ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 21 06 19

-BOLSONARO CONTRARIA DISCURSO DE CAMPANHA E ADMITE TENTAR REELEIÇÃO

-MAIS SETE CIDADES CATARINENSES VÃO RECEBER PROFISSIONAIS DO MAIS MÉDICOS

-EVENTO DISCUTE USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

-EXPORTAÇÃO PROVOCA AUMENTO DO PREÇO DO SUÍNO PAGO AO PRODUTOR

-SECRETARIA PROMOVE AMANHÃ MAIS UM MUTIRÃO DE COLETA DE PNEUS NA CIDADE

-INCÊNDIO ATINGE E DESTRÓI RESIDENCIA NO FERIADO DE CORPUS CRISTI

-PRE PROMOVE OPERAÇÃO ESPECIAL NAS RODOVIAS DA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

Um tribunal turco condenou à prisão perpétua 151 pessoas, em um dos maiores julgamentos realizados por ocasião da tentativa de golpe de Estado de 2016. O tribunal de Sincan, na província de Ancara, condenou à prisão perpétua agravada 128 pessoas, o que implica em condições de encarceramento especialmente duras, e à prisão perpétua outras 23 pessoas, por "tentativa de derrubada da ordem constitucional", assassinato e tentativa de assassinato. Um total de 224 pessoas foram julgadas, entre elas 20 generais, em um dos maiores julgamentos relacionados à tentativa de golpe de Estado de 2016.

BORIS JOHNSON e JEREMY HUNT vão disputar, em julho, a liderança do Partido Conservador e o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Os dois passaram pelas votações primárias entre os parlamentares do Partido Conservador. O próximo passo será uma eleição entre os filiados do partido. JOHNSON, que foi prefeito de Londres e ministro de Relações Exteriores, é o favorito. Ele teve o voto de 160 deputados, de um total de 313.

Os Estados Unidos incluíram Cuba na categoria mais severa de países com tráfico de pessoas, segundo relatório apresentado nesta quinta-feira pelo governo norte-americano. Uma das razões, de acordo com o documento, são os convênios do governo cubano com programas de saúde em outros países – incluindo a parceria com o Mais Médicos, encerrada em novembro do ano passado. O relatório apresentado pelo secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, diz que o governo cubano "não criminalizou todas as formas de trabalho forçado ou tráfico sexual de jovens de 16 e 17 anos".

O senador licenciado FERNANDO COLLOR DE MELLO admitiu ao Supremo Tribunal Federal que pode ter cometido o "pecado" de não ter declarado obras de arte no Imposto de Renda, mas rebateu as acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro atribuídas a ele pela Procuradoria Geral da República. A defesa pede que ele seja absolvido. As afirmações estão nas alegações finais apresentadas por COLLOR dentro da ação penal na qual ele é réu e que trata de desvios na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis. O caso agora vai ser concluído pelo relator, LUIZ EDSON FACHIN, e liberado para a revisão do ministro CELSO DE MELLO. Depois disso, a Segunda Turma do STF terá que julgar se condena ou absolve COLLOR.

O presidente JAIR BOLSONARO deve nomear o atual Secretário-Geral da Presidência, FLORIANO PEIXOTO NETO, para a presidência dos Correios. PEIXOTO substitui o general JUAREZ CUNHA, que teve a demissão anunciada pelo presidente JAIR BOLSONARO na semana passada, durante encontro com jornalistas. CUNHA, no entanto, só deixou o cargo na quarta-feira. BOLSONARO justificou a demissão de CUNHA dizendo que ele se comportou como "sindicalista" e se manifestou contrário à privatização da estatal. O presidente é favorável à privatização dos Correios.

O presidente JAIR BOLSONARO admitiu nesta quinta-feira que pode disputar a reeleição em 2022, caso não seja aprovada "uma boa reforma política". Após discursar na Marcha Para Jesus, tradicional evento evangélico realizado na Zona Norte de São Paulo, BOLSONARO deu entrevista e disse que “se não tiver uma boa reforma política e, se o povo quiser, estamos aí para continuar mais quatro anos". Mais cedo, quando visitou a cidade de Eldorado, onde passou a infância, BOLSONARO afirmou que “lá na frente”, todos votarão nele. Durante a campanha eleitoral, o então então candidato do PSL falou em acabar com a reeleição, inclusive para ele próprio, caso vencesse a disputa.

Mais sete municípios catarinenses vão receber profissionais do programa Mais Médicos do governo federal. O Ministério da Saúde publicou na quarta-feira o resultado final da primeira fase dos médicos selecionados no décimo oitavo ciclo do programa Os profissionais tem até hoje para confirmar a escolha da vaga. Após, devem se apresentar nos municípios entre os dias 24 e 28 de junho para o início das atividades de atendimento à população. As cidades atendidas nessa fase são Água Doce, Campo Ere, Major Vieira, Presidente Nereu, Santa Terezinha, Santa Terezinha do Progresso e Vitor Meireles.

O deputado estadual SARGENTO LIMA do PSL quer revogar o título de Cidadão Catarinense dado ao ex-presidente LULA. A homenagem foi aprovada em 2008, mas consolidou-se através de uma lei de 2015. Para tentar extinguir o título, LIMA apresentou um projeto de lei nesta quarta-feira. O texto está na Coordenadoria de Expediente e passará pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ir a plenário. LIMA alega que os escândalos de corrupção envolvendo o ex-presidente contradizem a legislação que prevê a concessão do título e estabelece virtudes éticas e de idoneidade moral. LIMA disse que a homenagem "acaba por manchar a imagem de Santa Catarina".

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa e o Comitê de Defesa da Competitividade do Produto e Serviço Catarinense, que reúne mais de 20 entidades empresariais, vão trabalhar em conjunto na regulamentação de incentivos de ICMS concedidos pelo Estado a vários segmentos econômicos. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira após reunião na sala da presidência do Legislativo. Na reunião, solicitada pelo deputado CORONEL MOCELLIN, os empresários alertaram do prazo exíguo para análise do projeto e entregaram um manifesto que busca a garantia de segurança jurídica em relação aos incentivos fiscais e a não alteração da política fiscal catarinense. O projeto que trata do tema tramita em regime de urgência.

O Retrato Falado deste sábado vai receber mais uma pioneira de São Miguel do Oeste. A edição de amanhã será com AMÉLIA FURLAN SCAIN. Ela veio com a família de Urussanga na época da antiga Vila Oeste. Na entrevista, dona AMÉLIA vai falar sobre a mudança para a região, os primeiros anos e as dificuldades encontradas no novo município. O Retrato Falado deste sábado com AMÉLIA FURLA SCAIN começa às 10 horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai retomar a série de entrevistas com os presidentes dos partidos políticos no município. O programa já recebeu osrepresentantes do Partido Progressista, PT, PDT e PC do B. Amanhã, é a vez do presidente do PSL, JOSÉ MARIO DRESCH. Ele vai falar sobre a estruturação do partido e projetar o quadro eleitoral de 2020. DRESCH também vai abordar a visão do PSL sobre o contexto estadual e nacional.O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a repercussão das notícias da semana. A entrevista com o presidente do PSL inicia as 11 e meia.

O Peperi Debates de amanhã vai analisar os impactos dos anúncios feitos nesta semana para a agricultura. Na terça-feira, o governo federal lançou Plano Safra 2019-2020 com 31 bilhões para a agricultura familiar e na quarta, a prefeitura apresentou o programa “Agora é crescer” que prevê uma série de iniciativas para o meio rural. O Peperi Debates vai contar com a participação do diretor de Agricultura, NÉDIO JESIORKI, do presidente do conselho de desenvolvimento rural, LIRIO WATHIER e com a agrônoma da Epagri, SIMONE BIANCHINI. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

A Igreja Católica promoveu nesta quinta-feira a tradicional celebração de Corpus Christi em São Miguel do Oeste. A missa teve início às duas e meia da tarde na Igreja Matriz. Em seguida, houve a procissão ao redor da quadra. Durante os últimos dias, membros das pastorais, catequese e moradores confeccionaram os tapetes para a procissão. Um grande público participou da celebração de ontem. As fotos da procissão de Corpus Christi estão no portal da Peperi na internet.

O Sesc vai destinar parte das doações recebidas na campanha do Agasalho para os venezuelanos que residem no município de Itapiranga. A informação é da gerente do Serviço Social do Comércio, SCHEILA GESSING. Ela explicou que a primeira etapa da campanha foi destinada para o cabide solidário realizado no bairro Sagrado Coração de Jesus. As doações que ocorreram depois desse evento vão ser encaminhada para os cerca de 200 venezuelanos que vivem na região. SCHEILA disse que os moradores podem continuar fazendo doações, especialmente de roupa de cama e cobertas. A campanha vai até o dia 29 deste mês.

O grupo Ítalo Germânico vai realizar no começo do mês de julho a Noite Folclórica Italiana. O evento está programado para o dia quatro de julho na comunidade de Linha Caravaggio, em Guaraciaba. O encontro começa as sete horas da noite no Ginásio de Esportes. Segundo o coordenador geral do Grupo Ítalo Germânico, ADRIANO DA SILVA, o evento vai contar com a presença de três grupos da região de Vêneto na Itália. As apresentações terão uma hora de duração e os grupos folclóricos da região também vão se apresentar com duas danças típicas. O ingresso para a janta tem custo de 25 reais.

A Unoesc São Miguel do Oeste vai realizar neste final de semana o curso "Biologia Selvagem". Essa será a primeira vez que o evento vai acontecer em Santa Catarina. O curso será ministrado pelos profissionais mais conhecidos da Biologia Selvagem, os biólogos RICHARD RASMUSSEN, SÉRGIO RANGEL e o médico veterinário FELIPPE AZZOLINI. Conforme o professor do curso de veterinária, biólogo JACKSON PREUSS, esse tipo de capacitação, geralmente, não é oferecido na região Sul do País. Os acadêmicos de Medicina Veterinária da Unoesc terão a oportunidade de se especializar sem precisar se deslocar para grandes centros. Além dos acadêmicos, o curso é aberto à comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo site da Unoesc.

O curso de Biologia Selvagem da Unoesc vai abordar temas relacionados aos pets não convencionais, como primatas, aranhas, escorpiões e mamíferos em geral. O biólogo RICHARD RASMUSSEN também falará sobre serpentes em uma parte teórica e outra prática. Já o médico veterinário FELIPPE AZZOLINI abordará a importância dos zoológicos e da conservação da biodiversidade em geral. O valor será de 300 reais e poderá ser parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito. Neste valor, já estão inclusos o café da manhã e o almoço. Serão disponibilizadas 100 vagas para acadêmicos e para pessoas da comunidade com mais de 12 anos. O curso terá duração de oito horas e será ministrado no auditório da Universidade.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste organizou nesta semana um cronograma de palestras sobre saúde mental, emocional e física. De acordo com o secretário de Educação, PAULO DRUMM, o município aproveitou que as aulas foram suspensas em razão dos Jogos Escolares para capacitar a equipe de trabalho. Os 588 profissionais participaram das palestras e dos momentos de reflexão, conscientização e realização de exames na modalidade teste rápido. O tema da saúde mental e emocional foi abordado por ABEL PETTER que ministrou a palestra "Desafios e Potencialidades dos Profissionais da Educação". DRUMM disse a atividade foi importante porque existe um alto índice de doenças psicológicas entre os profissionais da educação, como depressão, síndrome do pânico, estresse e ansiedade.

Outro tema abordado nesta semana com os profissionais da educação do município foram as infecções sexualmente transmissíveis. O assunto foi trabalhado pela enfermeira do departamento de IST-Aids, JULIANA PINHEIRO. O secretário de Educação, PAULO DRUMM disse que o objetivo da série de palestras foi levar mais qualidade de vida ao trabalhadores da educação municipal. Ele explicou que muitos educadores têm uma vida corrida e sem tempo para refletir sobre como está a saúde física e mental. Também foram aplicados testes rápidos nos servidores para identificar algum problema e, se for o caso, dar início ao tratamento.

A secretaria de Saúde vai promover amanhã mais uma edição da campanha de recolhimento de pneus, lixo eletrônico e móveis velhos. O trabalho será realizado no bairro Santa Rita e na Linha Cruzinhas. O ponto de coleta será em frente ao salão da Igreja do Santa Rita. O secretário de Saúde, LEONIR CARON explicou que o município vai destinar um veículo para trazer os entulhos da Linha Cruzinhas até o Santa Rita. O secretário disse que a população deve se envolver com o mutirão e retirar os resíduos que podem servir de local para novos focos do mosquito da dengue. O mutirão começa as oito horas e vai até o meio-dia.

O município de Guarujá do Sul recebeu na manhã de hoje uma palestra de esclarecimento e informação sobre o processo de implantação das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único da Saúde. As PICs são recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde. O Ministério da Saúde reconhece 29 práticas, entre elas a fitoterapia e a acupuntura. De acordo com a doutora pela UFRGS e coordenadora do projeto de pesquisa na área de fitoterápicos junto à UDESC, KICIOSAN GALLI, o uso de plantas e ervas medicinais no SUS está ganhando espaço e reconhecimento. Ela esteve no Peperi Entrevista de ontem e reforçou os benefícios do uso de produtos naturais na promoção da saúde.

As pessoas estão percebendo que os remédios tem efeitos colaterais e por isso existe um aumento pela procura de tratamentos naturais para os problemas de saúde. A afirmação é da doutora pela UFRGS e coordenadora do projeto de pesquisa na área de fitoterápicos junto à UDESC, KICIOSAN GALLI. Ela disse vários estudos já comprovaram a eficiência de plantas medicinais para o tratamento de uma série de doenças. KICIOSAN afirmou que as receitas antigas tem um respaldo cientifico cada vez maior a ponto do Ministério da Saúde aceitar essas práticas para prevenção e promoção da saúde.

O bom momento vivido pela suinocultura catarinense é resultado de muito trabalho envolvendo toda a cadeia produtiva. A avaliação é do presidente do Instituto Nacional da carne Suína, WOLMIR DE SOUZA. Entre janeiro e maio, Santa Catarina respondeu por 60 por cento das exportações brasileiras de carne suína. Foram 167 mil toneladas embarcadas, gerando receitas de 319 milhões de dólares. Em comparação com o mesmo período de 2018, o crescimento foi de 40 por cento no volume e de 34 por cento no valor. SOUZA esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que a fase positiva da suinocultura catarinense mostra que o setor está no caminho certo, porém ainda existem grandes desafios pela frente.

Apesar do aumento das exportações, a suinocultura ainda depende muito do mercado interno. A afirmação é do presidente do Instituto Nacional da carne Suína, WOLMIR DE SOUZA. Ele disse que o mercado nacional ainda um limitador para a produção, já que o consumo de carne suína no país ainda é baixo. Segundo SOUZA, algumas barreiras, como a dificuldade financeira dos brasileiros, impede que a comercialização dos produtos. Na visão do presidente do Instituto, esse problema também é uma oportunidade. SOUZA disse que as pequenas agroindústrias estão se qualificando para ampliar as vendas no mercado interno e, com isso, aumentar a renda dos pequenos suinocultores.

O aumento das exportações de carne suína de Santa Catarina acaba tendo reflexos no aumento do preço pago ao produtor. De acordo com o presidente do Instituto Nacional da carne Suína, WOLMIR DE SOUZA, o preço pago ao produtor independente já chega em quatro reais e 23 centavos o quilo, com previsão de 12 centavos de aumento nos próximos dias. Ele explica que essa expectativa de aumento é projetada nas bolsas de São Paulo e Minas Gerais, que servem de referência para a formação de preços do mercado nacional. O Oeste Catarinense segue a mesma tendência. SOUZA citou que o preço para os produtores integrados também está em ascensão.

A Polícia rodoviária estadual está promovendo mais uma Operaçao especial de fiscalização das SCs no extremo-oeste. A operação Corpus Christi começou na quarta-feira e prossegue até as oito horas da manhã de segunda-feira. O objetivo é proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais catarinenses durante o feriadão. A PRE vai trabalhar com a conscientização dos usuários para evitar a ocorrência de acidentes de trânsito e autuar motoristas que cometem infrações, especialmente excesso de velocidade e embriagues ao volante. Na região, haverá reforço de fiscalização nos trechos de rodovias com maior incidência de acidentes e infrações.

Uma casa foi destruída em um incêndio nesta quinta-feira no município de Mondaí. O fogo atingiu uma residência por volta das nove horas da noite na rua Teutônia, bairro Bela Vista. Quando os bombeiros chegaram no local, a casa de madeira estava tomada pelas chamas e não foi possível salvar nenhum móvel. A equipe controlou o fogo e impediu que uma edificação vizinha, também de madeira, fosse atingida. O proprietário da casa, um homem de 45 anos, foi orientado a manter a área isolada. Uma perícia será realizada no local para identificar as causas do incêndio.

O Corpo de Bombeiros atendeu um princípio de incêndio na noite de ontem no supermercado Treviso da rua XV de Novembro, centro de São Miguel do Oeste. Segundo os bombeiros, o incêndio foi provocado por um problema no disjuntor do estabelecimento. O sinistro foi rapidamente controlado pela equipe da corporação. Os estragos foram expressivos no sistema elétrico do prédio, mas outras estruturas e os produtos não foram afetados. A empresa está fechada hoje e o atendimento será centralizado na loja da avenida Willy Barth.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.