ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 21/03/2020

GLOBO EM FOCO – 21/03/20

-GOVERNO DECLARA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DO CORONAVÍRUS EM TODO O PAÍS

-MOISÉS ANUNCIA MEDIDAS PARA SOCORRER EMPRESAS E MANTER EMPREGOS

-IPORÃ DO OESTE POSSUI CASO SUSPEITA DE CORONAVIRUS

-VACINA CONTRA GRIPE TERÁ ROTEIRO NO INTERIOR

-ITAPIRANGA CONTRATA CAMINHÃO PIPA PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-CENTRO DE TRIAGEM É INSTALADO NO HOSPITAL REGIONAL

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS EM QUEDA DE TELHADO

-COLISÃO ENVOLVENDO CARRO DE SMOESTE DEIXA UMA PESSOA MORTA

- Estes são os principais destaques do Globo Em Foco que está começando agora....

TEMPO E TEMPERATURA, 21.03.20

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom . A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 37 graus

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Ao menos 11 mil e 400 pessoas morreram por complicações da Covid-19 em todo o mundo. Um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins apontou que na manhã de sábado, mais de 275 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. Nos Estados Unidos, ordens de isolamento afetam cerca de 75 milhões de americanos. Mais de 14 mil pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 no país e ao menos 218 morreram. O governador da Califórnia disse que a medida é necessária para evitar a expansão da doença. Já as autoridades chinesas anunciaram que, pelo terceiro dia consecutivo, não foram registrados casos locais de transmissão da Covid-19. O país enfrenta agora novas infecções por coronavírus originadas no exterior.

A Itália registrou nesta sexta-feira mais 627 mortes pelo novo coronavírus, a maior alta diária desde o início da pandemia. Com isso, o número de vítimas de Covid-19 no país chegou a quatro mil e 32. Na quinta-feira, as mortes pela doença na Itália ultrapassaram o total de vítimas na China pela primeira vez. O país asiático, primeiro epicentro da pandemia de Covid-19, passou a registrar números mais baixos de contágio nos últimos dias. O número de casos do novo coronavírus na Itália aumentou de 41 mil e 35 para 47 mil e 21 em apenas um dia, o que representa aumento de 14 por cento. A situação é mais crítica na Lombardia, no norte italiano, onde foram registradas duas mil 549 mortes e 22 mil 264 casos.

Forte crítico dos regimes da Venezuela e de Cuba, o uruguaio LUIS ALMAGRO foi reeleito nesta sexta-feira secretário-geral da Organização dos Estados Americanos. O mandato durará entre 2020 e 2025. ALMAGRO venceu por 23 votos a 10 a candidata MARÍA FERNANDA ESPINOSA, ex-ministra das Relações Exteriores do Equador. Assim, o ex-chanceler uruguaio alcançou a maioria simples dos 34 membros ativos da organização exigida no estatuto — a delegação de Dominica não participou por causa da crise do novo coronavírus. O mandato de ALMAGRO, de 56 anos, foi renovado por votação secreta.

O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite desta sexta-feira. O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, já tinha anunciado nesta tarde que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. O ministro sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior. As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10 deste sábado, 986 casos confirmados de novo coronavírus. São 11 mortes no Brasil, duas no Rio de Janeiro e nove em São Paulo.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta sexta-feira a liberação imediata de oito bilhões em emendas parlamentares individuais e de bancada para a área da saúde. A decisão foi tomada em meio à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito por BOLSONARO durante videoconferência com empresários para tratar dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia. O presidente usava máscara e estava ao lado do ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA. Ele explicou que os parlamentares abriram mão das emendas e que esse valor vai diretamente para o Ministério da Saúde. O Líder do governo no Congresso, senador EDUARDO GOMES explicou que os recursos que seriam liberados ao longo do ano serão liberados de uma vez só.

Em entrevista coletiva sobre ações de enfrentamento ao coronavírus, nesta sexta-feira, o presidente da República, JAIR BOLSONARO, criticou governadores que querem fechar as divisas com outros Estados. Sem dar nomes, o presidente destacou o caso do Rio de Janeiro. Ele disse que teve um Estado que só faltou o governador declarar independência, fechando rodovias e aeroportos, que não é de competência dele. O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, juntou-se às críticas do presidente, ressaltando que é preciso trabalhar uma lógica de unidade nacional, e não uma lógica de território fragmentado, pois poderia interromper cadeias de abastecimento essenciais.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza, mais conhecida como H1N1, vai começar na próxima segunda-feira em Santa Catarina. O objetivo é facilitar o diagnóstico do novo coronavírus, já que os sintomas de ambas as doenças são parecidos. A partir da próxima segunda-feira, as vacinas estarão disponíveis na maioria das cidades catarinense para as pessoas que se enquadram no primeiro grupo de risco, que são os idosos e profissionais da saúde. Progressivamente, até 22 de maio, novos grupos devem receber a imunização, seguindo a lista descrita abaixo. É necessário que população leve um documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde.

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina saltou para 51. Há pacientes diagnosticados em praticamente todas as regiões do Estado. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e pelo secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO. Outros 361 casos são investigados. Os novos casos foram registrados em Gravatal, Navegantes e Jaguaruna. O governador informou que oito pessoas estão internadas com confirmação de Covid-19 ou com quadro característico de coronavírus e destacou que entre os infectados estão idosos, adultos e jovens com faixa-etária entre 30 e 40 anos. Uma criança de cinco anos, está sob investigação. Chapecó já registrou dois casos da doença.

O governo de Santa Catarina antecipou na noite desta sexta-feira, em entrevista coletiva, o pacote de medidas econômicas para socorrer empresas e manter empregos no Estado durante a crise do coronavírus. A lista inclui, entre outras medidas, linhas do Badesc e BRDE com juros baixos e juro zero para microempreendedor individual, crédito para capital de giro e postergação da arrecadação de impostos do Simples seguindo o mesmo padrão adotado pelo governo federal. Além disso, o governo estuda a prorrogação da arrecadação de ICMS para fatos a partir deste mês de março. O governador CARLOS MOISÉS da Silva anunciou também a decisão de autorizar as indústrias do Estado a operarem com até 50% da equipe de pessoal.

Centro de Triagem é instalado em São Miguel do Oeste. O Centro de Triagem que foi instalado no Hospital Regional de São Miguel do Oeste vai receber as pessoas com sintomas do Novo Coronavírus. Segundo apurado, o espaço foi criado para não haver aglomeração de pessoas no Pronto Socorro da unidade hospitalar. Além disso, uma nova equipe, composta por recepcionista, enfermeira e médico, vai atuar nesse centro, que estará em funcionamento já a partir deste sábado.

São Miguel do Oeste tem 20 pessoas em isolamento domiciliar. O município de São Miguel do Oeste tem 20 pessoas com sintomas respiratórios que estão em isolamento domiciliar. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTALANZA, esses moradores procuraram atendimento médico e foram orientados a permanecer em casa por 14 dias. Ele explicou que essas pessoas têm sintomas leves e estão sendo acompanhadas pela recém-criada Comissão de Isolamento e Quarentena. O grupo, que conta com o apoio do NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, faz contato diário com essas pessoas para acompanhar a evolução do quadro de saúde delas. O monitoramento é feito por telefone para evitar o contato pessoal entre os profissionais da saúde e os moradores que apresentam sintomas respiratórios.

Todas as pessoas com os sintomas que podem ser de gripe ou Coronavírus devem permanecer isoladas em casa por duas semanas. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTALANZA disse que esse protocolo foi definido em portaria publicada nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde. Ele explicou que os moradores com sintomas respiratórios devem ficar em casa. O mesmo vale para os familiares que residem no local, mesmo que não tenham nenhum sinal das doenças. Os sintomas são febre a partir de 37,8 graus, tosse e coriza. Nesses casos, a pessoa deve comunicar por telefone qualquer unidade de saúde e ficar em casa. A partir de então, começa o acompanhamento à distância pela Comissão de Isolamento e Quarentena. Se o quadro evoluir com o aparecimento de outros sintomas, como falta de ar, o paciente deve ir até uma unidade de saúde.

O Hospital Sagrada Família de Itapiranga faz campanha para que as pessoas permaneçam em suas casas durante a pandemia de coronavírus. O diretor do hospital, médico ALEXANDRE RIBAS diz que o momento é de todos contribuírem com a prevenção. A recomendação é para permanecer em casa, evitar contato com outras pessoas e ter o máximo de cuidado com a higiene pessoal. Segundo RIBAS, são medidas simples que fazem a diferença para combater a Covid 19. O médico reforça o pedido para as pessoas não procurarem atendimento médicos nas unidades de saúde do município ou no plantão do hospital, caso a situação não seja de emergência. O Hospital Sagrada Família também restringiu as visitas a pacientes internados.

Lixo deve ter descarte correto como medida preventiva ao Covid-19. O sócio gerente da empresa SERNI de Iporã do Oeste, SERGIO MALLMANN, que realiza a coleta seletiva do lixo na região esclarece que a recolha ocorre normal por ser um serviço essencial. Os funcionários são orientados para o uso de precauções como a higienização com álcool e o uso de EPI, equipamento de proteção individual que já rotineiramente é feito. SERGIO orienta que em qualquer momento quando há descarte de medicamentos ou de produtos contaminantes é necessário entregar estes produtos na farmácia do posto de saúde que está autorizada a recebê-los. Diante da atual situação de prevenção ao Covid-19, SERGIO pede que o lixo doméstico que estiver contaminado não é necessário separar o seco do molhado, mas deverá conter uma identificação de lixo contaminado.

Medidas previnem prejuízos maiores no futuro. SANDRO cita que irão perder material, mas conforme ele melhor perder agora do que perder muito mais no futuro. Primeiro lugar está a saúde./Atualmente, com mais pessoas em casa a produção de lixo está maior ao contrário do esperado por SANDRO. As pessoas estão em casa fazendo limpezas extras. No primeiro momento, segundo ele, o lixo não contaminado permanece estocado no local, uma vez que possui área verde e aempresa localiza-se num local isolado. SANDRO acredita que todos tomando as medidas corretas o vírus não virá a Ipora do Oeste.

Paciente tem suspeita de Covid 19 e mais 20 pessoas estão em isolamento em Iporã do Oeste. Um caso suspeito de Coronavírus está sendo investigado em Iporã do Oeste, no entanto a pessoa não seguiu as orientações de isolamento e teve contato com familiares e amigos. Ao todo 21 pessoas que tiveram contato com o paciente apresentaram sintomas que são compatíveis com o Covid 19 e por isso foram todas encaminhadas para isolamento num período de 14 dias. A partir do resultado do exame que está em análise no laboratório central de Florianópolis Lacen outras medidas devem ser tomadas. Caso haja confirmação do primeiro caso, a situação deverá se agravar, pois todos que tiveram contato com estas 21 pessoas também terão medidas a serem seguidas. Oito pacientes estiveram nesta sexta-feira, na unidade de saúde e foram orientados.

São mais 25 moradores que tiveram contato, mas não registram sintomas da doença. A previsão é que o resultado seja divulgado apenas na semana que vem e por isso os protocolos estão sendo seguidos para evitar a disseminação do vírus, caso o teste seja positivo. A administração tem seguido todas as recomendações e reforça que os cuidados precisam ser seguidos como forma de prevenção. A paciente procurou a reportagem e esclareceu que no final de semana apresentou sintomas de alergia que já possui com frequência e não achou necessário procurar atendimento continuando os seus afazeres normalmente. No domingo, quando ainda não havia qualquer recomendação de isolamento, ela teve contato com familiares.

Paciente com suspeita de Coronavírus garante que não descumpriu orientações. Ela explica que quando os sintomas mudaram buscou a unidade de saúde e no primeiro momento houve diagnóstico de dor de garganta. Ela possui atestados que comprovam as datas e também as recomendações. Quando os sintomas sugeriram possibilidade do Codiv 19, a própria paciente buscou o atendimento e pediu que os profissionais usassem a proteção. A partir dos atestados e recomendações ela seguiu todo protocolo.

Psicólogos recomendam tranquilidade para enfrentar período de isolamento social. A profissional da área em Guarujá do Sul, MAURIANE FRANÇOSI recomenda que as pessoas não entrem em pânico diante da pandemia de Coronavírus e encarem com calma a situação, acatando as recomendações. Ela percebe que já são frequentes os casos de pacientes com crise de ansiedade no dia a dia e que buscam os atendimentos. A intenção é prevenir que o quadro se agrave, pois muitos já fazem uso de medicamento. A psicóloga esclareceu que o isolamento social se trata se evitar que as pessoas saiam às ruas e se aglomerem, mas, o contato com membros da família que vivem na mesma casa deve ser mantido e ampliado. Segundo ela, isso pode melhorar inclusive o sistema imunológico. MAURIANE sugere que sejam feitas rodas de conversa, retomadas brincadeiras antigas, jogos de tabuleiro, construções de brinquedos de forma artesanal, experiências científicas, filmes, leitura, elaboração de receitas, dentre outras opções sadias de ocupar o tempo e aumentar o vínculo afetivo.

Isolamento social pode ser usado a favor da comunidade em várias situações. A psicóloga MAURIANE FRANÇOSI percebe que existe revolta de muitas pessoas que não sabem o que fazer com o tempo porque estão acostumadas com uma vida acelerada. Atribui isto também a mudança de rotina que gera necessidade em desacelerar e usar melhor as horas. Ela afirma que podem ser feitas diversas coisas produtivas que antes eram adiadas. Ela cita o exemplo do estudo, pensar na vida e planejar, orar, meditar e se dedicar às relações familiares. MAURIANE menciona também a orientação em manter alimentação saudável e a prática de exercícios dentro do possível. Outra recomendação para saúde emocional é selecionar as fontes de informação para evitar notícias falsas e exageradas que são responsáveis por pânico e ansiedade. Conforme ela, os relatos dos brasileiros que vivem na Itália trazem a realidade daquele país, porém, também geram tristeza, stress, problemas no sono e desequilíbrio de humor.

Caminhoneiros mantêm viagens para evitar desabastecimento de alimentos. O motorista FLÁVIO LEITE residem em SJCedro mas viaja por todo país com carregamento de legumes e verduras. Nesta semana ele esteve em Rondônia com uma carga de cebola. Lembra que as rodovias e aduanas de cargas seguem abertas para que não ocorra falta de comida, medicamentos e outros suprimentos durante o período de isolamento social que é diferente em cada estado. Ele percebe que existe muito medo da população, mas, estão sendo adotadas as medidas de proteção principalmente de higienização. O motorista observa que houve aumento nos produtos devido a grande procura e a falta de itens nos mercados. Ele citou o caso da batata que teve aumento de 50 por cento em poucos dias. No Norte e Centro Oeste as restrições são diferentes do que no Sul. LEITE afirma que dentro dos veículos os motoristas estão seguros e também evitando contatos externos. O problema vem sendo a falta de conveniências e restaurantes para alimentação e banho. Existem protocolos nos municípios catarinenses que recebem os caminhoneiros de volta pra casa.

Município estabelecem roteiros de vacinação no interior. Imunização é contra a Gripe Influenza H1N1. Em Itapiranga a campanha de vacinação contra a Gripe H1N1 inicia nesta segunda-feira. O atendimento será na Unidade de Saúde Fronteira no período do meio dia até às 17 horas. Também serão formadas duas equipes para percorrer todas as comunidades do interior. Conforme a enfermeira CLAIR HEINEN, na primeira etapa da campanha a meta é vacinar duas mil e 100 pessoas incluindo idosos e profissionais da saúde. A enfermeira cita ainda que até o fim da campanha de vacinação serão contemplados vários grupos prioritários.

Tunápolis também terá vacinação no interior. A equipe da saúde inicia o roteiro na segunda-feira, na comunidade de São Pedro, a partir das oito horas. Conforme o secretário da Saúde, AQUILES BAMBERG reforça a informação de cuidados com a Covid 19 e por isso as pessoas devem evitar o atendimento nas unidades de saúde. O secretário informa que o roteiro de vacinação contra a Gripe H1N1 ainda será definido para as demais comunidades do interior. De acordo com BAMBERG o Comitê de Crise do Coronavírus trabalha em ações preventivas e isso inclui cuidado na vacinação de idosos contra a Influenza.

Equipe da São João do Oeste vai percorrer todas as comunidades. Medidas estão sendo adotadas para evitar aglomeração de idosos nas unidades de saúde em busca de vacinação. A campanha foi antecipada e inicia nesta segunda-feira com foco em idosos e profissionais da saúde. Conforme a enfermeira, SIMONE ORTH, a vacinação contra a Influencia terá roteiro pelo interior devido o estado epidemiológico. Para pessoas acima de 60 anos, o roteiro inicia nesta terça-feira, dia 24 na comunidade de Cristo Rei, quarta-feira será em Medianeira e linha Palmeiras. Na quinta-feira será a vez das comunidade de Itacuruçú e Alto Macuco, sempre 14 horas no primeiro grupo e às 15 horas e 30 minutos na segunda etapa do dia.

A enfermeira SIMONE ORTH destaca que as demais comunidades do interior e cidade precisam aguardar anuncio do roteiro para a vacinação. A enfermeira salienta que não é para os idosos comparecerem nas unidades de saúde e sim aguardar as equipes de vacinação nas comunidades. SIMONE informa que na cidade a vacinação será no Lar do Idosos contemplando todos os grupos de idosos do perímetro urbano em datas e horários ainda serem definidos. Para profissionais da saúde a vacinação ocorre a partir de segunda-feira. SIMONE ORTH salienta que o atendimento será feito de preferência pela parte da manhã que não tem roteiro pelo interior.

Município contrata caminhão pipa para garantir abaescimento de água no interior. Nesta semana Itapiranga já contou com a contribuição do caminhão tanque do Exército do 14º RCMEC de São Miguel do Oeste. Foram transportadas seis cargas de água com um total de 72 mil litros. O município teve despesa apenas de alimentação do motorista e para abastecer o caminhão. Segundo o secretário de administração JOSÉ GILVANI LAUER, ontem chegou ao município um caminhão tanque de uma empresa especializada de Balneário Camboriú. Ele destaca que a Vigilância Sanitária não permite reutilizar tanques que serviram para o transporte de qualquer outro produto. Precisa ser exclusivo de água potável. Não é aceito nem tanque de transporte de leite lavado e esterilizado. LAUER diz que na região, nenhuma empresa se ajusta as exigências e por isso foi preciso trazer um caminhão tanque do litoral para atender a demanda nos próximos oito dias. O investimento será de 17 mil reais.

O secretário de Administração explica que as ações de combate a falta de água ocorre em parceria com as secretarias da Agricultura, Administração e de Transportes e Obras. JOSÉ GILVANE LAUER, a água é levada para a reservatório da rede publica para atender todos os consumidores. Salienta que é preciso comunicar a necessidade de retirar volume maior de água para as equipe reforçar o abastecimento nestes locais. São mais de 300 reservatórios na cidade e interior. O secretário reconhece a necessidade de maior investimento para prevenir problemas em épocas de estiagens. Destaca a busca por emendas parlamentares para aquisição de um caminhão pipa. LAUER salienta que 80 por cento dos municípios do Extremo Oeste enfrenta problema no abastecimento de água devido o alto consumo na indústria e na agropecuária. A recomendação segue para evitar lavar caladas e veículos e não molhar jardins.

Homem sofre ferimentos em queda de telhado. A vítima, de 45 anos foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste. O homem caiu de um telhado de uma altura de três metros na tarde desta sexta-feira. O fato ocorreu no bairro Santa Catarina. Segundo os socorristas, o homem sofreu escoriações e suspeita de fratura no braço. Após os procedimentos, ele foi encaminhado para o hospital.

Colisão envolvendo carro de SMOeste deixa uma pessoa morta na BR-163. O acidente ocorreu por volta das 22 horas e 40 minutos desta sexta-feira, na rodovia BR 163, nas proximidades da Comunidade da Linha São Cristóvão, no trecho entre Santo Antônio do Sudoeste e Pranchita, no Paraná. A colisão envolveu um Focus, placas de São Miguel do Oeste e uma motocicleta Honda CG Titan 125, de Santo Antônio do Sudoeste. O condutor da moto, GRACI DE SOUZA conhecido como "Tita", de 60 anos, morreu no local. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada, assim como a criminalística e IML, que encaminhou o corpo para necropsia. Paciente que teve contato com familiares não sabia de suspeita de Coronavírus em Iporã do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.