ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 21/01/2020

GLOBO EM FOCO – 21/01/20

-INSCRIÇÕES PARA O SISU SÃO ABERTAS COM PRAZO ESTENDIDO

-MATRÍCULAS PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO COMEÇAM NESTA SEMANA

-AGRICULTOR DE ITAPIRANGA COMPLETA 100 ANOS E RECEBE HOMENAGEM

-PROJETO GOLFINHO DOS BOMBEIROS TERÁ DUAS TURMAS EM ITAPIRANGA

-COOAFI FOCA EM CAPACITAÇÕES AOS ASSOCIADOS

-SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ LICITAÇÕES PARA ASFALTO E COMPRA DE MÁQUINA

-POLÍCIA AMBIENTAL ESCLARECE DÚVIDAS QUANTO À EXPLORAÇÃO DE MADEIRA

-PM ALERTA SOBRE TENTATIVA DE ESTELIONATO PELAS REDES SOCIAIS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de pancadas isoladas de chuva em pontos da região. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 37 graus

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Um ritual em El Terrón, vilarejo no interior do Panamá, terminou com a morte de sete pessoas na semana passada, em um caso que chamou a atenção do país sul-americano pela violência da seita intitulada "A Nova Luz de Deus". Nove pessoas foram acusadas pelos assassinatos. A seita havia se instalado no vilarejo três meses atrás, em uma igreja improvisada com madeiras. Um integrante do grupo alegou que teve visões que o dizia para "exterminar os incrédulos". Investigadores disseram que os sacerdotes usaram clavas, facões e até exemplares da Bíblia para agredir os fiéis.

O Senado dos Estados Unidos começa na tarde de hoje a julgar se o presidente DONALD TRUMP será ou não afastado de seu cargo, após a aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados, em dezembro do ano passado. No sábado, os deputados do Partido Democrata que atuam como promotores protocolaram os argumentos favoráveis ao afastamento. Já na segunda-feira a defesa do presidente apresentou oficialmente seus argumentos aos senadores. Neste primeiro dia, eles devem votar uma resolução sobre o formato do processo, inclusive determinando se testemunhas serão convocadas a depor.

O número de presos recapturados após a fuga de 76 pessoas do presídio regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, subiu para cinco. Quatro homens foram recapturados no Paraguai e um no Brasil, de acordo com informações do "ABC Color". Os 76 presos escaparam ainda na madrugada de domingo possivelmente por um túnel do presídio de Pedro Juan Caballero, que é uma cidade vizinha de Ponta Porã no Mato Grosso do Sul. Entre os fugitivos, 40 são brasileiros e 36 são paraguaios. Segundo o ministério da Justiça do Paraguai, eles são integrantes do Primeiro Comando da Capital.

O Tribunal Superior Eleitoral deve iniciar nesta terça-feira os testes dos novos modelos das urnas eletrônicas. A previsão é que os resultados sejam divulgados até o próximo dia 27./As empresas que participaram da licitação entregaram ao tribunal os novos modelos ontem. Esses novos modelos visam corrigir falhas detectadas nos projetos apresentados inicialmente, desclassificados por descumprimento das especificações técnicas previstas na licitação.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, ALEXANDRE LOPES, disse nesta segunda-feira que já foi corrigido o erro que afetou a nota de quase seis mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. Em entrevista coletiva em Brasília, ele afirmou que o problema afetou exatamente cinco mil 974 estudantes e que a pontuação de todos foi revisada. O total de afetados representa zero vírgula 15 por cento dos três vírgula nove milhões de inscritos que fizeram as provas em três e 10 de novembro do ano passado.

As inscrições do primeiro semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada foram abertas na madrugada desta terça-feira. Os estudantes podem se inscrever até às 23 horas e 59 minutos do próximo domingo. O prazo inicialmente terminaria na sexta-feira, porém foi prorrogado devido a erros nas correções das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Logo após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira liberar as inscrições no site do Sisu, estudantes relataram lentidão e dificuldades para se candidatar às vagas das universidades federais. A situação começou a ser normalizada no fim da madrugada de hoje.

A Polícia Militar Ambiental apreendeu 376 pássaros silvestres da espécie canário-da-terra em Lages, na Serra catarinense. O mandado de busca e apreensão foi cumprido na última sexta-feira e a informação sobre a soltura ocorreu nesta segunda-feira. Os policiais chegaram ao local do cativeiro, após receberem denúncias anônimas. Durante a ação, as aves foram encontradas dentro de gaiolas. A suspeita da polícia é que elas estariam sendo utilizadas em rinha. Além dos pássaros, foram apreendidas 241 gaiolas, sete caixas de transporte acústicas e alguns petrechos. Após passarem por avaliação, 369 pássaros foram postos em liberdade. De acordo com a polícia, diante dos fatos, os responsáveis irão responder por medidas administrativas e criminalmente pela ação.

Cinco instituições públicas de ensino superior de Santa Catarina estão com inscrições abertas para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2019 e querem entrar na graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. O prazo de seleção abre nesta terça-feira e se encerra no próximo domingo. Os aprovados deverão fazer a matrícula entre 29 de janeiro e quatro de fevereiro. No estado, o Instituto Federal de Santa Catarina abriu mil 933 vagas. A Universidade Federal de Santa Catarina conta com mil 912 vagas. Já o Instituto Federal Catarinense tem mil 880 vagas disponíveis. A Universidade do Estado de Santa Catarina conta com 435 vagas e a Universidade Federal da Fronteira Sul com 448 vagas.

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina vai abrir na próxima quinta-feira o segundo período de matrículas na rede estadual de ensino para as 145 mil vagas disponíveis. Pais e responsáveis precisam fazer a pré-matrícula no site e depois, concluir a inscrição pessoalmente nas unidades de ensino. O primeiro período foi em novembro e teve 73 por cento de matrículas e rematrículas de alunos. Ao todo, o estado dispõe de 538 mil 542 vagas. As inscrições são por ordem de acesso e começam às nove horas da manhã da próxima quinta-feira e se estendem até às 23 horas e 59 minutos do dia 29 de janeiro.

Agricultor de Itapiranga completa 100 anos e recebe homenagem. CORALDINO MARIANO DOS SANTOS completou nesta segunda-feira, um século de vida. Ele faz parte de um seleto grupo que ultrapassa 100 anos de idade. Natural de Soledade, Rio Grande do Sul, CORALDINO reside há 47 anos em Itapiranga. Ele é morador da comunidade de Cotovelo, na divisa com linha Popi. Na tarde desta segunda-feira o idoso recebeu homenagem do governo municipal com a coordenação dos idosos e Secretaria de Assistência, com uma visita na residência da família. Estiveram presentes o prefeito em exercício, FERNANDO GORARDI e a secretária de Assistência Social, KARINE BERWANGER.

CORALDINO MARIANO DOS SANTOS é casado com ROSA RODRIGUES, 90 anos de idade. Desta união de 70 anos, nasceram 13 filhos, sendo seis já falecidos, além de três filhos que foram adotados. São 40 netos, 82 bisnetos e seis tataranetos. CORALDINO, é agricultor aposentado e ainda tem boa saúde. Com a idade apresenta problemas de visão e dificuldade em locomoção. O idoso centenário integra a lista das pessoas que participam da atividades da Assistência Social como encontros da terceira idade e não falta nos eventos. Ele conta com a colaboração de um filho para o deslocamento.

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina confirma sequência do Projeto Golfinho. Meta é realizar atividades de prevenção e conscientização em todo o Estado. Voltado para crianças com idade entre nove à 13 anos, o projeto reúne atividades educativas para prevenir afogamentos em piscinas, rios, lagos e no mar. O comandante dos bombeiros de Itapiranga avalia que o Projeto Golfinho é o melhor caminho orientação sobre riscos na água. Em desenvolvimento há mais de 20 anos, inicialmente era voltado apenas para as regiões do litoral com foco nos perigos do mar. De acordo com o comandante do quartel dos bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, nos últimos três anos o projeto foi estendido para o interior do Estado. Itapiranga teve uma turma piloto em 2018 e contou com 27 alunos. No ano passado foram mais duas turmas, com 41 alunos em Itapiranga e também em São João do Oeste com 37 participantes.

O sargento explica que são oito horas de atividades com trabalho durante dois dias tendo foco na prevenção. De acordo com ANDRÉ RAUBER, o objetivo é conscientizar sobre os cuidados com rios. Cita ainda que as viagens ao litoral são cada vez mais comuns e com isso as pessoas já terão noção de como se comportar e os cuidados com o mar para evitar acidentes. O sargento reforça que o melhor caminho para abordar estas questões é com as crianças. Por estarem em fase de formação e desenvolvimento escolar são mais receptivas para estas informações e levam estes conhecimentos para a vida toda. Segundo ANDRÉ RAUBER, está confirmado a formação de novas turmas em Itapiranga para o mês de novembro em Itapiranga e São João do Oeste. Orientação ainda serão definidas sobre o limite de vagas e inscrições aos interessados no Projeto Golfinho com atividades teóricas e práticas, ocorrendo brincadeira educativa referente ao tema.

Celesc alerta produtores catarinenses para prorrogação do Recadastramento Rural. A Agência Nacional de Energia Elétrica prorrogou o prazo para o recadastramento de unidades consumidoras de energia elétrica dos produtores rurais que estão na área de concessão da Celesc. A medida vale para aqueles que perderam o prazo em 2019 e foram reclassificados de acordo com os critérios estabelecidos pela ANEEL. É uma forma desses clientes voltarem a ter o benefício, desde que comprovada suas atividades como produtores rurais. O Recadastramento Rural é uma determinação da ANEEL, para que os consumidores rurais tenham direito às reduções tarifárias, que vão de oito por cento a 24 por cento. Com o recadastramento, o subsídio será mantido por, pelo menos, mais três anos aos consumidores.

Decreto estadual de agrotóxicos exige o correto manuseio dos produtos pelos agricultores. O decreto estadual que rege sobre a comercialização e o manuseio de produtos agrotóxicos entrou em vigor em 16 de outubro de 2017. Conforme FABIO TREVISOL, engenheiro agrônomo responsável pelo setor de agricultura da CIDASC, regional de SMOeste, o decreto que abrange a comercialização de agrotóxicos pelas empresas e as obrigações dos usuários é observado pelos técnicos da região. De acordo com TREVISOL, aos usuários de agrotóxicos, os agricultores, cabe o cumprimento de algumas regras como o de comprar os produtos em comercio autorizado pela CIDASC, que emite receituário agronômico e nota fiscal. O agrotóxico deve ser aplicado conforme a receita prescrita e manuseado de acordo o prescrito na bula. Manter os equipamentos para aplicação do agrotóxico em condições adequadas, evitando vazamentos. Além disso, na aplicação doproduto utilizar equipamentos de proteção individual, EPIs, como mascara, luvas e vestimenta impermeável.

Decreto exige o destino correto das sobras e embalagens dos produtos agrotóxicos. Conforme o agrônomo da CIDASC, FABIO TREVISOL, o usuário deve destinar as sobras e rejeitos dos agrotóxicos corretamente conforme as normas vigentes e as instruções dos fabricantes. Outra orientação é lavar as embalagens dos produtos logo após a aplicação e devolve-las ao local onde as comprou. TREVISOL destaca que as embalagens não podem ser depositadas no lixo da coleta seletiva feita pelo município no interior. O transporte dos agrotóxicos não pode ser efetuado com outros produtos como alimentos ou medicamentos e nem com transporte público. De acordo com agrônomo da CIDASC, deve-se manter o produto isolado para evitar, em caso de vazamento, a contaminação de outros produtos. Assim também na propriedade o agrotóxico precisa ser armazenado em local específico dentro de armários chaveados ou local com tijolos, para evitar contato das crianças e animais, por exemplo.

As normas atendem a segurança e saúde do próprio agricultor e se não forem cumpridas estão sujeitos a penalidades. O agrônomo orienta que inicialmente, os técnicos farão um trabalho de orientação, e quando eles identificam na propriedade situações inadequadas, o agricultor é orientado e notificado e terá o prazo de 90 dias para regularização. Se não cumprir com as normas sofrerá penalidades.

A Coafi, Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga projeta vários desafios para 2020. Meta é dar suporte técnico e contribuir na valorização dos produtos dos associados. Atualmente são mais de 300 pequenos agricultores que fazem parte da cooperativa. Segundo o Gerente Administrativo da Coafi, DANIEL BRANDÃO, o cooperativismo é alternativa para manutenção dos pequenos produtores rurais nas suas atividades. Os associados recebem conhecimento técnico gratuito, além da compra e vende a coletiva, possibilitando melhores preços. O gerente também chama atenção para momentos que reúnem os associados como na Assembleia Geral e confraternização para comemorar o décimo primeiro aniversário. Ele considera que ocorreu significativa evolução ao longo dos anos no atendimento aos agricultores.

DANIEL BRANDÃO informa que a Assembleia Geral Ordinária será no dia 19 de fevereiro tendo como destaque a avaliação das atividades do ano passado e projeções para 2020. Cita que a opinião dos associados é importante para a cooperativa atender os anseios das pessoas que fazem parte da Cooafi. O foco está nas capacitações técnicas para a agroindústria, atividade de leite e produção de grãos. BRANDÃO aponta várias conquistas ao logo de mais de uma década de atividades. A expectativa é bastante grande na produção de leite. A Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga tem como prioridade os produtores de leite. O gerente administrativo, DANIEL BRANDÃO diz que a oscilação de preço é normal e neste período do ano a tendência é de aumento no preço pago por litro.

São João do Oeste terá três licitações para pavimentação de ruas e comora de máquina. O anuncio foi feito pelo prefeito FERNANDO BISIGO. O projeto mais esperado e também demorado é para a pavimentação de cinco ruas. Com recursos oriundos do Ministério das Cidades, por meio de emendas parlamentares, o projeto tive até seis revisões. O prefeito cita que em alguns casos são apenas sequência de ruas, contemplando cinco pavimentações nas ruas Adolfo Grasel, Oscar Welter, Santa Maria, Paraná e São Sebastião. São trechos com grande declive e estradas de chão que dificultam acesso dos moradores. BISIGO lamenta o longo processo burocrática por parte da Caixa Econômica Federal e o retorno de projetos até seis vezes e sempre com demora na análise técnica. Não será cobrado contribuição de melhorias dos proprietários de terrenos nestas ruas. Recursos serão do governo federal e contrapartida do município.

O prefeito FERNANDO BISIGO destaca ainda investimentos de recursos próprios no valor de um milhão e 200 mil reais para a pavimentação da rua Padre Luiz Frener. O prefeito lembra que este projeto no Bairro Harmonia, direção a comunidade de Medianeira, contempla uma estrada de chão que gera transtorno com poeira, além da dificuldade de acesso em dias de chuva. O projeto técnico foi concluído pelo departamento de engenharia da prefeitura e por ser recurso do município a licitação é rápida. BISIGO considera que o investimento é fruto da economia na prefeitura que fez planejamento rigoroso com economia para garantir esta pavimentação asfáltica sem depender de recursos do governo federal. Também não terá contribuição de melhorias dos proprietários do terrenos na extensão desta rua.

Outro investimento será no parque de máquina para a compra de uma escavadeira hidráulica, investimento superior a 350 mil reais com recursos do município. O prefeito FERNANDO BISIGO, salienta que a máquina antiga tem alto custo de manutenção e pouco rendimento no serviço. De acordo com ele, a nova aquisição vai proporcionar agilidade nos serviços da Secretaria de Transportes e Obras. BISIGO chama atenção que a comporá de uma escavadeira hidráulica é fundamental para melhorias das estradas. Observa que a produção agrícola em grande volume exige caminhões pesados e longos que circulam diariamente pelo interior. O prefeito aponta como uma das prioridades manter estradas em boas condições para facilitar o escoamento da produção. O município também faz investimento em serviços terceirizados para completar a demanda.

Pai de motorista morre após cair de veículo em acidente. A ocorrência foi registrada por volta das 17 horas de ontem, na estrada geral da Linha Castelhana, interior de Dionísio Cerqueira. Os bombeiros e Polícia Militar foram no local do acidente. O motorista da camionete, uma Ford F400, com placas de Cascavel, relatou que seu veículo apresentou problemas mecânicos, vindo a perder o controle da direção. O homem relatou que antes de se chocar contra o barranco a porta do passageiro se abriu, e seu pai, que estava no banco do caroneiro, acabou caindo sob o rodado traseiro do veículo. O homem de 62 anos sofreu lesões graves e morreu no local. Foi acionado o IGP e o IML que fizeram a remoção do corpo e levantamento sobre as causas do acidente.

Fogo destrói colheitadeira na BR-282 em Paraíso. Um incêndio de grandes proporções destruiu uma colheitadeira na tarde desta segunda-feira, 20, na BR-282 em Paraíso. Segundo informações, ela seguia sentido à cidade quando saiu da pista, colidiu no barranco e pegou fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas, que tomaram grandes proporções. Cerca de dois mil litros de águas foram utilizados para fazer o rescaldo do sinistro. No momento em que a guarnição chegou ao local, não havia ninguém, mas logo depois chegou uma mulher dizendo que era a proprietária da máquina agrícola. Ninguém teve ferimentos, apenas danos materiais.

Polícia Militar Ambiental esclarece dúvidas quanto à exploração de madeira exótica e nativa pelos agricultores. De acordo com o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCÁGLIO, a dúvida sobre a extração de madeira é apresentada com frequência pelos agricultores. O capitão explica que Santa Catarina está inserido no bioma Mata Atlântica, e na nossa região há duas situações de vegetação que devem ser levadas em conta, a exótica e a nativa. O comandante cita que como variedades exóticas se enquadram o eucalipto, pinos, uva Japão e algumas árvores de sombra. Já a vegetação nativa possui uma proteção em lei. Conforme RONCÁGLIO, a espécie exótica pode ser explorada, em qualquer quantidade e sem nenhuma autorização. Ele chama atenção que apesar de ser exótica, esta vegetação não pode ser extraída das áreas de preservação permanente, a exemplo das margens de rios e nascentes.

No que diz respeito à vegetação nativa, o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste explica que a exploração não é permitida quando se tratar de árvores de espécies em extinção. Como exemplo o capitão cita a araucária, grápia e cedro. EVERTON RONCÁGLIO destaca que as demais espécies nativas, que não constam na lista de extinção e que não estejam em área de preservação permanente, podem ter uma exploração eventual por parte dos agricultores. Para uso na propriedade como lenha, podem ser retirados até 15 metros de madeira nativa, não havendo necessidade de autorização. O capitão lembra que a lenha não pode ser comercializada, e deve ser para o consumo próprio na propriedade. Ele orienta também que o corte deve ser feito de forma seletiva para facilitar a regeneração do local, e não como limpeza de área.

Outra permissão que o agricultor possui é a retirada de até 20 metros cúbicos de madeira nativa a cada três anos, para uso na propriedade a exemplo da construção, reforma ou ampliação de estabelecimentos agrícolas. Esta extração segue os mesmos critérios, em que a madeira não pode estar em área de preservação, não pode ser de espécie extinta e também não é necessária autorização. O capitão EVERTON RONCÁGLIO lembra que o agricultor vai precisar de uma autorização caso queira beneficiar o produto, e possuir a autorização para o transporte da madeira. O comandante da PMA ressalta que nos casos em que é necessária a autorização ambiental para extração da madeira, o agricultor deve procurar o Instituto do Meio Ambiente, IMA. A Polícia Militar Ambiental é o órgão fiscalizador, e não expede autorizações ou licenças. A exploração ilegal prevê multa, processo ou crime ambiental, dependendo de cada caso.

Polícia Militar alerta sobre tentativa de estelionato pelas redes sociais. Na tarde desta segunda-feira, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de estelionato. O criminoso criou um perfil falso em uma rede social de troca de mensagens, onde adicionou nome e foto de uma pessoa conhecida da vítima. Em seguida, mandou mensagens solicitando que a vítima fizesse um depósito de cinco mil reais em uma conta bancária, para "cobrir um cheque". A vítima desconfiou da situação e entrou em contato com o amigo, por outro número, descobrindo se tratar de uma farsa. A PM alerta que as pessoas sempre desconfiem de situações onde alguém solicita dinheiro ou outra vantagem, principalmente de números que não tem na lista de contatos. Outros casos parecidos já foram divulgados nas redes sociais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.