-TOFFOLI MARCA DEPOIMENTOS DO CASO MASTER PARA OS DIAS 26 E 27 DE JANEIRO
-CRM-SC EMITE NOTA E ALERTA PARA EXPANSÃO DESORDENADA DE CURSOS DE MEDICINA
-PM FORMA 10 AUXILIARES TEMPORÁRIOS PARA ATUAR NA CENTRAL TELEFONICA DO 190
-ENCONTRO PARA DISCUTIR CALENDÁRIO DE EVENTOS REÚNE 60 PESSOAS NO MUNICÍPIO
-ESTUDO DE VIABILIDADE DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL ESTÁ 80% CONCLUÍDO
-COLISÃO ENTRE CARRO E CARRETA DANIFICA SEMAFORO NA AVENIDA WILLY BARTH
-HOMEM É FLAGRADO COM 800 GRAMAS DE MACONHA EM ÔNIBUS NA BR 163
A previsão para as próximas horas é sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 15 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.
Um tribunal da Coreia do Sul condenou, nesta quarta-feira, o ex-primeiro-ministro HAN DUCK-SOO a 23 anos de prisão por acusações que incluem participação em uma ação crucial de insurreição relacionada à declaração de lei marcial pelo ex-presidente YOON SUK YEOL, em dezembro de 2024. O Tribunal Distrital Central de Seul considerou HAN culpado da acusação por considerá-lo fundamental na organização de uma reunião de gabinete que visava facilitar a declaração da lei marcial. Ele é o primeiro ex-ministro a receber uma sentença de um tribunal de instância inferior por acusações criminais diretamente relacionadas à lei marcial.
A França solicitou um exercício da Otan na Groenlândia. A informação é do gabinete do presidente francês, EMMANUEL MACRON. Segundo o comunicado, a França está "pronta para contribuir". O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, realiza uma investida para tornar o território parte dos Estados Unidos. Atualmente, a ilha do Ártico pertence à Dinamarca. O movimento causou uma escalada de tensões sem precedentes entre a Casa Branca e a União Europeia. Os líderes europeus marcaram uma reunião de emergência para quinta-feira, em Bruxelas. Com isso, MACRON se ofereceu a TRUMP para organizar uma reunião com o G7 em Paris, na tarde de quinta.
O primeiro-ministro da Groenlândia, JENS-FREDERIK NIELSEN, pediu à população da ilha que comece a se preparar para uma invasão militar ao território. Em uma entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira, NIELSEN disse que as autoridades do país estão em preparação para uma eventual incursão militar dos Estados Unidos. O premiê afirmou que seu governo ordenou uma força-tarefa a autoridades locais que darão um guia à população sobre como se preparar para uma eventual invasão, por exemplo, estocando comida em casa. Embora tenha dito achar improvável um conflito militar, NIELSEN destacou que não descarta a possibilidade.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI marcou para os dias 26 e 27 de janeiro os depoimentos no inquérito que investiga o Banco Master e autorizou o acesso das defesas aos autos da investigação. Na semana passada, TOFFOLI havia determinado que os depoimentos ocorressem em apenas dois dias, não nos seis solicitados pela Polícia Federal. As datas foram sugeridas pela PF, e os depoimentos serão colhidos por videoconferência e na sede do Supremo, em Brasília. Serão ouvidas sete pessoas, mas o depoimento do presidente do Banco, DANIEL VORCARO, não vai acontecer neste momento.
O grupo de trabalho criado pelo governo para discutir a regulamentação de aplicativos de transporte e entrega deve apresentar, em até 10 dias, um relatório com propostas sobre o tema. O GT é coordenado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, GUILHERME BOULOS, e se reuniu nesta terça-feira, no Palácio do Planalto. Além da Secretaria-Geral e de representantes de entregadores e motoristas de aplicativo, o grupo reúne integrantes dos ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O objetivo é consolidar diretrizes que orientem a atuação do Executivo e contribuam para a tramitação de um projeto de lei no Congresso. O relatório do GT deve servir de subsídio ao projeto que tramita na Câmara dos Deputado.
O número de feminicídios bateu recorde no Brasil em 2025: foram mil 470 casos de janeiro a dezembro, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O total supera os mil 464 registros de 2024, a maior marca até então. Os registros oficiais de feminicídios apontam para quatro mulheres mortas por dia no ano passado. Os números devem crescer mais, com os dados de dezembro do estado de São Paulo, que ainda não foram atualizados na base do governo federal. Mesmo sem os números do último mês de 2025, São Paulo é o estado com mais casos, com 233. Santa Catarina é o décimo primeiro com 52 feminicídios no ano passado.
Condutores de Santa Catarina com bom comportamento no trânsito estão sendo beneficiados com a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação. Desde 9 de janeiro, quando as primeiras liberações foram feitas, 13 mil 230 motoristas do estado tiveram o documento atualizado sem custos - média de mil e 300 por dia. Os dados foram atualizados pelo Ministério dos Transportes e em todo o país mais de 340 mil motoristas conseguiram renovar a habilitação de forma automática e gratuita. Santa Catarina é o sétimo estado com maior número de beneficiados. A renovação automática da CNH começou a valer em 10 de dezembro, mas as primeiras liberações foram feitas somente a partir de 9 de janeiro - 30 dias após a Medida Provisória ser publicada no Diário Oficial da União.
O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina publicou uma nota, nesta terça-feira, sobre os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, Enamed, que colocaram duas faculdades do Estado com nota 1, a mais baixa. A autarquia afirma que os dados reforçam um “cenário preocupante”, atribui os resultados à “expansão desordenada” de cursos de Medicina e defende a criação de um exame de proficiência após a formação. Em Santa Catarina, a Universidade do Contestado, UNC, em Mafra, e a Faculdade Estácio, em Jaraguá do Sul, receberam conceito 1. Na nota, o CRM-SC voltou a fazer um alerta à “expansão desordenada” de cursos de Medicina no país.
O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, registrou aumento de 25 por cento na realização de cirurgias eletivas. Entre janeiro e novembro de 2025, o Hospital realizou cinco mile 74 cirurgias eletivas, um aumento expressivo com relação a todo o ano de 2023, quando foram feitos quatro mil e 67 procedimentos. O valor estimado do contrato da secretaria de saúde com o hospital é de 14 milhões e 400 mil reais. Em 2025, o Estado promoveu avanços na qualificação da estrutura. Entre as melhorias estão a abertura de 10 novos leitos de UTI adulto e a entrega da reforma de outros 10 leitos de UTI neonatal. Além disso, o Governo do Estado está investindo seis milhões nas obras de ampliação e modernização da Emergência do Hospital Regional do Oeste.
A Cooperitaipu está intensificando os preparativos para a edição deste ano do Itaipu Rural Show. O evento está confirmado para os dias 18, 29, 20 e 21 de fevereiro em Pinhalzinho. De acordo com o responsável pelo setor de cereais MARCELO SALVATORI, a projeção é de que a exposição movimente cerca de 400 milhões de reais em negócios. 320 empresas confirmaram presença e vão expor produtos, maquinas, equipamentos e novidades tecnológicas para o campo. Ele destacou que a Comissão Organizadora fez vários investimentos para o Itaipu Rural Show deste ano, como a ampliação do parque e das ruas cobertas para proteger expositores e visitantes em dias de chuva ou muito sol.
O setor de cereais é um dos principais segmentos do Itaipu Rural Show de 2026. A afirmação é do responsável pelo setor no evento, MARCELO SALVATORI. De acordo com ele, o complexo tem mais de 20 hectares, quatro deles destinados a área plantada com cereais. São cultivares de milho, soja, feijão e mix de cobertura. SALVATORI explicou que a carinata é uma planta nova que também estará na feira que será realizada de 18 a 21 de fevereiro. A área experimental da cooperativa vai apresentar diversos testes aos associados, para o manejo das plantas no combate as doenças e ervas daninhas. O Itaipu Rural Show terá entrada e estacionamento gratuitos para os visitantes.
A Administração Municipal de Guaraciaba abriu o prazo para solicitação de isenção e redução do IPTU referente ao exercício de 2026. Podem requerer a isenção do IPTU os aposentados e pensionistas, assim como pessoas com deficiência, desde que atendam aos critérios estabelecidos em regulamentação municipal. Entre os requisitos estão: possuir apenas um imóvel em nome próprio, não ter débitos com o Município e comprovar renda familiar de até dois salários mínimos. Já a redução do IPTU é destinada a contribuintes que possuem lotes sem edificações, conhecidos como lotes limpos ou baldios conservados. Mediante comprovação da adequada conservação do terreno, o desconto pode chegar a até 30 por cento. A primeira parcela ou a cota única do IPTU 2026 tem previsão de vencimento para o mês de junho.
A secretaria de Educação de Bandeirante vai realizar, nesta quinta-feira, o processo de escolha de vagas para aulas na rede municipal de ensino. Os professores que realizaram o processo seletivo devem estar na Câmara de Vereadores para escolha das vagas. A orientação é da secretária de Educação, MARLEI LAMB. De acordo com ela, a escolha começa a uma e meia da tarde para o cargo de professores de anos finais. Na sequência, ocorre a escolha das vagas de professor anos iniciais, segundo professor, professor de Educação infantil e auxiliar de creche. Na semana que vem, os professores começa a se preparar para o início do ano letivo.
As aulas da rede municipal de ensino de Bandeirante começam no dia nove de fevereiro. A informação é da secretária de Educação, MARLEI LAMB. Neste ano, estão matriculados 658 estudantes, número maior do que o registrado em 2025. Desse total, são 132 alunos na Educação infantil e outros 526 no Ensino fundamental. MARLEI comentou que o aumento de matriculados na creche foi expressivo, o que levou a administração a construir duas novas salas de aula para atender a demanda. A secretaria também informou que a pasta vai distribuir, nos primeiros dias de aula, uma mochila com um estojo para todos os estudantes da rede municipal de ensino.
A administração de Descanso está encaminhando a aquisição de uma imóvel para a instalação de uma nova áreas industrial no município. A informação é do secretário de Desenvolvimento, JHONI ZORTEA. De acordo com ele, o governo está analisando alguns imóveis as margens da SC 163, entre Descanso e São Miguel do Oeste. O secretário esteve no Peperi Rádio Repórter de hoje e disse que existe uma demanda para a expansão de empresas da cidade e a chegada de novos empreendimentos. Por isso, segundo ZORTEA, a administração pretende finalizar o processo o mais rápido possível para estimular o setor empresarial a gerar novos negócios e empresas para o município.
O imóvel que será adquirido pela prefeitura de Descanso para a instalação de uma área industrial na SC 163 deve ter entre cinco e seis hectares. A projeção é do secretário de Desenvolvimento, JHONI ZORTEA. Ele disse que o objetivo da administração é colocar até seis indústrias nesse novo espaço. De acordo com ZORTEA, o planejamento da prefeitura é comprar e estruturar a área industrial com agua, luz e internet neste ano. A previsão do secretário é de que, pelo menos, duas empresas se instalem na nova área industrial de Descanso até o final de 2026 e as demais no ano seguintes.
O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina começou a semana com oito mil 520 vagas de trabalho abertas em todo o estado. A região Oeste concentra mil 165 oportunidades, o que equivale a quase 15 por cento do total. A agencia do Sine tem São Miguel do Oeste tem 382 dessas vagas, incluindo quatro destinadas a pessoas com deficiência. O Sine de Chapecó tem o maior número de empregos ofertados na região com 416. As vagas são para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Os interessados podem se candidatar presencialmente na unidade do Sine que fica na prefeitura com documento oficial com foto, ou acessar o Portal Emprega Brasil.
A Polícia Militar realizou, nesta terça-feira, a formatura de mais de 400 alunos que participaram do Curso de Formação de Auxiliares Temporários de Serviço Administrativo. A cerimônia ocorreu em diversas regiões do estado. Em São Miguel do Oeste, a solenidade foi realizada no décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira. O curso teve início no dia primeiro de dezembro de 2025, com carga horária total de 139 horasaula. Com a formação, os PMs temporários estão aptos ao desempenho de atividades policiais, com ênfase na comunicação operacional e no atendimento ao serviço de emergência 190. Os jovens selecionados têm entre 18 e 23 anos e foram escolhidos por meio de processo seletivo realizado no final de 2024, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio.
A capacitação dos policiais militares temporários contemplou conteúdos como atendimento telefônico, radiocomunicação, protocolos institucionais, legislação aplicada, saúde mental e práticas operacionais nas centrais de emergência, incluindo estágio supervisionado. A partir de agora, os alunos formados passam a desempenhar as funções, com jornada de 40 horas semanais. Dos 405 auxiliares temporários formados neste terça-feira em Santa Catarina, dez vão atuar na Central de Emergência da Polícia Militar em São Miguel do Oeste. Eles vão atender ligações dos 35 municípios do extremo-oeste que fazem parte do décimo primeiro batalhão. O emprego dos temporários libera os Policiais Militares efetivos para o trabalho de campo na região.
A Secretaria Municipal de Cultura de São Miguel do Oeste realizou, na noite desta terça-feira, uma reunião para discutir o calendário de eventos da cidade em 2026. O encontro contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre representantes de entidades, agentes culturais, artistas, associações e integrantes do setor privado. Durante a reunião, foram debatidas as atividades previstas e outras orientações gerais. Os participantes também receberam informações sobre o cadastramento municipal de entidades, profissionais, fazedores de cultura e agentes culturais. De acordo com o secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI, esse cadastro vai permitir um mapeamento mais completo do setor cultural no município.
A reunião desta terça-feira foi um espaço de diálogo e esclarecimento de dúvidas sobre a forma como a Secretaria pretende conduzir as ações culturais ao longo do ano, fortalecendo a participação das entidades e da comunidade nas políticas públicas de cultura. A afirmação é do secretário ANDERSON PELEGRINI. Além disso, foram apresentados projetos como o Palco Aberto e outras iniciativas que estão em fase de desenvolvimento ou planejamento, com o objetivo de integrar diferentes segmentos culturais e ampliar a participação da comunidade. Ele fez uma avaliação positiva do encontro de ontem e que isso reforça o objetivo da administração que é construir políticas culturais de forma participativa.
A comissão pró campus da universidade federal da fronteira sul no extremo-oeste vai entregar, em fevereiro, o estudo de viabilidade sobre uma nova estrutura na região para o Conselho Superior da instituição. De acordo com o membro dessa comissão, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, 80 por cento do levantamento está pronto. O material traz um diagnóstico da realidade socio econômica da região, aspectos da educação superior, cultura e potencialidades do extremo-oeste. De acordo com WESCHENFELDER, o estudo vai subsidiar a decisão do Consu da UFFS sobre a ampliação e instalação de um campus na região.
Além do campus central em Chapecó, a UFFS tem cinco campus: três no Rio Grande do Sul e dois no Paraná. A comissão que está realizando o estudo de viabilidade para mais um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, agora no extremo-oeste, é composta por cinco membros da comunidade e seis da Universidade. CLAUDIO JUNIRO WECSHNDELFER faz parta da coordenação da comissão. Ele esteve no Peperi Entrevitsta de ontem e disse que a avaliação preliminar é de que o campus é viável, inclusive com a indicação de três áreas do conhecimento para receber os cursos.
O estudo de viabilidade do campus da Federal da Fronteira Sul será entregue em fevereiro para o Conselho Superior Universitário. É o Consu que vai decidir e autorizar ou não a expansão para o extremo-oeste. WESCHENFELDER disse que se o Consu autorizar, o projeto segue para etapa de construção politica para garantir os recursos e a implantação efetiva. Ele lembrou que durante reunião do Fórum Parlamenta catarinense em São Miguel em outubro, a região apontou o campus como prioridade. Em dezembro, o estudo preliminar foi entregue para o ministro da educação CAMILO SANTANA durante visita oficial que ele fez a Chapecó. De acordo com WESCHENFELDER, o ministro disse que é parceiro para implantar o campus na região.
A Polícia Militar apreendeu, na manhã desta terça-feira, cerca de 10 mil de reais em mercadorias contrabandeadas do Paraguai, no bairro Industrial, em Modelo. Os produtos estavam em um veículo Nivus com placas de Chapecó. Segundo a Polícia Militar, o carro era ocupado por dois homens, de 31 e 38 anos, e uma mulher de 56. Durante a revista, os policiais encontraram algumas mercadorias que estavam dentro da cota e acompanhadas de nota fiscal. No entanto, uma sacola com produtos sem desembaraço aduaneiro levantou suspeitas e foi apreendida. O material foi recolhido e os três ocupantes do carro vão responder por crime de contrabando.
Um acidente de trânsito no cruzamento da Rua Mém de Sá com a Avenida Willy Barth danificou o semáforo do local. A colisão aconteceu por volta das 11 e meia e envolveu uma SUV e uma carreta. Com o impacto, a carreta acabou atingido o semáforo. A Secretaria de Urbanismo, responsável pela manutenção do equipamento, informou que trabalha para que o semáforo volte a funcionar o mais breve possível. No entanto, devido aos danos causados, o reparo pode levar alguns dias até ser totalmente concluído. A Administração Municipal emitiu uma nota e pediu atenção e cautela aos motoristas e pedestres que transitam pelo cruzamento.
A Polícia Militar prendeu um homem de 36 anos por tráfico de drogas durante uma operação de fiscalização em ônibus de transporte coletivo na BR-163, nas proximidades do CASE, em São Miguel do Oeste, na madrugada desta quarta-feira. Durante a abordagem a um ônibus interestadual, os policiais perceberam o comportamento suspeito de um passageiro, que demonstrou nervosismo e tentou esconder uma mochila. Em revista pessoal e nos pertences, foram localizadas porções e um tablete de maconha, totalizando aproximadamente 800 gramas da droga. O suspeito informou que teria adquirido o entorpecente em outro município e que realizaria a entrega em São Miguel do Oeste. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.