ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 20/12/2018

-TOFFOLI DERRUBA DECISÃO DE SOLTAR PRESOS EM SEGUNDA INSTÂNCIA
-IPVA DEVE FICAR 3,25% MAIS BARATO EM 2019 EM SANTA CATARINA
-PADRE ROMUALDO ZIMMER COMEMORA HOJE O JUBILEU DE DIAMANTE
-QUATRO APAES DA REGIÃO RECEBEM RECURSOS DA JUSTIÇA FEDERAL
-ASSOCIAÇÃO ORGANIZA 13ª VIAGEM DO ANO PARA DOAÇÃO DE SANGUE
-PREFEITURA DE PRINCESA ARRECADA MAIS DE 330 MIL COM LEILÕES
-SETOR DE TRIBUTOS ALERTA INADIMPLENTES SOBRE PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO
-ADMINISTRAÇÃO CONFIRMA QUINTA EXPO CEDRO PARA JULHO DE 2019
-TRABALHADOR QUE SOFREU QUEIMADURAS COM PRODUTO QUÍMICO MORRE NO HOSPITAL
-EMPRESÁRIO MATA DUAS PESSOAS E COMETE SUICÍDIO EM DIONÍSIO CERQUEIRA

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

A Assembleia Geral da ONU ratificou, nesta quarta-feira, o Pacto Mundial para a Migração, que não é vinculante e que busca fortalecer a cooperação internacional para uma "migração segura". O documento, assinado por 165 países no começo de dezembro no Marrocos, foi ratificado com 152 votos a favor, cinco contra e 12 abstenções, entre eles o Chile. O Brasil assinou o acordo, mas o presidente eleito JAIR BOLSONARO anunciou que o país irá se retirar dele.

Os Estados Unidos e o México selaram um programa de cooperação bilateral que contempla um investimento bilionário no sul mexicano e nos países da América Central. O plano visa impulsionar o progresso e frear a migração. Washington planeja investir cerca de cinco bilhões e 800 milhões de dólares em crescimento econômico e reformas em Guatemala, Honduras e El Salvador. Outros quatro bilhões e 800 milhões de dólares estão destinados a investimentos no sul do México.

O governo da Nicarágua, liderado por DANIEL ORTEGA, expulsou duas missões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, após acusá-las de agir de agir de forma "ingerencista" e parcial em sua avaliação da situação do país no contexto dos protestos contra o governo. A carta acusa as duas entidades de "falta de imparcialidade e objetividade" e de mostrar "uma atitude intervencionista, fazendo eco das políticas do governo dos Estados Unidos contra a Nicarágua".

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei, que fixa as receitas e despesas do governo federal para 2019. Orçamento da União também define o salário mínimo do próximo ano em mil e seis reais. O texto aprovado considera que o déficit nas contas públicas pode chegar a 139 bilhões, o equivalente a um vírgula nove por cento do Produto Interno Bruto. Em 2019, a fórmula atual de reajuste será aplicada pela última vez. Pela regra, o mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior, medida pelo INPC mais a variação do PIB.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, apresentou nesta quarta-feira uma denúncia contra o presidente MICHEL TEMER por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito do inquérito dos Portos, que apura se houve favorecimento a empresas do setor portuário na edição de um decreto de 2017. Essa é a terceira vez que o presidente é denunciado pela PGR. Para DODGE, TEMER vem recebendo vantagens indevidas "há mais de 20 anos". Ela sustenta que o presidente, o coronel LIMA e CARLOS ALBERTO "ocultaram valores de pelo menos 32 milhões provenientes diretamente de crimes contra a Administração Pública praticados por membros de organização criminosa por meio de empresas de fachada.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI, derrubou, nesta quarta-feira, a decisão liminar do ministro MARCO AURÉLIO MELLO que suspendeu a prisão de condenados em segunda instância. A medida poderia beneficiar o ex-presidente LULA, preso em Curitiba desde o dia sete de abril por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No documento de oito páginas, TOFFOLI afirma que a decisão de MARCO AURÉLIO coloca em risco a ordem pública. Segundo o ministro, a decisão contraria ainda "decisão soberana" do plenário do STF que já havia se manifestado pela prisão após condenação de segundo grau.

Pelo quarto ano consecutivo, a tabela do IPVA em Santa Catarina ficará mais barata. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado, o tributo será em média três vírgula 25 por cento mais baixo em 2019 do que neste ano. A variação negativa acompanha a desvalorização dos veículos em relação a 2018 de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, usada como base de cálculo. A Secretaria da Fazenda espera arrecadar um bilhão e 800 milhões com o tributo em 2019. Até novembro deste ano, o Estado arrecadou um bilhão e 600 milhões com o imposto.

Pelo menos 43 mil 351 catarinenses perderam benefícios após o pente-fino do INSS. Esse é o balanço divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que considera os dados até 15 de dezembro. Essa revisão dos benefícios pelo governo federal iniciou em 2016 e interrompeu 26 mil e 700 mil auxílios-doença e 16 mil e 500 aposentadorias por invalidez no Estado. O processo de revisão dos benefícios, segundo o MDS, já gerou uma economia de um bilhão e cem milhões no Estado.

Em sessão extraordinária realizada na noite desta quarta-feira, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram a Lei Orçamentária Anual para 2019. A receita para o próximo ano foi estimada em 28 bilhões 271 milhões de reais, valor sete vírgula 11 por cento maior que o orçado para 2018. Os deputados aprovaram duas emendas. Uma realocar seis milhões da assistência hospitalar ambulatorial para o Hospital do Alto Vale do Itajaí. A outra retira seis milhões de reais da Secretaria de Comunicação e destinar o montante para a Defensoria Pública do Estado.

Padre ROMUALDO ZIMMER comemora 60 anos de ordenação sacerdotal nesta quinta-feira. Para comemorar a data histórica o conselho paroquial está organizando uma confraternização. O evento está programado para esta noite, iniciando às 19 horas com uma celebração de ação de graças. Haverá presença de padres de toda região, de freiras e do bispo Dom ODELIR MAGRI. Na sequência ocorre um jantar a base de churrasco. O objetivo é valorizar o padre que mesmo após aposentado permanece em SJCedro, onde já vive há cerca de 30 anos. Também hoje a noite acontece o sorteio de uma rifa no valor de cinco reais o número, com 60 prêmios surpresas. A expectativa é reunir cerca de 1.200 pessoas no evento

Padre relembra mudanças na igreja católica aos longos das seis décadas dedicadas a religiosidade. ROMUALDO ZIMMER é muito conhecido na região pelo trabalho feito com enfermos, crianças, e nas ações beneficentes. No Cedro Entrevista de hoje ele conversou sobre a família, o dia da ordenação e muitas lembranças da época do seminário. Lembra que nestes 60 anos foram muitas novidades implantada. O padre comenta que no início dos trabalhos as celebrações eram feitas em latim. Ele ajudou nos trabalhos com a implantação da Diocese de Chapecó, já que na época as paróquias do Oeste Catarinense eram vinculadas a Palmas, no Paraná. O padre também falou do trabalho com vocações na busca de novos padres, com orientações e catequese. ROMUALDO cita ainda a criação pioneira de grupos de Ministros, que hoje em dia ajudam na igreja. Além disso, há seis anos foi fundada coma ONG beneficente que leva seu nome com objetivo de doar roupas, cestas básicas e fraldas para pessoas pobres.

Centro de Ensino Fada Madrinha de Palma Sola realiza projeto com apoio de cooperativa. Ao longo do ano o centro de educação sob a direção de ANALÍGIA RAMPANELLI realizou diversos trabalhos de conscientização no combate à dengue, projeto sobre os ciclos das águas, trabalhos de reciclagem e reaproveitamento de materiais alinhados com o programa “Sustentabilidade Caminho para o Crescimento”. As iniciativas da escola do bairro Palmares contaram com o apoio dos moradores e de instituições. Na semana passada a equipe da Coopertradição realizou um trabalho voluntário confeccionando brinquedos com material reaproveitado como pneus e madeira. A partir da iniciativa surgiu um barco feito de pneus e uma árvore de natal com aproveitamento de recicláveis.

Quatro Apaes da região foram selecionadas para receber valores da justiça federal. As escolhidas são as escolas de Guaraciaba, Iraceminha, São José do Cedro e Maravilha. Também estão na relação de atendidos associações de pais e amigos de escolas públicas de São Miguel do Oeste e Barra Bonita, a associação de pais e amigos dos Surdos, os Conselhos da Comunidade das unidades prisionais de São Miguel e São José do Cedro e a Polícia Ambiental. Em 2018, a Justiça Federal de São Miguel do Oeste destinou 337 mil reais para instituições de cunho social. O juiz MARCIO ENGELMAN disse que um dos critérios de escolha das entidades é o impacto social da aplicação dos recursos. Os que os valores destinados para as entidades foi fixado em no máximo 15 mil reais para atender um número maior de pedidos. Ele reforçou que as entidades vão ter prestar contas da aplicação dos valores.

Associação dos doares de sangue de Anchieta realiza a décima terceira viagem para o Hemosc. O presidente ANTONIO BENACHIO percebe que em alguns municípios onde a saúde intermedia a coleta de sangue existem de duas a quatro viagens por ano. Devido à organização da entidade em Anchieta já foram 12 viagens nesse ano e a de número 13 está marcada para o dia 27. Ele lembra que o período de férias reduz o volume dos bancos de sangue e existe maior demanda devido aos acidentes no feriadão, por exemplo. Para este dia, uma quinta-feira será disponibilizado transporte e lanche. O agendamento está sendo intermediado pela secretaria da saúde. A Van tem capacidade para 15 pessoas e o objetivo é lotar o veículo. BENACHIO afirma que a associação se mantém ativa e é comprometida pelo bem comum. Ele observa que a cooperação dos voluntários está sendo excelente com apoio do poder público, já que, quando não há carro da saúde e Educação sede um utilitário ou ônibus para ajudar no deslocamento até Chapecó.

Administração disponibiliza um carretão agrícola da Secretaria de Agricultura para dar continuidade a coleta de vidros em SJCedro. O carretão está localizado na garagem de máquinas e os cedrenses podem levar os vidros até o local. O secretário de Administração, ELANDIR ZANARDI, destacou que a coleta iniciou no dia 3 de dezembro e desde lá, os vidros foram depositados em duas caçambas da Cetric, que saíram cheias do município. Ele explica que a partir de agora podem ser descartados sempre no local as garrafas, espelhos, vidraças, vidros quebrados, vidros coloridos, enfim, todo e qualquer objeto que tenha vidro em sua composição. O descarte do material deve ser feito com cuidado sem uso de plástico ou papel. Pilhas ou lâmpadas não deverão ser levado até a garagem porque estes materiais são coletados em outras campanhas específicas.

Núcleo Fronteira Oeste promove encontro para prestação de contas e apresentação dos novos sócios. O núcleo regional da associação catarinense dos criadores de bovinos realizou o encontro de encerramento do ano na comunidade de São Domingos em SJCedro. Conforme o presidente, RICARDO ONGARATTO, a entidade trabalha com a qualidade do rebanho investindo em genética. Os associados participam de várias feiras ranqueadas. Um dos assuntos em pauta foi justamente a preparação da feira de animais que deverá ocorrer na Expo Cedro do ano que vem, confirmada para o mês de julho. O presidente afirma que o ano tem sido de oscilações para produtores de leite e gado de corte. Ele explica que 2018 começou difícil, mas o produto teve uma valorização na metade do ano quando não era esperada, e agora volta a decair e desanima os agricultores. ONGARATTO percebe que os investimentos em genética também estão relacionados a produtividades. Lembra que o produto é o destaque na economia regional e precisa de valorização.

A Fetaesc entregou a pauta de reivindicações da agricultura familiar para a futura ministra da Agricultura. TEREZA CRISTINA se reuniu com os representantes da federação de Santa Catarina e com as entidades do Paraná e do Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH, o encontro foi positivo e serviu para indicar os pontos mais importantes para a agricultura familiar do sul do país. Ele disse que as federações ressaltaram a importância de uma política pública para o crédito fundiário e para a habitação rural. Além disso, as entidades cobraram da futura ministra uma atenção especial para a agricultura familiar.

As federações dos trabalhadores rurais tem certa preocupação com o espaço que a agricultura familiar terá no governo de JAIR BOLSONARO. O comentário é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. Ele disse que existe um receio de que o segmento fique em segundo plano, já que a futura ministra da pasta, TEREZA CRISTINA tem uma relação maior com o agronegócio. DRESCH explicou que as entidades entregaram um documento para a ministra sobre a importância da agricultura familiar e a necessidade de políticas especificas para os pequenos agricultores. O sindicalista disse que as entidades saíram satisfeitas desse primeiro contato com a futura ministra. A crise do leite e o baixo preço pago ao produtor foi outro tema do encontro das federações dos trabalhadores com ela. VALTER disse que o governo federal pode fazer intervenções mais pontuais para proteger os pequenos produtores. Ele informou que a futura ministra garantiu que vai acabar com a importação de leite do Uruguai e da Argentina.

Leilão da prefeitura de Princesa arrecadou mais de 300 mil reais. Foram dois dias de leilão na semana passada, aonde terrenos, carros, tratores entre outros lotes foram colocados à disposição do certame. A maior movimentação de interessados foi registrada quando 50 itens estavam sendo leiloados. Os trabalhos foram conduzidos pela Leiloeira Oficial MICHELE KUNZLER. Ela especifica que dos cinco lotes disponibilizados, quatro foram arrematados e com isso foram arrecadados 138 mil e 800 reais. No segundo dia vários veículos de passeio, tratores, carretões basculantes, motocicleta entre outros lotes, atraíram grande público. Destes 50 lotes, 34 foram arrematados, numa arrecadação de 197 mil 530 reais. O total foi de 336 mil que entraram nas contas da prefeitura e já poderão ser aplicados na aquisição de novos veículos, móveis, pavimentação de calçamentos e obras em geral.

O setor de tributos da prefeitura de Guarujá do Sul alerta os contribuintes para quitarem suas dívidas até o fim do ano. Atraso no pagamento de contas de diversas origens com o poder público pode resultar um multa, juros e outros transtornos para os devedores. Segundo a responsável pelo setor de tributos JUNIOR MATTOS, os débitos devem ser quitados até fim do ano para evitar inscrição em dívida ativa. Ela explica que a origem ocorre de várias formas e os contribuintes precisam honrar seus compromissos dentro do exercício anual, até 28 de dezembro. O servidor destaca que o município tem interesse em contribuir para a quitação de dívidas para ter suas receitas. Cerca de 20 por cento do total de contribuintes tem dívidas para quitar. Ele revelou que com a atualização o percentual da multa sumiu de dois por cento para, dez, quinze e vinte, conforme o caso, o valor e o tempo de débitos.

Débitos com prefeitura têm várias origens. Grande parte são relativos a horas máquina, IPTU, ISS e alvarás de funcionamento e sanitário. Os contribuintes pendentes estarão sujeitos a protesto e a cobrança judicial das dívidas no próximo exercício financeiro, conforme prevê a Legislação.Segundo JUNIOR MATTOS entre os principais fontes de arrecadação no setor de tributos está o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, além da taxa de serviços no meio rural, serviços de máquinas e licença de funcionamento. Conforme a responsável pelo setor em Guarujá, os contribuintes em atraso com a prefeitura devem regularizar as dívidas para seguirem com vários benefícios concedidos. Ele salienta que as informações sobre essas pendências podem ser obtidas no setor de tributos ou em contato por telefone.

Presidente eleito pela oposição garante que não vai gerar entraves para administração. Com cinco votos, GERSON FERRONATTO é eleito presidente do Legislativo de Guaraciaba. A Câmara de Vereadores realizou na tarde desta sexta-feira a eleição da nova mesa-diretora para o biênio 20192020. Ele afirmou que foi eleito com votos da bancada do partido que é oposição e com ajuda do atual presidente, IRINEU ARENDT que também contou com apoio do grupo para conseguir o cargo, mesmo, contrariado por correligionário, já que foi eleito pela colisão do atual governo local. FERRONATTO observa que os prefeitos almejam ter a situação com maioria e também na mesa diretora para facilitar aprovação de projetos. Porém, ele não vê problemas no grupo oposto estar no cargo e garantiu que não existem picuinhas e perseguições porque as matérias estão sendo aprovadas em prol da população. Ele lembra que vários projetos são referentes a auxílio para agricultores, comércio, industrias e entidades que jamais serão rejeitados apenas por haver discordância entre siglas. Apesar do recesso, já há uma sessão extraordinária marcada para dia três de janeiro para aprovação dos repasses de recursos ao hospital São Lucas.

Prefeitura de SJCedro projeta 13 milhões em investimentos para 2019. O valor se refere a obras programadas uma delas de dois milhões de reais já licitada para execução de asfalto. O prefeito PLINIO DE CASTRO afirma que após o período de férias coletivas das empresas será entregue a ordem de serviço para execução. Ele cita ainda dois financiamento no programa federal Avançar Mais Cidades prevendo um total de dez milhões em obras de infraestrutura urbana, em água e no saneamento básico. O prefeito revelou ainda que o próximo ano prevê investimentos importantes no interior, com a ampliação a reforma de clubes comunitários, melhorias em estradas e acessos. PLÍNIO menciona que outro setor que têm ótimas perspectivas é o da indústria já que o terceiro Parque Industrial está prestes a ser liberado para abrigar até 22 novas empresas. Há 40 pedidos de interessados. Ele citou ainda a possibilidade de reativação da laticínios para geração de cem empregos.

Prefeito anuncia realização da Expo Cedro para metade de 2019. PLINIO DE CASTRO lembra que a feira entra na quinta edição e está programada no calendário de eventos para ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2019, no parque de exposições. Ele revela que faltando mais de meio ano já iniciam tratativas para nomear a comissão organizadora, buscar parceria com entidades e definir detalhes. O prefeito lembra que a administração busca apoio da União e governo do estado para patrocínios, porém, com as mudanças previstas, será necessário analisar qual caminho percorrer para procurar o subsídio. CASTRO revela que ainda não há projeção de orçamento. Mas, lembrou que o município necessita dessa programação, pois, apesar de haver lucros com o evento, a prefeitura precisa aportar os valores antes para contratações de estruturas, shows e equipes. Ele percebe que o clima também influencia já que nas edições de sol e tempo estável houve ampla participação e equilíbrio nas despesas e receitas. Outro empecilho se refere ao espaço. O galpão que era alugado ao lado da campeira agora está abrigando uma empresa local. A intenção será locar galpões moveis.

Polícia Civil de Itapiranga prende homem por violência doméstica. Conforme a delegada DAIANA DA LUZ, a prisão ocorreu na tarde de ontem no interior do município. Os policiais cumpriram mandado de prisão preventiva de um homem de 54 anos por violência doméstica contra ex-companheira. A delegada informa que a vítima já havia registrado diversos boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia da Comarca de Itapiranga devido agressões do ex-companheiro por crimes que envolvem violência doméstica contra mulher. O homemtambém descumpriu medidas protetivas. O preso foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste e permanece à disposição da justiça.

Moto-taxista e cliente feridos em acidente na Willy Barth em São Miguel do Oeste. As vítimas estavam em uma Honda Bros de Santa Helena que foi atingida por um Corsa de São Miguel do Oeste. Com o impacto os ocupantes da moto sofreram queda e o veículo ficou parcialmente debaixo do carro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o trabalhador e o cliente feridos. Ambos apresentavam cortes nas pernas e escoriações nos braços. Após os procedimentos pré-hospitalares elas foram encaminhadas ao Hospital Regional para atendimento médico. O condutor do Corsa não se feriu. Ambos seguiam no sentido centro ao bairro São Sebastião, quando o motociclista reduziu a velocidade para entrar em uma residência, às margens da Willy Barth. O carro não parou e atingiu a moto, derrubando o condutor e a passageira. Os socorristas controlaram o trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Federal que efetuou os levantamentos técnicos e registrou um Boletim de Ocorrência.

Condenada quadrilha de assaltantes que agiria em crimes planejados na região. O Ministério Público denunciou sete homens pelo crime de porte ilegal de arma de fogo com numeração suprimida e desobediência. A operação que prendeu os envolvidos aconteceu no dia 8 de fevereiro, na SC 305, em Campo Erê. Os denunciados pretendiam cometer crimes, mas foram pegos pela polícia. A DIC em conjunto com a Polícia Civil de SarandiRS, vinha investigando uma organização criminosa. Ela era responsável por dezenas de roubos ocorridos nos três estados do sul. Quando a quadrilha chegou na região foi montado um certo com guarnições de seis municípios da PM e Civil, além do Saer que ajudou na captura. Ontem foi proferida sentença. DANIEL THEODORO e DIONATAN DA LUZforam condenados a cinco anos de reclusão. GABRIEL DA ROSA foi condenado a 4 anos e 8 meses de reclusão. Já OFRASIO MELLO, terá cinco anos de pena para cumprir. Os réus ELISEU DOS SANTOS e FÁBIO MELLO acabaram condenados a 6 anos de reclusão. DÉCIO DE MELO foi absolvido dos crimes. Os demais terão que pagar multas e iniciam o cumprimento da pena em regime fechado.

Trabalhador que sofreu graves queimaduras morre em SMOeste. Na última segunda-feira JOSCEMAR OLIVEIRA de 42 anos foi vítima de graves queimaduras no corpo ao sofrer um acidente de trabalho na cidade de São Lourenço do Oeste. Ele teria caído em uma caixa de cal, enquanto preparava o produto químico, que geralmente é utilizado na construção civil para elaboração de argamassas e preparação de processos de pintura. Ele foi encontrado certo tempo depois do acidente e encaminhado, inicialmente, ao Hospital da fundação. Ele estava inconsciente, com possível queimadura das vias aéreas e foi intubado. Devido a gravidade do caso foi necessário transferir a vítima com helicóptero do Saer até SMOeste. Ele foi internado na UTI, mas faleceu nesta madrugada, por volta das quatro horas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal onde passou por necropsia.

Empresário mata irmã e sobrinha e comete suicídio em Dionísio Cerqueira. O duplo homicídio seguido de suicídio foi registrado na manhã desta quinta-feira dia 20 no bairro Agrícola na casa das vítimas e chocou a região Extremo Oeste. Um empresário, que estava com mandado de prisão em aberto, acabou assassinando duas familiares e cometendo suicídio logo em seguida. As vítimas seriam a irmã e a sobrinha do autor, uma adolescente de 16 anos. Logo após atirar contra as mulheres o homem atentou contra a própria vida também com tiro. Ele chegou a ser socorrido, mas acabou entrando em óbito no hospital. O autor dos disparos foi o empresário BALBINO RODRIGUES que possuía loja, realizava fretes e atuava com cambio na fronteira. A identificação das mulheres ainda não foi divulgada. Equipes da Polícia Militar Polícia Civil Criminalística IGP estão no local realizando as providências cabíveis. A Polícia Civil já investiga o caso para desvendar a motivação do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.