ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 21 03 2020

-GOVERNO DECLARA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DO CORONAVÍRUS EM TODO O PAÍS

-MOISÉS ANUNCIA MEDIDAS PARA SOCORRER EMPRESAS E MANTER EMPREGOS

-SUPERMECADOS COMEÇAM A FUNCIONAR EM HORÁRIO ESPECIAL A PARTIR DE HOJE

-MUNICÍPIO CRIA COMISSÃO DE MONITORAMENTO E QUARENTENA

-SÃO MIGUEL JÁ TEM MAIS DE 20 PESSOAS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS AO SOFRER QUEDA DE TELHADO DE RESIDENCIA

-POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS EM MARAVILHA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Ao menos 11 mil e 400 pessoas morreram por complicações da Covid-19 em todo o mundo. Um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins apontou que na manhã de sábado, mais de 275 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. Nos Estados Unidos, ordens de isolamento afetam cerca de 75 milhões de americanos. Mais de 14 mil pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 no país e ao menos 218 morreram. O governador da Califórnia disse que a medida é necessária para evitar a expansão da doença. Já as autoridades chinesas anunciaram que, pelo terceiro dia consecutivo, não foram registrados casos locais de transmissão da Covid-19. O país enfrenta agora novas infecções por coronavírus originadas no exterior.

A Itália registrou nesta sexta-feira mais 627 mortes pelo novo coronavírus, a maior alta diária desde o início da pandemia. Com isso, o número de vítimas de Covid-19 no país chegou a quatro mil e 32. Na quinta-feira, as mortes pela doença na Itália ultrapassaram o total de vítimas na China pela primeira vez. O país asiático, primeiro epicentro da pandemia de Covid-19, passou a registrar números mais baixos de contágio nos últimos dias. O número de casos do novo coronavírus na Itália aumentou de 41 mil e 35 para 47 mil e 21 em apenas um dia, o que representa aumento de 14 por cento. A situação é mais crítica na Lombardia, no norte italiano, onde foram registradas duas mil 549 mortes e 22 mil 264 casos.

Forte crítico dos regimes da Venezuela e de Cuba, o uruguaio LUIS ALMAGRO foi reeleito nesta sexta-feira secretário-geral da Organização dos Estados Americanos. O mandato durará entre 2020 e 2025. ALMAGRO venceu por 23 votos a 10 a candidata MARÍA FERNANDA ESPINOSA, ex-ministra das Relações Exteriores do Equador. Assim, o ex-chanceler uruguaio alcançou a maioria simples dos 34 membros ativos da organização exigida no estatuto — a delegação de Dominica não participou por causa da crise do novo coronavírus. O mandato de ALMAGRO, de 56 anos, foi renovado por votação secreta.

O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite desta sexta-feira. O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, já tinha anunciado nesta tarde que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. O ministro sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior. As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10 deste sábado, 986 casos confirmados de novo coronavírus. São 11 mortes no Brasil, duas no Rio de Janeiro e nove em São Paulo.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta sexta-feira a liberação imediata de oito bilhões em emendas parlamentares individuais e de bancada para a área da saúde. A decisão foi tomada em meio à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito por BOLSONARO durante videoconferência com empresários para tratar dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia. O presidente usava máscara e estava ao lado do ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA. Ele explicou que os parlamentares abriram mão das emendas e que esse valor vai diretamente para o Ministério da Saúde. O Líder do governo no Congresso, senador EDUARDO GOMES explicou que os recursos que seriam liberados ao longo do ano serão liberados de uma vez só.

Em entrevista coletiva sobre ações de enfrentamento ao coronavírus, nesta sexta-feira, o presidente da República, JAIR BOLSONARO, criticou governadores que querem fechar as divisas com outros Estados. Sem dar nomes, o presidente destacou o caso do Rio de Janeiro. Ele disse que teve um Estado que só faltou o governador declarar independência, fechando rodovias e aeroportos, que não é de competência dele. O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, juntou-se às críticas do presidente, ressaltando que é preciso trabalhar uma lógica de unidade nacional, e não uma lógica de território fragmentado, pois poderia interromper cadeias de abastecimento essenciais.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza, mais conhecida como H1N1, vai começar na próxima segunda-feira em Santa Catarina. O objetivo é facilitar o diagnóstico do novo coronavírus, já que os sintomas de ambas as doenças são parecidos. A partir da próxima segunda-feira, as vacinas estarão disponíveis na maioria das cidades catarinense para as pessoas que se enquadram no primeiro grupo de risco, que são os idosos e profissionais da saúde. Progressivamente, até 22 de maio, novos grupos devem receber a imunização, seguindo a lista descrita abaixo. É necessário que população leve um documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde.

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina saltou para 51. Há pacientes diagnosticados em praticamente todas as regiões do Estado. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e pelo secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO. Outros 361 casos são investigados. Os novos casos foram registrados em Gravatal, Navegantes e Jaguaruna. O governador informou que oito pessoas estão internadas com confirmação de Covid-19 ou com quadro característico de coronavírus e destacou que entre os infectados estão idosos, adultos e jovens com faixa-etária entre 30 e 40 anos. Uma criança de cinco anos, está sob investigação. Chapecó já registrou dois casos da doença.

O governo de Santa Catarina antecipou na noite desta sexta-feira, em entrevista coletiva, o pacote de medidas econômicas para socorrer empresas e manter empregos no Estado durante a crise do coronavírus. A lista inclui, entre outras medidas, linhas do Badesc e BRDE com juros baixos e juro zero para microempreendedor individual, crédito para capital de giro e postergação da arrecadação de impostos do Simples seguindo o mesmo padrão adotado pelo governo federal. Além disso, o governo estuda a prorrogação da arrecadação de ICMS para fatos a partir deste mês de março. O governador CARLOS MOISÉS da Silva anunciou também a decisão de autorizar as indústrias do Estado a operarem com até 50% da equipe de pessoal.

Em meio à pandemia de Coronavírus que assola o Brasil e o mundo, os profissionais de saúde foram homenageados na noite desta sexta-feira em São Miguel do Oeste. O município participou da ação nacional batizada de “Aplausos Na Janela”. O objetivo da iniciativa foi aplaudir, exatamente as oito horas da noite, o trabalho feito por profissionais da saúde no combate do coronavírus. O portal da Peperi da internet tem vídeos do “Aplauso na Janela” no centro de São Miguel do Oeste.

A reportagem da Peperi recebeu nos últimos dias diversas ligações e mensagens questionando sobre o funcionamento do Estacionamento Digital em São Miguel do Oeste nesse período de quarentena. Para esclarecer todas as dúvidas, o gestor da Serbet, JUNIOR OLIVEIRA foi entrevistado e explicou que a empresa está cumprindo todas as determinações contidas no decreto municipal e também no decreto estadual do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Conforme ele, o Estacionamento Rotativo paralisou suas atividades na última quarta-feira ainda e só deve retomar os trabalhos na próxima semana .

A cobrança realizada na área chamada de Zona Azul só deve retornar a partir da próxima quarta-feira, dia 25. A afirmação é do gestor da empresa que administra o Estacionamento Digital em São Miguel do Oeste, JÚNIOR OLIVEIRA. De acordo com ele, até lá, quem estacionar no centro de São Miguel do Oeste não vai precisar alocar uma vaga. Segundo ele, conforme o decreto, o serviço prestado pela empresa não é considerado essencial e por isso os profissionais foram dispensados. OLIVEIRA alertou que todos os colaboradores devem ficar em casa nesse período de quarentena. Ele disse que a Serbet está respeitando os decretos na sua totalidade e vai continuar obedecendo até a passagem dessa pandemia do Coronavírus.

A entrada de Argentinos no Brasil está proibida desde ontem. O delegado da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, DANIEL RESK afirma que desde quarta-feira a Argentina proibiu o ingresso de turistas Brasileiros e ontem foi proibido também que os moradores do país vizinho entrem através do porto seco devido as medidas de prevenção ao Coronavírus. O delegado afirma que o movimento já estava baixo e agora os maiores registros são de argentinos que estavam nas praias do litoral catarinense que querem retornar para suas casas. Desde segunda-feira são mais de 200 pessoas por dia para dar baixa no documento e voltar. Eles passam por um protocolo que prevê avaliação médica. As cargas seguem entrando e saindo normalmente, já que o objetivo é evitar o desabastecimento. Os caminhoneiros respondem um questionário e passam por aferição da pressão arterial, verificação da temperatura e outros possíveis sintomas. Já no caso de Dionísio Cerqueira e Barracão que apesar de Estados diferentes, as cidades são juntas e a fiscalização ocorre pela PM de SC e do Paraná.

A prefeitura de São Lourenço do Oeste fechou os acessos ao município e proibiu o ingresso de veículos de outras cidades. A determinação está no decreto assinado nesta sexta-feira pelo prefeito RAFAEL CALEFFI. O decreto estabelece a implantação de barreiras móveis de controle ao acesso a cidade. O monitoramento das barreiras será feito por equipes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O prefeito explicou que a partir de hoje ficam proibidos de entrar em São Lourenço do Oeste veículos com registro de licenciamento em outros municípios, bem como com seus ocupantes, em especial os provenientes de cidades onde está confirmada a contaminação comunitária pelo vírus Covid-19. São Lourenço do Oeste não tem casos confirmados de coronavírus.

Um caso suspeito de Coronavírus está sendo investigado pela secretaria de Saúde de Iporã do Oeste. A paciente apresentou os primeiros sinais da doença no final de semana e foi buscar atendimento médico no hospital da cidade. A mulher foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar. No domingo, antes de ser confirmada a suspeita de coronavírus, ela teve contato com familiares que também começaram a apresentar sintomas de doença respiratória. Cerca de 20 pessoas que tiveram contato com a paciente tiveram os sintomas e também estão em isolamento doméstico por um período de 14 dias. Outros 25moradores que também mantiveram contato com a mulher não apresentaram os sintomas da doença. A partir do resultado do exame que está em análise no laboratório central de Florianópolis, Lacen, outras medidas devem ser tomadas.

A Acismo assinou nesta semana um manifesto pela preservação da economia catarinense. O documento, que conta com a adesão de mais de 40 entidades empresariais do estado, solicita Ao todo são oito medidas para reduzir ou atenuar os efeitos da epidemia do Coronavírus no setor produtivo. O documento já encaminhado para a Assembleia Legislativa e para o governo do estado. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, a Acismo concorda e defende as medidas restritivas impostas para enfrentar o coronavirus, mas é importante adotar algumas ações para auxiliar as empresas que terão um impacto econômico bastante forte neste período. Ele disse que as propostas do manifesto também são necessárias para evitar um prejuízo ainda maior para o segmento produtivo.

O primeiro item do manifesto pela preservação da economia catarinense prevê o parcelamento e remissão de tributos. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, muitos empreendimentos, principalmente os menores, estão com sério risco de quebrar. Caso haja a possibilidade de suspensão na cobrança de tributos e parcelamento após o retorno à normalidade, inúmeros negócios podem ser salvos. O documento também pede o parcelamento e adiamento dos valores direcionados ao Estado dentro do Simples Nacional, a suspensão das cobranças de água e luz e posterior parcelamento, carência para pagamento de tributos municipais e suspensão do vencimento de dívidas e parcelamentos de tributos estaduais durante o fechamento da empresa, prorrogando o seu vencimento.

As empresas de São Miguel do Oeste ainda não admitem a possibilidade de demissões ou outras medidas mais drásticas em razão da crise do coronavírus. O comentário é do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. De acordo com ele, os empresários tem o compromisso de manter os empregos, apesar das dificuldades que surgem com a redução da atividade econômica. DANIEL citou que o setor produtivo da cidade vai atravessar o período inicial de sete dias com alguma dificuldade, mas ele tem dúvida sobre o tempo que as empresas vão aguentar sem tomar medidas mais sérias.

As mercearias, mercados e supermercados de São Miguel do Oeste atenderão em horário especial a partir deste sábado. O objetivo do novo horário é diminuir o tempo de exposição aos riscos de contaminação do coronavírus aos profissionais destes estabelecimentos. A nova jornada será oficializada por meio de Decreto Municipal. O atendimento será de segunda a sábado, das oito da manhã as seis da tarde. Aos domingos, os mercados ficarão fechados enquanto perdurar a situação. A deliberação que instruiu a decisão ocorreu em reunião eletrônica do Comitê de Crise do Coronavírus, durante a tarde desta sexta-feira e foi atendida pelo prefeito, WILSON TREVISAN. O coordenador do Comitê de Crise, médico MAURICIO PIACENTINI, reforçou a importância das pessoas compreenderem que devem sair de casa só em caso de necessidade e ficarem fora de suas residências somente o tempo necessário.

A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste emitiu uma nota no final da tarde desta sexta-feira sobre o processo de coleta de exames para diagnóstico de Covid-19. A partir de agora, somente pacientes graves, que estejam internados em hospital, serão submetidos ao exame para confirmação ou não da nova doença. O fluxo é semelhante à ação recomendada para casos de H1N1 e Síndrome Respiratória Aguda Grave. A Vigilância Epidemiológica assinala, contudo, que todo paciente sintomático respiratório deve ser enquadrado como suspeito de Covid-19 e, portanto, necessita de 14 dias de isolamento domiciliar. As orientações seguem o protocolo da Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina e as condições podem ser modificadas. O médico do município, ANTÔNIO DUARTE explicou que a decisão foi tomada devido ao fato de Santa Catarina já estar no estágio de contaminação comunitária do coronavírus, em que não é mais possível identificar a origem da contaminação.

O município de São Miguel do Oeste tem duas comissões de profissionais e entidades da saúde para acompanhar e desenvolver ações de enfrentamento à epidemia do coronavírus. Há cerca de duas semanas foi criado o comitê de gerenciamento de crise do coronavírus. O grupo envolve médicos e outros profissionais de hospitais, secretaria municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Unidades de Saúde, UPA 24 horas e outras entidades. Nesta semana, o município decidiu criar a Comissão de Isolamento e Quarentena. Segundo o enfermeiro responsável pela vigilância epidemiológica de São Miguel do Oeste, MARCOS BORTOLANZA. O grupo é composto por seis profissionais da saúde que vão fazer o acompanhamento das pessoas com um quadro respiratório leve e que estão em isolamento domiciliar. O monitoramento dessas pessoas será feito à distância.

O município de São Miguel do Oeste tem 20 pessoas com sintomas respiratórios em isolamento domiciliar. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológico, MARCOS BORTALANZA, esses moradores procuraram atendimento médico e foram orientados a permanecer em casa por 14 dias. Ele explicou que essas pessoas tem sintomas leves e estão sendo acompanhados pela recém criada Comissão de Isolamento e Quarentena. O grupo, que conta com o apoio do Nasf – Núcleo de Apoio ao Saúde da Família - faz contato diário com essas pessoas para acompanhar a evolução do quadro de saúde delas. O monitoramento é feito por telefone para evitar o contato pessoal entre os profissionais da saúde e os moradores que apresentam sintomas respiratórios.

Todas as pessoas com os sintomas que podem ser de gripe ou coronavírus devem permanecer isolados em casa por duas semanas. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológico, MARCOS BORTALANZA disse que esse protocolo foi definido em portaria publicada nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde. Ele explicou que os moradores com sintomas respiratórios devem ficar em casa. O mesmo vale para os familiares que residem no local, mesmo que não tenham nenhum sinal das doenças. Os sintomas são febre a partir de 37,8 graus, tosse e coriza. Nesses casos, a pessoa deve comunicar por telefone qualquer unidade de saúde e ficar em casa. A partir de então, começa o acompanhamento à distância pela Comissão de Isolamento e Quarentena. Se o quadro evoluir com o aparecimento de outros sintomas, como falta de ar, o paciente deve ir até uma unidade de saúde.

O Hospital Regional do Extremo-oeste montou um centro de triagem na parte externa da unidade para organizar o fluxo de atendimento das pessoas com sintomas respiratórios. A estrutura, com tendas e cadeiras para a população, foi montada na frente da entrada do pronto socorro. O objetivo da medida é reduzir o contato entre as pessoas com sintomas de gripe ou coronavírus dos pacientes que buscam o atendimento do hospital por outras razões. O centro de triagem já está em funcionamento. De acordo com a comissão de crise do coronavírus, as pessoas com sintomas leves não devem procurar o Hospital Regional ou a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Somente os casos mais graves, quando houve dificuldade respiratória, é que devem buscar atendimento nessas unidades.

A comissão de gestão de crise do coronavírus pode criar um centro médico para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios no Salão Paroquial. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, o objetivo da comissão é criar mais um espaço para o atendimento dos moradores evitando a aglomeração de pessoas no Hospital Regional ou na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Ele explicou que a comissão já levou alguns equipamentos para o salão paroquial e que o local pode ser usado nos próximos dias. A comissão está acompanhando a evolução do coronavírus na cidade e, se houver a necessidade, o salão paroquial será usado para o atendimento das pessoas. O centro médico nesse espaço deve contar com médicos, enfermeiros e outros profissionais para avaliar as pessoas com sintomas respiratórios leves.

Um Ônibus do Pará foi interceptado pela Polícia Rodoviária na SC-157 em São Lourenço do Oeste. O coletivo fazia transporte interestadual de passageiros, o que não é permitido no território catarinense. O ônibus era dirigido por um homem de 54 anos que disse aos policiais que o ônibus começou a viagem na cidade de Santarém no estado do Pará no dia 17, antes portanto da medida do governo estadual que proibiu esse tipo de transporte. A guarnição fez a escolta do coletivo até Chapeco, onde foi comunicado a vigilância epidemiológica daquele município onde iam desembarcar cinco dos 13 passageiros para que fossem tomadas as medidas necessárias ao caso.

Um homem ficou ferido ao sofrer uma queda de telhado nesta sexta-feira em São Lourenço do Oeste. A vítima, de 45 anos, estava fazendo serviços no telhado de uma casa quando caiu de uma altura aproximada de três metros. O acidente aconteceu na tarde de ontem no bairro Santa Catarina. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital da cidade. O homem sofreu escoriações e suspeita de fratura no braço.

A Polícia Civil de Maravilha prendeu, na tarde de quinta-feira, três homens suspeitos do envolvimento com o tráfico de drogas no município. A primeira prisão ocorreu no centro da cidade, quando a equipe de investigação da Polícia Civil abordou um veículo suspeito. O condutor do veículo, que já era investigado por tráfico de drogas, estava na posse de uma porção de cocaína. Em continuidade à diligência, a Polícia Civil foi até um local suspeito de ser ponto de distribuição de drogas, onde foram encontradas maconha, cocaína e crack. Dois homens que estavam na residência foram presos pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os presos foram encaminhados à Unidade Prisional Maravilha, onde permanecem à disposição da Justiça. Toda ação policial contou com apoio da equipe de canil de Chapecó.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.