ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 21/03/2023

-MAIS MÉDICOS TERÁ CONTRATO DE 4 ANOS E INCENTIVO PARA MUNICÍPIOS VULNERÁVEIS

-GOVERNO ANUNCIA "COMITÊ DE CRISE" E LIBERA 10 MILHÕES PARA COMBATE À DENGUE

-PREFEITO VAI A BRASÍLIA EM BUSCA DE RECURSOS PARA MUNICÍPIO

-EQUIPE DA PREFEITURA PARTICIPA DE UM CURSO DE FISCALIZAÇÃO

-PODER PÚBLICO SEGUE INVESTINDO NA MELHORIA DO LAGO MUNICIPAL

-MUNICÍPIO GASTA R$ 120 MIL PARA REFORMA DO CENTRO ADMINISTRATIVO

-PREFEITURA PROMOVE SEGUNDO ENCONTRO MULHERES QUE INSPIRAM

-CONFECÇÃO DE SILAGEM ENTRA EM FASE FINAL EM PALMA SOLA

-SEIS MIL MAÇOS DE CIGARROS CONTRABANDEADOS ESTAVAM EM ÔNIBUS

-PM PRENDE HOMEM POR DISPARO E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão é de sol e possibilidade de pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima desta manhã foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula cinco centavos.

A Assembleia Nacional da França votou nesta segunda-feira uma moção de desconfiança contra o presidente EMMANUEL MACRON. Na semana passada, o líder do país contornou a câmara para aprovar uma mudança no sistema previdenciário. Se a votação tivesse sido bem-sucedida, o governo teria sido derrubado, e a reforma, anulada. Para derrubar o governo, os opositores de MACRON precisavam do apoio da maioria dos 577 legisladores, 287 votos. O resultado, contudo, foi de 278 votos a favor. A reforma da previdência proposta por MACRON adia a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos até 2030 e antecipa para 2027 a exigência de contribuir com 43 anos, em vez de 42 como agora, para receber uma aposentadoria completa.

O ministro do Petróleo da Venezuela, TARECK EL AISSAMI, anunciou nesta segunda-feira que irá renunciar ao cargo, e pelo menos seis autoridades foram presas pela polícia após investigações de corrupção, inclusive na empresa estatal Petróleos de Venezuela. A polícia anticorrupção venezuelana prendeu um prefeito, dois juízes e três funcionários do governo, pelo menos dois dos quais estão conectados com a PDVSA. A informação foi divulgada pela emissora de televisão estatal. Prender funcionários do governo por conta de corrupção é algo raro na Venezuela, país que é descrito como pouco transparente por grupos defensores de direitos como a Transparência Internacional.

A Finlândia foi eleita nesta segunda-feira como o país mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo, de acordo com um ranking da Organização das Nações Unidas. Os cinco primeiros são Finlândia, Dinamarca, Islândia, Israel e Holanda. O Brasil ficou na posição 49, de uma lista de 137 posições. Em 2022, o país havia ocupado o posto número 38. Desde 2016, quando ocupava o décimo sexto lugar, o Brasil vem perdendo posições no ranking. O Relatório Mundial da Felicidade, publicado pela primeira vez em 2012, considera as avaliações das próprias pessoas sobre sua situação, bem-estar econômico e indicadores sociais.

Com o mercado em desaceleração, ao menos quatro montadoras anunciaram férias coletivas entre março e abril em suas fábricas no Brasil. As paralisações na produção vão ocorrer em unidades da General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citröen. Além da falta de componentes para produção, as paradas visam adequar a produção à demanda do mercado. Na prática, as montadoras vão pisar no freio para evitar a formação de grandes estoques, motivados pelo atual cenário econômico. Um dos motivos é a alta inflação, o aumento no preço dos carros vem desde o final de 2020 e tem sido sentido cada vez mais.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central começa nesta terça-feira a reunião para decidir sobre a taxa básica de juros, Selic. Este será o segundo encontro do comitê após a posse do presidente LULA e ocorrerá em meio a pressões para a redução da taxa. A reunião continua na quarta-feira, quando é anunciada, após o fechamento do mercado, a decisão do grupo. A última vez que o Copom seu reuniu foi em fevereiro, quando decidiu pela manutenção da taxa em 13 virgula 75 por cento ao ano, patamar que está desde agosto de 2022, o maior nível desde dezembro de 2016. Recentemente, o presidente LULA criticou a manutenção dos juros no patamar atual.

O governo federal relançou nesta segunda-feira o Mais Médicos pelo Brasil, programa federal para preenchimento de vagas no Sistema Único de Saúde. A iniciativa pretende expandir, de 13 mil para 28 mil, o número de profissionais em atendimento pelo país. Segundo a ministra da Saúde, NÍSIA TRINDADE, o edital para preencher essas cinco mil vagas deve ser publicado ainda nesta semana. Outras 10 mil vagas serão criadas por meio de contrapartida dos municípios, ou seja, o Ministério da Saúde vai fazer a seleção dos médicos, e os municípios arcarão com os custos. A nova versão do projeto estabelece benefícios para incentivar a permanência dos médicos por longos períodos. Médicos com formação pelo Fies, adicional de 40 a 80 por cento.

Blumenau foi a única cidade de Santa Catarina a cair de posição no ranking de saneamento básico divulgado anualmente pelo Instituto Trata Brasil. O novo levantamento, publicado nesta segunda-feira, mostra a cidade na posição 68 entre os 100 maiores município do país quando o assunto é tratamento de esgoto e água potável. No passado estava na colocação 66. Outras cidades catarinenses avançaram no ranking de saneamento básico. Joinville, no Norte do Estado, saltou quatro posições e agora ocupa o lugar 74. Florianópolis subiu um ponto, e agora é o quinquagésimo nono município entre os maiores do Brasil com melhor desempenho em tratamento de esgoto e água potável.

Uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Educação, com Celesc e Acafe irá permitir a restruturação da rede elétrica nas escolas estaduais de Santa Catarina. Os detalhes desta parceria serão oficializados nas próximas semanas. A ideia é começar mapeando as principais carências de rede. O papel da SED é apontar prioridades e os locais onde a intervenção se faz necessária. A partir daí, os estudantes de engenharia elétrica da Acafe fazem estudos e elaboram projetos. Cabe à Celesc, analisar e aprovar o trabalho. O diretor de Distribuição da Celesc, CLÁUDIO VARELLA, informou que a empresa vai tratar esse assunto com agilidade e otimização de recursos para garantir as melhorias na rede elétrica das unidade de ensino.

O governo de Santa Catarina anunciou a criação de um "comitê de crise" para coordenar as ações contra a dengue no Estado e vai liberar 10 milhões de reais para auxiliar os municípios. As medidas foram tomadas em função do alto número de casos de dengue registrados neste início de ano. Segundo o governo, o Estado já soma 10 mil suspeitas da doença e três mil confirmações, em números atualizados até o último sábado. Na semana passada, a Dive emitiu um alerta porque crianças e adolescentes de 0 a 19 anos têm apresentado maior incidência e agravamento da doença. Os 10 milhões anunciados por JORGINHO MELLO devem ter como prioridade custear horas extras de servidores para ampliar o horário de atendimento em unidades básicas de saúde. O governo vai implantar um Centro de Operações e Emergências para coordenar as ações.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, divulgou nesta manhã sobre as operações de Pare e Siga em quatro pontos da BR-163, no Extremo-Oeste, entre Guaraciaba e Guarujá do Sul. Nos locais, o trânsito flui em apenas uma pista, com alternância de sentidos. A ação é necessária para dar seguimento às obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. Em Guaraciaba, no quilômetro 86 há um Pare e Siga diurno para fluxo de caminhões na entrada do britador das obras. Já no quilômetro 88 Pare e Siga 24 horas para serviços de concretagem da pista. Em Guarujá do Sul acontece o Pare e Siga entre os quilômetros 106 e 108 para realização de serviços de selagem de juntas e do quilômetro 110 a 111 Pare e Siga diurno em apoio a serviços de terraplenagem e supressão da vegetação.

Encerrado curso de corte e costura em Princesa. A última aula ocorreu na noite de ontem com entrega dos certificados. A ação foi 100 por cento custeada pela administração e teve com uma instituição e empresa local que cedeu espaço onde foi montado o laboratório de corte e costura. A vice-prefeita DIANGELE MARMITT enalteceu a importância do curso, em especial às mulheres que concluíram a capacitação. O curso de corte e costura faz parte de um conjunto de ações fomentadas pela administração, as quais visam incrementar a geração de empregorenda e a mão de obra qualificada no município. A expectativa é que novos cursos sejam desenvolvidos no decorrer de 2023, sempre observando as demandas locais.

Princesa participou de um curso de fiscalização e processo administrativo ambiental em Florianópolis. O objetivo do curso foi capacitar tecnicamente gestores e servidores pela área ambiental para que possam proceder na fiscalização e consequente processo administrativo ambiental. A informação é do engenheiro Agrônomo, SILVIO DA SILVEIRA. A ideia do aprendizado foi aprimorar as técnicas de fiscalização ao meio ambiente. Ele falou que, com a competência dos municípios em emitir tais liberações, é necessário fazer cumprir algumas condicionantes – algo que o município não vinha até então fazendo com efetividade. Quanto a sociedade, ele falou que boa parte dos cidadãos está preocupada com a situação ambiental em Princesa. Em algumas épocas os moradores cobram ações para recolha de materiais recicláveis visando a destinação correta. Para este ano, o poder público vai realizar a recolha de materiais no meio rural e também no perímetro urbano. Dentro de alguns dias deve ser debatido sobre as datas e locais de destinação.

A secretaria de Agricultura de Palma Sola está na fase final da confecção de silagem. Este trabalho é subsidiado pelo poder público por meio das patrulhas mecanizadas. A informação é do secretário, CLAUDINEI SCHEIN. Conforme ele, as patrulhas são usadas para atender, de forma imediata, os agricultores. A hora-máquina cobrada pelos grupos visa manter o funcionamento dos maquinários sem visar lucro. Ele ainda disse que os valores giram em torno de 120 reais. Além da patrulha mecanizada, também há terceirização do serviço para atender a demanda. O secretário falou que desde ontem o setor disponibilizou o programa de Troca-Troca de Semenetes de Aveia. O poder público subsidia 50 por cento do valor para contemplar todos os agricultores. A quantidade de sementes entregue depende do número de notas destacadas pelo produtor. A entrega começa no mês que vem. Segundo ele, o poder público já conta com a empresa responsável pela entrega. SCHEIN também falou que as inscrições para garantir as sementes devem ser feitas no setor.

São José do Cedro continua dando atenção ao lago municipal como obras de melhorias que visem garantir um espaço de lazer aos moradores. A informação é do vice-prefeito, ELMAR HENTZ. A área está recebendo o plantio de grama no entorno do lago. Em breve a ideia é efetuar o reflorestamento com plantio de mudas de árvores nativas. Mesmo com as melhorias em andamento, muitos moradores visitam o espaço para passar o dia ou fazer uma atividade física. Entretanto, ainda é necessário ter alguns cuidados básicos, a exemplo, de não pescar, não entrar no açude e nem mesmo se banhar. Estas ações seguem proibidas pelos órgãos ambientais. A municipalidade possui algumas projeções relevantes para o lago municipal, mas que necessitam passar por avaliação dos órgãos ambientais. O vice-prefeito falou que as próximas ações é efetuar pavimentação ecológica no entorno do lago, instalação de iluminação pública, entre outras melhorias. Dentro de alguns dias será interditado o acesso de veículos ao redor do lago, visando efetivar futuros acidentes.

O programa Mais Leite foi lançado oficialmente na noite desta segunda-feira em Guaraciaba. Na oportunidade, também foram distribuídas as primeiras cartas de crédito do Programa. Durante a solenidade, cada autoridade falou sobre o programa, seu funcionamento, os valores investidos, e sobre a importância deste incentivo. O Programa foi criado em dezembro de 2022 com finalidade de incentivar a atividade leiteira, por meio de concessão de crédito que serão utilizadas para compras em empresas credenciadas. Esta iniciativa substitui os programas existentes de silagem, entrega de luvas, sêmen bovino, e bainhas para os produtores de leite, que contarão ainda com o programa Meu Crédito. São considerados beneficiários do “Programa Mais Leite” os produtores com inscrição junto ao Munícipio de Guaraciaba, que possua notas fiscais emitidas de venda de leite em dois anos anteriores ao pagamento do incentivo. Serão cerca de 600 produtores de leite de Guaraciaba que receberão cartas de crédito.

O objetivo do programa Mais Leite de Guaraciaba é atender a todos os produtores, e torna-los mais independentes, na escolha de produtos e serviços. As cartas de crédito são divididas de acordo com a produtividade de leite em litros. O secretário de Agricultura SÉRGIO TALHEIMER explicou que serão realizadas mais entregas para contemplar a todos os beneficiários. O prazo estipulado para entregas vai até dia 15 de junho, e os beneficiários devem utilizar os recursos até dia 15 de agosto.

O grande movimento turístico e comercial continua entre Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira. O maior fluxo é sempre gerado com as mudanças de quinzena, finais de semana e feriados ou antes dos feriados. Durante janeiro e fevereiro, o trânsito entre as duas cidades foi importante e chegaram até três mil turistas por dia, sejam eles argentinos que procuram passar férias no Brasil ou brasileiros que optaram por comprar na Argentina, dada a forte diferença cambial, como resultado da queda no valor do peso. Nesse contexto, às vésperas da Semana Santa, o panorama se mantém e são vários os turistas brasileiros próximos, e até 100 quilômetros de distância, que optam por se abastecer em Irigoyen. A maioria dos brasileiros faz compras ocasionais. Em geral, procuram os preços mais baratos e são muito especulativos. As preferências são vinhos, espumantes e bebidas energéticas. Da mesma forma, visitam as lojas em busca de produtos cosméticos e de perfumaria, roupas, que, de acordo com a escolha, se deve à qualidade e às marcas.

Na mesma linha, o fluxo pela fronteira impactou diretamente os negócios. Na maioria das vezes, isso acontece por conta dos benefícios cambiais em relação ao Brasil, mas nas vésperas de cada data festiva as compras dos brasileiros em diversos comércios são redobradas. Neste sentido, face à Páscoa, este fim de semana registou uma intensa movimentação para fins comerciais. Estima-se que a recuperação continuará e até aumentará nos próximos dias. Com um real que gira entre 69 e 71 pesos, dependendo das oscilações do câmbio na fronteira leste do país, apresenta-se uma oportunidade ideal para aumentar o fluxo de consumidores brasileiros que optam por comprar em território argentino. O movimento turístico manteve-se desde dezembro e deve continuar até depois das férias da Páscoa. Era esperado o maior movimento em janeiro, mas fevereiro continuou com muito movimento entre os municípios fronteiriços.

O movimento pela Aduana de Dionísio Cerqueira fechou o mês de fevereiro de 2023 com crescimento da corrente financeira – importações mais exportações, em relação ao mês de janeiro passado. Já o total de caminhões que passaram pela Aduana, e o total de documentos desembaraçados pela Receita Federal local, foram ligeiramente inferiores que janeiro. O movimento de fevereiro de 2023, pela Aduana de Dionísio Cerqueira, somou 210 milhões de reais. O total foi 19 por cento maior que a corrente financeira de janeiro passado, que somou 175 milhões e meio de reais. Do total de fevereiro, cerca de 48 milhões foram de importações brasileiras. O percentual equivale a 22 por cento do total movimentado. O total das exportações de fevereiro somou 161 milhões de reais. O percentual equivale a 77 por cento do total do movimento. O total acumulado nos dois primeiros meses de 2023 é de 385 milhões de reais. Desse total, correspondem às importações e 54 milhões de dólares correspondem às exportações.

Quanto ao volume de cargas, em fevereiro deste ano, mil 171 caminhões passaram pela Aduana de Dionísio Cerqueira. Esse total zero vírgula 34 por cento menor que o total de janeiro passado, que somou mil 175 caminhões. Do total de cargas do mês, os produtos importados pelo Brasil, através da Aduana, passaram em 451 caminhões. Já os produtos exportados pelo Brasil, em fevereiro, através da Aduana cerqueirense, somaram 720 caminhões. Nos dois primeiros meses de 2023, o total de carga pela Aduana foi de dois mil 346 caminhões, dos quais 946 com produtos importados e mil 400, com produtos exportados. Mantendo-se essa média, ao final do ano 14 mil 76 caminhões teriam passado pela Aduana ao longo de 2023. Em relação à quantidade de documentos de importação e exportação desembaraçados pela Receita Federal de Dionísio Cerqueira, em fevereiro, o total foi de mil e 65 documentos. Do total de documentos de fevereiro, os produtos importados pelo Brasil, através da Aduana cerqueirense, tiveram 405 papéis desembaraçados.

O prefeito de São José do Cedro esteve, durante a última semana, em Brasília cumprindo uma agenda de visitas em busca de recursos para o município. O chefe do Executivo JOÃO DE ANDRADE, falou que a viagem foi proveitosa. Foram inúmeros gabinetes visitados durante a agenda no intuito de conseguir verbas para a educação visando infraestrutura e aquisição de novos veículos. Na mesma oportunidade foi detalhado sobre o pedido de recursos para a construção de uma nova creche para o Loteamento Santa Rita. O pedido para este fim já foi cadastrado, mas em razão da falta de repasses financeiros pelo FNDE ficou difícil continuar buscando apoio. No entanto, com a possível retomada do programa, o prefeito espera que o pedido seja contemplado, mas será preciso recadastrar o pedido junto ao governo Federal. A administração já conta com uma área de terra para destinar à construção do colégio infantil. ANDRADE falou que a municipalidade não pode custear a edificação, por isso é necessário fazer convênio com a União.

Quanto à aquisição de um novo ônibus para o município, será necessário refazer o pedido para, novamente, cadastrar junto ao FNDE. O prefeito JOÃO DE ANDRADE, falou que estava em tratativas na companhia de parlamentares, para solicitar um veículo escolar. Para isso, a municipalidade deverá relatar o motivo de solicitar um novo ônibus. Alguns veículos são de 2012, um dos pontos que poderá ser alegado junto ao pedido. JOÃO também falou sobre os investimentos necessários em rodovias federais em Santa Catarina e o aporte financeiro para continuação das obras, a exemplo, da BR-163. Outro tema relevante é sobre os impostos, que reduziram de 25 para 18 por cento sobre o combustível. O prefeito falou que o pedido é para que o governo Federal reembolse os estados para, consequentemente, reembolsar os municípios. Para ele, a redução do imposto estaduais e municipais são de responsabilidade de ambos os poderes públicos e não da União. Na avaliação dele, quem sai perdendo no final é o município, o que prejudica os serviços.

Foi concluída a reforma do Centro Administrativo de Princesa. A informação é do secretário de Administração, VALTAIR EPPING. Ele falou que no começo deste ano ficou pronta a reforma interna e externa do prédio da prefeitura. Foram reformadas paredes com infiltração, substituído o telhado na entrada do Centro Administrativo, as algerosas, realizada a pintura interna e externa com readequação do estacionamento em paver, entre outras melhorias. O secretário ainda falou que o espaço localizado atrás do Centro Administrativo ficará aberto para os funcionários públicos estacionarem seus veículos, desafogando o trânsito nas imediações da Rua Rio Grande do Sul e esquina com Nossa Senhora de Fátima. Ele afirmou que será aberto mais vagas de estacionamento para os munícipes que acessarem os serviços prestados no prédio administrativo. Os investimentos foram próprios e superiores a 120 mil reais.

O município de Princesa vai realizar oficinas comunitárias para discutir o seu Plano Diretor. São ações para os próximos 10 anos. O trabalho será descentralizado, cidade e interior e acontecerá no dia 30 de Março. A informação é da Arquiteta e Urbanista de Princesa, RUTI FREESE. As oficinas terão por objetivo ouvir a população e unificar as ideias em torno do assunto, e entender, o que a comunidade quer para o município nos próximos 10 anos. Após, será elaborada a linha de trabalho. O plano diretor é um planejamento estratégico participativo da comunidade, que engloba o desenvolvido de todo o município, e que vai além dos aspectos territoriais. Entre eles: saúde, educação, cultura e demais áreas. Ela afirmou que as oficinas acontecerão a partir das nove da manhã no auditório da Câmara de Vereadores – oficina urbana. E às duas horas da tarde na igreja de Linha Vista Alta – oficina rural. Ela reforça o convite para toda comunidade participar.

A administração de São José do Cedro vai realizar o segundo Encontro Mulheres que Inspiram, que acontece quinta-feira, dia 30 de Março, nas dependências do Centro de Convivência dos Idosos Padre Romualdo, a partir das sete e meia da noite. Na oportunidade haverá uma palestra com IONE CORTESE, mentora. É criadora do instituto e trabalha com o desenvolvimento de competências e habilidades. Para as participantes do evento, será servido um Coffee Break ao fim da palestra. Está previsto ainda para ocorrer um sorteio de prêmios com todas as mulheres presentes. Esse encontro marca o encerramento das atividades do cronograma alusivo ao mês da Mulher.

Foram realizadas respectivamente na noite de ontem, sob a presidência do vereador CLAUDIO WARTHA a terceira Sessão Ordinária e a primeira Extraordinária do mês de março. As reuniões ocorreram sem a apresentação de novos Projetos de Lei. Indicações, pedido de informação e moções foram expostos pelos Vereadores e aprovados para os devidos encaminhamentos. Dois projetos aprovados em primeira votação em sessão ordinária. Já em segunda votação, em extraordinária, foi aprovado o projeto de lei que institui o programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, no município de São José do Cedro. E o projeto de lei que cria as condições legais necessárias para a administração custear despesas relativas ao transporte, alimentação, inscrição, taxas arbitrais e hospedagem de atletas cedrenses e comissão técnica da Associação de Handebol de São José do Cedro, para participação em competições oficiais, previamente autorizadas pelo departamento de Esportes. Outros três textos seguem em tramitação na Câmara.

Um caminhão carregado de pares de tênis falsificados foi apreendido pela Polícia Militar nesta segunda-feira em Dionísio Cerqueira. A abordagem ocorreu em continuidade à Operação Hórus. Segundo a Policia Militar, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de prática de violação de direito autoral com o intuito de lucro. No caminhão foram localizados 3.605 pares de tênis. O homem foi conduzido à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. O caminhão e a mercadoria também foram apreendidos e deixados sob responsabilidade da polícia.

Duas pessoas foram flagradas com mais de seis mil carteiras de cigarro contrabandeado do Paraguai em ônibus. O fato aconteceu segunda-feira no município de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. A Polícia Militar e o canil setorial do município abordaram um ônibus, que fazia a linha Medianeira, no Paraná, a Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. No bagageiro encontraram seis mil 220 carteiras de cigarro. Segundo a PM, os proprietários das carteiras de cigarro foram identificados e conduzidos para a Receita Federal do Brasil para os procedimentos necessários. Eles responderão pelo crime de contrabando.

A Polícia Militar de São José do Cedro realizou na última sexta-feira, a prisão de um homem por disparo de arma de fogo e porte ilegal. O fato foi divulgado ontem pela assessoria de imprensa da PM. A ocorrência ocorreu nas proximidades do Bairro São Luiz. O homem foi preso em flagrante delito e conduzido, juntamente com a arma de fogo, para a Delegacia de Polícia Civil de São José do Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.