ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 21/01/2020

O tempo na região Extremo Oeste é de sol com muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de pancadas isoladas de chuva em pontos da região. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima deve ficar acima dos 30 graus na região. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Um ritual em El Terrón, vilarejo no interior do Panamá, terminou com a morte de sete pessoas na semana passada, em um caso que chamou a atenção do país sul-americano pela violência da seita intitulada "A Nova Luz de Deus". Nove pessoas foram acusadas pelos assassinatos. A seita havia se instalado no vilarejo três meses atrás, em uma igreja improvisada com madeiras. Um integrante do grupo alegou que teve visões que o dizia para "exterminar os incrédulos". Investigadores disseram que os sacerdotes usaram clavas, facões e até exemplares da Bíblia para agredir os fiéis.

O Senado dos Estados Unidos começa na tarde de hoje a julgar se o presidente DONALD TRUMP será ou não afastado de seu cargo, após a aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados, em dezembro do ano passado. No sábado, os deputados do Partido Democrata que atuam como promotores protocolaram os argumentos favoráveis ao afastamento. Já na segunda-feira a defesa do presidente apresentou oficialmente seus argumentos aos senadores. Neste primeiro dia, eles devem votar uma resolução sobre o formato do processo, inclusive determinando se testemunhas serão convocadas a depor.

O número de presos recapturados após a fuga de 76 pessoas do presídio regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, subiu para cinco. Quatro homens foram recapturados no Paraguai e um no Brasil, de acordo com informações do "ABC Color". Os 76 presos escaparam ainda na madrugada de domingo possivelmente por um túnel do presídio de Pedro Juan Caballero, que é uma cidade vizinha de Ponta Porã no Mato Grosso do Sul. Entre os fugitivos, 40 são brasileiros e 36 são paraguaios. Segundo o ministério da Justiça do Paraguai, eles são integrantes do Primeiro Comando da Capital.

O Tribunal Superior Eleitoral deve iniciar nesta terça-feira os testes dos novos modelos das urnas eletrônicas. A previsão é que os resultados sejam divulgados até o próximo dia 27.As empresas que participaram da licitação entregaram ao tribunal os novos modelos ontem. Esses novos modelos visam corrigir falhas detectadas nos projetos apresentados inicialmente, desclassificados por descumprimento das especificações técnicas previstas na licitação.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, ALEXANDRE LOPES, disse nesta segunda-feira que já foi corrigido o erro que afetou a nota de quase seis mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. Em entrevista coletiva em Brasília, ele afirmou que o problema afetou exatamente cinco mil 974 estudantes e que a pontuação de todos foi revisada. O total de afetados representa zero vírgula 15 por cento dos três vírgula nove milhões de inscritos que fizeram as provas em três e 10 de novembro do ano passado.

As inscrições do primeiro semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada foram abertas na madrugada desta terça-feira. Os estudantes podem se inscrever até às 23 horas e 59 minutos do próximo domingo. O prazo inicialmente terminaria na sexta-feira, porém foi prorrogado devido a erros nas correções das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Logo após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira liberar as inscrições no site do Sisu, estudantes relataram lentidão e dificuldades para se candidatar às vagas das universidades federais. A situação começou a ser normalizada no fim da madrugada de hoje.

A Polícia Militar Ambiental apreendeu 376 pássaros silvestres da espécie canário-da-terra em Lages, na Serra catarinense. O mandado de busca e apreensão foi cumprido na última sexta-feira e a informação sobre a soltura ocorreu nesta segunda-feira. Os policiais chegaram ao local do cativeiro, após receberem denúncias anônimas. Durante a ação, as aves foram encontradas dentro de gaiolas. A suspeita da polícia é que elas estariam sendo utilizadas em rinha. Além dos pássaros, foram apreendidas 241 gaiolas, sete caixas de transporte acústicas e alguns petrechos. Após passarem por avaliação, 369 pássaros foram postos em liberdade. De acordo com a polícia, diante dos fatos, os responsáveis irão responder por medidas administrativas e criminalmente pela ação.

Cinco instituições públicas de ensino superior de Santa Catarina estão com inscrições abertas para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2019 e querem entrar na graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. O prazo de seleção abre nesta terça-feira e se encerra no próximo domingo. Os aprovados deverão fazer a matrícula entre 29 de janeiro e quatro de fevereiro. No estado, o Instituto Federal de Santa Catarina abriu mil 933 vagas. A Universidade Federal de Santa Catarina conta com mil 912 vagas. Já o Instituto Federal Catarinense tem mil 880 vagas disponíveis. A Universidade do Estado de Santa Catarina conta com 435 vagas e a Universidade Federal da Fronteira Sul com 448 vagas.

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina vai abrir na próxima quinta-feira o segundo período de matrículas na rede estadual de ensino para as 145 mil vagas disponíveis. Pais e responsáveis precisam fazer a pré-matrícula no site e depois, concluir a inscrição pessoalmente nas unidades de ensino. O primeiro período foi em novembro e teve 73 por cento de matrículas e rematrículas de alunos. Ao todo, o estado dispõe de 538 mil 542 vagas. As inscrições são por ordem de acesso e começam às nove horas da manhã da próxima quinta-feira e se estendem até às 23 horas e 59 minutos do dia 29 de janeiro.

CTG Lagoa dos Tropeiros organiza a sexta edição do Rodeio Crioulo Interestadual. A sexta edição vai ocorrer nos dias 24 a 26 de janeiro no Parque de Rodeio Fazenda Scopel na Linha Santa Rita, ás margens da SC-160 em Saltinho. Segundo o patrão DIRCEU SCOPEL, a programação inicia nesta sexta-feira, com laço individual e em dupla ás 14 horas. Ás 18 horas inscrição do Duelo da Serra e ás 20 horas e 30 minutos Gaitaço com Ramires Xavier e jantar. No sábado, as modalidades oficiais iniciam ás 7 horas, com Laço Patrão de Piquete; Laço Patrão de CTG; Laço Piá; Laço Guri; Laço Prendinha; Laço Prenda; Laço Veterano; Laço Vaqueano; Laço Coordenador; Laço Avô e Neto; Laço Pai e Filho e Laço Pai e Filha.

Inscrições do Laço Dupla começam ás 10 e meia do sábado. Ao meio dia almoço, e já as 13 horas Duelo d Serra. A tarde ás 16 horas acontece a primeira e segunda volta do Laço Equipe. Ás 18 horas, um dos momentos mais esperados do Rodeio, a Oração da Ave Maria e Abertura Oficial do Rodeio. Ainda ás 22 horas de sábado, Fandango com Grupo Marca do Folle. No domingo, as atividades também iniciam cedo. Ás 7 horas Recuperação de Armadas e Terceira Volta Laço Equipe. 9 horas Laço Troféu Cidade; meio dia almoço; 13 horas Vaca Parada; 13 e 15 Continuação Troféu Cidade; 15 horas Provas Campeiras; 16 horas quarta Volta Laço Equipe e disputas finais.

Premiação para sexta edição do rodeio é boa. Segundo o patrão, DIRCEU SCOPEL, a premiação será a seguinte: Laço Equipe Quarteto – inscrição 170 reais. O 1º lugar: leva mil e 100 reais; o 2º: 800; o 3º lugar: 600 reais, o 4º: 400 e o 5º lugar: 300 reais. Do sexto ao décimo lugar, os vencedores levam 200 reais cada. No Duelo da Serra a premiação será: Força A: dois mil e meio; Força B: mil e meio; e Força C: mil reais. A Classificação é: Força A: 5 armadas

Força B: 4ª armadas; Força C: 3 armadas. Informações podem ser adquiridas pelos telefones: (49) 98435-4585, (49) 3656-0006 ou (49) 98413-0657.

Celesc alerta produtores para prorrogação do Recadastramento Rural. Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL prorrogou o prazo para o recadastramento de unidades consumidoras de energia elétrica dos produtores rurais que estão na área de concessão da Celesc. Segundo o gerente comercial da regional de São Miguel do Oeste SANDRO VALMORBIDA, a medida vale para aqueles que perderam o prazo em 2019 e foram reclassificados de acordo com os critérios estabelecidos pela ANEEL.

Prorrogação do Recadastramento Rural é uma forma dos clientes voltarem a ter o benefício, desde que comprovada suas atividades como produtores rurais. Importante destacar, cita SANDRO, que as faturas de janeiro serão corrigidas e o cliente não vai perder o desconto. O Recadastramento Rural é uma determinação da ANEEL, por meio de resolução, para que os consumidores rurais tenham direito às reduções tarifárias, que vão de oito a 24 por cento. Com o recadastramento, o subsídio será mantido por, pelo menos, mais três anos aos consumidores.

Para manter o benefício da Tarifa Rural, o titular da conta deve comparecer a uma das Lojas de Atendimento da Celesc. Segundo o gerente comercial, os interessados, precisam levar toda documentação necessária, os pessoais mais os que comprovem atividade rural. Além disso, é preciso comprovar o enquadramento da propriedade, de acordo com as exigências e, ainda, realizar a prova de vida. Entre as comprovações necessárias estão a de que a unidade consumidora esteja localizada em área rural, exerça atividade agropecuária na referida unidade e outras.

Polícia Militar Ambiental esclarece dúvidas quanto à exploração de madeira exótica e nativa. De acordo com o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, CAPITÃO EVERTON RONCÁGLIO, a dúvida sobre a extração de madeira é apresentada com frequência pelos agricultores. O capitão explica que Santa Catarina está inserido no bioma Mata Atlântica, e na região há duas situações de vegetação que devem ser levadas em conta: a exótica e a nativa.

Em variedades exóticas se enquadram o eucalipto, pinos, uva Japão e algumas árvores de sombra. Já a vegetação nativa possui uma proteção em lei. Conforme RONCÁGLIO, a espécie exótica pode ser explorada, em qualquer quantidade e sem nenhuma autorização. Ele chama atenção que apesar de ser exótica, esta vegetação não pode ser extraída das áreas de preservação permanente, a exemplo das margens de rios e nascentes. No que diz respeito à vegetação nativa, o comandante da Polícia Militar Ambiental explica que a exploração não é permitida quando se tratar de árvores de espécies em extinção. Como exemplo, cita a araucária, grápia e cedro.

Demais espécies nativas, que não constam na lista de extinção e que não estejam em área de preservação permanente, podem ter uma exploração eventual por parte dos agricultores. EVERTON RONCÁGLIO destaca que para uso na propriedade como lenha, podem ser retirados até 15 metros de madeira nativa, não havendo necessidade de autorização. O capitão lembra que a lenha não pode ser comercializada, e deve ser para o consumo próprio na propriedade. Ele orienta também que o corte deve ser feito de forma seletiva para facilitar a regeneração do local, e não como limpeza de área.

Outra permissão que o agricultor possui é a retirada de até 20 metros cúbicos de madeira nativa a cada três anos. Isso, alega EVERTON RONCÁGLIO, apenas para uso na propriedade a exemplo da construção, reforma ou ampliação de estabelecimentos agrícolas. Esta extração segue os mesmos critérios, em que a madeira não pode estar em área de preservação, não pode ser de espécie extinta e também não é necessária autorização. O capitão lembra que o agricultor vai precisar de uma autorização caso queira beneficiar o produto, e possuir a autorização para o transporte da madeira.

Nos casos em que é necessária autorização ambiental para extração da madeira, o agricultor deve procurar o Instituto do Meio Ambiente, IMA. O comandante ressalta que a Polícia Militar Ambiental é o órgão fiscalizador, e não expede autorizações ou licenças. RONCÁGLIO acrescenta que a exploração ilegal prevê multa,

processo ou crime ambiental, dependendo de cada caso.

Operação indicia 14 pessoas por falsidade ideológica e fraude em exames toxicológicos. A Polícia Civil de Cunha Porã concluiu a primeira fase da investigação denominada “Operação Falso Negativo” na qual se investigava a suspeita de venda de exames toxicológicos fraudados. Por meio de técnicas especiais de investigação, a Polícia Civil conseguiu desmantelar um esquema criminoso de venda de exames toxicológicos fraudados que eram feitos por um laboratório de Cunha Porã e tinha como principais clientes caminhoneiros que, com base na Lei conhecida como “Lei do Motorista”, necessitam realizar exame toxicológico com amplo tempo de detecção.

Investigação identificou dezenas de motoristas que tiveram o resultado dos exames toxicológicos aprovados pelo laboratório investigado. Segundo a polícia, ele encaminhava material biológico de terceiros para análise e falsificava a assinatura do interessado que sequer comparecia ao laboratório. Também foram identificadas duas pessoas que cederam material biológico para realização de exames toxicológicos de terceiros e pessoas que captavam clientes para o laboratório recebendo uma parte do valor pago pelos interessados que variava de quinhentos a mil reais.

Entre as pessoas que obtiveram exames toxicológicos fraudados estão um motorista que conseguiu a habilitação para conduzir veículo de transporte escolar e outro que foi preso por uso de crack. Eles conseguiram renovar a CNH, e continuam a trafegar pelas estradas sob efeito de drogas e medicamentos proibidos, como rebite, colocando em risco a vida de outros usuários das rodovias. Foi representado pela cassação da habilitação dos caminhoneiros que conseguiram a Carteira Nacional de Habilitação com uso de documento ideologicamente falso, os quais deverão passar por novo processo de habilitação, além de responder pelo crime de falsidade ideológica.

Ao todo foram indiciadas 14 pessoas pelo crime de falsidade ideológica. Muitos acabaram confessando o crime diante das provas identificadas, inclusive o farmacêutico responsável pela coleta fraudulenta teve o registro profissional suspenso junto ao Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina. O laboratório onde as coletas fraudulentas eram realizadas também foi fechado por determinação judicial e a investigação foi dividida em outro inquérito policial para responsabilizar as inúmeras outras pessoas identificadas como tendo adquirido exame toxicológico fraudado

A Polícia Civil acredita que existam inúmeros laboratórios no Brasil que façam exames toxicológicos falsificados. Como a fraude é cometida no momento da coleta do material biológico e não há um controle do laboratório que realiza a análise, a simples substituição do material no momento do envio é suficiente para a manipulação do resultado. Portanto, caso não haja um cruzamento genético dos materiais enviados para análise, a legislação continuará a ser burlada com exames falsos que permitem que motoristas conduzam veículos sob efeito de drogas e façam das estradas brasileiras uma das mais violentas do mundo. A Polícia Civil disponibiliza o disque 181 para denúncias anônimas.

Mulher cai em golpe do cartão de crédito. Por volta das 19 horas e 45 minutos de ontem, a PM, se deslocou até Rua Senador Vergueiro em Francisco Beltrão, onde uma mulher relatou que recebeu uma ligação de uma pessoa afirmando ser funcionário de uma rede bancária, a interrogando se ela havia feito uma compra pela internet na cidade Pato Branco. Ao negar a compra, foi informada pelo suposto funcionário que seu cartão havia sido clonado.

Vítima é orientada que, para reverter a situação, deveria ligar para o número no verso do cartão. Ao efetuar a ligação, ela conversou com outra pessoa se passando por funcionária do banco, informando sobre a possível clonagem dos cartões, e que um agente da Polícia Federal iria buscar os cartões na residência da mulher. A suposta funcionária também solicitou os numerais do cartão, bem como os três dígitos do verso. Após terminar a ligação, um homem apareceu na residência dela, informando que seria o agente da PF e a vítima entregou os cartões supostamente clonados.

Mais tarde o filho da mulher chegou na residência, quando ela relatou ocorrido. Neste momento receberam no celular notificação de uma compra efetuada, que não foi concluída. Em consulta ao aplicativo do banco, notaram uma compra de dois mil 999 reais, um saque de mil e meio, duas ted’s de mil reais, dois saques da conta poupança um de mil e outro de 440 reais, e uma compra cancelada de seis mil e 900 reais. A senhora ligou para o sac do banco, e fez o cancelamento dos cartões.

Centro de Comercialização sofre com novos atos de vandalismo; dois homens são presos e menores apreendidos. O Centro de Comercialização, que fica na praça da Liberdade, em São Lourenço do Oeste, voltou a ser alvo de bandidos. Apesar de haver segurança com câmeras e policiamento, os agentes não se intimidaram e causaram novos danos. A Polícia Militar prendeu dois homens, de 26 e 20 anos, e apreendeu um adolescente de 15 anos. Através das imagens flagradas pelas câmeras de monitoramento, foi possível identificar os três tentando entrar no Centro de Comercialização. A PM constatou duas janelas arrombadas e uma janela danificada.

Duas crianças são pegas causando danos ao patrimônio público. Uma de oito e outra de 11 anos, e um adolescente, de 13 anos, foram detidos pela Polícia Militar causando danos ao patrimônio público. Com ajuda de uma testemunha, o menor de oito anos foi detido e, depois, a PM chegou aos outros menores envolvidos. Segundo a PM, houve danos em seis salas, com portas e janelas danificadas. O Conselho Tutelar foi chamado e os menores conduzidos à delegacia.

Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu na Rua 31 de março, no Loteamento Constrular, em Campo Erê, na noite de ontem, por volta das 23 horas. A Polícia Militar abordou quatro pessoas que estavam em atitude suspeita. Em revista, dentro de uma sacola, os policiais encontraram uma espingarda modelo rifle cal .22. Um jovem de 19 anos, admitiu ser o dono da arma. Junto com ele estava mais um maior de idade e dois menores. O de 19 anos, que assumiu ser o dono, foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Campo Erê, e os demãos envolvidos liberados no local.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.