ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 21/09/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de céu com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 75 centavos para a compra e cinco reais e 10 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 12 centavos para venda e 10 centavos para a compra. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O primeiro-ministro do Japão, SHINZO ABE, foi reeleito nesta quinta-feira como presidente do Partido Liberal Democrata, permitindo que renove seu mandato para seguir liderando o governo. Nas eleições internas do PLD, ABE, de 63 anos, derrotou facilmente o ex-ministro da Defesa que tentava desafiar o poder que o premier vem acumulando há seis anos. ABE fez mais que o dobro de votos do adversário.

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira uma nova leva de sanções contra a Rússia, alegando "atividades malignas" de Moscou para justificar a decisão. A medida atinge 33 indivíduos e empresas russas que têm relações com os setores de inteligência e defesa do Kremlin. Entre os punidos, segundo fontes do governo americano que pediram anonimato, estão pessoas acusadas de ter colaborado com a Rússia para interferir nas eleições americanas de 2016.

O Congresso de maioria opositora do Peru renovou a confiança no governo do presidente MARTÍN VIZCARRA, na noite de quarta-feira, evitando uma crise política que teria lhe custado seu gabinete e provocado novas eleições legislativas. A votação de 82 a 22 a favor do governo de centro de VIZCARRA compromete os legisladores com a aprovação de suas reformas políticas e judiciais até quatro de outubro, em uma vitória rara sobre o partido de oposição conservador Força Popular, que controla o Congresso.

O juiz VALLISNEY DE OLIVEIRA, da décima Vara da Justiça Federal de Brasília, arrolou o presidente MICHEL TEMER como testemunha num processo que apura se uma suposta organização criminosa atuou na Petrobras. Além de TEMER, foram arrolados os ministros ELISEU PADILHA da Casa Civil e MOREIRA FRANCO das Minas e Energia e o empresário JOESLEY BATISTA. O juiz quer ouvir os depoimentos dos três. TEMER pode ser ouvido por escrito, mandar as respostas sem a necessidade de estar presente na Justiça. Neste processo, amigos de presidente e políticos do MDB são réus por organização criminosa.

Uma auditoria parcial do Tribunal de Contas da União identificou que pelo menos duas mil e 800 obras do Programa de Aceleração do Crescimento estão paralisadas. Juntas, essas obras têm um orçamento de 128 bilhões de reais. A auditoria da Corte deve ser concluída em outubro. O PAC foi criado pelo ex-presidente LULA e continuou no governo da ex-presidente DILMA ROUSSEFF. Muitas das obras do programa foram adicionadas ao Projeto Crescer, lançado quando o presidente MICHEL TEMER assumiu o governo.

A Lei da Ficha Limpa motivou a rejeição de 157 candidaturas nas eleições de 2018 até agora, segundo dados parciais do Tribunal Superior Eleitoral. O número representa seis por cento das duas mil 599 candidaturas cassadas. Esse total está dividido em dois grupos. Mil 255 estão fora das eleições de 2018, pois não cabe mais recurso. Elas são chamadas de indeferidas, e 80 foram barradas por conta da Ficha Limpa. Outras mil 344 candidaturas foram rejeitadas, mas continuam na disputa, porque há um recurso ainda não analisado. 77 estão nessa situação por conta da Ficha Limpa.

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira dez mandados de busca e apreensão em dois municípios do Oeste catarinense e um do Paraná por suspeita de desvio de verba do Sistema Único de Saúde do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Conforme a PF, foram expedidos mandados para Chapecó, Xanxerê e Maringá. A operação foi batizada de Patriarcado e investiga favorecimento ilícito de contratação de laboratório de análises e de empresas de diagnóstico, em que os responsáveis seriam familiares do presidente da associação que administra o hospital. De acordo com a Controladoria-Geral da União, não houve processo seletivo para a contratação das empresas. Cerca de 16 milhões de reais do Hospital Regional do Oeste foram destinados para essas empresas ligadas aos dirigente.

A BMW pretende reduzir em 20 por cento a jornada e os salários dos seus trabalhadores nos meses de fevereiro, março e abril de 2019. A informação foi repassada aos funcionários da unidade de Araquari, no Norte do Estado, em comunicado interno durante assembleia realizada na terça-feira que tratou de negociação para um possível acordo coletivo de trabalho. O motivo é a dificuldade no mercado de automóveis no atual cenário econômico. A próxima reunião entre a companhia e o sindicato dos trabalhadores será na próxima quinta-feira, dia 27.

Uma peça teatral que estava sendo encenada em escolas estaduais de Campos Novos, no Oeste, teve apresentações adiadas por conta de uma polêmica. Em redes sociais, alguns pais questionaram conteúdo ligado a gênero no espetáculo. Representantes do Ministério Público de Santa Catarina e de órgãos municipais relacionados a cultura não viram problema na peça. Alguns pais fizeram postagens de repúdio à peça, dizendo que ela trazia mensagens de "ideologia de gênero". Depois das manifestações, o grupo decidiu adiar as apresentações na cidade. Das oito previstas para ocorrerem em cinco escolas, só três foram apresentadas, em duas escolas públicas.

Aula inaugural da especialização em fundamentos e organização curricular acontece hoje. Quem lembra é a supervisora da Gered de São Lourenço do Oeste NELI KROMBAUER. Segundo ela, o Governo do Estado contemplou 30 inscritos com bolsa de estudos. Hoje no Auditório da Uno Chapecó em São Lourenço do Oeste, às 17 horas, acontece aula inaugural do curso de Especialização em Fundamentos e Organização Curricular UNIEDUFUMDES.

Governo do Estado de Santa Catarina oferece 30 bolsas e a Universidade mais cinco. NELI, diz que aula inaugural contará com a presença de diversas autoridades e lideranças, entre elas, o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, Professor LEONEL PIOVEZANA, que ministrará palestra. O curso de Especialização em Fundamentos e Organização Curricular, oferecido pela Unochapecó, campus de São Lourenço do Oeste é em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e apoio da Agência de Desenvolvimento Regional.

Ação integra o Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior UNIEDUFUMDES 2018. A coordenadora, frisa que ao todo foram ofertadas 30 vagas para candidatos que atendessem aos requisitos publicados em edital para obtenção de bolsas, sendo eles: ter cursado o ensino médio em unidade escolar da rede pública ou em instituição privada com bolsa parcial ou integral; residir no mínimo há dois anos no Estado de Santa Catarina e estar prioritariamente atuando no serviço público em território catarinense.

As aulas serão ministradas na modalidade presencial na Unochapecó. Serão no Campus em São Lourenço do Oeste, quinzenalmente, nas sextas à noite e aos sábados durante todo o dia. A especialização terá duração de 18 meses. NELI lembra que o valor da bolsa de estudos a ser repassada pela Secretaria de Estado da Educação é de 750 reais, sendo 18 parcelas. Deste montante, o estudante beneficiado deverá repassar à Unochapecó, 450 reais para pagamento da mensalidade.

Devido a demanda pelo curso na região, a própria Universidade optou por ofertar mais cinco vagas a bolsistas. NELI KROMABEUR, conta que além das 30 bolsas concedidas pelo Governo Estadual, os cinco classificados subsequentes aos primeiros 30, terão sua mensalidade custeada pela Unochapecó. Foram beneficiados com a bolsa de estudos, docentes dos municípios de: Coronel Martins, Galvão, Jupiá, São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte, São Bernardino, Quilombo, Santiago do Sul, União do Oeste e Jardinópolis.

Crianças do Projeto Semear recebem brinquedos e jogos recreativos. A informação é da secretária de assistência social de Campo Erê LUCIANE GIACHINI. De acordo com ela, foi entregue nesta semana, na sede do Projeto Semear, diversos brinquedos e jogos recreativos para as crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O material entregue, auxiliará os professores durante as aulas de recreação. O projeto que é oferecido pelo município contra turno escolar é voltado à alunos de 06 a 17 anos.

Secretaria de Assistência Social desenvolve ações que refletem diretamente na vida das pessoas. O comentário é da responsável pela pasta LUCIANE GIACHINI. Segundo ela, essa pode até parecer uma ação pequena, mas para quem recebe, o valor sentimental é muito grande. Alegria no rostinho de cada criança que recebeu brinquedo novo é muito satisfatória, conclui a secretária.

Prefeitura realiza primeira coleta de lixo eletrônico. Quem lembra é NELSON TRESSOLDI – responsável pelo setor do meio ambiente de Campo Erê. Segundo ele, com objetivo de proteger o meio ambiente e dar a destinação correta a todo material eletrônico em desuso, uma parceria entre as secretarias de Educação, Cidade e Desenvolvimento e o Departamento de Meio Ambiente, promove hoje a primeira coleta de lixo eletrônico.

Lixo eletrônico deve ser entregue no barracão da Secretaria da Cidade e Desenvolvimento. O barração fica atrás da Unidade Básica de Saúde do Bairro Mello. Segundo TRESSOLDI, o recolhimento será feito pela empresa Smo Reciclagem de Eletrônicos. Entre os materiais em desuso que serão recolhidos estão: aparelho de som, notebook, celular, som automotivo, CPU, aparelhos telefônicos, monitor de tubo, HD, centrais telefônicas, TV de tubo, memória, modem, home theater, processador, roteador, DVD, placa mãe, fax, vídeo cassete, placa de vídeo, eletrodomésticos e antena parabólica

Campanha visa conscientizar população sobre importância da destinação correta de todo produto eletrônico que não é mais utilizado. Conforme apontou o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, NELSON TRESOLDI, o mundo está cada vez mais tecnológico, e com isso as pessoas têm adquirido mais produtos eletrônicos e consequentemente produzindo mais lixo. Com essa expansão tecnológica também aumenta a preocupação das instituições em oferecer meios a fim de que as pessoas façam descarte correto destes materiais.

É importante o descarte correto do lixo eletrônico. De acordo com NELSON, se isso for feito de maneira inadequada ocasiona graves danos ao meio ambiente. A campanha vem em boa hora, diz o responsável, pois serve para conscientizar a população da importância de dar a destinação correta a esse tipo de lixo. Durante todo o dia, o lixo pode ser levado no barracão ao lado da unidade de saúde do bairro Mello.

Agricultura faz distribuição de Calcário e Adubo Líquido. A informação é de VILMAR PIOVEZANI Secretário de Agricultura e Vice Prefeito de Anchieta. De acordo com ele, no caso do adubo líquido os agricultores tem procurado a secretaria para secar a esterqueiras.PIOVEZANI ressalta que o mês é propicio para a adubação do pasto. Quem necessitar desse serviço deve solicitar na agricultura do município.

Trabalhos com o calcário seguem desde julho. Quem comenta é VILMAR PIOVEZANI. Ele salienta que falta pouco para ser distribuído, pois os agricultores já estão plantando o milho. Sobre o tempo em relação a agricultura, Vilmar ressalta que nos dias úmidos, o operador não vai trabalhar a campo. O que deve ser entendido pelos agricultores, pois a atividade com a máquina fica inviável em dias como estes.

Quatro candidatos a governador estão confirmados no debate deste sábado na Peperi. O programa vai colocar frente a frente DECIO LIMA do PT, INGRID ASSIS do PSTU, LEONEL CAMASÃO do PSOL e ROGÉRIO PORTANOVA da REDE. JESSÉ PEREIRA do Patriota havia confirmado, mas alegou problemas com o Fundo Partidário e falta de recursos para se deslocar a São Miguel do Oeste. Os candidatos MAURO MARIANI, GELSON MERISIO e COMANDANTE MOISÉS afirmaram dificuldades. O debate deste sábado começa as oito horas da manhã.

O debate com quatro candidatos a governador terá quatro blocos e três deles voltados ao confronto direto entre os postulantes ao cargo político mais importante do estado. No primeiro bloco, os candidatos vão se apresentar e sortear dois temas para discorrer em seguida. Os assuntos são saúde, educação, agricultura, meio ambiente, turismo, segurança pública, rodovias, funcionalismo público, desenvolvimento econômico-empresarial, juventude, dívida pública, emprego e renda e terceira idade. O segundo e o terceiro bloco é de perguntas diretas entre os candidatos. O bloco final ainda tem mais uma rodada de questionamentos entre eles e um espaço para as considerações finais.

O debate deste sábado na Peperi é mais uma oportunidade para o eleitor conhecer as propostas dos candidatos que pretendem governar Santa Catarina. A declaração é do diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA. De acordo com ele, o principal objetivo dos debates é contribuir para o fortalecimento da democracia. O programa deste sábado será transmitido ao vivo pelas rádios Atalaia, Cedro, Oeste, Itapiranga e Peperi. Além disso, haverá transmissão pelo Facebook e Instagran do Portal da Peperi.

Menores são apreendidos por furtar carteira de dentro de veículo. A Polícia Militar de Marmeleiro foi informada que havia ocorrido um furto de uma carteira que estava no interior de um veículo. No local em conversa com a vítima, ele relatou que foi até sua residência para buscar uma blusa e quando retornou para o carro percebeu a porta aberta e viu dos homens saindo correndo. Ela passou as características dos autores e com essas informações a polícia identificou, pois já eram conhecidos da equipe policial. Foram iniciadas as buscas e deslocado até a residência de um dos possíveis autores. No local ele confirmou que tinha furtado a carteira, juntamente com outro homem. A carteira foi devolvida e constatado que não estava faltando nada. O outro envolvido também foi localizado. Os dois foram encaminhados para a Delegacia sendo acompanhados pelo Conselho tutelar.

Polícia recupera motor trifásico furtado em Campo Erê. Por volta das 15 horas e 20 minutos de ontem, no Km 02,700, da rodovia SC-160, em Campo Erê, a guarnição do Grupo de Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, em cumprimento a Ordem de Operação, abordou um Gol emplacado em Saltinho, conduzido por um homem de 27 anos. Em vistoria foi encontrado motor trifásico, que após informações se constatou tratar de um motor furtado numa empresa de Campo Erê. O motor apreendido e o condutor foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil para as providências.

Mulher é agredida ao retornar para casa. A vítima de 37 anos contou a Polícia Militar que foi agredida por um homem quando voltava para casa. O fato aconteceu na madrugada de ontem, na estrada geral de linha Lageado Raul, em São Lourenço do Oeste. Conforme a PM, moradores escutaram gritos de uma mulher e acionaram a polícia. Ela estava com um corte na cabeça, provocado por uma pedrada ou algo similar. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento e levou a vítima até a Policlínica Municipal de Saúde. Para a polícia, a mulher contou que estava em um bar, na avenida Brasil. Ao ir embora, um homem abordou e ofereceu carona. Ela teria recusado, e ele saiu do carro e a levou a força até a estrada onde foi encontrada.

O homem a agrediu e foi embora. A mulher também contou que o agressor não tentou nenhum crime sexual. A PM registrou o Boletim de Ocorrência e encaminhou a mulher para exame de corpo delito. Ninguém foi encontrado.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.