-STF RETOMA HOJE JULGAMENTO PARA DESCRIMINALIZAÇÃO DO PORTE DE DROGAS
-GOVERNADOR DEFENDE APROVAÇÃO DA PROPOSTA ORIGINAL DO UNIVERSIDADE GRATUITA
-PROGRAMA CEDRO MAIS EMPREGOS JÁ PREENCHEU QUASE 80 VAGAS
-VEREADORES DE OPOSIÇÃO ACOMPANHAM PREFEITO EM VIAGEM À BRASÍLIA
-EXPECTATIVAS PARA AS CULTURAS DE INVERNO SÃO MUITO POSITIVAS
-VEREADORES DE SÃO JOSÉ DO CEDRO ESTÃO PREUCUPADOS COM MERCADO NACIONAL DO LEITE
-TRABALHOS SÃO INTENSIFICADOS NA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS
-ALUNOS PRATICAM SEUS CONHECIMENTOS EM IMPRESSORA 3D
-TRAFICANTE É PRESO COM QUASE DOIS QUILOS DE MACONHA
-COLISÃO ENTRE MOTOCICLETA DEIXA FERIDOS
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus.A previsão para as próximas horas é de tempo ........ A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 79 centavos. O euro está valendo cinco reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
A justiça dos Estados Unidos marcou para o dia 14 de agosto o julgamento de DONALD TRUMP sobre os documentos secretos, de acordo com uma ordem judicial desta terça-feira. Ele foi alvo de 37 acusações federais, sendo 31 referentes à violação da Lei de Espionagem pela retenção proposital de informações da defesa nacional. O advogado especial do Departamento de Justiça, JACK SMITH, prometeu um julgamento rápido. TRUMP disse estar sendo vítima de uma “caça às bruxas” e chamou o procurador JACK SMITH de “lunático”. O político é o principal candidato do Partido Republicano para ser candidato à Casa Branca em 2024.
Um novo ataque armado, o segundo até agora em junho, ocorreu na segunda-feira, nas ruas de Guayaquil, a cidade equatoriana mais atingida por crimes ligados ao narcotráfico, deixando pelo menos seis mortos e oito feridos. A informação é da polícia local. De acordo com a corporação, ao que tudo indica, o caso foi um “acerto de contas entre gangues, no qual morreram seis pessoas”, segundo a polícia. O Ministério Público informou que o ataque “também deixou oito feridos que foram levados para clínicas da região”. Ninguém foi preso. Há duas semanas, cinco pessoas morreram, incluindo um policial, e outras oito ficaram feridas quando três homens abriram fogo em uma casa em Guayaquil.
A polícia do Peru prendeu a ex-primeira ministra BETSSY CHÁVEZ após determinação da Suprema Corte do país. A prisão aconteceu nesta terça-feira no sul do Peru, após um recurso apresentado pelo Ministério Público que pedia 18 meses de prisão preventiva contra CHÁVEZ. A Corte considerou que o pedido era bem fundamentado e aceitou a solicitação. A ex-primeira-ministra deixou sua residência e foi levada para a carceragem do Poder Judiciário, onde foi submetida a exame de corpo de delito. As autoridades ainda não definiram se ela ficará no local ou se será transferida para a capital Lima.
-STF RETOMA HOJE JULGAMENTO PARA DESCRIMINALIZAÇÃO DO PORTE DE DROGAS
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai sabatinar e votar nesta quarta-feira a indicação do advogado CRISTIANO ZANIN para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A sabatina é uma das etapas obrigatórias para que o advogado assuma a vaga aberta com a aposentadoria de RICARDO LEWANDOWSKI, em abril. A reunião da comissão começou por volta das 10 horas. Após análise da CCJ, a indicação deverá ser votada ainda hoje pelo plenário principal do Senado. Se for aprovado, ZANIN estará apto a assumir a função. Ele foi designado para a vaga pelo presidente LULA. ZANIN atuou na defesa do petista durante os processos da Operação Lava Jato e na campanha ao Planalto em 2022.
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira a Medida Provisória que retoma o programa Mais Médicos. Pelo texto, ficou estabelecida a dispensa da revalidação de diploma para médicos estrangeiros nos primeiros quatro anos de programa. Os senadores também aprovaram benefícios para manter os profissionais da saúde no Mais Médicos. Dentre eles, estão adicional de 20 por cento do total da bolsa aos profissionais que permanecerem quatro anos em áreas de alta vulnerabilidade e um adicional de 10 por cento aos médicos alocados nas demais áreas que permanecerem no local por 48 meses. As mudanças já estavam em vigor por força de MP editada pelo Governo Federal, mas precisavam de aprovação no Congresso.
O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quarta-feira o julgamento de discute a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. A análise foi suspensa há mais de sete anos, sendo que três ministros já apresentaram parecer favorável para a medida. A pauta leva em conta o artigo 28 da chama Lei de Drogas, que considera crime adquirir, guardar e transportar entorpecentes para consumo pessoal. Em Santa Catarina, por exemplo, mil 197 casos foram registrados nos primeiros três meses de 2023, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. De forma prática, a primeira mudança a partir da descriminalização do porte de drogas é a suspensão dos processos em andamento sobre o crime. Pessoas que estão cumprindo pena ou respondendo judicialmente terão sentenças ou acusações extintas.
-GOVERNADOR DEFENDE APROVAÇÃO DA PROPOSTA ORIGINAL DO UNIVERSIDADE GRATUITA
O trabalho da Epagri transformou cada real investido pelo Governo de Santa Catarina em nove reais e 50 centavos em benefícios para a sociedade ao longo de 2022. Essa multiplicação de resultados é efeito do impacto econômico de 121 tecnologias produzidas e difundidas pela Empresa que, somadas, representaram um retorno global de 11 bilhões 380 milhões no último ano. O resultado está no Balanço Social da Empresa, que foi lançado em Florianópolis nesta terça-feira, 20, quando o presidente da Epagri, DIRCEU LEITE, apresentou a publicação. Os cálculos do Balanço Social da Epagri medem os impactos econômicos em termos de aumento de produtividade, redução de custos, expansão de novas áreas de cultivo e agregação de valor, além dos impactos sociais e ambientais de cada tecnologia.
O governador JORGINHO MELLO anunciou, nesta terça-feira, o investimento de mais de 220 milhões em obras que vão ampliar o fornecimento de energia elétrica para o setor produtivo. A ação do Governo de Santa Catarina envolve a Secretaria de Estado da Fazenda e a Celesc. Serão novas subestações, linhas de transmissão e redes de distribuição. Nesta primeira etapa, 11 indústrias enquadradas na proposta governamental terão a infraestrutura energética necessária para expandir seus negócios e aumentar a produtividade, gerando nove mil e 500 empregos diretos e indiretos em todo o Estado. Os cálculos mostram que haverá retorno de 160 milhões em ICMS para os cofres públicos a partir da efetivação destes investimentos públicos e privados.
O governador JORGINHO MELLO afirmou nesta terça-feira que o custeio do Universidade Gratuita em Santa Catarina não irá diminuir os investimentos no ensino básico, que, pela Constituição Federal, deve ser a prioridade de estados e municípios no financiamento da educação. A manifestação ocorreu em uma audiência pública online da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa catarinense. O governador também defendeu que o projeto avance na Alesc nos termos em que foi proposto, com foco nas universidades que pertencem ao sistema Acafe. Há um apelo das instituições particulares em Santa Catarina, que terão aumento no aporte estadual para bolsas, em também fazerem parte do programa. Antes da fala do governador, a presidente da Comissão de Educação na Alesc, LUCIANE CARMINATTI, expôs preocupação sobre os recursos que o estado pretende dedicar à educação básica e profissionalizante.
-ALUNOS PRATICAM SEUS CONHECIMENTOS EM IMPRESSORA 3D
-VEREADORES DE OPOSIÇÃO ACOMPANHAM PREFEITO EM VIAGEM À BRASÍLIA
Alunos da Casa Familiar Rural de São José do Cedro colocam em prática conhecimentos de programação em impressora 3D. A informação é da professora responsável pelo trabalho, THAYSA DE MELO MOREIRA. Conforme ela, o educandário conta com a disciplina de educação tecnológica que é trabalhada no segundo ano do ensino médio, integrado ao técnico em agropecuária. Durante os estudos, pode se notar as diversas tecnologias que existem, principalmente aquelas que podem ser acrescentadas ao curso e quais são as tecnologias que podem ser inseridas no meio de trabalho, como nas propriedades rurais e nas agroindústrias. Uma dessas tecnologias é a impressora 3D, que faz a impressão em diversos materiais, desde plástico, metal, até em cimento. THAYSA comenta que durante as aulas foram estudado os conceitos de programação, e como é feita a modelagem especificamente por filamento de camadas.
Conforme a professora THAYSA DE MELO MOREIRA, após concluir os estudos, os alunos foram visitar o laboratório Maker da escola Cedrense, do município de São José do Cedro. Nesta visita os projetos que foram desenvolvidos no aplicativo de modelagem, pode ser colocado em prática, foi imprimido uma raquete de mastite, que é usada para a verificação de problemas nos úberes das vacas leiteiras. A professora comenta que será possível dar continuidade a esta área de estudo, podendo abranger a automação robótica. Ela salienta o interesse dos alunos nestas atividades tecnológicas, pois é algo que eles podem colocar em prática em suas atividades e em suas rotinas de trabalho.
A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Guaraciaba será realizada no dia 22 de junho, às 13 horas e 30 minutos no Auditório de Multiplouso Professor Alfredo Ames. Conforme a Secretária de Assistência Social, Geovani Diesel Zanin, o tema deste ano é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O objetivo da conferência é avaliar a política de assistência social e a definição de propostas para o aprimoramento dos serviços, em âmbito municipal, estadual e federal. De acordo com a secretária, no município de Guaraciaba, são cerca de 950 famílias atendidas anualmente pela Assistência Social. Esse é o momento que a sociedade tem para fazer suas sugestões e contribuir para a melhoria dos serviços. Sendo assim, todos os munícipes estão convidados para participar deste importante momento.
O programa Cedro Mais Empregos, desenvolvido para preencher vagas de trabalho dentro do município de São José do Cedro, completa um ano neste mês. A informação é da Secretária de Planejamento, KELLY FIGUEIRÓ. Segundo ela, esse programa já acontecia desde 2021, onde a prefeitura já recebia os currículos físicos e fazia o intermédio através de ligações telefônicas. Contudo, para modernizar e facilitar o processo, no ano passado a prefeitura decidiu fazer uma parceria com a FIESC e realizar os cadastros de forma online. Sendo assim, neste um ano que se passou, a prefeitura pode ter o controle de dados e listas, além do mapeamento das vagas. Segundo KELLY, desde o lançamento do programa, já foram preenchidas cerca de 75 vagas, fortalecendo o mercado de trabalho e contribuindo para a redução do desemprego. Sendo que ao todo foram anunciadas 200 vagas pelas empresas, tendo apenas 28 ativas atualmente. Além disso, ao longo desse primeiro ano, aproximadamente 240 currículos foram recebidos pelo programa, sendo queapenas 88 ainda estão ativos.
Conforme a Secretária KELLY FIGUEIRÓ, atualmente as principais vagas disponíveis no programa são na indústria moveleira e na construção civil, pois é um nicho que se destaca no município. Contudo, ao longo desse um ano, houve muitas vagas para o comércio, como vagas de venda, de caixa, de agências de crédito e instituições bancárias. Sendo assim, as vagas foram muito diversificadas, abrangendo todos os públicos e escolaridades. A Secretária destacou a importância do Programa na promoção do desenvolvimento econômico local e na criação de oportunidades de trabalho para a população de São José do Cedro. Além disso, ela ressaltou que o programa continuará aprimorando suas atividades para oferecer cada vez mais benefícios tanto para as empresas quanto para quem busca sua vaga no mercado de trabalho. Por fim, os interessados em encontrar emprego podem acessar o site cedro mais empregos e buscar pela vaga pretendida. Além disso, para mais informações, é possível entrar em contato com a Prefeitura Municipal.
Sessão da Câmara de São José do Cedro realiza a leitura e aprovação dos pedidos idealizados pelos Vereadores Mirins da VII Legislatura. A Vereadora Mirim VITÓRIA DA SILVA RIBEIRO, requereu providências do órgão competente da municipalidade, para que sejam agilizados os trabalhos de reforma da quadra de esportes do ginásio da Comunidade de Mariflor. Já o Vereador Mirim ISAAC MENEGON CAROSSI requereu à Secretaria Municipal de Educação a aquisição de um Mapa do Continente Europeu. Além de 30 unidades do Atlas Escolar Geográfico para serem disponibilizados na biblioteca da escola, auxiliando assim nas pesquisas dos estudantes. Por fim, o Vereador Mirim VINÍCIUS GIRARDI BASEGGIO idealizou um pedido ao Poder Executivo Municipal quanto a informações do órgão competente, relativo a sua Indicação nº 152022, realizada em 11 de agosto de 2022. No que se refere a problemas de infiltração presentes em sua unidade escolar.
Seis projetos deram entrada na sessão da câmara de vereadores do município de São José do Cedro. A informação é do vereador GUILHERME FERRARI. Segundo ele, seis projetos foram apresentados na sessão da câmara de origem do executivo e estes projetos são de diversas áreas. Dentre eles podemos citar a alteração da lei número 47562018 que trata da autorização do pagamento de transporte dos alunos da Casa Familiar Rural do município, para poder realizar visitas técnicas fora do município. No decorrer do tempo, sentiu a necessidade de efetuar a alteração desta lei, a fim de modificar a cobertura das despesas que atualmente se encaixam melhor no orçamento geral. Outro projeto é sobre a criação de condições legais e necessárias para a administração possa custear despesas de transporte no valor de até 1700 reais, para os integrantes da banda municipal de São José do Cedro, que irá participar no dia oito de Julho no encontro de bandas e fanfarras.
Conforme o vereador GUILHERME FERRARI, outros projetos foram abordados na casa, como a aquisição de um veículo para a vigilância sanitária do município, que já tinha sido aprovado pela câmara, mas devido a oscilação financeira não foi adquirido. Durante o processo administrativo e o trâmite licitatório este veículo aumentou de valor, e como já tinha sido aprovado em sessão, teve que ser solicitado para os vereadores uma liberação de mais de cinco mil reais, para a complementação do valor que tinha sido aprovado para a compra deste veículo. Para finalizar, foi aprovada em primeira votação e em segunda votação a Lei Orçamentária Anual para o próximo ano, que trata sobre todos os orçamentos e todas as previsões que têm de investimento para todo o ano que vem, tendo-se base deste ano.
A Comitiva do município de Princesa estará buscando recursos na Capital Federal. A informação é do prefeito do município de Princesa, EDILSON VOLKWEIS. Segundo ele, a comitiva estará se deslocando a capital federal para manter contato e uma aproximação maior com os parlamentares. Contudo, para poder ter acesso a novos parlamentares é necessário que tenha um vereador do partido, pois os vereadores do partido trabalharam e fizeram campanha para esses deputados que foram eleitos. VOLKWEIS tem uma boa expectativa, embora não seja um período de indicação de emendas impositivas, aquela cota que cada parlamentar destina aos seus municípios, mas se tem o recurso extras. Que são destinados através dos programas de cada ministério e que normalmente tem um apadrinhamento político. Sendo assim, existem diversos programas abertos para o cadastramento de novas propostas. O prefeito comentou que o objetivo é poder cadastrar propostas e posteriormente encaminhá-las para que algum político receba.
Segundo o prefeito EDILSON VOLKWEIS outro assunto que é abordado é a segurança nas escolas do município de Princesa. Desde o ocorrido em Blumenau a grande maioria dos municípios optou pela contratação de vigilância armada e desarmada, e o município optou por vigias desarmados, que foi em regime de urgência por 60 dias e está vencendo na próxima semana e durante este período houve algumas adequações. E na manhã de ontem foi apresentado o relatório da empresa que foi contratada para realizar a consultoria e apontar quais são as melhorias que são necessárias na estrutura física e alguns protocolos de segurança a ser implantado e dar treinamento para professores e para os demais funcionários das escolas. Pois no município possuiu a muitos anos vigias noturnos e agora eles irão atuar como vigias diurnos desarmados tanto na creche municipal e na escola Renascer. Contudo, essas melhoras físicas demandam de um tempo maior para poder adequar conforme a possibilidade financeira do município.
Preocupação com a produção leiteira do município de São José do Cedro, foi assunto na sessão da câmara. A informação é do vereador ENIO CAROSSI. Segundo ele, ocorreu conversas com produtores de leite da região e também do Estado do Paraná, a maior preocupação é sobre a importação de leite do Uruguai e da Argentina, o governo federal triplicou a compra neste mês. Isso é uma preocupação que está acontecendo cada vez mais, e o produtor de leite acaba sofrendo. Novamente se encontra uma crise no leite, pois com a importação o leite vem 40 centavos a menos, e assim diminui o valor da produção nacional. A região é uma bacia leiteira e é responsável por um grande volume de negócios, que envolve um grande sistema que está sendo prejudicado e sem contar que o município deixa de arrecadar impostos com esta diminuição de valores. A preocupação não é somente com a redução, mas também pela parte dos investimentos que são feitos na agricultura, muitos dos produtores estão abandonando as atividades.
Conforme o vereador ENIO CAROSSI, ele frisa que o Governo Federal está deixando muito a desejar, pois a preocupação deles é produzir comida barata e massacrando quem produz o alimento. CAROSSI informa que é a opinião de muitos sobre o governo, e que eles não estão preocupados com quem produz os alimentos, e sim, se promover sobre quem trabalha nesta atividade. Foi comentado na sessão em fazer uma moção para que seja encaminhada ao Governo Estadual, mostrando a importância de quem está na atividade leiteira, para que sensibilizem o Governo que incentive mais esta produção.
Lançamento das perspectivas para as culturas de inverno. A informação é do engenheiro agrônomo e extensionista da Epagri, CÉLIO MIKULSKI. Segundo ele, ocorreu o lançamento das perspectivas das culturas para o inverno do Estado de Santa Catarina e também sobre a climatologia para os próximos três meses. Neste encontro o Centro de Pesquisa Agrícola informou as principais expectativas para as culturas de cereais de inverno da região e a previsão do tempo.MIKULSKI informa que as três últimas safras tiveram um crescimento da cultura do trigo, e devido o mercado estar procurando, o trigo está sendo bem valorizado, com muitas utilidades, como na indústria alimentícia e na alimentação animal. Esta cultura estava dando uma boa colheita, pois estávamos passando pelo fenômeno La Nina, que se caracteriza com poucas chuvas na região Sul do Brasil, o que favorecia o cultivo do trigo.
Segundo CÉLIO MIKULSKI ocorreu o lançamento do plano safra 2023 com as culturas de inverno, tem-se a expectativa que continue em crescimento. O cultivo desta cultura abrange cerca de 25 mil hectares, e tende a aumentar a quantidade de hectares cultivados,devido a grande procura do mercado. Sendo que os preços dos insumos e o custo de produção têm reduzido um pouco, sobrando um pouco mais de lucro no final da safra. Em questão da climatologia, a previsão para os próximos três meses é que, seja de mais chuvas dentro da média, acima da média para a região Sul, pois ocorrerá o fenômeno El Nino. O extensionista recomenda que sigam todas as recomendações para um bom manejo do solo, como a adubação, visando a sanidade do solo. Para que quando chegar as fortes chuvas as plantas estejam mais resistentes e que não ocorram grandes perdas. Para finalizar MIKULSKI comenta, que se espera que as próximas safras de verão, sejam melhores do que os anos anteriores.
Secretaria de Infraestrutura de Anchieta realiza recuperação de estradas. A informação é do secretário de infraestrutura CLAUDECIR VIERA. Segundo ele, o trabalho está acontecendo na divisa com Barra Bonita, onde uma equipe de infraestrutura do município, realiza a recuperação das estradas e o alargamento das mesmas. VIEIRA, comenta que o trabalho é a abertura de estradas com patrolamento e a limpeza da estrada que liga o município de Anchieta à Barra Bonita. O diretor de infraestrutura pede a compreensão de toda a população das comunidades da linha Salete e Aparecida, pois está ocorrendo a limpeza das vias rurais, e para ter estradas boas e de qualidade, é inevitável um pouco de transtorno. O setor também está realizando a recuperação com cascalhamento na comunidade da Linha Saúde, sendo que este local também apresenta problemas na malha viária. As melhorias devem ser finalizadas nesta semana se o tempo permitir.
-COLISÃO ENTRE MOTOCICLETA DEIXA FERIDOS
-TRAFICANTE É PRESO COM QUASE DOIS QUILOS DE MACONHA
Uma colisão entre duas motos deixou ao menos dois feridos na Willy Barth, na tarde desta terça-feira, em São Miguel do Oeste, nas proximidades do antigo Vipi. Segundo apurado, o acidente aconteceu assim que um dos motociclistas saiu de uma oficina de motos e entrou na avenida, momento em que aconteceu a colisão. No acidente, restou dois homens feridos, um com maior gravidade e que precisou ser atendido pelo SAMU e o outro recebeu atendimentos do Corpo de Bombeiros. As motos envolvidas na colisão são uma CBX 250 Twister e uma CG 150, ambas emplacas em São Miguel. A Polícia Militar foi acionada e controlou o trânsito, até a chegada da PRF.
Primeira apreensão de droga "efeito zumbi" em SC é registrada em caixa de encomenda. Santa Catarina registrou a primeira apreensão da história da droga K9, uma espécie de supermaconha sintética que causa "efeito zumbi" em usuários. A confirmação foi feita pela Polícia Civil, que investigava desde a última sexta-feira, a possível substância no Estado, encontrada em pequenas remessas enviadas através dos Correios para a Grande Florianópolis. A apreensão de cerca de 300 mil reais em drogas revelou a nova tática dos traficantes para enviar entorpecentes sem serem eventualmente presos em flagrante: despachar encomendas. Conforme a investigação, o destinatário já foi identificado. A K9 foi apreendida no centro de distribuição dos Correios em São José. O entorpecente, que tem tomado às ruas de São Paulo e já foi apreendido em outros estados brasileiros, ainda não tinha sido encontrado em SC. Em maio, o delegado CLAÚDIO MONTEIRO, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, informou que a situação era monitorada pelos órgãos de segurança.
Polícia Militar prende traficante com quase dois quilos de maconha em São Miguel do Oeste. A ocorrência de tráfico de drogas foi registrada na noite desta terça-feira, em São Miguel do Oeste. Segundo o Tenente MACHADO, do 11º BPMFron, há cerca de dois meses a PM recebeu uma informação de que o suspeito estava escondendo droga em uma mata. Desta forma, através da Agência de Inteligência foi realizado um monitoramento e confirmado, que por pelo menos duas vezes, no mesmo horário, no período noturno o homem entrava na região de mata.
De posse destas informações, o Canil e o Tático da PM entraram no interior da mata na noite desta terça-feira, e quando o traficante entrou e estava manipulando a droga, ele foi abordado pelos policiais com aproximadamente dois quilos de maconha, recebendo a voz de prisão. O cão de faro “COLT” foi aplicado no local e localizou mais entorpecente. Além da droga que foi apreendida, outros apetrechos utilizados para cometer o tráfico, como balanças de precisão, faca e celular foram apreendidos. O traficante, a droga e os objetos foram entregues na delegacia, onde todos os demais procedimentos foram feitos.