ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 21-09-2019 Sábado

-PRESIDENTE SANCIONA MP DA LIBERDADE ECONÔMICA COM QUATRO VETOS

-MINISTÉRIO FLAGRA CERCA DE 20 PESSOAS EM SITUAÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO EM SC

-DESCANSO IRÁ LANÇAR EDITAL PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO CULTURAL

-DESCUIDO E FALTA DE ATENÇÃO TEM MOTIVADO GRANDE PARTE DOS FURTOS EM DESCANSO

-UNIDADE DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS RECEBE GRANDE QUANTIDADE DE MEDICAMENTOS PARA DESCARTE

-ACISJO TERÁ ASSEMBLEIA PARA ELEIÇÃO NA NOVA DIRETORIA EM OUTUBRO

-ALUNAS DA CASA FAMILIAR RURAL DESENVOLVEM PROJETO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE HORTALIÇAS E PEIXES

-POLÍCIA RECUPERA CARRO FURTADO E MOTORISTA É PRESO

-CASAL É PRESO COM MAIS DE 30 KG DE CRACK NA BR 282


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos e meio para a compra e oito centavos para venda.


O Hezbollah alertou a Arábia Saudita nesta sexta-feira sobre a possibilidade de uma guerra contra o Irã, alegando que isso destruiria o reino. O grupo também afirmou que Riad e os Emirados Árabes Unidos deveriam interromper o conflito no Iêmen para se protegerem. As tensões na região se agravaram desde os ataques a uma petroleira na Arábia, atribuídos por autoridades sauditas e norte-americanas ao Irã, que nega envolvimento. O grupo houthi do Iêmen reivindicou a autoria dos ataques.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, aprovou nesta sexta-feira o envio de mais militares à Arábia Saudita, dias depois de drones explodirem instalações da petroleira Aramco no país, o que aumentou a tensão no Oriente Médio. Por enquanto, o governo norte-americano não pretende atacar o Irã, a quem acusa pelas explosões. De acordo com comunicado do Pentágono, o envio dos militares será "moderado" e terá como objetivo a defesa aérea e contra mísseis na Arábia Saudita, país aliado dos Estados Unidos.


Sob pressão de manifestações por toda a Alemanha, os partidos da coalizão governamental de ANGELA MERKEL concordaram, nesta sexta-feira, com os pontos-chave de uma estratégia para fazer frente às mudanças climáticas e alcançar as metas traçadas pelo país até 2030. Segundo a imprensa alemã, somente até 2023, o governo alemão deve investir 54 bilhões de euros nas medidas fechadas após intensas negociações. O anúncio ocorreu enquanto dezenas de milhares de manifestantes se reuniram em Berlim, no icônico Portão de Brandenburgo, numa ação global em defesa do clima.


O auditor fiscal aposentado JOSÉ BARROSO TOSTES NETO será o novo secretário da Receita Federal. Escolhido pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, ele assumirá o posto deixado por MARCOS CINTRA, demitido pelo presidente JAIR BOLSONARO no último dia 11. A saída de CINTRA foi anunciada depois que ele divulgou a proposta da 'nova CPMF'. Depois de enfrentar resistência da corporação da Receita com a escolha de MARCOS CINTRA, GUEDES optou por um nome da carreira, ainda que TOSTES esteja afastado. Atualmente, ele ocupa o posto de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento, primeiro em Washington e agora em Brasília.


O Ministério da Economia anunciou nesta sexta-feira a liberação para os ministérios de oito bilhões e 300 milhões de reais em recursos do orçamento que estavam bloqueados. A medida consta do Relatório de Receitas e Despesas do Orçamento de 2019, referente ao quarto bimestre. Desse total, a maior fatia, cerca de um bilhão 990 milhões vai para o Ministério da Economia. Em seguida, aparecem o Ministério da Economia e o da Defesa. A liberação dá fôlego financeiro para os ministérios, que, devido a restrições orçamentárias impostas pelo governo desde o início do ano, vêm enfrentando dificuldades para executar seus projetos.


O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, nesta sexta-feira, a medida provisória intitulada "da liberdade econômica". A nova lei busca diminuir a burocracia nas atividades econômicas e, segundo o governo, vai facilitar a abertura e o funcionamento de empresas. O texto foi sancionado com quatro vetos. Segundo o Palácio do Planalto, um desses trechos permitiria uso de "cobaias humanas sem qualquer protocolo de proteção". Outro ponto vetado é que previa a "aprovação automática para licenças ambientais". O presidente também vetou o prazo de 90 dias para a validade da lei e, com isso, o texto entrará em vigor assim que for publicado no Diário Oficial da União.


Técnicos do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina confirmam ter encontrado várias substâncias sintéticas em pílulas vendidas como remédios naturais para emagrecer. A equipe analisou marcas vendidas livremente pela internet e adquiridas sem nenhuma orientação, conforme mostrou uma reportagem exibida na NSC TV. Os laudos do IGP apontam até alucinógenos nas composições das cápsulas. Em vários estados do país já foram registradas mortes e complicações de saúde em pessoas que decidiram fazer a auto medicação, o que tem deixado médicos e a polícia em alerta. Em abril, uma mulher de 27 anos foi encontrada morta em casa, na cidade de Lages, na Serra catarinense. Ela vinha tomando um emagrecedor, vendido como natural.


O ministro de Desenvolvimento Regional, GUSTAVO CANUTO, inaugurou uma ponte e anunciou a liberação de recursos em passagem pelo Vale do Itajaí nesta sexta-feira. A estrutura inaugurada fica em Ibirama. Para José Boiteux, o ministro assinou dois convênios para reformas na Barragem Norte. Segundo o governo do estado, o investimento para a construção da ponte em Ibirama foi de pouco mais de seis milhões de reais. Desse total, cinco milhões e meio vieram do ministério e o resto, do município. Os dois convênios assinados em José Boiteux somam 20 milhões e 900 mil reais.


O Grupo Especial de Fiscalização Móvel realizou uma operação no período de 10 a 19 de setembro nos estados do Paraná e Santa Catarina, com objetivo de combater o trabalho escravo.A ação se concentrou na região dos municípios de Coronel Domingos Soares no Paraná e Passos Maia em Santa Catarina. Em Passos Maia, os agentes encontraram um acampamento usado para alojamento de 17 trabalhadores que atuavam no corte de pinus. Segundo a fiscalização, todos estavam na informalidade, entre eles, cinco pessoas eram submetidas a condições degradantes de trabalho. Também foi encontrado um adolescente de 16 anos trabalhando em atividade perigosa, operando uma motosserra.


-DESCANSO IRÁ LANÇAR EDITAL PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO CULTURAL

-DESCUIDO E FALTA DE ATENÇÃO TEM MOTIVADO GRANDE PARTE DOS FURTOS EM DESCANSO

-UNIDADE DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS RECEBE GRANDE QUANTIDADE DE MEDICAMENTOS PARA DESCARTE

-ACISJO TERÁ ASSEMBLEIA PARA ELEIÇÃO NA NOVA DIRETORIA EM OUTUBRO

-ALUNAS DA CASA FAMILIAR RURAL DESENVOLVEM PROJETO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE HORTALIÇAS E PEIXES


O deputado PADRE PEDRO BALDISSERA apresentou na assembleia legislativa um projeto de lei que a cria o Programa de Redução dos Agrotóxicos em Santa Catarina. A ideia é semelhante ao Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos, que teve seu texto redigido por especialistas e apresentado pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. PADRE PEDRO alega que Santa Cataria não tem uma política que possa garantir incentivos ou algum amparo e subsídio para que o agricultor familiar se desvincule do pacote de veneno das multinacionais. BALDISSERA explica que a ideia principal é promover um processo gradual de eliminação dos defensivos, com foco nos produtos cujas pesquisas apontam perigo para a saúde e efeitos nocivos ao meio ambiente. Ele destacou que a redução deve ocorrer com o mínimo impacto na renda das famílias do campo. Mesmo assim, o parlamentar defende o banimento imediato de produtos proibidos em outros países.


Os agrotóxicos causam um prejuízo muito grande, principalmente para a saúde das pessoas. A posição é do deputado do PT, PADRE PEDRO BALDISSERA. Ele disse que é preciso promover uma mudança de cultura para proteger as produções, os agricultores e a população. Ele entende que a agricultura familiar, que representa 90 por cento das propriedades rurais do estado, tem condições de produzir sem agrotóxicos. PADRE PEDRO reforçou que apesar do discurso de que não é possível produzir alimentos em larga escala sem defensivos agrícolas, o preço que se paga por isso é muito alto. Entre eles, o parlamentar cita a poluição dos rios, do solo e reflexos já comentados, como o vinculo com suicídios. Ele acredita que com apoio de entidades será possível organizar uma transição.


O debate sobre o uso de agrotóxicos na agricultura deve sair do campo ideológico e ir para a prática do dia-a-dia. A declaração é do vice-presidente da Faesc, ENORI BARBIERI. Para ele, a discussão ideológica do tema não contribui para o entendimento da realidade que cerca o agricultor. Ele disse que a agricultura de precisão, que prevê o uso de defensivos agrícolas, é o modelo usado no mundo inteiro. BARBIERI afirmou que é esse sistema que sustenta a produção de alimentos para a humanidade. Na visão do vice-presidente da Faesc, é impossível atender a demanda da população apenas com produtos orgânicos. Ele defendeu a criação de políticas para a produção agroecológica, mas não dá para imaginar uma agricultura sem a tecnologia e sem os defensivos.


A produção em escala e com menos custos é uma questão de sobrevivência para os agricultores. A posição é do vice-presidente da Faesc, ENORI BARBIERI. Ele disse que os produtores precisam da tecnologia e da precisão dos produtos químicos para produzir mais, melhor e com ganho de renda. BARBIERI afirmou que a agricultura se faz com um pacote tecnológico que reduz custos e aumenta a produtividade. Ele destacou que o uso de agrotóxicos se faz dentro de um padrão de segurança que vale para o mundo todo. Para o produtor, os defensivos são desenvolvidos a partir de pesquisas que levam em conta o ganho de produção e também a segurança das pessoas envolvidas com o processo. ENORI percebe que não existe uma estatística real e conclusiva que aponte que o uso de defensivos agrícolas no campo tenha ocasionado problemas para as pessoas. Ele disse que existe muita informação equivocada sobre esse tema.


Árvore centenária atrai visitantes no interior de Mondaí. A árvore, da espécie Grápia, está localizada na propriedade de ROMILDO TERHORST, na linha Ervas, interior de Mondaí. A reportagem da Rádio Oeste esteve no local ontem para produzir reportagem em homenagem ao dia da árvore, comemorado hoje, 21 de setembro. A idade exata da árvore, é difícil de mensurar, mas segundo seu ROMILDO, seus avôs já falavam da existência dela há muitos anos atrás. A mãe do seu ROMILDO completa em novembro 84 anos, e ela recorda quando o pai dela fez fotos em cima desta árvore. Em metros, o proprietário estima que sejam cerca de 40 ou 50 de altura, e em torno de 15 metros de circunferência na parte inicial do tronco. São necessárias ao menos 13 pessoas adultas para abraçar o entorno da árvore. Com freqüência, a propriedade recebe a visita de estudantes, curiosos e até estrangeiros que vem para conhecer a árvore. O local também é o habitat de várias espécies de passarinho.


A madeira de Grápia possui um alto valor comercial e antigamente era a espécie mais procurada para construção de casas e assoalhos. O pai de ROMILDO havia recebido proposta de uma serraria do município para cortar a árvore, mas não recebeu o valor que queria pela madeira. A árvore, e a propriedade da família, ficam próximas ao rio Uruguai, e estariam ameaçados caso a barragem de Itapiranga se concretizasse. A comunidade de Ervas recebeu esse nome em função de que antigamente um caico, carregado de erva para chimarrão, acabou virando e derramando a carga no Rio Uruguai. O rio faz a divisa da comunidade, no interior de Mondaí, com o município de Caiçara, RS. Em homenagem a árvore, uma pousada no município gaúcho recebeu um nome que faz alusão a proximidade com a grápia. / No Portal Peperi, você pode conferir fotos e vídeo da árvore centenária, localizada no interior de Mondaí.


Prefeitura de Tunápolis inicia encaminhamentos para a décima quarta Efacitus de 2020. A Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Tunápolis será realizada em abril do próximo ano. O prefeito RENATO PAULATA destaca que esta semana foram definidos os representantes do poder público que irão integrar a comissão central organizadora. Também já ocorreu reunião com a Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis. O prefeito ressalta que a partir da próxima semana serão feitos os encaminhamentos para a participação na comissão também dos representantes das entidades. PAULATA cita que foi definido como coordenador da comissão central organizadora, o assessor jurídico da prefeitura, ALCIDES HOFER, que já coordenou a feira anterior. O prefeito antecipa que em cerca de duas semanas toda comissão deverá se reunir para iniciar efetivamente os preparativos.


Prefeito, secretário de administração e assessor jurídico de Tunápolis irão participar de Congresso Estadual dos Prefeitos. O evento, promovido pela Fecam, será realizado de 24 a 26 de setembro, e irá reunir prefeitos e secretários de todo o estado. De Tunápolis, participará o prefeito RENATO PAULATA, o assessor jurídico da prefeitura, ALCIDES HOFER e o secretário de administração DONATO LAUSCHNER. Conforme o prefeito, este ano o congresso terá como local a cidade de São José. Entre os temas que estarão em pauta, PAULATA chama atenção para a inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal. O prefeito destaca também a importância do debate em relação aos cenários da política e da economia do país, e a sua interferência na economia do município. PAULATA ressalta que irá aproveitar a viagem para reforçar junto aos parlamentares os pedidos de recursos para o município.


Grupo Folclórico Liebe Und Freude de Linha Catres promove encontro de grupos folclóricos neste sábado. Conforme o presidente do grupo, EVANDRO MALDANER, a vigésima terceira edição do bailão de chopp e encontro de grupos folclóricos neste sábado, terá como local o Clube São Jorge. O evento inicia as 19 horas, com recepção dos grupos. Ele destaca que serão realizadas apresentações de danças de vários grupos da região, com inauguração do novo traje do grupo infanto juvenil, Libe Und Freude. Na sequência haverá baile de Chopp, animado por Os Guri e o grupo Só Alegria de 15 de Novembro, Rio Grande do Sul. O presidente explica que o grupo Liebe Und Freude de Linha Catres foi instituído em 1986. O grupo é composto por dez casais no grupo adulto e oito casais no grupo infantil juvenil. Além de integrantes da Catres, o grupo contempla também casais de linha Ervas. Os ensaios são realizados nas quintas a noite pelos casais do grupo adulto, e sábados de manhã pelo grupo infanto juvenil.


Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste terá assembleia para eleição na nova diretoria em outubro. O atual presidente, JONATHAN GRASEL está concluindo o segundo mandato de dois anos cada e não pode concorrer a nova reeleição. Ele explica que ocorreu alteração no estatuto acabando com a reeleição, no entanto estabelecendo mandato de quatro anos. Informa que já existe mobilização entre os associados com tendência maior de chapa única, porém os sócios possuem liberdade para formação da diretoria. De acordo com GRASEL, a ACISJO possui 100 associados e mais de 90 por cento do movimento econômico empresarial do município é proveniente dos integrantes da Associação. O presidente considera que é possível fazer um bom trabalho com a colaboração da diretoria e associados.


Núcleos setoriais proporcionam novas oportunidades na ACISJO. O presidente considera que durante os quatro anos de sua gestão, o destaque esteve na criação de núcleos proporcionando debates relevantes sobre problemas comuns dos empresários. JONATHAN GRASEL chama atenção para o núcleo Mulheres Empresárias que desenvolve campanhas e fortalecimento da participação feminina em vários eventos. No próximo mês ocorre mobilização do outubro rosa. Já os Jovens Empreendedores demonstram criatividade na gestão empresarial. GRASEL cita o programa Geração Empreendedora que ocorre no município em parceria com a FACISC. Já o Núcleo de Turismo debate assuntos relevantes sobre o setor que registra maior crescimento no município. A eleição da nova diretoria da Acisjo está agendada para o dia 21 de outubro.


Alunas da Casa Familiar Rural desenvolvem projeto de produção integrada de hortaliças e peixes. Conforme o professor orientador, JOSÉ STRIDER, o projeto, desenvolvido pelas alunas do segundo ano do ensino médio técnico em agricultura, KAUANA BORDIGNON e CARINE BECKEMKAMP, será apresentado na feira estadual do conhecimento em Blumenau, dias 29 e 30 de outubro. O projeto sobre aguaponia ainda está em fase de testes e estudos, para que funcione com o uso da energia solar. O professor comenta que até o momento é utilizado um motor que move a água, com a qual são produzidos ao mesmo tempo hortaliças e peixes. Ele lembra que cada produção acontece em tanques separados. Os dejetos produzidos pelos peixes são bombeados para outro reservatório, onde são filtrados e é feita a correção da acidez da água. A partir desse processo a água passa pelos canos de PVC, no sistema hidropônico, onde são cultivadas as hortaliças. Depois, a água tratada volta para o tanque dos peixes.


Prefeitura de Descanso irá lançar o edital licitatório para construção do Centro Cultural. O lançamento deve ocorrer na próxima semana. O edital, que tem por finalidade contratar a empresa que irá executar a obra, estará disponível no site do município. Segundo o prefeito SADI BONAMIGO, os últimos detalhes para a construção do Centro Cultural foram acertados em viagem esta semana a Brasília, onde ocorreu reunião com o Ministério da Cultura. O projeto do Centro Cultural, elaborado pelo setor de engenharia da prefeitura, possuirá 447 metros quadrados e orçamento disponível de 504 mil reais. A edificação, segundo o prefeito, será um espaço amplo, moderno e acessível, com biblioteca, museu, área de exposições, copa, lavanderia, cozinha e banheiros. O projeto prevê ainda a possibilidade futura de construir um auditório. A construção será feita no terreno em frente ao parque de máquinas, próximo ao Centro de Educação de Ensino Fundamental Paulo Henrique Pissaia, na rua Santo Estanislau.


Descuido e falta de atenção das vítimas tem motivado grande parte dos furtos na comarca de Descanso. De acordo com o delegado, CLEVERSON MULLER, a prática dos crimes de furto tem registrada uma diminuição nos três municípios da comarca, sendo Descanso, Belmonte e Santa Helena, e furtos que ainda ocorrem, tem em sua maioria relação com a facilitação pela própria vítima e proprietário do bem subtraído. O delegado cita como exemplo, celulares que são deixados em locais públicos e de fácil acesso, considerando que os aparelhos são bens de grande interesse no meio criminoso. Além do cuidado que o proprietário deve ter com seus objetos, CLEVERSON lembra que os aparelhos de celular possuem a opção de rastreamento, que possibilita a localização após o furto. Outro fator que facilita a prática de crimes, segundo o delegado, é a confiança que as pessoas têm umas com nas outras, mas o problema, é que nem todas possuem boas intenções e acabam se aproveitando disso.


O delegado de Descanso ressalta que uma das dificuldades na solução dos casos, é que muitos objetos furtados passam de um ladrão para outro. CLEVERSON MULLER destaca que o tráfico de drogas é um crime que fomenta e possui relação com vários outros crimes, a exemplo dos pequenos furtos que alimentam esse vício. O delegado cita que por ser uma região de fronteira com a Argentina, é facilitada a compra e o transporte de entorpecentes, e por isso, a polícia tem atuado forte no combate a esse crime. Mesmo que a polícia não tenha todas as condições de impedir que os crimes continuem ocorrendo, o delegado lembra que a população pode contribuir para que essas práticas sejam dificultadas. Como exemplo, cita a instalação de câmeras de monitoramento, iluminação, colocação de grades ou cercas. MULLER cita que a maior incidência de furtos na comarca ainda é registrada no interior, em função de muitas propriedades deixarem maquinários e ferramentas disponíveis e de fácil acesso aos ladrões.


Farmácia da unidade de saúde de Tunápolis recebe grande quantidade de medicamentos para descarte. De acordo com a farmacêutica da unidade de saúde de Tunápolis, FERNANDA SKIBA, o descarte correto dos medicamentos, vencidos ou que não tem mais utilidade, é uma dúvida frequente apresentada pela população. A orientação, segundo a profissional, é que os remédios sejam levados para um estabelecimento de saúde que tenha o descarte correto. FERNANDA destaca que a farmácia da unidade de saúde recolhe os medicamentos, e há uma empresa contratada que faz a incineração. Ela orienta que o material não seja jogado no lixo comum ou no vaso sanitário, devido aos problemas que causa ao meio ambiente. FERNANDA lembra que além de contaminar o solo e a água, antibióticos podem acabar deixando as bactérias mais resistentes. O destino correto também evita que medicamentos descartados acabem sendo consumidos por outra pessoa ou até animais.


Em Tunápolis, a farmacêutica da unidade de saúde ressalta que a orientação as famílias quanto ao destino correto dos medicamentos é feita em conjunto com os agentes comunitários de saúde durante as visitas mensais. FERNANDA SKIBA afirma que é grande a quantidade de remédios que acaba sendo devolvida, seja por vencimento ou pelo paciente não fazer mais o uso, o que de certa forma causa preocupação porque o município paga tanto o medicamento como o seu descarte pela empresa contratada. A farmacêutica enfatiza que a população deve continuar trazendo os medicamentos para o descarte correto, mas é solicitada também a colaboração de todos para que apenas retirem os remédios em caso de real necessidade e evitem que acabem acumulando em casa. Ela lembra que o medicamento deve ser utilizado pelo paciente conforme a necessidade e a indicação médica, mas em alguns casos, acaba sendo descartado porque o tratamento não foi concluído.


-POLÍCIA RECUPERA CARRO FURTADO E MOTORISTA É PRESO

-CASAL É PRESO COM MAIS DE 30 KG DE CRACK NA BR 282


Argentinos ficam feridos em acidente na BR 163. O acidente foi registrado na tarde desta sexta-feira, na BR 163, no trevo de acesso a Barracão. A colisão envolveu um Siena, placas de Dionísio Cerqueira, conduzido por um homem de 56 anos e uma motocicleta Honda CB 190, da Argentina, pilotada por um homem de 32 anos que estava acompanhado de uma mulher. A motocicleta seguia pela BR 163, sentido ao centro do município, enquanto que o carro contornava o trevo também sentido ao centro. No local o veículo acabou cortando a frente da moto, quando ocorreu a colisão. Como consequência do acidente a caroneira da moto, uma mulher de 30 anos, sofreu ferimento cortante na perna esquerda. Ela foi socorrida pelos Bombeiros e SAMU e encaminhada ao Hospital Municipal. O piloto teve apenas escoriações e foi socorrido por populares. O motorista do carro não se feriu.


Homem é preso por furto em estabelecimento comercial de SMOeste. A Polícia Civil de SMOeste prendeu na tarde de ontem um homem de 24 anos, residente no município, indiciado por furto qualificado. Ele foi identificado como autor do furto ocorrido em estabelecimento comercial da cidade, em abril deste ano. Na ocasião, após arrombar a porta e ingressar no estabelecimento, o investigado subtraiu diversas ferramentas e componentes veiculares, além de um carro e uma moto. Os veículos foram recuperados no decorrer da investigação policial.A delegacia de SMOeste, com apoio da Divisão de Investigação de Criminal, também cumpriu durante a investigação, mandados de busca e apreensão objetivando a recuperação dos objetos e a obtenção de informações para o esclarecimento dos fatos. Além do furto, o preso registra passagens policiais por inúmeros outros crimes patrimoniais, ameaça, lesão corporal, posse de drogas, e violência doméstica. Ele foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de SMOeste.


Polícia recupera carro furtado e motorista é preso. Por volta das 21 horas da noite de ontem, na SC 157, em São Lourenço do Oeste, a Polícia Militar Rodoviária São Lourenço do Oeste, em cumprimento a ordem de Operação Recém Chegados Um, abordou um veículo Captur de Porto Alegre/RS. Em consulta, a polícia constatou que se tratava de veículo com registro de furto em Porto Alegre. O documento CRLV do carro também tinha registro de furto. O motorista, um rapaz de 23 anos, foi preso pelos crimes de receptação, uso de documento falso e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Ainda na noite de ontem, próximo a meia noite, na SC 496 em Descanso, a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, prendeu um homem de 46 anos pelo crime de embriaguez ao volante.


Casal é preso com mais de 30 kg de crack na BR 282. Policiais rodoviários federais apreenderam na tarde desta sexta-feira, na BR 282 em Iraceminha, 33,5 quilos de crack. Um casal foi preso. A droga estava em um Idea placas de Belo Horizonte/MG. O veículo foi parado em fiscalização de rotina. Durante a abordagem, o motorista e a passageira apresentaram nervosismo acentuado e respostas contraditórias, o que levou os agentes da PRF a realizar uma revista minuciosa no veículo. A droga foi encontrada em um compartimento falso no painel, dividida em 33 tabletes. Ao receber voz de prisão, o motorista de 28 anos fugiu correndo em direção a um matagal, mas foi alcançado e detido pelos policiais. Ele e a passageira, de 39 anos, disseram que pegaram o veículo com a droga em Foz do Iguaçu/PR e o levariam até Porto Alegre/RS. Os dois foram conduzidos à delegacia de Maravilha, e vão responder por tráfico de drogas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.