ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 21 04 2018

-JOESLEY DIZ QUE PAGOU MENSALINHO DE 50 MIL REAIS PARA AÉCIO

-SC VAI RECEBER 400 REAIS POR VENEZUELANO ABRIGADO NO ESTADO

-ESQUADRILHA DA FUMAÇA LEVA MILHARES DE PESSOAS AO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

-NÚCLEO PROMOVE HOJE SEMINÁRIO REGIONAL DA SUINOCULTURA

-MUNICÍPIO RECEBE 40 POR CENTO DAS DOSES PARA VACINA CONTRA GRIPE

-PM ORIENTA MORADORES SOBRE CUIDADOS PARA EVITAR FURTOS EM RESIDENCIAS

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA QUATRO PESSOAS FERIDAS

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus.

A Bolsa de Valores fechou a sexta-feira em queda. O dólar encerrou a semana da mesma forma, cotado em três reais e 41 centavos. O euro vale quatro reais e 198 centavos. Já o peso argentino está cotado a 17 centavos para venda e 15 vírgula cinco centavos para a compra.

O presidente russo VLADIMIR PUTIN está "disposto a ter uma reunião" com o colega americano DONALD TRUMP. A informação é do ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGUEI LAVROV. Ele completou que tal reunião "ainda não está sendo preparada". O convite de TRUMP a PUTIN foi feito em março durante uma conversa por telefone, mas não se concretizou desde então, em um contexto de tensão relacionada com o caso do envenenamento do ex-espião russo SERGUEI SKRIPAL no Reino Unido e com o suposto ataque químico na Síria.

Em uma declaração inédita, o grupo separatista ETA pediu perdão às vítimas pelos "graves danos" provocados por sua luta armada pela independência do País Basco, na Espanha. O comunicado é um último gesto antes do aguardado anúncio de dissolução do grupo, quase 60 anos após sua criação. Os atentados do grupo deixaram 829 mortos, tanto no País Basco como no resto da Espanha, e alguns também na França.

A Câmara de Deputados do México aprovou por unanimidade a proposta que muda oito artigos da constituição do país, eliminando a imunidade jurídica de funcionários de governo de primeiro escalão, incluindo o presidente. A proposta agora vai para o Senado. Se aprovada na outra casa legislativa, governadores, deputados, juízes, prefeitos e vereadores, entre outros, poderão responder por crimes comuns. A legislação de foro privilegiado criada em 1917 levou a sucessivos casos de impunidade no país.

O Ministério Público de São Paulo abriu nesta sexta-feira um inquérito civil para investigar o ex-governador GERALDO ALCKMIN do PSDB. O inquérito apura suspeita de prática de atos de improbidade administrativa por caixa 2, com o pagamento pelo grupo NORBERTO ODEBRECHT de vantagem indevida a ALCKMIN. A suspeita é que o pagamento tenha tido a participação, a título de caixa 2, de ADHEMAR CÉSAR RIBEIRO, cunhado de ALCKMIN, e MARCOS MONTEIRO, que foi secretário de Planejamento na gestão do ex-governador. ALCKMIN foi citado por três delações da Lava Jato por ter supostamente recebido 10 milhões.

Em depoimento à Polícia Federal em Brasília, o empresário JOESLEY BATISTA, do grupo J&F, disse que pagou um "mensalinho" de 50 mil a AÉCIO NEVES do PSDB entre julho de 2015 e junho de 2017, atendendo a um pedido do senador. Em nota, a defesa do senador disse que AÉCIO jamais pediu dinheiro para JOESLEY. De acordo com a nota, JOESLEY age de "má-fé" e com "desespero" diante do risco de ter o acordo de delação premiada anulado.

A economia brasileira gerou 56 mil 151 empregos com carteira assinada em março deste ano, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho. Foi o melhor resultado para março desde 2013, quando foram abertas 112 mil 450 vagas formais. Ou seja, foi o melhor resultado para o mês em cinco anos. Também foi o primeiro resultado positivo para março desde 2015. Os números também mostram que houve desaceleração no número de vagas abertas em relação aos meses de janeiro e fevereiro.

Começa na próxima segunda-feira, a campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina. Até primeiro de junho, deverão ser imunizadas no estado um milhão 844 mil 225 pessoas de grupos prioritários para a vacinação. Esses moradores têm direito a receber a vacina gratuitamente. Até agora, 37 por cento das vacinas, cerca de 760 mil doses, já foram encaminhadas aos postos de saúde. Neste ano, o estado registrou 23 casos de influenza e uma morte por gripe H3N2, em Florianópolis.

Subiu para sete o número de casos de dengue contraídos dentro de Santa Catarina este ano. A informação está no boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. Todos os pacientes são de Itapema, no Litoral Norte. Santa Catarina tem mais quatro pacientes que foram infectados em outros estados, moradores de Biguaçu e São José, na Grande Florianópolis, e Canoinhas e Joinville, no Norte. Eles contraíram dengue em Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia e Minas Gerais, respectivamente.

O governo federal de comprometeu a repassar 400 reais por venezuelano recebido por municípios ou instituições em Santa Catarina. A garantia foi dada pelo ministro de Desenvolvimento Social, ALBERTO BELTRAME. Os primeiros grupos devem chegar no estado a partir do mês que vem. A secretário de Assistência Social do estado, ROMANNA REMOR comemorou a informação e espera receber um valor maior caso consiga apoio da ONU. Ela afirmou que é melhor fazer essa preparação o do que receber uma entrada sem planejamento dos imigrantes.

O Peperi Debates deste sábado abordou um tema que desafia as autoridades da segurança pública: o crime de embriagues ao volante. Nesta semana, entrou em vigor a alteração da lei que praticamente dobra a pena de prisão para motorista bêbados que cometerem acidentes com morte ou lesão grave. Nos últimos anos, houve um endurecimento das leis para coibir a embriagues ao volante, mas os casos continuam acontecendo. O Peperi Debates analisou porque é tão difícil enfrentar esse problema. O programa recebeu o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, major LAERTE BIEGER, o tenente da Polícia Militar ALCENIR MINUSCOLI, o instrutor de trânsito, VALDECIR MENEGAIS e o delegado de polícia CONRADO CINTRÃO O áudio e as fotos do debate estão no portal da Peperi na internet.

O Núcleo Regional de Criadores de Suínos está promovendo neste sábado mais uma edição do Seminário Regional da Suinocultura. O evento foi aberto as oito e meia da manhã no salão da comunidade da Linha Indiozinho. As dez horas da manhã, o presidente da ACCS, LOZIVANIO DE LORENZI apresentou os trabalhos da associação. Logo depois disso, ocorreu a segunda palestra do dia sobre produção de biogás e energia a partir dos dejetos da atividade. Neste momento, está ocorrendo o almoço a base de carne suína.

O primeiro objetivo do seminário regional é oportunizar novos conhecimentos e discutir os problemas que marcam a suinocultura na região. O comentário é de um dos coordenadores do evento, ARTEMIO BARTH. De acordo com ele, o seminário reuniu mais de 500 suinocultores da região. Um dos principais temas do encontro foi o uso dos dejetos da atividade para produzir biogás. Ele explicou que existe projetos em desenvolvimento na região. BARTH comentou que a medida, além de proteger o meio ambiente, vai aumentar a renda dos suinocultores.

Cerca de 10 mil pessoas assistiram a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no final da tarde de ontem em São Miguel do Oeste. A estimativa é do prefeito WILSON TREVISAN. Além do grande público presente no parque de Exposições Rineu Gransotto, muitas pessoas acompanharam as manobras dos aviões da Força Aérea Brasileira da rodovia Leolino Baldissera. Muitos veículos não conseguiram entrar no parque e as pessoas pararam os carros ao lado da via na hora do espetáculo. As fotos e vídeos da apresentação de ontem estão no portal da Peperi na internet.

O show da Esquadrilha da Fumaça teve duração de 40 minutos com a demonstração de cerca 40 manobras. O espetáculo começou pontualmente as cinco horas da tarde quando os aviões chegaram de Chapecó. Sete aeronaves participaram da apresentação. Por volta das cinco e 40, os pilotos encerraram o show e retornaram para o aeroporto de Chapecó. Essa foi a primeira apresentação do grupo depois de 30 anos em São Miguel do Oeste.

Começou nesta sexta-feira a primeira edição do Moto Entrevero. O evento foi aberto ontem no parque de Exposições Rineu Gransotto e prossegue até amanhã. De acordo com o coordenador do encontro, LUIS BARD, o Moto Entrevero reúne motociclistas de toda a região e de outros estados. Hoje, haverá cobrança de ingressos no valor de 10 reais. Uma das principais atrações do encontro será o bar nas alturas, uma estrutura em aço içada a 40 metros de altura por um guindaste. O valor para ficar 10 minutos no bar é de 20 reais.

O primeiro Moto Entrevero tem o objetivo de evitar que São Miguel do Oeste perca a condição de referência em encontros de motociclistas. O comentário é do coordenador do evento, LUIS BARD. Ele disse que é preciso manter essa tradição que ficou ameaçada com o fim do Motocão. A programa do encontro prevê show de Wheeling a partir das quatro da tarde e a apresentação de bandas de rock. Amanhã não haverá cobrança de ingresso e as quatro horas haverá um novo show de Wheeling no parque de exposições.

A Assembleia Legislativa vai promover uma audiência pública na próxima semana para debater o processo de federalização da SC 163. O evento está marcado para as nove horas da manhã, na Câmara de Vereadores de Itapiranga. A proposição da audiência pública é do deputado estadual MARCOS VIEIRA. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é discutir os motivos que estão atrasando a transferência do trecho que liga São Miguel do Oeste a Itapiranga para o domínio do governo federal. O encontro vai reunir lideranças regionais, deputados, dirigentes do Dnit em Santa Catarina e do Deinfra.

O programa Boa Tarde Peperi desta sexta-feira abordou um tema bastante polêmico: o fim da universalização do Sistema Único de Saúde. Uma das principais características do SUS é a garantia de que todas as pessoas tem direito a receber atendimento na rede pública de saúde. A proposta da Federação Brasileira de Planos de Saúde é de que o SUS deixe de ser universal e atenda, até 2038, apenas 50 por cento da população. O restante seria atendido por planos privados e o governo federal investiria dinheiro público nos planos de saúde para financiar a Atenção de Alta Complexidade. A enquete do programa apontou que a maioria das pessoas defende o SUS universal.

De acordo com o aposentado, LOTÁRIO BACH de 65 anos, o SUS ajuda bastante a população e que a proposta da acabar com a universalidade não deve ser aceita. Ele afirmou que o governo deve investir ainda mais na saúde pública. MARIA ODETE de 39 anos, moradora do Jardim Peperi, citou o mal atendimento e a falta de médicos para a cidade. Ela disse que é preciso dar mais condições financeiras para o sistema. DANIELE PALOSCHI, de 22 anos, moradora da Linha Cruzinhas, afirmou que o SUS tem muita coisa para melhorar, mas o caminho não é reduzir os investimentos em saúde pública.

A proposta da Federação Brasileira de Planos de Saúde tem a intenção de destruir o Sistema Único de Saúde. A afirmação é do deputado PEDRO UCZAI. Ele participou do Peperi Entrevista de ontem e afirmou que a intenção é tirar dinheiro do SUS para financiar a Atenção de Alta Complexidade de quem tem plano de saúde, e, portanto, condições de pagar um tratamento. De acordo com o parlamentar, é preciso mobilizar a população para defender a saúde pública. Ele disse que o SUS universal é uma conquista da população e de que vê a defesa da proposta da Febraplan com muita preocupação.

A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste recebeu nesta quinta-feira as primeiras doses da vacina para a campanha de imunização contra a gripe. A gerencia regional de saúde destinou cerca de cinco mil e 800 kits, o que representa 40 por cento da meta para este ano. De acordo com a coordenadora da sala de vacinas, DEBORA CASAGRANDE o município deve imunizar 14 mil e 500 moradores. Ela explicou que o material foi encaminhado para os postos de saúde do centro e dos bairros Salete, Estrela, Agostini e Santa Rita. A vacinação vai até o início de junho.

A campanha de vacinação contra a gripe deve ter uma boa procura logo nos primeiros dias da próxima semana. A expectativa é da coordenadora da sala de vacinas, DEBORA CASAGRANDE. De acordo com ela, todos os grupos tem uma boa aceitação e devem se imunizar contra a gripe. Os grupos que têm direto a receber a vacina são gestantes, crianças, idosos, portadores de doenças crônicas, professores e profissionais da saúde. DEBORA citou que a campanha é muito importante para aumentar a proteção da população contra a gripe.

O envio de apenas uma parte do quantitativo total de doses para a campanha contra a gripe não é motivo de preocupação. O comentário é da coordenadora da sala de vacinas, DEBORA CASAGRANDE. De acordo com ela, a gerencia de saúde repassou menos da metade do total de doses. DEBORA disse que outros repasses devem ocorrer durante a campanha e de que não há motivos para preocupação com uma possível falta de medicamentos durante a campanha.

São Miguel do Oeste fechou o mês de março com saldo positivo de 15 vagas na geração de emprego formal. Os dados foram divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. No mês passado, as empresas da cidade contrataram 403 trabalhadores e demitiram 388. O setor que mais contribuiu foi o comércio com 24 vagas geradas. Já o setor de serviço teve saldo de 11 vagas abertas. Pela primeira vez no ano, a indústria teve saldo negativo de oito vagas.

Apesar do desempenho negativo do mês de março, a indústria de São Miguel do Oeste ainda tem um desempenho positivo no mercado de trabalho com carteira assinada em 2018. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o setor teve um saldo de 66 vagas entre janeiro e março. O segmento com maior diferença entre admitidos e demitidos no primeiro trimestre foi o de serviços, com a abertura de 82 postos de trabalho. Diferentemente do ano passado, quando demitiu mais do que contratou, o comércio tem um número acumulado de 23 vagas de saldo entre janeiro e março deste ano.

A construção civil fechou mais um mês no vermelho e demitiu mais do que contratou. O setor teve 22 admissões e 24 demissões no mês de março, o que significa o fechamento de dois postos de trabalho. No acumulado do ano, o segmento o saldo é negativo em 10 vagas. O presidente do Sinduscon, FERNANDO TOFFOLI disse que esse desempenha já era esperado, mas deve começar a mudar nos próximos meses. Ele comentou que o setor está reagindo e deve voltar a contratar mais neste ano. TOFFOLI aposta no crescimento da construção civil e isso deve contribuir para a abertura de vagas de trabalho.

Assim como São Miguel do Oeste, a microrregião do Caged, formada por cerca de 20 cidades do extremo-oeste, fechou o mês de março com mais admissões do que demissões. O saldo é de 128 vagas. No primeiro trimestre, o desempenho também é bom. Foram três mil 952 contratações contra três mil 276 desligamentos, o que dá um saldo de 676 vagas. A indústria regional gerou 386 vagas no primeiro trimestre e 72 no mês de março.

A Polícia Militar registrou um crescimento das ocorrências de furto em residência. Em menos de uma semana, sete casas foram arrombadas. Todos os crimes foram cometidos na parte da tarde. De acordo com o tenente JUNIOR TATCHI, o crescimento é preocupante. Ele disse que os moradores devem redobrar a atenção e verificar se todas as janelas e portas estão bem fechadas. Em dois casos, não houve sinais de arrombamento e os ladrões aproveitaram o descuido para cometer os furtos. TATCHI disse que não se trata de uma onda de crimes desse tipo, mas as últimas ocorrências devem servir de alerta para a população.

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente nesta sexta-feira em um acidente na BR 282. A colisão aconteceu por volta das sete e 50 da noite e envolveu um Fusca e uma moto CG 125. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os dois ocupantes da moto tiveram ferimentos graves. Um casal que estava no Fusca também ficou ferido. Três vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar e uma pelo Samu. Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.