ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 21/12/2018

-GOVERNO TERÁ CONSELHO DE NOTÁVEIS PARA REFORMA DA PREVIDENCIA
-OESTE VAI RECEBER INVESTIMENTO DE 366 MILHÕES NO SISTEMA ELÉTRICO
-PROGRAMAÇÃO DO NATAL LUZ É TRANSFERIDA PARA DOMINGO
-INTERNOS DO CASEP CONQUISTAM PRIMEIRAS COLOCAÇÕES EM CONCURSO DE REDAÇÃO
-SAÚDE REALIZA MAIS DE 700 TESTES PARA DETECÇÃO DE DOENÇAS
-PRAZO PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DE IMÓVEL RURAL É PRORROGADO
-TEMPORAL DERRUBA ÁRVORES E DESTELHA CASAS NA REGIÃO
-CÂMARA DE SJCEDRO DEVOLVE 140 MIL REAIS PARA PREFEITURA
-ASSASSINO CONFESSO DE TAXISTA É CONDENADO A 30 ANOS DE CADEIA
-RESIDÊNCIA É DESTRUÍDA AO SER ATINGIDA POR CARREGADEIRA EM ANCHIETA

O tempo é nublado. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, não vai assinar um acordo de orçamento "tampão". O motivo, segundo legisladores republicanos, é a falta verba para o financiamento da construção do muro na fronteira com o México. Com isso, a possibilidade de uma paralisação do governo antes do Natal, o "shutdown", aumenta consideravelmente. Na terça-feira, porém, a Casa Branca havia desistido da paralisação. A Justiça da Argentina confirmou nesta quinta-feira o processo com prisão preventiva à ex-presidente e atual senadora CRISTINA KIRCHNER pelo caso conhecido como "os cadernos das propinas". Trata-se de uma rede de supostos subornos que envolve dezenas de empresários e ex-funcionários do governo. CRISTINA, no entanto, não foi presa porque tem foro parlamentar como senadora. Até agora, o Senado não discutiu o pedido do juiz CLAUDIO BONADIO para retirar a imunidade da ex-presidente.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, afirmou que o país "não vai ter um BOLSONARO", em referência ao presidente eleito do Brasil, JAIR BOLSONARO. Em discurso nesta quinta-feira, o venezuelano disse que o chavismo vai continuar "por muito tempo". Além disso, MADURO voltou a atacar o vice-presidente eleito do Brasil, GENERAL MOURÃO, a quem chamou de "louco da cabeça" e "presidente paralelo". Maduro inicia em 10 de janeiro um segundo mandato, de seis anos, após ser reeleito em outubro em votação boicotada por opositores.

As lideranças do PSB, PDT e do PCdoB na Câmara dos Deputados anunciaram nesta quinta-feira, por meio de nota conjunta, que formarão bloco de oposição ao governo JAIR BOLSONARO na próxima legislatura. A criação do bloco vinha sendo discutida por esses partidos desde o resultado da eleição deste ano. O PT, adversário de BOLSONARO no segundo turno, não aderiu ao bloco de oposição na Câmara. Pouco depois do anúncio, nesta quinta, o presidente eleito publicou no Twitter que se essas legendas resolvessem o apoiar "preocuparia o Brasil".

O futuro ministro da Economia, PAULO GUEDES, vai criar um conselho consultivo com especialistas para ajudar o governo BOLSONARO a elaborar suas propostas de reforma da Previdência. Os notáveis já foram convidados e aceitaram integrar o órgão, que ficará ligado à Secretaria de Previdência do Ministério da Economia. Farão parte ARMÍNIO FRAGA e PAULO TAFNER, que elaboraram uma proposta de reforma da Previdência que pode gerar uma economia de um trilhão e 300 bilhões num prazo de dez anos, bem acima da que está em tramitação no Congresso. Também vão integrar o conselho os economistas SOLANGE PAIVA, JOSÉ MARCIO CAMARGO, FÁBIO GIAMBIAGI e ALOISIO ARAÚJO.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de mais cinco inquéritos para investigar o presidente MICHEL TEMER. As suspeitas são de lavagem de dinheiro, superfaturamento de obras e serviços e contratos para obras inexistentes. Também nesta semana, RAQUEL DODGE denunciou TEMER pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na edição do chamado decreto dos portos. Ela quer que, no dia primeiro de janeiro, quando TEMER deixar o Planalto, as investigações sobre o presidente sejam enviadas a juízes dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica realizou nesta quinta-feira leilões de obras que totalizam 13 bilhões de reais pelo país, sendo que um deles, de 366 milhões, será no Oeste Catarinense. O lote cinco, que foi vencido pela CPFL Energia, compreende um novo pátio na subestação de Itá e duas linhas de transmissão partindo de Itá, uma delas até a subestação de Pinhalzinho e outra até a subestação de Xanxerê. O contrato deverá ser assinado em março de 2019 e o prazo de execução é de 60 meses. As obras vão reforçar o sistema elétrico catarinense, dando maior estabilidade e qualidade no fornecimento de energia para 20 municípios entre Faxinal dos Guedes e Pinhalzinho.

O Estado registrou saldo de nove mil 192 empregos em novembro, zero vírgula 46 por cento a mais do que em outubro. Foram registradas 79 mi 702 admissões e 70 mil 510 demissões em Santa Catarina neste período. Ao longo de 2018, Santa Catarina acumulou saldo de 64 mil 124 empregos. Os setores com maior variação positiva no ano foram Administração pública com aumento de 17 por cento, Serviços industriais de utilidade pública que cresceram quase cinco por cento e Construção civil com alta de quatro por cento.

O governador eleito CARLOS MOISÉS anunciou nesta quinta-feira mais um nome da equipe. CARLOS HASSLER, coronel do Exército Brasileiro, será o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina a partir de janeiro de 2019. Pela reforma administrativa, a pasta também irá abranger a secretaria de Planejamento. Também foram confirmados ontem os nomes do coronel ARAÚJO GOMES que será mantido no comando-geral da Polícia Militar e GIOVANI EDUARDO ADRIANO no cargo de diretor-geral do Instituto Geral de Perícias. Já o atual comandante do Corpo de Bombeiros, coronel JOÃO VALÉRIO BORGES, permanecerá na função até fevereiro de 2019.

Programação do Natal Luz que aconteceria hoje é transferida devido a previsão de chuva. A secretária da educação de SJCedro, CELIA TOIGO lembra a programação aconteceria hoje as 21 horas, na Praça Antônio Foppa, mas, como a previsão é de chuva e de vento, foi transferida para o domingo, no mesmo horário e local. A secretária lembra que anualmente existe essa parceria com a associação comercial que promove sorteio dos prêmios da campanha Natal da Sorte. Ela explica que o sorteio do comércio será mantido para hoje por questões legais que definem o dia e horário por auditoria da caixa e ocorrerá no auditório da associação empresarial.Já o evento do Natal Luz contará com apresentações culturais e show natalino. CELIA lembrou que no decorrer do mês foram feitos cenários com símbolos natalinos nas praças, além da semana cultural que envolveu entidades de vários segmentos. Ela agradeceu também o comércio que apostou em luzes e nas vitrines para incrementar as vendas nesse período e deixou a cidade mais bonita.

Escola Renascer premia alunos que se dedicaram a campanha de coleta de óleo saturado. A ação, desenvolvida em parceria com a Afubra no decorrer deste ano, proporcionou uma homenagem às alunas PÂMELA BOURSCHEIT do 1° ano matutino e MIRELLA ROSANELLI do pré-vespertino, por terem se destacado na coleta do produto em 2018. A campanha de coleta do óleo saturado tem como objetivo é conscientizar os alunos e seus familiares para a destinação correto do óleo de cozinha usado, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Com a entrega do óleo saturado, a escola recebe um vale-compras da empresa que possibilita a compra de materiais, eletrodomésticos, moveis ou utensílios para a escola. Segundo a diretora, NEILA HAMMES, o objetivo é dar sequência ao projeto no próximo ano ampliando o descarte correto do óleo.

Casep de SJCedro conquista as três primeiras colocações em concurso estadual de redação. Conforme o presidente da Associação Betânia que administra o centro, ISMAEL BATISTA, o concurso de redação é feito há quatro anos por iniciativa da defensoria pública para todos o centros de atendimento socioeducativos. O objetivo é oportunidade e estimular o interesse por temas relacionados a educação, direitos e cidadania dos jovens internados para cumprimento de medidas por atos infracionais por eles cometidos. O administrador comenta que todos os menores internados no município participaram com redações, já que eles tem aulas diariamente com uma pedagoga e programas. Alguns chegam no centro analfabetos. Ele lembra que ano passado um menor havia sido destaque, mas nesse ano três deles conseguiram conquistas. O tema varia em cada edição. O presidente explica que os vencedores receberão certificados, medalhas e o primeiro colocado ganha um tablet. BATISTA considera, que muito mais do que o resultado no concurso, o texto mostra que os adolescentes estão conscientes da lição e da chance que terão quando postos em liberdade.

Secretaria de Saúde realiza mais de 700 testes para detecção de doenças. A ação promovida em dezembro em Guaraciaba ofertou testes rápidos de hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis. Conforme a Secretária DAIANE DORIGON foram realizados 725 testes para detecção dessas doenças.Ela explica ainda que o público presente foi de várias faixas etárias, lembrando ainda que era necessário ser maior de 18 anos para realizar os testes. A secretária mencionou que os testes seguem sendo realizados pelas enfermeiras de cada ESF durante o ano todo e as pessoas que tiverem interesse em realizá-los precisam apenas comparecer na unidade para agendar o exame. O objetivo da realização dos testes é estar diagnosticando precocemente as quatro doenças, para garantir um tratamento adequado.

Produtores e indústrias precisam de adequações para atender exigências na qualidade do leite. Conforme o secretário Estadual da Agricultura, AIRTON SPIES, o Ministério da Agricultura anunciou novas portarias 76 e 77 que definem novo padrão de qualidade de leite cru em nível de produtor e indústria. Elas substituem as Normativas 51 e 62 sobre contagem de células somáticas, temperatura do leite e condição que o produto chega na indústria. Segundo SPIES, são normativas mais realistas, mas que forçam o setor avançar na qualidade com assistência técnica aos produtores e análises de laboratórios com profissionalização em todas as etapas da produção de leite. Para o secretário, o desafio na produção de leite é vender para o mercado externo como acontece com frango e suíno. SPIES diz para o produtor a mudança mais significativa é o compromisso da indústria em ajudar na qualidade do leite. Alerta que também terá maior exigência e com punições.O produtor que em três meses seguidos não atender a qualidade o leite não poderá mais vender, mesmo trocando de empresa.

Redução no custo de produção do leite também depende da quantidade. Conforme o secretário estadual da agricultura, AIRTON SPIES, a escala de produção no Brasil é muito pequena e com isso o custo acaba sendo elevado. Cita que a mão de obra e até máquinas usadas na ordenha, além do transporte necessita de maior produção, tecnologia e organização. SPIES explica que a cadeia produtiva precisa ter o produtor que cuida da criação de novilhas, outro das vacas secas, produção de silagem, feno, pré-secado e outros tipos de alimentação, além da propriedade destinada para ordenha. AIRTON SPIES diz que podem ser pequenas propriedades, mas atuando de forma organizada em uma cadeia com logística de alimentação, criação, ordenha e transporte.

Renovação do Bloco de Produtor Rural inicia no dia dois de janeiro. A Secretaria de Agricultura pede que os produtores rurais de Guaraciaba se organizem para o procedimento realizado do dia dois a 31 de janeiro. A renovação acontece diretamente no Setor de Blocos das 7 as 13 horas neste primeiro período. Conforme o Secretário IZADIR ARCONTI, para a renovação é importante que o produtor verifique se possui todas as contra notas destacadas referentes ao ano de 2018. É importante também não deixar para fazer a renovação nos últimos dias, pois na falta de alguma contra nota, o produtor poderá ter transtornos. Conforme ele, o município possui mais de 2.300 produtores rurais com blocos ativos. Lembrou que neste período ocorre a silagem e o subsídio depende da comprovação.

Prazo para emissão do certificado de Cadastro de Imóvel Rural é prorrogado devido a baixa adesão. A emissão do certificado para o exercício de 2018 encerraria no começo desse mês. Porém, o presidente do Sintraf de Anchieta, VALDECI CELLAexplicou que ainda está sendo possível realizar o procedimento devido ao número grande de produtores que acabaram perdendo esse prazo. Ele comenta que desde o ano passado o Incra passou a emitir anualmente o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural. O procedimento era feito apenas a cada quatro anos. O presidente explica que a taxa é pequena, mas o documento é importante porque traz informações técnica da propriedade. Ele percebe que alguns agricultores confundiram o ITR que também é cobrado, mas, é feito entre agosto e setembro e se trata de imposto.

O CCIR é um documento necessário para obtenção de financiamentos, hipotecas, vendas ou para fins de aposentadoria. o presidente do Sintraf de Anchieta, VALDECI CELLA explica que o agricultor precisa apresentar os documentos pessoais e o certificado do ano passado para a emissão do novo documento. A taxa para a emissão do certificado varia de cinco a 15 reais, valor proporcional ao tamanho do imóvel rural. Caso o certificado não seja emitido, será cobrado juros sobre o período de atraso. O sindicalista alerta que não emitindo o CCIR o agricultor terá dificuldades em encaminhamentos nos bancos ou na previdência social, já que o certificado atualizado é exigido para estes atendimentos. No certificado de cadastro consta o nome do proprietário, informações da propriedade e a classificação fundiária. Dados pessoais não são revelados no documento.

Secretário de Obras de Princesa apresenta relatório de atividades ao longo do ano. CLAUDIO NOS citou o cascalhamento das estradas, abertura e melhorias de estradas de roça e acessos as propriedades. Ele revela que a pasta também realizou muitos serviços particulares, desde terraplenagens e outros trabalhos oferecidos para melhorias em estruturas. O secretário citou ainda a aquisição de novos equipamentos, dentre eles uma retroescavadeira, além de um caminhão caçamba que já foi licitado e vão ampliar os serviços. Quando a parte de urbanismo, ele considera que a cidade está bem cuidada, com flores, limpeza, recolha de lixo. CLAUDIO destaca que há parceria dos servidores ainda nas pavimentações de calçamentos. Ele disse que a enxurrada em vários períodos acabou castigando e danificando especialmente as estradas do interior do município. Mas, ele afirma que chegando o final do ano foi possível executar os reparos necessários.

Temporal causa estragos em diversos pontos de SMOeste e municípios vizinhos. Um temporal com chuva acompanhada de fortes ventos trouxe diversos estragos em São Miguel do Oeste e alguns municípios próximos. Em São Miguel do Oeste o bairro mais atingido foi o Bairro Santa Rita, seguido pelo Estrela onde diversas casas sofreram avarias e a creche teve duas salas foram destelhadas. Uma árvore caiu e destruiu um carro. Houve também a quedas de árvores pelo centro, próximas a comércios. Em Descanso foram pelo menos três bairros atingidos com maiores danos em casas do Bairro Jaroseski. Maravilha e Bandeirante também registraram o fenômeno. O Corpo de Bombeiros atua na distribuição de lonas e no corte de árvores que obstruíram as estradas.

Projeto que visa reajuste taxa do lixo e IPTU gera polêmicas e críticas em Anchieta. Vários moradores reclamaram com os vereadores e nas redes sociais pelo percentual que chegará a 55 por cento de reajuste nos próximos quatro anos. Mas, a presidente eleita na câmara, MARIA HELENA TRENTIN lembrou que em 2016 a administração anterior havia sido notificada pelo ministério público para fazer adequações já que a cobrança da taxa de recolha dos resíduos estava defasada. Hoje em dia existe um déficit quanto à arrecadação do valor por parte dos moradores e o montante pago para empresa. Ela reconhece que na cidade o assunto virou polêmica e gerou críticas para prefeitura e à câmara, que aprovou nesta semana o projeto. MARIA HELENA diz que não está preocupada com estes comentários porque o voto da maioria foi dentro da legalidade. Ela buscou parecer jurídico antes da avaliação. Ano passado a câmara rejeitou o mesmo projeto e o presidente da época chegou a ser autuado. O reajuste será de 15 por cento em 2019 e dez por cento por ano até 2023. Ainda assim, a prefeitura não conseguirá arrecadar a totalidade.

Decisão dos vereadores foi diluir percentuais de aumento da taxa vinculada ao IPTU para não onerar os contribuintes de uma só vez. A vereador, MARIA HELENA TRENTIN percebe que os aumentos de impostos geram muita preocupação e normalmente críticas. No entanto, ela acredita que será possível fazer cobranças para a administração. MARIA HELENA espera que a partir da adequação deste pagamento sobrem recursos de fato para melhorias e a prefeitura não terá “desculpas” para deixar de atender as reivindicações. O líder do governo, LEANDRO DA ROSA, também falou sobre o tema e lembrou que são 120 mil reais que a prefeitura precisa “compensar” para o pagamento. Ele citou o caso do bairro Xavantes que tinha recolha feita pela empresa tucano, mas, não havia a cobrança que agora também foi regularizada. Ele entende que se tratava de uma renúncia de receitas que agora deixará de ocorrer com ajuda de todos.

Devolução de Cheque ao Poder Executivo marcou os últimos trabalhos de 2018 da Câmara de Vereadores de São José do Cedro. Na manhã desta quinta-feira, dia 20, o prefeito PLÍNIO DE CASTRO, e o vice-prefeito, JOSÉ DE CONTO, receberam no gabinete a equipe da Câmara. Na oportunidade, os vereadores fizeram a devolução de 139 mil e 700 reais. O cheque foi entregue pelo presidente da Câmara, CLAUDIO WARTHA; VEREADORES, ISOLDI WILL, JÚLIO RUBIN E CLAUDIOMIRO ONGARATTO e servidores do legislativo. O prefeito relatou que esse montante será destinado para a área de Saúde.

A extinção das ADRs, confirmada pelo novo governador CARLOS MOISES DA SILVA, está deixando os servidores efetivos do estado que atuam na região preocupados. De acordo com o secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI, ainda não foi repassada nenhuma informação sobre o destino dos servidores de carreira que estão lotando na agência. Ele esteve afirmou que os contratos dos cargos de confiança serão extintos no dia 31 de dezembro. Os efetivos permanecem, mas ainda sem saber exatamente onde serão usados. A estrutura mínima da ADR deve permanecer aberta com os servidores efetivos até que a reforma administrativa do novo governador seja aprovada pela assembleia legislativa. Ele revelou uma preocupação muito grande com o possível fechamento das gerencias regionais de saúde e educação. O secretário entende que a extinção dos polos dos dois setores pode trazer muitos transtornos para a região. Na visão de MENEGHINI, as gerencias de saúde e educação são funcionais e a concentração dos serviços não será boa para o Extremo Oeste.

WILSON TREVISAN é o novo presidente da Ameosc. A Associação dos Municípios do Extremo Oeste elegeu ontem sua nova diretoria para o ano de 2019. A assembleia, presidida pelo atual presidente JORGE WELTER no auditório da entidade e contou com a presença de prefeitos, vices, secretários e equipe de trabalho. Na ocasião, o prefeito de SMOeste, WILSON TREVISAN foi eleito como representante do PSD e assumirá a partir do ano que vem. O prefeito de SJCedro PLINIO DE CASTRO foi eleito vice da chapa. Na mesma oportunidade, foi eleita a diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde sendo eleito como presidente o prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT. Durante a assembleia ocorreu ainda a prestação de contas do CisAmeosc e Conder. Já os departamentos técnicos repassaram informações acerca dos concursos e testes seletivos promovidos nesse ano.

Homem com dez passagens policiais por furto é preso pela PM. A Policia Militar de Dionísio Cerqueira abordou um homem de 31 anos de idade que transitava pela rua República Argentina em comportamento suspeito nesta madrugada. Ao realizar a busca pessoal os policiais encontraram seis pedras de crack. Questionado sobre a posse da substância ele alegou ter comprado na Argentina. Dando seguimento ao procedimento ao consultar os dados no sistema constatou-se que o homem possuía mais de dez passagens pela polícia entre as cidades de Dionísio Cerqueira, Barracão, Bom Jesus do Sul, Flor da Serra e Francisco Beltrão, sendo que todas elas por furto em residência e uma por furto de veículo. Ao mesmo tempo o sistema também apresentou um mandado de prisão ativo por crime de furto qualificado. Diante disso, os Policiais Militares fizeram a prisão do autor e o encaminharam para a Unidade Prisional de São José do Cedro.

Acidente entre ônibus e carro é registrado na Waldemar Rangrab. Uma colisão envolvendo um ônibus e um carro de passeio foi registrado na manhã desta quinta-feira nas proximidades do trevo da Aurora em SMOeste. O acidente envolveu um coletivo da empresa Reunidas e um Clio de Bandeirante, o qual era conduzido por um idoso. Segundo a Polícia Militar, o ônibus seguia sentido trevo quando o automóvel cortou a frente do mesmo. Os danos no veículo foram de grande monta. Nenhuma pessoa se feriu nesse acidente. Durante a tarde outro acidente chamou atenção. Desta vez, uma colisão entre carro e carro-forte foi registrado na SC-163. Se envolveram na batida um Pálio de São Carlos e um Carro-Forte da empresa Prósegur, por volta das 13 horas, nas proximidades do Parque da Faismo. De acordo com o vigilante, o motorista do carro tentou fazer uma ultrapassagem e acabou colidindo no pneu do carro forte, perdeu o controle e saiu da pista. O condutor do Pálio foi atendido em estado de choque.

Motociclista fura sinal vermelho e causa acidente na Willy Barth. Um grave acidente foi registrado por volta das 12h desta quinta-feira, 20, na Avenida Willy Barth em SMOeste. De acordo com informações obtidas pela Peperi, o condutor da motocicleta furou o sinal vermelho e atingiu a lateral do veículo Astra. Com a colisão o motociclista sofreu ferimentos graves. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico. Já no começo da manhã outra ocorrência foi registrada na mesma avenida. O corpo de bombeiros atendeu, por volta das sete e meia a uma ocorrência de queda de motocicleta, proximidades do Super Vipi. De acordo com o piloto, vários veículos pararam para desviar de uma obra na pavimentação asfáltica, quando ele se desiquilibrou, ocasionando a queda. A caroneira da motocicleta sofreu ferimentos leves. Ela foi socorrida e encaminhada até o Hospital Regional.

Assassino confesso da morte de taxista pega 30 anos de cadeia. MAICON WEBER 34 anos, que confessou ter matado o taxista de Campo Erê ADILSO COLETTO, de 46 anos, em agosto, foi condenado a pena máxima, requerida pela promotoria. O promotor MARCOS ALBERTON, antecipou na última semana que, na denúncia, pedia a pena máxima, mas ela poderia variar de acordo com o entendimento da justiça, já que o assassino havia confessado o crime. A sentença publicada ontem foi de 30 anos de reclusão em regime fechado mais 13 dias de multa. MAICON estava preso preventivamente, desde o dia seguinte ao crime e agora passa a cumprir a pena. O defensor público recorreu da sentença. Como foi condenado pelo crime de latrocínio, ele poderá ficar até 18 anos no regime fechado, mas essa penalização pode aumentar tendo em vista os demais processos que estão tramitando dos quais responde também por outros crimes.

Residência é destruída ao ser atingida por carregadeira em Anchieta. O incidente ocorreu por volta das três horas da tarde de ontem no Bairro São Paulo Alto, e quando o maquinista realizava a entrega de madeiras para uma construção no local. Informações indicam que o equipamento ficou sem freios e se desgovernou, atingindo o banheiro, cozinha e parte da sala. Com o impacto, a estrutura ficou comprometida e precisou ser totalmente demolida. O casal que habitava o local recebeu a ajuda de um vizinho, que cedeu um imóvel para abrigá-los. Apesar do susto não houve feridos. Populares estão mobilizados para ajudar os moradores que perderam além da casa, vários móveis e utensílios e alimentos. Para colaborar os interessados podem fazer contato com a agente de saúde de Anchieta DULCE RIBEIRO, pelo telefone (49) 9-9995-3565.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.