ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 21-06-2019 Sexta-feira

-BOLSONARO CONTRARIA DISCURSO DE CAMPANHA E ADMITE TENTAR REELEIÇÃO

-MAIS SETE CIDADES CATARINENSES VÃO RECEBER PROFISSIONAIS DO MAIS MÉDICOS

-BELMONTE ORGANIZA FESTA JUNINA DA TERCEIRA IDADE E DO CLUBE DE MÃES

-PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA TEM BOA ACEITAÇÃO EM SANTA HELENA

-SUCESSÃO FAMILIAR GARANTE AMPLIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PÊSSEGO EM PROPRIEDADE DE DESCANSO

-SÃO JOÃO DO OESTE IRÁ INVESTIR 250 MIL NA COMPRA DE EQUIPAMENTOS URBANOS

-HOMEM É FERIDO A GOLPE DE FACÃO AO SER EXPULSO DE ESTABELECIMENTO

-FAMÍLIA PERDE CASA E TODOS OS MÓVEIS EM INCÊNDIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 18graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.


Um tribunal turco condenou à prisão perpétua 151 pessoas, em um dos maiores julgamentos realizados por ocasião da tentativa de golpe de Estado de 2016. O tribunal de Sincan, na província de Ancara, condenou à prisão perpétua agravada 128 pessoas, o que implica em condições de encarceramento especialmente duras, e à prisão perpétua outras 23 pessoas, por "tentativa de derrubada da ordem constitucional", assassinato e tentativa de assassinato. Um total de 224 pessoas foram julgadas, entre elas 20 generais, em um dos maiores julgamentos relacionados à tentativa de golpe de Estado de 2016.


BORIS JOHNSON e JEREMY HUNT vão disputar, em julho, a liderança do Partido Conservador e o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Os dois passaram pelas votações primárias entre os parlamentares do Partido Conservador. O próximo passo será uma eleição entre os filiados do partido. JOHNSON, que foi prefeito de Londres e ministro de Relações Exteriores, é o favorito. Ele teve o voto de 160 deputados, de um total de 313.


Os Estados Unidos incluíram Cuba na categoria mais severa de países com tráfico de pessoas, segundo relatório apresentado nesta quinta-feira pelo governo norte-americano. Uma das razões, de acordo com o documento, são os convênios do governo cubano com programas de saúde em outros países – incluindo a parceria com o Mais Médicos, encerrada em novembro do ano passado. O relatório apresentado pelo secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, diz que o governo cubano "não criminalizou todas as formas de trabalho forçado ou tráfico sexual de jovens de 16 e 17 anos".


O senador licenciado FERNANDO COLLOR DE MELLO admitiu ao Supremo Tribunal Federal que pode ter cometido o "pecado" de não ter declarado obras de arte no Imposto de Renda, mas rebateu as acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro atribuídas a ele pela Procuradoria Geral da República. A defesa pede que ele seja absolvido. As afirmações estão nas alegações finais apresentadas por COLLOR dentro da ação penal na qual ele é réu e que trata de desvios na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis. O caso agora vai ser concluído pelo relator, LUIZ EDSON FACHIN, e liberado para a revisão do ministro CELSO DE MELLO. Depois disso, a Segunda Turma do STF terá que julgar se condena ou absolve COLLOR.


O presidente JAIR BOLSONARO deve nomear o atual Secretário-Geral da Presidência, FLORIANO PEIXOTO NETO, para a presidência dos Correios. PEIXOTO substitui o general JUAREZ CUNHA, que teve a demissão anunciada pelo presidente JAIR BOLSONARO na semana passada, durante encontro com jornalistas. CUNHA, no entanto, só deixou o cargo na quarta-feira. BOLSONARO justificou a demissão de CUNHA dizendo que ele se comportou como "sindicalista" e se manifestou contrário à privatização da estatal. O presidente é favorável à privatização dos Correios.


O presidente JAIR BOLSONARO admitiu nesta quinta-feira que pode disputar a reeleição em 2022, caso não seja aprovada "uma boa reforma política". Após discursar na Marcha Para Jesus, tradicional evento evangélico realizado na Zona Norte de São Paulo, BOLSONARO deu entrevista e disse que “se não tiver uma boa reforma política e, se o povo quiser, estamos aí para continuar mais quatro anos". Mais cedo, quando visitou a cidade de Eldorado, onde passou a infância, BOLSONARO afirmou que “lá na frente”, todos votarão nele. Durante a campanha eleitoral, o então então candidato do PSL falou em acabar com a reeleição, inclusive para ele próprio, caso vencesse a disputa.


Mais sete municípios catarinenses vão receber profissionais do programa Mais Médicos do governo federal. O Ministério da Saúde publicou na quarta-feira o resultado final da primeira fase dos médicos selecionados no décimo oitavo ciclo do programa/ Os profissionais tem até hoje para confirmar a escolha da vaga. Após, devem se apresentar nos municípios entre os dias 24 e 28 de junho para o início das atividades de atendimento à população. As cidades atendidas nessa fase são Água Doce, Campo Ere, Major Vieira, Presidente Nereu, Santa Terezinha, Santa Terezinha do Progresso e Vitor Meireles.


O deputado estadual SARGENTO LIMA do PSL quer revogar o título de Cidadão Catarinense dado ao ex-presidente LULA. A homenagem foi aprovada em 2008, mas consolidou-se através de uma lei de 2015. Para tentar extinguir o título, LIMA apresentou um projeto de lei nesta quarta-feira. O texto está na Coordenadoria de Expediente e passará pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ir a plenário. LIMA alega que os escândalos de corrupção envolvendo o ex-presidente contradizem a legislação que prevê a concessão do título e estabelece virtudes éticas e de idoneidade moral. LIMA disse que a homenagem "acaba por manchar a imagem de Santa Catarina".


A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa e o Comitê de Defesa da Competitividade do Produto e Serviço Catarinense, que reúne mais de 20 entidades empresariais, vão trabalhar em conjunto na regulamentação de incentivos de ICMS concedidos pelo Estado a vários segmentos econômicos. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira após reunião na sala da presidência do Legislativo. Na reunião, solicitada pelo deputado CORONEL MOCELLIN, os empresários alertaram do prazo exíguo para análise do projeto e entregaram um manifesto que busca a garantia de segurança jurídica em relação aos incentivos fiscais e a não alteração da política fiscal catarinense. O projeto que trata do tema tramita em regime de urgência.


-BELMONTE ORGANIZA FESTA JUNINA DA TERCEIRA IDADE E DO CLUBE DE MÃES

-PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA TEM BOA ACEITAÇÃO EM SANTA HELENA

-SUCESSÃO FAMILIAR GARANTE AMPLIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PÊSSEGO EM PROPRIEDADE DE DESCANSO

-SÃO JOÃO DO OESTE IRÁ INVESTIR 250 MIL NA COMPRA DE EQUIPAMENTOS URBANOS


Fruticultura será tema de palestra durante a décima sétima festa da Fruta em Mondaí. A feira iniciou na noite de ontem e se estende até domingo. Neste sábado, serão realizadas três palestras. A primeira palestra inicia às nove horas, e tratará sobre as alternativas e perspectivas da fruticultura na região, com o agrônomo DORACI BEDIN. A segunda palestra inicia às 10 horas e terá como tema a fertilidade de solo e potencial de híbridos para silagem, com o agrônomo MAURICIO PRETO. Já a terceira palestra será sobre nutrição de vacas leiteiras para atender as novas instruções normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura. Esta palestra será ministrada pelo doutor e mestre em veterinária, RICARDO XAVIER DA ROCHA. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.


Secretaria de Transportes e Obras de São João do Oeste realiza serviço de detonação de rochas. Trabalho ocorre para alteração do leito da estrada geral de Cristo Rei a Medianeira. Conforme o secretário, LEANDRO BOHNENBERGER, o trânsito será interrompido na próxima terça-feira sem prazo estabelecido para conclusão do serviço. O secretário lembra que a detonação de rocha necessita de autorização do exército. Segundo BOHNENBERGER os motoristas possuem rotas alternativas para acesso as comunidades de Cristo Rei e Medianeira. Outra equipe da secretaria de Transportes e Obras está realizando serviço de recuperação de estrada entre as comunidades de Jaboticaba e Fortaleza.


Produtores estão menos resistentes a realização dos exames que certificam propriedades de livres de doenças. A avaliação é do veterinário da prefeitura de Tunápolis, EDUARDO DOTTO. O município está subsidiando exames de tuberculina para as propriedades que estão localizadas próximas a propriedades que já tem a certificação. O veterinário avalia que o subsídio é o primeiro passo e um incentivo para a certificação, já que o produtor precisa pagar somente os exames de brucelose. EDUARDO DOTTO diz que devido ao trabalho de conscientização feito com os produtores, diminuiu o receio pela realização dos exames, que anteriormente remetiam ao medo da propriedade ficar interditada. Ele lembra que em caso de diagnóstico positivo, o estado indeniza os agricultores. O veterinário destaca que além de garantir a sanidade do rebanho, o produtor que obter a certificação passa a receber mais pelo litro do leite.


Na prática, o veterinário explica que o agricultor faz o agendamento na secretaria de agricultura e aguarda a realização dos exames. EDUARDO DOTTO comenta que o teste da tuberculina aviária e bovina leva 72 horas para o resultado. O profissional mede a pele do animal, e no retorno a propriedade, identifica se houve alguma diferença na região onde ocorreu a aplicação. O veterinário ressalta que os exames estão sendo agendados para as segundas e terças-feiras de preferência, para que três dias depois, seja feita a conferência. O animal com diagnostico positivo é marcado para sacrifício, e é comunicada a Cidasc. A propriedade é interditada para venda ou entrada de animais, até que outros testes confirmem que não há mais casos da doença. Em Tunápolis há quatro veterinários atuando em todo o interior do município na realização dos exames.


Empresas que atuam com segmentos do turismo podem realizar cadastro nacional para melhorar visibilidade do seu negócio. O Cadastrur é um cadastro para as empresas do setor do turismo disponibilizado pelo ministério do turismo. A agente de turismo da agência Nilo Tur de São João do Oeste, MARCIA MACHADO, explica que a empresa que se cadastra recebe um selo e um certificado com validade de dois. Ela ressalta que o cadastro, de forma gratuita, deve ser feito no site do ministério do turismo, informando os dados e o segmento turístico que a empresa atua, a exemplo de bares, restaurantes e similares, parques aquáticos, agências de viagens, transporte ou guias de turistas. MÁRCIA lembra que após o cadastro o ministério emite um parecer, em até 24 horas, informando se a empresa ou MEI está apta a receber o selo.


Com o CNPJ da empresa, o turista também consegue consultar no site do ministério a relação de estabelecimentos turísticos aptos para atuar em determinado segmento. MÁRCIA MACHADO comenta que este ano o ministério do turismo fiscalizou quase 500 segmentos turísticos em todo o estado, para verificar a sua atuação. A agente de turismo enfatiza que quanto maior o número de cadastros no município, melhor será o índice na área do turismo. Para que o município possa participar do mapa do turismo, que encerra as inscrições no dia 31 de julho, é obrigatório o Cadastrur. MÁRCIA considera que as empresas da região ainda precisam dar maior atenção ao turismo, e habilitar os estabelecimentos para atuar no setor, e um destes passos importantes é o cadastro no ministério.


Projeto de incentivo a leitura tem boa aceitação da população de Santa Helena. O projeto tem como tema “dia de ler é todo dia e em qualquer lugar”. De acordo com a secretária da escola municipal Cinderela, LUCILAINE FRIZON, o projeto consiste no compartilhamento de livros entre os munícipes, por meio de materiais de leitura que foram disponibilizados em vários pontos do município. Ela explica que os pontos com livros para leitura são a praça, onde foi colocada uma geladeiroteca, na entrada da prefeitura, do posto de saúde, no centro dos idosos, e no próprio parque das escolas. LUCILAINE comenta que o projeto está tendo boa aceitação e adesão da população, e também foi percebido pelos professores que as famílias estão levando os filhos para leitura nos pontos onde foram colocadas as estantes. Ela lembra que cada pessoa que retira o livro, é responsável pela devolução para que outro munícipe faça proveito posteriormente.


Com o objetivo de ampliar o acesso da população em geral, no ano passado a secretaria de educação realizou investimentos na biblioteca municipal. A secretária da escola municipal Cinderela explica que até então a biblioteca estava localizada em anexo a escola, e em 2018 passou a funcionar em um local próximo. LUCILAINE FRIZON lembra que o atendimento é feito todos os dias, tanto de manhã como a tarde. Ela convida as pessoas que ainda não conhecem a visitar a biblioteca, que disponibiliza de vários livros para empréstimo, mediante um cadastro que o leitor realiza para o controle da entrada e saída das obras literárias. A secretária da escola Cinderela cita também uma aquisição recente de uma mala contendo mais de 300 livros para a educação infantil, sendo que há cerca de dois a aquisição contemplou os alunos do ensino fundamental. Quando da reinauguração da biblioteca, também houve a aquisição de novos livros.


Belmonte organiza festa junina da terceira idade e do clube de mães. Conforme a coordenadora dos grupos de idosos, MÁRCIA ZATTA, a programação para os idosos, que está sendo organizada em parceria com a secretaria de esportes e cultura, será realizada no dia 28, a partir das 13 horas e 30 minutos, no centro social. Na oportunidade ocorre também o tradicional matiné, realizado sempre no encerramento do mês. MÁRCIA explica que o evento não terá ingresso, e haverá roteiro de ônibus para trazer os idosos. Ela pede que todos venham tipicamente trajados para a festa junina. Belmonte conta com cerca de 180 idosos que participam regularmente dos grupos. Já o encontro com os clubes de mães, será no dia 29, às 13 horas e 30 minutos, também no centro social. Cada sócia deve trazer um prato doce ou salgado para confraternização. Neste dia também haverá roteiro de ônibus e música ao vivo. O evento irá reunir os seis clubes de mães do município.


Sucessão familiar garante investimentos e ampliação na produção de pêssego em propriedade no interior de Descanso. A propriedade da família Pedretti está localizada na linha Bonita, interior Descanso. A partir da decisão da filha mais velha em permanecer na propriedade, a família optou por gradativamente substituir a atividade leiteira pela produção de pêssego. Conforme o produtor, AGENOR PEDRETTI, a produção de pêssego está presente na família há mais de 20 anos. Ele cita que a proximidade das áreas de terra do rio das Antas reduz o risco de perdas com a geada. Atualmente são três hectares de terra em produção e mais dois em implantação. AGENOR explica que quando a família apostou no pêssego como principal atividade econômica, foram feitos investimentos na construção de galpão, compra de câmera fria, além do plantio de maior número de variedades.


A venda é feita por meio da associação de produtores de pêssego do município, pois quanto maior o volume melhor é o preço. A comercialização do pêssego é feita somente in natura. AGENOR PEDRETTI cita que o principal mercado é o Paraná, e há compradores também na região de Brasília e Goiânia. Para garantir colheita de pêssego em mais épocas do ano, a família cultiva diferentes variedades para colheita nos meses de outubro a dezembro. A filha do seu AGENOR e da dona ANDREA, CRISTIANE PEDRETTI, foi aluna do curso de ensino médio técnico em agricultura da Casa Familiar Rural. A jovem explica que o diálogo e a aceitação da família foi fundamental para a sua decisão de permanecer na propriedade. CRISTIANE comenta que de duas variedades com mil plantas de pêssego branco, hoje a produção aumentou para dez variedades de pêssego. Na próxima semana a família recebe mais duas mil e 500 mudas.


A jovem produtora afirma que o amor pela produção de alimentos é fundamental para permanecer na propriedade. Ela considera que muitos jovens não permanecem no campo por falta de incentivo dos pais, por isso a importância do diálogo. CRISTIANE considera que o jovem que permanecer na propriedade terá muitas oportunidades, porque há muito campo de atuação e a demanda por alimentos aumenta cada vez mais. O filho mais novo do casal, CRISTIAN, de 14 anos, também pretende permanecer na propriedade. Atualmente toda mão de obra é familiar.


São João do Oeste irá investir 250 mil na compra de equipamentos urbanos. Os recursos são de emenda parlamentar do senador JORGUNHO MELLO, por meio do ministério do desenvolvimento regional. De acordo com o vice-prefeito e secretário de agricultura, GENÉSIO ANTON, a emenda será destinada para compra de uma giratória pequena para serviços urbanos e do setor de água, e um caminhão para o transporte do equipamento. O vice-prefeito cita que a giratória será útil também no trabalho de regularização das fossas sanitárias, considerando que o município tem assinado com o ministério público um termo de ajustamento de conduta, TAC, em que se compromete com a regularização. No momento pouco mais de 52% das residências já estão com as fossas regularizadas. O restante do tratamento individual de esgoto será regularizado a partir de março do próximo ano.


O vice-prefeito de São João do Oeste cita que a emenda é conquista da viagem realizada por ele e pelo prefeito FERNANDO BISIGO em abril para a capital federal. GENÉSIO ANTON destaca que como o investimento exige contrapartida do município, foi necessário encaminhar ao legislativo um projeto que prevê o remanejamento de recursos, levando em conta que não havia verba disponível para esta finalidade. Os vereadores votaram e aprovaram o projeto em regime de urgência, pois há necessidade ainda de cumprir o prazo e inscrever o projeto no sistema do governo federal para liberação da emenda. GENÉSIO ANTON afirma que receber esta emenda no momento em que os municípios de forma em geral sofrem com a falta de recursos, é uma conquista para São João do Oeste. Ele considera que o recurso será muito bem otimizado.


GENÉSIO ANTON esteve à frente da prefeitura nas duas últimas semanas, durante licença do prefeito para tratamento de saúde. FERNANDO BISIGO retoma os trabalhos hoje. Segundo o vice-prefeito, neste período em que assumiu o executivo também encaminhou licitação para compra de três veículos para as secretarias de agricultura, administração e educação. São três carros no modelo Sedan Fiat Cronos que irão substituir veículos antigos, principalmente nos setores da agricultura e educação. Na saúde a frota está praticamente renovada. GENÉSIO ANTON ressalta a dificuldade nas licitações para compra de veículos e sêmen em função da grande concorrência e da preocupação com a aquisição de produtos de qualidade. Ele lembra que foi pego de surpresa ao ter que assumir o cargo, mas devido a sua participação direta nas ações do executivo, os trabalhos seguiram dentro da normalidade.


-HOMEM É FERIDO A GOLPE DE FACÃO AO SER EXPULSO DE ESTABELECIMENTO

-FAMÍLIA PERDE CASA E TODOS OS MÓVEIS EM INCÊNDIO


Acidente com danos materiais é registrado na SC 163. O acidente ocorreu próximo às nove horas da manhã de ontem, na SC 163 em São João do Oeste. No local ocorreu uma colisão seguida de choque em árvore, envolvendo um caminhão VW 24.330, emplacado em Itapiranga, conduzido por um homem de 27 anos, e uma caminhonete BMW emplacada em São Miguel do Oeste, conduzido por um homem de 31 anos. Conforme a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, após a colisão contra o caminhão, a caminhonete acabou saindo da pista e se chocou contra uma árvore as margens da rodovia. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos.


Princípio de incêndio em mercado mobiliza bombeiros. A ocorrência foi registrada na noite desta quinta-feira, no Supermercado Treviso da rua 15 de Novembro, centro de São Miguel do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi um problema no disjuntor do estabelecimento que resultou em um pequeno incêndio. O sinistro foi rapidamente controlado e a energia desligada para evitar mais problemas. O Super Treviso estará de portas fechadas nesta sexta-feira, por causa do acontecimento. Porém, a filial do mercado que fica na Willy Barth funcionará normalmente.


Polícia Militar de Itapiranga cumpre mandado de prisão. Na manhã de hoje, policiais militares de Itapiranga cumpriram um mandado de prisão de um homem de 37 anos. A guarnição em rondas pelo centro da cidade viram o homem, sendo de conhecimento dos policiais militares que havia uma mandado de prisão contra ele. O homem foi condenado um ano quatro meses e 24 dias pela prática de furto. Ele já possui várias passagens policiais. O preso não ofereceu resistência e foi encaminhado a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.


Homem é ferido a golpe de facão. Um homem teve pelo menos três dedos atingidos por um golpe de facão, desferido pelo proprietário de uma loja de conveniência, na rua Waldemar Rangrab, no centro de São Miguel do Oeste. A agressão teria ocorrido depois do homem tentar acessar o local com um cachorro. Ele teria sido alertado pelo empresário de que não é permitido a entrada de animais, mas homem teria insistido. Ele acabou atingido por um golpe de facão, que feriu três dedos. A arma foi apreendida pela polícia. A vítima, apesar do sangramento excessivo, negou atendimento dos bombeiros, mas acabou convencido por amigos a ir ao hospital.


Residência é destruída por incêndio em Mondaí. O fato ocorreu por volta das 21 horas desta quinta-feira na rua Teutônia, bairro Bela Vista em Mondaí. Assim que houve o chamado de imediato foi acionada a guarnição dos bombeiros que realizava trabalho preventivo na Festa da Fruta em Mondaí, enquanto o caminhão de combate a incêndio que estava no quartel de Iporã do Oeste também se deslocava ao local. Foi realizado o corte da energia elétrica da residência atingida pelas chamas e da residência vizinha. A casa de madeira estava tomada pelas chamas e não foi possível salvar nenhum móvel. A ação rápida dos bombeiros no combate e controle das chamas evitou que o fogo se alastrasse para uma edificação vizinha também de madeira. O combate teve duração de mais de uma hora, seguido do trabalho de rescaldo. O proprietário, de 45 anos, foi orientado a manter a área isolada. Perícia será realizada no local para identificar as causas do incêndio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.