ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 20/11/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a qarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A repressão de forças de segurança do Irã contra manifestantes que protestam contra aumento no preço dos combustíveis deixou 106 mortos. A informação é da organização Anistia Internacional, que reconheceu que o número pode ser ainda maior. Os protestos no Irã começaram na segunda-feira, após o regime de HASSAN ROUHANI aumentar o preço da gasolina em um país cuja economia já está abatida pelas sanções impostas pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP. O governo iraniano, inclusive, acusa os norte-americanos de interferirem em assuntos internos após a Casa Branca ter demonstrado apoio aos manifestantes.

Sindicatos, estudantes, indígenas e opositores estão organizando uma marcha na Colômbia contra o governo de IVAN DUQUE, enfraquecido após um ano e meio no poder. Com uma gama diversificada de demandas e reivindicações, os manifestantes colombianos se juntam à onda de agitação social, sem um denominador comum, que abalou recentemente o Equador, o Chile e a Bolívia. Com sua popularidade em xeque, a convocação de greve nacional medirá o poder de DUQUe, que não conseguiu consolidar uma coalizão no Congresso e cujo partido, o Centro Democrático de direita, sofreu reveses nas eleições locais de outubro.

Um confronto entre forças de segurança e manifestantes que bloqueavam a passagem de caminhões de gasolina em El Alto, na Bolívia, deixou ao menos três mortos e 30 feridos nesta terça-feira. A informação é da defensoria boliviana. Segundo o órgão, os mortos foram atingidos por armas de fogo durante o tumulto perto de uma usina que produz combustíveis. De longe, era possível ver rolos de fumaça dos piquetes deixados pelos manifestantes favoráveis ao ex-presidente EVO MORALES, que renunciou ao cargo em 10 de novembro. Com os bloqueios a acessos e estradas, cidades da Bolívia estão sem abastecimento de gasolina ou outros produtos.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar nesta quarta-feira um projeto que permite a prisão após condenação em segunda instância. A votação foi articulada entre alguns senadores e o ministro da Justiça, Sergio Moro, defensor desse tipo de prisão. Paralelamente, a Câmara dos Deputados também discutirá propostas sobre o tema nesta quarta. No último dia sete, o Supremo Tribunal Federal decidiu por seis votos a cinco derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento adotado desde 2016. Segundo a presidente da CCJ, SIMONE TEBET, há um acordo entre os senadores favoráveis à prisão após segunda instância para votar o texto nesta quarta-feira.

O Supremo Tribunal Federal começa a decidir, em julgamento nesta quarta-feira, até que ponto órgãos de controle – como o antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, atual Unidade de Inteligência Financeira, a Receita Federal e o Banco Central – podem compartilhar sem autorização judicial dados fiscais e bancários de cidadãos com o Ministério Público a fim de embasar investigações criminais. A decisão terá repercussão geral, ou seja, valerá para todos os casos semelhantes nas demais instâncias do Judiciário. Ao todo, 480 processos no país estão suspensos à espera da decisão. Em julho deste ano, o presidente do STF, DIAS TOFFOLI, concedeu liminar que suspendeu em todo o território nacional processos que tiveram origem em dados fiscais e bancários sigilosos de contribuintes compartilhados sem autorização judicial.

O Senado concluiu nesta terça-feira a votação em dois turnos da chamada "PEC paralela" da reforma da Previdência. Os senadores analisaram destaques apresentados em primeiro turno e, em seguida, aprovaram o texto em segundo turno por 53 votos a sete. Eram necessários 49 votos para a aprovação. Entre outros pontos, o texto facilita a adesão de estados e municípios às novas regas de aposentadoria. O destaque apresentado pela Rede e aprovado pelo senado prevê um período de transição para que entre em vigor o cálculo do benefício feito em cima de 100 por cento das contribuições do trabalhador. A “PEC paralela” segue para a análise da Câmara dos Deputados, que também terá de analisar o texto em dois turnos.

Veículos que já foram usados como viatura não ostensiva da Polícia Federal são ofertados a partir de dois mil reais no leilão administrativo da entidade. Eletroeletrônicos, como ar-condicionado, impressoras e notebooks são oferecidos por 200 reais. Até uma moto aquática aparece entre os bens da União, considerados como inservíveis à administração pública. O evento ocorre hoje em Florianópolis no ginásio de esportes da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina. Segundo a Polícia Federal, não será cobrada taxa de leiloeiro e a entrega dos veículos arrematados é livre de impostos, taxas ou multas.

O Governo de Santa Catarina lança, nesta quarta-feira, o projeto AgroConsciente. O projeto é uma nova diretriz para a produção agrícola e pesqueira do estado. O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA estará presente no lançamento do plano que é liderado pela Secretaria de Estado da Agricultura. O evento ocorre às as duas e meia da tarde, durante a comemoração de 28 anos da Epagri. O objetivo do AgroConsciente é oportunizar mais renda ao produtor rural, com maior segurança alimentar à população e menos impactos ao meio ambiente. A nova diretriz contempla a produção convencional de alimentos e também o sistema orgânico, com ações específicas para fomentar os projetos agroconscientes, a capacitação de agricultores, fiscalização do comércio e uso irregular de agrotóxicos e lançamento de pesquisas e tecnologias.

O percentual de população catarinense desempregada caiu de seis para cinco vírgula oito por cento, entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano, resultado que fortalece a posição do estado com o menor índice do Brasil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, divulgados nesta terça-feira. A população desocupada no estado diminuiu de 231 mil para 222 mil pessoas entre o segundo e o terceiro trimestre de 2019, o que é considerado estável pelo instituto. A taxa de desocupação catarinense é de menos da metade da nacional, que é de 11 vírgula oito por cento. Na avaliação do governador CARLOS MOISÉS, o resultado é um sinal positivo para o presente e o futuro da economia catarinense.

Coordenadores de nove APAES da região participam de encontro. A informação é de VERA JUNGES – Da Escola especial de Anchieta e também Coordenadora regional do programa Prevenir. Segundo ela, esse encontro vai acontecer em Anchieta no dia dois de dezembro. Segundo ela, os municípios da regional extremo oeste, que fazem parte do projeto são: Maravilha, Iraceminha, Romelândia, Guaraciaba, São José do Cedro, Guarujá do Sul, Palma Sola, Anchieta e Campo Erê.

Encontro regional do projeto Prevenir acontece a cada dois ou três meses. Quem comenta é a coordenadora VERA. Destaca a importância dos encontros para prevenir as deficiências. Nessas reuniões são apresentadas todas as ações desenvolvidas pelas APAES na área de saúde, educação e assistência social pelo projeto. VERA comenta que o coordenador organiza os projetos juntamente com a equipe da escola, e depois faz um relatório para apresentar para a região. Acrescenta que nesse ano não será apresentado o projeto a nível nacional.

Prevenção de deficiência está no Estatuto de cada APAE. O comentário é de VERA JUNGES. Destaca que é um objetivo que precisa ser desenvolvido por todas as APAES do Brasil. A coordenadora lembra que o programa Prevenir foi lançado em Santa Catarina em 2012, é muito importante porque a escola além de atender as pessoas com deficiência, também precisa prevenir. VERA salienta que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, até setenta por cento das deficiências podem ser evitadas com informações antes e durante a gestação.

Turno único da prefeitura do município não afeta atendimento da saúde. Quem informa é a Secretária de saúde de Campo Erê – ELIZANDRA DA SILVA. Ela comenta que as questões burocráticas o setor consegue resolver no período da manhã na prefeitura e esse mês o atendimento da saúde permanece normal. A secretária adianta que a partir do dia dois de dezembro até fevereiro, os atendimentos passam a ser das sete da manhã às 13 horas, e das 13 às 19 horas.

Exames de rotina não serão feitos em dezembro, janeiro e fevereiro no município. A secretária de saúde de Campo Erê, comenta que nesse período a equipe é reduzida, devido as férias, mas o atendimento à população segue normal. Lembra que, os convênios com os prestadores são encerrados no final do ano e renovados em 2020, então nesse período não serão feitos exames de rotina. Acrescenta que o horário será diferenciado e quem trabalha pode estar indo ao meio dia ou depois das 18 horas.

Saúde pública desenvolve ações planejadas para 2019. Quem alega é da ELIZANDRA DA SILVA. Segundo ela, a maioria das ações esperadas para 2019 serão feitas até 31 de dezembro, porém algumas ficam para o próximo ano. Lembra que ontem, foi feito o encerramento dos grupos de hiperdia no Bairro Melo. Destaca que mais de 100 pessoas participaram das atividades desde cedo, ao meio dia foi servido almoço e a tarde assistiram às palestras dos médicos, equipe de enfermagem e NASF. As agentes de saúde e dentistas também colaboraram.

Ações não devem ser promovidas só no final do ano. Quem comenta é a secretária de saúde de Campo Erê ELIZANDRA DA SILVA. Adianta que, em 2020 tem um projeto para levar a equipe de saúde para os bairros e comunidades do município, sempre aproximando a saúde da população. A gestora lembra que nessa época do ano começam algumas dificuldades orçamentárias, mas isso não ocorre só em Campo Erê.

São Lourenço do Oeste sedia mais uma edição do Mundo Senai. Quem conta é CLÁUDIA MEDEIROS, coordenadora da instituição para a região. ela conta que o evento já acontece alguns anos. Neste ano o mundo Senai acontece nesta quinta-feira das 19 ás 22 horas no polo de São Lourenço. A coordenadora explica que o evento consiste em demonstrar projetos e trabalhos criados pelos alunos, auxiliados pelos professores.

Elevador de carga é um dos destaques do Mundo Senai. CLÁUDIA MEDEIROS, revela que o projeto estará exposto no evento de quinta. Além disso ela assegura que muitas outras inovações em todas as áreas trabalhadas pelo Senai, serão apresentadas. Ela afirma que os projetos são desenvolvidos interligados, tornando a ação multidisciplinar. A coordenadora ressalta que o Mundo Senai será somente na noite desta quinta-feira e todos são convidados a conhecer.

Atuação do Sinticom na região. MARIA DA SILVA é a presidente do Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário com sede em São Lourenço do Oeste. Ela comenta que o órgão segue com os atendimentos em São Lourenço, Campo Erê e região. Horário de atendimento em Campo Erê, é comercial do Sintraf, pois é nesse local que o Sinticom presta o serviço. MARIA frisa que agora com a chegada do final do ano, as empresas precisam ficar atentas, principalmente aquelas que vão fazer férias coletivas. É preciso protocolar o pedido com no mínimo 15 dias de antecedência.

Sinticom faz recesso no final de ano. MARIA informa que o Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário vai atender normalmente até o dia 20 de dezembro, depois entra em recesso, voltando ao normal no dia seis de janeiro. A presidente avalia, até aqui, o trabalho feito em 2019 como muito positivo, porém, foi um ano com inúmeras dificuldades. A expectativa da sindicalista é que 2020 seja mais fácil, e que os trabalhadores percebam a necessidade e os benefícios de ter o Sinticom atuando por eles.

Sinticom dá suporte para trabalhadores de sindicatos da região de Chapecó. MARIA DA SILVA – presidente da entidade, comenta que essa já é uma das parcerias que estão firmadas para 2020. Como a base deles é só em Chapecó, o Sinticom vai prestar serviço na região para os sindicatos dos metalúrgicos, vigilantes, terceirizados e motoristas. Para melhorar ainda mais atuação, o Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário, conta MARIA, vai trabalhar em cima dessas sociedades, e na busca de novos sócios não só para o Sinticom, mas desses sindicatos parceiros também.

Epagri começa finalizar ações de 2019. A informação é de GILBERTO LAMAISON – extensionista da Epagri de Santa Terezinha do Progresso. De acordo com ele, com a proximidade do final de ano as ações vão sendo encerradas, e começa o planejamento para 2020. As atividades do escritório da Epagri seguem normais até o dia 20 de dezembro, voltando ao normal no dia dois de janeiro. Lembra que são dois dias por semana de atendimento no escritório, na segunda e sexta-feira, das sete e meia ás 11 e meia e das 13 horas até as 17. Nos demais dias, os extensionistas trabalham a campo ou internamente.

Epagri ainda tem ações para esse ano. LAMAISON, destaca que o ano foi bastante produtivo, e todas as atividades planejadas estão sendo executadas conforme o cronograma da Epagri. Tem projetos que seguem de um ano para outro, pois iniciam em parcerias e demandam de mais tempo para serem concluídos. No entanto, afirma que as metas da Epagri foram alcançadas. Até aqui, foram mais de quinhentos atendimentos a campo, além de reuniões, cursos e dias de campo. Para esse ano ainda, em parceria com a Secretaria de Agricultura, o extensionista convida os agricultores para uma prática de manejo de abelha sem ferrão. Será nesta sexta-feira no Centro de Convivência de Idosos de Santa Terezinha.

Epagri organiza reunião de sede. GILBERTO LAMAISON – extensionista rural em Santa Terezinha do Progresso, relata que nesse encontro são apesentadas todas as ações feitas durante todo o ano pela Epagri, no município. Esse encontro acontece na segunda-feira, ás 18 horas na câmara de Vereadores. O evento é destinado as secretarias municipais, prefeito, vereadores e o público em geral que tiver interesse.

Mulher é presa com produtos contrabandeados. Na tarde de segunda-feira o Núcleo de Operações com cães da Polícia Civil do Paraná, durante fiscalização de rotina, abordou no trevo de acesso a Pato Branco um ônibus que fazia linha Barracão a Lages. Ao serem retiradas as bagagens para que o cão farejador as vistoriasse, encontraram duas malas e uma caixa de papelão muito pesadas que faziam barulho de garrafa se chocando. Os policiais identificaram a proprietária da bagagem, uma mulher de 33 anos, que não teve o nome revelado, moradora de Marmeleiro, que assumiu a propriedade.

Foram localizadas 75 garrafas de bebidas alcóolicas, oriundas da Argentina sem legalização aduaneira. A mulher informou que pegou as malas em Marmeleiro de um homem desconhecido, levaria para Lages, receberia certo valor em dinheiro e entregaria para uma pessoa que ela não conhece. Após orientação a mulher e a mercadoria foram encaminhadas para a Receita Federal. A Polícia Civil apurou que a mercadoria chega ao valor de 10 mil reais.

Acidente de trabalho deixa homem ferido. Ontem o corpo de bombeiros de São Domingos foi acionado para atender a uma ocorrência de acidente de trabalho numa empresa do município. Um homem de 35 anos ficou ferido após um motor cair em cima de sua perna. Ele foi atendido com fratura exposta e sinais de hemorragia interna. O helicóptero do Saer Fron e equipe aeromédica do SARA foram acionadas e transferiram a vítima do centro de saúde para o hospital Regional de Xanxerê.

Menor é abusada sexualmente pelo avô. A Polícia Civil de Maravilha e Cunha Porã, prendeu no sábado, um homem de 65 anos, suspeito de estupro de vulnerável. O crime ocorreu na sexta-feira em Flor do Sertão, mas só foi divulgado ontem. A Polícia Civil recebeu a informação sobre a prática do crime, quando uma adolescente, de apenas 12 anos foi abusada sexualmente pelo companheiro de sua avó. Depois do crime, o suspeito do abuso sexual fugiu do local. A vítima foi encaminhada para exame médico no Instituto Geral de Perícias de São Miguel do Oeste. O preso foi levado para a Unidade Prisional Avançada de Maravilha.

Homem reage a tentativa de assalto e acaba ferido. Um homem de 24 anos ficou ferido depois de ser atingido com um golpe de faca, no abdômen, quando tentou parar a ação de bandidos que tentavam furtar seu carro. O caso aconteceu no Centro de São Lourenço do Oeste no sábado, mas foi divulgado ontem pela PM. Depois da agressão, os bandidos fugiram. Porém, a Polícia Militar conseguiu prender um homem de 26 anos.

Bandido estava acompanhado de uma segunda pessoa, havia arrombado um Palio e tentava fazer ligação direta. Segundo a Polícia Militar, uma câmera de segurança de uma residência gravou o momento da tentativa de roubo do veículo. Com isso, foi possível identificar a segunda pessoa envolvida no crime. O preso foi levado à delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.