ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quinta-feira - 20 12 2018

-TOFFOLI DERRUBA DECISÃO DE SOLTAR PRESOS EM SEGUNDA INSTÂNCIA

-IPVA DEVE FICAR 3,25% MAIS BARATO EM 2019 EM SANTA CATARINA

-CDL PROJETA ALTA DE ATÉ CINCO POR CENTO NAS VENDAS DE NATAL

-CÂMARA DEVE INSTAURAR CPI NO CASO DOS ASSESSORES DE VEREADORES

-JUSTIÇA NEGA LIMINAR EM AÇÃO CIVIL PÚBLICA DAS CRECHES

-TRABALHADOR QUE SOFREU QUEIMADURAS MORRE NO HOSPITAL

-HOMEM MATA DUAS PESSOAS E COMETE SUICÍDIO NA FRONTEIRA

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

A Assembleia Geral da ONU ratificou, nesta quarta-feira, o Pacto Mundial para a Migração, que não é vinculante e que busca fortalecer a cooperação internacional para uma "migração segura". O documento, assinado por 165 países no começo de dezembro no Marrocos, foi ratificado com 152 votos a favor, cinco contra e 12 abstenções, entre eles o Chile. O Brasil assinou o acordo, mas o presidente eleito JAIR BOLSONARO anunciou que o país irá se retirar dele.

Os Estados Unidos e o México selaram um programa de cooperação bilateral que contempla um investimento bilionário no sul mexicano e nos países da América Central. O plano visa impulsionar o progresso e frear a migração. Washington planeja investir cerca de cinco bilhões e 800 milhões de dólares em crescimento econômico e reformas em Guatemala, Honduras e El Salvador. Outros quatro bilhões e 800 milhões de dólares estão destinados a investimentos no sul do México.

O governo da Nicarágua, liderado por DANIEL ORTEGA, expulsou duas missões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, após acusá-las de agir de agir de forma "ingerencista" e parcial em sua avaliação da situação do país no contexto dos protestos contra o governo. A carta acusa as duas entidades de "falta de imparcialidade e objetividade" e de mostrar "uma atitude intervencionista, fazendo eco das políticas do governo dos Estados Unidos contra a Nicarágua".

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei, que fixa as receitas e despesas do governo federal para 2019. Orçamento da União também define o salário mínimo do próximo ano em mil e seis reais. O texto aprovado considera que o déficit nas contas públicas pode chegar a 139 bilhões, o equivalente a um vírgula nove por cento do Produto Interno Bruto. Em 2019, a fórmula atual de reajuste será aplicada pela última vez. Pela regra, o mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior, medida pelo INPC mais a variação do PIB.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, apresentou nesta quarta-feira uma denúncia contra o presidente MICHEL TEMER por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito do inquérito dos Portos, que apura se houve favorecimento a empresas do setor portuário na edição de um decreto de 2017. Essa é a terceira vez que o presidente é denunciado pela PGR. Para DODGE, TEMER vem recebendo vantagens indevidas "há mais de 20 anos". Ela sustenta que o presidente, o coronel LIMA e CARLOS ALBERTO "ocultaram valores de pelo menos 32 milhões provenientes diretamente de crimes contra a Administração Pública praticados por membros de organização criminosa por meio de empresas de fachada.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI, derrubou, nesta quarta-feira, a decisão liminar do ministro MARCO AURÉLIO MELLO que suspendeu a prisão de condenados em segunda instância. A medida poderia beneficiar o ex-presidente LULA, preso em Curitiba desde o dia sete de abril por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No documento de oito páginas, TOFFOLI afirma que a decisão de MARCO AURÉLIO coloca em risco a ordem pública. Segundo o ministro, a decisão contraria ainda "decisão soberana" do plenário do STF que já havia se manifestado pela prisão após condenação de segundo grau.

Pelo quarto ano consecutivo, a tabela do IPVA em Santa Catarina ficará mais barata. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado, o tributo será em média três vírgula 25 por cento mais baixo em 2019 do que neste ano. A variação negativa acompanha a desvalorização dos veículos em relação a 2018 de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, usada como base de cálculo. A Secretaria da Fazenda espera arrecadar um bilhão e 800 milhões com o tributo em 2019. Até novembro deste ano, o Estado arrecadou um bilhão e 600 milhões com o imposto.

Pelo menos 43 mil 351 catarinenses perderam benefícios após o pente-fino do INSS. Esse é o balanço divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que considera os dados até 15 de dezembro. Essa revisão dos benefícios pelo governo federal iniciou em 2016 e interrompeu 26 mil e 700 mil auxílios-doença e 16 mil e 500 aposentadorias por invalidez no Estado. O processo de revisão dos benefícios, segundo o MDS,já gerou uma economia de um bilhão e cem milhões no Estado.

Em sessão extraordinária realizada na noite desta quarta-feira, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram a Lei Orçamentária Anual para 2019. A receita para o próximo ano foi estimada em 28 bilhões 271 milhões de reais, valor sete vírgula 11 por cento maior que o orçado para 2018. Os deputados aprovaram duas emendas. Uma realocar seis milhões da assistência hospitalar ambulatorial para o Hospital do Alto Vale do Itajaí. A outra retira seis milhões de reais da Secretaria de Comunicação e destinar o montante para a Defensoria Pública do Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu, nesta quarta-feira, as atividades de 2018 na Academia da Saúde. O encontro de encerramento do ano teve a participação dos usuários e da médica do posto de saúde do bairro São Gotardo, VERONICA CANDATEN. Ela abordou temas referentes à hidratação e cuidados com as quedas, principalmente da população idosa. Além do contato com a médica, os participantes também tiveram uma aula com o professor de Yoga e enfermeiro do posto do Progresso, JÚLIO CESAR VIAN. A equipe técnica que atua junto à Academia da Saúde integra o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e conta com Educador Físico, Fisioterapeutas, Psicóloga, Nutricionista e Farmacêutico.

Os profissionais do programa Academia da Saúde trabalham com o foco voltado para o retorno de funcionalidade, analgesia, fortalecimento muscular, alimentação saudável, bem estar e prática de exercícios físicos. A informação é da diretora de Controle e Avaliação da Secretaria, DAIANA SIRTOLI. Ela explicou que os atendimentos são realizados em conjunto pela equipe. Os pacientes são encaminhados via Sistema Único de Saúde. Além das situações enviadas pelos médicos, são desenvolvidas atividades direcionadas à população em geral, com acompanhamento profissional. A Academia da Saúde fica em frente ao posto de saúde do São Gotardo.

O Governo do Estado entrega nesta quinta-feira mais uma sede do CRAS na região extremo-oeste. A cerimônia de inauguração do Centro de Referência em Assistência Social de Bandeirante está marcada para as duas horas da tarde. A obra integra o Pacto pela Proteção Social e foi realizada em parceria com a ADR e a prefeitura de Bandeirante. De acordo com o secretário executivo da agência de Desenvolvimento Regional, PAULO MENEGHINI, a nova unidade facilita o trabalho dos profissionais de assistência social que atuam no município. O Cras é uma unidade de proteção social básica que previne situações de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, ausência de renda ou fragilização de vínculos afetivos.

A Epagri fez uma espécie de prestação de contas das ações e atividades que foram desenvolvidas ao longo de 2018 nesta semana em São Miguel do Oeste. A relatório foi apresentado durante a última sessão do ano da câmara de vereadores. De acordo com o técnico da Epagri, MARCIO BENDER, a empresa do governo do estado também realizou um trabalho em parceria com a Anater, Agencia Nacional de Assistência Técnica. Neste ano, 21 famílias do meio rural receberam as ações da Anater. BENDER citou que os objetivos propostos para este ano foram alcançados no município.

A demanda de serviços na agricultura na área de atuação da Epagri aumentou na comparação com o ano passado. A observação é da técnico do escritório local, MARCIO BENDER. Em 2018, foram mais de mil assistências e 600 visitas nas propriedades. A Epagri também realizou cursos, palestras, oficinas e dias de campo para levar conhecimento e informações para os agricultores. BENDER disse que as principais ações desenvolvidas neste ano estiveram ligadas a quatro grandes áreas do meio rural. Ele ressaltou que a agregação de valor a agricultura familiar, a produção de leite, o plantio de hortas e pomares e a piscicultura foram s temas mais trabalhados neste ano.

O planejamento das ações da Epagri para 2019 prevê o reforço do trabalho nas principais linhas de atuação desenvolvidas neste ano. A informação é do técnico da empresa, MARCIO BENDER. Ele disse que os programas serão voltados para o desenvolvimento da pecuária de leite e corte, horta e pomares, piscicultura e agregação de valor. BENDER explicou que essas áreas concentram o maior número de agricultores. Ele ressaltou que o fortalecimento das propriedades e o aumento da renda no campo são decisivos para a manutenção das famílias na atividade rural, especialmente os jovens que devem assumir o comando dos negócios das famílias.

As lojas de São Miguel do Oeste entraram na reta final de vendas para o Natal e o movimento de consumidores aumentou nos últimos dias. De acordo com a presidente da CDL, SOLANI BALBINOT, a procura pelos presentes para a data começou a crescer desde sábado. Nesta semana, o atendimento será até as 10 da noite. Ela disse que serão apenas quatro noites com lojas abertas e a expectativa é de um grande movimento nesse período. Além disso, não há cobrança pelo estacionamento rotativo depois das seis e esse fator deve contribuir para uma presença maior dos clientes no comércio da cidade.

A venda de presentes para o Natal deve ter um aumento de até cinco por cento na comparação com a mesma data do ano passado. A expectativa é da presidente da CDL, SOLANI BALBINOT. Ela disse que o clima é de otimismo entre comerciantes e consumidores. SOLANI disse que o Natal deve sentir o reflexo das eleições e da melhora da economia. Ela também comentou que o presente útil deve ser a opção mais procurada pelos consumidores neste ano.

O comercio de São Miguel do Oeste terá horário especial no sábado e na véspera de Natal. De acordo com a presidente da CDL, SOLANI BALBINOT, as lojas vão ficar abertas até as cinco da tarde no sábado e na segunda-feira, dia 24 de dezembro. Na terça-feira, dia 26, o comércio reabre normalmente. O horário especial volta no sábado, dia 29 e no dia 31, último dia do ano com atendimento até as quatro horas da tarde. Para SOLANI, diversas empresas do comércio também devem ter uma grande movimentação de consumidores na semana posterior ao Natal.

A justiça de São Miguel do Oeste negou o pedido liminar da ação civil pública movida pelo Ministério Público contra a prefeitura e o prefeito WILSON TREVISAN. A promotoria acusou a prefeitura de não respeitar os limites de aluno por metro quadrado e superlotar as creches da cidade. Na ação, o promotor solicitou a antecipação da tutela, ou seja, uma liminar para que o município resolva essa situação em 60 dias, sob pena de multa pessoal para o prefeito WILSON TREVISAN. A juíza substituta JANAINA BERBIGIER não aceitou a argumentação do promotor e indeferiu o pedido liminar formulado pelo MP.

A concessão da liminar solicitada pelo Ministério Público e a obrigação da prefeitura em reduzir o número de alunos por metro quadrado em sala de aula apenas “contribuiria para mais balbúrdia no ensino infantil”. A consideração está na decisão da juíza JANAÍNA BERBIGIER que não aceitou o pedido liminar da promotoria de justiça no casos das creches. Ela considerou que não haveria tempo hábil para construção de mais unidades de ensino infantil, com estrutura e funcionários em número adequado. A juíza reforçou que a concessão da liminar “mais atrapalharia do que ajudaria no alcance de uma educação efetiva e digna”. Ela citou ainda que o educação está em recesso e que as matrículas que estão em andamento podem mudar o quadro atual denunciado pelo MP.

A justiça de São Miguel do Oeste negou o pedido liminar do Ministério Público no ação das creches porque uma das consequências da antecipação da tutelar seria a imediata diminuição da quantidade de vagas ofertadas no ensino infantil. A juíza JANAÍNA BERBIGIER disse que a denúncia do Ministério Público é importante e merece ser discutida com maior cuidado na análise de mérito porque atingirá boa parcela da população miguel-oestina. Ela destacou que o perigo da demora, um dos elementos centrais para concessão de uma liminar, poderia acarretar em “maior tumulto” do que o indeferimento do pedido. A concessão da requisição da promotoria, segundo a juíza, poderia resultar em verdadeiro "efeito rebote" na qualidade, aparentemente já comprometida, do ensino infantil ofertada pelo município.

O município está construindo 11 novas salas em três creches de São Miguel do Oeste. Além disso, o imóvel do antigo Besc-Banco do Brasil, que foi adquirido pela prefeitura, também será transformado em creche, o que solucionará de vez o problema da falta de vagas. As informações são da procuradora geral do município, BARBARA RODRIGUES. Ela comentou que o indeferimento do pedido liminar do Ministério Público não encerra o processo judicial movido contra a prefeitura, mas dá tranquilidade para o município encaminhar a solução para o problema das creches.

A Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste deve instaurar uma CPI para apurar as denúncias envolvendo o uso supostamente irregular de assessores dos vereadores. A possível abertura de uma comissão parlamentar de inquérito dever ser anunciada hoje à tarde em coletiva de imprensa. A comissão de servidores que ouviu os treze assessores parlamentares elaborou um relatório que foi entregue para a mesa diretora da casa nos últimos dias. O material foi analisado pela assessoria jurídica da casa e os encaminhamentos serão divulgados daqui a pouco. O conteúdo do relatório ainda não foi totalmente revelado, mas a informação é de que a comissão constatou algumas questões graves e o mais provável é que ocorra a instalação de uma CPI na casa. A coletiva de imprensa será as duas da tarde na câmara de vereadores.

A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira prendeu um homem com mais de 10 passagens pela polícia nesta quarta-feira na rua República Argentina. Ele foi abordado pela guarnição e durante a revista pessoal foram encontradas seis pedras de crack. O homem disse que comprou a droga no pais vizinho. Eles tem vários registros policiais nas cidades de Dionísio Cerqueira, Barracão, Bom Jesus do Sul, Flor da Serra e Francisco Beltrão, todos por furto em residência e furto de veículo. Ele também estava com um mandado de prisão ativo por crime de furto qualificado. O homem foi detido e levado para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.

A Polícia Militar registrou mais uma tentativa de golpe do falso sequestro nesta semana em São Miguel do Oeste. O caso aconteceu na terça-feira, por volta da uma hora da tarde, na rua Almirante Tamandaré, centro da cidade. A vítima do golpe ligou para a Polícia informando que ligaram no telefone fixo dela e anunciaram o sequestro da filha. Os golpista a ameaçaram de morte e pediram cem mil reais de resgate. A vítima fez contato com a filha, que estava bem e acionou a Polícia Militar para registrar a tentativa de estelionato.

Uma colisão envolvendo um ônibus e um carro de passeio foi registrado na manhã desta quinta-feira na Rua Waldemar Rangrab, nas proximidades do trevo da Aurora. O acidente envolveu um coletivo da empresa Reunidas e um Clio de Bandeirante. O carro era conduzido por um idoso. Os danos no veículo foram de grande monta. Ninguém ficou ferido. As fotos da colisão estão no portal da Peperi na internet.

Um homem estava internado no Hospital Regional vítima de queimadura morreu na madrugada de hoje. O paciente, de 42 anos sofreu um acidente de trabalho na segunda-feira, em São Lourenço do Oeste. Ele teve contato com cal, produto químico geralmente utilizado na construção civil para elaboração de argamassas e preparação de processos de pintura. Ele foi encontrado desacordado no local de trabalho, apresentando queimadura de segundo grau. Ele foi atendido em São Lourenço do Oeste e transferido pelo helicóptero do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico para o Hospital Regional. O homem deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Terezinha Gaio Basso onde permaneceu sob cuidados intensivos ainda na terça, mas não resistiu e morreu na madrugada de hoje.

Um homem matou a irmã e a sobrinha de 16 anos na manhã de hoje e cometeu suicídio logo depois. O crime aconteceu no bairro Agrícola em Dionísio Cerqueira. O homem estava com mandado de prisão em aberto e acabou assassinando as duas vítimas a tiros. Depois, ele cometeu suicídio. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas acabou morrendo no Hospital da cidade. A motivação do crime ainda é desconhecida. O autor dos disparos foi o empresário ALBINO RODRIGUES. Os nomes das vítimas ainda não foram oficialmente confirmados pela polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.