano. O Secretário enalteceu ainda o início de mais uma obra de calçamento na saída para Linha Gaúcha, com mais de três mil metros de pavimentação já iniciada.

Os contribuintes de Santa Helena que possuem débitos vencidos com a fazenda municipal devem fazer a quitação das parcelas até o dia 28 de dezembro para não entrarem em dívida ativa. O lembrete é do Secretário de Administração do Município, MARCELO CAMPAGNARO. De acordo com ele, a dívida ativa consiste no lançamento do CPF do contribuinte no livro de dívidas do Município, o que causa transtornos para quem necessita da certidão negativa, exigida para vários fins. CAMPAGNARO observou que não havendo pagamento do valor, posteriormente será lançada uma cobrança em cartório, que resultará em negativação do contribuinte nos órgãos de proteção ao crédito. A orientação é para que os contribuintes procurem o setor de tributos da prefeitura ou acessem o site: santahelenasc.atende.net, onde é possível consultar a existência de débitos e emitir o boleto para pagamento.

A Secretaria de Obras de Tunápolis concluiu nos últimos dias, os reparos nas pontes danificadas pelas enxurradas no interior do Município. Conforme o vice-prefeito, LOIVO ZOZ, pelo menos três estruturas novas que haviam sido feitas neste ano tiveram problemas e precisaram ser refeitas. Ele observou que os danos geralmente ocorrem nas cabeceiras das pontes, mas que em alguns casos, toda a estrutura é arrancada pela força das águas. ZOZ frisou que isso gera transtornos, pois é preciso refazer todos os trabalhos e investimentos nas pontes. O vice-prefeito mencionou que quando chove cerca de 100 milímetros em menos de meia hora, é inevitável que ocorra uma grande enxurrada com danos significativos em várias pontes. Em relação à cidade, LOIVO ZOZ, mencionou o lançamento de uma nova licitação para a revitalização da Avenida Cerro Largo, que apresenta muitos problemas. O objetivo é concluir as obras antes da EFACITUS 2024.

Atuação da psicologia na educação possui grande demanda. A psicóloga da Secretaria as Educação de Tunápolis, CARLISE LEZONIER, relata o atendimento de crianças em diferentes áreas da educação. Ela comentou que o papel da psicologia na educação ainda é bastante diverso e vai além do verdadeiro ideal. Citou que tecnicamente deveria ser só um papel de auxílio aos professores e alunos, além de orientação aos pais. A atuação acaba expandindo para a parte clínica associada ao atendimento das crianças, por diversos fatores. Segundo CARLISE, a essência deste trabalho seria de orientação, acompanhamento das atividades em sala de aula, mediando as dificuldades no momento em que elas acontecem, ajudando a pensar soluções no trabalho de prevenção, para evitar que os problemas aconteçam.

A psicóloga afirmou que na região, os gestores ainda focam na parte clínica quando algo já aconteceu, sendo preciso remediar os danos. CARLISE LEZONIER enfatizou que atua na rede municipal de ensino com acompanhamento das crianças da creche ao quinto ano do ensino fundamental. Uma idade em que o desenvolvimento muda muito, a demanda é bastante variada e destaca a importância da identificação precoce dos problemas. Já na Pré-escola começam os conflitos comportamentais, surgem brigas e desafio aos professores. De acordo com CARLISE LEZONIER, nestes casos, é preciso ter intervenção com as famílias, buscando conciliar o comportamento da criança.

De acordo com a psicóloga, CARLISE LEZONIER, nos anos iniciais do ensino fundamental surgem as questões de dificuldade de aprendizagem. Nestes casos ocorre um acompanhamento mais próximo, visando contribuir com a criança. Em algumas situações são feitos encaminhamentos para especialistas. CARLISE apontou ainda as questões de ansiedade e quadro de hiperatividade, que exigem trabalho especial para melhorar o foco do aluno. Segundo a psicóloga, as atividades desenvolvidas visam melhorar a qualidade de ensino na parceria com os professores, alunos e familiares.

Problemas com a senha GOV tem gerado dificuldades para muitas pessoas e também para entidades que prestam serviços. São diversas situações que exigem este código, porém, é bastante comum o titular esquecer a sequência de letras e números, além de contar com, pelo menos, um símbolo. Conforme a Assistente Administrativa do Sindicatos dos Produtores Rurais de Itapiranga, MÁIRA SCHMITT, a senha GOV tem gerado grandes dificuldades em várias solicitações, pois é utilizada em diversas plataformas do Governo Federal. Ela mencionou o e-Social, encaminhamentos de aposentadoria, declaração de imposto de renda e vários encaminhamentos de benefícios.

MÁIRA SCHMITT afirmou que a Senha GOV é um grande gargalo na prestação de serviços, pois cresceu o número de sistemas que necessitam de acesso via senha GOV. Ela salientou que a senha deve ser ouro ou prata, com reconhecimento facial. Em algumas situações, a recuperação é bastante difícil, pois as pessoas trocam o número de celular e não lembram do e-mail que foi cadastrado. MÁIRA SCHMITT destacou que muitas vezes, é preciso buscar auxilio na plataforma do INSS, na agência em São Miguel do Oeste. A Assistente Administrativa do Sindicato afirmou que as pessoas devem cuidar a senha como se fosse o RG ou CPF, pois vários serviços deixam de ser feitos devido a impossibilidade de recuperar a senha. MÁIRA conclamou para as pessoas não criarem uma nova senha sem ter o máximo de cuidado de guardarem a anotação.

Sindicato dos Produtores Rurais tem novos projetos de capacitações. O ano de 2023 foi considerado bastante promissor, com várias parcerias nos cinco municípios de atuação. A sustentação está no Sistema FAESC SENAR. MÁIRA SCHMITT destacou que a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural proporcionam cursos gratuitos e instrutores altamente capacitados. Ela mencionou ainda que existe uma projeção bastante grande para 2024, pois os cinco municípios já manifestaram interesse em parcerias. MÁIRA relatou a oferta de cursos novos e os produtores já demonstraram grande interesse nas capacitações em Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Mondaí e Iporã do Oeste.

O escritório local da Epagri de Iporã do Oeste iniciará o período de recesso de fim de ano na próxima terça-feira, dia 26 de dezembro. O retorno às atividades está previsto para o dia 02 de janeiro. De acordo com o Extensionista Rural, PAULO HOFFSTAETER, tradicionalmente ocorre um período sem atendimento no fim do ano para o fechamento dos relatórios anuais. Por conta disso, ele destacou que não haverá atendimento no escritório na última semana do ano. HOFFSTAETER avaliou que 2023 foi um ano atípico para a Epagri por conta dos eventos climáticos, principalmente com o excesso de chuva nos últimos três meses, uma situação inversa do que a registrada no início do ano.

De forma geral, PAULO HOFFSTAETER destacou que os trabalhos foram plenamente desenvolvidos pela Epagri, apesar da diminuição de recursos do Estado em vários programas. Dentre os principais serviços prestados em Iporã do Oeste, ele apontou os projetos de crédito, acompanhamento da execução dos investimentos na área agrícola e ainda as orientações de campo nas áreas de milho, bovinocultura de leite, pastagens e conservação do solo e água. Para o início de 2024, ele destacou que será dado continuidade ao encaminhamento de projetos e demais processos já em andamento. HOFFSTAETER frisou que o escritório da Epagri de Iporã do Oeste conta com três servidores, sendo uma auxiliar administrativa e dois Extensionistas Rurais.

A Câmara de Vereadores de São João do Oeste elegeu a nova mesa diretora para 2024 na noite desta terça-feira, na última sessão ordinária do ano. Na oportunidade foi confirmada a eleição de EGÍDIO SIMON para a presidência. O vice-presidente será o vereador GERVÁSIO JUNGBLUT, que presidiu a casa neste ano. A secretária será ÁUREA KAUFMANN WERLANG e o vice-secretário será EWERTON WEHNER. O vereador GERVÁSIO JUNGBLUT, que está encerrando a presidência, destacou que a definição da nova mesa diretora ocorreu de forma tranquila, coroando o trabalho harmonioso realizado pelos vereadores durante o ano. Frisou ainda que a última Sessão do ano também foi marcada por uma homenagem ao pároco, Padre HUGO JOSÉ MENTGES, que recebeu o título de cidadão honorário de São João do Oeste em um momento especial, que atraiu um bom público para o plenário da Câmara.

Sobre o ano de 2023, o presidente mencionou que desde o início foi prezado pelo diálogo e harmonia entre os Edis, bem como entre os poderes constituídos, o que ele considera essencial numa democracia. GERVÁSIO JUNGBLUT mencionou ainda a aprovação de vários projetos importantes para São João do Oeste, como os convênios e consórcios intermunicipais, o auxílio financeiro para mais de sete entidades e ainda os projetos que permitiram a regularização fundiária de várias propriedades. Outro destaque foi o projeto que diminuiu em 30% o valor das diárias pagas ao Executivo e Legislativo, com economia significativa de recursos. O presidente salientou que a Câmara de Vereadores também vai devolver cerca de 130 mil reais ao Executivo, oriundos das economias feitas durante o ano. Para 2024, GERVÁSIO JUNGBLUT frisou que o orçamento do Legislativo de São João do Oeste será de um milhão, 120 mil reais. O Executivo terá um orçamento que gira em torno de 49 milhões de reais.

A Polícia Civil de Cunha Porã concluiu, nesta semana, uma investigação que desvendou um crime de tortura e cárcere privado ocorrido no município em setembro deste ano. De acordo com a polícia, a vítima foi mantida em cárcere privado, amarrada e agredida por integrantes de uma organização criminosa. O ato foi registrado em vídeos que serviram como peça-chave para a identificação dos criminosos. Os suspeitos foram detidos logo depois do crime. Os quatro homens da organização foram detidos em flagrante por tráfico de drogas. Além disso, objetos apreendidos durante a operação forneceram evidências para confirmar o crime de tortura praticado pelo grupo. Ao longo da investigação, foram identificados vários integrantes da organização criminosa com envolvimento direto em crimes ocorridos no município de Cunha Porã.

Quatro suspeitos de cometerem o crime de tortura e cárcere privado em Cunha Porã estão presos, enquanto outros estão foragidos após a decretação da prisão preventiva. Os três integrantes responsáveis por agredir a vítima e registrar as cenas foram indiciados pelos crimes de tortura, cárcere privado e associação criminosa armada. As investigações continuam em curso para localizar os criminosos que ainda estão foragidos. A Polícia Civil não informou a motivação do crime. O inquérito policial com o indiciamento dos responsáveis pelos atos foi encaminhado ao Ministério Público de Cunha Porã.

Uma mulher foi presa por tráfico de drogas na Vila Nova Dois, em São Miguel do Oeste, por volta das cinco e meia da tarde de ontem. Segundo a Polícia Militar, como já havia suspeitas de tráfico em uma das residências, a abordagem foi feita com identificação da moradora, que autorizou a realização das buscas no local. Com o apoio do Canil, foram encontradas 15 pedras de crack, cinco buchas de cocaína e mais 20 gramas de crack, que ainda seria separado para a venda. Além disso, dinheiro e celular também foram apreendidos, todos apetrechos necessários para a traficância. A mulher, de 38 anos, foi presa em flagrante e conduzida para a delegacia. Se condenada pelo crime de tráfico de drogas, ela pode pegar de cinco a 15 anos de prisão.

Um cigano investigado pela aplicação de diversos golpes no interior de Descanso entre julho e agosto deste ano foi preso nesta quarta-feira, no município de São João – Paraná. De acordo com a Polícia Civil, o homem chegava na residência de moradores da área rural e se apresentava como indígena. Durante conversa, alegava que sentia uma carga espiritual pesada e afirmava que a família estava sofrendo de alguma maldição. Com isso, levava as vítimas a crerem que o único meio de se livrarem do mal seria com uma oração feita por um terceiro, que era referido como “chefe”. A oração, no entanto, custava um alto valor em dinheiro. De acordo com a Polícia Civil, apenas no município de Descanso, o prejuízo teria ultrapassado 28 mil reais. O inquérito policial já foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.