ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 21 05 2022

-GOVERNO ANUNCIA CONTINGENCIAMENTO DE 8 BILHÕES DO ORÇAMENTO

-SC CHEGA A 41 MORTES POR DENGUE NO ANO E TEM 59 CIDADES COM EPIDEMIA

-DEBATE NA PEPER DISCUTE PROBLEMAS DA CARGA TRIBUTÁRIA SOBRE A SOCIEDADE

-POSTOS FICAM ABERTOS HOJE ATÉ AS QUATRO HORAS PARA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

-TREVISAN ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA ASFALTAMENTO DE MAIS 90 QUADRAS

-PM CUMPRE MANDADOS E PRENDE DUAS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS

-ACIDENTES COM MOTOCICLETAS DEIXAM TRÊS FERIDOS NO MUNICÍPIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de três graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 86. O euro está valendo cinco reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O presidente turco, TAYYIP ERDOGAN, disse nesta sexta-feira que falará com a Finlândia neste sábado, mantendo sua oposição às propostas de adesão da Suécia e da Finlândia à Otan uma semana depois de ter manifestado pela primeira vez objeções à medida. ERDOGAN afirmou que discutiu o assunto com o primeiro-ministro holandês na sexta-feira e também falará com a Grã-Bretanha hoje. Ele não especificou com quem falaria na Finlândia ou na Grã-Bretanha. A aprovação de novas entradas na Otan só pode ser feita por unanimidade, e a Turquia é um dos integrantes da aliança.

A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta sexta-feira que está trabalhando em estreita colaboração com países onde foram relatados casos da doença viral varíola dos macacos. Em comunicado, a agência da ONU disse que havia cerca de 80 casos confirmados até agora, em 11 países, com mais 50 casos pendentes de investigação. Entre os mais afetados pela doença estão Bélgica, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido. Trata-se do maior surto da doença já observado fora do continente africano.

O Congresso dos Estados Unidos aprovou um pacote de ajuda de 40 bilhões de dólares, cerca de 200 bilhões de reais, para a Ucrânia, o mais recente cumprimento da promessa do presidente JOE BIDEN de apoiar Kiev contra a invasão russa. Ele afirmou que a ajuda à Ucrânia vai muito além da caridade. O pacote inclui seis bilhões para a Ucrânia reforçar sua frota de veículos blindados e sistema de defesa aérea. Quase nove bilhões de dólares são reservados para ajudar a "continuidade do governo" da Ucrânia, além da ajuda humanitária.

Em encontro realizado nesta sexta-feira em hotel de luxo no interior de São Paulo, o presidente JAIR BOLSONARO chamou ELON MUSK de "mito da liberdade" e disse que o anúncio da compra do Twitter pelo bilionário é um "sopro de esperança". O bilionário anunciou, via Twitter, que lançará a rede Starlink para conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia. MUSK não deu detalhes sobre os serviços que pretende prestar e nem quando isso aconteceria. Desde 1988, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, recebe e processa os dados sobre perda de floresta. As imagens são obtidas via satélite e o nível de precisão é de 95 por cento, segundo o próprio instituto.

Em seis anos, a renda média dos caminhoneiros no Brasil caiu 11 por cento e passou de três mil e 600 em 2015 para três mil e 200 em 2021. O dado é de um estudo organizado por uma associação em parceria com a Universidade Federal de Sergipe. A perda de renda é ainda mais grave na comparação com o valor do salário mínimo. Em 2010, por exemplo, a renda média dos caminhoneiros era de cinco virgula sete salários mínimos. Em 2015, passou a quatro salários e meio e, em 2021, representa dois vírgula nove salários. O preço do diesel e dos derivados do petróleo é apontado como um dos grandes vilões da categoria, já que aumenta o custo dos caminhoneiros e reduz a renda da categoria.

O Ministério da Economia anunciou nesta sexta-feira o contingenciamento adicional de oito bilhões e 200 milhões de reais no Orçamento para cumprir o teto de gastos. O novo bloqueio será somado ao contingenciamento de um bilhão e 700 milhões do primeiro semestre. Também foi anunciada a redução da previsão do déficit primário de 66 bilhões e 900 milhões para 65 bilhões e 500 milhões. Houve ganho na arrecadação de 49 bilhões. A receita ainda não leva em conta a estimativa de 25 bilhões de reais com a privatização da Eletrobras. Os números foram anunciados no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do Segundo Bimestre de 2022.

A economia de Santa Catarina registrou em fevereiro recuo de zero vírgula um por cento na atividade frente ao mês anterior, janeiro, o que significa estabilidade. É isso o que mostra o Índice de Atividade Econômica Regional. O indicador é do Banco Central do Brasil e também é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. Na comparação com o mesmo mês de 2021, Santa Catarina cresceu um vírgula um por cento e nos últimos 12 meses avançou seis vírgula oito por cento. Os dados foram apresentados pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias. Segundo a entidade, apesar da leve queda, a economia do estado mostrou em fevereiro nível de atividade de três e meio por cento acima do período pré-pandemia. Santa Catarina ficou em terceiro lugar no ranking das economias que mais cresceram nos últimos 12 meses até fevereiro.

As taxas de abandono escolar na educação básica em Santa Catarina dobraram em 2021 em comparação com o ano anterior. No caso do ensino médio, ficou em sete vírgula quatro por cento. Já entre estudantes do ensino fundamental, foi de zero vírgula quatro por cento. Em 2020, essas taxas estavam em três virgula seis por cento e zero vírgula dois respectivamente. Os dados fazem parte do Censo Escolar divulgado na quinta-feira. O percentual indica a proporção de alunos que deixaram de frequentar a escola antes do término do ano letivo. Entre os estudantes de ensino médio, o número mais grave diz respeito à educação pública, com oito vírgula quatro por cento de abandono.

Santa Catarina já registra 41 mortes por dengue e 40 casos graves da doença são investigados no Estado. Os dados relativos ao período de dois de janeiro a 18 de maio de 2022, foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica na tarde desta sexta-feira. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina tem ainda 42 mil 546 focos do mosquito Aedes aegypti e 130 cidades foram considerados infestadas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, Joinville, no Norte catarinense, é a cidade com mais casos da doença. Em seguida estão Maravilha, Concórdia e Chapecó, no Oeste, e Blumenau, no Vale do Itajaí. Dos 295 municípios catarinenses, 59 são considerados em epidemia.

O Peperi Debates deste sábado abordou sobre o peso da carga tributária no país. Com a proximidade do Feirão do Imposto, marcado para o sábado da semana que vem, o programa de hoje discutiu porque pagamos tanto imposto e quais são as alternativas para mudar essa realidade. O debate deste sábado recebeu a advogada e coordenadora do Feirão do Imposto, GABRIELA FAVERO, o presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI, o vice-presidente administrativo da Acismo, ANTONIO DALTOÉ e o contador RUDINEI ALMEIDA DOS SANTOS. As fotos e áudios do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A cobrança de impostos está vinculada a organização da sociedade e é uma necessidade mas não nos patamares atuais. O comentário é da advogada e coordenadora do Feirão do Imposto, GABRIELA FAVERO. Ela disse, no Peperi Debates de hoje, os impostos são importantes para o custeio da máquina pública. GABRIELA explicou que a carga tributária no Brasil é de 33 por cento do Produto Interno Bruto e está na média na maioria dos países europeus que cobram cerca de 35 por cento dos contribuintes. O problema, segundo a advogada, é que o país tem uma taxa tributária de primeiro mundo, mas serviços públicos de terceio. Ela destacou que o feirão do imposto existe há 20 anos para discutir essa relação, conscientizar a sociedade e contribuir para a busca de uma relação mais equilibrada entre a cobrança de impostos e o retorno que a população recebe dos órgãos públicos.

Um dos principais problemas que envolve a questão tributária no Brasil é que os governos, ao invés de reduzir, só pensam em aumentar a cobrança da sociedade. A afirmação é do presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI. Ele comentou que todas as propostas de reforma tributária vem com ajustes que, no fim das contas, resultam em aumento de impostos e não em uma redução. CRESTANI criticou o governo que também aumenta as suas despesas de manutenção, presta mal os serviços e quem paga por isso é o cidadão. O empresário defendeu uma revisão do sistema tributário brasileiro, com a padronização das taxas entre os estados e, ao mesmo tempo, uma eficiência maior dos órgãos públicos.

Como a carga tributária é alta e os governos não conseguem prestar um bom serviço para a população, na prática, o cidadão paga em dobro. A observação é do contador RUDINEI ALMEIDA DOS SANTOS. Ele disse que as pessoas já pagam impostos para ter segurança, educação e saúde, por exemplo, mas diante da ineficiência estatal acabam tendo que pagar por serviços privados nessas e em outras áreas. RUDINEI também comentou que o sistema tributário é bastante complexo e muitas empresas enfrentam dificuldades até em calcular o imposto que precisam pagar. O contador comentou que o planejamento tributário é uma ferramenta importante para que as empresas definam estratégias, dentro das possibilidade legais, para pagar menos imposto.

O Brasil tem um modelo de tributação equivocado. A opinião é do vice-presidente da Acismo, ANTONIO DALTOÉ. De acordo com ele, o país deveria tributar mais a renda e não o consumo como acontece atualmente. DALTOE explicou que os países mais desenvolvidos tem baixa carga tributária sobre o consumo e isso permite que as pessoas tenham maior poder de compra, movimentando a economia. O empresário também fez uma crítica a complexidade do sistema tributário no país. DALTOÉ comentou que o Brasil é um manicômio tributário. Ele também defendeu uma reforma para simplificar o modelo, além da necessidade dos órgãos públicos aumentaram a eficiência na aplicação dos valores e atendimento da população. O empresário também comentou que as empresas podem buscar apoio na Acismo para compreender melhor o sistema tributário e esclarecer as suas dúvidas sobre esse tema.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da secretaria de Assistência Social de Romelândia realizou, nesta semana, uma série de atividades referente ao 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. O tema foi trabalhado através de vídeos educativos, rodas de conversas, confecção de flores do símbolo referente a data e exposição na praça central da cidade. As crianças e adolescentes também confeccionaram bonecos de pano com orientação da facilitadora de artesanato. O objetivo foi que elas entendessem, de forma lúdica, que existe partes do corpo que não podem ser tocadas por outras pessoas. Segundo a secretaria de Assistência Social, a participação da população é muito importante para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.

A prefeitura de Paraíso segue realizando diversas obras e projetos em vários setores, principalmente em relação aos calçamentos e recapeamentos asfálticos. A afirmação é da prefeita, MARLENE GIACOMINI. De acordo com ela, nesta semana novas ruas foram licitadas, entre elas, as vias do complexo habitacional e a que faz ligação entre a escola Adolfo Silveira ao Esporte Clube Cruzeiro. Conforme ela, a intenção é que nos próximos dois anos, 100 por cento das ruas do perímetro urbano recebam calçamento, proporcionando, uma melhor qualidade de vida e também mobilidade aos moradores de Paraíso.

A prefeitura de Paraíso também vai lançar nos próximos dias a licitação para o recapeamento asfáltico em trechos do município. A informação é da prefeita, MARLENE GIACOMINI. Segundo ela, outra ação que deve ocorrer em breve é a abertura da canalização na avenida que liga aos dois novos loteamentos. Ela destacou ainda que o grande projeto no momento é em relação ao novo batalhão da Polícia Militar. MARLENE GIACOMINI citou que na semana que vem haverá a licitação para a construção do novo espaço no município.

A nova obra de construção do destacamento policial que será executada em Paraíso é de extrema importância, visto o município estar localizado na fronteira com a Argentina. O comentário é da prefeita, MARLENE GIACOMINI. Ela disse que um espaço adequado vai proporcionar uma melhor condição de trabalho e de segurança aos próprios policiais. Ela lembrou que os trâmites iniciaram no ano passado ainda, quando os profissionais procuraram a Administração para pedir auxílio nessa questão. MARLENE GIACOMINI explicou que desde então, o governo buscou recurso e conseguiu o montante de 500 mil reais, sendo parte oriundo de emendas parlamentares e o restante de contrapartida do próprio município.

A Secretaria de Obras está intensificando os serviços em São Miguel do Oeste. O comentário é do secretário JOSÉ XAVIER. Ele explicou que o trabalho das equipes nas estradas, comunidades rurais e bairros aumentou, principalmente nas últimas semanas, em virtude do temporal que assolou a região e também por conta das chuvas e ventos. XAVIER citou que, nesta semana, a ações foram concentradas nas ruas Euclides da Cunha, Pio Doze e Alessandra Tonet. Outra ação da pasta é um estudo de topografia no trecho de acesso ao Moto Clube. Depois disso, a estrada deve ser ampliada, o que vai melhorar o trânsito. A via deve receber calçamento futuramente.

As equipes da secretaria de Obras trabalham intensamente nas comunidades de São Domingos, Nereu Ramos e Jacutinga do Guamerim. De acordo com o secretário JOSÉ XAVIER, os serviços nesses locais estão com bom andamento também por conta do apoio dos moradores. De acordo com XAVIER, a secretaria também realiza a recuperação de pontes e tubulações nas linhas Campo Salles, São Domingos, Gramadinho e Limeira. Ele voltou a pedir que a população contribua com os trabalhos roçando o matagal próximo às estradas e removendo pedras e entulhos que trancam as tubulações. O secretário reforçou que essas iniciativas que irão de facilitar os serviços das equipes e evitar a danificação dos maquinários.

A câmara de vereadores aprovou, nesta semana, duas indicações para melhorias na infraestrutura urbana e rural de São Miguel do Oeste. O vereador RAVIER CENTENATO do PSD solicitou ao governo municipal que faça um projeto para revitalização dos pátios das comunidades do interior. Ele disse que essa ação vai gerar mais conforto, segurança e bem-estar para as pessoas. Já o vereador CARLOS AGOSTINI do MDB solicitou a implantação de mão única ou estacionamento em apenas um lado da via, com a devida sinalização, nas ruas Clóvis Beviláqua, Filinto Müller e 31 de Março, no trecho entre a Avenida Willy Barth e a Rua Hélio dos Anjos Ortiz, no Bairro São Gotardo. Ele disse que o modelo atual cria dificuldades para o transito de veículos.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta nesta sexta-feira sobre a necessidade de a população continuar tomando as medidas de prevenção à covid-19. Os médicos ANTONIO DUARTE e PRISCILA GARRIDO reforçam que a doença ainda está circulando na região e que, apesar do quadro ser mais leve, ainda não está sob controle. Eles explicaram que com a aproximação do inverno e das temperaturas mais baixas, ocorre o aumento das doenças respiratórias. O município vem registrando um aumento no número de casos positivos e pessoas sintomáticas. Eles reforçaram que o distanciamento e uso de máscaras em ambientes fechados devem ser mantidos, especialmente pelas pessoas com sintomas respiratórios. Além disso, as vacinas seguem sendo aplicadas conforme cronograma divulgado e são a principal estratégia de evitar a doença.

Hoje tem dia D de vacina contra a gripe e o sarampo em São Miguel do Oeste. O dia especial de imunização foi aberto as oito horas da manhã e segue até as quatro da tarde, sem interrupção agora ao meio-dia. Neste sábado, a Unidade de Saúde Central e todos os postos de saúde dos bairros estão abertos. Além da vacina da gripe, a vacina do sarampo será aplicada em crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e trabalhadores da saúde. Os demais públicos da vacina da gripe devem apresentar algum documento que comprove o enquadramento no respectivo grupo. Quem não puder comparecer aos postos de saúde neste sábado, ainda terá disponíveis para a campanha os dias 23, 26 e 31 de maio, e três de junho.

O prefeito, WILSON TREVISAN, assinou nesta sexta-feira, as Ordens de Serviço para a execução de novas obras de calçamento na cidade. O ato foi realizado no final da manhã no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença da equipe administrativa e engenharia do Município, deputados, vereadores, representantes dos moradores e empresas que venceram as licitações. Nesta fase, serão asfaltados trechos de 30 ruas de sete bairros e do centro da cidade. No total, serão 90 quadras de asfalto. De acordo com TREVISAN, o investimento será de nove milhões e 97 mil reais. Desse montante, cinco milhões foram angariados por meio de emenda parlamentar da deputada MARLENE FENGLER que esteve no evento de ontem. Outros 800 mil são de emenda do deputado MAURO DE NADAL, também presente no ato.

Um terço dos nove milhões aplicados nessa nova fase de asfaltamento de ruas na cidade é composto por recursos próprios da administração. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, cerca de três milhões e 300 mil reais são dos cofres da prefeitura. Ao entregar as ordens de serviços par as obras nesta sexta-feira, ele lembrou que diversos parlamentares, em outras oportunidades, também destinaram recursos para São Miguel do Oeste. Esta é a sétima etapa de pavimentação asfáltica lançada na gestão atual dentro do programa Asfalto Cem por cento. TREVISAN afirmou que até o final do governo, nenhum morador do perímetro urbano residirá a mais de meia quadra do asfalto, mas a grande maioria terá asfalto na frente de casa.

A Polícia Militar registrou três acidentes com motocicletas nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. O primeiro deles aconteceu as oito horas da manhã na rua Professora Jurema Schacker, bairro São Sebastião. Uma mulher sofreu uma queda de moto e teve escoriações nas pernas. Por volta do meio-dia, um motociclista foi atingido por um caminhão na SC 163, proximidades do Parque de exposições. O homem teve lesões nas pernas. No final da tarde, uma colisão entre um carro e uma moto na avenida Willy Barth provocou a luxação do ombro do condutor da moto. Os três feridos desses três acidentes foram socorridos pelos bombeiros e levados ao Hospital Regional.

A Polícia Militar cumpriu dois mandados judiciais de prisão por tráfico de drogas nesta sexta-feira no município. A primeira prisão ocorreu no bairro Andreatta. Um homem de 19 anos foi abordado pela guarnição e detido. O outro mandado de prisão foi cumprido na rua Tiradentes, bairro São Jorge. Os policiais foram até a residência do suspeito, um homem de 27 anos, e realização a prisão. Os dois foram levados para a a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste e permanecem a disposição da justiça.

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal na Aduana da Ponte Internacional Peperi Iguaçu resultou na apreensão de uma carga de vinho trazida ilegalmente para a região. Durante a operação, as forças de segurança abordaram um veiculo com quatro ocupante. O carro estava carregado com algumas caixas de vinho. Em seguida, os policiais localizaram um galpão que era utilizado para depósito do produto. A operação resultou na apreensão de 107 caixas de vinho com um total de 385 garrafas e 47 mil pesos argentinos. Um homem foi preso e conduzido até a delegacia de Polícia Federal em Dionísio Cerqueira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.