ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 20 11 2020

-TSE DIZ QUE WHATSAPP BANIU MIL CONTAS POR DISPAROS EM MASSA NA ELEIÇÃO

-GOVERNO TENTA NA JUSTIÇA RETOMAR AULAS EM REGIÕES DE RISCO GRAVE

-PREJUÍZOS COM A ESTIAGEM SOMAM 23 MILHÕES DE REAIS NO MUNICÍPIO

-VEREADORES REJEITAM PROJETO QUE ALTERA FORMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS

-PREFEITO ELEITO DE GUARACIABA PROJETO NOVO GOVERNO A PARTIR DE JANEIRO

-HOMEM É DETIDO POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

-SUSPEITO DE ATIRAR EM MULHER É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Um grupo de países em desenvolvimento, liderado pela África do Sul e Índia, deve pressionar a Organização Mundial do Comércio nesta sexta-feira para autorizar uma suspensão das patentes de vacinas e medicamentos contra a Covid-19. A proposta é questionada por países desenvolvidos porque, segundo eles, a medida impediria o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação na área da saúde. Os países em desenvolvimento alegam que, caso não haja uma suspensão dos direitos de propriedade intelectual nestes produtos médicos, países mais pobres serão impactados de forma desproporcional e podem encontrar dificuldades no abastecimento.

A recontagem manual dos votos na Geórgia confirmou a vitória de JOE BIDEN no estado. Com isso, o presidente eleito passa a ser o primeiro democrata a vencer no estado desde BILL CLINTON, em 1992. O resultado da recontagem foi confirmado nesta quinta-feira pelas autoridades eleitorais. Segundo números oficiais, BIDEN venceu DONALD TRUMP por 12 mil 284 votos de vantagem: uma redução de 496 votos em relação ao apurado inicialmente. O resultado será certificado oficialmente nesta sexta-feira. Com a confirmação do resultado, o democrata chega a 306 delegados no Colégio Eleitoral, contra 232 do atual presidente, que não conseguiu se reeleger.

O Senado do México aprovou, nesta quinta-feira, a legalização do uso da maconha no país para fins medicinais e recreativos, por 82 votos a favor, 18 contra e sete abstenções. A lei ainda será submetida à Câmara e depois precisa ser sancionada pelo presidente ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR que defende a descriminalização como parte de sua estratégia para combater o crime organizado. Se isso acontecer, o país pode se tornar o terceiro no mundo a liberar a substância para uso recreativo, após Uruguai e Canadá.

Embora tenha dito que divulgaria na "live" desta quinta-feira os países que, segundo ele, compram madeira ilegal do Brasil, o presidente JAIR BOLSONARO não exibiu, durante a transmissão ao vivo, a lista com os nomes desses países. Na terça, ao participar da cúpula do Brics, BOLSONARO afirmou que países criticam o Brasil por desmatamento, mas compram madeira ilegal do país. Afirmou, então, que divulgaria a lista desses países "nos próximos dias". Durante a transmissão ao vivo ontem, contudo, a lista não foi exibida. Além disso, Bolsonaro afirmou que não acusará "nenhum país", mas empresas que poderiam ajudar a combater esse ilícito.

O Senado aprovou nesta quinta-feira, por 69 votos a um, projeto que determina como deverá ser aplicado o dinheiro do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. O texto segue para sanção presidencial. A proposta obriga a implementação de internet banda larga, em "velocidades adequadas", em todas as escolas públicas do país, principalmente aquelas localizadas fora das cidades. Conforme o projeto, o poder público tem até 2024 para cumprir a meta. A lei que institui o fundo diz que do total de recursos do fundo, ao menos 18 por cento serão aplicados em educação, nas escolas públicas.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou uma nota nesta quinta-feira na qual informou que o aplicativo de mensagens WhatsApp baniu mil e quatro contas após denúncias de disparos em massa entre 27 de setembro e 15 de novembro. O período informado pelo tribunal compreende o início da propaganda eleitoral e o primeiro turno das eleições municipais. O disparo de mensagens em massa é proibido e passível de punição no âmbito eleitoral porque a Justiça entende que tem potencial de afetar o equilíbrio da disputa entre os candidatos. As contas banidas foram denunciadas na plataforma mantida pelo TSE e pelo WhatsApp, criada para tentar combater a disseminação de conteúdo falso, as fake news.

O Conselho Estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina sofreu um ataque racista e homofóbico durante uma reunião virtual. Segundo a entidade, hackers invadiram a sessão e gritaram insultos. Foi feito um boletim de ocorrência. O caso ocorreu na segunda-feira. A presidente do Conselho, CYNTHIA PINTO DA LUZ, relatou que a reunião virtual tinha integrantes do Conselho e representantes de entidades do Sul do estado. Ela afirmou que o Conselho nunca tinha sido alvo de um ataque semelhante. Nesta semana, outro caso de racismo repercutiu em Santa Catarina. A vereadora ANA LÚCIA MARTINS, primeira mulher negra eleita para a Câmara de Vereadores de Joinville foi alvo de agressões virtuais.

A Procuradoria-Geral do Estado entrou com um pedido de reconsideração no Tribunal de Justiça de Santa Catarina para defender a volta às aulas no Estado. O recurso do governo do Estado pede que sejam permitidas as atividades nas regiões que estão no risco grave para coronavírus. Em 11 de novembro, o desembargador PAULO RICARDO BRUSCHI suspendeu de forma liminar as aulas nestes locais por conta do decreto de calamidade pública e o aumento de casos da doença. Os procuradores do Estado alegam que as medidas adotadas para o retorno às aulas são seguras. O pedido ainda não foi analisado pelo TJ.

A transmissão de cargo para os novos prefeitos marcará a alternância de partidos no poder em 154 prefeituras. O movimento observado nas eleições municipais 2020 representa 53 por cento das 291 cidades que definiram o novo mandatário para os próximos quatro anos. Em 137 municípios, as prefeituras serão comandadas pelo mesmo partido dos atuais mandatários. Nos 154 municípios de Santa Catarina onde os eleitos pertencem a partidos distintos dos atuais chefes do Executivo, a mudança não foi tão drástica. Isso porque em 26 deles, a sigla do atual prefeito compõe a coligação vencedora e pode participar do novo governo com cargos ou influência em troca do apoio na campanha.

O Peperi Debates deste sábado vai projetar a nova composição do poder legislativo definida na eleição do último domingo. O programa vai reunir dois vereadores de partidos da coligação que elegeu o prefeito e dois que estão em campo oposto, ou seja, dois vereadores teoricamente da situação e dois da oposição. Estarão no estúdio os vereadores PAULO DRUMM do PSD, VAGNER PASSOS do PSL, NINI SCHARNOSKI do PL e MOACIR FIORINI do MDB. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter de amanhã vai receber o prefeito e o vice-prefeito eleitos neste domingo em São Miguel do Oeste. WILSON TREVISAN e EDENILSON ZANARDI vão analisar os resultados das urnas e projetar o novo mandato do PSD a partir de primeiro de janeiro de 2021. Além de ganhar a eleição para prefeito, o partido elegeu a maior bancada na câmara com cinco vereadores. A entrevista, ao vivo no estúdio, começa por volta das 11 e meia, mas o Peperi Rádio Repórter inicia as 11 com a análise das principais notícias da semana.

O curso de Ciência da Computação da Unoesc São Miguel do Oeste vai realizar amanhã o recolhimento de equipamentos eletrônicos para recuperação e doação. Os materiaisdeve ser levados até a universidade entre oito da manhã e cinco da tarde. Serão recolhidos os seguintes tipos de eletrônicos: áudio-vídeo, computador e componentes, consolesvideogame e games. No dia, não serão recolhidas pilhas. Os acadêmicos do curso vão montar um ponto de coleta dos equipamentos na frente do campus. A ação também vai acontecer no sábado da semana que vem, dia 28 de novembro.

Os equipamentos eletrônicos arrecadados nos próximos dois sábados serão recuperados pelos acadêmicos da Unoesc e doados para escolas e ONGS da região Extremo-oeste. A informação é do coordenador do curso, o analista de sistemas, ROBERSON JUNIOR FERNANDES ALVES. Ele explicou que a uma parte dos materiais também será destinada para o Museu da Computação. O professores comentou que os equipamentos não recuperáveis serão descartados de forma correta, a fim de preservar o meio ambiente. Ele disse que esse tipo de ação conscientiza o acadêmico sobre a importância da recolhimento adequado dos equipamentos eletrônicos e amplia o acesso de escolas eONGs as tecnologias.

São Miguel do Oeste e o Extremo Oeste estão sendo fortemente castigados com a estiagem que atinge todos os municípios da região. A afirmação é da extensionista rural e engenheira agrônoma da Epagri, SIMONE BIANCHINI. Conforme ela, as perdas são cada vez mais significativas e a situação é critica, piorando a cada dia. Segundo ela, a cada semana cresce nos municípios o número de famílias que estão sem água para o consumo animal e até humano. De acordo com SIMONE, as culturas agrícolas estão no limite e muitas delas estão sendo afetadas, principalmente as de grãos.

Atualmente São Miguel do Oeste está realizando o transporte de água para cerca de 90 famílias do interior. A informação é da extensionista rural e engenheira agrônoma da Epagri, SIMONE BIANCHINI. Ela destacou que diariamente são transportados 150 mil litros de água. Sobre as perdas nas plantações no município, ela revelou que o milho é a cultura mais afetada com mais de 50 por cento de prejuízo. SIMONE explicou que a maior perda é relativa ao milho para silagem que ultrapassa a cifra de 12 milhões de reais em prejuízos. Já na safra de milho em grãos o valor chega a quase 10 milhões de reais. A profissional também citou perdas nas lavouras de soja e feijão, sendo de 30 e 60 por cento.

O município de São Miguel do Oeste já contabiliza mais de 23 milhões e meio de reais em prejuízos devido á falta de chuva. A declaração é da extensionista rural e engenheira agrônoma da Epagri, SIMONE BIANCHINI. Além das perdas expressivas nas lavouras de milho que juntas somam pouco mais de 22 milhões de reais, as culturas de soja, feijão, trigo e fumo somam mais 739 mil reais, sendo a maior perda na cultura de fumo de pouco mais de meio milhão de reais. A extensionista lembrou ainda que a bovinocultura de leite também sofreu prejuízos de quase 20 por cento. Nesse setor as perdas somam pouco mais de 604 mil reais. Ao todo, as perdas com a estiagem em São Miguel do Oeste são de 23 milhões, 636 mil, 633 reais com 25 centavos.

A estiagem vivida pelos municípios da região terá grandes impactos econômicos nos próximos meses. O comentário é da extensionista rural e engenheira agrônoma da Epagri de São Miguel do Oeste, SIMONE BIANCHINI. Ela disse que o montante perdido é de extrema importância e essa ação terá impacto econômico local e regional. Ela revelou que a Epagri estima que a estiagem pode ocasionar a falta de alimentos para o consumo nas próprias propriedades do interior. SIMONE lembrou que o governo do Estado liberou recentemente uma série de ações e valores para auxiliar os atingidos. Ela frisou porém que a população deve se conscientizar e começar a armazenar água da chuva para evitar situações desse nível.

A Casan vai adotar rodízio de 24 horas no fornecimento de água para a população do município. Os detalhes dessa medida serão anunciados em coletiva de imprensa as duas horas da tarde pelo chefe da agencia local, EDENILSON MELLO. Atualmente, a Casan fornece agua para uma parte da cidade por 12 horas do dia. Nas 12 horas seguinte, o produto é liberado para a outra parte. No novo sistema, o município continua dividido em dois setores, mas o fornecimento será por 24 horas, ou seja, a cidade vai receber água em um dia e no outro ficará sem o abastecimento. MELLO vai explicar hoje os motivos para a adoção desse sistema mais rígido e quando ele colocado em prática.

Os vereadores rejeitaram nesta quinta-feira, em segundo turno, o projeto de lei que altera a forma de concessão de diárias na câmara. A proposta, de autoria do petista GILMAR FRIGERI, regulamenta o artigo 79 do Regimento Interno da Câmara. O texto estabelece que a concessão de diárias para viagens será realizada exclusivamente na forma de ressarcimento, além do pagamento direto de despesas destinadas à hospedagem e transporte. O projeto entrou na pauta em primeira votação na sessão desta quarta-feira foi rejeitado por 11 votos contra e uma abstenção, a da vereador do mesmo partido de FRIGERI, MARIA TEREZA CAPRA.

O projeto das diárias rejeitado pelos vereadores prevê regras para o pagamento dessas despesas, limites anuais, casos em que podem ser concedidas, formas de prestação de contas e outros regramentos. Segundo o suplente de vereador e autor da proposta, GILMAR FRIGERI, a regra principal do projeto é a seguinte: o dinheiro da diária que não tiver o gasto efetivamente comprovado deve ser devolvido pelo vereador, servidor ou assessor. A matéria foi colocada em discussão no plenário na sessão de terça-feira, mas o vereador ELIAS ARAUJO pediu vista para analisar melhor a proposta. ELIAS disse que está em debate na Câmara a reforma do Regimento Interno e da Lei Orgânica, e que uma eventual aprovação do projeto não teria validade porque um novo Regimento Interno deve ser votado nos próximos dias. Ontem, o projeto foi para votação e acabou rejeitado.

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, na quarta-feira, o Projeto de Lei que altera trechos da Lei Municipal que criou o Conselho de Trânsito de São Miguel do Oeste. Na prática, a proposta retira poderes do cotrasmo. Na lei original, os objetivos são "normatizar e deliberar" de acordo com o Código Nacional de Trânsito sobre modificação, implantação e implementação de engenharia e educação do trânsito no município. A nova redação prevê que os objetivos serão "sugerir, informar e orientar". Dessa forma, o conselho perde o poder de deliberar e passa a sugerir, opinar e orientar sobre as questões do transito. O projeto também institui a obrigatoriedade de o Cotrasmo dar publicidade as atas com as deliberações feitas pelo colegiado. Estas publicações não podem ultrapassar o período de três meses.

O ex-secretário de Obras de São Miguel do Oeste, VILMAR BONORA, fez mais de mil votos e foi o segundo mais votado na eleição de domingo. Ele disse em entrevista para a Peperi na tarde de ontem que o trabalho desenvolvido na secretaria foi reconhecido pela população. BONORA afirmou que pretende fazer um trabalho no legislativo em prol da população com muito diálogo. Ele citou que a eleição passou, as siglas partidárias devem ser esquecidas e todos os vereadores devem pensar no coletivo. O secretário disse ainda que o governo de WILSON TREVISAN vai continuar atendendo as principais necessidades da população do município.

Uma das novidades da câmara de vereadores para o próximo mandato é o empresário CARLOS AGOSTINI, o TATU. Ele foi eleito pelo MDB com 491 votos. O vereador eleito comentou que vai pautar o mandato nos temas que envolvem o desenvolvimento econômico, mas que também vai dar atenção especial para a educação e saúde. TATU afirmou que pretende fazer um trabalho voltado para a comunidade e colaborar, com a experiência que tem como empresário, para o desenvolvimento da cidade. Ele disse que não vai fazer uma oposição sistemático, mas que vai colaborar para a gestão do prefeito WILSON TREVISAN, especialmente nos projetos positivos para o município.

O prefeito eleito de Guaraciaba, NEGO DORIGON, participou do Peperi Entrevista desta quinta-feira e disse que a vitória se deve ao trabalho construído nos últimos oito anos pelo governo municipal. NEGO é o atual vice do prefeito ROQUE MENEGHINI. Ele foi eleito com três 734 votos, quase a metade dos votos válidos. Na visão do prefeito eleito, as pessoas reconheceram o trabalho feito pelo governo e deram mais quatro anos de mandato para esse grupo. Ele disse que sentiu que a vitória estava garantida pela acolhida que teve da população durante a campanha eleitoral. NEGO comentou que a eleição da maioria na câmara também é um aspecto importante. Os vereadores da coligação PSL-MDB-PSD elegeu seis vereadores.

O prefeito eleito de Guaraciaba vai manter as principais ações e projetos do governo atual. A declaração é do prefeito eleito NEGO DURIGON. Ele disse que essa continuidade é natural, afinal, ele é o vice-prefeito e está na atual administração. Apesar disso, o prefeito eleito afirmou que vai levar novas ideias e projetos para a prefeitura e que Guaraciaba terá um novo governo a partir de janeiro.

A Polícia Militar de Maravilha prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e receptação nesta quinta-feira. Ele foi detido por volta das oito horas da noite. O homem, de 39 anos, foi flagrado com três buchas de cocaína. Na casa do suspeito, foram encontradas mais 20 gramas de cocaína e um revólver calibre 38 com quatro munições intactas. A arma possuía registro de furto e por isso ele deve responder também pelo crime de receptação. A motocicleta utilizada pelo suspeito, a droga e a arma foram apreendidas pela PM e o homem foi levado para a delegacia de polícia.

A Divisão de investigação Criminal de São Miguel do Oeste, com auxílio de Policiais Civis do Estado do Rio Grande do Sul, prendeu mais um homem investigado por envolvimento em Organização Criminosa e tráfico de drogas. A prisão ocorreu na manhã de no município de São Pedro de Butiá no Rio Grande do Sul e faz parte da operação “Célula Oeste” que investiga uma organização com ramificações em São Miguel do Oeste e nos três estados do sul. Com a ação de ontem, a Operação "Célula Oeste" já conta com 30 prisões.

O homem suspeito de atirar em uma mulher de 32 anos no Bairro Salete em São Miguel do Oeste foi preso pela Polícia Militar nesta quinta-feira. O suspeito foi detido no final da manhã de ontem em Paraíso. Ele estava em uma padaria no centro da cidade. O crime aconteceu na noite de quarta-feira. Uma mulher foi atingida por dois disparos de arma de fogo dentro do apartamento onde ela mora. Ela passou por cirurgia e está na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O suspeito foi detido ontem e o caso será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.