ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-12-2023 Quarta-Feira

-CÂMARA APROVA LDO COM PROJEÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO EM MIL 389 REAIS

-DEPUTADOS DE SC APROVAM MUDANÇA EM DESCONTO DE 14 POR CENTO A APOSENTADOS

-EDUCAÇÃO DE IPORÃ DO OESTE ENCAMINHA LICITAÇÕES ONLINE PARA O ANO DE 2024

-NOVO PRESIDENTE QUER HARMONIA NA CÂMARA E TRABALHO A FAVOR DO MUNICÍPIO

-GRUPO DA REGIÃO PARTICIPA DE EVENTO NA EMBAIXADA DA ROMÊNIA EM BRASÍLIA

-FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA CAUSA MORTE DE 10 MIL FRANGOS NO INTERIOR

-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO É LOCALIZADO E PRESO NA SC-496

-DOIS TRABALHADORES FICAM FERIDOS AO CAIR DE TELHADO DE CLUBE NO INTERIOR


O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus e a máxima hoje pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 26 graus. Umidade relativa do ar 75 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


Após a pressão de países aliados por uma nova pausa nos bombardeios, o presidente de Israel, ISAAC HERZOG, disse nesta terça-feira que o país está pronto para outra trégua. Ele afirmou ainda que o governo israelense está disposto a debater a pausa nos ataques à Faixa de Gaza mediada por países estrangeiros para recuperar os cerca de 135 reféns ainda detidos pelo Hamas. No fim de novembro, Israel fez uma trégua de seis dias nos bombardeios após um acordo como o Hamas, o primeiro desde o início da guerra. Do outro lado, cerca de 130 reféns foram libertados. Embora seja o presidente de Israel, HERZOG não chefia o governo, função que cabe ao primeiro-ministro, BENJAMIN NETANYAHU, nem tem poder de decisão sobre matérias do tipo.

A União Europeia anunciou nesta quarta-feira a adesão de um novo acordo para reformar as regras e o sistema anti-imigração ilegal. O texto, nomeado como "Novo Pacto sobre Migração e Asilo", deve entrar em vigor no próximo ano e procura dar aos governos dos países da União Europeia e uma sensação de maior controle sobre as fronteiras. O acordo trará novidades quanto ao rastreamento dos imigrantes ilegais por meio do cadastro biométrico deles. A ideia é poder fazer uma avaliação rápida nas fronteiras para identificar se aquela pessoa estaria elegível para receber asilo em algum país do bloco.

A Justiça de Barcelona determinou, nesta quarta-feira, que o julgamento do caso de Daniel Alves acontecerá entre os dias 5 e 7 de fevereiro de 2024. A informação é do jornal espanhol "El País". O ex-jogador da seleção brasileira é acusado de agredir sexualmente uma mulher dentro de uma boate de Barcelona em dezembro de 2022. Ele nega as acusações. Na Espanha, denúncias de estupro são investigadas sob a acusação geral de agressão sexual, e as condenações podem levar a penas de prisão de 4 a 15 anos. Ele não tem direito a fiança e seguirá no mesmo presídio, nos arredores de Barcelona, enquanto aguarda o julgamento.

A segunda parcela do décimo terceiro salário, paga até esta quarta-feira aos trabalhadores com carteira assinada, deve ter um impacto de 106 bilhões 290 milhões de reais na economia. Estudo da CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, revela que, no total, somando a primeira parcela, depositada até 30 de novembro, a injeção de recursos chega a 267 bilhões. O montante é seis vírgula dois por cento maior que o registrado em 2022. A entidade estima um aumento de 13 vírgula seis por cento do impacto do abono em relação a 2022. A CNC estima que parte desse valor será destinada à quitação de dívidas e para lidar com despesas comuns de começo de ano, como IPTU, IPVA e gastos escolares. Outra parte do dinheiro extra deve ser usada para a compra de presentes e para as festas de final de ano.

A Câmara dos Deputados deve encerrar o ano de 2023 sem votar, em plenário, o projeto de lei enviado pelo governo federal para alterar o formato do Novo Ensino Médio, instituído em 2017. Ainda não há acordo sobre pontos do projeto. Com isso, o tema só deve voltar à pauta em março de 2024, após o recesso legislativo e o carnaval. O texto é relatado na Câmara pelo deputado MENDONÇA FILHO, que era ministro da Educação no governo Michel Temer, quando o Novo Ensino Médio foi instituído. Ele chegou a prever que o texto seria votado neste mês. Nesta terça, disse que o adiamento atende a um pedido do atual ministro, CAMILO SANTANA. Entre os pontos de maior divergência, está a quantidade de horas-aula para as disciplinas obrigatórias.

O Congresso Nacional aprovou, em sessão conjunta nesta terça-feira, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024. A LDO indica que o salário mínimo poderá ser reajustado no próximo ano para mil 389 reais. Ficou definido ainda que o governo federal terá que atingir um déficit fiscal zerado e reservar os recursos das emendas parlamentares impositivas já no primeiro semestre, o que vai dar prioridade na execução do orçamento aos investimentos definidos por deputados e senadores. O reajuste no salário mínimo segue a projeção de cinco virgula 16 por cento para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O texto aprovado pelo Congresso também manteve a proposta do governo federal de ter déficit zero em 2024: ou seja, os cofres públicos não poderão gastar mais do que arrecadam. A meta tem ainda uma margem de tolerância de zero virgula 25 por cento do Produto Interno Bruto para mais ou para menos.

O projeto que institui o Recupera Mais teve sua redação final aprovada nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa. O programa entrará em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2024 com opções de adesão e descontos graduais até 31 de maio. Esta será a única iniciativa de recuperação fiscal da atual gestão. A projeção do Governo é recuperar um bilhão e meio de reais em impostos já inscritos em dívida ativa nos últimos dez anos. O cálculo é baseado nos resultados obtidos em iniciativas anteriores. Por meio do programa serão oferecidas alternativas inéditas e flexíveis para o pagamento de ICMS em atraso, com desconto de até 95 por cento sobre a multa e os juros e prazos diferenciados a partir da adesão. Os contribuintes poderão parcelar a conta em até 72 prestações.

A Pesquisa da Fecomércio sobre intenção de compras apurou que o catarinense pretende investir 30 e meio por cento mais em presentes este ano do que no Natal de 2022. A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços estimou vendas de três bilhões e 400 milhões no Estado neste fim de ano. Para todo o Brasil, a CNC projetou vendas de 68 bilhões 970 milhões neste Natal, um crescimento real cinco virgula seis por cento frente ao ano anterior. Os maiores volumes serão em supermercados e no varejo de confecção, calçados, acessórios e utilidades domésticas. A pesquisa da Fecomércio apurou que a média de investimento em presentes deve ser de 689 reais. Esse valor significa alta nominal de 30 virgula cinco por cento frente ao ano anterior. Das sete cidades ouvidas na pesquisa, Criciúma teve o maior valor estimado, em torno de 924 reais.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na tarde desta terça-feira o projeto de lei do governo do Estado que traz mudanças no sistema de aposentadorias da Previdência. A proposta foi aprovada em dois turnos por 27 votos a 11 e deve seguir agora para sanção do governador JORGINHO MELLO. A proposta mexe em dois pontos polêmicos da aposentadoria de servidores. O primeiro é a alíquota de 14 por cento cobrada de servidores aposentados que recebem a partir de um salário mínimo desde 2021. A proposta do governo cria uma isenção escalonada nesta cobrança. Em 2024, ficam livres do desconto aposentados e pensionistas que recebem dois salários mínimos. No ano seguinte, 2025, a faixa de isenção aumenta para dois salários mínimos e meio e, em 2026, chega ao limite máximo de três salários mínimos. A proposta também divide os servidores em dois grupos diferentes para cálculo de aposentadoria: os servidores atuais permanecem no regime de repartição e quem ingressar no serviço público estadual a partir de 2024 contribuiria para um fundo de capitalização que iria garantir os recursos futuros para as aposentadorias.

O presidente da Federação dos trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina, VALTER DRESCH, foi reeleito para mais um mandato na entidade. Em eleição com chapa única, ele foi reeleito com 94 por cento dos votos dos sindicatos ligados a FETAESC. A eleição foi realizada na semana passada na sede da entidade em São José, na grande Florianópolis. A posse está marcada para o final de janeiro e o mandato de quatro anos vai até janeiro de 2028. DRESCH está na federação há 28 anos e vai para o quarto mandato consecutivo. As metas e prioridades da nova diretoria da federação serão alinhadas na primeira reunião do novo mandato, no começo de 2024. Em entrevista para a Rede Peperi, DRESCH disse que pretende continuar as ações para defender a agricultura familiar.

A formação de uma chapa de consenso não foi fácil e exigiu a articulação com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de todo o estado. A afirmação é do presidente reeleito da FETAESC, VALTER DRESCH. De acordo com ele, a composição da chapa tem representantes de diversas regiões e respeita a norma de conter 50 por cento homens e 50 por cento mulheres, além de 20 por cento de jovens. DRESCH disse que as metas e os objetivos da nova diretoria serão alinhados na primeira reunião de trabalho, depois da posse no fim de janeiro de 2024.

A Secretaria de Assistência Social de Belmonte realizou na noite desta segunda-feira, a formatura de 18 novas profissionais de corte e costura. As formadas participaram de uma capacitação oferecida pelo poder público, em parceria com o SESI-SENAI. Elas participaram de 80 horas aulas com teorias e práticas em operações diversas, utilizando tecidos planos e malha e vários tipos de máquinas de costura, tudo sob a supervisão de um especialista, seguindo normas legais e procedimentos técnicos de qualidade, de saúde, segurança e preservação ambiental. Além disso, participaram de orientações em higiene e segurança como cuidados pessoais, postura na máquina, conhecimento de máquinas, nomenclaturas e outros conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento dos cortes e costuras.

A falta de energia elétrica em decorrência do temporal que atingiu a região na noite da última segunda-feira causou a morte de aproximadamente 10 mil frangos em uma propriedade localizada na Linha Famoso, no interior de Descanso. De acordo com a proprietária, TAINÁ BONAMIGO, um galho de eucalipto caiu sobre a rede elétrica e causou a falta de energia por várias horas. Ela relatou que a família possui dois aviários que alojam, ao todo, cerca de 54 mil aves. Conforme TAINÁ, o gerador de energia utilizado para manter a climatização dos aviários falhou após 40 minutos de operação. As aves que morreram em decorrência do calor estavam na fase final de terminação e seriam entregues para o abate nesta sexta-feira. A avicultora relatou ainda que acionou a Celesc para o reparo na rede, porém, o trabalho demorou para ser realizado, resultando num prejuízo significativo para a família.

O gerente Regional da Celesc de São Miguel do Oeste, SANDRO VALMORBIDA, frisou que o temporal afetou vários municípios da região e que apesar dos esforços da empresa, eventos climáticos podem danificar o sistema elétrico. O gerente chamou atenção para a importância de evitar o plantio de eucaliptos próximos às redes elétricas e enalteceu que as equipes técnicas da concessionária trabalharam de forma ágil no atendimento das ocorrências. VALMORBIDA ressaltou o compromisso da CELESC em atender os consumidores da melhor forma possível, mesmo diante de desafios imprevisíveis.

O novo presidente da câmara de vereadores de Descanso é VOLMIR ADELAR CASAGRANDE, do PSDB. Ele recebeu cinco votos e venceu a eleição na semana passada. A vereadora MARIZE PREVIDI GIUMBELLI teve cinco votos e o vereador GIOVANI VIEIRA teve um voto. CASAGRANDE disse que a eleição foi bastante disputada e que o processo para garantir os votos foi muito trabalhoso. Ele comentou que pretende conduzir a Câmara de forma imparcial, respeitando os vereadores e buscando o melhor para o município e para a população de Descanso. Em relação ao trabalho em 2023, o novo presidente avaliou que foi um ótimo ano, sem maiores problemas nos debates dos Projetos que tramitaram na casa legislativa. VOLMIR CASAGRANDE disse que está preparado para presidir a Câmara, visto que já exerceu o cargo anteriormente. Em relação ao pleito do ano que vem, salientou que já colocou seu nome à disposição para concorrer à majoritária.

A Câmara de Vereadores de São João do Oeste elegeu na noite de ontem, a nova mesa diretora para 2024. A última sessão do ano confirmou a expectativa com o novo presidente EGÍDIO SIMON, vice presidente GERVÁSIO JUNGBLUT, primeira secretaria ÁUREA KAUFFMANN WERLANG e segundo secretário EWERTON WEHNER. Também foram votados os projetos que estavam pendentes e não ficou nenhuma pendência para o próximo ano. Ainda nesta terça-feira, os vereadores de São João do Oeste prestaram homenagem ao pároco, padre HUGO MENTGES, que recebeu o título de cidadão honorário de São João do Oeste.

Um grupo formado por 50 pessoas da região participou de um evento na embaixada da Romênia, em Brasília, na semana passada. A informação é do Cônsul Geral Honorário da Romênia em Santa Catarina, EDSON ROBERTO DREHER. Ele concedeu entrevista ao RPN – Rede Peperi Notícias 1ª edição de hoje e destacou que esse foi um momento importante para a comunidade romena, fruto de um trabalho realizado há tempos, em busca de uma maior conexão com a Romênia. Ele lembrou que neste ano, a embaixadora romena no Brasil realizou o primeiro consulado itinerante da história no mês de julho em Santa Catarina, quando mais de 300 pessoas foram atendidas e solicitaram passaportes e outros documentos relacionados à cidadania. Dessas pessoas, 50 foram recebidas e homenageadas pela embaixadora, MÔNICA MIHAELA STIRBU, em Brasília, onde também finalizaram os processos de emissão dos documentos solicitados.

EDSON ROBERTO DREHER salientou que até agora, mais de 200 famílias da região Extremo-Oeste já tiveram a cidadania romena concedida, com expectativa de ultrapassar a marca de mil pessoas em breve. O Cônsul Geral Honorário da Romênia em Santa Catarina destacou que a comunidade regional é considerada a mais organizada do Brasil e que o trabalho de mapeamento dos imigrantes começou há vários anos, com visitas de casa em casa. Segundo DREHER, a maioria das famílias que buscaram a cidadania já foram beneficiadas, o que engrandece a comunidade e dá forças para que mais descendentes busquem a cidadania romena. O Cônsul avaliou que 2023 foi um ano intenso, com vários eventos realizados. Os destaques foram a missão empresarial para a Romênia, liderada pela Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, que aconteceu em setembro e ainda, o Consulado Itinerante, realizado em julho.

O programa Vida Ativa, que promove atividades físicas para idosos e pessoas com problemas de saúde, encerrou as atividades de 2023 na semana passada. Conforme o vice-prefeito de Iporã do Oeste, VALMOR REIS, os participantes são acompanhados por uma profissional de Educação Física, que ministra as aulas em busca da melhoria da qualidade de vida de quem possui problemas de saúde como hipertensão e diabetes. O encerramento do ano envolveu os quatro grupos no Centro de Múltiplo Uso. Atualmente cada grupo do Programa Vida Ativa possui cerca de 80 participantes, que realizam atividades de força e fortalecimento muscular com vários benefícios para a saúde e para a realização de atividades simples na rotina do dia-a-dia. VALMOR REIS salientou que o programa terá continuidade com melhorias em 2024. Também será ampliada a oferta de fisioterapia nas comunidades do interior no ano que vem.

A Secretaria de Educação de Iporã do Oeste está encaminhando junto ao setor de licitações do Município, os processos eletrônicos para a contratação do transporte escolar terceirizado para 2024 e do sistema informatizado que será usado na gestão das escolas e da Secretaria de Educação. De acordo com a Secretária, NEUSA HAHN BEILKE, a expectativa é que os credenciamentos sejam abertos no início de janeiro no site da Prefeitura. Ela observou que neste momento ainda estão sendo feitos os trâmites necessários na nova plataforma online, que atende a nova Lei de Licitações e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Secretária de Educação de Iporã do Oeste, NEUSA BEILKE, observou que o novo sistema torna o processo de compras um pouco mais burocrático, porém, faz com que os processos sejam ainda mais transparentes e ao mesmo tempo, possibilita que todos os interessados se credenciem para fornecer produtos ou serviços para o Município. NEUSA salientou que recentemente o setor de Desenvolvimento Econômico realizou uma capacitação sobre a nova plataforma de licitações para que os interessados saibam como utilizá-la corretamente. A Secretária observou ainda que os fornecedores devem acompanhar constantemente as publicações no site oficial do Município para saberem quando houver processo de licitação aberto. O endereço eletrônico é: iporadooeste.atende.net.

A Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste realizou a última sessão ordinária do ano na noite da última segunda-feira, com eleição da mesa diretora para 2024. O novo presidente é o vereador de situação, ODOLIR BORDIGNON, do PSD, eleito com cinco votos. Ele concorreu com o vereador, MICHEL NEDEL BARTH, que recebeu quatro votos. O presidente eleito destacou que o pleito transcorreu de forma tranquila e que existe um bom relacionamento entre os vereadores. Salientou que o seu objetivo é manter a harmonia e trabalhar a favor do Município. ODOLIR BORDIGNON lembrou que está exercendo seu primeiro mandato na Câmara Municipal, representando a comunidade de Linha Pavão e arredores. Conforme ele, no último pleito, oito candidatos dessa região concorreram a uma cadeira na Câmara, porém, apenas três foram eleitos.

Em relação aos trabalhos frente à presidência no ano que vem, o novo presidente da Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste observou que será preciso muita articulação por se tratar de ano eleitoral. ODOLIR BORDIGNON frisou que atualmente a situação ocupa cinco cadeiras na Câmara, enquanto a oposição possui quatro vereadores, o que favorece a aprovação de Projetos, principalmente de autoria do Executivo. Em relação à atual administração municipal, BORDIGNON fez uma avaliação positiva dos trabalhos realizados, com atenção especial para o setor agrícola, através das melhorias nas estradas e acessos das propriedades.

Sobre a expectativa de projetos para o início de 2024, ODOLIR BORDIGNON frisou que deve ser apreciada na casa legislativa, a proposta do Executivo que visa iniciar a captação de água no Rio das Antas para distribuição nas comunidades de Vitória, Esperança, Pavão, Preferido Alto, Iratim, União da Serra e Barra Grande. A primeira sessão ordinária de 2024, sob presidência de ODOLIR BORDIGNON, será realizada na segunda-feira, dia 05 de fevereiro. O presidente eleito observou ainda que a participação da população nas Sessões Legislativas poderia ser maior, pois geralmente apenas três ou quatro pessoas participam das reuniões semanais. Ele afirmou ainda que pretende concorrer à reeleição em 2024.

As obras de restauração, adequação e eliminação de pontos críticos da BR-163, entre os municípios de Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste de Santa Catarina, registraram mais de 600 animais silvestres resgatados ou afugentados. A marca é referente ao período entre abril de 2022 e novembro de 2023, e inclui roedores, aves, pequenos mamíferos e anfíbios. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a execução das obras é acompanhada por biólogos e técnicos em meio ambiente habilitados e amparados por licença ambiental. Os profissionais ficam na linha de frente dos trabalhos para garantir a segurança dos animais e a correta execução das atividades possíveis de causar impactos ambientais. Em caso de avistamento de algum animal silvestre, ele é resgatado de acordo com a necessidade de cada caso.

Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso por volta das nove horas e 45 minutos da manhã de ontem, na SC-496, em Descanso. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, durante operação de trânsito, foi abordado um Renault Kangoo, emplacado em São Miguel do Oeste. O carro era dirigido por um homem, de 41 anos. Em consulta ao sistema, os policiais viram que havia um mandado de prisão ativo em desfavor do condutor. Com isso, ele foi conduzido para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, enquanto o carro foi guinchado ao pátio conveniado. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a Carteira de Habilitação do motorista e a documentação do veículo estavam em dia.

Dois trabalhadores ficaram feridos ao cair de um telhado de aproximadamente 10 metros de altura no interior de São João do Oeste. Eles trabalhavam na troca das telhas no Clube Social de Linha Vale Pio, quando sofreram o acidente, por volta das nove e meia da manhã de ontem. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado e atendeu um homem, de 21 anos, que relatava dores na região dorsal e apresentava pequena escoriação no braço direito. O outro homem, de 27 anos, foi encontrado consciente e orientado, relatando dor no braço direito e com escoriações e pequenos hematomas no rosto. Os trabalhadores foram imobilizados e encaminhados ao Hospital para atendimento. Eles são moradores do município de Caibi.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.