-APOSENTADO DEVE ADERIR ATÉ HOJE A PLANO FEDERAL PARA RECEBER NESTA SEMANA
-MERCADO DE TRABALHO GANHA 360 MIL TRABALHADORES EM CINCO ANOS NO ESTADO
-ASSOCIAÇAO DE CRIADORES VENDE MAIS DE 400 ANIMAIS EM NOVO LEILÃO DE GADO GERAL
-PRESIDENTE DA CÂMARA COBRA AGILIDADE NO PROCESSO DE REVISÃO NO PLANO DIRETOR
-EPAGRI FARÁ BUSCA ATIVA POR PROPRIEDADES RURAIS QUE ESTÃO SEM O CAR
-ESTUDANTE DA UNOESC E FAMÍLIA MORREM EM ACIDENTE NO RIO GRANDE DO SUL
-COMOÇÃO E HOMENAGEM MARCAM ENTERRO DE PM E FILHO EM SANTA HELENA
A previsão para as próximas horas é sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de nove graus. A máxima deve chegar a 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a sexta-feira cotado em cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.
O Irã terá uma nova reunião para discutir seu programa nuclear com Alemanha, França e Reino Unido na sexta-feira em Istambul, na Turquia, um mês após a guerra de 12 dias contra Israel. Mas antes, o governo iraniano se consultará com seus aliados, Rússia e China. De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, ESMAIL BAGHEI, o país receberá China e Rússia nesta terça-feira para uma "consulta trilateral", onde serão discutidas questões sobre seu programa nuclear com os aliados em meio a ameaças de reimposição de sanções feitas pelos europeus. Os países ocidentais e Israel suspeitam que o Irã pretenda desenvolver uma bomba atômica, o que Teerã nega.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou neste sábado que enviou uma proposta à Rússia para realizar uma nova rodada de negociações de paz na próxima semana, em meio à continuidade dos confrontos no leste europeu. A declaração foi feita durante o pronunciamento oficial à população ucraniana na noite deste sábado. Segundo ZELENSKY, é necessário acelerar o ritmo das conversas entre os dois países e buscar um cessar-fogo. O governo russo ainda não respondeu publicamente à proposta de Kiev. Apesar de declarações sobre disposição para conversar, a Rússia segue com uma ofensiva militar intensa na região de Donetsk, no leste da Ucrânia.
As autoridades do Texas reduziram de forma significativa o número de pessoas desaparecidas após as catastróficas inundações ocorridas no início de julho, informando que as buscas continuam por três pessoas na região mais afetada. O centro local de emergências em um comunicado divulgado na noite de sábado, detalhando que "o número de desaparecidos caiu de mais de 160 para três". Ao menos 135 pessoas morreram no centro do Texas, entre elas mais de 36 crianças, em decorrência das chuvas intensas que provocaram inundações repentinas no início do feriado prolongado de 4 de julho, data nacional nos Estados Unidos.
Os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios por parte de entidades associativas têm até esta segunda-feira para aderir ao plano de devolução oferecido pelo governo federal caso queiram ser reembolsados na quinta-feira, primeiro dia dos pagamentos do governo às vítimas. Não há prazo limite para responder ao plano do governo, mas quem aderir à proposta depois desta segunda-feira não vai receber o dinheiro de volta no primeiro lote. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Previdência Social e prevê o ressarcimento dos valores diretamente na conta em que o beneficiário recebe o pagamento mensal.
Os economistas do mercado financeiro reduziram sua estimativa de inflação deste ano pela oitava semana seguida. As expectativas, fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na última semana, constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Para a inflação de 2025, a estimativa do mercado recuou de cinco vírgula 17 para cinco virgula 10 por cento. Mesmo assim, continua bem acima do teto da meta, que é de quatro e meio. Para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2025, a projeção do mercado continuou em dois vírgula 23 por cento.
O deputado EDUARDO BOLSONARO do PL de São Paulo afirmou neste domingo que não vai renunciar ao cargo na Câmara dos Deputados após o término da licença que pediu para viajar aos Estados Unidos. A licença que parlamentar pediu à Câmara termina neste domingo e ele passará a ter faltas contabilizadas caso não justifique suas ausências. EDUARDO tirou 120 dias de licença e teve outros dois dias de ausência justificados como 'tratamento de saúde'. O deputado está nos Estados Unidos desde fevereiro. Em março, ele anunciou que pediria licença do mandato. A licença de EDUARDO ganhou ainda mais repercussão após o anúncio de tarifas de 50 por cento sobre produtos brasileiros anunciadas pelo presidente norte-americano DONALD TRUMP.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina registrou avanços em atendimentos, doações e transfusões de sangue realizadas em 2024. O Hemoesc é responsável por 98 por cento do sangue coletado e distribuído aos hospitais e clínicas, públicos e privados do território catarinense. O número de transfusões de sangue cresceu cinco por cento em 2024. Esse aumento foi impulsionado pela abertura de novos leitos hospitalares, realização de mutirões de cirurgias e habilitação de procedimentos de alta complexidade em todo o estado. O Hemosc conseguiu atender as demandas de sangue dos hospitais e clínicas de Santa Catarina em 2024 e também enviou mais de 900 bolsas de sangue ao Rio Grande do Sul, contribuindo para suprir a demanda de ambos os estados.
Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Santa Catarina encerrou o primeiro semestre de 2025 como líder nacional nas exportações de madeira e móveis. Juntos, os dois setores representaram cerca de 15 por cento das exportações catarinenses no período. Entre janeiro e junho deste ano, o estado registrou alta de seis virgula seis por cento no faturamento com exportações, totalizando mais de quatro bilhões de reais de receita. O setor tem mais de 100 destinos ao redor do mundo. No primeiro semestre de 2025, Santa Catarina exportou cerca de um milhão e 300 mil toneladas de madeira e produtos derivados de madeira e cortiça. Além da madeira, o estado faturou 141 milhões de dólares com a exportação de móveis.
O mercado de trabalho de Santa Catarina ganhou mais de 360 mil trabalhadores entre 2020 e 2025, conforme dados da PNAD Trimestral do IBGE. O acréscimo fez saltar o número de trabalhadores ativos na força de trabalho, passando de três milhões 890 mil para quatro milhões 250 mil, alta de nove vírgula dois por cento. Mesmo com a inclusão de milhares de trabalhadores no mercado de trabalho catarinense, a taxa de desemprego caiu nesses cinco anos, de cinco virgula sete para três por cento. Já o número de desocupados caiu de 223 mil para 128 mil. O número de trabalhadores atuando na indústria, por exemplo, saltou de 852 mil, em 2020, para 950 mil em 2025.
Tomou posse, na última semana, a nova secretaria de saúde de Descanso. FERNANDA SIQUEIRA assumiu a pasta no lugar de ALESSANDRA TOMELERO que permanece no setor, mas em outra função. FERNANDA atuava como coordenadora da pasta. A nova secretaria disse que, entre os principais projetos, está a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde que já teve as obras iniciadas. Conforme ela, o novo espaço vai permitir uma reestruturação completa da atual unidade central, onde será implantado um Centro de Especialidades Médicas. Segundo a secretária, a atual estrutura não comporta adequadamente o atendimento de especialidades, com profissionais dividindo salas e espaço reduzido. A nova organização permitirá ampliar a equipe, especialmente nas áreas de fisioterapia, pediatria e ginecologia, melhorando a qualidade e o alcance dos serviços prestados.
Cerca de 400 animais foram comercializados no leilão de gado geral realizado no último sábado no parque de exposições Rineu Gransotto. O evento foi promovido pela Associação de Criadores de bovinos da região. De acordo com o presidente da entidade, CLÓVIS BOFF, os valores ficaram nos mesmos patamares do último remate e oscilaram entre 11 reais e 50 centavos e 12 reais e 50 centavos o quilo. A maioria dos animais vendidos no sábado são terneiras e bezerros para recria e engorda. No sábado, a entidade promoveu um leilão de reprodutores com a venda de cerca de 40 touros Puro de Origem de alta genética.
A Administração Municipal de Guaraciaba iniciou, segunda-feira, a entrega das cartas de crédito para os produtores rurais beneficiados com o Programa Mais Leite. A informação é do Prefeito DOMINGOS MARCON. De acordo com ele, as cartas podem ser retiradas junto à Secretaria de Agricultura. O Programa Mais Leite, em 2025 beneficiará cerca de 500 produtores do município. As cartas de crédito deverão ser utilizadas para pagamento de aquisição de bens, produtos e serviços do ramo de produção de leite, como por exemplo, produtos agropecuários, prestadores de serviços de horas máquinas relacionadas a atividade, prestadores de serviços de equipamentos agrícolas e combustíveis. Os valores podem ser gastos no comércio até o dia 31 de agosto.
A Faciband de Bandeirante vai ser lançada oficialmente nesta semana. O evento está confirmado para as sete horas da noite de sexta-feira, dia 25, na sede Campeira do Grupo de Cavalarianos. No ato de lançamento serão divulgados os detalhes da feira, com destaque para a programação e as atrações musicais. A Faciband vai acontecer entre os dias 19 e 21 de setembro. A feira terá 157 estandes para expositores de diversos setores. Cerca de 80 por cento, ou seja, 130 já foram comercializados e mais da metade dos espaços será ocupada por empresas do município de Bandeirante. O evento de lançamento oficial da feira, na próxima sexta-feira, será transmitido ao vivo pela rádio Peperi.
O uso de agrotóxicos proibidos na região tem uma série de consequências negativas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. O alerta é comandante da Polícia Militar Ambiental, ALCENIR MINUSCOLI. Ele disse que o Paraquat é um produto que foi vetado pela Anvisa porque pode provocar a intoxicação dos agricultores e estar relacionado ao desenvolvimento de doenças e efeitos crônicos. Além disso, o produto provoca a poluição ambiental, especialmente a contaminação de aguas. Nos últimos dias, a Policia Militar Ambiental fez apreensões desse tipo de agrotóxicos em cidades do extremo-oeste. Ele comentou que a PMA faz a fiscalização e desenvolve ações educativas para evitar esse tipo de problema.
Além da Polícia Militar Ambiental, a Cidasc também faz um trabalho de fiscalização para evitar o uso de agrotóxicos proibidos no extremo-oeste, especialmente o Paraquat. O comentário é do engenheiro agrônomo da Cidasc, FLAVIO TEWES. Ele citou que o uso do produto é uma infração grave que pode gerar multas acima de 10 mil reais para os produtores. Além disso, a área tratada com esse produto é destruída e o fato é encaminhado para o Ministério Público que pode abrir um processo criminal contra os infratores. A Cidasc fiscaliza as propriedades e também os estabelecimentos comerciais que podem vender esse tipo de inseticida proibido.
A gerência regional da Epagri finalizou, na sexta-feira passada, uma série de reuniões nos 18 municípios da regional para discutir Plano Plurianual da empresa. A informação é do gerente da Epagri no extremo-oeste, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, os encontros serviram para definir, junto com os agricultores, as ações que serão realizadas nos próximos quatro anos. SIMON explicou que os município tem autonomia para definir as prioridades, mas haverá uma sintonia entre os planos de cada escritório local e o PPA da Epagri Regional e da empresa em todo o estado. Entre as prioridades da região estão ações nas áreas de proteção da água, conservação do solo, reflorestamento e bovinocultura de leite.
O governo do estado contratou 180 servidores para a Epagri nos sete primeiros meses do ano. De acordo com o gerente regional da empresa, SIDINEI SIMON, entre 25 e 30 profissionais recém-contratados vão atuar nos municípios do extremo-oeste. Ele explicou que o ingressos de novos servidores vai amenizar a falta de profissionais ampliada pela saída em razão do plano de demissão voluntária instituída pela Epagri. Além disso, a empresa também cedeu técnicos para as escolas técnicas, como é o caso do Cedup da Linha Cruzinhas. Desde o começo do ano, a Epagri assumiu a gestão compartilhada das unidades de ensino.
Os agricultores têm até o final do ano para fazer o Cadastro Ambiental Rural. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, 40 mil imóveis ainda não estão cadastradas no CAR. Ao todo, Santa Catarina tem cerca de 600 mil imóveis rurais. SIMON explicou que a falta do cadastro podem gerar uma série de dificuldades para os produtores, como por exemplo, o acesso ao crédito rural. Sem o CAR, o produtor não poderá acessar recursos do Plano Safra. Outra consequência é invalidação das áreas consolidadas para o plantio mesmo em distancias menores que as prevista em lei nos leitos de água. O mesmo vale para reserva legal.
A Epagri faz parte de uma força tarefa montada no estado para identificação das propriedades que ainda não tem o cadastro ambiental rural. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON, o objetivo é localizar os agricultores que ainda estão sem o CAR e auxiliá-los a regularizar a situação. Esse trabalho, inclusive, já está ocorrendo na região.
O vereador RAVIER CENTENARO do PSD apresentou um requerimento de informação solicitando esclarecimentos à Administração Municipal sobre o andamento do processo de revisão e atualização do Plano Diretor de São Miguel do Oeste. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário municipal de Planejamento. Na justificativa, o parlamentar destaca a importância estratégica do Plano Diretor como “instrumento básico da política de desenvolvimento urbano”, conforme estabelece o Estatuto da Cidade. O vereador afirma que os esclarecimentos são necessários tanto para o acompanhamento institucional por parte do Legislativo, quanto para dar transparência à população quanto ao desenvolvimento dessa política pública essencial. Ele cobrou mais agilidade no processo.
Um acidente envolveu cinco veículos e deixou uma pessoa ferida na SC-305 na manhã deste domino. A colisão envolveu um Citroën C3, um Palio, um Siena, um Gol e um T-Cross por volta das 10 horas em Campo Erê. A equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada e atendeu sete pessoas no local. Apenas um dos envolvidos, um homem de 74 anos, precisou ser encaminhado ao Hospital Santo Antônio. Ele apresentava quadro de hipertensão e queixava-se de dores no ombro esquerdo. As causas do acidente não foram confirmadas oficialmente.
Uma mulher ficou ferida na tarde deste domingo em um capotamento de veículo na SC-492, no trecho entre Bandeirante a São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das duas horas da tarde. A motorista de um Prisma perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. Ela foi socorrida no local e encaminhada ao hospital com lesões leves. A Polícia Militar foi acionada e controlou o trânsito até a chegada da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, responsável pelos procedimentos e apuração das causas no local do acidente.
Um homem ficou levemente ferido ao colidir uma caminhonete contra um poste da rede elétrica na manhã deste domingo na Avenida Willy Barth, centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das sete e 15. O condutor de uma Ranger perdeu o controle da direção e bateu no poste. Ele sofreu um ferimento na cabeça e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. O homem foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento em Saúde 24 horas.
A Polícia Militar prendeu, neste domingo, um homem suspeito de tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Por volta das nove horas da noite, uma guarnição da PM realizava rondas pela rua Eduardo João Agostini, Bairro Agostini, quando abordou um homem de 25 anos. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram no bolso da calça, duas porções da droga skunk embalada em plástico transparente. A droga pesava 63 gramas. Ele foi preso pelo crime de tráfico de drogas e foi encaminhado para a delegacia de polícia.
Uma boate localizada às margens da BR-282, na Linha Nossa Senhora Aparecida, em São Miguel do Oeste, foi atacada na noite deste sábado. Segundo a Polícia Militar, homens armados dispararam cerca de 10 tiros contra a fachada e porta. Em seguida, atearam fogo no interior do estabelecimento. As chamas teriam começado em um sofá e se espalharam para outras áreas da boate. Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido. De acordo com o proprietário, os suspeitos chegaram, atiraram contra a porta e depois incendiaram parte do imóvel. Após o ataque, eles fugiram e ainda não foram identificados. A Polícia Civil investiga o caso.
Na noite deste sábado, um grave acidente matou quatro pessoas de uma mesma família, entre eles um estudante universitário de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu em São Pedro do Butiá no Rio Grande do Sul e envolveu um Corolla e uma caminhonete S10. As vítimas estavam no Corolla e morreram no local. Morreram no local o casal e os dois filhos: VALMIR PATZOLD, o pai, atuava como ecônomo no CTG Estância de São Pedro; JANETE SCHER, a mãe, confeiteira; DOUGLAS SCHER PATZOLD, 20 anos, era aluno de Farmácia na Unoesc São Miguel do Oeste e VINÍCIUS PATZOLD, estudante do ensino fundamental. A Unoesc emitiu uma nota oficial lamentando as mortes na família PATZOLD.
O Policial Militar, FERNANDO WEIGEL, 34 anos, o filho de seis anos e a irmão do policial, de 35 anos, foram sepultados na tarde sábado em Santa Helena. O velório e sepultamentos foram marcados por homenagens e muita comoção. Os três perderam a vida em um grave acidente de trânsito na BR-282, na manhã de sexta-feira. O carro onde estavam, um Onix com placas de Brusque, colidiu de frente com um caminhão Mercedes-Benz. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. FERNANDO era lotado no Batalhão da PM de Brusque e recebeu honrarias militares no sepultamento. Uma salva de tiros foi realizada por colegas de farda, e a bandeira do Estado de Santa Catarina foi dobrada e entregue solenemente à mãe do policial.