ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 21/02/2018

-PTB DEVE INDICAR OUTRO NOME PARA O MINISTÉRIO DO TRABALHO
-TCE LEVANTA DÚVIDAS SOBRE FINANCIAMENTO PARA O FUNDAM DOIS
-CRECHE INICIA CAMPANHA PARA ADQUIRIR CADEIRA DE RODAS PARA ALUNA
-ESTUDANTE DE PRINCESA CONQUISTA CONCURSO ESTADUAL DE REDAÇÃO
-BÔNUS AGRÍCOLA ATENDEU CEM AGRICULTORES DE GUARUJÁ DO SUL
-PRAZO PARA RENOVAÇÃO DO ALVARÁ ENCERRA EM MARÇO EM SJCEDRO
-PREFEITURA RECEBE LICENÇA PARA IMPLANTAR LOTEAMENTO POPULAR
-OPERAÇÃO JÁ COBROU 58 MIL REAIS EM MULTAS DE VEÍCULOS ARGENTINOS
-POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS TRAFICANTES EM FLAGRANTE

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores abriu a quarta-feira em alta. O dólar começou o dia em queda, cotado em três reais e 25 centavos. O euro vale quatro reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a 17 centavos para venda e 15 centavos para a compra.

Seis hospitais localizados no enclave rebelde de Ghuta Oriental, perto de Damasco, foram bombardeados nas últimas 48 horas de acordo com o coordenador regional do escritório de Assuntos Humanitários da ONU para a Síria. Três estabelecimentos atacados estão fora de serviço, enquanto dois operam parcialmente. Mais de 200 civis, incluindo quase 60 crianças, morreram desde domingo nos bombardeios do regime sírio.

O sarampo, doença infecciosa que possui vacina eficaz para a prevenção, afetou 21 mil 315 pessoas e deixou 35 mortos na Europa em 2017. O número de casos representa aumento de 400 por cento em relação a 2016, quando cinco mil 273 infecções foram detectadas. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial de Saúde nesta terça-feira como um alerta mundial sobre o avanço da doença pelo mundo. Os países com maior número de pessoas afetadas são Romênia, Itália e Ucrânia.

Um grupo de pais de pacientes internados no Hospital J.M de Los Ríos, o principal centro de saúde pediátrico do país, protagonizou nesta terça-feira um protesto pela falta de remédios e se acorrentou aos portões da instituição localizada no centro de Caracas. A maior parte das pessoas protesta por crianças com insuficiência renal, que esperam um transplante ou que já foram transplantadas, mas agora temem as consequências da falta de tratamento que evita a rejeição do órgão. Há quatro anos, a Venezuela vive severa escassez de remédios e materiais hospitalares, agravada nos últimos meses.

O PTB deve anunciar um novo nome para o Ministério do Trabalho, em substituição ao nome da deputada federal CRISTIANE BRASIL. Os nomes cotados pelo partido são os deputados SÉRGIO MORAES, JORGE CORTE LEAL e o ex-senador WILSON SANTIAGO. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo o partido decidiu avaliar outro nome diante da demora do Supremo Tribunal Federal em decidir o impasse sobre a nomeação da deputada. CRISTIANE foi nomeada ministra do Trabalho no início de janeiro e, desde então, enfrenta diversas medidas judiciais que a impedem de tomar posse.

O empresário WESLEY BATISTA, um dos donos da JBS, deixou a carceragem da Polícia Federal em São Paulo na madrugada desta quarta-feira. Ele e o irmão JOESLEY tiveram a prisão preventiva substituída por medidas cautelares, por decisão do Superior Tribunal de Justiça. JOESLEY, porém, segue preso porque tem um segundo mandado de prisão contra ele. Apesar de ter fechado acordo de delação premiada com o Ministério Público, WESLEY estava preso desde setembro por suspeita de usar informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro, o chamado "insider trading".

O delegado CLEYBER LOPES, da Polícia Federal, pediu nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal a prorrogação, por mais 60 dias, do inquérito em que o presidente MICHEL TEMER é investigado. Caberá ao ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, analisar o pedido. O inquérito foi aberto em maio do ano passado com base nas delações de JOESLEY BATISTA, dono do grupo J&F, e de RICARDO SAUD, ex-executivo do grupo. As investigações apuram o suposto pagamento de propina na edição, por TEMER, de um decreto relacionado ao setor de portos.

Uma apuração do Tribunal de Contas do Estado levanta dúvidas sobre o interesse de contratação de empréstimo do Governo do Estado junto ao BNDES através do programa Fundam dois. O Estado busca um crédito de cerca de 700 milhões de reais, valor que seria distribuído em obras nos municípios, mas ainda depende de aval do banco e do Tesouro Nacional para a assinatura do contrato. Enquanto isto não ocorre, o TCE dá andamento a um processo que aponta o negócio como "temerário" e alerta para o risco de dificuldades financeiras imediatas caso a operação de crédito seja concluída.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu nesta terça-feira que o dinheiro doado para o menino JONATAS é do menino e não dos pais. O TJ julgou ontem um mandado de segurança ajuizado pelo casal RENATO e ALINE OPENKOSKI para a liberação dos mais de quatro milhões de reais arrecadados com a campanha para tratamento do filho, que sofre de atrofia muscular espinhal. O valor foi bloqueados pela Justiça em primeira instância. O caso ganhou dimensão nacional após ser revelado que parte do dinheiro foi usado para comprar um carro de 140 mil reais, alugar uma casa maior e custear uma viagem do casal a Fernando de Noronha. O TJ negou o pedido por unanimidade.

O ex-deputado federal por Santa Catarina, JOÃO PIZZOLATTI, foi denunciado pelo Ministério Público pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado com dolo eventual e embriaguez ao volante. Alcoolizado, ele provocou um acidente no dia 20 de dezembro de 2017, na SC-421, em Blumenau, no Vale do Itajaí, deixando um jovem gravemente ferido. Caso a Justiça aceite a denúncia, ele poderá ir a júri popular. A promotoria acusada PIZZOLATTI de ter agido de forma irresponsável ao dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica, colocando em risco a vida das demais pessoas que trafegavam na mesma estrada.

Creche desenvolve campanha do Lacre Amigo para adquirir cadeira de rodas para criança. De acordo com a diretora da creche Pingo de Gente do Bairro Promorar de SJCedro, LEDA LUNKES a iniciativa é da professora NEUSA MERGEN. Ela explica que a ideia surgiu da necessidade especial da aluna LAIS VITÓRIA SCHNEIDER de três anos. A diretora explica que a creche possui carrinhos de bebês mas como a menina está crescendo, ela já necessita da cadeira especial para ficar sentada e corrigir a postura, melhorando o conforto e deslocamento.LEDA estima que sejam necessários no mínimo 150 “litrões” de pets de lacres de alumínio, retirados das latas, para poder então trocar pela cadeira. A diretora pede aos comércios de toda região para coloquem um ponto de coleta para a arrecadação, pois a meta é atingir o número total de litros até o final do ano. A creche possui cerca de quatro deles que foram coletados pelos servidores e colaboradores da escola.

Secretaria da Educação de Princesa retoma atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa é um compromisso formal, assumido pelos governos federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Conforme a Secretária de Educação ALINE DITTRICH, a retomada do PNAIC, com a capacitação dos professores da educação infantil ocorreu no último sábado. Hoje será a vez dos professores da Educação Fundamental estarem reunidos a partir das 17 horas. A capacitação se estenderá até o mês de maio. Em Princesa, o projeto é coordenado pela orientadora DANIELI MORSCH, pela formadora de Ensino Fundamental, FRANCIELE DA ROSA e a também pela responsável pela educação infantil TATIANA KLEIN.

Estudante de Princesa é destaque com primeira colocação em concurso estadual de redação. A aluna ANA LUIZA EPPING que frequenta a escola Antenor Nascentes foi à vencedora do terceiro Concurso de Redação promovido pela Defensoria Pública da União. A educanda que em 2017 cursava o segundo ano, obteve o primeiro lugar no estado de Santa Catarina na categoria voltada ao Ensino Médio, cujo resultado foi divulgado nesta semana. Conforme o professor de história, que orientou a candidata, CESAR THEIS, o tema do texto foi “Mais Direitos, Menos Grades!”. As redações foram examinadas por uma comissão julgadora, composta por 12 membros, sendo Defensores Públicos Federais, servidores da Defensoria da União e indicados pelo Departamento Penitenciário.O professor afirma que o embasamento das turmas vem do conteúdo que é repassado ao longo dos anos, em contextos diferentes, conforme a faixa etária. Ele entende que quando mais consciência social, melhor será o furto dos alunos. A aluna BRUNA KUNTZ também representou a escola na categoria Ensino Fundamental. Ambas receberam certificado de participação e ANA LUIZA foi agraciada com medalha e um tablet.

Pacientes de Anchieta que esperavam na fila por exame são atendidos.O Secretário de Saúde MARTINHOS SCANTAMBURLO esclareceu que com os encaminhamentos feitos nos últimos meses para ressonância magnética foram zerados na semana passada. Ele afirma que foram atendidos gratuitamente 15 pacientes que tinham o encaminhamento. O convênio foi realizado entre a Clínica de Diagnóstico por Imagem de Chapecó e a prefeitura. No mês de novembro e dezembro, a secretaria de Saúde já havia efetuado o encaminhamento de 282 exames semelhantes. Alguns pacientes aguardavam na fila desde o ano de 2015. O investimento totalizou 82 mil reais. Para os próximos meses está previsto um investimento de mais 9 mil reais 8 para mais trinta e três ressonâncias. Os recursos provem de uma emenda do deputado Federal PEDRO UCZAI. Ele destinou 550 mil reais em 2017 para aplicar em custeio da saúde pública no município.

Procedimentos cirúrgicos de ortopedia atenderam mais de 50 pacientes cedrenses no ano passado. Segundo o secretário de Saúde, FERNANDO WILL, uma das grandes demandas de alta e média complexidade desde 2014 vem sendo as cirurgias de ortopedia. Ele explica que, de 2014 à 2017, a prefeitura de São José do Cedro contratou e pagou, com recursos próprios, mais de 300 cirurgias desta especialidade. Apenas ano passado, foram atendidos 55 pacientes, que aguardavam cirurgia. WILL destaca que o planejamento é continuar, na medida do possível, atendendo essas demandas, a exemplo do mutirão de cirurgias de catarata que ocorre novamente em março, quando mais pessoas de SJCedro serão beneficiadas.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso recebeu 150 mil reais nesta segunda-feira para custeio dos serviços prestados na unidade. O dinheiro é parte da emenda de 300 mil reais feita pelo deputado federal PEDRO UCZAI. O repasse do dinheiro foi oficializado em um ato realizado ontem em Florianópolis. O evento contou com a presença da bancada federal de Santa Catarina. UCZAI destinou recursos para 11 hospitais do estado, entre eles, o Regional de São Miguel do Oeste. Ele explicou que o valor pode ser usado livremente pelo instituto Santé.

O Instituto Santé protocolou na última semana na secretaria estadual de Saúde o relatório com o custo mensal do serviço de oncologia do Hospital Regional. De acordo com a gerente regional de Saúde, PAULA CORREA, o valor apontado pela instituição é de um milhão 109 mil reais. Ela citou que o hospital está bem avançado no processo de compra de equipamentos e organização do espaço para o atendimento dos pacientes com câncer. PAULA disse que a mobilização e a cobrança conjunta da região vai reforçar o movimento pela assinatura do aditivo ao contrato que existe entre o Santé e o governo do estado.

Programa Bônus Agrícola já atendeu mais de cem agricultores de Guarujá do Sul. Segundo o prefeito, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, a ação é inovadora e pretende estimular a produção sustentável e a emissão de notas de produtor. Ele afirma que a iniciativa que foi colocada em prática no mês passado está dando bons resultados com mais de cem famílias atendidas com valores que somam 171 mil reais. O prefeito entende que é preciso monitorar o programa que é novo, para analisar o andamento e alterar pontos que possam estar dando problemas. Além disso, para garantir que os valores sejam pagos mediante a comprovação, de forma séria e honesta. Segundo ele, foram mais de 20 anos com programa tradicional de silagem, que atendia os produtores com serviços com maquinário da prefeitura, ou terceirizados. Com a ação, havia descontos e subsídio, mas, segundo CLAUDINHO, a ideia foi modernizar para dar maior autonomia. As discussões foram feitas em reuniões e também com o conselho de agricultura.

Produtores que não aderirem ao bônus permanecem recebendo serviços da prefeitura. O prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER lembra que há casos de pessoas que optam por continuar com o atendimento tradicional que é feito em parceria com vários prestadores de serviço. Ele afirma que a decisão é individual, já que no caso do bônus, é necessária a comprovação de notas emitidas. O prefeito afirma que a administração espera que os reflexos positivos venham neste ano, com aumento no movimento econômico agropecuária do setor leiteira. Mas, o valor não é destinado apenas à silagem, pois pode ser investido em outras melhorias na propriedade, desde que comprovadas. WESCHENFELDER esclareceu que o retorno do ICMS provém destes dados, sendo a segundo maior receita do município, ficando atrás apenas do repasse do FPM.

Moradores têm optado no turismo regional em vez de viagens para o litoral. O responsável pelo Ar Livre Ecoturismo de Anchieta, ANDERSON CAVASIN explica que os moradores da região que tem poucos dias de férias ou folga tem usado esta alterativa de passeios para distração. Além disso, ele percebe a participação dos visitantes de fora nas rotas. Explica que muitas pessoas vêm para região no final de ano e férias de janeiro para visitar parentes acabam buscando contato com o Ar Livre para os passeios nas cachoeiras, trilhas, agroindústrias e outras. CAVASIN comenta que esta mudança nos detidos é observada em todo país também devido aos custos menores. Segundo ele, é importante que outros municípios do Extremo Oeste tenham estrutura para aumentar o leque de opções. Conforme ele, estes turistas trazem dinheiro que é gasto em restaurantes, lanchonetes, hotéis e postos de combustíveis da região. O empresário salienta que mês que vem ocorre a Expo Anchieta e Festa Nacional da Semente Crioula onde mais pessoas poderão conhecer os atrativos.

Associação de turismo de Guaraciaba busca formalização para investir no setor. Segundo a vereadora, LAURA SCALCO, o grupo vem mantendo encontros com atas para buscar a formalização e ampliar os trabalhos realizados em Guaraciaba, visando incrementar o turismo rural, já que várias propriedades estão inclusas no roteiro regional. A associação conta com restaurantes, hotéis, agricultores e comerciantes, e tem ainda representantes do poder público. Além disso, há locais que recebem turistas atualmente. LAURA afirma que o objetivo é preparar bem os moradores para receber os turistas que vão frequentar os mais diferentes setores como postos, padarias, farmácias, dentre outros.

Moção de aplausos foi recebida como reconhecimento do público ao trabalho do grupo Terno de Reis. O coordenador do grupo em SJCedro, IRONI BASEI lembrou que são 12 anos que os músicos se dedicam aos ensaios para no período das festas de final de ano oferecerem as apresentações. Ele comenta que as comunidades, bairro ou residências atendidas não seguem critérios, pois há chance de qualquer pessoa fazer a inscrição para que o grupo faça apresentação de músicas natalinas, tradicionalistas, italianas. O presidente afirma que o reconhecimento dos vereadores por meio de uma moção proposta pela vereadora MARCIA DEMOSSI mostra que o caminhão trilhado está dando certo.IRONI afirma que todos os custos com trajes e transportes são feitos pelos integrantes. Ele afirma que a ideia sempre foi fazer essa doação para comunidade sem cobranças de valores. Mas, RONI também admite que se houver uma ajuda de custo do poder público, como sugerido pelo presidente CLAUDIO WARTHA, será bem vinda como incentivo para ampliar atuação. O Terno de Reis possui vídeo de apresentações com mais de 700 mil visualizações.

Prefeitura aguarda mais de mil empresários locais que terão que fazer a renovação dos alvarás. O secretário da administração, ELANDIR ZANARDI lembra que o período está aberto e termina em 29 de março. Ele estima que sejam mais de mil empresários que necessitem do documento atualizado para manter as portas dos estabelecimentos abertas, dentro de Lei. Ele relembrou que o documento era permanente, mas, desde o ano passado houve mudanças e agora a renovação ocorre a cada ano, com alvarás com cores diferentes, que facilitam a fiscalização. O secretário afirma que alguns escritórios de contabilidade já estão buscando o documento, mas há casos de salões de beleza e pequenas empresas que fazem o pedido de forma individual. Em caso de irregularidade e não renovação o estabelecimento pode ser interditado. ZANARDI comentou que a partir do dia 29 são geradas multas automaticamente pelo sistema. Ele pediu que os contribuintes não deixem para os últimos dias quando aumenta demanda de serviço na prefeitura.

Começa hoje em Princesa entrega das faturas da distribuição de água referentes ao mês de Janeiro. A informação é do Secretário de Administração CLAUDINEI MORCH. Ele explica que a fatura já está sendo distribuída deste a manhã desta quarta-feira e poderá ser paga até o dia 26, próxima segunda-feira. Já a tarifa referente ao mês de fevereiro deverá ser entregue aos consumidores no decorrer da próxima semana, sendo que, o vencimento ainda não foi definido. MORSCH pede a compreensão de toda população, pois após a municipalização no abastecimento de água local, um novo sistema foi adquirido e implantado, o qual passou por várias adaptações e melhorias.

Fundação do Meio Ambiente concede Licença Ambiental de Instalação para Loteamento Primavera em Princesa. O Secretário de Administração CLAUDINEI MORSCH explica que o órgão expediu parecer técnico favorável a liberação ambiental dos 36 terrenos escriturados em nome do município. O secretário destaca que a licença da FATMA foi concebida com base nas informações apresentadas pela Administração, a qual foi orientada a desenvolver inúmeras adequações do projeto. MORSCH salienta que estes terrenos passarão por uma reavaliação técnica de uso, e somente após, será possível confirmar quantos estarão aptos para futuras construções. De acordo com ele, a partir de agora, a Administração Municipal poderá desenvolver a infraestrutura no local, como por exemplo, calçamentos das ruas, rede de distribuição de água, entre outras melhorias.MORSCH revela que o objetivo é intensificar os trabalhos no local no decorrer deste ano de 2018. Revela que toda a ação é coordenada pelo setor habitacional do município, o qual vem atuando no levantamento de demanda.

Em Brasília, prefeitos exigem melhorias nas rodovias federais do Extremo Oeste. Um grupo de prefeitos está nesta quarta-feira em audiências na capital federal para debater melhorias nas rodovias que passam pela região Extremo Oeste. De acordo com o deputado federal CELSO MALDANER, mais de 20 lideranças exigem do governo mais atenção para o problema. Eles pedem investimentos nas BRs 163, 282 e 158.Participam das audiências prefeitos das regiões da Associação dos Municípios do Extremo Oeste e dos Municípios do Entre Rios. De acordo com o deputado, a primeira audiência foi na tarde de ontem com o diretor geral do DNIT, VALTER CASIMIRO SILVEIRA. O grupo pede intervenção imediata das máquinas. De acordo com o deputado, as obras da BR 163 foram incluídas no programa Avançar que prevê a retomada de ações inacabadas neste ano de 2018. Alguns processos de licitação e homologações estão em andamento e até o final de março devem ser concluídos.

Operação Veraneio já cobrou mais de 50 mil reais em multas de veículos argentinos. Iniciou no mês de dezembro a operação veraneio no município de Dionísio Cerqueira, na qual está sendo empregado o efetivo policial militar do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira. O comandante da companhia, DEIBER HAEFLIGER explica que, além de orientar os estrangeiros e fiscalizar os veículos, estão sendo realizadas também diversas ações de abordagens policiais nos endereços públicos, barreiras, varreduras e fiscalização de estabelecimentos de diversão. A Polícia Militar está com uma base junto a Aduana Internacional orientando os turistas/motoristas estrangeiros quanto às normas e condutas no trânsito brasileiro, a fim de evitar acidentes. Também ocorre a fiscalização dos veículos, na sua maioria estrangeiros, que não realizaram os devidos pagamentos. São abordados 450 veículos em média por dia, sendo arrecadado até o momento o valor de 58 mil reais em multas, a maioria por excesso de velocidade.

Bombeiros socorrem criança com mão prensada em cilindro. Foi às 15 horas de ontem, na localidade de Aparecida, interior de Itapiranga. A guarnição foi acionada para socorre um menino de 11 anos que havia prensado a mão em cilindro de panificação. Os bombeiros fizeram avaliação no local e constataram que a mão esquerda presada no não soltaria do equipamento sem ferramenta apropriada. A criança foi conduzida a uma unidade de saúde do município na cidade onde com a utilização de equipamento de corte o cilindro foi rompido liberando a mão do menor. A criança ficou aos cuidados da equipe de plantão do posto de saúde.

Polícia Civil prende traficantes em flagrante. Nesta terça-feira, a Divisão de Investigação Criminal de São Lourenço do Oeste, com apoio da delegacia de Galvão, prendeu dois homens que estavam sendo investigados pela prática dos crimes de tráfico e associação para o tráfico. Os indivíduos estavam sendo monitorados há cerca de um mês. Na tarde de ontem, ambos foram surpreendidos no momento em que efetuavam uma entrega de droga no centro da cidade. Após a abordagem do veículo onde estavam, os suspeitos não acataram as ordens e se evadiram em alta velocidade, jogando o carro contra os policiais. Com eles foram apreendidos cerca de 10 gramas de cocaína, além de uma balança de precisão, ambos atirados pela janela do automóvel durante a fuga. Na residência de um deles também foi aprendida cocaína, anotações para o tráfico, materiais para a embalagem da droga, além de cerca de seis mil e 500 reais em dinheiro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.