ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 21/07/2020

GLOBO EM FOCO – 21/07/20

-GOVERNO APRESENTA HOJE PRIMEIRA PARTE DA REFORMA TRIBUTÁRIA

-ESTADO PRETENDE PAGAR TODAS A EMENDAS IMPOSITIVAS ATÉ O FINAL DO ANO

-CORPO DE BOMBEIROS COMEMORA 21 ANOS EM ITAPIRANGA

-PREFEITO DE TUNÁPOLIS SE RECUPERA APÓS CONFIRMAÇÃO DE COVID-19

-MUNICÍPIOS REALIZAM CONTRATAÇÃO EMERGENGIAL NA SAÚDE

-ACCS QUESTIONA AÇÕES CONTRA FRIGORÍFICOS

-ACIDENTE DEIXA DOIS FERIDOS NA SC 163 EM ITAPIRANGA

-JOVEM MORRE AO COLIDIR CARRO CONTRA CARRETA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, reiterou nesta segunda-feira que o Brasil vive uma "situação terrível" pela Covid-19 e voltou a culpar os chineses pela pandemia. Ele afirmou que é um problema global, ainda que causado pela China./A menção ao Brasil veio durante críticas de TRUMP à cobertura da imprensa americana sobre a pandemia. O presidente norte-americano disse que no fim de semana, segundo a Organização Mundial da Saúde, o mundo atingiu recorde de casos de coronavírus, mas só se fala dos Estados Unidos. Ele citou que problema é mundial e disse que o Brasil está em situação terrível.


Após quatro dias de reuniões, os 27 líderes da União Europeia chegaram a um acordo na madrugada desta terça-feira com um inédito fundo de 750 bilhões de euros para superar os estragos na economia do bloco - que pode registrar queda de sete vírgula sete por cento em média este ano provocados pela pandemia do novo coronavírus. O pacto ajudará os europeus, especialmente Itália e Espanha, a enfrentar a profunda recessão estimada para 2020 devido à pandemia da Covid-19. Devido à pandemia, a economia mundial deverá sofrer uma contração de quatro vírgula nove por cento em 2020.


Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira que, de acordo com resultados preliminares, a vacina da universidade para a Covid-19 é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários. Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países. As fases 1 e 2 dos testes, que foram conduzidas simultaneamente no Reino Unido, tiveram mil e 77 voluntários. Os ensaios mostraram que a vacina foi capaz de induzir a resposta imune tanto por anticorpos como por células T até 56 dias depois da administração da dose.



A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que suspende, por 180 dias, o pagamento das prestações de financiamento imobiliário de beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida. O texto segue para o Senado e, para entrar em validade, ainda precisará ser sancionado pela Presidência da República. O objetivo da suspensão é dar um socorro financeiro aos beneficiários diante da pandemia do novo coronavírus. Pela proposta, os beneficiários de faixa 1 – famílias com renda mensal de até mil e 800 reais – terão a cobrança suspensa por 180 dias. O prazo só vale a contar quando a lei for publicada no "Diário Oficial da União". Além disso, os contratos de financiamento serão estendidos pelo mesmo período, para alocar as parcelas pausadas e evitar o acúmulo.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que estende o auxílio emergencial de cinco parcelas de 600 reais a agricultores familiares que ainda não tenham recebido o benefício. O texto segue, agora, para o Senado. O benefício é uma tentativa de diminuir os impactos socioeconômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. O projeto cria o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural para apoiar a atividade produtiva de agricultores familiares durante o estado de calamidade pública. A proposta autoriza a União a transferir ao beneficiário do fomento dois mil e 500 reais, em parcela única, por unidade familiar. Para a mulher agricultora familiar, a transferência será de três mil. Outro ponto é uma linha de crédito de 10 mil reais, para pagar em 10 anos com cinco de carência e juro de um por cento ao ano.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, entrega nesta terça-feira ao Congresso a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo, conforme havia antecipado na semana passada. O projeto é a primeira "etapa" das mudanças a serem indicadas pelo governo para o sistema tributário brasileiro, considerado complexo demais por investidores internacionais. Nessa fase, a intenção é unificar os dois tributos federais sobre o consumo, PIS e Cofins, criando um Imposto de Valor Agregado federal. A alíquota do IVA federal deve ficar entre 11 e 12 por cento. Essa unificação não requer mudanças na Constituição Federal e, por isso, tem uma tramitação mais fácil no Congresso.


A semana começou com novas restrições contra o avanço do coronavírus em pelo menos 111 dos 295 municípios catarinenses. Os ônibus municipais e intermunicipais pararam de circular nesta segunda-feira nas cidades que estão em sete regiões com situação gravíssima por causa da Covid-19. A suspensão foi determinada pelo governo estadual até dois de agosto. Nas mesmas 111 cidades sem transporte público, desde sábado também estão proibidas a permanência e a aglomeração de pessoas em locais públicos, como parques, praças e praias. A exceção é para atividade física individual, mas na Grande Florianópolis a prática não é permitida nos fins de semana por decreto municipais.


O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI e o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, participaram nesta segunda-feira da Comissão Especial de Acompanhamento dos Gastos Públicos durante a pandemia do novo coronavírus. O encontro, realizado na Assembleia Legislativa teve como objetivo a demonstração das receitas e despesas registradas pelo Governo do Estado desde o mês de março. O Governo empenhou, até a última sexta-feira 278 milhões e 700 mil reais de despesas identificadas pelos órgãos e entidades estaduais pertencentes ao Orçamento Estadual, como sendo relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Destas, 162 milhões foram liquidadas e 129 milhões pagas.


Em reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Tributação na Assembleia Legislativa, realizada nesta segunda-feira, foi redefinido o calendário para o pagamento das emendas impositivas parlamentares. As emendas parlamentares de 2019 somam 243 milhões de reais. Destas, 176 milhões já foram quitadas, 48 milhões estão em pagamento e 19 milhões permanecem sob análise, por impedimento técnico. Já as emendas de 2020 totalizam 248 milhões, sendo que 171 milhões serão repassados aos municípios. Serão pagos, até o dia 14 de agosto, 48 milhões e 500 mil para a Saúde. Já para a Educação, os repasses na ordem de 47 milhões serão quitados até novembro. O governo se comprometeu em pagar todas as emendas impositivas até o final deste ano.

Corpo de Bombeiros comemora 21 anos de atividades em Itapiranga. Um aniversário diferente em razão das restrições impostas pela pandemia, sem a tradicional galinhada e também sem as programações alusivas ao dia do bombeiro e semana de prevenção à incêndios. Conforme o comandante, sargento ANDRÉ RAUBER, a história do quartel mostra que são vários motivos para comemorar, com ampliação e renovação da frota de viaturas, melhoria das instalações físicas, o aprimoramento de equipamentos nas diversas frentes de atuação da corporação. RAUBER destaca ainda as pessoas que integram e integraram o efetivo construindo esta história a cada serviço prestado e a cada ocorrência atendida.

A Rede Peperi de Comunicação teve onze funcionários afastados das atividades em razão da pandemia do coronavírus. Cinco dos profissionais são do grupo de risco e permanecem em casa por uma questão preventiva. Os outros seis apresentaram sintomas respiratórios, quatro deles testaram positivo para Covid e um deles sendo hospitalizado. Todos ficaram em isolamento domiciliar e se recuperaram da doença. Eles já receberam alta médica e retornaram as atividades. Todas as medidas necessárias estabelecidas pela Vigilância Sanitária, como por exemplo, o uso de álcool em gel, o uso de máscaras e o distanciamento entre os colaboradores são seguidas rigorosamente. O prédio da empresa em São Miguel do Oeste também passou por mais de uma sanitização. A Peperi mantem o trabalho de bem informar a população sem descuidar dos protocolos de segurança contra o coronavírus. Alguns programas tiveram seus formatos modificados para manter o isolamento, mas agora com o retorno da equipe tudo volta ao normal, mantendo os cuidados sanitários.

Hospital Regional registra terceira morte por Covid-19 na unidade. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou nesta segunda-feira, o terceiro óbito na Unidade Hospitalar por Covid-19. Paciente de 58 anos é residente de Quilombo. A assessoria de imprensa informou também que a ocupação de hoje é de dois pacientes confirmados e dois suspeitos na UTI. Na Enfermaria são oito positivos.

Salto no número de casos de Covid-19 deixa Itapiranga em alerta. No boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, o município registrou 28 novos pacientes com exame positivo para o novo Coronavírus. Já são 191 casos confirmados da doença em uma escalada que preocupa a equipe de saúde do município. O dado que causa alento é de 121 pessoas recuperadas. No boletim de ontem, 13 pacientes foram liberados do isolamento. O caso mais grave era de uma pessoa internada na UTI do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. No domingo o paciente passou para a enfermaria.

Governo abre licitação para restauração das SCs 305 e 283. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado na sexta-feira. A elaboração do projeto da SC 305, trecho São Lourenço do Oeste e Campo Erê, prevê a restauração e o aumento de capacidade do trecho, que possui uma extensão de 28 quilômetros. Já na SC 283, dois trechos serão restaurados, de Mondaí até a BR 158 e da BR 158 até Palmitos, totalizando 31 quilômetros de extensão. De acordo com o secretário da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, as empresas interessadas deverão entregar na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade em Florianópolis os envelopes contendo a documentação e a proposta de preço até dia 20 para a obra na SC 283 e até dia 21 de agosto para a SC 305. O orçamento previsto para a contratação dos serviços na 305 é de mais de 951 mil 594 reais e para a obra na SC 283 o orçamento previsto é de 879 mil 205 reais.

Com os concursos suspensos, municípios podem somente fazer as contratações temporárias. Conforme a coordenadora do departamento de concursos da Ameosc, UDINARA ZANCHETIN, no início da pandemia em março havia dois editas de processos seletivos em andamento, em Mondaí e Dionísio Cerqueira. Os editais, que estavam na fase de inscrição e teriam a prova em abril, tiveram que ser suspensos por prazo indeterminado. UDINARA comenta que quando os processos seletivos puderem ser retomados, o que ainda não tem data, será aberto novo prazo de inscrição. A coordenadora ressalta que neste período do ano normalmente ocorrem os processos seletivos para contração dos professores ACTs, para o ano letivo de 2021. UDINARA diz que não sendo possível realizar estes processos no momento, o setor se organiza para atender os municípios quando isso for possível. Ela lembra que em função da pandemia a lei de maio de 2020 proíbe a realização de concursos até dezembro de 2021, sendo possíveis somente as contratações temporárias.

Prefeito de Tunápolis se recupera após confirmação de Covid-19. Conforme o prefeito, RENATO PAULATA, os primeiros sintomas característicos do coronavírus se manifestaram de terça para quarta-feira da semana passada, e a coleta para o exame ocorreu na quinta-feira dia 16. O resultado positivo para Covid-19 foi confirmado no sábado. O prefeito está fazendo o tratamento indicado pelo médico, ainda com poucos sintomas do vírus e tendo boa recuperação. No momento somente PAULATA apresentou sintomas, mas toda a família está cumprindo o isolamento de 14 dias, que se estende até dia 27. O prefeito está realizando os trabalhos possíveis à distância, e pede que a população continue adotando as medidas de prevenção, pois os casos de Covid vêm aumentando muito em toda a região. Até esta segunda-feira Tunápolis estava com 67 pacientes confirmados, e novo boletim será divulgado nesta terça-feira.

Municípios realizam contratação emergencial e temporária de profissionais da saúde. De acordo com o secretário de Saúde de Tunápolis, CARLOS BAUMGRATZ, em função do afastamento de uma técnica de enfermagem e uma enfermeira, duas profissionais que são gestantes, o município lançou teste seletivo simplificado para contratação temporária de duas servidoras. O secretário explica que devido ao aumento da demanda de atendimento gerada pela pandemia o setor não pode ficar sem estas duas profissionais, e em função disso, a contratação será temporária até o retorno das servidoras efetivas. Para as duas funções a carga horária é de 40 horas semanais. O profissional de enfermagem terá salário de cinco mil 554 reais, e para técnico de enfermagem a remuneração é de mil 836 reais. BAUMGRATZ ressalta que o edital do teste seletivo está disponível no site da prefeitura.

As inscrições do edital para contratação de profissionais da Saúde em Tunápolis abriram nesta segunda-feira e devem ser feitas até dia 30 de julho. A prova será realizada no dia três de agosto, a partir das nove horas no Centro de Educação Helga Follmann. Segundo o secretário de Saúde de Tunápolis, em outro momento já houve a necessidade do afastamento de profissionais, devido a sintomas apresentados, por terem tido contato com pacientes que tiveram confirmação para Covid ou por fazerem parte do grupo de risco. Tunápolis está com 67 casos de Covid confirmados. Em São João do Oeste o município lançou a chamada pública nesta segunda-feira, também para contratação de enfermeiro e de técnico de enfermagem. O secretário de Saúde, VITUS RITTER, explica que o trabalho burocrático aumentou muito em função da necessidade do controle dos exames e do monitoramento dos pacientes com o vírus a cada 48 horas.

A contratação de mais dois profissionais para a secretária da Saúde de São João do Oeste também se justifica devido ao afastamento de outros servidores do setor. VITUS RITTER destaca que em função da urgência na contratação, foi dispensado o período maior de inscrições, e todos os interessados habilitados para as duas vagas devem se inscrever hoje, dia 21, ou nesta quarta-feira de forma presencial no setor de recursos humanos ou de forma online pelo email disponibilizado no edital, que pode ser conferido no site da prefeitura. Da mesma forma, a carga horária para as duas vagas é de 40 horas semanais. A contratação será pelo período máximo de seis meses. Para enfermeiro o salário é de cinco mil 240 reais, e de dois mil e quatro reais para técnico em enfermagem. Não haverá prova objetiva, e a seleção será por meio de prova de títulos. O resultado será divulgado já nesta quinta-feira.

Psicóloga destaca a importância da amizade. O Dia do Amigo é oficialmente comemorado em 20 de julho. O principal objetivo é celebrar a amizade, um sentimento de fraternidade. KELLY VALDUGA diz que a amizade precisa ser reciproca. A psicóloga do CRAS de Tunápolis, observa que na atual situação com a pandemia ocorreu um afastamento físico das pessoas. Salienta que somos seres sociais e precisamos de vínculos com amigos e familiares em nossas relações. Conforme KELLY VALDURA, no atendimento realizado pelo CRAS é sugerido manter o contato por telefone e redes sociais aproveitando a internet como aliado neste sentido. A psicóloga também alerta para ter cuidado com algumas amizades que podem ser prejudiciais pois acabam exigindo muito da gente. O ideal é ter reciprocidade com convívio saudável e compartilhamento mútuo de diferentes situações da rotina.

A psicóloga também afirma que a amizade pode ser compreendida como rede de proteção. Com os amigos é possível dividir coisas positivas e também angustias . Para KELLY VALDUGA, a amizade faz parte de toda a vida. Quando criança tem importante papel desenvolvimento e socialização. As crianças interagem desde o período da creche. Já na adolescência criam vínculos e desenvolvem a identidade pessoal com base no grupo de convívio. Na idade adulta os amigos são extremamente importantes e muitas vezes servem de referências. A psicóloga cita que no período de isolamento social é preciso se reinventar e se aproximar dos amigos de maneira diferente preservando a saúde mental.

ACCS questiona ações contra frigoríficos em período de pandemia. Para o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI, os frigoríficos estão cumprindo com sua parte na prevenção a Covid-19. Ele demonstra preocupação com os reais motivos para o fechamento de unidades. Questiona ações do Ministério Público do Trabalho sem o devido conhecimento das medidas já adotadas. DE LORENZI diz que a Associação Brasileira de Proteína Animal antecipou a prevenção com cartilhas sobre rotina nos frigoríficos. Cita o rigor no controle de entrada e saída dos funcionários e até adequações nos locais de trabalho. Segundo o presidente da ACCS, as agroindústrias não podem ser penalizadas, pois estão adotando todas as medidas estabelecidas em protocolos de prevenção. Ele reconhece que a cada dia dá pra fazer mais e melhor na qualidade de produção de carne.

De acordo com o presidente da ACCS a suinocultura passa por momento de incerteza. LOSIVANIO DE LORENZI lembra que 2019 foi um ano altamente positivo e 2020 era projetado com sucesso ainda maior. O problema surgiu com a pandemia e a dependência do mercado chinês. Das 223 mil toneladas de carne suína exportadas de janeiro a junho, 60 por cento teve a China como destino. Lembra que a Coréia do Sul abriu espaço para importação no ano passado e a Índia surge como grande potencial, porém os entraves para iniciar o envio de carne exige um longo processo. DE LORENZI reforça que o aumento descontrolado da produção pode causar a falência de propriedades. Ele defende que os produtores precisam avaliar bem o crescimento com garantia de comercialização no mercado interno ou para exportações.

Sucesso nas exportações atrai novos investidores na suinocultura. Em épocas boas o produtor aumenta o plantel e até mesmo profissionais de outros setores de fora do agronegócio investem na suinocultura. Segundo o presidente da ACCS, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI, a projeção era de que teríamos pelo menos três anos positivos, mas na realidade apenas em 2019 o resultado foi bom. Os embargos impostos pela China e o endurecimento nas regras sanitárias às empresas exportadoras preocupam os suinocultores de Santa Catarina, pois certa de 60 por cento do envio de carne suína catarinense é destinado ao país asiático. DE LORENZI, alerta para o crescimento desordenado da suinocultura no país com o objetivo de atender a demanda internacional. Ele considera que é preciso manter a produção estável com foco na redução dos custos.

Acidente deixa dois feridos na SC 163 em Itapiranga. Foi por volta das 19 horas e 30 minutos desta segunda-feira, na SC 163, em Santa Fé Alta, interior do município. O acidente envolveu uma motocicleta Honda CG 150, de Itapiranga conduzida por um homem de 28 anos de idade e com caroneira de 27 anos. O condutor sofreu escoriações pelo corpo e suspeita de fratura fechada na perna direita. Já a caroneira apresentava um corte no queixo e relatava dores no joelho direito. As vítimas foram conduzidas ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.

Caminhonetas de Iporã do Oeste se envolvem em colisão na SC 163. O acidente ocorreu às 15 horas da tarde de ontem, na SC 163 em Descanso. Foi uma colisão traseira envolvendo a caminhoneta Ford F350, emplacada em Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 41 anos, e a caminhoneta Chevrolet S10, também de Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 82 anos. Nesse acidente o condutor da S10, sofreu ferimentos leves.

PM registra mais de 50 ocorrências de desrespeito a restrições de isolamento durante o final de semana. Entre sábado e domingo foram 56 perturbações de sossego. E destas 20 configuraram como desrespeito às restrições impostas no estado de prevenção ao coronavírus. De acordo com o Comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente coronel, JAILSON FRANZEN, o calor e o sol estimularam as aglomerações de pessoas e consequentemente o grande número de ocorrências desta natureza. Para o comandante, a população não está acreditando na necessidade de manutenção do distanciamento social, e é justamente esse pensamento que está trazendo a maior dificuldade para os órgãos de fiscalização. O tenente coronel destaca que a população deve manter o bom senso para que novas flexibilizações possam acontecer e que os órgãos de segurança estão trabalhando para garantir a saúde de todos.

Homem perde sete mil reais em golpe. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar de SMOeste na madrugada do último sábado. O solicitante compareceu no décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar, relatou que foi vítima de estelionato e que efetuou diversas transferências bancarias. O homem informou que por volta das nove horas da manhã recebeu uma mensagem de Whatsapp de um número, passando-se por sua filha, e na conversa solicitava a quantia de dois mil e 500 reais para pagamento de produtos utilizados na empresa dela. Ele realizou a transferência e recebeu nova mensagem do mesmo número, na qual informava que o fornecedor teria que mandar mais produtos e uma nova quantia em dinheiro era necessário. O homem transferiu mais dois mil e 500 reais em outra conta.

Em seguida, as mensagens novamente foram enviadas e ele realizou mais duas transferências de mil reais cada. Ao realizar o último depósito, um funcionário suspeitou das várias idas a agência para realizar transferências, orientando-o que possivelmente estaria caindo em um golpe. O número que solicitava os depósitos usava a mesma foto do perfil do WhatsApp da filha da vítima. Foi confeccionado o boletim de ocorrência com os dados das contas bancárias. A Polícia Militar orienta que neste casos é necessário manter a calma e antes de fazer qualquer depósito, a pessoa tente contato pessoal ou por telefone com quem está solicitando o valor, para confirmar a veracidade do fato.

Motociclista e pedestre sofrem ferimentos graves em atropelamento na SC 386 em Mondaí. O acidente foi atendido pela Policia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste às 20 horas desta segunda-feira, na SC 386, logo após a comunidade de Lajú e próximo a cidade de Mondaí. Conforme a PMR, o acidente ocorreu quando um idoso de 78 anos, morador de Mondaí, desembarcou de um veículo, e ao atravessar a pista, foi atingido pela motocicleta Honda CG 150 de Mondaí. O motociclista, um homem de 43 anos, e o pedestre de 78 anos, tiveram ferimentos considerados graves. Os dois foram conduzidos ao hospital de Mondaí, pela ambulância do município, e na sequência encaminhados ao hospital regional de SMOeste.

Idoso com Alzheimer percorre mais de oito quilômetros até ser encontrado em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 19 horas desta segunda-feira realizar buscas a idoso nas proximidades do Parque de Exposições Rineu Gransotto. A ocorrência de pessoa desaparecida foi na SC-163, interior de São Miguel do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi repassado pela família o desaparecido de senhor idoso com Alzheimer, que havia saído de casa às 14 horas. Após buscas nas proximidades do Frigorífico da JBS, o idoso foi encontrado caminhando sobre a via de rolamento, consciente e orientado, com pequenas escoriações no braço direito. O idoso foi encontrado pela Guarnição aproximadamente quilômetros de sua casa que é em Descanso. Após procedimentos de APH, e por não haver necessidade de atendimento médico, o idoso foi deixado aos cuidados de familiares.

Vinho importado irregularmente é flagrado escondido sob carga de salgadinhos na BR 282. Policiais rodoviários federais apreenderam por volta das oito horas da manhã de hoje, na BR 282 em Iraceminha, 345 garrafas de vinho de origem Argentina importadas irregularmente. Durante fiscalização de rotina a um Fiat Fiorino placas de Balneário Camboriú, o motorista afirmou aos policiais que no compartimento de carga do furgão havia apenas salgadinhos industrializados. No entanto, por debaixo das caixas do alimento, os policiais descobriram 60 caixas de vinho importado sem qualquer comprovação fiscal aduaneira. O motorista, de 30 anos, vai responder pelo crime de descaminho. O veículo e a mercadoria foram levados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira. Conforme o Ministério da Fazenda, a cota máxima mensal de importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros por pessoa.

Jovem morre ao colidir carro contra carreta na SC 160. O acidente ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, entre Serra Alta e Saltinho, na SC 160. Se envolveram uma carreta placas de Nova Erechim e um Monza emplacado em Saltinho. A vítima fatal identificada como MATEUS PRESTES, 24 anos, era morador da Linha Marafon, interior de Saltinho. O condutor e uma passageira tiveram apenas escoriações. O Corpo de Bombeiros de Modelo atendeu as vítimas. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a ocorrência, e em função da colisão, a rodovia ficou interditada por um período.

GLOBO EM FOCO – 21/07/20

-GOVERNO APRESENTA HOJE PRIMEIRA PARTE DA REFORMA TRIBUTÁRIA

-ESTADO PRETENDE PAGAR TODAS A EMENDAS IMPOSITIVAS ATÉ O FINAL DO ANO

-CORPO DE BOMBEIROS COMEMORA 21 ANOS EM ITAPIRANGA

-PREFEITO DE TUNÁPOLIS SE RECUPERA APÓS CONFIRMAÇÃO DE COVID-19

-MUNICÍPIOS REALIZAM CONTRATAÇÃO EMERGENGIAL NA SAÚDE

-ACCS QUESTIONA AÇÕES CONTRA FRIGORÍFICOS

-ACIDENTE DEIXA DOIS FERIDOS NA SC 163 EM ITAPIRANGA

-JOVEM MORRE AO COLIDIR CARRO CONTRA CARRETA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, reiterou nesta segunda-feira que o Brasil vive uma "situação terrível" pela Covid-19 e voltou a culpar os chineses pela pandemia. Ele afirmou que é um problema global, ainda que causado pela China./A menção ao Brasil veio durante críticas de TRUMP à cobertura da imprensa americana sobre a pandemia. O presidente norte-americano disse que no fim de semana, segundo a Organização Mundial da Saúde, o mundo atingiu recorde de casos de coronavírus, mas só se fala dos Estados Unidos. Ele citou que problema é mundial e disse que o Brasil está em situação terrível.


Após quatro dias de reuniões, os 27 líderes da União Europeia chegaram a um acordo na madrugada desta terça-feira com um inédito fundo de 750 bilhões de euros para superar os estragos na economia do bloco - que pode registrar queda de sete vírgula sete por cento em média este ano provocados pela pandemia do novo coronavírus. O pacto ajudará os europeus, especialmente Itália e Espanha, a enfrentar a profunda recessão estimada para 2020 devido à pandemia da Covid-19. Devido à pandemia, a economia mundial deverá sofrer uma contração de quatro vírgula nove por cento em 2020.


Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira que, de acordo com resultados preliminares, a vacina da universidade para a Covid-19 é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários. Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países. As fases 1 e 2 dos testes, que foram conduzidas simultaneamente no Reino Unido, tiveram mil e 77 voluntários. Os ensaios mostraram que a vacina foi capaz de induzir a resposta imune tanto por anticorpos como por células T até 56 dias depois da administração da dose.



A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que suspende, por 180 dias, o pagamento das prestações de financiamento imobiliário de beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida. O texto segue para o Senado e, para entrar em validade, ainda precisará ser sancionado pela Presidência da República. O objetivo da suspensão é dar um socorro financeiro aos beneficiários diante da pandemia do novo coronavírus. Pela proposta, os beneficiários de faixa 1 – famílias com renda mensal de até mil e 800 reais – terão a cobrança suspensa por 180 dias. O prazo só vale a contar quando a lei for publicada no "Diário Oficial da União". Além disso, os contratos de financiamento serão estendidos pelo mesmo período, para alocar as parcelas pausadas e evitar o acúmulo.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que estende o auxílio emergencial de cinco parcelas de 600 reais a agricultores familiares que ainda não tenham recebido o benefício. O texto segue, agora, para o Senado. O benefício é uma tentativa de diminuir os impactos socioeconômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. O projeto cria o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural para apoiar a atividade produtiva de agricultores familiares durante o estado de calamidade pública. A proposta autoriza a União a transferir ao beneficiário do fomento dois mil e 500 reais, em parcela única, por unidade familiar. Para a mulher agricultora familiar, a transferência será de três mil. Outro ponto é uma linha de crédito de 10 mil reais, para pagar em 10 anos com cinco de carência e juro de um por cento ao ano.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, entrega nesta terça-feira ao Congresso a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo, conforme havia antecipado na semana passada. O projeto é a primeira "etapa" das mudanças a serem indicadas pelo governo para o sistema tributário brasileiro, considerado complexo demais por investidores internacionais. Nessa fase, a intenção é unificar os dois tributos federais sobre o consumo, PIS e Cofins, criando um Imposto de Valor Agregado federal. A alíquota do IVA federal deve ficar entre 11 e 12 por cento. Essa unificação não requer mudanças na Constituição Federal e, por isso, tem uma tramitação mais fácil no Congresso.


A semana começou com novas restrições contra o avanço do coronavírus em pelo menos 111 dos 295 municípios catarinenses. Os ônibus municipais e intermunicipais pararam de circular nesta segunda-feira nas cidades que estão em sete regiões com situação gravíssima por causa da Covid-19. A suspensão foi determinada pelo governo estadual até dois de agosto. Nas mesmas 111 cidades sem transporte público, desde sábado também estão proibidas a permanência e a aglomeração de pessoas em locais públicos, como parques, praças e praias. A exceção é para atividade física individual, mas na Grande Florianópolis a prática não é permitida nos fins de semana por decreto municipais.


O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI e o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, participaram nesta segunda-feira da Comissão Especial de Acompanhamento dos Gastos Públicos durante a pandemia do novo coronavírus. O encontro, realizado na Assembleia Legislativa teve como objetivo a demonstração das receitas e despesas registradas pelo Governo do Estado desde o mês de março. O Governo empenhou, até a última sexta-feira 278 milhões e 700 mil reais de despesas identificadas pelos órgãos e entidades estaduais pertencentes ao Orçamento Estadual, como sendo relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Destas, 162 milhões foram liquidadas e 129 milhões pagas.


Em reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Tributação na Assembleia Legislativa, realizada nesta segunda-feira, foi redefinido o calendário para o pagamento das emendas impositivas parlamentares. As emendas parlamentares de 2019 somam 243 milhões de reais. Destas, 176 milhões já foram quitadas, 48 milhões estão em pagamento e 19 milhões permanecem sob análise, por impedimento técnico. Já as emendas de 2020 totalizam 248 milhões, sendo que 171 milhões serão repassados aos municípios. Serão pagos, até o dia 14 de agosto, 48 milhões e 500 mil para a Saúde. Já para a Educação, os repasses na ordem de 47 milhões serão quitados até novembro. O governo se comprometeu em pagar todas as emendas impositivas até o final deste ano.

Corpo de Bombeiros comemora 21 anos de atividades em Itapiranga. Um aniversário diferente em razão das restrições impostas pela pandemia, sem a tradicional galinhada e também sem as programações alusivas ao dia do bombeiro e semana de prevenção à incêndios. Conforme o comandante, sargento ANDRÉ RAUBER, a história do quartel mostra que são vários motivos para comemorar, com ampliação e renovação da frota de viaturas, melhoria das instalações físicas, o aprimoramento de equipamentos nas diversas frentes de atuação da corporação. RAUBER destaca ainda as pessoas que integram e integraram o efetivo construindo esta história a cada serviço prestado e a cada ocorrência atendida.

A Rede Peperi de Comunicação teve onze funcionários afastados das atividades em razão da pandemia do coronavírus. Cinco dos profissionais são do grupo de risco e permanecem em casa por uma questão preventiva. Os outros seis apresentaram sintomas respiratórios, quatro deles testaram positivo para Covid e um deles sendo hospitalizado. Todos ficaram em isolamento domiciliar e se recuperaram da doença. Eles já receberam alta médica e retornaram as atividades. Todas as medidas necessárias estabelecidas pela Vigilância Sanitária, como por exemplo, o uso de álcool em gel, o uso de máscaras e o distanciamento entre os colaboradores são seguidas rigorosamente. O prédio da empresa em São Miguel do Oeste também passou por mais de uma sanitização. A Peperi mantem o trabalho de bem informar a população sem descuidar dos protocolos de segurança contra o coronavírus. Alguns programas tiveram seus formatos modificados para manter o isolamento, mas agora com o retorno da equipe tudo volta ao normal, mantendo os cuidados sanitários.

Hospital Regional registra terceira morte por Covid-19 na unidade. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou nesta segunda-feira, o terceiro óbito na Unidade Hospitalar por Covid-19. Paciente de 58 anos é residente de Quilombo. A assessoria de imprensa informou também que a ocupação de hoje é de dois pacientes confirmados e dois suspeitos na UTI. Na Enfermaria são oito positivos.

Salto no número de casos de Covid-19 deixa Itapiranga em alerta. No boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, o município registrou 28 novos pacientes com exame positivo para o novo Coronavírus. Já são 191 casos confirmados da doença em uma escalada que preocupa a equipe de saúde do município. O dado que causa alento é de 121 pessoas recuperadas. No boletim de ontem, 13 pacientes foram liberados do isolamento. O caso mais grave era de uma pessoa internada na UTI do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. No domingo o paciente passou para a enfermaria.

Governo abre licitação para restauração das SCs 305 e 283. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado na sexta-feira. A elaboração do projeto da SC 305, trecho São Lourenço do Oeste e Campo Erê, prevê a restauração e o aumento de capacidade do trecho, que possui uma extensão de 28 quilômetros. Já na SC 283, dois trechos serão restaurados, de Mondaí até a BR 158 e da BR 158 até Palmitos, totalizando 31 quilômetros de extensão. De acordo com o secretário da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, as empresas interessadas deverão entregar na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade em Florianópolis os envelopes contendo a documentação e a proposta de preço até dia 20 para a obra na SC 283 e até dia 21 de agosto para a SC 305. O orçamento previsto para a contratação dos serviços na 305 é de mais de 951 mil 594 reais e para a obra na SC 283 o orçamento previsto é de 879 mil 205 reais.

Com os concursos suspensos, municípios podem somente fazer as contratações temporárias. Conforme a coordenadora do departamento de concursos da Ameosc, UDINARA ZANCHETIN, no início da pandemia em março havia dois editas de processos seletivos em andamento, em Mondaí e Dionísio Cerqueira. Os editais, que estavam na fase de inscrição e teriam a prova em abril, tiveram que ser suspensos por prazo indeterminado. UDINARA comenta que quando os processos seletivos puderem ser retomados, o que ainda não tem data, será aberto novo prazo de inscrição. A coordenadora ressalta que neste período do ano normalmente ocorrem os processos seletivos para contração dos professores ACTs, para o ano letivo de 2021. UDINARA diz que não sendo possível realizar estes processos no momento, o setor se organiza para atender os municípios quando isso for possível. Ela lembra que em função da pandemia a lei de maio de 2020 proíbe a realização de concursos até dezembro de 2021, sendo possíveis somente as contratações temporárias.

Prefeito de Tunápolis se recupera após confirmação de Covid-19. Conforme o prefeito, RENATO PAULATA, os primeiros sintomas característicos do coronavírus se manifestaram de terça para quarta-feira da semana passada, e a coleta para o exame ocorreu na quinta-feira dia 16. O resultado positivo para Covid-19 foi confirmado no sábado. O prefeito está fazendo o tratamento indicado pelo médico, ainda com poucos sintomas do vírus e tendo boa recuperação. No momento somente PAULATA apresentou sintomas, mas toda a família está cumprindo o isolamento de 14 dias, que se estende até dia 27. O prefeito está realizando os trabalhos possíveis à distância, e pede que a população continue adotando as medidas de prevenção, pois os casos de Covid vêm aumentando muito em toda a região. Até esta segunda-feira Tunápolis estava com 67 pacientes confirmados, e novo boletim será divulgado nesta terça-feira.

Municípios realizam contratação emergencial e temporária de profissionais da saúde. De acordo com o secretário de Saúde de Tunápolis, CARLOS BAUMGRATZ, em função do afastamento de uma técnica de enfermagem e uma enfermeira, duas profissionais que são gestantes, o município lançou teste seletivo simplificado para contratação temporária de duas servidoras. O secretário explica que devido ao aumento da demanda de atendimento gerada pela pandemia o setor não pode ficar sem estas duas profissionais, e em função disso, a contratação será temporária até o retorno das servidoras efetivas. Para as duas funções a carga horária é de 40 horas semanais. O profissional de enfermagem terá salário de cinco mil 554 reais, e para técnico de enfermagem a remuneração é de mil 836 reais. BAUMGRATZ ressalta que o edital do teste seletivo está disponível no site da prefeitura.

As inscrições do edital para contratação de profissionais da Saúde em Tunápolis abriram nesta segunda-feira e devem ser feitas até dia 30 de julho. A prova será realizada no dia três de agosto, a partir das nove horas no Centro de Educação Helga Follmann. Segundo o secretário de Saúde de Tunápolis, em outro momento já houve a necessidade do afastamento de profissionais, devido a sintomas apresentados, por terem tido contato com pacientes que tiveram confirmação para Covid ou por fazerem parte do grupo de risco. Tunápolis está com 67 casos de Covid confirmados. Em São João do Oeste o município lançou a chamada pública nesta segunda-feira, também para contratação de enfermeiro e de técnico de enfermagem. O secretário de Saúde, VITUS RITTER, explica que o trabalho burocrático aumentou muito em função da necessidade do controle dos exames e do monitoramento dos pacientes com o vírus a cada 48 horas.

A contratação de mais dois profissionais para a secretária da Saúde de São João do Oeste também se justifica devido ao afastamento de outros servidores do setor. VITUS RITTER destaca que em função da urgência na contratação, foi dispensado o período maior de inscrições, e todos os interessados habilitados para as duas vagas devem se inscrever hoje, dia 21, ou nesta quarta-feira de forma presencial no setor de recursos humanos ou de forma online pelo email disponibilizado no edital, que pode ser conferido no site da prefeitura. Da mesma forma, a carga horária para as duas vagas é de 40 horas semanais. A contratação será pelo período máximo de seis meses. Para enfermeiro o salário é de cinco mil 240 reais, e de dois mil e quatro reais para técnico em enfermagem. Não haverá prova objetiva, e a seleção será por meio de prova de títulos. O resultado será divulgado já nesta quinta-feira.

Psicóloga destaca a importância da amizade. O Dia do Amigo é oficialmente comemorado em 20 de julho. O principal objetivo é celebrar a amizade, um sentimento de fraternidade. KELLY VALDUGA diz que a amizade precisa ser reciproca. A psicóloga do CRAS de Tunápolis, observa que na atual situação com a pandemia ocorreu um afastamento físico das pessoas. Salienta que somos seres sociais e precisamos de vínculos com amigos e familiares em nossas relações. Conforme KELLY VALDURA, no atendimento realizado pelo CRAS é sugerido manter o contato por telefone e redes sociais aproveitando a internet como aliado neste sentido. A psicóloga também alerta para ter cuidado com algumas amizades que podem ser prejudiciais pois acabam exigindo muito da gente. O ideal é ter reciprocidade com convívio saudável e compartilhamento mútuo de diferentes situações da rotina.

A psicóloga também afirma que a amizade pode ser compreendida como rede de proteção. Com os amigos é possível dividir coisas positivas e também angustias . Para KELLY VALDUGA, a amizade faz parte de toda a vida. Quando criança tem importante papel desenvolvimento e socialização. As crianças interagem desde o período da creche. Já na adolescência criam vínculos e desenvolvem a identidade pessoal com base no grupo de convívio. Na idade adulta os amigos são extremamente importantes e muitas vezes servem de referências. A psicóloga cita que no período de isolamento social é preciso se reinventar e se aproximar dos amigos de maneira diferente preservando a saúde mental.

ACCS questiona ações contra frigoríficos em período de pandemia. Para o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI, os frigoríficos estão cumprindo com sua parte na prevenção a Covid-19. Ele demonstra preocupação com os reais motivos para o fechamento de unidades. Questiona ações do Ministério Público do Trabalho sem o devido conhecimento das medidas já adotadas. DE LORENZI diz que a Associação Brasileira de Proteína Animal antecipou a prevenção com cartilhas sobre rotina nos frigoríficos. Cita o rigor no controle de entrada e saída dos funcionários e até adequações nos locais de trabalho. Segundo o presidente da ACCS, as agroindústrias não podem ser penalizadas, pois estão adotando todas as medidas estabelecidas em protocolos de prevenção. Ele reconhece que a cada dia dá pra fazer mais e melhor na qualidade de produção de carne.

De acordo com o presidente da ACCS a suinocultura passa por momento de incerteza. LOSIVANIO DE LORENZI lembra que 2019 foi um ano altamente positivo e 2020 era projetado com sucesso ainda maior. O problema surgiu com a pandemia e a dependência do mercado chinês. Das 223 mil toneladas de carne suína exportadas de janeiro a junho, 60 por cento teve a China como destino. Lembra que a Coréia do Sul abriu espaço para importação no ano passado e a Índia surge como grande potencial, porém os entraves para iniciar o envio de carne exige um longo processo. DE LORENZI reforça que o aumento descontrolado da produção pode causar a falência de propriedades. Ele defende que os produtores precisam avaliar bem o crescimento com garantia de comercialização no mercado interno ou para exportações.

Sucesso nas exportações atrai novos investidores na suinocultura. Em épocas boas o produtor aumenta o plantel e até mesmo profissionais de outros setores de fora do agronegócio investem na suinocultura. Segundo o presidente da ACCS, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI, a projeção era de que teríamos pelo menos três anos positivos, mas na realidade apenas em 2019 o resultado foi bom. Os embargos impostos pela China e o endurecimento nas regras sanitárias às empresas exportadoras preocupam os suinocultores de Santa Catarina, pois certa de 60 por cento do envio de carne suína catarinense é destinado ao país asiático. DE LORENZI, alerta para o crescimento desordenado da suinocultura no país com o objetivo de atender a demanda internacional. Ele considera que é preciso manter a produção estável com foco na redução dos custos.

Acidente deixa dois feridos na SC 163 em Itapiranga. Foi por volta das 19 horas e 30 minutos desta segunda-feira, na SC 163, em Santa Fé Alta, interior do município. O acidente envolveu uma motocicleta Honda CG 150, de Itapiranga conduzida por um homem de 28 anos de idade e com caroneira de 27 anos. O condutor sofreu escoriações pelo corpo e suspeita de fratura fechada na perna direita. Já a caroneira apresentava um corte no queixo e relatava dores no joelho direito. As vítimas foram conduzidas ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.

Caminhonetas de Iporã do Oeste se envolvem em colisão na SC 163. O acidente ocorreu às 15 horas da tarde de ontem, na SC 163 em Descanso. Foi uma colisão traseira envolvendo a caminhoneta Ford F350, emplacada em Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 41 anos, e a caminhoneta Chevrolet S10, também de Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 82 anos. Nesse acidente o condutor da S10, sofreu ferimentos leves.

PM registra mais de 50 ocorrências de desrespeito a restrições de isolamento durante o final de semana. Entre sábado e domingo foram 56 perturbações de sossego. E destas 20 configuraram como desrespeito às restrições impostas no estado de prevenção ao coronavírus. De acordo com o Comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente coronel, JAILSON FRANZEN, o calor e o sol estimularam as aglomerações de pessoas e consequentemente o grande número de ocorrências desta natureza. Para o comandante, a população não está acreditando na necessidade de manutenção do distanciamento social, e é justamente esse pensamento que está trazendo a maior dificuldade para os órgãos de fiscalização. O tenente coronel destaca que a população deve manter o bom senso para que novas flexibilizações possam acontecer e que os órgãos de segurança estão trabalhando para garantir a saúde de todos.

Homem perde sete mil reais em golpe. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar de SMOeste na madrugada do último sábado. O solicitante compareceu no décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar, relatou que foi vítima de estelionato e que efetuou diversas transferências bancarias. O homem informou que por volta das nove horas da manhã recebeu uma mensagem de Whatsapp de um número, passando-se por sua filha, e na conversa solicitava a quantia de dois mil e 500 reais para pagamento de produtos utilizados na empresa dela. Ele realizou a transferência e recebeu nova mensagem do mesmo número, na qual informava que o fornecedor teria que mandar mais produtos e uma nova quantia em dinheiro era necessário. O homem transferiu mais dois mil e 500 reais em outra conta.

Em seguida, as mensagens novamente foram enviadas e ele realizou mais duas transferências de mil reais cada. Ao realizar o último depósito, um funcionário suspeitou das várias idas a agência para realizar transferências, orientando-o que possivelmente estaria caindo em um golpe. O número que solicitava os depósitos usava a mesma foto do perfil do WhatsApp da filha da vítima. Foi confeccionado o boletim de ocorrência com os dados das contas bancárias. A Polícia Militar orienta que neste casos é necessário manter a calma e antes de fazer qualquer depósito, a pessoa tente contato pessoal ou por telefone com quem está solicitando o valor, para confirmar a veracidade do fato.

Motociclista e pedestre sofrem ferimentos graves em atropelamento na SC 386 em Mondaí. O acidente foi atendido pela Policia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste às 20 horas desta segunda-feira, na SC 386, logo após a comunidade de Lajú e próximo a cidade de Mondaí. Conforme a PMR, o acidente ocorreu quando um idoso de 78 anos, morador de Mondaí, desembarcou de um veículo, e ao atravessar a pista, foi atingido pela motocicleta Honda CG 150 de Mondaí. O motociclista, um homem de 43 anos, e o pedestre de 78 anos, tiveram ferimentos considerados graves. Os dois foram conduzidos ao hospital de Mondaí, pela ambulância do município, e na sequência encaminhados ao hospital regional de SMOeste.

Idoso com Alzheimer percorre mais de oito quilômetros até ser encontrado em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 19 horas desta segunda-feira realizar buscas a idoso nas proximidades do Parque de Exposições Rineu Gransotto. A ocorrência de pessoa desaparecida foi na SC-163, interior de São Miguel do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi repassado pela família o desaparecido de senhor idoso com Alzheimer, que havia saído de casa às 14 horas. Após buscas nas proximidades do Frigorífico da JBS, o idoso foi encontrado caminhando sobre a via de rolamento, consciente e orientado, com pequenas escoriações no braço direito. O idoso foi encontrado pela Guarnição aproximadamente quilômetros de sua casa que é em Descanso. Após procedimentos de APH, e por não haver necessidade de atendimento médico, o idoso foi deixado aos cuidados de familiares.

Vinho importado irregularmente é flagrado escondido sob carga de salgadinhos na BR 282. Policiais rodoviários federais apreenderam por volta das oito horas da manhã de hoje, na BR 282 em Iraceminha, 345 garrafas de vinho de origem Argentina importadas irregularmente. Durante fiscalização de rotina a um Fiat Fiorino placas de Balneário Camboriú, o motorista afirmou aos policiais que no compartimento de carga do furgão havia apenas salgadinhos industrializados. No entanto, por debaixo das caixas do alimento, os policiais descobriram 60 caixas de vinho importado sem qualquer comprovação fiscal aduaneira. O motorista, de 30 anos, vai responder pelo crime de descaminho. O veículo e a mercadoria foram levados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira. Conforme o Ministério da Fazenda, a cota máxima mensal de importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros por pessoa.

Jovem morre ao colidir carro contra carreta na SC 160. O acidente ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, entre Serra Alta e Saltinho, na SC 160. Se envolveram uma carreta placas de Nova Erechim e um Monza emplacado em Saltinho. A vítima fatal identificada como MATEUS PRESTES, 24 anos, era morador da Linha Marafon, interior de Saltinho. O condutor e uma passageira tiveram apenas escoriações. O Corpo de Bombeiros de Modelo atendeu as vítimas. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a ocorrência, e em função da colisão, a rodovia ficou interditada por um período.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.