ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo Em Foco Atalaia Quarta-Feira 21/02/18

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a29graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores abriu a quarta-feira em alta. O dólar começou o dia em queda,cotado em três reais e 25centavos. O euro vale quatro reais e um centavo.Já o peso argentino está cotado a 17centavos para venda e 15centavos para a compra.

Seis hospitais localizados no enclave rebelde de Ghuta Oriental, perto de Damasco, foram bombardeados nas últimas 48 horas de acordo com o coordenador regional do escritório de Assuntos Humanitários da ONU para a Síria. Três estabelecimentos atacados estão fora de serviço, enquanto dois operam parcialmente. Mais de 200 civis, incluindo quase 60 crianças, morreram desde domingo nos bombardeios do regime sírio.

O sarampo, doença infecciosa que possui vacina eficaz para a prevenção, afetou 21 mil 315 pessoas e deixou 35 mortos na Europa em 2017. O número de casos representa aumento de 400 por cento em relação a 2016, quando cinco mil 273 infecções foram detectadas. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial de Saúde nesta terça-feira como um alerta mundial sobre o avanço da doença pelo mundo. Os países com maior número de pessoas afetadas são Romênia, Itália e Ucrânia.

Um grupo de pais de pacientes internados no Hospital J.M de Los Ríos, o principal centro de saúde pediátrico do país, protagonizou nesta terça-feira um protesto pela falta de remédios e se acorrentou aos portões da instituição localizada no centro de Caracas. A maior parte das pessoas protesta por crianças com insuficiência renal, que esperam um transplante ou que já foram transplantadas, mas agora temem as consequências da falta de tratamento que evita a rejeição do órgão. Há quatro anos, a Venezuela vive severa escassez de remédios e materiais hospitalares, agravada nos últimos meses.

O PTB deve anunciar um novo nome para o Ministério do Trabalho, em substituição ao nome da deputada federal CRISTIANE BRASIL. Os nomes cotados pelo partido são os deputados SÉRGIO MORAES, JORGE CORTE LEAL e o ex-senador WILSON SANTIAGO. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo o partido decidiu avaliar outro nome diante da demora do Supremo Tribunal Federal em decidir o impasse sobre a nomeação da deputada. CRISTIANE foi nomeada ministra do Trabalho no início de janeiro e, desde então, enfrenta diversas medidas judiciais que a impedem de tomar posse.

O empresário WESLEY BATISTA, um dos donos da JBS, deixou a carceragem da Polícia Federal em São Paulo na madrugada desta quarta-feira. Ele e o irmão JOESLEY tiveram a prisão preventiva substituída por medidas cautelares, por decisão do Superior Tribunal de Justiça. JOESLEY, porém, segue preso porque tem um segundo mandado de prisão contra ele. Apesar de ter fechado acordo de delação premiada com o Ministério Público, WESLEY estava preso desde setembro por suspeita de usar informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro, o chamado "insider trading".

O delegado CLEYBER LOPES, da Polícia Federal, pediu nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal a prorrogação, por mais 60 dias, do inquérito em que o presidente MICHEL TEMER é investigado. Caberá ao ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, analisar o pedido. O inquérito foi aberto em maio do ano passado com base nas delações de JOESLEY BATISTA, dono do grupo J&F, e de RICARDO SAUD, ex-executivo do grupo. As investigações apuram o suposto pagamento de propina na edição, por TEMER, de um decreto relacionado ao setor de portos.

Uma apuração do Tribunal de Contas do Estado levanta dúvidas sobre o interesse de contratação de empréstimo do Governo do Estado junto ao BNDES através do programa Fundam dois. O Estado busca um crédito de cerca de 700 milhões de reais, valor que seria distribuído em obras nos municípios, mas ainda depende de aval do banco e do Tesouro Nacional para a assinatura do contrato. Enquanto isto não ocorre, o TCE dá andamento a um processo que aponta o negócio como "temerário" e alerta para o risco de dificuldades financeiras imediatas caso a operação de crédito seja concluída.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu nesta terça-feira que o dinheiro doado para o menino JONATAS é do menino e não dos pais. O TJ julgou ontem um mandado de segurança ajuizado pelo casal RENATO e ALINE OPENKOSKI para a liberação dos mais de quatro milhões de reais arrecadados com a campanha para tratamento do filho, que sofre de atrofia muscular espinhal.

O valor foi bloqueado pela Justiça em primeira instância. O caso ganhou dimensão nacional após ser revelado que parte do dinheiro foi usado para comprar um carro de 140 mil reais, alugar uma casa maior e custear uma viagem do casal a Fernando de Noronha. O TJ negou o pedido por unanimidade.

O ex-deputado federal por Santa Catarina, JOÃO PIZZOLATTI, foi denunciado pelo Ministério Público pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado com dolo eventual e embriaguez ao volante. Alcoolizado, ele provocou um acidente no dia 20 de dezembro de 2017, na SC-421, em Blumenau, no Vale do Itajaí, deixando um jovem gravemente ferido. Caso a Justiça aceite a denúncia, ele poderá ir a júri popular. A promotoria acusada PIZZOLATTI de ter agido de forma irresponsável ao dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica, colocando em risco a vida das demais pessoas que trafegavam na mesma estrada.

Secretaria Social já trabalha em turno normal. MATHEUS KUHN – responsável pela pasta em Saltinho, relata que o atendimento agora é das 7 horas e 30 minutos ás 11 e 30 e das 13 ás 17 horas. Manifesta sua satisfação em poder dizer que muitas conquistas estão previstas para o setor social do município. Uma delas é a instalação de um programa. Neste mês foi implementado um sistema de gestão, que auxilia muito o trabalho dos gestores, além de oferecer melhor atendimento á população.

Setor social abre inscrições para Projeto de Arte e Dança. A informação é de MATHEUS KUHN. Conforme ele, nessa proposta entram oficinas de balé, dança, livre, jazz e dança de rua. Os interessados em participar desse projeto podem procurar a Secretaria Social, o CRAS ou então se inscrever direto nas escolas do município. As inscrições seguem abertas até dois de março.

Central de regulação deve ser implantada no município. Segundo JANIR BACH – secretário de saúde de Santa Terezinha do Progresso, esse é um programa que permite maior transparência das ações da saúde. Conta que todos os municípios que fazem parte da Amerios vão implementar esse sistema de regulação. Os profissionais recebem treinamento nos próximos dias.

Demandas da saúde são maiores do que a Secretaria pode atender. A declaração é de JANIR BACH. Conforme ele, a pasta busca organizar cada vez mais as ações de forma correta para que ninguém seja prejudicado. BACH, acrescenta que a Secretaria segue trabalhando nas obras da Unidade de Saúde. Estão sendo feitas ampliações e novas instalações.

Pacientes de Anchieta que esperavam na fila por exame são atendidos. O Secretário de Saúde MARTINHOS SCANTAMBURLO esclareceu que com os encaminhamentos feitos nos últimos meses para ressonância magnética foram zerados na semana passada. Ele afirma que foram atendidos gratuitamente 15 pacientes que tinham o encaminhamento. O convênio foi realizado entre a Clínica de Diagnóstico por Imagem de Chapecó e a prefeitura. No mês de novembro e dezembro, a secretaria de Saúde já havia efetuado o encaminhamento de 282 exames semelhantes. Alguns pacientes aguardavam na fila desde o ano de 2015.

Investimento total é de 82 mil reais. MARTINHOS destaca que para os próximos meses está previsto um investimento de mais 9 mil reais 8 para mais trinta e três ressonâncias. O recurso provem de uma emenda do deputado Federal PEDRO UCZAI. Ele destinou 550 mil reais em 2017 para aplicar em custeio da saúde pública no município.

Vereadores exigem melhorias na SC-161. Segundo o presidente da câmara de vereador de Anchieta, MARIO SIGNOR, foram feitos muitos pedidos e a rodovia chegou a receber alguns reparos, mas, o problema é semelhante de outras rodovias federais e estaduais que apresentam buracos, vegetação crescida, imperfeições, com risco de acidente. Comenta que foram muitas reivindicações partindo também de lideranças de Palma Sola que necessitam da via diariamente. O trecho dá acesso a BR-280 no Paraná, e é bastante movimentado atualmente, pois dá acesso também a duas SC’s que não são fiscalizadas com frequência, sendo rota de veículos de cargas e de contrabandistas.

Lideranças se reúnem para discutir situação das SCs da região. O vereador SIGNOR esteve reunido com o secretário executivo da ADR, NORBERTO HART, e com assessor do deputado estadual GELSON MERÍSIO. Segundo ele, o pedido foi de urgência, já que os moradores têm reforçado as cobranças. MARIO cita ainda outra reivindicação referente a reformas no colégio Pops que apresenta problemas na estrutura.

Secretaria de Desenvolvimento Local intensifica trabalhos no município. CLAUDECIR VIEIRA – responsável pela pasta em Anchieta, destaca que a equipe está em ritmo acelerado para deixar a cidade mais bonita e agradável para viver. Parte dos trabalhadores atuam nas escolas e creches, e outra na limpeza do cemitério municipal e ruas da cidade. Inicia nesta semana os procedimentos para dar continuidade ao projeto de troca de lâmpada na Rua Vereador Geraldo Garlet.

Troca de lâmpadas deve ser inaugurada até 20 de março. VIEIRA diz que a ideia é concluir o processo até essa data, onde Anchieta comemora mais um aniversário. Essa troca, além de deixar a cidade mais bonita, vai reduzir os gastos, pois as lâmpadas novas são de Led. Acrescenta que a Praça Municipal também vai passar por mudanças com a substituição dos globos antigos que estão danificados. A parte de fiação também deve ser trocada.

Cidasc confirma abertura de barreira de ingresso sanitário para município da região. Conforme DIOGO DEOTTI - gerente regional, depois de uma década de reivindicação, São Lourenço do Oeste terá uma barreira de ingresso sanitário. Atualmente, não passa pelo município produtos como ovos e carne congelada, o que obriga os motoristas seguirem por outra rota. Isso acaba encarecendo o transporte e até mesmo o custo final dos produtos. Com essa ação, será possível fortalecer agricultura local e regional, além de desenvolver o potencial econômico.

Hoje são três barreiras sanitárias: uma na sede às margens da SC-157; outra na Linha Jacutinga e a terceira na comunidade de Três Voltas. DEOTTI, explica que com a barreira de ingresso sanitário, passarão por São Lourenço do Oeste todos os produtos e subprodutos de origem animal. Enfatiza que somente animais vivos continuarão a ser barrados. A barreira de ingresso sanitário de São Lourenço deve ser inaugurada até início de abril.

Cidasc contrata novos profissionais. DIOGO DEOTTI, ressalta que em todo Estado de Santa Catarina, a Cidasc anunciou a contratação de 50 médicos veterinários e 178 auxiliares operacionais aprovados nos concursos. Conta que a contratação será realizada de forma gradativa, sendo 50 por cento do quantitativo agora em março, e os outros 50 por cento em julho. O município de Campo Erê também é beneficiado com novos agentes.

Prefeito viaja a capital do estado. IVAN CANCI de Anchieta esteve e Florianópolis nesta semana participando de várias audiências. Na Superintendência e Patrimônio da União, conta qeu tratou sobre a concessão de uso, da sala do antigo cartório eleitoral. Lembra que por 20 anos Anchieta recebe o local e agora renovada para mais 20 anos, o espaço será restaurado e funcionará o Museu público municipal.

Prefeito visita Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento. CANCI, conta que solicitou apoio na investigação de todo processo que envolve o saneamento básico em Anchieta. Comenta que é um processo difícil de compreender, mas administração quer esclarecer e mostrar para toda sociedade o investimento feito em saneamento em Anchieta.

Executivo pede agilidade no projeto de turismo. IVAN CANCI, comenta que na viagem a capital, visitou a Secretaria de Turismo, em breve terá novidades. Na mesma viagem esteve confirmando recursos para realização da Expo Anchieta e da Sexta festa Nacional das Sementes Crioulas. Além disso, o prefeito diz que visitou vários gabinetes de deputados. Esteve também, em Brasília nesta semana onde tem várias audiências com parlamentares.

Polícia Militar apreende arma de fogo com menor. Após uma denúncia de perturbação de sossego em uma residência na noite de ontem, na Rua São Thomé, bairro São Miguel a Polícia Militar foi até o local e enquanto conversavam com o proprietário avistaram um cartucho calibre 38 em cima de uma mesa. O morador informou que havia achado o cartucho e que não possuía arma. Durante a busca os policiais encontraram um revólver calibre 38, sete munições calibre 38 e duas munições calibre 22 pertencentes ao filho do dono da casa, menor de idade. O pai, o filho, a arma e as munições foram encaminhados para a delegacia.

Polícia Militar registra furto. A PM de Marmeleiro por volta das 22 horas e 20 minutos de ontem foi acionada para deslocar até a Rua Rosalino Sandini para dar atendimento a uma ocorrência de furto. No local a vítima informou que deixou seu veículo Gol estacionado em frente á residência por aproximadamente 30 minutos e que ao retornar deu por falta de um aparelho de celular. Segundo a vítima um homem em uma motocicleta de cor vermelha, seria o possível autor. De posse dessas informações foi solicitado apoio da equipe de Renascença, sendo logrado êxito na abordagem, o qual estava em posse de um aparelho de celular da mesma marca e com as mesmas características repassadas. O homem reconheceu o autor, bem como o celular furtado.

Polícia Civil prende traficantes em flagrante. Ontem, a Divisão de Investigação Criminal de São Lourenço do Oeste, com apoio da delegacia de Galvão e da Delegacia Regional de São Lourenço do Oeste, prendeu dois homens que estavam sendo investigados pela prática dos crimes de tráfico e associação para o tráfico. Os envolvidos estavam sendo monitorados há cerca de um mês. Ambos foram surpreendidos no momento em que efetuavam uma entrega de droga no centro da cidade. Após abordagem do veículo onde eles estavam os suspeitos não acataram as ordens e se evadiram em alta velocidade, jogando o carro contra os policiais.

Com eles foram apreendidas cerca de 10 gramas de cocaína, além de uma balança de precisão, ambos atirados pela janela do automóvel durante a fuga. Segundo a Polícia, na residência de um deles também foi aprendida cocaína, anotações para o tráfico, materiais para a embalagem da droga, além de cerca de seis mil e 500 reais em dinheiro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.