ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 21/11/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O Papa FRANCISCO chegou, nesta quarta-feira, à Tailândia, a primeira etapa de sua jornada asiática que também o levará ao Japão. A viagem será focada no diálogo inter-religioso e na eliminação de armas nucleares. Ele será o primeiro pontífice em mais de 30 anos a visitar esses dois países onde os católicos são minoria. O avião que transportava o pontífice aterrissou no fim da manhã no aeroporto internacional de Bangcoc e FRANCISCO foi recebido pelo vice-primeiro-ministro da Tailândia e pelo ministro das Relações Exteriores do país.

O Exército israelense reivindicou nesta quarta-feira ataques aéreos em larga escala contra posições do regime sírio e das forças iranianas Al-Quds na Síria. Israel afirma que a ação foi uma resposta ao lançamento de foguetes contra o seu território ocorrido no dia anterior. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos afirma que os bombardeios mataram pelo menos 11 combatentes, incluindo sete estrangeiros. O governo sírio afirma que dois civis morreram.

A presidente autoproclamada da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, entregou na tarde desta quarta-feira ao Congresso um projeto de lei para acelerar a convocação de novas eleições gerais no país e a eleição de membros do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Eleitorais Departamentais. Ela cumpre assim a promessa que assumiu quando ocupou o cargo, após a renúncia de EVO MORALES. Ao entregar o projeto, ÁÑEZ voltou a ressaltar que seu governo é transitório e que caberá à Assembleia Legislativa levar adiante a eleição de novos integrantes do Tribunal Eleitoral, para que possa ser estabelecido um calendário eleitoral.

O partido Rede Sustentabilidade apresentou nesta quarta-feira, ao Supremo Tribunal Federal, uma ação contra a medida provisória editada pelo presidente JAIR BOLSONARO e que extingue, a partir de 2020, o seguro obrigatório DPVAT e o DPEM. O DPVAT indeniza vítimas de acidente de trânsito e o DPEM assiste vítimas de danos causados por embarcações. Na ação, a Rede pede a suspensão dos efeitos da MP e a declaração de inconstitucionalidade da medida. A avaliação do partido é que a MP de BOLSONARO é inconstitucional por não apresentar requisitos de relevância e urgência previstos na Carta Magna. Rede diz ainda que a indenização do Seguro DPVAT tem "caráter social".

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira relatório favorável a uma proposta que permite a execução da pena de prisão logo após a condenação do réu na segunda instância do Judiciário. O texto foi aprovado por 50 votos a 12 e segue agora para uma comissão especial. Depois, ainda terá de ser discutido no plenário da Casa. Nesta quarta, a CCJ analisou um parecer complementar apresentado pela deputada CAROLINE DE TONI do PSL de Santa Catarina. A relatora se manifestou favoravelmente a uma proposta de emenda à Constituição que modifica os artigos 102 e 105 da Constituição, acabando com o recurso extraordinário, apresentado ao STF, e o recurso especial, apresentado ao Superior Tribunal de Justiça.

O porteiro do condomínio onde o presidente JAIR BOLSONARO tem casa no Rio prestou novo depoimento à Polícia Federal. No dia 29 de outubro, reportagem do Jornal Nacional revelou que o porteiro disse nos depoimentos que em 14 de março de 2018, dia do assassinato da vereadora MARIELLE FRANCO, um dos acusados do crime, ÉLCIO QUEIROZ, entrou no condomínio dizendo que ia para a casa 58, que pertence ao presidente JAIR BOLSONARO, na época deputado federal. ÉLCIO é acusado pela polícia de ser o motorista do carro usado no crime. O porteiro voltou atrás no novo depoimento e disse que errou ao dizer que havia falado com o "Seu Jair" e que se equivocou ao anotar o número 58 no registro do condomínio. O depoimento desta terça do porteiro à Polícia Federal faz parte do inquérito que apura se ele cometeu crimes de obstrução da Justiça, falso testemunho e denunciação caluniosa contra o presidente.

O governo de Santa Catarina anunciou nesta quarta-feira que vai pediu um laudo específico sobre os eixos de sustentação das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles, em Florianópolis. Uma vistoria feita por engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade indicou a necessidade de uma análise dessas partes. O governador, CARLOS MOISÉS destacou que não há risco de queda das estruturas. A restauração das duas pontes começou em abril deste ano com base em uma análise de 2015. Porém, segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura, esse estudo não contemplava a parte dos pilares e blocos de concreto que ficam em contato com o mar.

O Governo do Estado divulgou, nesta quarta-feira os relatórios da execução orçamentária do quarto bimestre e de gestão fiscal do segundo quadrimestre de 2019 do Poder Executivo de Santa Catarina. A arrecadação tributária própria nos primeiros nove meses do ano foi de 21 bilhões 330 milhões, crescimento de 13 vírgula seis por cento em comparação com 2018. O pagamento da dívida pública também registrou alta, de 14 e meio por cento. De acordo com o secretário da Fazenda, PAULO ELI, o governo iniciou 2019 com déficit de dois bilhões e meio de reais e deve encerrar o ano com déficit de um bilhão.

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira, dois projetos de lei referentes a fundos estaduais, ambos de autoria do Poder Executivo. Um deles cria o Fundo de Melhoria da Perícia Oficial, destinado ao Instituto Geral de Perícias. O outro reformula o Fundo Estadual da Assistência Social. As matérias seguem para a sanção do governador CARLOS MOISÉS. O fundo de Assistência Social é controlado pelo Conselho Estadual da Assistência Social e tem como objetivo principal garantir recursos para o financiamento do setor em Santa Catarina, com repasses realizados diretamente para os fundos municipais de assistência social.

Diretor da Rede Peperi vai ocupar cargo dentro da ACAERT. Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV de Santa Catarina vai eleger hoje, a nova diretoria da entidade. Apenas uma chapa foi inscrita para o processo eleitoral. A nova diretoria deve ser aclamada na Assembleia Geral Ordinária, que acontece no Centro de Eventos de Florianópolis. O candidato a presidente é SILVANO SILVA, da RIC Record de Joinville. O Diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA, faz parte da nova diretoria e vai ocupar um dos três cargos do conselho fiscal. O mandato da nova diretoria será de dois anos e vai até o final de 2021.

Secretaria atende população o dia todo mesmo em turno único. Afirmação é de ADEMAR ALBERTON, responsável pela assistência social de Campo Erê. Explica que o atendimento com toda a equipe é das sete da manhã até as 13 horas. Por outro lado, o secretário conta que ele fica de plantão até ás 17 horas, para realizar despachos da pasta e atender a população que procurar o social no período da tarde.

CRAS e CREAS funcionam em horário normal. De acordo com o secretário de assistência social de Campo Erê, o que muda é a equipe de gestão que atua somente em turno único. ALBERTON comenta também, que o serviço de convivência está acontecendo sem nenhuma alteração. O secretário enfatiza que o transporte de munícipes para perícias ou outras ações fora do município está ocorrendo normal, mesmo com equipe reduzida, devido a férias de servidores.

Mundo Senai acontece em São Lourenço do Oeste. Ação ocorre logo mais à noite das 19 ás 22 horas, no polo do município. CLÁUDIA MEDEIROS - coordenadora da instituição para a região, lembra que esse evento já acontece alguns anos. Ele tem como principal objetivo demonstrar os projetos e trabalhos criados pelos alunos do Senai. A coordenadora frisa, que todas as atividades desenvolvidas dentro do Senai, são auxiliadas pelos professores.

Elevador de carga é um dos destaques do Mundo Senai. A coordenadora CLÁUDIA comenta que o projeto será exposto na noite de hoje. Além do elevador, terá muitas outras inovações em todas as áreas trabalhadas pelo Senai. Ela afirma que os projetos são desenvolvidos interligados, tornando ação multidisciplinar. A coordenadora ressalta que o Mundo Senai acontece apenas na noite de hoje, e todos estão convidados a conhecer.

Campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti é desenvolvida no município. A informação é da Secretária de Saúde de Campo Erê – ELIZANDRA DA SILVA. Comenta que ação acontece em todo o estado de Santa Catarina neste sábado, e em Campo Erê não será diferente. O trabalho será no cemitério municipal. Será feito um mutirão de limpeza no local, pois no feriado de finados, a população tem costume de levar velas, flores, copos e outros objetos, que acabam sendo propícios para a criação do mosquito. ELIZANDRA ressalta que todo o trabalho será em parceria com a Secretaria da Cidade.

Mutirão de limpeza tem por objetivo evitar epidemia de dengue. Quem comenta é a secretária de Saúde de Campo Erê. Destaca que, o cemitério é visitado semanalmente pelas agentes de endemias, e foi percebido a necessidade de realizar um mutirão para tirar a sujeira, que acumula água. ELIZANDRA lembra que o número de focos aumenta toda semana nas armadilhas e pontos estratégicos visitados pelas agentes.

População precisa fazer sua parte para não aumentar focos da dengue. A recomendação é da Secretária ELIZANDRA DA SILVA. Ela comenta que o clima está propício para o mosquito se criar, com chuva e sol no mesmo dia. Observa que não basta apenas a equipe fazer o recolhimento de lixo na cidade, cada um precisa cuidar da sua casa. A secretária convida a todos que participem da ação no sábado, e no dia-a-dia destinem o lixo corretamente, para evitar casos de dengue em Campo Erê.

Campo Erê tem 80 focos de dengue. Afirmação é de ELIZANDRA DA SILVA. Segundo ela, o município está infestado pelo mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, porém, ele não está contaminado. A secretária destaca que essa situação preocupa, pois a partir do momento em que um mosquito estiver infectado, pode passar a doença para as pessoas, causando uma epidemia.

Mulheres atendem apelo e estão comparecendo nos exames do Projeto Sesc Mulher. Afirmação é de MARIONE MASETTO – responsável pelos agendamentos na carreta do Sesc em campo Erê. De acordo com ela, agora após muitos pedidos, o público feminino está atendendo as expectativas e cumprindo com o compromisso, marcando e comparecendo para a realização dos exames de mamografia e também o preventivo. Lembra que a carreta está no município de Campo Erê a pouco mais de um mês, e fica até seis de dezembro. É uma oportunidade das mulheres fazerem mamografia sem precisar se deslocar para outras cidades.

Sesc Mulher tem meta de atendimento para cumprir em Campo Erê. Segundo MARIONE, são mil e 100 mamografias e mil e 100 exames Papanicolau. Segundo ela, se comparado ao número de habitantes, esse ainda seria um número pequeno. MARIONE, explica que se tem alguma mulher que tem alguma dúvida sobre o funcionamento, e até mesmo como é por dentro do caminhão podem ir conhecer o espaço antes de agendar.

Carreta do Sesc Mulher é um espaço amplo, limpo e com muita tecnologia. MARIONE observa que muitas mulheres se surpreendem quando chegam no caminhão e veem que as salas são iguais a de um consultório, tudo bem organizado e com tecnologia avançada. Quem tiver dúvidas sobre o atendimento pode procurar a tenda ao lado da carreta próximo ao centro de múltiplo uso e se informar como é o funcionamento dos exames, e também agendar o atendimento.

Agendamento para o Sesc Mulher pode ser feito direto na carreta. A responsável MARIONE MASETTO, explica que são várias as maneiras de ter acesso ao atendimento. Além da tenda na carreta, as mulheres podem ainda procurar as agentes de saúde ou nas unidades básicas também. É preciso que levem os documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de residência.

Sintraf se prepara para encerramento das atividades do ano. VERA DA PONTE – secretária do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Marmeleiro, destaca que o movimento sindical, está agora com foco na conclusão da emissão das DAPES para custeio. O Sintraf trabalha ainda nas atividades internas com encaminhamento de benefícios e algumas ações com o grupo de mulheres agricultoras. Esse grupo, lembra a secretária, atua na produção de ervas condimentares e aromáticas, para serem entregues nas escolas municipais. Hoje acontece uma reunião com essas mulheres, para avaliar as ações feitas até aqui, e também discutir o planejamento para o próximo ano.

Atividades planejadas para 2019 são quase todas concluídas. VERA reconhece que foi ano de bastante dificuldade, de muitas lutas, mas também de conquistas e vitórias. Ela lembra da troca de direção do Sintraf que aconteceu em maio. Desde que a nova presidente assumiu, foram várias propostas novas que tinham que ser colocadas em prática ainda neste ano. Uma delas é o Grupo de Mulheres Agricultoras com a produção de ervas condimentares e aromáticas, e um cronograma de visitas no interior.

Visitas domiciliares para sócios do Sintraf tem como objetivo fortalecer laços. VERA classifica essa medida como muito importante, pois sempre é necessário estar perto do agricultor, buscando saber quais são suas necessidades para desenvolver um trabalho mais atuante e que atenda a demanda da categoria. Outra proposta de trabalho da nova direção é a participação em conselhos, como de saúde; de segurança; alimentação; escolar e de desenvolvimento rural.

Polícia apreende dinheiro falso. Ontem às 15 horas a PM de Francisco Beltrão foi chamada numa lotérica para atender a uma ocorrência de dinheiro falso. Uma mulher estava com uma nota falsa de 100 reais. Ela relatou que foi pagar uma conta com o dinheiro, sem saber que era falso, e que teria pegado em seu estabelecimento com um menor de idade. Logo em seguida, a polícia foi chamada novamente na mesma lotérica, onde aconteceu o mesmo caso com outra mulher. Ela informou ter recebido a nota da mesma pessoa indicada pela primeira mulher.As mulheres foram orientadas e liberadas e as notas apreendidas.

Caminhão tomba, deixa motorista ferido e interdita SC-157. Um acidente de trânsito foi registrado ontem, entre Quilombo e Coronel Freitas. Conforme o Corpo de Bombeiros de Quilombo, que atendeu a ocorrência, foi um tombamento de um caminhão com placas de Palmitos. Ainda, segundo os bombeiros, havia um pequeno risco de o veículo tombar ao longo do barranco, por isso, foi feito o isolamento do local, e os populares foram orientados a não se aproximar.

O motorista, de 28 anos, foi encontrado fora do caminhão, consciente, orientado, porém alegando não lembrar do acidente. Ele apresentava algumas escoriações pelo corpo e ferimentos na cabeça. Após receber os primeiros socorros ele foi levado para o Hospital São Bernardo, na cidade de Quilombo. A Polícia Rodoviária Estadual de São Lourenço do Oeste também atendeu a ocorrência. Na tarde de ontem a pista ficou completamente interditada para a retirada do veículo.

Júri condena réu a mais de 15 anos de prisão. O julgamento aconteceu ontem no Fórum da Comarca de Campo Erê. O réu JOCELI DE ALMEIDA, foi acusado de tentativa de homicídio duplamente qualificado, além de corrupção de menor. O crime ocorreu no dia cinco de dezembro de 2016, num posto de combustível, em Campo Erê. A denúncia do Ministério Público aponta que no dia dos fatos, os envolvidos estavam num bar da cidade quando houve um desentendimento entre ambos. A proprietária do estabelecimento pediu para que se retirassem após a discussão. Logo em seguida, já no posto de gasolina da cidade, o réu junto com um menor de idade, teriam agredido a vítima que não teve o nome revelado pelo MP.

Vítima de tentativa de homicídio tem braço decepado.

Ainda segundo a denúncia, os agressores partiram para cima da vítima com um facão e acabaram decepando o braço do homem. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital. A sentença final foi de 15 anos e oito meses de prisão em regime fechado.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.