ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-12-2018 Quinta-feira

-TOFFOLI DERRUBA DECISÃO DE SOLTAR PRESOS EM SEGUNDA INSTÂNCIA

-IPVA DEVE FICAR 3,25% MAIS BARATO EM 2019 EM SANTA CATARINA

-AGRICULTORES PRECISAM ATUALIZAR DECLARAÇÃO DO PRONAF

-PRESIDENTE APONTA GESTÃO DAS PROPRIEDADES COMO MAIOR DESAFIO DOS SUINOCULTORES

-COMÉRCIO DE IPORÃ DO OESTE ESTÁ COM HORÁRIO ESPECIAL DE ATENDIMENTO

-BADESC CONFIRMA CONTRATO COM SÃO JOÃO DO OESTE PARA LIBERAÇÃO DE RECURSOS

-HOSPITAL É CONTEMPLADO COM EMENDA DE 200 MIL

-MORRE TERCEIRA VÍTIMA DE ACIDENTE COM VAN DA SECRETARIA DE SAÚDE

-TRABALHADOR QUE SOFREU GRAVES QUEIMADURAS MORRE NO HOSPITAL REGIONAL

-EMPRESÁRIO MATA IRMÃ E SOBRINHA E COMETE SUICÍDIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11vírgula cinco centavos para venda.


A Assembleia Geral da ONU ratificou, nesta quarta-feira, o Pacto Mundial para a Migração, que não é vinculante e que busca fortalecer a cooperação internacional para uma "migração segura". O documento, assinado por 165 países no começo de dezembro no Marrocos, foi ratificado com 152 votos a favor, cinco contra e 12 abstenções, entre eles o Chile. O Brasil assinou o acordo, mas o presidente eleito JAIR BOLSONARO anunciou que o país irá se retirar dele.


Os Estados Unidos e o México selaram um programa de cooperação bilateral que contempla um investimento bilionário no sul mexicano e nos países da América Central. O plano visa impulsionar o progresso e frear a migração. Washington planeja investir cerca de cinco bilhões e 800 milhões de dólares em crescimento econômico e reformas em Guatemala, Honduras e El Salvador. Outros quatro bilhões e 800 milhões de dólares estão destinados a investimentos no sul do México.


O governo da Nicarágua, liderado por DANIEL ORTEGA, expulsou duas missões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, após acusá-las de agir de agir de forma "ingerencista" e parcial em sua avaliação da situação do país no contexto dos protestos contra o governo. A carta acusa as duas entidades de "falta de imparcialidade e objetividade" e de mostrar "uma atitude intervencionista, fazendo eco das políticas do governo dos Estados Unidos contra a Nicarágua".



O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei, que fixa as receitas e despesas do governo federal para 2019. Orçamento da União também define o salário mínimo do próximo ano em mil e seis reais. O texto aprovado considera que o déficit nas contas públicas pode chegar a 139 bilhões, o equivalente a um vírgula nove por cento do Produto Interno Bruto. Em 2019, a fórmula atual de reajuste será aplicada pela última vez. Pela regra, o mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior, medida pelo INPC mais a variação do PIB.


A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, apresentou nesta quarta-feira uma denúncia contra o presidente MICHEL TEMER por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito do inquérito dos Portos, que apura se houve favorecimento a empresas do setor portuário na edição de um decreto de 2017. Essa é a terceira vez que o presidente é denunciado pela PGR. Para DODGE, TEMER vem recebendo vantagens indevidas "há mais de 20 anos". Ela sustenta que o presidente, o coronel LIMA e CARLOS ALBERTO "ocultaram valores de pelo menos 32 milhões provenientes diretamente de crimes contra a Administração Pública praticados por membros de organização criminosa por meio de empresas de fachada.


O presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI, derrubou, nesta quarta-feira, a decisão liminar do ministro MARCO AURÉLIO MELLO que suspendeu a prisão de condenados em segunda instância. A medida poderia beneficiar o ex-presidente LULA, preso em Curitiba desde o dia sete de abril por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No documento de oito páginas, TOFFOLI afirma que a decisão de MARCO AURÉLIO coloca em risco a ordem pública. Segundo o ministro, a decisão contraria ainda "decisão soberana" do plenário do STF que já havia se manifestado pela prisão após condenação de segundo grau.


Pelo quarto ano consecutivo, a tabela do IPVA em Santa Catarina ficará mais barata. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado, o tributo será em média três vírgula 25 por cento mais baixo em 2019 do que neste ano. A variação negativa acompanha a desvalorização dos veículos em relação a 2018 de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, usada como base de cálculo. A Secretaria da Fazenda espera arrecadar um bilhão e 800 milhões com o tributo em 2019. Até novembro deste ano, o Estado arrecadou um bilhão e 600 milhões com o imposto.


Pelo menos 43 mil 351 catarinenses perderam benefícios após o pente-fino do INSS. Esse é o balanço divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que considera os dados até 15 de dezembro. Essa revisão dos benefícios pelo governo federal iniciou em 2016 e interrompeu 26 mil e 700 mil auxílios-doença e 16 mil e 500 aposentadorias por invalidez no Estado. O processo de revisão dos benefícios, segundo o MDS, já gerou uma economia de um bilhão e cem milhões no Estado.


Em sessão extraordinária realizada na noite desta quarta-feira, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram a Lei Orçamentária Anual para 2019. A receita para o próximo ano foi estimada em 28 bilhões 271 milhões de reais, valor sete vírgula 11 por cento maior que o orçado para 2018. Os deputados aprovaram duas emendas. Uma realocar seis milhões da assistência hospitalar ambulatorial para o Hospital do Alto Vale do Itajaí. A outra retira seis milhões de reais da Secretaria de Comunicação e destinar o montante para a Defensoria Pública do Estado.


-AGRICULTORES PRECISAM ATUALIZAR DECLARAÇÃO DO PRONAF

-PRESIDENTE APONTA GESTÃO DAS PROPRIEDADES COMO MAIOR DESAFIO DOS SUINOCULTORES

-COMÉRCIO DE IPORÃ DO OESTE ESTÁ COM HORÁRIO ESPECIAL DE ATENDIMENTO

-BADESC CONFIRMA CONTRATO COM SÃO JOÃO DO OESTE PARA LIBERAÇÃO DE RECURSOS

-HOSPITAL É CONTEMPLADO COM EMENDA DE 200 MIL


A Polícia Militar de Descanso está oferecendo o programa Viagem segura às pessoas que pretendem viajar nas férias. Trata-se de uma operação de rondas preventivas com atenção maior para as residências onde os moradores estão viajando. O comandante da PM, sargento ILIONEI MANFROI explica que para se cadastrar no programa, basta que o interessado compareça na Polícia Militar e preencha um formulário com informações sobre a residência, o local da viagem e formas de contato. O sargento afirma que o objetivo é dificultar ocorrências como furtos, roubos e arrombamentos as residências. Mesmo assim, MANFROI lembra que é importante avisar os vizinhos sobre a viagem e deixar alguém responsável. O sargento comenta que Descanso possui a Rede de Vizinhos no bairro Vila Real, um grupo que tem sido atuante na prevenção a ocorrências.


Prefeitura de Iporã do Oeste terá alterações neste final de ano e início de 2019. O assessor geral de gabinete NEREU BARTH explica que as alterações se devem em função de que muitos servidores estarão de férias neste período, alterando o atendimento ao público em alguns setores. Ele comenta que na sede da prefeitura o horário segue normal, com exceção dos dias 24 e 31 de dezembro, dois dias em que o atendimento será apenas interno das sete às 13 horas. A partir do dia três o agrônomo MARCOS estará de férias por 30 dias, e o veterinário por 20 dias. No setor de identificação não haverá atendimento a partir do dia sete ao dia 28 de janeiro. Na educação os profissionais estarão de férias a partir de hoje, e as direções a partir do dia 26 de dezembro. Os professores retomam as atividades dia primeiro de fevereiro, e os demais profissionais dia 24.


No setor de urbanismo e na secretaria de transportes e obras a maioria dos servidores também estará de férias a partir de hoje. Conforme o assessor geral de gabinete, dois profissionais estarão disponíveis para os serviços de máquinas apenas nos casos emergenciais. Três funcionários do serviço geral irão permanecer nas atividades do setor de urbanismo. As equipes dos dois setores retomam os trabalhos dia 21 de janeiro. NEREU BARTH lembra que nesse período não será feita a recolha de galhos e entulhos, e por isso, é solicitada a colaboração da população para que não deixe o lixo na beira da estrada ou calçadas porque a recolha será feita somente a partir do dia 21 de janeiro. Na saúde o atendimento será mantido, mas com três médicos até dia 15 e apenas dois médicos após esta data. Dias 24 e 31 a secretaria de saúde também terá atendimento interno. Os agentes de saúde estarão de férias do dia 15 de dezembro ao dia 15 de janeiro.


O período é de encerramento de atividades e planejamento para 2019 em todos os escritórios da Epagri na região. A exemplo dos outros escritórios, a Epagri de Descaso utilizou na última semana o espaço da tribuna popular da câmara de vereadores para apresentar as ações do ano. Conforme o extensionista ZOLMIR FRIZO essa prestação de contas é importante considerando que a Epagri é uma entidade pública e possui convênio com a prefeitura para manutenção das suas atividades. O extensionista destaca que são seis principais programas executados durante o ano. São eles os programas de gestão, negócio e mercado, capital humano e social, desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, gestão e desenvolvimento institucional, e os programas de horticultura e pecuária.


O extensionista cita a importância do trabalho em parceria com outras entidades, a exemplo da prefeitura. ZOLMIR FRIZO considera esse suporte necessário, pois além dele, atuam na Epagri de Descanso a extensionista social FLÁVIA DE OLIVEIRA e uma auxiliar administrativa, equipe considerada pequena se levada em conta a demanda do município. Em relação aos programas institucionais, o extensionista destaca que foram atendidas 600 famílias com sementes de milho e mais de duas mil e 600 sacas entregues, 110 famílias pelo programa de calcário com quase duas mil toneladas do insumo distribuídas, quatro famílias foram contempladas com kits forrageira e duas famílias pelo programa de informática. A maior demanda foi pelo programa Menos Juros, com 49 projetos elaborados, o que soma um investimento de dois milhões e 300 mil reais para as propriedades. Desse total, um milhão e 700 mil será pago em juros pelo governo do estado nos próximos oito anos.


Agricultores precisam atualizar Declaração ao Pronaf. Prazo termina em fevereiro. O extensionista da Epagri de Tunápolis, TIAGO CARVALHO projeta bastante trabalho no início de ano. O movimento maior deve ocorrer para atualização da DAP, Declaração de Aptidão ao Pronaf. Normativa deste ano exige renovação das declarações até 20 de fevereiro de 2019. Atualização é necessária para agricultores que não fizeram encaminhamentos após alteração da Normativa. Para o extensionista, a grande demanda por parte dos agricultores deve ocorrer com objetivo de regularizar a documentação necessária para vários programas de incentivo da secretaria estadual da agricultura.


Segundo TIAGO CARVALHO, é fundamental o produtor rural prestar atenção nos documentos necessários para quando comparecer no escritório da Epagri. Alerta que são várias situações dependendo da situação do agricultor podendo ser a escritura da terra, documentos de identificação de solteiro ou casado, extrato do movimento do bloco e até imposto de renda se possui empresa. O extensionista cita ainda que filhos de agricultores não podem ter a mesma fonte de rende do pai. É necessário ter recursos próprios para encaminhar a Declaração de Aptidão ao Pronaf. O agricultor que não tiver a DAP fica impedido de acessar programas como troca-troca de semente milho, além de incentivo do Menos Juro e distribuição de calcário. O extensionista informa que o escritório da Epagri de Tunápolis terá ponto facultativo nos dias 24 e 31, seguindo com atendimento normal nos demais dias úteis e sequência normal dos trabalhos a partir do dia dois de janeiro.


Badesc confirma contrato com São João do Oeste para liberação de recursos. O anúncio foi feito pelo prefeito FERNANDO BÍSIGO. De acordo com ele, nesta semana foi assinado contrato com o Badesc no valor de um milhão e 200 mil reais. Foram três projetos do executivo aprovados pela Câmara de Vereadores e enviados para o Badesc que aprovou a liberação dos recursos e nesta semana o contrato foi assinado pelo prefeito. O município também dará contrapartida para completar o valor que será investido na pavimentação asfáltica nos centros comunitários de Ervalzinho e Jaboticaba e também em rede de água. Segundo o prefeito o asfalto nos centros comunitários será uma forma de valorização dos moradores e empresas do interior.


FERNANDO BISIGO cita ainda outro projeto relevante que é a canalização de água no interior do município para atender moradores e indústrias. Será feito o recalque da estação de tratamento de Jaboticaba até a comunidade de Beato Roque. Conforme o prefeito a assinatura do contrato significa garantia de liberação dos recursos. Equipe de engenharia da prefeitura agilizou o projeto técnico e questões burocráticas ainda em 2018 devido ao risco de perder o recurso por mudanças políticas com trocas no Governos Estadual e Federal.O prefeito salienta que o objetivo é atender a demanda de água em locais mais altos do município e o novo sistema vai permitir atender diversas famílias, além de contemplar a demanda de empresas que estão instaladas e outras que possuem interesse no investimento nas comunidades de Beato Roque e Cristo Rei, próximas a SC 163.


Município possui projetos de pavimentação de ruas na cidade. O prefeito FERNANDO BISIGO considera como prioridade novas pavimentações e também a substituição de asfalto em vários locais. Cita recursos liberados pelo senador PAULO BAUER e pelo deputado federal JORGINHO MELLO com 250 mil reais cada um. Meio milhão de reais vai permitir asfalto em quatro ruas da cidade. BISIGO também anunciou que vai refazer o asfalto na Rua Santa Catarina em extensão de mais de 800 metros com investimento superior a 500 mil reais. O prefeito destaca que são projetos aprovados com recursos do governo federal e contrapartida do município. FERNANDO BISIGO projeta que todos estes trabalhos serão concluídos em 2019.


Núcleo regional dos suinocultores reúne presidentes das associações para avaliar ações do ano. De acordo com o presidente do Núcleo Regional dos Suinocultores, RENATO REICHERT, a reunião de avaliação no encerramento do ano é realizada tradicionalmente nesta época, seguindo o cronograma de atividades que é planejado no início de cada ano. O presidente explica que em reunião na última semana participaram os presidentes das associações municipais, demais integrantes da diretoria, com a presença do presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI. Entre as ações do ano, o presidente cita o seminário regional e o trabalho que está em andamento com as Cadecs, as Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração que se reúnem com as indústrias para discutir produção e preço.


O presidente do Núcleo Regional dos Suinocultores afirma que o maior desafio dos produtores é a gestão correta e eficiente das propriedades. RENATO REICHERT enfatiza que somente com dados concretos em mãos os suinocultores terão subsídio para reivindicar melhores condições de trabalho. Ele orienta que indiferente da fase de criação, seja UPL, creche ou terminação, o suinocultor deve chegar no final do ano e saber quanto foi o custo de produção, o que e quanto investiu na granja e as dificuldades que enfrentou durante o ano. O presidente lembra que os dados mudam em cada propriedade, mas o conjunto das informações é importante para reivindicar junto as empresas um melhor custo de produção e de rentabilidade. Um dos maiores transtornos neste ano foi a greve dos caminhoneiros no primeiro semestre, que deixou muitas granjas sem alimentos para o fornecimento aos animais.


Para o próximo ano o núcleo regional já projeta encontros de capacitações para orientar os produtores sobre dúvidas da atividade. RENATO REICHERT destaca que o objetivo da diretoria é trazer o assessor jurídico do Conselho Nacional de Agricultura para tratar sobre a lei da parceria, aprovada em 2016. O presidente do núcleo regional enfatiza que os suinocultores já participaram de uma palestra com um profissional da área técnica, mas é importante o parecer jurídico para que os suinocultores, e também avicultores, saibam como devem atuar diante desta lei que trata da parceria das empresas com os produtores, estabelecendo direitos e deveres de ambos. No encontro da última semana também foi definida a data e o local do seminário regional de 2019. O encontro será em Descanso, dia 13 de abril, com tema a ser definido pela diretoria da associação municipal em conjunto com o núcleo regional.


Comércio de Iporã do Oeste está com horário especial de atendimento. Segundo a consultora do Empreender da Associação Comercial e Industrial, SIMONE KLUNK, durante toda semana as lojas estão com atendimento estendido até as 20 horas. Neste sábado o atendimento também será à tarde. Na véspera de Natal, dia 24, o atendimento será normal pela manhã e estendido à tarde até as 16 horas. SIMONE destaca que além do diferencial no atendimento, os clientes também têm a opção de solicitar a entrega dos presentes pelo Papai Noel. O Papai Noel da ACIIO, organizado pelo núcleo dos jovens empreendedores, fará a entrega dos presentes no dia 24, adquiridos até as 12 horas daquele dia, nas lojas associadas. Até dia 26 a sede da ACIIO está com atendimento somente na parte da tarde.


Liberação de emenda alivia despesas de final de ano no hospital de Iporã do Oeste. O hospital foi contemplado com uma emenda parlamentar, de 200 mil reais, do deputado JOÃO RODRIGUES, emenda intermediada pelo vereador MÁRIO HECK. O diretor do hospital Nossa Senhora das Mercês RENATO CELANTE afirma que a liberação dos recursos vem em boa hora devido à dificuldade no fechamento das contas neste final do ano. O recurso foi depositado na conta da entidade ainda na terça-feira. RENATO CELANTE comenta que o valor será usado para o pagamento de um empréstimo e na compra de um carrinho de anestesia no valor de 70 mil reais para os procedimentos de ortopedia.


Sem a liberação da emenda, o hospital teria que buscar mais um empréstimo para pagar as contas de final do ano. O diretor do hospital Nossa Senhora das Mercês comenta que quanto mais atendimentos pelo Sistema Único de Saúde são realizados, maior é o prejuízo que a entidade tem. Isso porque o repasse do SUS não é suficiente para cobrir as despesas dos procedimentos. RENATO CELANTE enaltece que durante o ano foram muitas doações que contribuem para a manutenção da entidade, a exemplo do dia C, promovido pelas cooperativas do município, que somou um lucro de mais de 17 mil reais. Além de doações diversas de grupos de idosos, clubes de mães e lucros destinados pelas comunidades por meio de eventos promovidos, o hospital também recebeu vários donativos como alimentos e material de limpeza, arrecadados em eventos beneficentes.


O diretor do hospital cita também o trabalho que a entidade realizou em conjunto com a secretaria de saúde, atendendo pacientes de Iporã do oeste e mais de 30 municípios da região. RENATO CELANTE destaca que foram realizadas cerca de duas mil e 200 cirurgias de catarata e pterígio, cerca de cinco mil consultas de oftalmologia, em torno de 100 cirurgias de ortopedia, além de cirurgias gerais que atenderam pacientes do município. O diretor comenta que além de tornar o hospital referência regional nestes atendimentos, os procedimentos cirúrgicos também permitem um retorno financeiro a entidade por meio do incentivo pago pelo governo do estado. O hospital aguarda a portaria do ministério da saúde para se tornar referência também em cirurgias de glaucoma.


-MORRE TERCEIRA VÍTIMA DE ACIDENTE COM VAN DA SECRETARIA DE SAÚDE

-TRABALHADOR QUE SOFREU GRAVES QUEIMADURAS MORRE NO HOSPITAL REGIONAL

-EMPRESÁRIO MATA IRMÃ E SOBRINHA E COMETE SUICÍDIO


Moto-taxista e cliente ficam feridos em acidente na Willy Barth. As vítimas estavam em uma Honda Bros de Santa Helena que foi atingida por um Corsa de SMOeste. Com o impacto os ocupantes da moto sofreram queda e o veículo ficou parcialmente debaixo do carro. O Corpo de Bombeiros socorreu o trabalhador e o cliente feridos. Ambos apresentavam cortes nas pernas e escoriações nos braços. Após os procedimentos pré-hospitalares elas foram encaminhadas ao Hospital Regional para atendimento médico. O condutor do Corsa não se feriu. Ambos seguiam no sentido centro ao bairro São Sebastião, quando o motociclista reduziu a velocidade para entrar em uma residência, às margens da Willy Barth. O carro não parou e atingiu a moto, derrubando o condutor e a passageira. Os socorristas controlaram o trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Federal que efetuou os levantamentos técnicos e registrou um Boletim de Ocorrência.


Polícia Militar recupera três bicicletas furtadas. Na tarde de ontem a Polícia Militar de Iporã do Oeste atendeu uma ocorrência de receptação na rua Santo Antônio, ao flagrar dois menores de idade em posse de bicicletas furtadas. O sargento MILTON WOLF explica que na última semana duas bicicletas foram furtadas em uma garagem próxima a uma empresa no centro da cidade. Na segunda-feira uma das bicicletas foi levada pelo autor do furto ao Posto de Saúde e trocada por uma outra, mais nova. Uma das vítimas, que teve a bicicleta furtada no Posto de Saúde, acionou a guarnição ao ver os adolescentes em posse da sua bicicleta. Os adolescentes abandonaram a bicicleta assim que souberam quem era a propriedade. A vítima foi a delegacia para registrar o fato, e a PM iniciou a busca pelos autores.


Nesta quarta-feira um dos adolescentes foi abordado na rua Santo Antônio, em posse de outra bicicleta, a qual foi reconhecida pela guarnição, como objeto de outro furto. Ao ser questionado, ele informou que seu irmão estava em posse da bicicleta furtada no Posto de Saúde, há dois dias. Os menores informaram que adquiriram as bicicletas em troca de outros produtos. Além das bicicletas em posse dos dois jovens, a PM recuperou também uma terceira bicicleta que havia sido deixada no Posto de Saúde quando ocorreu a troca. Os dois foram apreendidos em flagrante e as três bicicletas furtadas devolvidas aos proprietários.


Condenada quadrilha de assaltantes de organização criminosa que agia na região. O Ministério Público denunciou sete homens pelo crime de porte ilegal de arma de fogo com numeração suprimida e desobediência. A operação que prendeu os envolvidos ocorreu no dia oito de fevereiro, na SC 305, em Campo Erê. Os denunciados pretendiam cometer um crime no município, mas foram pegos pela polícia. A Divisão de Investigação Criminal de São Lourenço do Oeste, em conjunto com a Polícia Civil de Sarandi/RS, vinha investigando uma organização criminosa. Ela era responsável por dezenas de roubos ocorridos nos três estados do sul do Brasil. Em fevereiro, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou à Dic de São Lourenço que a organização criminosa praticaria novos delitos, em Campo Erê.


A prisão dos envolvidos contou com apoio de policiais civis de Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Maravilha e Quilombo, policiais militares de Campo Erê e Marmeleiro, da Rotam de Francisco Beltrão/PR e da aeronave do Saer/Fron de Chapecó. DANIEL DA SILVA THEODORO e DIONATAN MARIANO DA LUZ foram condenados a cinco anos de reclusão, em regime inicial fechado. GABRIEL DA ROSA, a quatro anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado. OFRASIO MELLO a cinco anos de reclusão, em regime inicial fechado, 15 dias de detenção, em regime inicial semiaberto. Todos eles têm mais pagamento de 120 dias-multa. O réu ELISEU DOS SANTOS a seis anos de reclusão, em regime inicial fechado, e ao pagamento de 140 dias-multa. FABIANO MELO foi condenado a seis anos e reclusão, em regime inicial fechado, e ao pagamento de 130 dias-multa. E DÉCIO DE MELO foi absolvido dos crimes.


Empresário mata irmã e sobrinha e comete suicídio em Dionísio Cerqueira. O duplo homicídio seguido de suicídio foi registrado na manhã desta quinta-feira no bairro Agrícola na casa das vítimas. Um empresário, que estava com mandado de prisão em aberto, acabou assassinando duas pessoas e cometendo suicídio logo em seguida. As vítimas seriam a irmã e a sobrinha do autor. Logo após atirar contra as mulheres o homem atentou contra a própria vida. Ele chegou a ser socorrido, mas acabou morrendo no hospital. O autor dos disparos foi o empresário BALBINO RODRIGUES. A identificação das vítimas ainda não foi divulgada mas sabe-se que era uma mulher e sua filha, de 16 anos. Equipes da Polícia Milita, Polícia Civil Criminalística e IGP estão no local realizando as providências cabíveis.


Morre terceira vítima de acidente com van da Saúde de Cunha Porã. Morreu nesta quarta-feira a terceira vítima do grave acidente de trânsito registrado no dia 30 de novembro na BR 282 em Herval d’Oeste. ERNA HAHN, de 68 anos, estava internada desde a data do acidente no Hospital de Joaçaba, onde acabou indo a óbito. Ela era uma das ocupantes da van da Secretaria de Saúde de Cunha Porã que retornava de Florianópolis, e acabou saindo da pista e se chocando contra um barranco a margem da rodovia. Duas pessoas que estavam na Van foram ejetadas para fora do veículo e foram a óbito ainda no local do acidente.


Trabalhador que sofreu graves queimaduras morre em SMOeste. Na segunda-feira JOSCEMAR OLIVEIRA, de 42 anos foi vítima de graves queimaduras ao sofrer um acidente na cidade de São Lourenço do Oeste. Ele teria caído em uma caixa de cal, enquanto preparava o produto químico, utilizado na construção civil para elaboração de argamassas e preparação de processos de pintura. Segundo informações, o homem foi encontrado certo tempo depois do acidente e encaminhado, inicialmente, ao Hospital de São Lourenço. Ele estava inconsciente, com possível queimadura das vias aéreas e foi intubado. Devido a gravidade foi necessário transferir a vítima a SMOeste. A transferência foi feita pelo SAER e SARA./ Na última segunda-feira o homem deu entrada no Hospital Regional e foi internado na UTI, onde faleceu nesta madrugada. O corpo foi encaminhado ao IML no início desta manhã aonde passou por necropsia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.