ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 21/05/22

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 86. O euro está valendo cinco reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O presidente turco, TAYYIP ERDOGAN, disse nesta sexta-feira que falará com a Finlândia neste sábado, mantendo sua oposição às propostas de adesão da Suécia e da Finlândia à Otan uma semana depois de ter manifestado pela primeira vez objeções à medida. ERDOGAN afirmou que discutiu o assunto com o primeiro-ministro holandês na sexta-feira e também falará com a Grã-Bretanha hoje. Ele não especificou com quem falaria na Finlândia ou na Grã-Bretanha. A aprovação de novas entradas na Otan só pode ser feita por unanimidade, e a Turquia é um dos integrantes da aliança.


A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta sexta-feira que está trabalhando em estreita colaboração com países onde foram relatados casos da doença viral varíola dos macacos. Em comunicado, a agência da ONU disse que havia cerca de 80 casos confirmados até agora, em 11 países, com mais 50 casos pendentes de investigação. Entre os mais afetados pela doença estão Bélgica, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido. Trata-se do maior surto da doença já observado fora do continente africano.

O Congresso dos Estados Unidos aprovou um pacote de ajuda de 40 bilhões de dólares, cerca de 200 bilhões de reais, para a Ucrânia, o mais recente cumprimento da promessa do presidente JOE BIDEN de apoiar Kiev contra a invasão russa. Ele afirmou que a ajuda à Ucrânia vai muito além da caridade. O pacote inclui seis bilhões para a Ucrânia reforçar sua frota de veículos blindados e sistema de defesa aérea. Quase nove bilhões de dólares são reservados para ajudar a "continuidade do governo" da Ucrânia, além da ajuda humanitária.

A seguir:

-GOVERNO ANUNCIA CONTINGENCIAMENTO DE 8 BILHÕES DO

ORÇAMENTO.

Em encontro realizado nesta sexta-feira em hotel de luxo no interior de São Paulo, o presidente JAIR BOLSONARO chamou ELON MUSK de "mito da liberdade" e disse que o anúncio da compra do Twitter pelo bilionário é um "sopro de esperança". O bilionário anunciou, via Twitter, que lançará a rede Starlink para conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia. MUSK não deu detalhes sobre os serviços que pretende prestar e nem quando isso aconteceria. Desde 1988, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, recebe e processa os dados sobre perda de floresta. As imagens são obtidas via satélite e o nível de precisão é de 95 por cento, segundo o próprio instituto.

Em seis anos, a renda média dos caminhoneiros no Brasil caiu 11 por cento e passou de três mil e 600 em 2015 para três mil e 200 em 2021. O dado é de um estudo organizado por uma associação em parceria com a Universidade Federal de Sergipe. A perda de renda é ainda mais grave na comparação com o valor do salário mínimo. Em 2010, por exemplo, a renda média dos caminhoneiros era de cinco virgula sete salários mínimos. Em 2015, passou a quatro salários e meio e, em 2021, representa dois vírgula nove salários. O preço do diesel e dos derivados do petróleo é apontado como um dos grandes vilões da categoria, já que aumenta o custo dos caminhoneiros e reduz a renda da categoria.

O Ministério da Economia anunciou nesta sexta-feira o contingenciamento adicional de oito bilhões e 200 milhões de reais no Orçamento para cumprir o teto de gastos. O novo bloqueio será somado ao contingenciamento de um bilhão e 700 milhões do primeiro semestre. Também foi anunciada a redução da previsão do déficit primário de 66 bilhões e 900 milhões para 65 bilhões e 500 milhões. Houve ganho na arrecadação de 49 bilhões. A receita ainda não leva em conta a estimativa de 25 bilhões de reais com a privatização da Eletrobras. Os números foram anunciados no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do Segundo Bimestre de 2022.


A seguir:

-SC CHEGA A 41 MORTES POR DENGUE NO ANO E TEM 59

CIDADES COM EPIDEMIA.

A economia de Santa Catarina registrou em fevereiro recuo de zero vírgula um por cento na atividade frente ao mês anterior, janeiro, o que significa estabilidade. É isso o que mostra o Índice de Atividade Econômica Regional. O indicador é do Banco Central do Brasil e também é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. Na comparação com o mesmo mês de 2021, Santa Catarina cresceu um vírgula um por cento e nos últimos 12 meses avançou seis vírgula oito por cento. Os dados foram apresentados pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias. Segundo a entidade, apesar da leve queda, a economia do estado mostrou em fevereiro nível de atividade de três e meio por cento acima do período pré-pandemia. Santa Catarina ficou em terceiro lugar no ranking das economias que mais cresceram nos últimos 12 meses até fevereiro.

As taxas de abandono escolar na educação básica em Santa Catarina dobraram em 2021 em comparação com o ano anterior. No caso do ensino médio, ficou em sete vírgula quatro por cento. Já entre estudantes do ensino fundamental, foi de zero vírgula quatro por cento. Em 2020, essas taxas estavam em três virgula seis por cento e zero vírgula dois respectivamente. Os dados fazem parte do Censo Escolar divulgado na quinta-feira. O percentual indica a proporção de alunos que deixaram de frequentar a escola antes do término do ano letivo. Entre os estudantes de ensino médio, o número mais grave diz respeito à educação pública, com oito vírgula quatro por cento de abandono.

Santa Catarina já registra 41 mortes por dengue e 40 casos graves da doença são investigados no Estado. Os dados relativos ao período de dois de janeiro a 18 de maio de 2022, foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica na tarde desta sexta-feira. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina tem ainda 42 mil 546 focos do mosquito Aedes aegypti e 130 cidades foram considerados infestadas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, Joinville, no Norte catarinense, é a cidade com mais casos da doença. Em seguida estão Maravilha, Concórdia e Chapecó, no Oeste, e Blumenau, no Vale do Itajaí. Dos 295 municípios catarinenses, 59 são considerados em epidemia.

- A SEGUIR:

-HOSPITAIS FILANTRÓPICOS RECEBEM RECURSOS COM

MAIS FACILIDADE.

-DEFESA CIVIL REGIONAL VAI ENTREGAR EQUIPAMENTOS

EM CAMPO ERÊ.

Apae pede ajuda para comunidade para levar alunos nos jogos estaduais das Apaes. Essa é a primeira vez na história da Escola Especial de Campo Erê, que a Apae vai poder participar da fase estadual. Para a diretora da escola ELAINE MENEGUZ, é uma alegria imensa poder proporcionar esse momento aos alunos, que estão muito empolgados com o resultado. No início do mês de maio, aconteceu a fase regional dos jogos em Anchieta, que envolveu nove Apaes da região extremo oeste, a qual Campo Erê faz parte. De todas as modalidades, Campo Erê vai com seis representantes para o futsal, e bocha feminino e masculino. Contudo, para que essa viagem seja realizada é necessário um investimento alto.

Apae atende três municípios: Campo Erê, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso. A diretora ELAINE, ressalta que a escola especial está buscando apoio das três cidades. Qualquer valor é muito bem vindo para que a Apae possa de fato conseguir levar os alunos nos jogos, pois eles também são especiais e tem potencial de representar o município nos jogos. Então a diretora, pede que quem se sentir tocado e com vontade de ajudar pode procurar a escola ou a direção e fazer a sua doação. O telefone para contato é o 49 3655-1195. Os jogos acontecem de 27 a primeiro de julho, na cidade de Lages.

Escola inaugura obras com investimentos de mais de

200 mil reais. A Diretora da Escola de Campo Erê, MARCIA KAEFER ressalta a importância das melhorias que foram feitas na unidade, para atender cada vez com melhor os alunos. MARCIA cita o fechamento da quadra coberta, que era um sonho antigo de toda a comunidade escolar, e que esse ano se tornou realidade. O clima de Campo Erê é frio e chuvoso, nos meses de inverno, disse a diretora e os alunos ficavam impossibilitados de fazer suas atividades. Agora esse problema está solucionado. Para o Dia da Família na Escola que acontece hoje, a diretora conta que a instituição preparou diversas atividades para esse importante momento. SONORA

A diretora ressalta que a apresentação de todo investimento da escola será feito no Dia da Família na Escola, que está marcado para daqui a pouco. A diretora MARCIA KAEFER destaca também a importância desse momento, em que a família participa da vida escolar do aluno. MARCIA acrescenta que o asfalto em frente à Escola Irma Roberto Florêncio é mais um dos anseios da direção. Ela comenta que apesar dos investimentos já feitos, ainda falta melhorar o acesso a escola.

Prática de atividade física na terceira idade reúne idosos em São Lourenço do Oeste. A atividade é muito importante para estímulo à memória e coordenação motora, convívio social, melhora ou estabilização de certas doenças neurológicas e mais qualidade de vida. A professora ANA PAULA PREVIDI, responsável pelas atividades, ressalta que esses são apenas alguns dos benefícios quando se fala em atividade física na terceira idade. Depois de dois anos de pandemia do coronavírus, a Secretaria de Assistência Social de São Lourenço do Oeste retomou o cronograma de ações com os grupos.


É importante para o idoso sair da sua zona de conforto. A professora frisa que praticar exercícios físicos ajuda a minimizar as dores, principalmente nas pernas e costas. Todos podem fazer uma atividade diferenciada, mas isso deve ser feito com o acompanhamento do profissional de educação física. Ana explica que o grupo de atividades físicas da Secretaria de Assistência Social tem como público-alvo pessoas a partir de 60 anos, mas nada impede que toda a comunidade participe.

Os participantes realizam atividades, dinâmicas, exercícios de fortalecimento e alongamentos e avaliação nutricional. A professora ANA PAULA explica que, no primeiro encontro, o participante recebe um formulário para relatar um pouco das suas condições e, a partir disso, recebe todo o acompanhamento necessário. O objetivo é que o idoso, principalmente, cuide da sua saúde física e mental, mantenha sua longevidade, bem-estar e qualidade de vida. Para participar do grupo, basta entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

Hospitais filantrópicos recebem recursos com mais facilidade.

Para se encaixar dentro da filantropia o hospital também precisa atender alguns requisitos. ÉRICO ECKER – presidente do Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste, explica que para se encaixar e receber os valores vindos para esse tipo de instituição, o hospital tem o compromisso de atender mais de 60 por cento dos pacientes pelo SUS. E como a tabela é defasada a muitos anos já, isso não traz rendimento nenhum para a Fundação, obrigando a direção buscar apoio de emendas parlamentares. SONORA

Tomógrafo adquirido com recursos de emenda parlamentar é um aparelho mais sofisticado do que o raio x. Quem explica é ÉRICO ECKER – presidente da Fundação Hospitalar São Lourenço. Ele cita que esse aparelho era uma demanda antiga do hospital, pois na região não existe nenhum aparelho assim, e os pacientes precisavam ser encaminhados pra fora. De posse desse equipamento a Fundação Hospitalar poderá prestar atendimento maior e melhor e firmar muitos mais convênios com municípios da região.

Defesa Civil Regional vai entregar equipamentos em Campo Erê. Segundo o coordenador cabo DERLI BOSCÓVSKI, isso vai acontecer quarta-feira. Virá para o município 2 kits para transporte de água limpa com duas moto bombas, mangueiras e 4 reservatórios de água de 5 mil litros cada um para serem utilizados especialmente em períodos de estiagem. Os reservatórios são preparados para serem transportados por caminhão. Técnicos da Defesa Civil vão aproveitar para verificar a situação de 5 pontes no interior de Campo Erê. Elas foram danificadas por enxurradas e provavelmente terão que ser substituídas.

As 5 pontes que precisam ser trocados ficam nas localidades de Sul Brasil, Sentinela, Santa Lúcia e duas em Pinheirinho. Conforme o coordenador regional da Defesa Civil cabo DERLI BOSCÓVSKI, o Estado fornece o kit ponte, leva até o local e instala. As cabeceiras ficam por conta do município. A entidade fica em Maravilha e atende 17 municípios, todos contemplados com equipamentos para estiagem. No total, eles já receberam 150 reservatórios, com capacidades de armazenagem de 5 mil litros. Tem também equipamentos que são fixados nas comunidades que variam de 5, 10, 15 e até 20 mil litros de água.

- A SEGUIR:

-TRÊS FERIDOS EM COLISÃO FRONTAL NA PR-180.

-HOMEM É ESFAQUEADO APÓS TENTAR SEPARAR BRIGA DE

MARIDO E MULHER.

ROTAM apreende drogas e arma de fogo em boate. Por volta das 23 horas e 40 minutos de ontem, as equipes realizaram abordagem em uma boate nas margens da PR-483, próximo a Penitenciaria Estadual de Francisco Beltrão. Ação resultou na prisão de um homem e na apreensão de mais de 21 gramas de cocaína, uma pistola calibre 7.65, 11 munições, duas balanças de precisão, 278 reais em dinheiro, 14 mil 433 mil reais em cheques e três celulares. O homem, as drogas, o dinheiro, celulares, arma e munições foram encaminhados a décima nona Subdivisão de Polícia.

Três feridos em colisão frontal na PR-180. Uma colisão de trânsito deixou três pessoas feridas por volta das 6 Horas e 40 minutos da manhã de hoje. O acidente ocorreu no km 482 da rodovia PR-180, nas proximidades da Comunidade do Rio Tuna, em Francisco Beltrão. No automóvel Pálio estava somente o condutor e na Strada estavam duas pessoas. O condutor do Palio e o passageiro da Strada foram encaminhados ao Hospital Regional. O condutor da camionete foi levado à UPA. Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Rodoviária Estadual atenderam o acidente.


Homem é esfaqueado após tentar separar briga de marido e mulher. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de homicídio contra um homem de 49 anos em Pinhalzinho. O caso foi registrado na rua Vilson Kleinubig, no bairro Maria Terezinha. Aos policiais, a vítima relatou que estava bebendo num bar com um homem de 32 anos e duas mulheres, sendo uma delas a esposa do suspeito. Em sequência, teriam ido para a casa da vítima, onde iriam jantar. Pouco tempo depois, o suspeito começou a brigar com sua esposa e tentou agredi-la com uma faca.

No intuito de defendê-la, o homem de 49 anos interferiu e recebeu golpes de faca nas costas, rosto, mão e braço. Quando o homem conseguiu correr e pedir ajuda, o suspeito que estava na casa fugiu com os demais presentes. A vítima foi levada ao hospital. Até o momento, ninguém foi preso.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/IGenaXwcDa9jgH5OtIZgN52U52e9uo0yifktDZZP): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185